DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA A PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICA DE UM DISCENTE.

FROM SCIENTIFIC INITIATION TO POST-GRADUATION IN EDUCATION: THE CONSTRUCTION OF A STUDENT’S SCIENTIFIC CULTURE.

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202410091724


Fábio Vinicius Alves1
Luciana Aparecida de Araújo2


Resumo: Este artigo nasceu de três investigações efetuadas durante a passagem entre a graduação, o mestrado e o doutorado de um discente. Ele apresenta a evolução da investigação acadêmica sobre a formação de professores de educação básica e a evolução da cultura científica do pesquisador. O artigo apresenta como foi crescente e evolutivo o acesso e separação dos dados coletados em diferentes bases de dados usadas nos estudos. Para dar às pesquisas uma base estável desde o início, o corpus usado se baseou na pesquisa qualitativa e análise documental para a concepção sobre a cultura científica, o que permitiu entender a constituição desses meios de pesquisa acadêmica. Neste artigo, os resultados apresentaram o crescimento e evolução nas coletas de dados, investigação, mecanismos de busca e análise de dados do discente. O reconhecimento disso refletiu na conceituação desta ciência, garantindo a legitimidade na vida acadêmica. 

Palavras-chave: Cultura Científica; Iniciação Científica; Pós-graduação em Educação; Pesquisa Educacional; Didática;

Abstract: This article was born from three investigations conducted during the passage between the undergraduate, master’s and doctoral studies of a student. It presents the evolution of academic research on the training of basic education teachers and the evolution of the researcher’s scientific culture. The article presents how the access and separation of data collected in different databases used in the studies was increasing and evolving. To give the research a stable basis from the beginning, the corpus used was based on qualitative research and documentary analysis for the conception of scientific culture, which allowed us to understand the constitution of these means of academic research. In this article, the results showed the growth and evolution in data collection, investigation, search engines and analysis of student data. The recognition of this reflected in the conceptualization of this science, ensuring legitimacy in academic life.

Keywords: Scientific Culture; Scientific Initiation; Postgraduate in Education; Educational Research; Teaching.

Introdução

Este escrito é resultado de pesquisas realizadas pelo discente/autor deste artigo e seus orientadores de graduação e pós-graduação sobre a análise do desenvolvimento da evolução na Cultura Científica (CC) desde a Iniciação Científica (IC) até a sua qualificação de Doutorado. 

Salienta-se que no momento da escrita deste artigo, o discente estava elaborando a redação de sua tese doutoral, coletando os dados adquiridos e avançando na busca de novos modos de pesquisa em uma nova plataforma, o que culminou em uma CC mais avançado e que nos coloca no cerne de uma especulação: A evolução do Letramento Científico de um discente pode ser vista através de suas investigações acadêmicas? 

Assim, Santos (2007) destaca a importância da CC em formar, inserir e capacitar o cidadão de forma criativa na sociedade, permitindo que ele utilize o conhecimento das diferentes disciplinas para lidar com os desafios da vida. A bibliografia sobre educação científica ressalta a importância do letramento como prática social. Para um cidadão letrado, não se restringe somente a dominação do vocabulário científico, mas também a aptidão de se comunicar, discutir, ler e escrever de forma lógica em contextos não técnicos, mas com significado. Essa competência inclui a compreensão do impacto da ciência e da tecnologia na sociedade, focalizando no entendimento público da ciência, um objetivo fundamental da educação básica para a formação de cidadãos.

Segundo Penitente (2012), às pesquisas acadêmicas se fundamentam em paradigmas estabelecidos pelas instituições de ensino superior, visando o reconhecimento por essas instâncias. Essa conexão é crucial, contudo, nota-se uma discrepância entre a realidade vivenciada no ambiente universitário em um país de vasta extensão como o Brasil.

À vista disso, a metodologia para esta concepção se deu por meio da Análise Documental dos trabalhos realizados desde a entrega do relatório final da IC, passando pela dissertação de mestrado, até a qualificação da tese doutoral do discente e autor deste artigo, um estudo que se propôs a investigar a evolução da CC traçando um percurso desde sua entrada no universo da pesquisa até sua inserção na pós-graduação em educação.

As pesquisas e a constituição do corpus teórico e metodológico: A base da Cultura Científica na IC e a concretização na Dissertação

A investigação ocorre em vários campos da sociedade, como política, econômica, social e educacional. Seu principal objetivo é analisar criticamente dados e informações sobre determinados assuntos, visando aprofundar o conhecimento científico através de um embasamento teórico sólido. A pesquisa científica qualitativa busca compreender essa realidade social, revelando a sua complexidade propondo soluções para os problemas já existentes. No campo educacional, o materialismo histórico-dialético tem se apresentado como um método promissor para a produção e compartilhamento do conhecimento social, pois a análise qualitativa permite a visualização de elementos que ajudam na transformação da realidade, tanto para o conhecimento quanto no plano social (Ludke e André, 2018). 

Por isso, as investigações realizadas entre a IC e a Dissertação de Mestrado tiveram um período de 5 anos de realização com alguns intervalos que foram primordiais para a execução do trabalho acadêmico. A IC titulada “As políticas de formação de professores em periódicos acadêmicos brasileiros” apresentou suas primeiras implicações quanto ao método de pesquisa e o impacto necessário para a seleção dos periódicos acadêmicos a serem mapeados. 

Inicialmente a IC teve como prioridade as leituras e a identificação dos aspectos relacionados com a maneira que a investigação precisava ser efetuada, para tanto, foi preciso estabelecer um cronograma que se apresentou como guia para a elaboração e interpretação de muitos pontos relacionados a prazos e a participação de grupos de pesquisa e eventos pertinentes a IC em Educação, algo que corroborou na compreensão da evolução social, pois, o uso de produtos e tecnologias oriundo da ciência faz com que a sociedade demande cidadãos que sejam críticos e ativos na busca por soluções. É vital entender que muitos problemas derivam da ciência e tecnologia já existentes, o que proporciona o conhecimento. Adquirir isso, ou seja, a CC, é essencial para a valoração e sabedoria, isso faz com que o indivíduo seja capacitado para outros saberes e aprimoramento dos conhecimentos já viventes (Scheid, 2018). No campo social, a sociedade se envolve em uma rede de circuitos e direções que são abastecidos por diversas informações, muitas das vezes da mídia e outras mediações. Tais informações apresentam o panorama do mundo natural e social, ligando-se à realidade; o entendimento desse contexto é essencial para a observação dos meios de interação em embates político-sociais e para o entendimento do campo educacional em relação a CC (Braga, 2012). 

Por essa razão, o trabalho de IC teve como objetivo o mapeamento de artigos científicos da área da educação em periódicos acadêmicos, tendo como cunho a proposição de entender os embates que ocorriam no campo educacional nacional sobre as políticas de formação de professores, uma análise documental que se estabeleceu entre os periódicos da Revista Brasileira de Educação (RBE), que possui Qualis A1, o periódico Educação e Pesquisa também Qualis A1 e Revista Diálogo Educacional que tinha Qualis A2 no momento da pesquisa. Estes periódicos foram selecionados a partir da verificação de suas classificações na plataforma Sucupira da WebQualis da Capes entre o período de 2011 a 2014, uma contagem quatrienal de relevância dos periódicos acadêmicos que foi muito importante no momento dos levantamentos e aprofundamento dos estudos.

Já a dissertação de mestrado investigou “as concepções das políticas de formação de professores da educação básica em artigos científicos de periódicos acadêmicos do campo educacional brasileiro”3, pautando-se nos conceitos de Pierre Bourdieu (1983) sobre a teoria da formação do campo e as suas disputas por poder, usando como metodologia a Análise Documental com a abordagem qualitativa de Menga Ludke e Marli André (2018) e a Metapesquisa de Mainardes (2018). A formação do campo também foi utilizada na IC e teve papel fundamental para o seguimento da pesquisa no futuro.

A seleção dos periódicos para a pesquisa da dissertação também foi efetuada na plataforma Web Qualis Sucupira da Capes, entretanto, as publicações selecionadas foram as do segundo triênio dos periódicos classificados pela Plataforma e divididos entre A1 e A2 entre os anos de 2013 e 20164. Este trabalho deixou muito claro que a IC teve suma importância para a CC em relação ao desenvolvimento da dissertação. Ela se apresentou como uma continuação para o entendimento do cerne da pesquisa sobre as políticas de formação de professores de educação básica no Brasil. 

Outro ponto a ser apresentado na IC foi o estabelecimento da descrição do corpus dos periódicos acadêmicos, a apresentação, a visualização de sua história, suas publicações sobre as políticas de formação de professores, enquanto na dissertação, além de seus nomes completos, seus volumes iniciais, seus números de edições e publicações até o ano da investigação foram precisas para a interpretação das regiões e as suas qualificações por meio do sistema Web Qualis que eram categorizadas pelo sistema da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (Alves, 2016). Mesmo assim, o tema ainda se apresentava preso a manifestações que o realçavam como função social, porém, responsabilizando-o como gerador dos embates entre os campos de políticas e formação de professores, segundo André (2010, p. 174). 

Dos Santo Nervo e Ferreira (2015) cooperam nessa questão ao tocar no ponto da importância da pesquisa para a formação científica ou Cultura Científica no Ensino Superior, lembrando da fragilidade e da falta de hábito pela investigação desde o processo de aprendizagem que se acessam a educação escolar, perpassando pelo Ensino Fundamental e Médio; esse último coloca o jovem que sai da escola em conflito quando chegam no Ensino Superior e se encontram com a academia e o quanto ela exige esse saber, pois para os autores: 

A pesquisa se torna peça-chave da formação dos indivíduos, os preparando para a ‘guerra’ diária que requer um olhar científico e indagador, e a experiência com a pesquisa científica traz à tona todo esse potencial humano, pois o processo de aprendizagem é de extrema complexidade. (2015, p. 32)

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) cita que o ensino superior visa o desenvolvimento completo do aluno, preparando-o para a cidadania e para o mercado de trabalho, mas também estimula a criação cultural, o espírito científico e o pensamento reflexivo, um movimento que leva o estudante a pesquisar e a investigar algo que o coloca em dúvida ou que necessita de alguma resposta. A IC trabalhou justamente isso no discente, a busca de algumas respostas que se apresentaram dentro da graduação e que teve como ponto de partida as discussões e debates fomentados nas aulas específicas sobre a formação docente e as políticas públicas de formação de professores.

A pesquisa de IC apresentou dois momentos para o graduando no período da graduação, ela teve uma divisão que era exigida pela FAPESP5, um relatório parcial e um relatório final de apresentação, ações que serviram como bases primordiais para a fomentação de uma investigação de qualidade e que apresentasse as discussões sobre as políticas de formação de professores que eram o objetivo da pesquisa, informações que podem ser entendidas como o início de uma CC, afinal, o discente era um bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e migrava no seu último ano de graduação para uma pesquisa mais detalhada, algo que era meramente observado somente em trabalhos acadêmicos exigidos pelos docentes até então na graduação de Letras – Espanhol pela Faculdade de Ciências e Letras UNESP Assis. Penitente (2012, p. 6) nos mostra que

[…] o ensino e a pesquisa devem caminhar juntos na atividade e na formação inicial e continuada de professores em todos os níveis de escolaridade, pois, caso contrário, corremos o risco de cair na dicotomia que separa teoria e prática, quem pensa e quem executa: o pesquisador descobre, pensa, sistematiza e conhece, aos demais fica a responsabilidade de fazer a intervenção na realidade, mas sem o embasamento necessário para uma efetiva tomada de decisão. […]

A dissertação proporcionou na sua elaboração outras discussões relevantes quanto ao manejo dos dados coletas, já que usava da mesma plataforma da IC, porém, a pesquisa em si se colocou muito maior e com mais dados a serem analisados em vista da pesquisa inicial na graduação, algo visualizado bem antes, justamente porque nos anos de estudante de Letras, o discente teve um bom material apresentado em relação às questões pertinentes a formação de professores e as políticas de formação, entretanto, as questões referentes aos métodos de estudo e pesquisa não alcançaram suficiência, implicando numa nova investida dentro da escrita da dissertação de mestrado. 

Para que as pesquisas tivessem fundamentação necessária para a sua consolidação desde o início, o corpus formado em ambas tiveram como apoio a conceituação das estruturas importantes dos mecanismos de construção da significação do discurso do campo educacional brasileiro, concebendo a composição das identidades destes meios de comunicação científica. Enquanto a análise do corpo editorial na IC nos colocou sobre novas observações referentes às regiões de publicação, além das instituições de origem de cada um dos autores que publicaram nas revistas, isso nos auxiliou na contextualização de como se realiza o tema das políticas de formação de professores em suas localidades e espaços de disputas (Bourdieu, 1983).

Na dissertação, a análise do corpo editorial também foi efetuada, porém a análise sobre as fontes bibliográficas nos resguardou de alguns entendimentos sobre as discussões das políticas de formação de professores e profissionais de educação básica. Por ter sido uma investigação de abordagem qualitativa junto a análise documental por meio da metapesquisa, esse modo de investigar nos deu a importância da verificação das referências usadas pelos autores dos artigos, ela deu clareza as estruturas das quais se consolidam as pesquisas em políticas de formação de professores de educação básica no Brasil. A coordenação das discussões dessas bases manifestou quais eram as forças que se conflitavam dentro do campo dessas políticas, conjecturando na análise das leis, deliberações, decretos e ações para a formação de professores de educação básica, o que originou a composição da identidade das publicações referentes ao tema da investigação científica da inquirição da dissertação.

Embora a análise documental ainda seja subestimada, não só na educação, ela detém o poder de revelar uma ação muito importante quando se trata da abordagem qualitativa, seja na complementação das informações adquiridas na coleta dos dados, seja no aspecto de dados inéditos sobre uma pesquisa, um tema ou problema. Ela visa identificar informações factuais nos documentos a partir de hipóteses ou questões de interesse, o que destacam diversas vantagens no uso de fontes confiáveis que perduram em diferentes estudos, o que fortalece os resultados (Ludke e André, 2018). 

Assim, o que será observado no seguinte tópico é justamente a consolidação desses resultados, o que foi possível ser obter mediante a metodologia usada nas duas pesquisas e as suas reverberações na cultura científica do discente.

Materiais e Métodos usados nas investigações: Os resultados obtidos dentro das pesquisas

Nesse momento é preciso compreender que as pesquisas tiveram algumas metodologias usadas igualmente, enquanto em outros pontos, novas visões foram necessárias para que pudessem evoluir dentro do campo educacional de formação de professores. Para tanto, um mesmo meio de seleção dos periódicos foi usado para que posteriormente os artigos científicos também fossem selecionados para as referidas observações.

Tanto na IC quanto na dissertação, a seleção dos periódicos foi executada entre as classificações A1 e A2, uma seriação atuante da própria plataforma Web Qualis Sucupira, nela as revistas são separadas por avaliações pré-estabelecidas e são apresentadas em suas respectivas áreas, no nosso caso, as buscas foram entre os anos de 2011 e 2014 e no 2º quadriênio da Plataforma. Porém, em ambas as investigações o número de periódicos foi alto, o que nos levou a filtragem e seleção dos itens, uma classificação dos textos diretamente relacionados à política de formação de professores. Na IC, foram usados os descritores “políticas para a formação de professores”, “políticas de formação de professores”, “formação de professores e políticas educacionais”, “políticas educacionais e formação de professores”, “formação docente e políticas públicas” e “políticas de formação docente”. Enquanto na dissertação foram utilizados os descritores “políticas de formação de professores”, “políticas educativas”, “políticas de formação de professores” “políticas de formação de professores para educação básica” e “formação de professores” (Alves, 2020).

Os resultados do emprego desses descritores na dissertação geraram 39 artigos científicos que posteriormente tiveram uma seleção de 8 periódicos acadêmicos nacionais e que se classificaram em A1, enquanto os periódicos A2 obtiveram um total de 10 itens, dividindo-se entre todas as regiões do Brasil, porém, as que apresentaram dados sobre o tema da dissertação vieram do Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste do país. Na IC, os dados gerados foram de 38 artigos científicos entre os periódicos A1 e A2. 

Salienta-se que a abordagem usada para as investigações foi a qualitativa, ela é classificada em um estudo que é caracterizado por sua complexidade causada pela essência do ser humano que a envolve, estabelecendo técnicas e critérios para a seleção de dados e a sua análise e isso acontece por meio do contexto social, ideológico e cultural que influencia nos resultados. À vista disso, gerou-se o objetivo de analisar os dados de modo imparcial, todavia, foi inevitável a isenção total para a análise documental uma vez que ela se vale na parcialidade de interpretação de outros seres (Ludke e André, 2018).

Por se tratar de uma investigação que teve uma abordagem qualitativa usando a análise documental em ambas, o corpus respaldou-se nos periódicos acadêmicos selecionados. Além dessa discriminação, compreendeu-se que no contexto brasileiro, a investigação em educação tem em sua face a abordagem da pesquisa denominada estado da arte ou “pesquisa do conhecimento”. Temas como o da alfabetização no Brasil, os rumos da pesquisa brasileira em educação, as tendências das pesquisas acadêmicas, formação de professores e as políticas educacionais, são recorrentes no âmbito do estado da arte, segundo De Almeida Ferreira (2002). 

Além da abordagem qualitativa, outro protocolo foi usado para a seleção e compreensão das informações dos artigos selecionados na IC e na dissertação. Um protocolo com informações para cada um dos artigos, contendo os dados como: título do periódico, sua qualificação, ano, volume, título do artigo, autores, filiações, palavras-chave, síntese do resumo e resumo original, adicionando ainda campos para a conferência das etapas que constituíam a redação do resumo. Abaixo é possível ver o protocolo utilizado para a análise de cada um dos artigos selecionados e posteriormente lidos:

Tabela 1 – Quadro de protocolo para a seleção de artigos científicos

Fonte: RCF – FAPESP processo nº 2015/14222-0. / 2019.

A utilização desse protocolo nos levou a novos dados gerados para a observação inicial sobre como o campo educacional nacional estava se moldando diante das políticas de formação de professores. 

A IC nos deu bons resultados relativos às disputas do campo educacional nacional naquele momento, os estudos apresentaram alguns resultados importante, os artigos selecionados na IC vieram de 3 importantes periódicos acadêmicos no período do estudo, foram o periódico Revista Brasileira de Educação (RBE), Educação e Pesquisa (A1) e a Revista Diálogo Educacional (A2). A seleção deles se deu no fato dessas revistas terem apresentado naquele momento os maiores índices sobre as políticas educacionais de formação de professores na busca e seleção com as palavras-chave.

A IC nos permitiu a visualização da disposição das cooperações científicas e culturais no país, além disso, foi possível observar as contribuições de autores estrangeiros que os periódicos abrangeram junto ao tema da pesquisa. Nesse mesmo modo de análise protocolar, as principais fontes bibliográficas foram registradas, além das regiões nacionais que pertenciam os autores dos artigos selecionados, junto das instituições que pertenciam.

Já na dissertação, alguns resultados se mostraram distintos dos que encontramos na investigação efetuada em apenas 1 ano. A escrita da dissertação nos apresentou novos dados e artigos mais complexos para a análise documental, por essa razão, a Metapesquisa foi utilizada como balizador das análises feitas nos artigos científicos selecionados no estudo de 2 anos. Esse conceito de Metapesquisa nasceu das análises de Mainardes (2018), ela foi apresentada como a pesquisa dentro da investigação, um elemento que vislumbra o processo de uma investigação sobre uma determinada área ou campo, abordando um tema que seja de uma esfera específica.

Mainardes (2018) cita que dentro da literatura do estudo dos campos da formação de professores, a literatura inglesa cunha o termo como meta-research e meta-study e que quando traduzido se mostra como meta-estudo ou meta-pesquisa, contudo, alguns estudiosos discorrem que a primeira nomeação seja a mais bem alocada no campo dos estudos relacionados às políticas de formação de professores, a apropriação desse termo é colocada como uma análise e interpretação de dados de outros estudos. Segundo o autor, as Ciências Sociais e Humanas usam a Metapesquisa como a realização de uma avaliação de uma pesquisa, reconhecendo as características, tendências e fragilidades no desenvolvimento de um campo ou eixo temático investigativo. Por isso ele se diferenciar das revisões literárias, sistêmicas, do estado da arte ou do conhecimento, a Metapesquisa se guia pela disciplina e postula o avanço da pesquisa, mas isso se dá pelas experiências já estabelecidas pelo pesquisador, ou seja, ela acontece somente quando o investigador já usou alguns dos meios de estudo aqui citados, ou seja, a sintetização de investigações já feitas durante um período, seja ele acadêmico, corporativo ou curiosidade. 

Essa busca pela análise, principalmente dos fundamentos teóricos das pesquisas que tem como significado o desenvolvimento teórico do campo do qual as investigações fazem parte, é o estabelecimento da análise dos resultados e processos utilizados pelos outros autores e pesquisadores que gera curiosidade e questionamentos sobre o seu uso. Isso se deu porque no fim dos anos de 1990 os estudos de Metapesquisa foram priorizados por estudos de revisão que mapearam a produção e a identificação das investigações na academia, o que hoje leva a preocupação sobre a qualidade e a importância de se analisar pesquisas, fundamentações teóricas e o papel da teoria na investigação. 

Por essa razão, a consistência e a coerência das investigações da IC estabelecem métodos e regras essenciais, sendo a leitura analítica a primeira delas, até porque, é crucial entender que ler vai além de uma abordagem superficial e mecânica. Refletir sobre essa prática, também na dissertação, passou pela pesquisa das publicações que tiveram uma ótica empregada para expressar o referencial teórico e os princípios éticos que direcionaram a análise e o posicionamento epistemológico dos autores dos trabalhos eleitos e analisados dentro de um complexo momento do desenvolvimento de ambos os estudos. Daí o uso de um protocolo que verificou a qualidade dos artigos e a seleção dos que realmente abordavam as políticas de formação de professores de educação básica. 

Segundo Araujo (2022) a pesquisa, mais especificamente a pedagógica, seja ela em qual ambiente esteja, no escolar, no administrativo ou acadêmico, não é uma tarefa tão fácil, isso porque uma investigação requer algum domínio teórico pois, fora disso, existe um alto risco de se banalizar o seu conceito e as abordagens de uma pesquisa. O que pode comprometer a produção científica de um campo como o da educação. O rigor científico demanda do desenvolvimento de atitude diante do subjetivo facilmente visto sem alicerce que nasce da má compreensão sobre como é e como proceder nas abordagens de uma pesquisa.

A autora cita também que é na atividade de pesquisa que o professor passa a se enxergar dentro dos instrumentos de investigação, o que culmina na melhoria da aprendizagem como um todo, no como reproduzir o saber, em como ensiná-lo, no como representá-lo, na elaboração dos exemplos e sua aplicação final. 

A política de formação de professores vista dentro da pesquisa realizada na IC nos coloca justamente dentro dessas reflexões, Freire (1996) nos fala que

Só aprende aquele que se apropria do aprendido transformando-o em apreendido, com o que pode por isso mesmo, reinventá-lo; aquele que é capaz de aplicar o aprendido-apreendido a situações existentes concretas.

Quando abordamos a questão de uma pesquisa, é necessário embasar um pouco mais o que seria a questão do entendimento de uma investigação e de como ela se dá, de como decorre uma pesquisa no âmbito acadêmico; para tanto, entendemos que isso é nomeado de letramento científico ou alfabetização científica, um assunto que vem sendo abordado por muitos pesquisadores no campo da educação no Brasil. Santos (2007) nos informa que a alfabetização científica ou a cultura científica seria o domínio de conhecimentos científicos e tecnológicos necessários para o ser humano se desenvolver na vida cotidiana. Seria ela uma produção cultural demarcada por uma perspectiva ocidental que nos foi imposta pelos europeus, uma espécie de serviço para a humanidade, mas que no Brasil foi tardiamente implementada em seus currículos escolares. O autor comenta que esse tipo de estudo só teve a sua incorporação ao currículo escolar nacional em 1930 com o processo de inovação e a busca do crescimento tecnológico brasileiro. 

Espírito Santo (2023) nos mostra que a primeira revolução científica da ciência moderna foi fundada com a revolução e as transformações da tecnologia e a organização das sociedades. Com essa finalidade, a globalização do século XX no ocidente se aliou a órgãos como a Unesco e defenderam a necessidade da evolução do nível do letramento científico da população em geral. 

Entendendo essa proposição, a seguir daremos início a discussão dos resultados alcançados nas investigações que acionaram a questão da pesquisa e da cultura científica, além dos primeiros dados referentes a tese doutoral

Alguns resultados alcançados em uma IC e uma dissertação: A evolução da análise e a Cultura Científica dentro de uma tese

Os resultados apresentados nas pesquisas nos trazem agora pontos importantes relativos à cultura científica e a interpretação dos dados adquiridos na coleta, um exemplo bem prático é a evolução das informações encontradas dentro da IC e da dissertação, além dos dados iniciais da tese.

O que pôde ser observado entre as duas primeiras investigações foram a predominância das pesquisas entre o Sul e o Sudeste do Brasil, a evolução nas publicações de faculdades e universidades da região Norte e Nordeste do país, algo que até então não chamava a atenção na IC, mas que logo apresentou novos olhares na dissertação. O que também foi relevante e percebido foram a variedade de periódicos que foram pesquisados no decorrer dos últimos 5 anos de IC e Mestrado, uma gama de revistas que até então não tinham grande expressão e que no momento da dissertação se mostraram relevantes e de grande importância para a discussão sobre os enfrentamentos e disputas ocorridas no campo educacional brasileiro de formação de professores. Para além dessas informações, os eixos temáticos que nasceram para a discussão do assunto das políticas de formação de professores se colocaram com algumas semelhanças e assuntos de mesma esfera, como valorização, novas políticas para a formação de professores e os seus resultados após alguns anos de seu funcionamento, as vozes dos professores e docentes que exercem a função de formação de profissionais da educação e as discussões de alguns pesquisadores do campo educacional brasileiro.

Já na tese, a investigação foi realizada dentro de uma nova plataforma e mais completa, possibilitando o acesso a diversas outras bases de periódicos acadêmicos, muito mais ampla, com delimitações que podem nos colocar em contato com pesquisas de qualquer parte do mundo. A plataforma usada na pesquisa é a Dimensions (Dimensões), um sistema integrado de conhecimento de pesquisa que elabora o processo de descobrimento e acesso à estudos. Gerado pela Digital Science em companhia de mais de 100 organizações de pesquisa de destaque em campo global, o Dimensions une subsídios, publicações, citações, métricas de opções, ensaios clínicos, patentes e documentos de políticas. Ela proporciona uma plataforma que habilita os usuários a encontrarem e acessarem as informações mais relevantes de maneira rápida, a avaliarem os resultados acadêmicos e de pesquisa de modo globalizante, e a conseguirem perceber novas formas de pesquisa. Dentro da inquirição inicial feita na tese, logrou-se algumas amostras de como o campo da formação de professores de educação básica em países que falam a Língua Portuguesa é bem diferente do que se imagina, algo que apareceu no decorrer das investigações.

Desse modo, a pesquisa foi definida e traz em comum o desafio do mapeamento e discussão da produção acadêmica em distintos níveis do campo do conhecimento; além disso, busca-se responder aspectos e importâncias que são destaque em diferentes anos e locais do estudo referente ao campo educacional de países da lusofonia. A investigação nesse aspecto é reconhecida por efetuar uma metodologia de natureza enumerada e descritiva da construção acadêmica e científica sobre o tema, categorizando e dando face às características aos trabalhos e os seus conjuntos que estão sendo analisados (De Almeida Ferreira 2002, p.258). 

Na dissertação, a análise do corpo editorial também foi efetuada, porém a análise sobre as fontes bibliográficas nos resguardou de alguns entendimentos sobre as discussões das políticas de formação de professores e profissionais de educação básica. Por ter sido uma investigação de abordagem qualitativa junto a análise documental por meio da metapesquisa, esse modo de investigar nos deu a importância da verificação das referências usadas pelos autores dos artigos, ela deu clareza as estruturas das quais se consolidam as pesquisas em políticas de formação de professores de educação básica no Brasil. A coordenação das discussões dessas bases manifestou quais são as forças que se conflitavam dentro do campo dessas políticas, conjecturando na análise das leis, deliberações, decretos e ações para a formação de professores de educação básica, o que originou a composição da identidade das publicações referentes ao tema da investigação científica da inquirição da dissertação.

A tese de doutorado nos coloca em outra perspectiva na atual conjuntura, isso porque os resultados iniciais culminaram nos determinados dados a seguir: 

Tabela 2 – Tabelas de seleção e mecanismos de buscas para artigos científicos relacionados ao tema da tese

Fonte: elaborado pelos autores. 

A primeira ponderação a ser feita aqui se refere a educação da ciência e a cultura científica, isso porque, segundo Santos (2007) as condições sociais de produção e a apropriação do conhecimento se apresenta nas pressões sociais e sobre a autonomia da ciência, ou seja, as diferentes compreensões sobre as relações entre a ciência, a tecnologia e a sociedade ampliaram as proposições de análise sobre a base organizativa dos que fazem a ciência em si. Ela acaba por residir em um campo específico de condições sociais de produção, num campo o qual ele está delimitado pela sua estrutura e o funcionamento de alguma força que o coloca nesse status, um status sociopolítico que têm vários componentes e que a todo tempo debatem a praticam a sua forma para tal resultado ou verdade. 

Araujo (2022) exemplifica que a partir das ações de ver, ouvir, sentir e pensar é que devemos considerar o caminho das relações sociais como forma também de entender, investigar e conhecer o mundo em que vivemos. A autora pontua que as crianças, por exemplo, conseguem exercem a ação investigativa através de inúmeras ações, mas que por meio de projetos de trabalhos é que elas podem aprender favorecendo suas diferentes formas de pensar, sentir e agir, isso em diferentes áreas do conhecimento e por vias e múltiplas linguagens. Isso surge dentro das investigações aqui descritas quando tratamos da Cultura Científica, pois elas priorizaram dentro do ensino a função social das ciências e das tecnologias, além do desenvolvimento das atitudes e valores em relação a elas (Espírito Santo, 2023). 

Os resultados da IC se desdobraram a partir do momento do entendimento do Corpus investigativo, na segmentação da metodologia usada e na precisão da seleção dos periódicos acadêmicos e os respectivos artigos separados. Essa conjuntura nos levou ao entendimento de como elas são importantes mecanismos de significação dos discursos que aconteciam no triênio da WebQualis da CAPES para o campo educacional nacional ao conceber a composição da identidade destes meios de comunicação científica.  

Sabendo disso, o procedimento de análise concebeu o desenvolvimento de um painel para a relação dos títulos dos artigos e a produção de gráficos que apresentavam as regiões em que os autores eram filiados, além de outros diagramas que mostraram as Instituições de Ensino Superior que eles pertenciam, vejamos: 

Figura 1 – Resultados alcançados e apresentados no relatório final da IC

Fonte: RCF – FAPESP processo nº 2015/14222-0. / 2019

Para além dos dados iniciais, a IC possibilitou a visão de quais regiões pertenciam os autores dos artigos selecionados dentro dos três periódicos elencados:

Figura 2 – Resultados alcançados e apresentados no relatório final da IC

Gráfico, Gráfico de pizza
Descrição gerada automaticamente
Gráfico, Gráfico de pizza
Descrição gerada automaticamente
Gráfico, Gráfico de pizza
Descrição gerada automaticamente

Fonte: RCF – FAPESP processo nº 2015/14222-0. / 2019

Na investigação realizada na IC, o mapeamento institucional também foi realizado e apresentou as seguintes informações:

Figura 3 – Resultados apresentados sobre as filiações dos autores dos artigos 

Gráfico
Descrição gerada automaticamente
Gráfico
Descrição gerada automaticamente
Gráfico, Gráfico de barras
Descrição gerada automaticamente

Fonte: RCF – FAPESP processo nº 2015/14222-0. / 2019

Com o acesso desse primeiro saber, foi possível apresentar mais dados dentro da dissertação defendida para a obtenção do título de mestre em educação, nessa investigação os gráficos se colocaram dessa maneira:

Figura 4 – Resultados alcançados e apresentados na dissertação

Gráfico, Gráfico de barras
Descrição gerada automaticamente
Gráfico, Gráfico de pizza
Descrição gerada automaticamente
Gráfico
Descrição gerada automaticamente

Fonte: Alves, 2020.

Para além desses resultados, dentro da investigação de Pós-Graduação, existiram novas informações obtidas que apresentaram um diagrama de como era composto, até aquele momento, as leis, decretos e como o MEC funcionava sobre os dispositivos educacionais e a criação dessas políticas públicas educacionais, datando as suas criações, modificações e planos nacionais que acionavam os dispositivos legais de formação docente no Brasil vejamos:

Figura 5 – Mapa das políticas, leis, decretos e resoluções

Tabela
Descrição gerada automaticamente

Fonte: Alves (2020).

Mainardes (2018) cita que a Metapesquisa tem como primazia, a compreensão das tendências do campo com base nos recortes efetuados através da seleção, separação e estudo dos artigos que tiveram um critério de eleição, isso nos coloca dentro da concepção sobre as PFPEB. O que nos leva a uma conjuntura de periódicos acadêmicos que estruturaram os mecanismos da composição da identidade dos meios de comunicação científica e da cultura científica do discente.

Dos Santo Nervo e Ferreira (2015) colaboram nessa questão ao tocar no ponto da importância da pesquisa para a formação científica no Ensino Superior, lembrando da fragilidade e da falta de hábito pela investigação desde o processo de aprendizagem que se acessam a educação escolar, perpassando pelo Ensino Fundamental e Médio; esse último coloca o jovem que sai da escola em conflito quando chegam no Ensino Superior e se encontram com a academia e o quanto ela exige esse saber, pois para os autores: 

A pesquisa de longe é um instrumento essencial para a concepção de um conhecimento primoroso, a rotina da leitura, da pesquisa e a construção do conhecimento são aspectos intrínsecos ao ingressante de nível superior. No entanto não se pode negar a ineficiência que esse ensino tem produzido em relação à metodologia da pesquisa, pois nos deparamos com jovens adentrando nas universidades sem a mínima noção de trabalhos científicos, sem o desejo e interesse pela pesquisa (2015, p .31).

Alves (2020) compartilha a informação sobre a escolarização tardia no Brasil, uma universalização que só foi feita na virada dos anos 2000, somente 6 anos depois é que a duração do ensino fundamental obrigatório foi ampliada e que as idades foram realmente estabelecidas, dos 4 aos 17 anos. Trata-se aqui de uma garantia de educação e de efetividade que o estado deve prover, isso é o que a constituição de 1988 coloca como prioridade.

Com o decorrer do desenvolvimento da IC e da dissertação que apresentaram tantos dados e estatísticas, agora, os resultados iniciais encontrados dentro da tese se mostraram bem robustos e apresenta novos desafios diante das análises a serem realizadas através dos dados iniciais coletados dentro da plataforma Dimensions, o que pode ser visualizado a seguir: 

Figura 6 – Dados iniciais coletados no Dimensions para a tese em educação (2023)

Fonte: Plataforma Dimensions (pesquisa realizada em: 27 de maio de 2023)

Gráfico, Gráfico de linhas
Descrição gerada automaticamente

Fonte: Plataforma Dimensions (pesquisa realizada em: 27 de maio de 2023)

Gráfico
Descrição gerada automaticamente

Fonte: Plataforma Dimensions (pesquisa realizada em: 27 de maio de 2023)

A partir do momento que a maior parte dos dados foram separados, isso nas três investigações, uma nova maneira de abordar o assunto sobre as políticas de formação de professores de educação básica apareceu, cada uma das pesquisas teve seus resultados alcançados. Dentro da IC o estudo analisou as políticas de formação de professores no Brasil, com base em artigos publicados em três periódicos científicos de educação. Os resultados mostram que a maioria dos autores e instituições que publicam sobre o tema estão localizados nas regiões Sul e Sudeste do país. O corpo editorial das revistas e suas filiações também estão concentrados nessas regiões. A parcela estrangeira que publica sobre políticas de formação de professores continua dominada por Portugal e Espanha. Nota-se, ainda, a falta de mais representantes do tema nas regiões Norte e Nordeste do país. 

Na dissertação a pesquisa buscou compreender as concepções sobre as políticas de formação de professores da educação básica no Brasil por meio das publicações de artigos científicos em periódicos acadêmicos nacionais. A maioria dos artigos publicados sobre o tema foram produzidos em periódicos classificados em A2 e que abordam a importância das políticas para a formação de professores Os autores dos artigos parecem não ter uma compreensão complexa das políticas, citando apenas a LDBN que é a principal criação do Poder Executivo em relação a educação nos anos 1990. Foi perceptível que poucos autores se debruçaram para entender a maioria das políticas e a evolução das portarias, decretos e afins, mas uma política efetiva de formação de professores de educação básica, aquele que atua nos anos fundamentais, ainda não foi criada.

Agora há novos dados, uma melhor disposição e apresentação deles, o que nos coloca em um novo momento para a análise de dados, o que requer atenção na cultura científico, mas isso se deu porque dentro das investigações, a manifestação para a realização destes trabalhos teve estímulos totalmente diferentes um do outro, inclusive na transição da IC para dissertação. 

Santos Nervo e Ferreira (2015) citam que a escola tem como desígnio formar criaturas autônomas, críticas e desassociadas do senso comum. Esses são propósitos que devem ser trabalhados desde os anos iniciais da escolarização até o acesso à educação superior, e por trás disso há um grande empenho da parte docente.

O estudo se torna peça-chave da formação dos indivíduos, preparando-os para a “batalha” diária que requer um olhar científico e indagador, e a experimentação com a pesquisa científica oferece toda essa potencialidade humana, uma vez que o processo de aprendizagem é de extrema complexidade. Segundo eles: 

O elo entre a pesquisa e o pesquisar é o docente e ele deve ser um constante pesquisador, é dele que vem o papel de multiplicador do hábito da leitura, da escrita e da curiosidade, o professor deve ser o incentivador, abrindo lacunas para que sejam preenchidas por seus discentes através da arte de pesquisar, aguçar o limite da compreensão e tornar o aluno um pesquisador, e o docente deve compreender que sua profissão não se resume em simplesmente transmitir o conhecimento e sim em reconstruir o conhecimento, e ele cabe o papel principal. (Santos Nervo e Ferreira, p. 32, 2015).

É essencial a confiabilidade e a ajuda na hora da busca e os meios a serem usados dentro de uma investigação. Esse é um ponto delicado dentro das pesquisas, porque por mais que se pense que dentro de uma pós-graduação isso possa ser trabalhado de diversas maneiras, ainda existe a pertinente questão de alguns problemas que precisam ser manejados, entretanto, há momentos que isso se torna difícil, seja pela parte discente quanto para os docentes.  É algo que necessita muito cuidado, haja visto que nem todos os campos da educação e seus principais agentes dominam ou conseguem agregar as variadas formas de pesquisas existentes, entretanto, aquele que orienta o discente, deveria ter como fonte norteadora a pesquisa em si mesmo e em qualquer etapa da docência, seja no seu princípio e ou no diminuir da vida acadêmica. 

Conclusão

As pesquisas, sejam onde estejam sendo realizadas, necessitam de respaldo em determinados momentos e muitas vezes, de alguém que possa ou tenha tido também uma cultura científica, seja ele atualizado ou não. Elas levantam a discussão referente ao compromisso das universidades não só com os seus discentes, mas também para com os seus docentes, a disponibilização e incentivo a continuidade da formação desses profissionais é um dos grandes desafios em torno desse tema. Ele ainda segue envolto de alguns problemas que passam pela sua carga de trabalho, a depender da área, até a recepção dos discentes que muitas das vezes tem o contato com a pesquisa muito pouco explorado ou inexistente. 

É preciso compreender que a LBD discorre sobre o ensino superior, que tem por objetivo o desenvolvimento integral do estudante, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho, bem como instigar a criação cultural, o progresso do espírito científico e do pensamento reflexivo, o incentivo ao trabalho de pesquisa e a investigação científica, o objetivo é promover o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, bem como a criação e difusão da cultura. Além disso, pretende-se desenvolver o entendimento do ser e do meio em que vive, bem como promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade. Por fim, busca-se a comunicação do saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação. Uma das eventualidades em busca do conhecimento é o ensino por meio da pesquisa, desenvolvendo a emancipação dos alunos, encorajando-os a questionamentos constantes.

As pesquisa realizada academicamente se baseiam em paradigmas pré-estabelecidos pelas instituições de ensino superior, isso é para que elas sejam reconhecidas por esses meios, isso é importante, porém, é perceptível o afastamento entre o que se vive de fato nas escolas o que se passa nas universidades de um país tão grande como o Brasil. Algo que gera o distanciamento entre o docente e professor de educação básica nacional, esse é um empecilho que diminui as possibilidades de se fazer uma investigação junto e com esses profissionais da educação.

Foi possível estabelecer esses objetivos no decorrer das investigações que o discente apresentou, os resultados que formaram estatísticas, gráficos e tabelas apresentaram em sua reunião o visível crescimento do estudante e de como ele conseguiu separar e interpretar os dados coletados nas bases de dados usadas durante todo seu percurso científico, ou seja, é perceptível a evolução de sua cultura científica.

Essas pesquisas precisam ser reconhecidas socialmente, contudo, a aplicação disso se dará com a conceitualização do tema dentro das universidades, sem se esquecer do cuidado de não memorizar tal busca por resposta e novos apontamento, o que é de fato a finalidade de uma investigação, seja ela efetuada em qualquer área. 

O ensino e a pesquisa caminharam juntas dentro das pesquisas de IC e dissertação, o que culminou numa formação continuada do discente, seu nível de observação e coleta de dado cresceu quando vemos os novos dados alcançados dentro de uma outra plataforma que apresenta seus dados muito bem delineados e consistente.

Neste artigo foi possível perceber justamente esse crescimento e evolução nas coletas de dados, no campo da investigação, nos mecanismos de busca e na análise dos dados. O reconhecimento disso se deu na conceituação das epstemologias que garantiu a legitimidade de cada um dos passos dados dentro da vida acadêmica do discente. É claro que ainda existem muitos outros pontos a serem revisto, ressaltados e melhorados, entretanto, as abordagens metodológicas e teóricas se mostraram edificadoras e primordiais para a discriminação de cada um dos pontos experenciados pelo aluno da pós-graduação em educação de uma universidade do interior paulista. O que culminou na construção de novos conhecimentos sobre a pesquisa e de como ela funciona desde a elaboração de uma IC na graduação, até o momento do desenvolvimento de uma tese.

Sabendo disso, a pós-graduação na vida de um acadêmico significa a evolução na formação do ser, pois, sem o ensino da pesquisa, não existe uma pesquisa sem ensino, não há complementação Não cabe se sentir superior por justamente apontar que a universidade lhe dá essa possibilidade, é preciso compreender que a trajetória dentro das investigações são os resultados de tudo o que se foi aprendido no decorrer da vida, além da acadêmica, de qualquer indivíduo que sempre almejou ou aprendeu que o conhecimento é libertador.


3 A dissertação pode ser acessada em: http://hdl.handle.net/11449/193185. A mesma teve financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
4 O que se deve atentar aqui é que a partir do ano de 2017 as classificações dos periódicos se modificaram (Alves, 2020).
5 Pesquisa de Iniciação Científica financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) processo nº 2015/14222-0.

REFERÊNCIAS

ALVES, Fábio Vinicius. As concepções das políticas de formação de professores de educação básica em periódicos acadêmicos brasileiros. Orientadora: Iraíde Marques de Freitas Barreiro. 2020. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2023

BOURDIEU, Pierre; ORTIZ, Renato. O campo científico. Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, p. 122-155, 1983. 

DE ALMEIDA FERREIRA, Norma Sandra. Pesquisas intituladas estado da arte: em foco. Revista Internacional de Pesquisa em Didática das Ciências e Matemática, p. e021014-e021014, 2021.

ARAUJO, Luciana Aparecida de. Diálogos entre a pesquisa pedagógica e a criança como sujeito dos processos investigativos: Uma proposta para a prática educativa. Tese de Livre-Docência. Unesp, 2022. 

DOS SANTOS NERVO, Alessandra Cristiane; FERREIRA, Fábio Lustosa. A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO PARA A FORMAÇÃO CIENTÍFICA DE EDUCANDOS DO ENSINO SUPERIOR. Educação em Foco, Edição nº: 07, 2015

ESPÍRITO SANTO, Gabriel Scoparo do. Por uma cultura científica: aproximações entre letramento científico e a iniciação científica. Orientador(a): Luciana De Araújo. 2023. 109 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2023. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/c8cfaa4b-907b-4079-b641-a2201f1522df. Acesso em: 20 de dezembro de 2023. 

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: EGA, 1996.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli EDA. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 1986. São Paulo: EPU, 2018. 

PENITENTE, Luciana Aparecida de Araujo. Professores e pesquisa: da formação ao trabalho docente, uma tessitura possível. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores[S. l.], v. 4, n. 7, p. 19–38, 2012. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/61. Acesso em: 12 jan. 2024.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista brasileira de educação, v. 12, p. 474-492, 2007.

SCHEID, Neusa Maria John. História da ciência na educação científica e tecnológica: contribuições e desafios. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 11, n. 2, 2018.


1 Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Filosofia e Ciência de Marília – UNESP/Marília. Mestre e Discente de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unesp/Marília (PPGE – Unesp Marília) e membro do Grupo de Estudos em Pesquisa Pedagógica e Cultura Científica (GEPPECC). Professor de Língua Portuguesa e Língua Espanhola pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEDUC-SP). ORDIC: https://orcid.org/0000-0001-9899-2375; E-mail: fabio.alves@unesp.br.
2 Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Faculdade de Filosofia e Ciência de Marília – UNESP/Marília. Professora Associada pela Faculdade de Filosofia e Ciências – Unesp/ Marilia, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE – Unesp Marília) e coordenadora do Grupo de Estudos em Pesquisa Pedagógica e Cultura Científica (GEPPECC). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1147-5039; e-mail: luciana.a.araujo@unesp.br.