DIFUSÃO DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODSs) ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE TRÊS PÁGINAS DE UM JORNAL SOB A ÓTICA DE DISCENTES DOS 9º ANO 1, 2 E 3 DO ENSINO FUNDAMENTAL DO TURNO MATUTINO DA E.E. CEL PEDRO CÂMARA – CMPM8

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/pa10202503272255


Nunes, Said Gomes


RESUMO

O projeto dispõe por iniciativa a difusão do tema meio ambiente voltada a reflexão sobre o alcance da sustentabilidade proposta pela Organizações das Nações Unidas para a Agenda 2030. Terá aplicação os conceitos de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável visando os discentes da E.E. Cel Pedro Câmara – CMPM8. A proposta de pesquisa poderá agregar conhecimento a comunidade, apresentando o tema para uma ampla discussão entre a comunidade escolar, tornando a escola um ambiente de aprendizagem constante e de enfrentamento de forma coletiva aos problemas sociais da atualidade. Dessa forma, o projeto instigará o desenvolvimento da criatividade e da comunicação através da criação de três páginas de um jornal.

Palavras-chave: Meio Ambiente; Desenvolvimento Sustentável; Difusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; Interdisciplinaridade; Ensino Fundamental Matutino da E.E. Pedro Câmara – CMPM8.

INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA AVALIAÇÃO DA PROPOSTA

O projeto possui relevância para a educação socioambiental, preservação do meio ambiente e propõe medidas para erradicação da pobreza. Segundo a UNESCO (2005, p.  44), a educação ambiental é uma disciplina que enfatiza a relação dos homens com o ambiente natural, as formas de conservá-lo, preservá-lo e de administrar seus recursos adequadamente. Sendo assim, a educação socioambiental é fundamental para a conscientização dos alunos sobre os problemas sociais de sua realidade.

Sobre o processo histórico de educação ambiental no Brasil, a conferência, chamada e Rio92 contou com a presença de 18 mil pessoas de diferentes países, foi um movimento especial para a evolução da Educação Ambiental. Desse evento foram gerados documentos norteadores: agenda 21, Carta brasileira para Educação Ambiental e o Tratado de Educação Ambiental para sociedades sustentáveis e responsabilidade global.

A carta brasileira cobrou compromisso dos poderes federais, estaduais e municipais para o cumprimento da Legislação brasileira na inserção da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino. 

Pela 1ª vez a Educação Ambiental foi incluída no Plano Plurianual do Governo Federal em 1996 pela Lei 9.795 que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Entende-se por Educação Ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade. 

Nesse sentido, a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. 

OBJETIVO GERAL 

  • Difundir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável junto aos discentes da E.E. Cel Pedro Câmara – CMPM8.

OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Produzir três páginas de um jornal para difusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis na E.E. Cel Pedro Câmara – CMPM8;
  • Integrar os discentes dos 9º 1, 2 e 3 do turno matutino a partir de uma discussão sobre o alcance dos ODSs para a agendo 2030 da ONU;
  • Sensibilizar os discentes quanto a necessidade do alcance das metas dos ODSs para a Agenda 2030.

EXPERIÊNCIA DO COORDERNADOR

  • Graduação Regular – Educação Artística – Universidade Federal do Amazonas (UFAM);
  • Especialista em Metodologia de Ensino em Artes;
  • Mestrado em Ciências da Educação – Universidade Del Sol (UNADES);
  • Professor de Artes – Ensino Fundamental (1988 – Ano atual);
  • Professor de Arte – Ensino Médio (1988 – Ano atual).

PERGUNTA CENTRAL

Como difundir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável junto aos discentes do ensino fundamental na E.E. Cel Pedro Câmara – CMPM8, no ano de 2025?

PERGUNTAS ESPECÍFICAS

  • Como produzir um jornal junto aos discentes para a difusão dos ODSs?
  • Como integrar os discentes a partir de uma discussão quanto ao alcance dos ODSs na E.E. Cel Pedro Câmara – CMPM8?
  • Como integrar os discentes para a sensibilização quanto ao alcance dos ODSs para a Agenda 2030?

JUSTIFICATIVA

Com a realização deste projeto, visamos apresentar uma abordagem pedagógica aplicada à difusão dos ODSs direcionada as séries do 9º 1, 2 e 3 do turno matutino da E.E. Cel Pedro Câmara – CMPM8.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) representam a base central da Agenda 2030, orientando as ações nas três dimensões do desenvolvimento sustentável – econômica, social e ambiental –, e as metas estabelecidas pelo Brasil mostram os caminhos a serem percorridos e as medidas a serem adotadas para promover o seu alcance.

A partir de observações, acreditamos ser na escola, e no ano final do Ensino Fundamental o melhor caminho para multiplicar agentes dos ODSs. Por isso, a presente pesquisa será realizada em uma escola com turmas de ensino fundamental instalada na região urbana de Manaus que se entende, pelo seu enquadramento nas questões que implicam nos ODSs da ONU.

O debate acerca da educação e sustentabilidade na educação hoje, apresenta uma interligação de cenários que envolve escolas, alunos e comunidade escolar, que culminam na busca por resultados sustentáveis, sob o aspecto que considera: a economia, a tecnologia, os fatores ambientais e sociais. Este cenário, pondera a existência de uma sociedade que por meio da educação tornar-se-á responsável e sustentável (EYNG; ULBRICHT, 2018. p. 12).

Portanto, a justificativa para realizar este trabalho deve-se a colaboração desta iniciativa para o desenvolvimento de ações que contribuam para um mundo mais equilibrado ambientalmente e isso requer iniciativas coletivas locais, do comprometimento de pessoas em espaços como escolas públicas e privadas para atuação de educadores a trabalharem a sustentabilidade para o processo de transformação social. Já que, incorporação do pensar sobre o termo desenvolvimento sustentável nas escolas públicas do país tornou-se realidade nos últimos anos e ganhou forças, com a aplicação da Agenda 2030, trazendo à tona a importância da prática ao envolver alunos em idade escolar. Assim, a escola é um espaço ideal para a realização da pesquisa, objetivando, portanto, o exercício da cidadania e dando sua contribuição para o processo ensino-aprendizagem, cujo planejamento participativo poderá apontar problemas ambientais locais, potencializar o desenvolvimento sustentável da escola e de sua comunidade aproximando-as e fortalecendo os cuidados do homem com o meio ambiente, podendo identificar novas parcerias de forma positiva e de melhorias de qualidade de vida local e global.

METODOLOGIA

O projeto propõe uma atuação ativa, crítica e científica entre o professor-coordenador e os alunos, desde abordagem teórica até a prática de campo. Dessa forma, trazendo as metodologias ativas de aprendizagem, como proposição de questionário aos professores, realizando atividades teóricas e práticas com os alunos por meio de seminário, debates e discussões e elaboração de desenho artísticos de logotipos e logomarcas.

Assim, se inicia com a fase teórica com pesquisa sobre o tema, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a sua finalidade, concomitantemente, aulas expositivas dialogadas sobre medidas sustentáveis, preservação do meio ambiente e erradicação da pobreza para uma vida harmoniosa de forma a adotar os princípios da transversalidade e disciplinaridade concorrentemente com os outros professores da instituição escolhida. 

A segunda fase é a proposição da produção de três páginas de um jornal sobre os 17 temas de ODSs, proposto em suas metas da Organizações da Nações Unidas. E por fim, a concretização de medidas sustentáveis fora do ambiente escolar, retratando os hábitos para aplicação na realidade concreta na vida dos estudantes.

Na terceira e última fase, debaterá o processo continuado sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável com uma visão prospectiva dos atos dos alunos conforme aprendido no ambiente escolar a partir desse projeto. Com o intuito de estender os efeitos positivos do trabalho para a vida individual e coletiva dos estudantes.

RESULTADO ESPERADO

Com a projeto, espera-se relacionar assuntos nas diferentes disciplinas que contribuam para o alcance do desenvolvimento sustentável. Todos os professores das demais disciplinas indicariam meios de cunho pessoal para a contribuição no alcance da sustentabilidade. Todas as sugestões, poderão ser implementadas, contribuindo de forma significativa para o alcance dos ODSs, pois esses devem ser um exercício pessoal e coletivo.

Frente ao terceiro objetivo específico, será possível sensibilizar os discentes quanto ao alcance das metas dos ODSs para a Agenda 2030. Há uma expectativa que a participação de adolescentes no presente projeto de pesquisa poderá melhorar a compreensão destes para o termo desenvolvimento sustentável. Mesmo que eventualmente não haja um conceito em comum, a participação dos estudantes reforçará a compreensão polissêmica que o termo propõe.

A pesquisa agregará conhecimento a partir das várias ações que instigará o desenvolvimento da criatividade e da comunicação, como participação em seminários, debates em sala de aula e exposição de desenhos, logotipos, sempre conduzidos pelo processo de difusão através da criação de um jornal para a compreensão dos ODSs.

Portanto, com os resultados esperados, constata-se que é fundamental a abertura de espaço nas escolas públicas para reflexões e debate sobre temas transversais como o meio ambiente e seus subtemas como desenvolvimento sustentável. Isso também reforça e esclarece a necessidade de envolvimento de todos para uma grande mobilização para a valorização ambiental e o respeito para com as presentes e futuras gerações.

REFERÊNCIAS

EYNG, L. M.; ULBRICHT, V. R. Objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS): novas metas e velhos desafios para inclusão e sustentabilidade por meio da educação. A aprendizagem na atualidade: dos saberes às práticas. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, p. 11-25. 2018.

RAMOS, Rubia de Almeida.  Aprendizagem por projetos como possibilidade de inovação metodológica em educação. Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de especialização da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral – Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão.  2015.

SATO, M. Educação Ambiental. São Carlos: Rima, 2002;

UNESCO. Década   das   Nações   Unidas   da   Educação   para   um   Desenvolvimento Sustentável, 2005-2014:  documento final do esquema internacional de implementação. – Brasília: UNESCO, 2005. 120p. Recebido em 02/04/2009. Aprovado em 15/06/2009.