EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: EXPLORANDO A HISTÓRIA COM CARTILHAS INTERATIVAS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/10.69849/revistaft/th102410041345


Sergio Celio Klamt1
Marina Amanda Barth2


Resumo

Educação Patrimonial: Explorando a História Com Cartilhas Interativas, tem como objetivo compartilhar nossa experiência na criação de um conjunto de atividades voltadas para a Educação Patrimonial, apresentadas em formato de cartilha. Este material foi desenvolvido para ser facilmente adaptado ao contexto em que será utilizado.

  Palavras-Chave

  Educação, Patrimônio, Cartilha.

  ABSTRACT

Heritage Education: Exploring History with Interactive Booklets aims to share our experience in creating a set of activities focused on Heritage Education, presented in booklet format. This material was developed to be easily adapted to the context in which it will be used.

  KEY WORDS: Education, Heritage, Primer.

  Introdução

As ações pelas quais os seres humanos expressam seu      modo de ser constitui sua cultura, a qual normalmente e, em diferentes graus, é transmitida de geração em geração.

O IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artistico Nacional  desde sua criação manifesta-se através de várias ações e instrumentos legais no sentido do reconhecimento, da apropriação e da proteção ao Patrimônio Cultural.

Um dos instrumentos utilizado é a Educação Patrimonial, caracterizada por uma grande variedade de ações, métodos e práticas pedagógicas distintas.

A experiência acumulada ao longo dos anos de exercício profissional no magistério e atividades de Educação Patrimonial principalmente em projetos de licenciamento ambiental permite que constantemente se reavalie nossa prática.

Visando contribuir para que na Educação Patrimonial se utilize os  objetos culturais na sala de aula ou nos próprios locais onde são encontrados como por exemplo, na casa do aluno, no bairro ou na cidade, elaborou-se um conjunto de atividades em forma de cartilha denominada de “Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico: conhecer, reconhecer e preservar”.

A aplicação da “cartilha” exige que o educador tenha os conhecimentos necessários sobre a temática e dessa forma possa conduzir as atividades em toda sua plenitude.

A Elaboração da Cartilha

A cartilha foi elaborada para ser utilizada como modelo em atividades de Educação Patrimonial. Ela pode ser adaptada para diversas regiões, levando em conta as particularidades culturais de cada lugar.

 Pois de acordo com Horta (1999) uma das funções da Educação Patrimonial é aproximar a história e cultura local do eduando fazendo-o perceber imprtancia da mesma reforçando os laços de pertencimento comunitário e regional.  

Partanto para incluir os conteúdos básicos que apoiarão as atividades, é essencial consultar diversas fontes de pesquisa de profissionais e instituições diferentes.

Segundo Bittencourt (2008) O professor é um elo de ligação entre o saber academico e o saber a ser apreendido pelo educando.Ele é tradutor e mediador do conhecimento entre esses dois ambientes. 

A cartilha apresenta textos os quais servem como base e introdução das diferentes temáticas abordadas. Algumas palavras são apresentadas em negrito e servem para desenvolver algumas das atividades lúdicas como palavras cruzadas e caça-palavras.

O educador ou professor deve possuir os conhecimentos previo  sobre cada uma das temáticas abordadas. As atividades foram planejadas de maneira que possam ser aplicadas ao longo de um bimestre ou até semestre letivo. O aluno é levado a interagir com seus professores, pais, avós e outras pessoas do seu bairro ou cidade.

          Ao final da atividade disponibilizamamos uma valiação da cartilha a respeito do conteudo se contrubui para conhecimento do aluno

Olá amigos!

Estamos felizes em estar com vocês em mais uma atividade de Educação Patrimonial.

Hoje vamos conversar sobre Patrimônio e aprender brincando com a cartilha “Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico: conhecer, reconhecer e preservar”.

Com o propósito de apresentar de uma forma lúdica a variedade do Patrimônio Histórico, Cultural e Paisagístico presente na sua região, as atividades estão voltadas principalmente à cultura material e imaterial presentes no dia a dia procedente dos diversos grupos étnicos que compõem a história do município.

A cartilha está organizada de forma que você precisará ter uma participação ativa não só através da leitura dos textos apresentados, mas também terá que interagir com seu professor, seus colegas e responsáveis, além de buscar informações em bibliotecas e internet.

Esperamos que a atividade contribua de forma prazerosa para o conhecimento da história e patrimônio do município em que você mora.

Vamos nos divertir, conhecer, reconhecer e preservar!

O que é patrimônio?

Patrimônio é o conjunto de bens materiais ou imateriais que contam a história de um povo e sua relação com o meio ambiente. É o legado que herdamos do passado e que transmitimos às gerações futuras.

O Patrimônio pode ser classificado em Histórico, Cultural e Paisagístico.

 Patrimônio Histórico

É o conjunto de bens que contam a história de um povo através de sua arquitetura, vestes, acessórios, mobílias, utensílios, armas, ferramentas, meios de transportes, obras de arte e documentos.

O Patrimônio Histórico  é  importante para a compreensão da Identidade histórica e manutenção dos usos e costumes populares da sociedade.

Este patrimônio também é encontrado nas residências através de documentos particulares que contam a história da família, como: álbuns de fotografia, documentos particulares, objetos antigos entre outros. Trazem lembrança do passado e são preservados devido à sua relação afetiva.

Em um contexto mais amplo, o patrimônio histórico de seu município está presente nos objetos expostos em Museus, em Arquivos, nos Monumentos, nas Praças ou nas Edificações que no conjunto, formam o patrimônio histórico da região.

O patrimônio edificado de valor histórico e/ou arquitetônico é aquele que tem valor sentimental e ou histórico para a família ou comunidade. Por estas atribuições é reconhecida como Patrimônio municipal, estadual ou nacional.

 Como exemplos de patrimônio histórico arquitetônico em sua região, temos: a partir deste ponto, insira imagens e uma descrição textual do patrimônio local. Os alunos podem colaborar nesse levantamento.

Patrimônio Cultural.

É o conjunto dos bens materiais ou imateriais que contam a história de um povo através de seus costumes: comidas típicas, religiões, lendas, cantos, danças, língua, rituais e festas.

Uma das principais fontes de patrimônio cultural está nos sítios arqueológicos que podem revelar a forma de subsistência dos primeiros habitantes do município.

O conhecimento de seu patrimônio cultural possibilita aos indivíduos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história em seus diferentes níveis, gerando um sentimento de identidade e continuidade além de contribuir para promover o respeito à diversidade cultural.

A diversidade cultural em seu municípiuo manifesta-se pela presença de diferentes grupos étnicos.

Patrimônio Paisagístico

É a relação do homem com seus semelhantes e tudo o que o envolve, como o meio ambiente, fauna, flora, ar, minerais, rios. O homem usufrui deste patrimônio de forma cultural e econômica por vezes de forma inadequada.

 São exemplos de patrimônio natural do seu município: a partir deste ponto, insira imagens e uma descrição textual do patrimônio da região. Os alunos podem contribuir para esse levantamento

Vamos Revisar:

Releia os Textos – O que é Patrimônio; Patrimônio Histórico; Patrimônio Cultural; Patrimônio Paisagístico e complete as cruzadas de acordo com as palavras grifadas nos textos.

    P        
      A  
 T           
  R       
 I          
M      
      Ô  
 N       
  I      
 O      

O Patrimônio Arqueológico

A principal característica de um patrimônio é que a sua conservação seja  de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do lugar e de seu povo, quer por seu excepcional valor arqueológico, etnográfico, bibliográfico ou artístico.

Assim, o Patrimônio Arqueológico Brasileiro é muito vasto e está protegido pela Constituição Brasileira de 1988, em seu artigo 216, e pela Lei nº 3.924, de 1961. Assim, são considerados como sítio arqueológico os locais que apresentam vestígios de ocupação humana. Entre eles podemos relacionar os cemitérios, sepulturas, grutas, locais de habitação ou aldeamento, os sambaquis ou outros locais com vestígios de ocupação humana.

Em sua região devem existir inúmeros sítios arqueológicos cadastrados no Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional-IPHAN e em diversas instituições de pesquisa arqueológica.

A partir dos vestígios arqueológicos resgatados em diversos estudos é possível constatar que diferentes grupos deixaram vestígios de sua passagem pelo atual território de seu município ou sua região.

Como exemplo para a cartilha, vamos abordar o povoamento pré-colonial do Rio Grande do Sul.

Grupo de Caçadores e Coletores

O primeiro povoamento no Rio Grande do Sul está representado por caçadores e coletores. Eram nômades, que viviam em pequenos grupos, ocupando o Estado entre 10 e 11 mil anos atrás. Neste período a fauna e a flora, o clima e a paisagem eram diferentes das atuais, sendo que estes grupos conviveram com animais hoje já extintos.

A partir de nove mil anos atrás, o povoamento no território sul-rio- grandense começa a aumentar. Povos caçadores coletores com suas pontas de flecha começam a ocupar as áreas de floresta da encosta da serra, abrigando-se principalmente grutas, onde eventualmente deixaram seus registros na forma de arte rupestre. O ambiente agora já é semelhante ao atual. Caçavam capivaras, antas, porcos do mato, veados, e até animais pequenos como preás, ratões, lagartos e aves.

Grupo de Ceramistas-horticultores

Ocupando principalmente a borda da Lagoa dos Patos e Lagoa Mirim, encontra-se outra população que os arqueólogos chamam de Tradição Viera. Nestes locais é característica a presença de montes de terra chamados de “cerritos”.Neles são encontrados desde cerâmicas bastante simples até artefatos líticos lascados.

Outro grupo horticultor, o Guarani, ocupou principalmente as várzeas de rios em áreas de terra fértil, a partir dos primeiros séculos da Era Cristã. Viviam em aldeias, onde além da caça, da pesca e da coleta, também produziam vários alimentos a partir da horticultura, como a mandioca, o milho, o feijão, a batata, e até o tabaco. São conhecidos principalmente pelas vasilhas cerâmicas que produziam. As grandes vasilhas tinham dupla funcionalidade, para guardar alimento e para sepultar os mortos como urna funerária.

            No litoral, a ocupação começa em torno de 3.600 anos atrás, com populações que viviam principalmente da pesca e da coleta de moluscos marinhos. É comum, nos locais de seus acampamentos, encontrar montes de conchas que são conhecidos como sambaquis, onde moravam e enterravam seus mortos.

            Os objetos mais encontrados são lâminas de machado, pedras polidas, pesos de rede e zoólitos, que são, geralmente, representações de animais feitos em pedra. Estas sociedades eram muito complexas. Até hoje se discute por que acumulavam estas conchas para formar os sambaquis.

Vamos revisar!

Encontre  as  palavras grifadas no texto Patrimônio Arqueológico no caça   palavras abaixo.

AURNAVFUNERARIAV
HISTORIAPXBCMUIC
OPONTAFDEXFLECHA
RUTAAUHVSZBDNOJR
TAWFHNKLCSQGNLAQ
IERCSGACABHKAEUU
CACADORESDFDSTIE
UQGUSAMBAQUIUOPO
LITORALHDASLKRJL
TPIEBDFMDAEFQEEO
OTOERAESHSKMNSSG
RSAIREQOWFDHAJLI
QFGUIRTYHLSEIIGC
TRADICAOSVIEIRAO
AMRIOOGRANDEFIQU

Estamos chegando ao final de nossas atividades de Educação Patrimonial, foi um prazer estar com vocês! Esperamos nos encontrar mais vezes.

Até a próxima!!!

Controle e Avaliação das Atividades

Para controle e avaliação das atividades poderá ser solicitado aos professores e alunos o preenchimento de duas questões conforme modelo (Figura 2).

Figura 1. Questões utilizadas para avaliação das atividades desenvolvidas.

Conclusão

A cartilha foi desenvolvida para ser facilmente adaptado a regiões com contextos históricos e culturais distintos. Acreditamos que será mais uma ferramenta de apoio didático para conhecer a história e patrimônio cultural próxima ao contexto da vivencia do educando. Portanto pretende ser um completo ao conhecimento prévio do educando proporcionado a interação entre os envolvidos nas atividades.  

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1 Professor e Arqueólogo Coordenador do Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas da Universidade de Santa Cruz do Sul, RS. sergio@unisc.br

2 Historiadora e arqueóloga, professora substituta do Instituto Federal do Tocantins. barth.marina@yahoo.com