Autoras:
Bárbara Ananda F. De Almeida; Esp. Natália Gonçalves; Klenda Oliveira.
DEDICATÓRIA
Dedico este TCC a minha família pelo apoio em todos os momentos difíceis da minha trajetória acadêmica, também pela minha própria coragem e força de vontade de querer vencer.
AGRADECIMENTO
Gostaria de agradecer a Deus em primeiro Lugar, por ter me permitido não fraquejar e nem desanimar durante a realização da vida acadêmica, aos meus avós que sempre me ligaram e falaram que eu seria capaz de realizar tudo que eu almejo com força e determinação que só eu tenho. A minha mãe por sempre me acalentar nas horas difíceis, mesmo ela estando perto ou longe, ao meu pai por sempre me apoiar e dizer o quão orgulhoso ele está, e ao restante da minha família. A alguns amigos, que sempre estiveram ao meu lado, pela amizade e pelo apoio demostrado ao longo de todo o período de tempo em que me dediquei a este trabalho. E não menos importante a mim mesma que sempre enxuguei minhas próprias lagrima em noites turbulentas enquanto fazia esse trabalho, a minha própria força de vontade de conseguir alcançar sempre meus objetivos.
EPIGRAFE
“Só é possível avançar quando se olha longe. Só é possível progredir quando se pensa grande”.
José Ortega y Gasset
RESUMO
A Síndrome de Rett (SR) tem como característica principal a regressão ou desaceleração do desenvolvimento da criança nos primeiros 6 a 18 meses de vida tendo em vista a desaceleração do crescimento do perímetro craniano, essa desordem genética esta ligada a cromossomo X dominante, por mutações das proteínas metil-CPG- Binding2.
(MECP2), e afeta mais o sexo feminino, com efeito letal no sexo masculino e tornando a síndrome visível nos meninos. O que geram uma progressiva deterioração neuromotor severa, afeta profundamente os processos mentais, incluindo deficiência cognitiva profunda, movimentos estereotipados das mãos, alterações no crescimento, problemas respiratórios, irritabilidade, convulsões entre outros sintomas.
O objetivo e destacar a importância da reabilitação fisioterapêutica em pacientes portadores da síndrome entre o 1º ao 4º estágio, para salientar o conforto , estimular as funções motoras e sensoriais, além de abordar a questão histórica da doença e sua origem, e apresentar a inserção de medidas que maximizem a funcionalidade do cotidiano e expor um plano de tratamento.
Palavras-chaves: Fisioterapia, Reabilitação, Síndrome de Rett.
ABSTRACT
Rett Syndrome (RS) has as its main characteristic the regression or deceleration of the child\’s development in the first 6 to 18 months of life, in view of the deceleration of the growth of the cranial perimeter, this genetic disorder is linked to the dominant X chromosome, by mutations of methyl-CPG-Binding2 proteins
(MECP2), and affects more females, with a lethal effect on males and making the syndrome visible in males. What generates progressive severe neuromotor deterioration, profoundly affects mental processes, including profound cognitive impairment, stereotyped hand movements, growth changes, respiratory problems, irritability, seizures and other symptoms.
The objective is to highlight the importance of physical therapy rehabilitation in patients with the syndrome between the 1st and 3rd stages, to enhance quality of life, stimulate motor and sensory functions, in addition to addressing the historical issue of the disease and its origin, and presenting the insertion of measures that maximize the functionality of daily life and expose a treatment plan.
Keywords: Physiotherapy, Rehabilitation, Rett Syndrome.
1.INTRODUÇÃO
A síndrome de Rett (SR) é um transtorno invasivo do desenvolvimento, possui atributos fenotípicos bastante peculiares, definido por desaceleração do crescimento do crânio, deficiência cognitiva profunda, movimentos estereotipados das mãos e alteração no crescimento. (Rosemberg, 2010;Fehr et al.,2011).A doença foi descrita pela primeira vez pelo Doutor Rett em 1966, no entanto a relevância por esta doença universalizou-se somente a partir da publicação de Hagberg et al. (1983) relatando casos de trinta e cinco meninas com SR.
O primeiro estudo epidemiológico no país correu em 2003, com 33 meninas como formas típicas variadas da síndrome, que apresentavam mutações identificadas no gene MECP2. Rosemberg et al. (2011)
Segundo a publicação de Hagberg em 2002, apenas nove entre 130 indivíduos com SR (7%) ultrapassam a idade de 40 anos. Atualmente Neul et al. (2010) apontam que a mortalidade na SR é 13 vezes maior do que em mulheres normais e que a probabilidade de se alcançar os 30 anos é de 67%. A idade de duração na SR é sempre questionada.
Segundo Neul et al (2011) A SR apresenta quatro estágios importantes, tal como 1ª fase, a criança afetada costuma ter entre 6 a 18 meses, ocorrendo desaceleração do desenvolvimento motor e psicomotor, e no crescimento encefálico. O desinteresse por brinquedos, diminuição na interação social também são reconhecidos nesse estagio.
Na fase 2ª. Acontecem entre 1 a 3 anos de idade, apresentando característica como a perda do uso voluntário das mãos, tendo crises compulsivas, comportamentos de regressão rápida, insônia, motricidade desajeitada, manifestações autistas, perda de linguagem. (HANGBERG, al., 2002; Neul et al., 2011).
Fase 3ª, início de 2 a 10 anos de idade, estado de estabilização do retardo mental Severo aparente, regressão dos traços autistas, com melhora no contato, crises compulsivas, estereótipos manuais caracterizados de lavagem das mãos, espasticidades, ataxia, apraxia, disfunções respiratórias, (HANGBERG, 2002 Neul 2010).
Fase 4ª acontece aos 10 anos de idade, deterioração motora tardia, perda da capacidade motora, escoliose, atrofia muscular e rigidez, síndrome piramidal e extrapiramidal, marcada atraso no crescimento com ausência da linguagem, melhora o contato visual, convulsões menos severas, e ocorrem comumente alterações tróficas, (VELLOSO et al; 2010; ARAÚJO; SCHWARTZMAN, 2009 ).
A síndrome de Rett (RTT) é um diagnóstico clínico baseado em critérios de diagnósticos internacionalmente aceitos que foram de desenvolvido e adaptado ao longo dos anos como uma ferramenta útil para os médicos e fisioterapeutas que estão envolvidos na investigação diagnóstica e para pesquisadores em ciências relacionadas ao RTT [Hagberg et al., 2002; Neul et al., 2010].
Segundo a (organização Rett-syndrome research trust de 2017 a 2020), eles realizaram o Roadmapto a cure, que nada mais e que um plano de pesquisa que identificou e avançou todas as estratégias genéticas possíveis que podem visar a causa raiz da SR.
Em 2018 a Novartis Gene Therapies já havia mostrados alguns dos resultados de testes em ratos e também em macacos com Rett, com resultados são fantásticos (BIRD, 2018),
O apoio do RSRT, antes, durante e depois do Roadmapto a Cure, resultou em um extenso pipeline de programas terapêuticos MECP2 agora em desenvolvimento em empresas biofarmacêuticas e na academia.
Cada empresa em busca de uma cura para Rett é capacitado de fazê-lo porque alavancou descobertas e recursos que foram incubados com financiamento do RSRT. (Gail Mandel e Adrian BIRD- 2014).
Partindo do que é observado em artigos, revistas e livros da área da saúde, como a síndrome será diagnosticada, e como o fisioterapeuta ira reabilitar a regressões do desenvolvimento de uma criança portadora, e quais os benefícios do fisioterapeuta para a recapacitarão dessas crianças. (MOLINARI, 2010-2017)
“A fisioterapia e fundamental, para prevenir a osteopenia, a hidroterapia para potencializar os movimentos sem os efeitos da gravidade, para favorecer a postura ereta, são métodos que têm sido utilizados com eficácia.” (CARDOSO; 2013).
A escoliose, principal problema ortopédico, se deve detectar e combater desde que se tem o diagnóstico da Síndrome de Rett, devido ser neurogênica e de rápida evolução, de novo se faz eficaz a reabilitação fisioterapêutica com o uso de coletes. Deve-se realizar reabilitação funcional tanto no que diz respeito aos aspectos fisioterapêuticos programas com exercícios de rotina diária para pessoas com Síndrome de Rett como a outras terapias ocupacionais (CAMPOS-CASTELLO, 2007).
Existem inúmeras alternativas de intervenção visando melhorar o bem estar de indivíduos com SR. Devido ao comprometimento que a doença trás, existem diversas áreas nas quais podem ser realizadas possíveis intervenções (FERNÁNDEZ et al., 2010- 2012).
O mesmo autor afirma que medicamento não é muito usado na SR. Ainda não existe nada que cure esta síndrome, portanto, a medicação é utilizada para amenizar os sinais clínicos relacionados as questões respiratórias, ginecológicas, entre outras.
Segundo a fundação internacional da Síndrome de Rett (International Rett SyndromeFoundation –Harkey (2012), a fisioterapia é uma área extremamente importante no tratamento de pacientes portadores da síndrome. Sabendo que á uma certa dificuldade em realizar diagnósticos corretos em relação a SR, e necessário realizar os critérios de diagnósticos e de Suporte para o tratamento, o fisioterapeuta a irá reabilitar as regressões do desenvolvimento através de exercícios e procedimentos de escoliose, espasticidades, ataxia, apraxia Alterações tróficas, perda da capacidade motora e entre outras, são um trabalho de controle que vão proporcionar ao paciente um novo aprendizado.
A música é um fenômeno humano que está presente em todas as culturas conhecidas e tem sido utilizada desde entretenimento e o favorecimento de experiências estéticas a acalmar crianças agitadas, eliciar emoções, favorecer a coesão social, expressar consciência social e crenças religiosas, dentre várias outras funções (GFELLER, 2008; KOELSCH, 2014).
Vista disso a musicoterapia será uma das utilizações para restaurar ou desenvolver habilidades sociais, emocionais, cognitivas, motoras e de comunicação da criança portadora da síndrome de rett. (Gold et al., 2004; KIM, 2006; WIGRAM,2002;WIGRAM & GOLD, 2011).
Dentro da equoterapia trabalha-se a hipoterapia que é uma técnica auxiliadora no tratamento da espasticidade. É realizada montando a cavalo, a tem como benefício à melhora do tônus muscular, o ganho de amplitude de movimento, benefícios sociais e psicológicos na qual trabalha a estimulação da coordenação motora por meio dos exercícios. (Samuel T.
Quelmaz faz a primeira referência histórica ao movimento tridimensional do dorso do cavalo. Joseph C.Tissot, em Ginástica Médica e Cirúrgica -1782).
Esta técnica vem sendo usada para procedimentos terapêuticos relacionados à motricidade oral, respiratória, postural e de coordenação motora fina (Cotrim et al., 2012).
A coordenação motora fina é responsável pela precisão dos movimentos executados com os dedos ou com instrumentos; sua atividade está diretamente ligada à aprendizagem de todos os tipos de habilidades (Janssen &Bockers, 2011).
A maioria das meninas com SR têm escoliose ou cifose, e algumas necessitam de intervenção cirúrgica com o propósito de minimizar problemas respiratórios. Com a intervenção fisioterapêutica nessa fase, as crianças tem uma grande melhora em suas condições físicas e motoras e os cuidadores passam a ter uma maior facilidade nas atividades de vestir, alimentar e higienizações sozinhas, para que tenha uma conquista satisfatória. (BATISTON, 2011)
A reabilitação em crianças com síndrome de rett se dá a partir da compreensão de que á muito do que saber sobre essa patologia, além de ser pouco conhecida, e por esse ser um dos motivos para realizar o estudo, a relevância do estudo será de grande importância para mães com filhos portadores dessa síndrome, profissionais da área da saúde e da educação, para que podemos começamos a quebrar os paradigmas e os preconceitos impostos pela sociedade sobre tal patologia, esse tema poderá contribuir para uma visão mais abrangente sobre a síndrome e sobre como melhorar a qualidade de vida de um paciente. (Schultz R et al. Rett Syndrome: Treatment and prognosis. UpToDate 2019: )
O foco principal e a reabilitação e promove à comodidade das crianças portadores da síndrome, e fundamental a melhora significativa do nível de dependência funcional do paciente. A Síndrome de Rett (SR) ainda não domina uma cura ou uma abordagem especifica por contadas diversas variações que ocorrem de pacientes para pacientes, e evidente que há sim uma melhora subjetiva que pode ajudar essas crianças a ter uma qualidade de vida com um pouco menos de contratempos e bem, mas benéficos. (MONTEIRO et al, 2011).
Assim sendo, “A fisioterapia pode sim alcançar objetivos tais como: normalizar o tônus muscular espástico; alongar a musculatura encurtada; fortalecer a musculatura debilitada; prevenir deformidades; retardar a progressão da escoliose; estimular funcionalidade das mãos; reeducar ou estimular a marcha; estimular e direcionar as fases do desenvolvimento normal”. (SAWICKI, 1994).
Para obter uma evolução clínica satisfatória é necessário que a proposta de tratamento fisioterapêutico seja em longo prazo e constante. Sugere-se um tratamento lento, pois esses pacientes necessitam de um maior tempo para realizar com sucesso uma função solicitada, se não houver esse tempo ela se torna desestimulada em realizar a função. Cada portadora se expressa de uma maneira, e cabe a nós fisioterapeutas, conhecê-las e elaborar a melhor maneira de lidar com essas crianças, não são um caminho fácil, mas sem dúvida é um caminho possível (CECÍLIO et al, neal 2010).
A fisioterapia irar trazer diversos benefícios para o portador, podemos chegar a um problema ou uma solução, a primeira pergunta em questão seria como o profissional (fisioterapeuta), ira reabilitar as regressões do desenvolvimento de uma criança portadora da SR, e o outro problema seria quais os benefícios da fisioterapia para reabilitação e como esses benefícios serão realizados.
Deste modo foi necessário a compreensão com base em artigos, revistas, para saber origem da Síndrome de Rett como ajudar pacientes na reabilitação e na sua melhoria de vida.
A fisioterapia vem esclarecendo cada vez mais relevância nos tratamentos de reabilitação, convertendo-se cada vez mais presente o uso das técnicas faladas acima.
E de suma importância é viáveis observar que há nesses últimos 55 anos, a uma fundação internacional da Síndrome de Rett (International Rett Syndrome Foundation) que mostra cada passo e investimentos ao longo desses 40 anos de fundação, mostrando suas descobertas do gene que causa a síndrome, a descoberta das reversibilidades da SR em camundongos, realizou manuais sobre a síndrome de Rett e entre outras mais ações, isso só mostra que a cada conhecimento evoluímos significativamente, Infelizmente, a muitas pessoas que não sabem dessa Síndrome.
2.MATERIAIS E MÉTODOS
Trata-se de uma revisão de literatura cientifica. Baseada em metodologia sistemática de busca, seleção e analise, para descrever uma produção cientifica acerca de uma temática. Foram selecionados métodos científicos com o proposito de analisa-los criticamente para que se possa delimitar um perfil do trabalho publicado. Foram incluídos os artigos científicos nos idiomas: Português, Inglês e espanhol, nas bases dos dados de plataformas foram usados: Scielo (Scientific Eletronic Library Online), Google Acadêmico, LILACS (Literatura LatinoAmericana e do Caribe em Ciências da Saúde), PubMED e International Rett Syndrome Foundation). Foram usados os seguintes descritores da língua Portuguesa: Síndrome de Rett, Fisioterapia em reabilitação, tratamento fisioterapêutico, equoterapia, hidroterapia, musicoterapia. Na língua inglesa buscou-se por : Rett Syndrome, Physiotherapy in rehabilitation, physiotherapy treatment, hippotherapy, hydrotherapy, music therapy. O levantamento ocorreu em Agosto de 2021 e as palavras chaves utilizadas foram “Fisioterapia”, “Rett”, “Reabilitação”, bem como a combinação dessas palavras a partir do operador booleano “and”. Todos os registros encontrados foram submetidos ao critério de filtro para artigos a partir de 2011 a 2021, artigos completos, artigos que se referem às habilidades funcionais, estes foram analisados quanto as seguintes informações: tipo de estudo, objetivos e principais resultados.
3.RESULTADOS E DISCUSSÃO
Conforme os artigos, periódicos e revistas que serviram como base de dados para esta pesquisa, a tabela abaixo (Quadro 1), evidencia o resultado da pesquisa e visão geral do artigo, contendo alguns dos principais dados sobre o assunto abordado nesta revisão bibliográfica.
Quadro 1: Distribuição dos estudos segundo autor/ano, título/objetivo e resultados do estudo.
Autor/ Ano | Tema do Artigo | Metodologia | Resultados | Conclusão |
Ainslie (2012) | The concise guide to physiotherapy: Bad Ragaz Ring Method. Elsevier Health Sciences. Assessment and Treatment | Como critério de inclusão para a seleção e artigos utilizou-se as seguintes variáveis: 1) Estudos que tratavam sobre a História e as técnicas da Hidroterapia; 2) Estudos que demonstrem o MABR; 3) Estudos que mostraram benefícios DO MABR no tratamento da espasticidade muscular . Como critério de exclusão o não trato da temática da pesquisa foi a variável utilizada. | Em sua revisão histórica sobre hidroterapia, relatam que técnicas como o Bad Ragaz são utilizadas com sucesso para pacientes neurológicos. Elas incorporaram as técnicas de movimento com planos diretos e padrões diagonais com resistência e estabilização realizadas pelo fisioterapeuta. São utilizados exercícios com o paciente posicionado horizontalmente, com auxílio de flutuadores. Tem como principais objetivos a adequação do tônus, treino de marcha, estabilização do tronco e exercícios ativos e resistidos. A utilização do tratamento musicoterapêutico com indivíduos com síndrome de Rett, tem como restaurar ou desenvolver habilidades sociais, emocionais, cognitivas, motoras e de comunicação do individuo com SR. | A espasticidade Muscular é uma manifestação clínica comum resultante da lesão do neurônio motor superior no sistema nervoso central. Espasticidade é resultado da excitação excessiva do neurônio motor causada por lesões nos neurônios motores superiores que levam a ausência de inibição dos neurônios motores alfa e/ou gama, resultando em uma contração muscular involuntária que interfere no movimento, fala e locomoção.Várias doenças podem causar tal sintoma, como: AVCs;; lesões cerebrais; síndromes neurológicas e outros eventos podem ser causa da espasticidade Muscular. É evidenciado no estudo que a Hidroterapia, com especificidade no uso do MABR, pode oferecer ao paciente com espasticidade muscular, efeitos positivos no controle e atenuação desta sintomatologia. |
ACOORDINO et al.,2010 | Searching for music’s potential: A critical examination of research on music therapy with individuals | Dada a aceitação e uso da musicoterapia para indivíduos com Síndrome, e o interesse em seus modos de processamento de música, é importante revisar a literatura científica sobre o uso de MT com essa população para destacar os pontos fortes e fracos do campo. Desde o literatura na área é muitas vezes na forma de estudo de caso narrativo (os prós e contras de que são discutidos posteriormente) a forma desta revisão da literatura também é deliberadamente narrativa em natureza de modo a incluir os detalhes necessários para avaliar e compreender a terapia utilizada. Embora livros teóricos com exemplos ilustrativos de TM para crianças com autismo tenham. | Esse tipo de processo inclui uma quantidade de abordagens clinicas e publicações aplicadas, o exemplo mais conhecido dessa forma de atendimento é a musicoterapia improvisada. Nela, o musicoterapeuta parte da criação de estruturas das musica com o paciente, fazendo com que o paciente venha se manifestar de forma criativa também, na busca de respostas mais saudáveis perante a sua condição patológica. | Os pesquisadores estabeleceram que a MT exibiu uma alta significância, de médio a grande efeito nos resultados. Com base em outras análises, os autores sugeriram que formas ecléticas de MT, emprestando de vários tipos e modelos, são mais eficazes com crianças com psicopatologia. Embora o resultado da meta-análise seja promissor, os autores comentou sobre o pequeno número de estudos usados nesta primeira investigação resumida de TM para esta população. Assim como esta revisão de literatura, Gold et al. também comentou sobre a necessidade de mais pesquisas empíricas de TM com paradigmas imparciais e controlados para responder à questões de quais tipos de terapia são mais eficazes para alcançar um resultado específico com um cliente. Esses estudos futuros e investigações simultâneas sobre a música e o som processamento de indivíduos com síndrome irá lançar luz sobre a eficácia da TM para indivíduos. |
Lorenset LCM & Galvão SJ et al ;2018 | Os Benefícios da Equoterapia na Funcionalidade Bimanual de Crianças com Síndrome de Rett | Os resultados sobre a funcionalidade das mãos de uma criança com Síndrome de Rett após oito sessões de Equoterapia, que foram realizadas durante os meses de Setembro e Outubro de 2015. O estudo foi realizado no Centro Hípico do Lago Sul filiado a ANDE- Brasil (Associação Nacional de Equoterapia), localizado na Rodovia DF 001, km 26, Fazenda Piquet. | A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza cavalos, e o instrumento terapêutico que por meio dos movimentos tridimensionais e multidirecionais proporcionado pela andadura do cavalo, trazem uma série de benefícios ao paciente, pois é possível acionar o sistema nervoso e o sistema sensorial, alcançando objetivos neuromotores. Possibilitando uma série de informações simultâneas ao corpo humano como, transferências do peso corporal induzindo o controle sobre o animal, comandos por meio dos pés, contato com o cavalo facilitando a estimulação sensorial (visual, tátil, auditiva), coordenação motora global e viso-motora, lateralidade e equilíbrio. | Conclui-se que a Equoterapia proporciona resultados satisfatórios em relação à diminuição das estereotipias manuais favorecendo funcionalidade das mãos, pois durante o atendimento a criança não apresentou movimentos estereotipados, mantendo as mãos funcionais, porém é importante ressaltar que quando a criança retornava a estereotipia era percebida, o que pode se concluir também que por se considerar uma doença grave, apesar do valor da Equoterapia não foi possível manter os estímulos dados fora das sessões. Mesmo não sendo o foco do trabalho, porém não podemos deixar de ressaltar que houve resultados positivos em relação ao controle de cervical e tronco, melhorando postura, equilíbrio e força muscular. Sendo assim a Equoterapia age de forma global. |
Nunes AP, & Caberlon CF. 2011 | A percepção dos pais quanto ao tratamento de equoterapia. Revista inspirar movimento & saúde movimento & saúde | Logo os critérios de exclusão foram trabalhos publicado anteriormente a data referenciada que não considerassem o tema do trabalho e artigo sem relevância para o tema. | Método de tratamento fisioterapêutico na Síndrome de Rett, ao realizar a terapia com equinos, os movimentos do praticante tornam-se mais seletivos e coordenados, aumentando a estabilidade e melhorando os padrões dos movimentos. Isso ocorre devido ao alinhamento postural que é associado ao ajuste tônico, que é importante também na estimulação proprioceptiva que ocorre devido à estabilização da cintura escapular, dos membros superiores | Conclui-se que a equoterapia influencia positivamente no tratamento de crianças com Síndrome de Down, no entanto, não podendo ser desenvolvida nas crianças que apresenta instabilidade atlantoaxial. Para tanto, são necessários novos estudos sobre a importância da técnica da equoterapia no desenvolvimento de crianças com Síndrome. |
(Romagnoli JAS, Oliveira DV, Antunes MD, Junior JRAN, Kempinski EMBC.;2016) | Equoterapia como método de tratamento fisioterapêutico | Trata-se de um estudo observacional, descritivo e retrospectivo. Os critérios de inclusão para este estudo foram indivíduos com idade entre 0 a 18 anos, com diagnóstico de distúrbios neurofuncionais e estarem matriculados no Centro de Equoterapia na Cidade de MaringáPR. O levantamento dos dados ocorreu por meio de entrevistas realizadas com os pais dos alunos buscando informações sobre sexo, idade e diagnóstico clínico para caracterização do perfil. Foi realizado o acompanhamento das sessões de equoterapia e descrição do trabalho realizado com cada aluno, este acompanhamento se repetiu por 3 sessões consecutivas para: descrever o atendimento para relacionar com o perfil de cada criança e analisar todos os dados coletados para a elaboração da discussão . | A Equoterapia como ferramenta psicopedagógica de crianças com necessidades especiais comprovou que os indivíduos pesquisados tiveram melhora no desempenho escolar, favorecendo também na concentração e convívio social. Outro aspecto observado foi à melhora na autoestima e autoconfiança, coordenação motora, consciência corporal, atenção e memória onde assim influenciam na qualidade de vida dos pacientes estudados. | Estudo foi possível conhecer o perfil, bem como verificar outras variáveis relacionada ao tratamento das crianças. Destaca-se que a maior prevalência foi do sexo masculino, e que o tipo de alteração neurológica foi de paralisia cerebral. Desta forma, o conhecimento dessas variáveis visa auxiliar uma abordagem diferenciada diante das diversas situações encontradas, sendo necessário uma abordagem interdisciplinar. Assim, o ambiente da equoterapia pode ser explorado pelo fisioterapeuta como uma alternativa de reabilitação para diferentes patologias e graus de acometimento, pois o cavalo atua como um instrumento cinecioterapêutico no atendimento das crianças com necessidades especiais a fim de promover uma melhora motora do alinhamento corporal, para o controle das sinergias globai se aumento do equilíbrio, além de promover a prática lúdicas por meio de brincadeiras e a socialização dessas crianças. |
4.DISCUSSÃO
Ainslie et al. (2012), a hidroterapia é um método de tratamento que visa utilizar várias características da água, principalmente turbulência e resistência, para restaurar os movimentos anatômicos, biomecânicos e fisiológicos das articulações e músculos de formafuncional. Como o FNP terrestre, Bad Ragaz (BR) recruta músculos fracos, permitindo que os músculos fortes transbordem e estimula a consciência sensorial para restaurar a função neuromuscular. BR difere do PNF terrestre em vários detalhes técnicos. Principalmente em terra, o terapeuta movimentará o paciente e controlará a resistência; na água, o terapeuta atuará como um ponto fixo, e o paciente controlará a resistência alterando a velocidade do movimento.
ACOORDINO et al.,2010, A Musicoterapia é uma psicoterapia não-verbal onde a música, os sons e os movimentos são utilizados para estabelecer uma relação terapêutica entre musicoterapeuta e paciente que possibilite a abertura de canais de comunicação, a importância para as pacientes portadoras de Rett, a possibilidade de se expressarem e estabelecerem a comunicação, esse processo musicoterapêutico com as pacientes objetiva, de forma geral, Abrir canais de comunicação e expressão; Melhorar a percepção de tempo e espaço; Melhorar as relações interpessoais; Desenvolver a identidade.
Desde modo, ausência da comunicação verbal é vista como a causa principal que dificulta qualquer tipo de interação social tanto, a musicoterapia é utilizada como um meio de estimulação e tratamento devido ao grande interesse das crianças com síndrome de Rett realizar as atividades que envolvem áreas musicais, questões de sons e ritmos variados facilitando o entendimento e a interação social através da música.
Lorenset LCM, & Galvão SJ et al ;2018, A Equoterapia em relação à funcionalidade bimanual de crianças com Síndrome de Rett, observa a importância de desenvolver uma forma de intervenção para tentar controlar e diminuir as estereotipias manuais, tornando as mãos funcionais e a Equoterapia entra não só por ser um meio de tratamento prazeroso, onde é possível trabalhar ao ar livre e estimular a criança de várias formas, proporcionando prazer, além de ser uma terapia que traz resultados positivos em poucas sessões e trabalha de forma global.
Por tanto , a Equoterapia tem demonstrado efeitos benéficos, pois melhora as funções motoras em crianças com atraso no desenvolvimento. Os efeitos são imediatos e tem provado ser de curta duração, normalmente as sessões são realizadas uma ou duas vezes por semana e os efeitos são vistos aproximadamente após 6 a 10 semanas. Alguns autores ainda defendem a ideia de que algumas alterações podem ser observadas minutos após o inicio da sessão de Equoterapia.
Nunes AP, & Caberlon CF. 2011, A equoterapia por meio do cavalo transforma a atividade lúdica num meio de aperfeiçoamento das condições psíquica, física e social facilitando o aprendizado motor. Através do movimento tridimensional são adquiridos ajustes tônicos, flexibilidade, postura, equilíbrio e orientação espacial e temporal, noção de lateralidade, coordenação motora, atenção, melhora a socialização.
Conclui-se que a equoterapia influencia positivamente no tratamento de crianças com Síndrome de Rett no entanto, não podendo ser desenvolvida nas crianças que apresenta instabilidade atlantoaxial. Para tanto, são necessários novos estudos sobre a importância da técnica da equoterapia no desenvolvimento das crianças .
Romagnoli JAS, Oliveira DV, Antunes MD, Junior JRAN, Kempinski EMBC.;2016, A equoterapia é considerada um método de reabilitação e educação de pessoas com necessidades especiais ou portadoras de algum tipo de deficiência, caracterizado por uma abordagem multidisciplinar, que incluía utilização de cavalos como intuito de promover o desenvolvimento motor e biopsicossocial do indivíduo. Pode-se constatar que a equoterapia proporciona ganhos biopsicossociais em indivíduos com diagnóstico de síndrome de Rett, reafirmando a sua importância como recurso fisioterapêutico, portanto conforme os dados obtidos na presente pesquisa, pode-se afirmar que a equoterapia assume uma característica integrativa, sendo retratada como uma técnica mais eficiente quando comparada às terapias convencionais, fato este associado ao vínculo afetivo formado entre o praticante e o cavalo .Os dados exemplificam que a atuação do fisioterapeuta como integrante da equipe é de suma importância, haja vista que seus conhecimentos sobre a equoterapia proporciona uma utilização correta do método.
Desde modo, poucas as abordagens das pesquisas existentes sobre os fatores psicossociais da equoterapia na criança com síndrome de Rett, até o momento, os resultados dos estudos demonstraram que se a criança com SR praticar equoterapia, ser acompanhada por equipe multidisciplinar e tiver o estimulo constante da família, há boas chances de alcançar resultados positivos.
5.CONSIDERAÇÕES FINAIS
Este artigo deve como objetivo visar à apresentação de estratégias de reabilitação fisioterapêutica, buscando mostrar como a fisioterapia e de suma importância para a melhoria da criança portadora SR.
Visando também mostrar qual e o tratamento que pode ser realizado com portadores da Síndrome. Apesar de a doença ser pouco conhecida, o que à torna uma afecção particularmente desafiadora para fisioterapeuta. O presente trabalho fornece informações úteis e atuais sobre de que se trata a doença, suas características, que tipo de reabilitação pode ser Executado. A expectativa e auxiliar profissionais na compreensão dos fenômenos relacionados a SR, a desenvolver melhor um plano terapêutico, um serviço voltado para urgências reais dos pacientes, Por fim proporcionar maior qualidade de vida dos pacientes.
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