REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202503132010
Cleide Alves dos Santos Conceição de Souza1
Gilze Lidiane de Carvalho Barbosa Vieira2
Maristela Batista Gomes dos Santos3
RESUMO
Este artigo investiga as dimensões e competências essenciais para uma gestão escolar eficaz, fundamentado na análise da obra “Dimensões da gestão escolar e suas competências” de Luck, 2009. O objetivo primordial é compreender como essas dimensões e competências podem aprimorar a qualidade da educação. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com análise bibliográfica para explorar a gestão escolar como um processo multidimensional. O problema central é identificar as principais dimensões e competências necessárias para que gestores escolares lidem com os desafios contemporâneos da educação. Justifica-se pela necessidade de uma visão aprofundada da gestão escolar que vá além da aplicação de técnicas administrativas, abordando aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros, culturais e interpessoais. Os resultados indicam que uma gestão escolar eficaz demanda o domínio de cinco dimensões interligadas: pedagógica, administrativa, financeira, cultural e das relações interpessoais. Cada área aponta para habilidades específicas, como planejamento estratégico, tomada de decisões, resolução de conflitos, gestão de pessoas, comunicação assertiva, avaliação e monitoramento contínuos. Destaca-se também a importância da gestão de resultados educacionais, utilizando indicadores para avaliar e aprimorar o desempenho escolar. O estudo conclui que o desenvolvimento profissional contínuo dos gestores escolares, por meio de cursos, workshops e programas de mentoria, é fundamental para aprimorar suas práticas. As proposições de Luck, (2009) fornecem uma base sólida para formar gestores proativos e capazes de promover uma educação de qualidade. Esta pesquisa contribui para o campo educacional ao sistematizar e analisar criticamente as dimensões e competências da gestão escolar, oferecendo subsídios para futuras investigações e práticas educativas aprimoradas.
Palavras-chave: Gestão escolar; Dimensões da gestão; Competências da gestão; Qualidade da Educação.
SUMMARY
This article investigates the essential dimensions and competencies for effective school management, based on the analysis of the work “Dimensions of school management and its competencies” by Luck, 2009. The primary objective is to understand how these dimensions and competencies can improve the quality of education. A qualitative approach with bibliographic analysis was used to explore school management as a multidimensional process. The central problem is to identify the main dimensions and skills necessary for school managers to deal with contemporary education challenges. It is justified by the need for an in-depth view of school management that goes beyond the application of administrative techniques, addressing pedagogical, administrative, financial, cultural and interpersonal aspects. The results indicate that effective school management demands mastery of five interconnected dimensions: pedagogical, administrative, financial, cultural and interpersonal relationships. Each area points to specific skills, such as strategic planning, decision making, conflict resolution, people management, assertive communication and continuous evaluation and monitoring. The importance of managing educational results is also highlighted, using indicators to evaluate and improve school performance. The study concludes that the continuous professional development of school managers, through courses, workshops and mentoring programs, is essential to improve their practices. Luck’s propositions (2009) provide a solid basis for training managers proactive and capable of promoting quality education. This research contributes to the educational field by systematizing and critically analyzing the dimensions and competencies of school management, offering support for future investigations and improved educational practices.
Keywords: School management; Dimensions of management; Management skills; Quality of Education.
Introdução
A gestão escolar desempenha um papel fundamental no contexto educacional atual, indo além da simples administração de tarefas para se tornar um processo estratégico e abrangente. O gestor assume o papel de líder inspirador e motivador na escola. Para isso, é essencial dominar habilidades como delegação de responsabilidades, avaliação de desempenho, oferecimento de feedback construtivo e promoção de um ambiente de trabalho positivo e produtivo, Luck, (2009).
Este artigo, pautado na análise crítica da obra da autora de Heloísa Luck, “Dimensões da gestão escolar e suas competências”, busca aprofundar o debate acerca das dimensões e competências essenciais para uma gestão escolar eficaz, contribuindo para a fundamentação das ações de gestores proativos e engajados na construção de uma educação de qualidade.
A presente pesquisa adota uma abordagem qualitativa, respaldada na análise bibliográfica da obra citada de Heloísa Luck. A relevância deste estudo reside na necessidade de aprofundar a compreensão da gestão escolar como um processo complexo e multidimensional, que excede a mera aplicação de técnicas administrativas.
Diante dos desafios contemporâneos da educação, torna-se necessário munir os gestores escolares de conhecimentos e ferramentas que lhes permitam liderar, inspirando a comunidade escolar e promovendo o desenvolvimento integral dos alunos (Luck, 2009; Consed, 2007). Diante desse panorama este artigo busca responder a seguinte pergunta: Como as dimensões e competências essenciais abordadas por Heloísa Luck na gestão escolar podem contribuir para a melhoria da qualidade da educação?
Inicialmente, o estudo se propõe a analisar as diversas dimensões da gestão escolar, conforme proposto pela autora: compreendendo a gestão escolar como um processo multidimensional que engloba cinco áreas interligadas: a pedagógica, a administrativa, a financeira, a cultural e a das relações interpessoais.
Na sequência, serão exploradas habilidades e conhecimentos específicos para cada dimensão da gestão, com destaque para o planejamento estratégico, a tomada de decisões, a resolução de conflitos, a gestão de pessoas, a comunicação eficaz, a avaliação e o monitoramento.
Além disso, o artigo discutirá a importância da gestão de resultados educacionais, enfatizando o uso de indicadores educacionais para avaliar e melhorar o desempenho escolar. Por fim, serão apresentadas propostas para o desenvolvimento profissional dos gestores escolares, destacando a relevância da formação continuada por meio de cursos, workshops e programas de mentoria, com o objetivo de otimizar suas práticas e promover uma educação de qualidade para todos os alunos.
A contribuição deste estudo reside na sistematização e na análise crítica das dimensões e competências essenciais para a gestão escolar, fornecendo subsídios para futuras pesquisas e aprimoramento das práticas gestoras.
Dimensões da Gestão Escolar: Uma Abordagem Multifacetada
Segundo Luck, (2009) uma visão ampla da gestão escolar engloba cinco áreas interligadas: pedagógica, administrativa, financeira, cultural e das relações interpessoais. Essa visão global é ímpar para a construção de uma gestão escolar eficiente, pois cada dimensão contribui para o funcionamento harmônico da escola como um todo.
A dimensão pedagógica reside no cerne da gestão escolar, pois é responsável por articular o projeto político-pedagógico (PPP) da escola, a organização curricular, o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem e a avaliação da qualidade da educação, Luck, (2009). O gestor, nesse contexto, assume o papel de líder pedagógico, inspirando e orientando a equipe docente na construção de um ambiente de aprendizagem significativo e transformador para os alunos. Para a autora,
A gestão pedagógica deve estar voltada para alcançar o equilíbrio de construir a unidade do trabalho educacional, contemplando, contudo, a diversidade e peculiaridade de cada escola. O alcance desse todo, internamente articulado com unidade de princípios e de objetivos, se assenta sobre a capacidade do diretor escolar de articular unidade e diversidade. É essa articulação que possibilita a construção e a existência da unidade escolar e de uma direção coordenadora e integrada de partes e elementos tão distintos e complexos que se fazem representar na escola e a constituem. (2009, p.105)
A dimensão administrativa é tão importante quanto a pedagógica para a construção da unidade de trabalho, pois ela garante a organização e o funcionamento da escola, compreende tarefas burocráticas, a gestão de recursos humanos e materiais, a organização do espaço físico e a manutenção da infraestrutura escolar, Luck, (2009). Nesta perspectiva, um bom gestor escolar deve dominar tais habilidades otimizando os recursos disponíveis e criando um ambiente propício ao desenvolvimento das atividades pedagógicas. Sobre esse aspecto Luck afirma que:
A gestão administrativa, portanto, se situa no contexto de um conjunto interativo de várias outras dimensões da gestão escolar, passando a ser percebida como um substrato sobre o qual se assentam todas as outras, mas também percebido com uma óptica menos funcional e mais dinâmica. (Lück, 2009, p.106)
Além de dominar as dimensões já tratadas, o gestor escolar deve ser um administrador responsável, capaz de gerenciar os recursos financeiros da escola de forma transparente, garantindo a utilização adequada dos recursos para o cumprimento dos objetivos educacionais. Esta é a dimensão financeira que assume um papel muito importante na gestão, envolvendo a elaboração e execução do orçamento escolar, a captação de recursos, o controle dos gastos e a prestação de contas, (2009).
A dimensão cultural se refere à construção de uma identidade cultural para a escola, à promoção de valores e princípios, à valorização da diversidade e ao incentivo à participação da comunidade escolar (2009). É tão importante quanto as demais dimensões. Um gestor escolar engajado deve fomentar um ambiente cultural positivo e inclusivo, promovendo o diálogo, o respeito mútuo e a valorização da cultura local.
A cultura organizacional é aprendida e formada coletivamente, a partir das experiências nas quais um grupo se envolve, na medida da influência de uma liderança, seja formal ou informal, seja intencional ou espontânea. (Luck,2009, p. 117)
Aliada a dimensão cultural, há ainda a dimensão das relações interpessoais que abrange a comunicação eficaz entre os membros da comunidade escolar, a resolução de conflitos, a criação de um clima organizacional positivo e o desenvolvimento de uma cultura de colaboração, (2009). Nesse sentido, o gestor deve estimular a colaboração entre todos os membros da comunidade escolar.
Educação é processo humano de relacionamento interpessoal e, sobretudo, determinado pela atuação de pessoas. Isso porque são as pessoas que fazem diferença em educação, como em qualquer outro empreendimento humano, pelas ações que promovem, pelas atitudes que assumem, pelo uso que fazem dos recursos disponíveis, pelo esforço que dedicam na produção e alcance de novos recursos e pelas estratégias que aplicam na resolução de problemas, no enfrentamento de desafios e promoção do desenvolvimento. (Luck,2009, p. 82).
As cinco dimensões da gestão escolar, conforme propostas por Heloísa Luck, se interconectam e se complementam. O gestor deve reconhecer a importância de cada dimensão para o sucesso da escola. Ao dominar as habilidades e conhecimentos necessários para cada área, ele estará apto para liderar a escola.
O diretor escolar é o responsável por liderar e coordenar as atividades de todos os profissionais da instituição, assegurando que o ambiente educacional favoreça o aprendizado e o desenvolvimento integral dos alunos. Sua função envolve orientar a equipe para criar condições que promovam uma formação de qualidade, preparando os estudantes para enfrentar os desafios futuros de maneira eficaz Luck (2009). Dessa forma, sua atuação é essencial para garantir que a escola cumpra seu papel na construção de uma educação significativa e de alto nível.
Competências Essenciais para o Gestor Escolar
Segundo Luck, 2009, o gestor é definido por um conjunto abrangente de competências que se traduzem em ferramentas essenciais para o sucesso da gestão escolar. Essas competências, por sua vez, se manifestam em habilidades e conhecimentos específicos para cada dimensão da gestão, permitindo ao gestor navegar pelas diversas áreas que compõem a escola.
Em um ambiente escolar dinâmico e repleto de desafios, a capacidade de tomar decisões assertivas é fundamental para o gestor. Luck, (2009), afirma que essa competência exige a análise crítica de informações, a ponderação de alternativas e a habilidade de tomar decisões mesmo em situações complexas e incertas. O gestor deve ser capaz de avaliar diferentes perspectivas, considerar os impactos de cada decisão e escolher a opção que melhor atenda aos interesses da escola e da comunidade escolar.
O gestor se destaca por sua capacidade de formular e implementar um plano de ação coerente com os objetivos da escola. Para isso, é necessário analisar o contexto social, considerar os recursos disponíveis e traçar um mapa estratégico que guie a escola rumo ao sucesso. Essa competência envolve habilidades como a definição de metas claras, a identificação de obstáculos e oportunidades, a organização de estratégias e a avaliação constante do progresso, (2009).
Através de habilidades como a escuta ativa, a empatia e a mediação, o gestor pode transformar conflitos em oportunidades de crescimento e fortalecer o clima organizacional da escola, pois conflitos são inerentes ao ambiente escolar, e o gestor deve ser capaz de mediá-los de forma imparcial, (2009). Essa competência envolve a promoção do diálogo entre as partes envolvidas, a busca por soluções consensuais e a construção de um espaço de convivência de respeito mútuo.
A gestão de pessoas é uma competência que exige habilidades como a delegação de tarefas, a avaliação de desempenho, o feedback construtivo e a criação de um ambiente de trabalho positivo e produtivo, (2009). O gestor deve reconhecer o valor dos profissionais da escola, incentivar o desenvolvimento individual e coletivo, e promover o trabalho em equipe como ferramenta para o alcance de objetivos comuns.
A comunicação eficaz é fundamental para estabelecer conexões sólidas entre o gestor e a comunidade escolar, facilitando a troca de informações, o desenvolvimento de relações de confiança e o estímulo à colaboração. O gestor deve ser capaz de se expressar de maneira clara, objetiva e assertiva, adaptando sua comunicação conforme o público e utilizando uma variedade de canais, incluindo reuniões presenciais, e-mails, plataformas online e eventos escolares, (2009).
Além das habilidades já mencionadas, destacamos a avaliação e o monitoramento como ferramentas essenciais para o gestor, pois permitem identificar pontos fortes e fracos da gestão escolar e implementar ações de melhoria contínua. Essa competência exige a coleta de dados confiáveis, a análise crítica dos resultados e a capacidade de tomar decisões baseadas em evidências, (2009). O gestor deve estar atento aos indicadores de qualidade da educação, à satisfação da comunidade escolar e à efetividade das ações implementadas, buscando sempre aprimorar a gestão escolar e alcançar os melhores resultados para a escola e seus alunos.
Ao desenvolver e aprimorar essas competências, o gestor estará apto a navegar pelos desafios da gestão escolar, construir uma comunidade escolar engajada e alcançar o sucesso na missão de proporcionar uma educação de qualidade, Lück, 2009; por isso a necessidade de superar a visão fragmentada de gerir a escola articulando os objetivos de cada área de atuação conforme afirma a autora:
A passagem de uma ótica fragmentada da educação, para uma ótica organizada pela visão de conjunto, tem implicações de grande repercussão sobre a gestão da escola, demandando a contínua articulação entre o modo de pensar e de fazer o trabalho educacional e a necessidade de promoção de articulações e interações, análise conjunta dos diferentes aspectos da realidade, análise do relacionamento entre os objetivos específicos de cada área de atuação, com os objetivos gerais da educação e do projeto pedagógico escolar e a associação desses objetivos com o uso educacional de espaços, bens materiais e físicos e recursos financeiros, voltados para a sua realização. (Lück 2009, p. 106)
Desenvolvimento da prática profissional do gestor e os resultados educacionais
A gestão de resultados educacionais, segundo o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar (Consed, 2007) engloba processos e práticas direcionados à melhoria do desempenho escolar, incluindo rendimento, frequência e proficiência dos alunos. Este conceito representa um desdobramento do monitoramento e avaliação, focando especificamente no acompanhamento e análise dos resultados de aprendizagem, identificando áreas de melhoria.
A gestão de resultados é essencial para avaliar e melhorar o desempenho dos alunos, fornecendo dados para orientar e aperfeiçoar o ensino. Infelizmente, muitas escolas negligenciam esse aspecto, considerando as estatísticas educacionais como burocráticas, em vez de reconhecer sua importância para a qualidade da educação. Compreender os mecanismos de avaliação de resultados educacionais, tanto internos quanto externos, é fundamental para identificar os fatores que tornam as escolas mais eficazes, com foco direto na aprendizagem dos alunos, (Luck, 2009)
Os indicadores educacionais são utilizados para avaliar não apenas o desempenho individual dos alunos, mas também o desempenho de turmas, professores, escolas e sistemas de ensino. Segundo o INEP/MEC (2008), um indicador é um dado agregado que traduz numericamente uma condição complexa, permitindo a síntese de informações para facilitar a compreensão e o registro dos fatos observados.
Um exemplo prático é o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que combina informações de desempenho em exames padronizados com dados sobre rendimento escolar. Essa combinação oferece uma visão objetiva e compreensível do estado educacional, permitindo identificar tanto sucessos quanto áreas que necessitam de melhorias. Os indicadores de desempenho escolar são imprescindíveis para orientar decisões e ações que visam aprimorar a educação.
A gestão de resultados educacionais envolve a definição e acompanhamento de indicadores tanto para processos quanto para resultados, reconhecendo a importância de contextualizar os resultados obtidos em relação às ações que os geraram. Existem diferentes tipos de indicadores educacionais que contribuem para medir a efetividade da escola, como: Indicadores de Insumos, indicadores de Processo, indicadores de Resultados e indicadores de Impacto, segundo Luck, (2009).
Ainda na visão de Luck, 2009, cada um desses indicadores avalia os efeitos do projeto a médio e longo prazo, como a permanência dos resultados ao longo do tempo e as alterações duradouras no ambiente e podem também ser classificados em eficiência interna, eficiência externa, equidade e inclusão. Esses tipos de indicadores proporcionam uma visão abrangente e orientam decisões e ações do gestor.
Ao considerar o desenvolvimento da prática profissional do gestor escolar, é fundamental entender que as competências necessárias vão além das habilidades técnicas, abrangendo também aspectos emocionais e sociais. Conforme apontado por Lück (2009), o gestor deve ser capaz de liderar com empatia e sensibilidade, criando um ambiente onde todos os membros da comunidade escolar se sintam valorizados e motivados. Isso envolve a habilidade de escuta ativa, resolução de conflitos e promoção de um clima organizacional positivo, onde a colaboração e a confiança são pilares fundamentais.
Considerações Finais
Considerando a análise realizada sobre as dimensões e competências essenciais para uma gestão escolar segundo a obra de Heloísa Luck, bem como a relevância da gestão de resultados educacionais para a melhoria contínua da qualidade da educação, podemos compreender que a formação e o desenvolvimento profissional contínuo dos gestores escolares são fundamentais para promover uma educação de qualidade.
As dimensões da gestão escolar, que abrangem aspectos pedagógicos, administrativos, financeiros, culturais e das relações interpessoais, são interligadas e complementares, exigindo do gestor habilidades específicas em cada uma dessas áreas. Além disso, as competências para o gestor escolar, como o planejamento estratégico, a tomada de decisões, a resolução de conflitos, a gestão de pessoas e a comunicação eficaz, são fundamentais para garantir o bom funcionamento da escola e o sucesso dos alunos.
A gestão de resultados educacionais, por sua vez, é necessária para avaliar e melhorar o desempenho dos alunos, fornecendo dados essenciais para orientar as práticas pedagógicas e a tomada de decisões dos gestores. A utilização de indicadores educacionais, como o IDEB, permite identificar áreas de melhoria e acompanhar o progresso ao longo do tempo, contribuindo para a promoção de uma educação mais efetiva e inclusiva.
Este estudo contribui para o avanço do conhecimento na área da gestão escolar, ao sistematizar e analisar criticamente as dimensões e competências essenciais, oferecendo subsídios para aprimorar as práticas gestoras e promover uma educação de qualidade para todos.
Para futuras pesquisas, sugere-se investigar mais a fundo o impacto das competências do gestor escolar no desempenho dos alunos, bem como explorar estratégias para o desenvolvimento profissional dos gestores.
Referências
Lück, Heloísa. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.
1Mestranda em Ciências da Educação, Pedagoga, Licenciada em Letras, Psicopedagoga, Especialista em AEE, Tutoria EAD. E-mail:cleidecads@yahoo.com.br
2Mestranda em Ciências da Educação, Psicopedagoga, Especialista em gestão escolar, Graduada em normal superior, Professora da educação infantil. E-mail:gilzelevi@gmail.com
3Mestranda em Ciências da Educação, Pedagoga, Licenciada em Letras, Psicopedagoga, Especialista em AEE, Tutoria EAD. E-mail: maristelambg@yahoo.com.br