DESAFIOS E POSSIBILIDADES: UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS DIDÁTICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS ANOS FINAIS

CHALLENGES AND POSSIBILITIES: USE OF DIDACTIC METHODS IN THE TEACHING OF NATURAL SCIENCES IN THE FINAL YEARS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202502281357


Ana Cristina da Costa Bastos²
Carla Xavier Bastos²
Eliane Coelho Rodrigues dos Santos¹
Sara Facundo Martins²
Irlis Escarlate Ferreira²
Thaynara Ferreira de Almeida²


RESUMO

O ensino de Ciências da Natureza enfrenta desafios estruturais, mas a diversificação de metodologias e a formação contínua dos professores são essenciais para tornar o aprendizado significativo. O objetivo foi analisar os desafios e possibilidades da utilização de métodos didáticos para promover aprendizado significativo no ensino ciência da natureza. A metodologia ocorreu com a definição dos objetivos, a coleta de dados por meio de entrevistas e a análise. Os resultados obtidos foram que a falta de recursos dificulta metodologias inovadoras, mas diversificar o ensino e incentivar o pensamento científico, com criatividade dos professores, são essenciais e concluímos que superar desafios estruturais no ensino de Ciências da Natureza exige diversificação de métodos e contínua formação dos professores.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Métodos didáticos; Aprendizado significativo; Formação docente.

ABSTRACT

The teaching of Natural Sciences faces structural challenges, but the diversification of methodologies and continuous training of teachers are essential to make learning meaningful. The objective was to analyze the challenges and possibilities of using didactic methods to promote meaningful learning in the teaching of natural science. The methodology occurred with the definition of objectives, data collection through interviews and analysis. The results obtained were that lack of resources hinders innovative methodologies, but diversifying teaching and encouraging scientific thinking, with teachers’ creativity, are essential and we conclude that overcoming structural challenges in the teaching of Natural Sciences requires diversification of methods and continuous teacher training.

Keywords: Science Teaching; Didactic Methods; Meaningful Learning; Teacher Training.

1. INTRODUÇÃO

A educação no ensino de Ciências da Natureza nos anos finais, assim como em qualquer área da educação, está em constante evolução, desempenhando um papel crucial na formação de cidadãos conscientes em relação ao mundo ao seu redor. Conforme destacado por Silva e Lima (2021), “a BNCC destaca que, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, o Ensino de Ciências da Natureza contribui para a alfabetização, para o letramento e proporciona a apropriação de novos conhecimentos” . Diante disso, os docentes devem empregar diferentes metodologias em sala de aula, especialmente para os conteúdos presentes em seus planos de ensino, utilizando métodos que sejam considerados atrativos pelos estudantes. Essas ferramentas de ensino tornam a aprendizagem mais significativa e engajante.

Outro desafio importante é a resistência dos estudantes em relação às disciplinas de ciências, frequentemente vistas como difíceis e desinteressantes. Esse problema é agravado pela escassez de materiais didáticos inovadores e pela falta de integração entre teoria e prática. Além disso, a sobrecarga de conteúdos prescritos pelos currículos oficiais limita uma abordagem mais investigativa e problematizadora, restringindo a capacidade dos alunos de desenvolver pensamento crítico e curiosidade científica. Esses são apenas alguns dos obstáculos que precisam ser superados para garantir uma educação científica de qualidade nos anos finais.

O ensino de Ciências da Natureza desempenha um papel fundamental na formação de indivíduos críticos e conscientes do universo ao seu redor. Nesse sentido, métodos didáticos se tornam instrumentos essenciais para uma aprendizagem significativa. Eles não apenas facilitam a compreensão de conceitos complexos, mas também estimulam a curiosidade e as aplicações práticas do conhecimento. Entretanto, muitos desafios precisam ser enfrentados para que o ensino ocorra com eficácia. Entre esses desafios, destaca-se a diversidade de estilos de aprendizagem no ambiente escolar. Os alunos possuem estilos variados de aprendizado, o que dificulta encontrar um método que funcione para todos. A falta de materiais didáticos adequados e laboratórios bem equipados também limita a realização de aulas práticas experimentais, que são essenciais para o ensino de ciências.

É de extrema importância a formação continuada dos profissionais da educação, incentivando a superação dos métodos tradicionais. Muitos docentes não recebem formação específica em metodologias ativas e, por isso, podem se sentir inseguros ao aplicá-las em sala de aula. Além disso, a falta de conexão entre o conteúdo e o cotidiano dos alunos gera desmotivação e dificuldades de aprendizado. Professores que dominam apenas as metodologias tradicionais e não incorporam novas tecnologias acabam restringindo-se ao básico, e, em algumas escolas, a infraestrutura limitada agrava ainda mais esse problema.

Os métodos didáticos podem ser utilizados para promover um aprendizado significativo no ensino de Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental. Para tanto, é essencial identificar e analisar os desafios enfrentados pelos docentes no processo de ensino, além de explorar as possibilidades que os métodos didáticos oferecem para facilitar a compreensão e a aplicação dos conteúdos nas turmas de 8º e 9º anos. Nesse contexto, entende-se que o problema de investigação consiste em analisar os desafios e as possibilidades da utilização de métodos didáticos como instrumentos para promover uma aprendizagem significativa no ensino de Ciências da Natureza. Por outro lado , é interessante fazer a pergunta de partida : Quais os desafios e possibilidades enfrentadas pelos docentes no ensino de Ciências da Natureza nas turmas de oitavo e nono ano do Ensino Fundamental?

Diante dos questionamentos apresentados, torna-se possível admitir que a diversidade de metodologias, como o uso de atividades lúdicas e jogos, desperta o interesse dos alunos pelos conteúdos, tornando as aulas mais agradáveis tanto para professores quanto para estudantes. por outro lado pressupõe-se que,  o ensino de Ciências da Natureza nos anos finais enfrenta uma série de desafios que dificultam a formação de um conhecimento sólido e aplicável. Além disso, a falta de infraestrutura adequada nas escolas compromete a realização de experimentos e atividades práticas, essenciais para a compreensão dos fenômenos científicos. Além disso, a formação continuada dos professores ainda é insuficiente, resultando em abordagens didáticas tradicionais que não atendem às necessidades e interesses dos alunos.

O presente estudo tem por objetivo analisar os desafios e possibilidades da utilização de métodos didáticos para promover aprendizado significativo no ensino ciência da natureza como sendo crucial, para garantir uma educação de qualidade. Embora algumas escolas possuam infraestrutura minimamente adequada, ainda há um longo caminho a percorrer. Mesmo com laboratórios básicos e materiais didáticos disponíveis em algumas instituições, a formação contínua dos professores e a inovação nas práticas pedagógicas permanecem áreas que necessitam de atenção.

O foco em métodos mais dinâmicos e interativos se justifica pela necessidade de envolver os alunos de maneira mais profunda e significativa. As escolas que já têm uma base estrutural razoável podem se beneficiar enormemente ao investir em capacitação docente e em recursos didáticos inovadores, como o uso de tecnologias digitais e atividades práticas que aproximem a teoria da realidade cotidiana dos alunos.

Explorar essas possibilidades pode não apenas superar os obstáculos existentes, mas também incentivar a curiosidade científica, o pensamento crítico e a paixão pela descoberta. Em última análise, mesmo nas escolas com condições um pouco mais adequadas, a busca pela excelência no ensino de Ciências da Natureza é um passo fundamental para formar cidadãos mais preparados e conscientes. Conforme destacado por Martins (2019), “aprender ciências é de fundamental importância para a formação cidadã dos estudantes, pois contribui de maneira determinante para a construção de sua identidade, autonomia e emancipação política”. Essa perspectiva enfatiza que, mesmo em escolas com condições adequadas, a busca pela excelência no ensino de Ciências da Natureza é essencial para formar cidadãos mais preparados e conscientes.

Por fim, o presente artigo tem como objetivo geral analisar os desafios e possibilidades da utilização de métodos didáticos para promover um aprendizado significativo no ensino de Ciências da Natureza. Para isso, busca-se investigar a eficácia de diferentes métodos didáticos utilizados na prática docente, compreendendo as dificuldades enfrentadas pelos professores na transmissão do conteúdo e na integração de atividades práticas ou experimentais. Além disso, pretende-se identificar os principais obstáculos que os docentes encontram ao implementar estratégias que favoreçam a construção do conhecimento pelos alunos, contribuindo para a reflexão sobre alternativas metodológicas mais eficazes no ensino de Ciências da Natureza.

2. DESAFIOS E INOVAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: PRÁTICAS DOCENTES E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS

A educação é um processo complexo que envolve diversos atores e fatores, sendo o professor uma figura central no processo de ensino-aprendizagem. A prática docente no ensino de Ciências e Biologia é marcada por uma série de desafios e oportunidades que precisam ser cuidadosamente analisados.

2.1 Desafios na Prática Docente

Atualmente, o contexto escolar enfrenta intensas mudanças impulsionadas por inovações tecnológicas. Professores de Ciências e Biologia enfrentam desafios como a falta de recursos didáticos, dificuldades no manuseio de ferramentas tecnológicas e a desmotivação dos alunos em relação às aulas. A prática docente deve incluir estratégias que possibilitem a observação, comparação e análise de conteúdo, visando formar cidadãos críticos e criativos (MARTINS, 2023).

Além disso, a realidade das escolas nem sempre acompanha o ritmo de atualização das metodologias de ensino, o que pode dificultar o trabalho do professor. A formação contínua e a busca por novas metodologias são essenciais para que os educadores possam tornar suas aulas mais dinâmicas e envolventes (DA SILVA et al., 2023).

2.2 Possibilidades de Inovação

Apesar das dificuldades, existem diversas possibilidades na prática docente. A implementação de atividades práticas e experimentos é uma estratégia eficaz para estimular o aprendizado e tornar o ensino mais lúdico. Métodos inovadores e participativos podem incentivar os alunos a desenvolver habilidades de pensamento crítico e prático, fundamentais para a formação de um aprendiz autônomo (MARTINS, 2023).

É importante ressaltar que muitos professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, muitas vezes formados em Pedagogia, não se sentem preparados para utilizar metodologias específicas na área de Ciências. Essa lacuna de formação pode impactar negativamente a capacidade do docente em motivar e engajar os alunos (RIBEIRO et al., 2022).

2.3 A Integração da Tecnologia no Ensino

A integração de tecnologias digitais no ensino de Ciências pode transformar as aulas, tornando-as mais atrativas e interativas. Ferramentas como simulações de reações químicas ou animações dos ciclos biogeoquímicos oferecem novas formas de aprendizado, especialmente em contextos onde laboratórios físicos não estão disponíveis (SOUZA et al., 2022). A utilização dessas tecnologias não só facilita a aprendizagem, mas também promove a comunicação entre docentes e alunos, contribuindo para um ambiente educacional mais colaborativo e dinâmico.

Os desafios enfrentados pelos professores de Ciências da Natureza nos anos finais do ensino fundamental são significativos, mas não intransponíveis. É fundamental que os educadores se engajem em formação contínua e busquem metodologias diversificadas, aproveitando as tecnologias digitais como aliadas no processo de ensino-aprendizagem. Assim, será possível não apenas superar os obstáculos atuais, mas também oferecer uma educação de qualidade que prepare os alunos para compreender e interagir criticamente com o mundo científico.

3 METODOLOGIA

3.1 Tipo de pesquisa: 

O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, adotando a metodologia de análise de conteúdo para interpretar e compreender os dados coletados. A análise de conteúdo permite identificar padrões, temas e categorias que emergem dos dados, oferecendo uma visão aprofundada sobre o fenômeno em estudo. Esse método se justifica pela sua capacidade de proporcionar uma compreensão contextualizada dos significados e das percepções dos participantes, que são fundamentais para o objetivo da pesquisa. A análise de conteúdo segundo Bardin (2016), “é uma ferramenta metodológica robusta e amplamente aceita em pesquisas qualitativas na educação.”

3.2 Característica da Pesquisa

Esta pesquisa utilizou a análise de conteúdo como método principal, uma abordagem qualitativa que permite interpretar e descrever mensagens contidas em documentos, entrevistas, discursos ou outros materiais textuais. A pesquisa foi realizada nas escolas Unidade Escolar Antônio Martins Costa, Unidade Escolar Ateneu Costa Bacelar, Unidade Escolar Profª Francinete Nunes de Almeida, e Unidade Escolar Pedro Ambrósio em Brejo Maranhão. Onde foram convidados os professores que atuam na disciplina Ciências da Natureza, para participarem da pesquisa de ação.

3.3 Instrumento de coleta de dados

Para realizar esta pesquisa, foi elaborado um conjunto de instrumentos de coleta de dados voltados à obtenção de informações qualitativas, com foco na análise de conteúdo. O principal instrumento de coleta utilizado foi entrevistas semiestruturadas, o qual possibilitou a exploração profunda do tema.

As entrevistas foram desenvolvidas com questões abertas que permitiram aos participantes expor livremente suas perspectivas e opiniões sobre o tema em estudo. Além disso, durante o processo de coleta, foram seguidas as diretrizes éticas necessárias para garantir a confidencialidade e anonimato dos participantes, permitindo um ambiente seguro para a expressão sincera de opiniões.

O material coletado foi então organizado e transcrito, formando a base textual para a aplicação da Análise de Conteúdo. 

3.4 Procedimentos

3.4.1 Definição do Objetivo da Análise

O primeiro passo foi estabelecer claramente os objetivos da análise de conteúdo. Definindo o que pretendemos compreender, comparar e identificar a partir dos dados, orientando todo o processo analítico.

3.4.2 Coleta de Dados

Foi elaborada uma entrevista com 6 questões semiestruturadas sobre a utilização de métodos didáticos no ensino de Ciências da Natureza nos anos finais no office Word e aplicada aos professores, utilizando o celular para registro das respostas. Por fim, todos os instrumentos foram organizados e compilados no Word, onde foram elaboradas a categorização dos dados.

3.4.3 Pré-Análise

Nessa fase, foi realizada uma leitura flutuante dos dados, ou seja, uma primeira exploração do material coletado para identificar temas, padrões e possíveis categorias. Também podem ser utilizadas ferramentas de apoio, como software de análise qualitativa, que permitem organizar e marcar os textos ou documentos conforme a relevância de cada fragmento.

3.4.4 Codificação e Categorização dos Dados

Com base na pré-análise, os dados foram organizados por meio de códigos e categorias. Cada unidade de conteúdo (frase, parágrafo ou imagem) foi marcada com um código que identificava o tema central, permitindo uma posterior análise mais estruturada. As categorias foram claramente definidas, de forma que outros analistas possam compreender as escolhas.

4. Sistema de Categorias para a Etapa de Codificação e Categorização.

Foi organizado a partir da análise do material coletado. O sistema seguiu a seguinte organização:

4.1 Categorias Gerais:

Abrangendo os principais eixos temáticos da análise.

  • Desafios na utilização de métodos didáticos no ensino de Ciências da Natureza.
  • Possibilidades na utilização de métodos didáticos no ensino de Ciências da Natureza.

4.2 Subcategorias 

Dentro de cada categoria geral, foram criadas subcategorias.

Desafios na utilização de métodos didáticos no ensino de Ciências da Natureza. 

  •  falta de recursos apropriados e/ou estrutura adequada.
  •  falta de formação Inicial adequada.

Possibilidades na utilização de métodos didáticos no ensino de Ciências da Natureza.

  • Diversificar a forma como o conteúdo é apresentado.
  •  Incentivar o pensamento científico.

4.3 Critérios para Construção das Categorias

As categorias foram definidas com base em:

Objetivos da Pesquisa: Relacionadas diretamente às perguntas de pesquisa.

Frequência: Tópicos recorrentes no corpus de dados.

Relevância: Temas que apresentam maior importância ou impacto na análise.

Exclusividade:  cada unidade de conteúdo irá pertencer a uma única categoria.

4.4 Definição de Códigos Alfanuméricos:

Cada categoria e subcategoria foi identificada por um código alfanumérico único, facilitando o processo de codificação e localização de dados.

Exemplo:

DES1: Desafios no ensino de Ciências da Natureza – falta de recursos apropriados e/ou estrutura adequada.

POS2: Possibilidades no ensino de Ciências da Natureza – diversificar o conteúdo. 

4.5 Criação e revisão das categorias, dividida em duas fases:

Fase Inicial: Categorias e subcategorias, definidas preliminarmente a partir da leitura exploratória dos dados (pré-análise).

Fase Iterativa: Revisão e refinamento das categorias à medida que novos temas emergem ou que ajustes sejam necessários durante a análise.

5. Análise Interpretativa

Nessa etapa foi feita a observação das relações entre categorias, extraindo padrões e correlações, as interpretações foram embasadas em teorias previamente definidas e nas evidências extraídas dos dados.

6. Validação dos Resultados

Após a análise, foi feita a validação dos resultados por meio de revisões ou comparações com estudos semelhantes. 

7. Redação e Apresentação dos Resultados

Por fim, os resultados foram redigidos de forma clara e objetiva, destacando as descobertas mais relevantes e as implicações para o projeto. 

8. Análises dos dados

A análise permitiu a identificação de categorias principais, subtemas e padrões discursivos que revelaram insights significativos. Esses resultados contribuíram para uma compreensão mais detalhada dos dados e serviram de base para novas hipóteses ou abordagens.

9. RESULTADOS E DISCUSSÃO 

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA APLICAÇÃO DE MÉTODOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

CATEGORIA GERAL: Desafios na Utilização de Métodos Didáticos no Ensino de Ciências da Natureza

9.1 DES 1: FALTA DE RECURSOS APROPRIADOS E/OU ESTRUTURA ADEQUADA.

Palavras-chave: Falta de laboratórios, materiais limitados, falta de equipamentos, baixa disponibilidade de tecnologia, escassez de recursos financeiros.

Padrões emergentes: A carência de infraestrutura impacta diretamente na aplicação de metodologias ativas e experimentais. Professores relatam dificuldades na execução de atividades práticas devido à falta de materiais e equipamentos, limitando a diversificação das estratégias pedagógicas.

“Impactam diretamente. A falta de laboratórios e materiais básicos e avançados como reagentes, vidrarias ou até projetores e aparelhos eletrônicos, limitam a aplicação de experimentos ou audiovisuais. Como reconhecemos a nossa realidade escolar, sempre se busca em metodologias e estratégias diferenciadas para que os educandos possam ser protagonistas e atuantes nas aulas e nos assuntos abordados, desenvolvendo suas capacidades e habilidades cognitivas e intelectuais.’’ (informação verbal).

A limitação de recursos nas escolas impacta diretamente a aplicação de metodologias didáticas inovadoras, especialmente aquelas que envolvem experimentação e o uso de tecnologias. No entanto, a adoção de estratégias pedagógicas diversificadas pode contribuir para a participação ativa dos estudantes, promovendo o protagonismo e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e intelectuais (MORAN; BACICH; BENTO, 2020).

“Os recursos disponíveis na escola têm grande impacto no uso de métodos didáticos. Ex: Recursos físicos: laboratórios, equipamentos, materiais, biblioteca etc. Recursos tecnológicos: computadores, acesso a software educacional e internet. Recursos humanos: profissionais de apoio. Assim, a falta de recursos pode restringir métodos didáticos. Mas o professor tem o “dom” da criatividade, adaptando métodos à recursos disponíveis, priorizando escolhas de métodos mais eficazes.’’ (informação verbal).

9.2 DES 2:  GESTÃO DO TEMPO E ENGAJAMENTO DOS ALUNOS.

A categoria gestão do tempo engajamento dos alunos surge para substituir a categoria falta de informação inicial adequada. De acordo com a fase interativa, de acordo com processo de codificação em categorização dos dados, se fez necessária a revisão e o refinamento das categorias à medida que novos temas elegeram e ou que ajude foram necessários durante a análise.

Palavras-chave: Tempo insuficiente, grandes turmas, dificuldade de planejamento, resistência dos alunos, falta de motivação.

Padrões emergentes: A carga horária e o cronograma apertado dificultam a implementação de metodologias que exigem mais tempo. Além disso, há desafios na gestão da turma, como a falta de engajamento de alguns alunos e dificuldades na adaptação a métodos mais ativos.

“Os principais desafios incluem a falta de tempo para planejar e executar atividades práticas mais elaboradas. Turmas grandes que dificultam o acompanhamento individual, falta de engajamento de alguns alunos, falta de materiais e infraestrutura adequados, e às vezes o pouco prepara ou a resistência de alguns estudantes em participar de métodos mais ativos.’’ (informação verbal).

Conforme destacado por Santos e Oliveira (2023), a limitação de tempo disponível para o planejamento e execução de atividades práticas mais complexas é um dos principais desafios enfrentados pelos educadores. Essa restrição temporal compromete a implementação de metodologias que demandam maior elaboração e aprofundamento.

2ª Categoria Geral: Possibilidades na Utilização de Métodos Didáticos no Ensino de Ciências da Natureza

9.3 POS 1:  DIVERSIFICAR A FORMA COMO O CONTEÚDO É APRESENTADO.

Palavras-chave: Gamificação, ensino híbrido, metodologias ativas, experimentos alternativos, jogos educativos, vídeos explicativos, estudo de casos.

Padrões emergentes: A diversificação de estratégias didáticas contribui para tornar as aulas mais envolventes e dinâmicas. O uso da tecnologia aparece como uma alternativa viável para suprir a falta de recursos físicos, permitindo a realização de simulações e atividades interativas.

“Os métodos didáticos tornam as aulas mais dinâmicas e envolventes, ajudam a contextualizar os conteúdos, favorecem a construção ativa do conhecimento, promovem o desenvolvimento do pensamento crítico e ajudam os alunos a relacionar os conceitos científicos com a realidade. Isso também aumenta a participação, melhora a retenção de conteúdos e contribui para o desenvolvimento de habilidades práticas. ’’(informação verbal).

Conforme destacado pelo Brasil Escola, a diversificação de estratégias didáticas, como a aplicação de diferentes técnicas de ensino-aprendizagem, contribui para tornar as aulas mais envolventes e dinâmicas, facilitando a construção do conhecimento pelos alunos. 

9.4  POS 2 : INCENTIVAR O PENSAMENTO CIENTÍFICO.

Palavras-chave: Contextualização, experimentação, resolução de problemas, interdisciplinaridade, motivação, pensamento crítico.

Padrões emergentes: A relação entre os conteúdos de Ciências da Natureza e o dia a dia dos estudantes favorece a aprendizagem significativa. Métodos que envolvem exemplos práticos e situações do cotidiano ajudam na assimilação dos conceitos e aumentam o engajamento dos alunos.

“Métodos como projetos, debates e experimentos permitem que os estudantes percebam a ciência presente no dia a dia, como nos alimentos que consomem, na energia elétrica, no ciclo da água etc. Essa conexão torna o aprendizado mais significativo e aumenta a motivação para estudar. ’’(informação verbal).

Conforme destacado por Peruzzi e Fofonka (2021), a realização de atividades práticas nas disciplinas de Ciências da Natureza, especialmente aquelas que relacionam os conteúdos ao cotidiano dos estudantes, facilita a aprendizagem significativa. Essas práticas permitem que os alunos experimentem situações problematizadas e vivenciam a teoria trabalhada em sala de aula, despertando curiosidade e interesse, o que contribui para a assimilação dos conceitos e aumenta o engajamento dos alunos. 

“A utilização de métodos didáticos adequados pode facilitar significativamente a conexão entre os conteúdos de Ciências da Natureza e o cotidiano dos estudantes. Exemplo: estudo de caso, análise as situações reais conectando teoria e prática.” (informação verbal).

De acordo com Oliveira et al. (2020), a aplicação de metodologias ativas no ensino de Ciências da Natureza facilita a conexão entre os conteúdos acadêmicos e o cotidiano dos estudantes, promovendo uma aprendizagem mais significativa. Essas abordagens incentivam a participação ativa dos alunos, tornando o processo educacional mais dinâmico e relevante para suas experiências diárias. 

9.5 Conexões entre as categorias.

Conforme Souza (2017), a falta de recursos e tempo são fatores que dificultam a implementação de metodologias mais dinâmicas. No entanto, professores encontram alternativas, como o uso da tecnologia e metodologias adaptadas, para superar esses desafios. Concordante destacado por a Ludos Pro (2024), muitos educadores enfrentam desafios relacionados ao engajamento dos alunos em sala de aula. No entanto, estratégias como a gamificação, que incorpora elementos de jogos no processo de aprendizagem, têm se mostrado eficazes para aumentar a interação e a motivação dos estudantes. Ao adicionar elementos de jogo e competição ao ambiente de aprendizagem, os alunos podem se tornar mais engajados e focados nas tarefas em questão. Além disso, ao incorporar elementos semelhantes a jogos no processo de aprendizagem, os educadores podem criar um ambiente que incentiva a exploração e incentiva os alunos a assumir riscos sem medo de falhar. Isso pode ajudar os alunos a se tornarem mais criativos e inovadores na maneira como abordam sua educação. A criatividade docente como fator central: Mesmo com dificuldades estruturais, os professores relatam buscar adaptações e novas abordagens para garantir um ensino mais eficiente.

10. CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Conclui- se que apesar das limitações estruturais e de tempo no ensino de Ciências da Natureza, os professores estão constantemente buscando formas de superar esses desafios. A falta de recursos adequados, como materiais e infraestrutura, impacta diretamente na aplicação de metodologias mais dinâmicas e interativas, mas os educadores têm se mostrado criativos ao adaptar suas estratégias pedagógicas. A utilização de tecnologias, o incentivo ao pensamento científico e a diversificação de abordagens didáticas, como a gamificação e o ensino híbrido, têm se mostrado eficazes para manter o engajamento dos alunos e promover uma aprendizagem mais significativa. Isso evidencia a necessidade de mais investimentos na educação, especialmente em infraestrutura e capacitação docente, para que seja possível implementar metodologias mais inovadoras e de maior impacto no desenvolvimento dos alunos. Ressaltamos que esta pesquisa também contribuiu muito para a formação acadêmica dos pesquisadores envolvidos, demonstrando a importância de que  mesmo com dificuldades , principalmente estruturais , os professores devem  buscar adaptações e novas abordagens para garantir um ensino mais eficiente.

REFERÊNCIAS

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1Doutora em Ciências e Professora Adjunto II do Departamento de Biologia da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA.
2Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas – Universidade Estadual do Maranhão- Programa Ensinar -Polo Brejo-MA