HEALTH EDUCATION IN THE PREVENTION OF CERVICAL CANCER IN PRIMARY CARE

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DE CÂNCER DE COLO DE ÚTERO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102411011540


Sandra Maria do Carmo Silveira1
Liliana Larissa Bandeira Costa2
Werena Silveira de Holanda3
Thaís Sousa da Silva4
Rikarda Askarin Gomes Chaves5
Erika Cristina Brasil Antunes6
Danielle Shirley de Santana Soares7
Cleiane Barbosa Santos8
Ana Cláudia dos Santos Couto9


RESUMO

Objetivo: identificar a importância da educação em saúde na prevenção do câncer de colo do útero. Método: trata-se de uma revisão integrativa de literatura (RIL). A busca de dados ocorreu na plataforma LILACS, SciELO e BDENF. Utilizou-se os seguintes descritores: educação em saúde, saúde da mulher e Câncer de colo útero, intercalados com o operador booleano “AND”. Os critérios de inclusão foram o idioma português, artigos completos e o recorte temporal de 2019 a 2024. Os critérios de exclusão foram os estudos que não correspondiam a temática, que não estavam no idioma português e que não estavam no recorte temporal definido. Resultados: encontrados 46 artigos, dos quais foram selecionados 10 artigos que correspondiam a proposta da pesquisa. Conclusão: foi possível verificar nos estudos que a educação em saúde é uma grande aliada na prevenção do câncer do colo do útero na Atenção Primária de Saúde, pois ela se constitui numa importante ferramenta de informações e orientação sobre a temática.

Palavraschave: educação em saúde; saúde da mulher; câncer de colo de útero

ABSTRACT

Objective: to identify the importance of health education in preventing cervical cancer. Method: This is an integrative literature review. The data search took place on the LILACS, SciELO and BDENF platforms. The following descriptors were used: health education, women’s health and cervical cancer, interspersed with the Boolean operator “AND”. The inclusion criteria were the Portuguese language, complete articles and the time frame from 2019 to 2024. The exclusion criteria were studies that did not correspond to the theme, which were not in the Portuguese language and which were not within the defined time frame. Results: 46 articles were found, of which 10 articles that corresponded to the research proposal were selected. Conclusion: It was possible to verify, in the studies, that health education is a great ally in the prevention of cervical cancer in Primary Health Care, as it constitutes an important information and guidance tool on the topic.

Keywords: health education; women’s health; cervical câncer

Para Dantas et al., (2019), a neoplasia do colo do útero ocorre em todo o mundo, entretanto as maiores taxas encontram-se em países em desenvolvimento, sendo o segundo de maior incidência na região Norte, Nordeste e Centro Oeste do Brasil.

O maior fator de risco para o desenvolvimento da neoplasia cervical está ligado a infecção causada pelo papilomavírus humano (HPV-16 e HPV-18). Esse tipo de infecção é responsável por 70% das ocorrências do câncer do colo do útero. Outros fatores de riscos associados são: o início precoce da atividade sexual, multiplicidades de parceiros, tabagismo e baixa condição socioeconômica (Martins et al., 2023). Por ser uma doença de percentual elevado, torna-se de relevância para o estudo, haja vista, que a prevenção e controle da mesma reduz, significativamente, a morbimortalidade por CCU.

O câncer do colo do útero (CCU) é uma afecção progressiva iniciada com as transformações intraepiteliais que pode evoluir por um processo invasor no período que varia de 10 a 20 anos, logo, é uma doença de crescimento lento e silencioso. Nas fases iniciais, isto é, na pré-clínica não há sintomas, mas nas fases mais avançadas, os principais sintomas são sangramento vaginal, leucorreia e dor pélvica (Kaufmann et al., 2023).

Existem algumas formas de prevenção das lesões precursoras que diminuem, consideravelmente, o risco de contágio pelo HPV. Na prevenção primária se destaca a vacina contra o HPV, o uso de preservativo e, também, o combate ao tabagismo. Na prevenção secundária, o principal método adotado é o de rastreio do câncer de colo de útero e de suas lesões precursoras por meio do exame citopatológico (Dantas et al, 2019).

O rastreamento deve ser feito a partir de 25 anos em todas as mulheres que iniciaram a atividade sexual, em seguida, deve ser feito a cada 3 anos se os dois exames anuais forem normais. Essa rotina prossegue até os 64 anos de idade (Kaufmann et al., 2023).

Tal procedimento é realizado, principalmente, na Atenção Primaria de Saúde (APS), pois é considerada a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). A APS é ordenadora e coordenadora do cuidado, é ela que executa as ações promoção, prevenção e diagnóstico precoce do CCU (Fernandes et al., 2021).

Esse câncer apresenta uma alta capacidade de prevenção e de cura, principalmente quando detectado precocemente. Diante desta realidade, a educação em saúde tem objetivo de produzir e divulgar informações de forma simples para o público-alvo sobre a prevenção do câncer do colo do útero. Assim o objetivo do trabalho é identificar a importância da educação em saúde para a prevenção CCU.

Método

Trata-se de uma Revisão Integrativa de Literatura (RIL), realizada nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e Base de Dados da Enfermagem (BDENF).

Esse método permite compreender realidades a partir de múltiplos estudos científicos e com variadas metodologias. Por meio da RIL é possível realizar averiguação, pesquisa, análise crítica, enfim o apanhado dos pontos sobre a temática abordada (Sousa et al., 2017)

A pesquisa seguiu as seguintes etapas: 1. Seleção do tema; 2. Busca e escolha dos artigos científicos nas bases de dados; 3. Categorização dos estudos; 4. Avaliação dos estudos; 5. Análise interpretação dos resultados e 6. Apresentação da súmula do estudo.  

Os critérios de inclusão estabelecidos para a seleção de artigos foram artigos completos, publicados no período de 2019 a 2024 e no idioma português. Já os critérios de exclusão foram os incompletos e que não estavam disponíveis na íntegra e publicados fora do período proposto e que não esquadrinhava o idioma português.

Para realização da pesquisa, utilizou-se o operador booleano AND entre os descritores: educação em saúde, saúde da mulher e câncer de colo do útero.

Figura 1

Resultados

Foram encontrados 46 artigos. Após a filtragem com critério de inclusão e exclusão, restaram 33 artigos e após a leitura exploratória foram incluídos 10 artigos que contemplavam a linha de pesquisa. Seguem os artigos encontrados nas bases de dados.

Quadro 1

Apresentação de artigos incluídos na pesquisa

ArtigoTítuloAutorObjetivoPrincipais resultados
A01Estratégias utilizadas por enfermeiro da atenção primária na prevenção do câncer do colo do útero: revisão integrativaMartins et al.,2023Identificar na literatura científica as estratégias utilizadas por enfermeiros da Atenção Primária para a prevenção do câncer do colo do úteroAs principais estratégias foram intervenções educativas como palestras, rodas de conversas, orientações por contato telefônico e posteriormente a coleta do citopatológico.
A02Monitoramento da periodicidade dos exames relacionados à saúde da mulher na Atenção BásicaDuque et al., 2023Relatar a experiência de elaboração de um cartão para orientação e controle da periocidade dos exames para detecção do câncer de mama e do colo uterino e a inserção e distribuição do instrumento durante ação educativa coletiva na unidadeMaior aceitabilidade e engajamento das mulheres envolvidas no estudo, pois o folder além de informativo a respeito do Câncer de mama e útero, ajuda no controle dos resultados.
A03Percepção de mulheres residentes em Barreiras (BA) quanto ao rastreamento do câncer de colo de úteroSilva & Marcolino, 2023Analisar a adesão ao rastreamento do CCU na cidade de barreiras (BA), com vistas às ações de educação em saúde e ao papel dos profissionais de saúde nessa prevenção71% das mulheres representantes do estudo realizavam o preventivo e a educação em saúde era determinante nessa coleta.
A04Desafios para a prevenção e tratamento do câncer cervicouterino no interior do nordesteFernandes et al., 2021Analisar a articulação entre Atenção Primária à Saúde e os diferentes pontos de atenção para o controle do câncer do colo do úteroOs resultados foram agrupados em três eixos:  detecção precoce e controle do CCU na APS; acesso à confirmação diagnóstica; e acesso ao tratamento do CUU e ao transporte sanitário
A05A educação popular em saúde como mediação pedagógica da gestão e práticas colaborativas na Atenção Básica à Saúde.Mello et al., 2020Refletir como a educação popular em saúde (EPS) pode mediar o processo de gestão compartilhada na qualificação das ações de prevenção do câncer de colo do útero junto aos profissionais, numa ação colaborativa com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA).As práticas de atenção a saúde têm objetivo de aproximar cada vez mais da realidade das pessoas e da comunidade, pois são ações que buscam praticas do cotidiano.
A06Atuação das universidades promotoras de saúde na prevenção de neoplasias do colo do úteroDantas et al., 2019Avaliar a percepção delas sobre a prevenção da neoplasia do colo do útero 
A07Objeto virtual de aprendizagem sobre o rastreamento do câncer do colo do úteroDavilla et al., 2021Descrever o desenvolvimento e avaliação do conteúdo de um objeto virtual de aprendizagem sobre prevenção e rastreamento do câncer do colo do úteroO objetivo virtual de aprendizagem se destaca como uma ferramenta complementar no treinamento e capacitação de enfermeiros/profissionais de saúde acerca da prevenção e rastreamento do câncer do colo do útero
A08Educação em saúde para prevenir cânceres de mama e colo do uterino na mulher rural.Oliveira et al., 2023.Relatar a experiência da realização da educação em saúde para as mulheres rurais sobre o câncer de mama e colo uterino.Durante a explanação sobre a anatomia e fisiologia do corpo feminino, observou-se a existência de dúvidas as quais foram correspondidas pelos profissionais presentes na ação.
A09“Ter câncer mudou a minha vida”: cartografia de Luiza na micropolítica das redes de cuidado oncológico.Cabral et al, 2019.Cartografar linhas de composição da produção de cuidados oncológicos, na cidade de São Luiz-MA, tendo como dispositivo a rede da usuária-guia Luiza.Aderiram a pesquisa 28 participantes, nas quais foram entrevistadas em profundidade e por meio de rodas de conversas chegaram ao resultado que a rede se apresentava fragmentada, vulnerável e centralizado no cuidado biomédico, tendo um hospital que acolhe a demanda e uma atenção primária que abandona a prevenção e a promoção a saúde.  
A10Repercussões da pandemia da covid-19 no exame preventivo de câncer do colo do uterino: percepções de enfermeiros.Kaufmann et al., 2023Compreender a percepção de enfermeiros da atenção primária sobre as repercussões da pandemia na realização do exame citopatológico do colo uterino.O estudo usou três variáveis pandemia de covid 19: prejuízos para o rastreamento do câncer de colo uterino; reorganização dos atendimentos preventivos em meio à pandemia de covid 19; e ausência de estratégias para o retorno das práticas para o rastreamento do câncer do colo uterino.

Discussão

A educação em saúde é um processo educativo de construção de conhecimento em saúde, cujo objetivo é a apropriação temática pela população, gerando maior autonomia para o cuidado. Dessa maneira, por meio de um conjunto de práticas pedagógicas e sociais, a educação em saúde, promove a formação do pensamento crítico no que diz respeito a política de saúde, buscando soluções, inovações e organização para as ações de saúde (Martins & Souza, 2017).

O estudo A10 reforça a importância da educação em saúde no processo do rastreamento do câncer do colo do útero. Segundo Kaufmann et al., (2023), durante a pandemia da covid-19 houve uma reestruturação do serviço na atenção primária de saúde (APS), onde as altas taxas das demandas respiratórias passaram a ter prioridade em detrimento da coleta do preventivo.

De acordo com esse estudo, a educação em saúde se mostrou falha, pois muitas mulheres não sabiam o intervalo entre os exames e até mesmo o seu objetivo. Dessa maneira, pode inferir que a ausência da educação em Saúde contribuiu para agravamento desse processo.

O estudo A02 relata a experiência da elaboração de um cartão para orientação e controle de periodicidade dos exames para detecção do câncer de mama e útero. É uma ação educativa coletiva que visa oferecer informações e ao mesmo tempo permite a interação das mulheres no correto preenchimento desses cartões. Essa interação entre profissional e paciente permite a escuta e problematização de situações do dia a dia (Duque et al., 2023).

Silva & Marcolino (2023) – A03 – afirmam a relevância da educação em saúde como um incentivo para adesão das mulheres no programa de rastreamento do CCU, aumentando a participação delas no programa de prevenção, especialmente, as de baixo nível de escolaridade.

As palestras e as rodas de conversas são as ações mais utilizadas dentro da educação em saúde no processo de construção do conhecimento na APS. Em seis dos estudos se observa a aplicação de palestras e rodas de conversa, viabilizando e favorecendo o exercício da autonomia e a construção da cidadania do indivíduo.

O estudo A09 indaga o papel da APS na prevenção e reabilitação das pacientes com câncer. Para Cabral et al., (2019), esse estranhamento está ligado aos procedimentos preventivos e sua relação com a unidade básica de saúde, sinalizando para lacuna na atenção básica como espaço de promoção de saúde e prevenção do câncer, elegendo a educação em saúde como mecanismo de fortalecimento de conhecimento nesse espaço.

Considerações finais

Os resultados deste estudo mostra a relevância da educação em saúde na APS para as medidas de prevenção, primária e secundária, do câncer do colo do útero, pois possibilita além da capacitação dessas mulheres, levar informações que assegure maior autonomia as mesmas.

A educação em saúde usa ações e estratégias como rodas de conversa, palestras, folders, cartazes, isto é, mecanismos efetivos, visando ampliar e informa a importância da realização do exame citopatológico.

Diante do exposto, a educação em saúde tem um papel considerável na propagação de informações e, também, no engajamento dos profissionais da saúde com os seus pacientes, gerando uma relação de confiança. Esse engajamento múltiplo contribui para redução da morbimortalidade gerada pelo câncer de colo do útero

Referências

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1 Centro Universitário Fibra

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