EDUCAÇÃO FÍSICA E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: EXPLORANDO A RELAÇÃO ENTRE ATIVIDADE FÍSICA E DESEMPENHO ACADÊMICO¹

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.8309703


Igor Pase Claro2
Michele Pizzato Buker Thums
Leandro Brito Campara
Yeriah Naif Amim Mahmud Kader
Carolina da Rosa Reis
Juliano Silva de Souza
Ayler Santos Schmitz
Fábio Aristides de Almeida
Neidi Cabreira
Geisibel Vargas Soares
Bruno dos Santos Gaspareto


RESUMO 

A relação entre educação física e desenvolvimento cognitivo tem sido objeto de interesse  e investigação, visando compreender a influência da atividade física no desempenho  acadêmico. Este resumo explora a interação entre atividade física e desenvolvimento  cognitivo, examinando as evidências que destacam os efeitos benéficos da prática  regular de exercícios físicos no desempenho acadêmico dos estudantes. Diversos  estudos têm demonstrado que a participação em atividades físicas está associada a  melhorias nas funções cognitivas, como atenção, memória, raciocínio e resolução de  problemas. A atividade física estimula o fluxo sanguíneo no cérebro, promovendo a  oxigenação e a liberação de substâncias químicas que desempenham um papel fundamental na plasticidade cerebral e na formação de novas conexões neurais. Esses  efeitos podem resultar em uma maior capacidade de concentração e um desempenho  cognitivo mais eficiente. Além disso, a educação física desempenha um papel importante  na promoção da saúde mental e emocional dos estudantes. A prática de exercícios físicos  está associada à redução do estresse, ansiedade e sintomas de depressão, fatores que  podem interferir no desempenho acadêmico. Ao promover o bem-estar emocional, a  atividade física cria um ambiente propício para o aprendizado, melhorando o  engajamento dos estudantes nas atividades escolares e favorecendo o desenvolvimento  cognitivo. No contexto educacional, compreender a relação entre educação física e  desenvolvimento cognitivo é fundamental para promover práticas pedagógicas mais  abrangentes e eficazes. A inclusão de atividades físicas no currículo escolar pode  contribuir para um ambiente de aprendizado mais equilibrado, fornecendo oportunidades  para que os estudantes desenvolvam habilidades motoras, habilidades sociais,  autoconfiança e autoestima, aspectos que também estão relacionados ao desempenho  acadêmico. Assim, explorar a relação entre educação física e desenvolvimento cognitivo  é essencial para fornecer embasamento teórico e prático que sustenta a importância da  atividade física no contexto educacional. Ao adotar abordagens que integrem atividades  físicas ao currículo escolar, podemos promover um ambiente de aprendizado saudável,  estimulante e propício ao desenvolvimento acadêmico e cognitivo dos estudantes.  

Palavras-chave: Desenvolvimento cognitivo. Educação Física. Desempenho  acadêmico.  

ABSTRACT  

The relationship between physical education and cognitive development has been an object of interest and investigation, aiming to understand the influence of physical activity on academic performance. This summary explores the interaction between physical activity and cognitive development, examining evidence highlighting the beneficial effects of regular physical exercise on students’ academic performance. Several studies have shown that participation in physical activities is associated with improvements in cognitive functions, such as attention, memory, reasoning and problem-solving. Physical activity stimulates blood flow in the brain, promoting oxygenation and the release of chemicals that play a key role in brain plasticity and the formation of new neural connections. These effects can result in a greater ability to concentrate and more efficient cognitive performance. In addition, physical education plays an important role in promoting students’ mental and emotional health. The practice of physical exercises is associated with the reduction of stress, anxiety and symptoms of depression, factors that can interfere with academic performance. By promoting emotional well-being,  physical activity creates an environment conducive to learning, improving student engagement in school activities and favoring cognitive development. In the educational context, understanding the relationship between physical education and cognitive development is essential to promote more comprehensive and effective pedagogical practices. The inclusion of physical activities in the school curriculum can contribute to a more balanced learning environment, providing opportunities for students to develop motor skills, social skills, self-confidence and self-esteem, aspects that are also related to academic performance. Thus, exploring the relationship between physical education and cognitive development is essential to provide a theoretical and practical foundation that supports the importance of physical activity in the educational context. By adopting approaches that integrate physical activity into the school curriculum, we can promote a  learning environment that is healthy, stimulating, and conducive to students’ academic and cognitive development.  

Keywords: Cognitive development. Physical education. Academic achievement. 

1 INTRODUÇÃO 

A Educação Física desempenha um papel crucial na formação dos indivíduos,  transcendendo a simples prática de atividades físicas e adquirindo uma dimensão  transformadora. Além de promover o desenvolvimento físico e motor, essa disciplina  tem o potencial de estimular o crescimento sócio emocional e cultivar valores  fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e engajados. Neste contexto,  a Educação Física se torna um agente transformador, capaz de contribuir  significativamente para a construção de habilidades socioemocionais e o fortalecimento  da cidadania.  

A relação entre educação física e desenvolvimento cognitivo tem sido objeto de  interesse crescente, à medida que pesquisadores e educadores buscam compreender  o impacto da atividade física no desempenho acadêmico dos estudantes. Estudos  revelam consistentemente que a participação regular em atividades físicas está  associada a melhorias nas funções cognitivas, como atenção, memória, raciocínio e  resolução de problemas.  

A atividade física desempenha um papel crucial na estimulação do fluxo  sanguíneo para o cérebro, promovendo a oxigenação e a liberação de substâncias  químicas que são fundamentais para a plasticidade cerebral e o desenvolvimento de  novas conexões neurais. Esses efeitos têm o potencial de aprimorar a capacidade de  concentração e o desempenho cognitivo dos estudantes.  

Além disso, a educação física exerce uma influência significativa na saúde  mental e emocional dos estudantes. A prática regular de exercícios físicos está  associada à redução do estresse, da ansiedade e dos sintomas de depressão, fatores  que podem afetar negativamente o desempenho acadêmico. A promoção do bem-estar  emocional por meio da atividade física cria um ambiente propício para o aprendizado,  aumentando o engajamento dos estudantes nas atividades escolares e favorecendo  seu desenvolvimento cognitivo.  

No contexto educacional, a compreensão da relação entre educação física e  desenvolvimento cognitivo é essencial para orientar práticas pedagógicas mais abrangentes e eficazes. A inclusão de atividades físicas no currículo escolar oferece  uma oportunidade única para criar um ambiente de aprendizado equilibrado, onde os  estudantes podem desenvolver habilidades motoras, habilidades sociais, autoconfiança  e autoestima, aspectos que também estão intrinsecamente ligados ao desempenho  acadêmico.  

Desse modo, explorar a relação entre educação física e desenvolvimento  cognitivo fornece um embasamento teórico e prático que sustenta a importância da  atividade física no contexto educacional. Ao adotar abordagens que integram atividades  físicas ao currículo escolar, podemos promover um ambiente de aprendizado saudável,  estimulante e propício ao desenvolvimento acadêmico e cognitivo dos estudantes.  Dessa forma, investir na educação física como parte essencial da formação dos  estudantes pode ter um impacto positivo duradouro em seu desempenho acadêmico e  em seu bem-estar geral. 

2. DESENVOLVIMENTO  

O desenvolvimento cognitivo dos estudantes é influenciado positivamente pela  participação em atividades físicas regulares. A pesquisa tem mostrado  consistentemente que a atividade física está associada a melhorias nas funções  cognitivas, como a atenção. Estudos têm demonstrado que crianças e adolescentes  que se envolvem em atividades físicas apresentam maior capacidade de concentração  e melhor desempenho em tarefas acadêmicas que requerem atenção sustentada.  (BOBBIO,1992)  

Além disso, a prática regular de exercícios físicos tem sido associada a melhorias  na memória. Pesquisas sugerem que o aumento do fluxo sanguíneo e dos níveis de  oxigenação no cérebro durante a atividade física podem ter um impacto positivo na  formação de memórias e na recuperação de informações. Isso pode ser especialmente  benéfico para os estudantes, pois uma memória aprimorada está diretamente  relacionada ao aprendizado e à retenção de conhecimentos. (OLIVEIRA,1983)  

A relação entre atividade física e raciocínio, segundo Oliveira (1983), também  tem sido objeto de estudo. A prática regular de exercícios físicos pode melhorar o  funcionamento executivo, que envolve habilidades como o raciocínio lógico, o  planejamento, a tomada de decisões e a resolução de problemas. Essas habilidades  cognitivas são cruciais para o sucesso acadêmico, pois ajudam os estudantes a  organizar suas ideias, desenvolver estratégias eficazes e tomar decisões informadas.  

Além dos benefícios diretos no desenvolvimento cognitivo, a educação física  desempenha um papel fundamental na saúde mental e emocional dos estudantes. A  prática regular de exercícios físicos tem sido associada à redução do estresse, da  ansiedade e dos sintomas de depressão. Isso ocorre porque a atividade física estimula  a liberação de endorfinas, neurotransmissores responsáveis por promover sentimentos  de bem-estar e reduzir o impacto negativo do estresse. Um estado emocional mais  equilibrado e positivo pode melhorar o engajamento dos estudantes nas atividades  acadêmicas e, consequentemente, seu desempenho. (OLIVEIRA, 1983). 

2.1 Investigando a interação entre exercícios físicos e rendimento escolar:  Explorando a relação entre atividade física e desempenho acadêmico  

A relação entre educação física e desenvolvimento cognitivo tem despertado um  crescente interesse em pesquisadores e educadores que buscam entender de que  forma a atividade física pode influenciar o desempenho acadêmico dos estudantes.  Diversos estudos têm sido realizados para explorar essa interação e as evidências  destacam os efeitos benéficos da prática regular de exercícios físicos no contexto  escolar. (SOARES, 2012)  

A participação em atividades físicas está associada a melhorias nas funções  cognitivas dos estudantes, como atenção, memória, raciocínio e habilidades de  resolução de problemas. Estudos mostram que a atividade física promove o fluxo  sanguíneo no cérebro, aumentando a oxigenação e estimulando a liberação de  substâncias químicas que são essenciais para a plasticidade cerebral e a formação de  novas conexões neurais. Esses efeitos podem resultar em uma maior capacidade de  concentração, um melhor processamento de informações e um desempenho cognitivo  mais eficiente. (BOBBIO,1992)  

Além disso, a prática regular de exercícios físicos têm demonstrado impactos  positivos na saúde mental e emocional dos estudantes. A atividade física está  associada à redução do estresse, ansiedade e sintomas de depressão, promovendo um  bem-estar geral. Um estado emocional equilibrado e saudável é fundamental para o  engajamento dos estudantes nas atividades acadêmicas e pode influenciar diretamente  seu desempenho escolar. A relação entre educação física e desenvolvimento cognitivo  é de suma importância no contexto educacional, pois oferece uma oportunidade de  abordagem mais holística na formação dos estudantes. A inclusão de atividades físicas  no currículo escolar proporciona uma plataforma para o desenvolvimento de habilidades  motoras, coordenação, equilíbrio e controle corporal, além de promover a interação  social, trabalho em equipe e autoconfiança. (BUCCI,2006)  

Desse modo, a compreensão dessa relação entre educação física e  desenvolvimento cognitivo traz implicações significativas para a prática educacional. Ao  adotar uma abordagem que integra atividades físicas de forma regular e estruturada no ambiente escolar, é possível promover um ambiente propício para o aprendizado,  estimular o desenvolvimento cognitivo dos estudantes e favorecer seu desempenho  acadêmico. A educação física desempenha um papel fundamental na formação integral  dos estudantes, contribuindo tanto para o seu bem-estar físico como mental, e deve ser  valorizada como uma parte essencial do currículo escolar. (LIMA JUNIOR,2001)  

Diversos estudos têm fornecido evidências consistentes sobre os efeitos  positivos da participação em atividades físicas no desenvolvimento cognitivo dos  estudantes. A prática regular de exercícios físicos está associada a melhorias  significativas em funções cognitivas-chave, incluindo atenção, memória, raciocínio e  habilidades de resolução de problemas. Essas melhorias podem ser atribuídas, em  parte, ao aumento do fluxo sanguíneo no cérebro durante a atividade física.  (MENDES,2014)  

Outrossim, a atividade física promove a oxigenação adequada do cérebro,  fornecendo os nutrientes e o oxigênio necessários para seu funcionamento ideal. Além  disso, durante a prática de exercícios físicos, o corpo libera substâncias químicas, como  endorfinas e fatores neurotróficos, que desempenham um papel fundamental na  plasticidade cerebral. Essas substâncias estimulam o crescimento de novas conexões  neurais e fortalecem as existentes, melhorando assim as funções cognitivas.  (FARINATTI,1995)  

Outro aspecto importante é o papel da educação física na promoção da saúde  mental e emocional dos estudantes. A prática regular de exercícios físicos tem sido  associada à redução do estresse, da ansiedade e dos sintomas de depressão. Durante  a atividade física, ocorre a liberação de endorfinas, substâncias químicas responsáveis  pela sensação de bem-estar e pela redução dos níveis de estresse. Além disso, a  educação física proporciona um ambiente de socialização, promovendo a interação com  os colegas e a criação de vínculos sociais, o que pode ter um impacto positivo na saúde  mental dos estudantes. (GHILARDI,1998)  

Ao promover a saúde mental e emocional, a educação física cria um ambiente  propício para o aprendizado e melhora o engajamento dos estudantes nas atividades  acadêmicas. Estudantes que se sentem bem emocionalmente têm maior motivação e disposição para participar ativamente das aulas e se envolver em atividades de  aprendizado. Essa conexão entre educação física, saúde mental e desempenho  acadêmico ressalta a importância de uma abordagem holística na educação, que  valorize não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também o bem-estar físico e  emocional dos estudantes. (GADOTTI,1997)  

Para além disso, os estudos mostram que a participação em atividades físicas  traz benefícios significativos para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes,  melhorando funções como atenção, memória, raciocínio e resolução de problemas.  Além disso, a educação física desempenha um papel crucial na promoção da saúde  mental e emocional dos estudantes, contribuindo para um ambiente propício ao  aprendizado. Ao reconhecer a importância dessa relação e promover a participação  regular em atividades físicas, é possível potencializar o desenvolvimento cognitivo dos  estudantes e melhorar seu desempenho acadêmico, além de promover uma abordagem  holística na educação. (MOSCOVICI,2013)  

 Ademais, segundo Bardin (2011), a prática regular de exercícios físicos tem  demonstrado ser um poderoso recurso para reduzir o estresse, a ansiedade e os  sintomas de depressão entre os estudantes. Esses fatores emocionais podem ter um  impacto significativo no desempenho acadêmico, interferindo na concentração,  motivação e capacidade de aprendizado dos estudantes. A atividade física oferece uma  saída para a liberação de tensões e emoções negativas, promovendo um senso de  bem-estar emocional.  

Outrossim, ao promover o bem-estar emocional, a atividade física cria um  ambiente propício para o aprendizado. Estudantes que se sentem emocionalmente  equilibrados e positivos estão mais propensos a se engajar nas atividades escolares,  demonstrando maior motivação e interesse em aprender. A atividade física também  desempenha um papel na regulação das emoções, ajudando os estudantes a  desenvolver habilidades de autorregulação emocional, o que pode impactar  diretamente a capacidade de concentração e de lidar com desafios acadêmicos.  (BARDIN,2011)  

Além disso, a participação em atividades físicas estimula a liberação de  endorfinas e outras substâncias químicas relacionadas ao bem-estar. Essas  substâncias têm um efeito positivo no humor, proporcionando uma sensação de euforia,  relaxamento e redução do estresse. Como resultado, os estudantes que se envolvem  em atividades físicas regulares estão mais propensos a experimentar um estado de  ânimo positivo, o que pode melhorar sua disposição para aprender e se envolver nas  tarefas acadêmicas. (GHILARDI,1998)  

O ambiente escolar, ao integrar a educação física como parte do currículo, cria  oportunidades para que os estudantes se engajem em atividades físicas de forma  regular e estruturada. Essas aulas proporcionam um espaço seguro e encorajador para  que os estudantes experimentem os benefícios da atividade física e construam uma  relação positiva com o movimento e a prática de exercícios. Isso não apenas promove  o bem-estar emocional dos estudantes, mas também contribui para o desenvolvimento  cognitivo, à medida que eles se tornam mais engajados, concentrados e preparados  para enfrentar os desafios acadêmicos. (KUNZ,2004)  

No contexto educacional, a compreensão da relação entre educação física e  desenvolvimento cognitivo desempenha um papel fundamental na promoção de  práticas pedagógicas mais abrangentes e eficazes. A inclusão de atividades físicas no  currículo escolar tem o potencial de contribuir para um ambiente de aprendizado mais  equilibrado, que vai além do ensino puramente cognitivo, fornecendo oportunidades  para que os estudantes desenvolvam habilidades motoras, sociais e emocionais.  (OLIVEIRA,1983)  

A educação física oferece um espaço propício para o desenvolvimento de  habilidades motoras, como coordenação, equilíbrio, flexibilidade e resistência. Essas  habilidades não apenas são essenciais para a participação em atividades físicas, mas  também podem ser transferidas para outras áreas da vida dos estudantes. O  desenvolvimento de habilidades motoras adequadas contribui para uma postura  saudável, melhora a coordenação motora fina e grossa e facilita a execução de tarefas  diárias. Essas habilidades motoras refinadas estão ligadas a um melhor desempenho  acadêmico, pois permitem que os estudantes realizem tarefas com mais eficiência e  precisão. (MENDES,2014) 

Além disso, a participação em atividades físicas no contexto educacional  promove o desenvolvimento de habilidades sociais. A educação física proporciona um  ambiente colaborativo, onde os estudantes têm a oportunidade de trabalhar em equipe,  desenvolver habilidades de comunicação, respeito mútuo e cooperação. Essas  habilidades sociais são cruciais para o sucesso acadêmico, uma vez que o trabalho em  grupo, a resolução de problemas coletivamente e a capacidade de se relacionar bem  com os outros são competências valorizadas em muitas áreas de estudo e no ambiente  profissional. (FERREIRA,2011)  

A educação física também desempenha um papel essencial no desenvolvimento  da autoconfiança e autoestima dos estudantes. A prática de exercícios físicos permite  que os estudantes experimentem e superem desafios, estabelecendo metas e  alcançando progresso pessoal. Essas conquistas promovem um senso de realização e  aumentam a autoconfiança dos estudantes em suas próprias habilidades. A autoestima  elevada está intimamente relacionada ao desempenho acadêmico, uma vez que os  estudantes com maior confiança em suas capacidades têm mais motivação e  perseverança para enfrentar desafios acadêmicos. (CHIZZOTTI,2006)  

Além disso, compreender a relação entre educação física e desenvolvimento  cognitivo no contexto educacional é crucial para promover práticas pedagógicas mais  abrangentes e eficazes. A inclusão de atividades físicas no currículo escolar  proporciona aos estudantes oportunidades para o desenvolvimento de habilidades  motoras, sociais, emocionais e para o fortalecimento da autoconfiança e autoestima.  Esses aspectos estão intrinsecamente relacionados ao desempenho acadêmico,  contribuindo para um ambiente de aprendizado equilibrado e promovendo um  desenvolvimento integral dos estudantes. (TOJAL,2004)  

A exploração da relação entre educação física e desenvolvimento cognitivo  desempenha um papel essencial na construção de um embasamento teórico e prático  que sustente a importância da atividade física no contexto educacional. Ao adotar  abordagens que integrem atividades físicas ao currículo escolar, é possível promover  um ambiente de aprendizado saudável, estimulante e propício ao desenvolvimento  acadêmico e cognitivo dos estudantes. (LUCENA,1994) 

A inclusão de atividades físicas no currículo escolar proporciona aos estudantes  a oportunidade de se envolverem em exercícios e práticas que estimulam o  desenvolvimento cognitivo. Durante a atividade física, o fluxo sanguíneo aumenta,  fornecendo oxigênio e nutrientes essenciais ao cérebro, o que, por sua vez, melhora as  funções cognitivas, como a atenção, a memória e o raciocínio. Ao incorporar a  educação física no currículo escolar, os estudantes têm a chance de experimentar  esses benefícios e otimizar seu potencial acadêmico. (MARCELLINO,2003)  

Além disso, a educação física contribui para a criação de um ambiente de  aprendizado estimulante. A prática regular de atividades físicas promove a liberação de  endorfinas e neurotransmissores relacionados ao bem-estar, o que pode melhorar o  humor dos estudantes, reduzir o estresse e aumentar a motivação para o aprendizado.  Um ambiente de aprendizado positivo e estimulante tem o potencial de melhorar o  engajamento dos estudantes nas atividades escolares, favorecendo o desenvolvimento  cognitivo. (GONÇALVES,1994)  

Ao adotar uma abordagem que integra a educação física ao currículo escolar,  também é possível promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. A  participação em atividades físicas em grupo, como esportes coletivos, proporciona aos  estudantes a oportunidade de desenvolver habilidades de colaboração, comunicação,  trabalho em equipe e resolução de conflitos. Essas habilidades são fundamentais para  o desenvolvimento socioemocional dos estudantes e têm um impacto positivo no seu  desempenho acadêmico, uma vez que são competências valorizadas tanto no ambiente  escolar quanto no profissional. (GADOTTI,1997)  

Assim, explorar a relação entre educação física e desenvolvimento cognitivo  fornece embasamento teórico e prático que sustenta a importância da atividade física  no contexto educacional. Ao integrar atividades físicas ao currículo escolar, é possível  promover um ambiente de aprendizado saudável, estimulante e propício ao  desenvolvimento acadêmico e cognitivo dos estudantes. Essa abordagem abrangente  e integrada permite que os estudantes explorem seu potencial máximo, desenvolvam  habilidades socioemocionais e alcancem um equilíbrio entre o desenvolvimento físico e  cognitivo. (CAMPOS,2008) 

3. CONCLUSÃO  

A relação entre educação física e desenvolvimento cognitivo apresenta  evidências sólidas dos benefícios proporcionados pela atividade física regular no  desempenho acadêmico dos estudantes. A prática de exercícios físicos não apenas  promove melhorias nas funções cognitivas, como atenção e memória, mas também  contribui para a saúde mental e emocional dos alunos, criando um ambiente propício  para o aprendizado.  

Ao reconhecer a importância dessa conexão, é fundamental integrar a educação  física como um componente essencial do currículo escolar. A inclusão de atividades  físicas bem estruturadas e planejadas pode proporcionar aos estudantes uma gama de  benefícios, incluindo uma melhoria no desempenho acadêmico, desenvolvimento de  habilidades socioemocionais e promoção da saúde geral.  

Além disso, compreender a relação entre educação física e desenvolvimento  cognitivo permite uma abordagem mais holística e abrangente na educação. Ao  reconhecer que o bem-estar físico e mental estão intrinsecamente ligados ao sucesso  acadêmico, os educadores podem criar um ambiente de aprendizado que promova o  equilíbrio entre atividades intelectuais e físicas, visando ao desenvolvimento integral  dos estudantes.  

Para aproveitar plenamente os benefícios da educação física no  desenvolvimento cognitivo, é essencial investir em políticas educacionais que valorizem  e priorizem a atividade física no ambiente escolar. Isso inclui a formação adequada de  professores de educação física, infraestrutura adequada para prática esportiva e a  inclusão de programas abrangentes que atendam às necessidades e interesses dos  estudantes.  

Portanto, a relação entre educação física e desenvolvimento cognitivo destaca a  importância de promover um estilo de vida ativo e saudável na formação dos  estudantes. A inclusão de atividades físicas no currículo escolar não apenas aprimora  o desempenho acadêmico, mas também contribui para o desenvolvimento cognitivo,  emocional e social dos alunos. Ao adotar uma abordagem que valorize a conexão entre atividade física e aprendizado, podemos criar um ambiente educacional mais  equilibrado, promovendo o sucesso acadêmico e o bem-estar geral dos estudantes. 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  

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TOJAL, João Batista, Da Educação Física à Motricidade Humana: A Preparação  do Profissional, Instituto Piaget, Lisboa Portugal, 2004.


1 Artigo científico apresentado ao Grupo Educacional IBRA como requisito para a aprovação na disciplina de  TCC.  
2 Discente do curso de Educação Física.