EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO DO PROJETO “BEM OLHAR A CIDADE”

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/pa10202507061128


Alessandra Barros de Sales1; Elaine Cintia de Souza2; Fabiana Santos Oliveira3; Fernanda Texeira de Oliveira4; Maristelma de carvalho5; Marlene Maria de Araujo6; Rosemary Cristina Campos dos Santos7; Thais Prado Siqueira Lores8


Resumo

O presente estudo descreve um as vivências e experiências no contexto do Projeto bem olhar a cidade, desenvolvido com o objetivo de contribuir para o processo de conscientização e valorização do espaço em que vivem as crianças da educação infantil do município de Pontal do Araguaia-MT. A metodologia empregada envolveu a observação e análise do ambiente circundante, a realização de rodas de conversa, a criação de histórias coletivas sobre a comunidade, a promoção de passeios guiados pela comunidade, e o estímulo à percepção estética e à expressão artística. Adicionalmente, foram explorados os sons e músicas que integram o contexto comunitário, incentivada a leitura de histórias e poesias relacionadas ao ambiente, e propostos jogos e brincadeiras que envolvessem contagem e medição de elementos do entorno. O projeto, ao incentivar a participação ativa das crianças, promoveu a autonomia e desenvolveu o protagonismo delas em seu próprio processo de aprendizagem.

Palavras-chave: Linguagem oral e escrita. Conhecimento cultural. Vivência. Envolvimento.

Abstract

This study describes a project developed with the aim of contributing to the process of awareness and appreciation of the living space of early childhood education children in the municipality of Pontal do Araguaia, Mato Grosso, Brazil. The employed methodology involved the observation and analysis of the surrounding environment, the conducting of conversation circles, the creation of collective stories about the community, the promotion of guided walks through the community, and the stimulation of aesthetic perception and artistic expression. Additionally, local sounds and music were explored, reading stories and poems related to the environment was encouraged, and games involving counting and measuring elements of the surroundings were proposed. By encouraging children’s active participation, the project fostered their autonomy and developed their agency in their own learning process.

Keywords:  Oral  and  written  language.  Cultural  knowledge.  Experience. Involvement.

1 Introdução

A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças, abrangendo aspectos físicos, afetivos, cognitivos e sociais. Neste contexto, a promoção da apropriação de conhecimento cultural e a vivência de experiências significativas tornam-se pilares para a construção do saber, alinhando-se com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza a criança como sujeito de direitos e protagonista de seu aprendizado (BRASIL, 2018, p.5-25).

O projeto vivências e experiências no contexto do “Bem Olhar a Cidade”, cujo desenvolvimento e resultados são apresentados neste relato de experiência, foi concebido com a finalidade de fomentar a conscientização e a valorização dos espaços em que as crianças da educação infantil do município de Pontal do Araguaia -MT residem. A escolha do tema “Um Olhar à Sua Volta” reflete a intenção de partir do cotidiano das crianças para explorar e compreender seu entorno, promovendo uma conexão mais profunda com o local onde vivem e suas vivências e experiências diárias.

Para enriquecer as práticas de letramento propostas pelo projeto, buscaram-se as contribuições de Pedrosa e Carvalho (2005,p.431-442) sobre a importância das interações sociais e a construção do conhecimento na educação infantil. Segundo os autores, as interações, as atividades e a organização dos espaços e do tempo nas escolas infantis estão intrinsecamente relacionadas ao contexto cultural em que as instituições estão inseridas. Essa perspectiva reforça a necessidade de um currículo contextualizado e que valorize as experiências  prévias  das  crianças, elemento  central para o desenvolvimento  e aprendizagem efetivas.

O trabalho com projetos pedagógicos na Educação Infantil, conforme Barbosa e Horn (2008, p.30-32), valoriza diferentes modos de selecionar os conhecimentos, a riqueza das experiências socioculturais e a subjetividade das crianças. Para Barbosa (2006, p.35-36), o importante vai além da rotina e dos horários, focando nas aprendizagens e nas vivências grupais, sendo as atividades realizadas que definem os tempos na educação infantil. A aprendizagem, nesse sentido, é condição para a organização de um currículo significativo tanto para as crianças quanto para os professores, já que:

Os projetos abrem para a possibilidade de aprender os diferentes conhecimentos construídos na história da não-linear, propiciando às crianças aprender através de múltiplas linguagens, ao mesmo tempo em que lhes proporcionam a reconstrução do que já foi aprendido (BARBOSA; HORN, 2008, p. 35).

Mediante isso, o projeto “Bem Olhar a Cidade” priorizou a integração dos Campos de Experiências da BNCC (BRASIL, 2018, p.43-55), com destaque para “O Eu, o Outro e o Nós”, “Corpo, Gestos e Movimentos”, “Traços, Sons, Cores e Formas”, “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação” e “Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações”. Em cada campo, foram propostas atividades para estimular o protagonismo infantil, enfatizando a relevância das vivências e experiências como alicerce para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

2  Desenvolvimento e Aprendizagem através das vivências

O projeto vivências e experiências no contexto do “Bem Olhar a Cidade” foi estruturado para promover vivências e experiências significativas que contribuíssem para o desenvolvimento integral das crianças. As atividades foram planejadas considerando os Campos de Experiências da BNCC (BRASIL, 2018, p. 43-55), buscando uma abordagem holística que conectasse o aprendizado formal com o cotidiano e a cultura local.

2.1  Campo de Experiência O Eu, o Outro e o Nós,

As atividades promoveram a socialização e a construção da identidade. Rodas de conversa foram realizadas para que as crianças compartilhassem suas observações sobre o ambiente e as pessoas ao seu redor. A criação de histórias coletivas sobre a comunidade incentivou a expressão de sentimentos e ideias, desenvolvendo a identidade, a autonomia e a convivência social, aspectos essenciais para o desenvolvimento de habilidades de letramento inicial (BRASIL, 2016 p.37-57).

2.2  Campo de Experiência Corpo, Gestos e Movimentos

Focou-se na exploração do espaço e na consciência corporal. Passeio no Lago da cidade, foram essenciais para incentivar as crianças a explorar diferentes espaços, estimulando a movimentação livre e seguro. Essa interação direta com o ambiente promoveu a percepção espacial e a coordenação motora, elementos cruciais para a compreensão das vivências no espaço urbano e natural.

2.3  Campo de Experiência Traços, Sons, Cores e Formas,

O foco esteve na expressão artística e na percepção estética. Atividades como desenhos, pinturas e colagens que representavam o ambiente observado foram realizadas, permitindo que as crianças expressassem suas impressões e sentimentos. A exploração de sons e músicas que fazem parte da comunidade também objetivou estimular a percepção auditiva e a expressão artística, contribuindo para o desenvolvimento de uma sensibilidade cultural e a riqueza das suas experiências.

2.4  Campo de Experiência No campo Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação.

O desenvolvimento da linguagem oral e escrita foi prioritário. O incentivo à leitura de histórias e poesias sobre o ambiente e a comunidade expandiu o repertório cultural das crianças. A promoção da criação de textos coletivos e individuais, como pequenas narrativas e descrições, estimulou a imaginação, o pensamento crítico e a capacidade de organização de ideias, fundamentais para a construção do conhecimento cultural. Essas atividades reforçam a importância da cultura escrita como parte integrante das vivências infantis.

2.5 Campo de Experiência Espaços, Tempos, Quantidades, Relações e Transformações,

As atividades envolveram a observação e o registro de elementos do entorno. Foram realizadas atividades de observação e registro do tempo e das mudanças no ambiente, como o clima e as estações do ano, e também jogos e brincadeiras que envolviam contagem e medição de elementos do entorno, desenvolvendo noções matemáticas e de organização espacial. Essas práticas contextualizadas contribuem para a construção de saberes a partir da experiência direta com o meio.

3  Vivências e Experiências do Projeto “Bem olhar a cidade”

O desenvolvimento do projeto no município de Pontal do Araguaia-MT abrangeu a participação de 246 crianças, proporcionando momentos ricos de vivências e experiências com práticas significativas. Os principais momentos do projeto foram articulados para aprofundar a compreensão do ambiente e estimular diferentes linguagens:

· Momento 1: Incentivo à Leitura e Apreciação de Histórias e Poesias sobre o Ambiente e a Comunidade.

As crianças foram expostas a diversos materiais literários que abordavam temas relacionados ao ambiente e à comunidade, estimulando o letramento e a imaginação.

Fonte (As Autoras)

· Momento 2: Exploração Sonora da Comunidade.

Por meio de atividades lúdicas, foram explorados os sons e músicas característicos do ambiente local, aprimorando a percepção auditiva e a conexão cultural.

· Momento 3: Passeios Exploratórios pela Comunidade.

As crianças foram levadas a um passeio pelo lago da cidade, incentivando a observação direta, a interação e o cuidado com o meio e o movimento. Essas saídas proporcionaram vivências concretas com o espaço.

Fonte (As Autoras)

· Momento 4: Rodas de Conversa e Produção Artística Coletiva.

Realizaram-se rodas de conversa para que as crianças compartilhassem suas observações sobre o ambiente e as pessoas. Em seguida, produziram histórias coletivas e atividades artísticas (desenhos, pinturas, colagens) que representavam suas percepções, estimulando a expressão estética e a criatividade. Este momento reforçou o conceito de vivências compartilhadas e a construção coletiva do conhecimento.

Fonte (As Autoras)

· Momento 5: Culminância do projeto -LEEI.

A conclusão do projeto ocorreu por meio de apresentações e produções das crianças. Vale ressaltar que a formadora municipal, em colaboração com as professoras cursistas, conduziram o projeto por dois meses de agosto a outubro, realizaram com as crianças passeios em torno da cidade para aprofundar o conhecimento sobre o espaço local. As crianças foram convidadas a reflexões instigantes, como: “Se você fosse um passarinho voando sobre o nosso município, onde gostaria de pousar?”; “O que você mais gosta no município? O que gostaria que fosse diferente?”; “Se pudesse fazer melhorias, o que você faria?”. Realizou-se um Ateliê “Se eu fosse um passarinho” com professoras e crianças.

A proposta do passeio vivências e experiências no contexto do projeto “Bem olhar a cidade” visava não apenas divertir e encantar, mas também proporcionar situações imaginárias, induzindo metáforas como: “se eu fosse um passarinho, que passarinho eu seria para sobrevoar e desfrutar de cada lugar”.

Essa abordagem lúdica permitiu às crianças mergulhar em um mundo de fantasia e imaginação, como defendido por Fazenda (2007, p.15-40) sobre a importância da interdisciplinaridade na formação de um projeto que contemple diferentes áreas do conhecimento e da experiência humana.

O projeto vivências e experiências no contexto do projeto “Bem olhar a cidade” demonstrou que a educação infantil pode ser um espaço profícuo para desenvolver a consciência crítica, estética e cidadã.

A exploração do meio urbano e rural, por meio de vivências autênticas, permitiu às crianças construir significados sobre o mundo ao seu redor.

Ao retornar à escola, a criatividade se manifestou em desenhos coloridos e histórias emocionantes, evidenciando que a arte reside em todo lugar e que a beleza é percebida de forma subjetiva. O passeio transcendeu a mera excursão; configurou-se como uma descoberta de si mesmos e do mundo que os cerca.

4  Considerações Finais

O projeto vivências e experiências no contexto do projeto “Bem olhar a cidade” promoveu o desenvolvimento integral das crianças, abordando aspectos cognitivos, sociais, emocionais e físicos, por meio de ricas vivências e experiências. Ao observar e refletir sobre o ambiente ao seu redor, as crianças ampliaram significativamente seu repertório cultural e desenvolveram habilidades essenciais para a vida em sociedade, notadamente a valorização do ambiente local. A exploração da comunidade e do entorno escolar permitiu que as crianças aprendessem a valorizar e respeitar o espaço em que vivem. Essa valorização é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, que compreendem a importância da preservação e do cuidado com o meio ambiente.

Adicionalmente, o projeto propiciou o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Incentivou a leitura e a produção de diferentes gêneros textuais, promovendo o letramento de forma lúdica e significativa. As atividades propostas permitiram que as crianças desenvolvessem suas habilidades linguísticas de maneira natural e prazerosa, por meio da observação, pesquisa e produção textual, em consonância com as diretrizes para a formação de leitores e autores na educação infantil (BRASIL, 2016, p.37).

A integração dos campos de experiência da Educação Infantil enriqueceu o processo de aprendizagem, proporcionando uma abordagem holística e interdisciplinar, conforme preconizado por Fazenda (2007, p.15-40). As atividades contemplaram o desenvolvimento da identidade, a expressão corporal, a percepção estética, a linguagem oral e escrita, e a compreensão do espaço e do tempo. Mais importante, o projeto incentivou a participação ativa das crianças, promovendo a autonomia e a capacidade de tomar decisões. Ao envolverem-se em atividades de observação, pesquisa e produção textual, as crianças se tornaram protagonistas de seu próprio aprendizado, desenvolvendo a autoconfiança e a autoestima.

A flexibilização do tempo na educação infantil é crucial, pois permite que as atividades e as vivências coletivas guiem o processo de aprendizagem, superando a rigidez dos horários pré-determinados (BARBOSA, 2006, p.35).

A articulação entre vivências e experiências e o desenvolvimento e aprendizagem das crianças foi fundamental para o sucesso e o impacto do projeto.

Referências

BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2006

BARBOSA, Maria Carmem Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Bebês como leitores e autores. Brasília, DF: MEC/SEB, 2016. (Coleção Leitura e escrita na educação infantil; v. 5).

FAZENDA, Ivani Catarina. Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2007.

PEDROSA, Maria Isabel; CARVALHO, Ana Maria Almeida. Interações sociais e construção do conhecimento: reflexões para uma discussão sempre atual. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 431-442, 2005.


1 Programa Leei / Universidade Federal de Mato Grosso; Cursista do Municipio do Pontal do Araguaia- MT, E-mail:alesales_1992@hotmail.com
2 Programa Leei / Universidade Federal de Mato Grosso; Cursista e Assistente Pedagogica do Municipio do Pontal do Araguaia- MT, E-mail:elainecintia2015@gmail.com
3 Programa Leei / Universidade Federal de Mato Grosso; Cursista e coordenadora escolar do Municipio do Pontal do Araguaia- MT, E-mail:fsantosoliveira0809@gmail.com
4 Programa Leei / Universidade Federal de Mato Grosso; Cursista do Municipio do Pontal do Araguaia- MT,E-mail: anaelizaprincesa6@gmail.com
5 Programa Leei / Universidade Federal de Mato Grosso; Cursista do Municipio do Pontal do Araguaia- MT,; E-mail :telmapeti@hotmail.com
6 Programa Leei / Universidade Federal de Mato Grosso; Professora Formadora Municipal do Pontal do Araguaia- MT, E-mail :marlenemariadearaujo@gmail.com
7 Programa Leei / Universidade Federal de Mato Grosso; Cursista do Municipio do Pontal do Araguaia- MT,E-mail :vivaniomoraes79@gmail.com
8 Programa Leei / Universidade Federal de Mato Grosso; Cursista do Municipio do Pontal do Araguaia- MT, E-mail:thaispradoquimica@gmail.com