REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102502081708
Andresson Bentes Rodrigues
Alvaro da Silva Araújo Junior
Darclei da Silva Matos
Herucy Meireles Flores
Milane Lima da Silva
Introdução:
No cenário educacional contemporâneo, moldar uma abordagem eficaz que vá além da mera transmissão de conhecimento tornou-se imperativo. Diante das demandas de uma sociedade em constante evolução, o papel do currículo adquire uma nova dimensão, destacando a importância do Currículo Cognitivo e do Metacurrículo. Essas abordagens não apenas se concentram no desenvolvimento acadêmico, mas também visam equipar os alunos com habilidades cognitivas, sociais e de aprendizado essenciais para enfrentar os desafios multifacetados do século XXI.
Sendo assim, para Silva (1996, p. 23):
“O currículo é um dos locais privilegiados onde se entrecruzam saber e poder, representação e domínio, discurso e regulação. É também no currículo que se condensam relações de poder que são cruciais para o processo de formação de subjetividades sociais. Em suma, currículo, poder e identidades sociais estão mutuamente implicados. O currículo corporifica relações sociais.”
Diante desse contexto, exploraremos a interação entre o Currículo Cognitivo, centrado no desenvolvimento cognitivo dos alunos, e o Metacurrículo, que visa desenvolver habilidades fundamentais para o sucesso acadêmico e além. Essa integração harmoniosa promete criar uma base educacional robusta, preparando os alunos não apenas para a sala de aula, mas também para uma vida de aprendizado contínuo e adaptação às complexidades do mundo moderno.
Promovendo o Desenvolvimento Cognitivo dos Alunos: A Contribuição do Currículo Cognitivo
O Currículo Cognitivo emerge como uma abordagem curricular inovadora, direcionando sua atenção ao desenvolvimento cognitivo dos alunos. Fundamentado na premissa de que o processo educacional deve ir além da mera transmissão de informações, essa abordagem busca cultivar habilidades cruciais, tais como pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade e flexibilidade.
Ao colocar o aluno como protagonista ativo do processo de aprendizagem, o Currículo Cognitivo procura despertar o interesse, a curiosidade e a participação efetiva dos estudantes.
Sacristán (1999, p. 61) afirma que:
“O currículo é a ligação entre a cultura e a sociedade exterior à escola e à educação; entre o conhecimento e a cultura herdados e a aprendizagem dos alunos; entre a teoria (ideias, suposições e aspirações) e a prática possível, dadas determinadas condições.”
Dessa forma, a aprendizagem torna-se um empreendimento ativo e significativo, incentivando os alunos a construírem seu próprio conhecimento, não sendo mais meros receptores passivos, mas sim agentes proativos na construção do saber.
Segundo Cotta (2022, p.26):
“O currículo está imbricado em todas as relações sociais e perpassando todos os setores, por sua vez. Na instituição escolar não é diferente. No currículo, para além de um documento formal com conteúdo distribuído de maneira progressiva, consta aquilo que os estudantes precisam aprender a dominar durante o curso de determinado ano letivo. Assim, o currículo tem sido entendido também como parte da subjetividade tanto daqueles que o constroem quanto daqueles que o materializam, como as ações resultantes da consciência e das concepções política, econômica e cultural.”
Nesse contexto, o Currículo Cognitivo não apenas propõe uma mudança na abordagem educacional, mas promove uma transformação na dinâmica tradicional da sala de aula. Ao destacar o desenvolvimento cognitivo, essa abordagem não apenas prepara os alunos para desafios acadêmicos, mas também os capacita com ferramentas essenciais para enfrentar as complexidades da sociedade contemporânea. A busca por uma aprendizagem ativa e significativa é o cerne do Currículo Cognitivo, moldando uma nova visão educacional alinhada com as necessidades do século XXI.
Metacurrículo: Desenvolvendo Habilidades Essenciais no Contexto Estudantil
O Metacurrículo é um conceito relativamente novo, principalmente em nosso contexto educacional, mas que vem ganhando cada vez mais importância na educação. Ele é uma ferramenta valiosa para ajudar os alunos a se tornarem mais autônomos e preparados para o sucesso na escola e na vida.
Em paralelo ao Currículo Cognitivo, o Metacurrículo emerge como um complemento valioso, o Metacurrículo direciona seu foco para o desenvolvimento de habilidades que vão além do conteúdo acadêmico tradicional. Esse conceito abraça um conjunto abrangente de competências, abordando não apenas o conhecimento específico de uma disciplina, mas também habilidades fundamentais para o sucesso na vida e na sociedade.
Veiga (2002) complementa:
“Currículo é uma construção social do conhecimento, pressupondo a sistematização dos meios para que esta construção se efetive; a transmissão dos conhecimentos historicamente produzidos e as formas de assimilá-los, portanto, produção, transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção coletiva do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.” (VEIGA, 2002, p.7)
Assim, as habilidades de pensamento desempenham um papel crucial no Metacurrículo, destacando aspectos como pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade e tomada de decisão. Essas competências são essenciais não apenas para o êxito acadêmico, mas também para enfrentar os desafios dinâmicos do ambiente profissional. O Metacurrículo, ao enfatizar essas habilidades cognitivas, promove uma abordagem mais holística do desenvolvimento do aluno.
No âmbito das habilidades de aprendizagem, o Metacurrículo reconhece a importância de capacitar os alunos para aprenderem de forma autônoma. Gerenciamento eficaz do tempo, organização e automotivação são aspectos incorporados nessa dimensão do Metacurrículo, equipando os alunos com ferramentas fundamentais para seu próprio progresso educacional.
Além disso, o Metacurrículo dedica-se ao desenvolvimento de habilidades sociais, como comunicação, colaboração e resolução de conflitos. Essas competências não apenas facilitam a interação interpessoal, mas também preparam os alunos para desafios sociais e profissionais, fomentando a construção de relações positivas e o trabalho eficaz em equipe.
Portanto, o Metacurrículo emerge como uma proposta pedagógica que visa não apenas ao sucesso acadêmico imediato, mas à formação de indivíduos completos, preparados para enfrentar os complexos desafios da sociedade contemporânea. Nesse sentido, integrar o Currículo Cognitivo ao Metacurrículo proporciona uma base sólida para o desenvolvimento cognitivo e de habilidades essenciais, preparando os alunos não apenas para o ambiente educacional, mas para uma vida plena e participativa na sociedade.
Abrangência e Adaptação na Educação
Ao integrar o Currículo Cognitivo, centrado no aluno como agente ativo do processo de aprendizagem, com o Metacurrículo, que visa ao desenvolvimento de habilidades de pensamento, aprendizagem e sociais, os educadores criam uma sinergia pedagógica que transcende a mera transmissão de conhecimento.
Segundo Moreira e Candau (2007, p. 19):
“O currículo é, em outras palavras, o coração da escola, o espaço central em que todos atuamos, o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração. O papel do educador no processo curricular é, assim, fundamental. Ele é um dos grandes artífices, queira ou não, da construção dos currículos construídos que se sistematizam nas escolas e nas salas de aula.”
Essa abordagem integrada não apenas prepara os alunos para os desafios acadêmicos, mas os equipa com as ferramentas cognitivas e sociais necessárias para navegar efetivamente pela complexidade da sociedade em constante evolução. A mentalidade de aprendizado contínuo e a adaptabilidade tornam-se, assim, características fundamentais, promovendo uma formação educacional que transcende as barreiras da sala de aula e se estende para além dos limites do ambiente acadêmico.
Caminhos para uma Educação Holística e Adaptativa
A convergência do Currículo Cognitivo e do Metacurrículo sinaliza uma transformação essencial no panorama educacional contemporâneo. A simultaneidade dessas abordagens não apenas enriquece o repertório de conhecimento dos alunos, mas também os dota das habilidades cognitivas e sociais fundamentais para prosperar em uma realidade em constante metamorfose. Essa integração representa um movimento assertivo em direção à formação de uma geração capaz de enfrentar os desafios complexos do século XXI com confiança, adaptabilidade e pensamento crítico.
O Currículo Cognitivo, ao enfatizar o desenvolvimento de habilidades mentais, como pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade, proporciona um terreno fértil para uma compreensão profunda do conhecimento acadêmico. Ao mesmo tempo, o Metacurrículo entra em cena para promover habilidades que transcendem os limites das disciplinas acadêmicas, incluindo automotivação, gerenciamento do tempo e habilidades sociais.
Educação Integrada e Transformação Digital
Fuentes e Ferreira (2017, p. 729) afirmam que:
“E esses sujeitos, agora protagonistas do trabalho pedagógico, não são neutros nem destituídos de sua historicidade e de seus desejos. Estão imersos em um processo educativo cujos objetivos podem ainda se mostrar distantes, até mesmo utópicos, mas são seu ponto de partida. A dimensão social se expande a partir da produção de um trabalho pedagógico associado à prática social, reconhecendo e respeitando as realidades dos sujeitos.”
Essa abordagem integrada visa criar uma experiência educacional mais rica e significativa, moldando uma geração de alunos que não apenas acumulam informações, mas também entendem como aplicar esse conhecimento em situações do mundo real. O resultado é uma educação holística, adaptativa e centrada no desenvolvimento completo do indivíduo.
Dessa forma, ao adotar essa perspectiva inovadora, estamos não apenas respondendo às demandas contemporâneas, mas também pavimentando o caminho para uma educação que prepara os alunos para serem pensadores críticos, aprendizes ao longo da vida e membros ativos e responsáveis da sociedade global.
Diante da realidade atual, é oportuno observar que:
“Não podemos presumir que os estudantes de hoje se relacionam com o conhecimento da mesma forma que os estudantes de décadas atrás se relacionavam, ou seja, não podemos pensar que os estudantes de hoje aprendem da mesma forma como os professores, enquanto alunos da educação básica, aprendiam. Logo, não podemos continuar fazendo educação da mesma forma. Contudo, […] ainda nos deparamos com escolas (e até mesmo Universidades) que proíbem o uso dos dispositivos móveis em sala de aula, com aulas expositivas e tantos outros fatores que caminham no sentido contrário à evolução digital.” (SOUZA; GIRAFFA, 2019, p. 2).
O Futuro da Educação: Equilíbrio entre Currículo Cognitivo e Metacurrículo
O futuro da educação está se moldando por uma fusão equilibrada entre os conceitos do Currículo Cognitivo e o Metacurrículo, estabelecendo as bases para uma jornada educacional mais enriquecedora e adaptativa. O Currículo Cognitivo representa o conteúdo específico das disciplinas, enquanto o Metacurrículo transcende essas fronteiras, enfocando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais.
Nessa feita, observamos e concordamos com Moran (2017, p. 4), na seguinte afirmação:
“Hoje professores e alunos têm a seu alcance espaços múltiplos de experimentação no seu celular, com múltiplos aplicativos para todas as finalidades possíveis, muitos que ampliam a realidade (realidade aumentada), outros que a recriam (realidade virtual) e que são acessáveis de qualquer lugar. A sala de aula assim se transforma em espaço de pesquisa, experimentação, produção, apresentação, debate, síntese.” (MORAN, 2017, p. 4).
Considerações finais
O percurso traçado na convergência entre o Currículo Cognitivo e o Metacurrículo revela-se promissor e significativo no contexto educacional. A busca pela excelência acadêmica, aliada ao desenvolvimento holístico do aluno, torna-se cada vez mais imperativa diante das demandas da sociedade contemporânea.
A interação harmônica entre o Currículo Cognitivo e o Metacurrículo não apenas potencializa a aquisição de conhecimento, mas também fortalece as habilidades cognitivas e sociais essenciais para a formação de indivíduos plenos e adaptáveis. A promoção do pensamento crítico, da resolução de problemas, da criatividade, aliada às habilidades de aprendizagem e sociais, cria um alicerce sólido para o sucesso dos alunos não apenas no âmbito acadêmico, mas também em suas jornadas de vida.
Ao adotar essa abordagem integrada, avançamos para uma educação mais holística e adaptativa. Estamos forjando uma geração de estudantes capazes de enfrentar os desafios do século XXI com confiança, ética e resiliência. A educação não se restringe apenas à transmissão de conhecimento; ela se torna um meio poderoso para cultivar habilidades que moldam cidadãos engajados, pensadores críticos e agentes de transformação social. Além disso, essa função busca incorporar tecnologias educacionais inovadoras, proporcionando uma experiência de aprendizado mais dinâmica e interativa. A tecnologia pode ser utilizada para personalizar o ensino, oferecer recursos multimídia e criar ambientes virtuais que simulam situações do mundo real.
A educação do futuro busca preparar os alunos não apenas para a obtenção de conhecimento, mas também para a adaptação contínua, o pensamento crítico diante de desafios complexos e a colaboração eficaz em um mundo cada vez mais interconectado. Assim, a função equilibrada entre o Currículo Cognitivo e o Metacurrículo representa um passo significativo em direção a uma educação mais holística e relevante para as demandas da sociedade contemporânea.
Assim, concluímos que a convergência entre o Currículo Cognitivo e o Metacurrículo não apenas responde às necessidades atuais, mas também aponta para um futuro educacional mais dinâmico e enriquecedor. Nesse cenário, educadores, alunos e sociedade compartilham a responsabilidade de fomentar um ambiente educacional que promova o desenvolvimento pleno dos indivíduos, capacitando-os a trilhar caminhos de sucesso e contribuição significativa para a comunidade global.
Referências Bibliográficas
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COTTA, Tathiana Moreira; ALMEIDA, Whagthón Aguiar de; COSTA, Mauro Gomes da. Ensino de ciências: currículo, cognição e formação de professores [recurso eletrônico]. Manaus (AM): Editora UEA, 2022.
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MORAN, José Manuel. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação na Sociedade 5.0. São Paulo: Edições SESI, 2017.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Texto – Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura / Antônio Flávio Barbosa Moreira, Vera Maria Candau; organização do documento Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel, Aricélia Ribeiro do Nascimento. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Identidades terminais: as transformações na política da pedagogia e na pedagogia da política. Petrópolis: Vozes, 1996.
SACRISTÁN, J. Gimeno. Poderes instáveis em educação. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artmed, 1999.
SOUZA, C. T.; GIRAFFA, L. M. M. Tecnologias digitais e licenciando em pedagogia: discutindo alternativas relacionadas à formação docente. In: Congresso IberoAmericano de Docência Universitária (CIDU), 10., 2018, Porto Alegre. Anais… Porto Alegre: EdiPUC-RS, 2019. Disponível em: http://editora.pucrs.br/acezçolivre/anais/cidu/assetz/edicoes/2018/arquivos/68.pdf. Acesso em: 01/2024.
VEIGA, Ilma Pázzaro Alencastro. O currículo: uma reflexão sobre o conteúdo, a metodologia e a avaliação. 12. ed. Campinas, SP: Papirus, 2002. p. 7.