FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES: RECURSOS TECNOLÓGICOS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102412240956


Amalia Conceição Cabidelli


Resumo

O presente artigo tem por objetivo verificar a forma como a classe de docentes vem utilizando os recursos digitais no cotidiano escolar e as suas habilidades ao trabalhar com estes equipamentos e plataformas. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica serão descritos importantes autores e as suas contribuições que sintetizam os impactos positivos no uso das tecnologias digitais por parte dos docentes, mas também os pontos negativos dos profissionais que não adaptam se para esta nova realidade digital. Esses dados foram obtidos através de coleta de informações e reflexões documentadas em pesquisas científicas e livros que possuem uma relação direta com a temática abordada. Como resultado deste trabalho, alcançou-se uma importante reflexão sobre impactos que o uso das tecnologias digitais proporciona para as atividades pedagógicas, e todos que aderem à utilização destes recursos como instrumento de apoio em suas abordagens metodológicas. Assim, pode-se concluir a importância das tecnologias digitais no processo de formação dos professores, e nas práticas pedagógicas executadas, tanto de forma presencial, como a distância, têm grande relevância no sistema educacional.

Palavras chaves: Atividades Pedagógicas, Formação de professores, Recursos digitais.

abstract

This article aims to verify the way in which teachers have been using digital resources in their daily school lives and their skills when working with these equipment and platforms. As this is a bibliographical research, important authors and their contributions will be described that summarize the positive impacts on the use of digital technologies by teachers, but also the negative points of professionals who do not adapt to this new digital reality. These data were obtained through the collection of information and reflections documented in scientific research and books that have a direct relationship with the topic addressed. As a result of this work, an important reflection was reached on the impacts that the use of digital technologies provides for pedagogical activities, and everyone who adheres to the use of these resources as a support instrument in their methodological approaches. Thus, we can conclude the importance of digital technologies in the teacher training process, and in the pedagogical practices carried out, both in person and remotely, have great relevance in the educational system.

Keywords: Pedagogical Activities, Teacher training, Digital resources.

1 Introdução

As tecnologias digitais têm se tornado cada vez mais essenciais na execução das atividades pedagógicas nas escolas, faculdades e qualquer instituição de ensino. A possibilidade de novos recursos digitais disponíveis para o professor traz a certeza de um trabalho ágil, limpo e interessante para o efetivo ensino. A utilização desses recursos como ferramentas inovadoras, dão um novo sentido para a educação, seja ela em sala de aula ou no ensino a distância.

Na sociedade contemporânea onde inovar é um dos requisitos para alcançarmos o sucesso nas atividades profissionais e em outros campos sociais, surgem os recursos digitais como ponto fundamental para o professor agregando novas metodologias de ensino e fortalecendo seu próprio currículo formativo. Diante desse cenário, destacamos que a formação docente, cuja Lei de Diretrizes e Bases Nº C 12.796, de 2013, consta com a nova redação, que é a garantia de formação continuada dos profissionais da educação no local de trabalho ou em instituições de educação básica e superior, onde deverá ser encarado com seriedade e comprometimento para o processo de ensino aprendizagem dos nossos alunos.

Sabemos que a tecnologia pode mudar a dinâmica da sala de aula e tornar o momento de aprendizagem mais interessante, com total interatividade entre professor e aluno, sendo este um dos resultados desta inovação tecnológica.

Segundo Saviani, no Brasil, esta questão de formação de professores surge após a Proclamação da Independência, com a proposta de professores mais preparados para as circunstancias vigentes da época e consequentemente um melhor sistema de ensino para o povo.

2 Objetivos

Objetivamos com a presente realidade trazer uma capacitação tecnológica para professores, conscientes sobre o avanço tecnológico, utilizando sempre novos conhecimentos nas escolas e nos seus planejamentos escolares.

2.1 Objetivos Gerais

O objetivo geral é uma formação de professores voltada para o ensino de todos os recursos digitais disponíveis. Esta formação teria como finalidade que os professores possam compreender e utilizar as ferramentas e plataformas digitais, e assim contemplar este tema com mais seriedade, para que o trabalho educacional venha a ser realmente de qualidade. Os recursos digitais devem ser inseridos nas capacitações como tema principal, a cada formação de professores.

2.2 Objetivos específicos

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) trazem inúmeras possibilidades de compartilhamentos, entre elas os Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) dos mais variados tipos, como vídeos, jogos, softwares, imagens, entre outros, que podem ser criados, avaliados e reutilizados em diversos ambientes digitais e por estarem relacionados à aprendizagem têm um espaço possível de utilização na Educação (ALEXANDRE, Mariana dos Reis 2017).

Estes recursos digitais interativos são desenvolvidos com fins educacionais para o processo de ensino aprendizagem. Podemos citar como exemplos: textos, animações, vídeos, imagens, games, aplicativos, páginas, etc. Segue uma exemplificação de ferramentas tecnológica para o trabalho educacional.

  • Ambientes Virtuais Imersivos

A tecnologia com interação do usuário, onde não existe apenas a possibilidade de uso, mas de uma participação com mais criatividade e comunicação, inseridas em um ambiente imersivo, pensado e desenvolvido conforme as necessidades pedagógicas estimulando o crescimento cognitivo intelectual do estudante.

  • Ferramentas de Comunicação

A comunicação digital, é a soma de métodos e ferramentas de comunicação que se aplicam à web, como as redes sociais, por exemplo, que podem ser acessados através de dispositivos móveis.

  • Ferramentas de Gestão

Na aplicação da tecnologia, as ferramentas de gestão são recursos criados com o objetivo de simplificar a dinâmica na sala de aula. Entretanto uma nova geração de alunos está chegando nas escolas, os chamados “nativos digitais” que veem com naturalidade a inclusão de equipamentos digitais, aplicativos e outros recursos multimídia, daí a importância da atualização do corpo docente para esta nova realidade.

Tais ferramentas educacionais, as chamadas ferramentas digitais, como por exemplo o Google Classroom, os Jogos digitais, o Google Meet, são utilizados com muita frequência nos dias atuais, pelos profissionais da educação, facilitando a produção, armazenamento, compartilhamento dos vários tipos de trabalho como textos, arquivos multimídia, apresentação, pesquisa, outros.

  • Plataformas

Plataformas digitais são modelos de negócios que funcionam por meio de tecnologias. Trata-se de um ambiente online que conecta quem produz a quem consome, permitindo uma relação de troca, muito além da simples compra e venda, usadas também para trabalho, lazer e entretenimento.

  • Ferramentas de Produção

É cada vez mais frequente a publicação de textos, imagens, vídeos, áudios, infográficos e tantos outros formatos na internet. Podemos dizer que a criação de conteúdo é base de toda a rede, pois desempenha um papel protagonista na comunicação digital.

A busca por textos e inspirações, faz com que os produtores deste material, busquem formas de aprimorar as demandas — isso tudo sem perder a qualidade, podendo sempre contar com o apoio de ferramentas para produção de conteúdo

  • Ferramentas de Trabalho

A comunicação rápida e eficiente é o motivo para a busca de ferramentas que proporcionem agilidade para trabalho docente. Utilizam-se vídeos retroprojetores, microcomputadores, filmadoras, câmera, impressoras incluindo uma variedade de aparelhos tecnológicos que, se bem direcionados completam fazer pedagógico. Temos exemplos de equipamentos como smartphones, tablets,, e softwares das quais muitos professores não tem a devida habilidade para um total aproveitamento. Entretanto, apesar da grande variedade de recursos tecnológicos disponíveis, muitos profissionais não tem o acesso e o conhecimento necessários para suas praticas educativas.

3 Metodologia de pesquisa

Objetivando os pressupostos metodológicos citados na proposta deste artigo, busquei referenciais bibliográficos para uma proposta de formação continuada com ensino de recursos digitais, e priorizar análises e reflexões sobre o trabalho docente, otimizando essas praticas com auxílio de meios tecnológicos.

Considerar o espaço escolar para o desenvolvimento do olhar reflexivo a partir das vivências no cotidiano, e que sofre influências do meio social, entendendo a relação dialética que permeia o meio educativo.

A necessidade de reflexão sobre a prática pedagógica nas formações continuadas, nos leva ao pensamento do que precisamos revisar ou aprimorar no dia a dia de sala de aula, com um acompanhamento extremamente importante para o bom planejamento pedagógico.

4. Considerações

Após este estudo, observamos que esta proposta para Formação Continuada de Professores em Ensino de Recursos Digitais não é para resolver apenas os problemas da qualidade da educação, de certo que, com melhorias salariais, boas condições de trabalho e os recursos digitais tornariam esta profissão mais atraente para o mercado de trabalho. Acredito que capacitações onde formem profissionais da educação mais conscientes, críticos e criativos, e com um aperfeiçoamento tecnológico, transformando a sociedade e buscando cada vez mais o desenvolvimento do ser humano e na construção de escolas mais interessantes para os discentes. Devemos mostrar para as autoridades competentes a importância deste tipo de formação e da necessidade de condições de trabalho, com um único discurso, o de novas descobertas neste mundo fantástico da informática e de grandes realizações das práticas estudantis.

Referências

ALEXANDRE, Mariana dos Reis. Um estudo sobre Objetos Digitais de Aprendizagem no processo de alfabetização e letramento. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2017.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008a.

Profa. Caroline Lengert IFSC – `Prof. Rogério G. Bittencourt IFSC, Ferramentas Digitais para Experimentação de Recursos Educacionais