REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7826908
José Victor P. B. de Oliveira¹
Ayrton Rodrigues de Freitas²
Carlos Sant’Anna³
RESUMO
Incontáveis organizações vêm vivenciando uma ineficiência e ineficácia da comunicação interna, além de uma escassez de conhecimento sobre como isso pode influenciar negativamente a empresa, afetando, principalmente a produtividade do colaborador. Diante disso, a avaliação da comunicação interna e implementação de melhorias é essencial para que os dados e as informações repassados dentro da organização sejam mais assertivos e claros. Diante disso, este estudo de caso tem por objetivo evidenciar o tema proposto para que cada vez mais organizações busquem uma padronização das informações. Será evidenciada uma empresa do ramo de recursos humanos localizada em Recife-PE, onde ela tem a necessidade de uma comunicação clara e transparente entre os funcionários, o que ocasiona diversos problemas para a mesma, como por exemplo pagamentos em duplicidade, aumento de horas extras, maior retrabalho, e um maior turnover. São diversos malefícios ocasionados pelos ruídos de comunicação ou até mesmo pela falta de conhecimento dos processos internos. Para tal, foi aplicado um indicador-chave de desempenho (KPI) para mensurar o nível de informação dos funcionários, para isso, é necessário analisar o nível de conhecimento dos colaboradores, com uma pesquisa para avaliar como as informações chegam e quais canais de comunicação são os mais utilizados até que ela chegue ao destinatário.
PALAVRAS-CHAVE: produtividade, padronização, colaboradores.
REFERÊNCIAS:
BENATTI, Camila., Becker, Andrea. Comunicação assertiva: o que você precisa saber para melhorar suas relações pessoais e profissionais. Brasil: Literare Books, 2021.
GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis estratégicos. 2.ed. São Paulo:Atlas, 2016.
RUGGIERO, Alberto Pirró. Qualidade da comunicação interna. 08 out. 2002. Disponível em: http://www.rh.com.br. Acesso em: 12 mar. 2023
¹UNICAP,José.2017108162@unicap.br
²UNICAP,Ayrton.2017107334@unicap.br
³UNICAP,carlos.santanna@unicap.br