INTEGRATED CURRICULUM IN YOUTH AND ADULT EDUCATION: AN INTEGRATIVE REVIEW OF SCIENTIFIC PRODUCTION
CURRÍCULO INTEGRADO EN LA EDUCACIÓN DE JÓVENES Y ADULTOS: UNA REVISIÓN INTEGRATIVA DE LA PRODUCCIÓN CIENTÍFICA
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202506052033
Magda de Souza Santos Melo Silva1
RESUMO
Este artigo apresenta uma revisão integrativa da produção científica sobre o currículo integrado na Educação de Jovens e Adultos (EJA) entre 2021 e 2025. A proposta de currículo integrado, fundamentada em por Ramos (2005), (Frigotto, 2005), Ciavatta (2005), Kuenzer (2005), visa superar a fragmentação entre formação geral e profissional, promovendo uma educação omnilateral e emancipadora. A análise considerou cinco estudos selecionados em bases acadêmicas, utilizando a análise de conteúdo temática para identificar concepções, desafios e contribuições relacionadas ao currículo integrado na EJA. Os resultados evidenciam avanços teóricos impulsionados pela institucionalização do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), mas também apontam desafios persistentes, como a formação docente e a efetiva articulação entre as áreas do conhecimento. O estudo reafirma a relevância da integração curricular para a qualificação da educação de trabalhadores que historicamente tiveram seu direito à escolarização negado, contribuindo para o aprofundamento teórico e a qualificação das práticas pedagógicas na EJA.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos; currículo integrado; educação profissional; PROEJA; revisão integrativa.
ABSTRACT
This article presents an integrative review of the scientific production on the integrated curriculum in Youth and Adult Education (EJA) between 2021 and 2025. The integrated curriculum proposal, based on Ramos (2005), (Frigotto, 2005), Ciavatta (2005), Kuenzer (2005), aims to overcome the fragmentation between general and professional training, promoting an omnilateral and emancipatory education. The analysis considered five studies selected on academic bases, using thematic content analysis to identify concepts, challenges and contributions related to the integrated curriculum in EJA. The results demonstrate theoretical advances driven by the institutionalization of the Program for the Integration of Vocational Education into Secondary Education in the Adult Education Modality (PROEJA), but also point to persistent challenges, such as teacher training and effective articulation between areas of knowledge. The study reaffirms the relevance of curricular integration for the qualification of the education of workers who have historically had their right to schooling denied, contributing to the theoretical deepening and the qualification of pedagogical practices in EJA..
Keywords: youth and adult education; integrated curriculum; professional education; PROEJA; integrative review.
RESUMEN
Este artículo presenta una revisión integradora de la producción científica sobre el currículo integrado en la Educación de Personas Jóvenes y Adultas (EJA) entre 2021 y 2025. La propuesta del currículo integrado, basada en Ramos (2005), (Frigotto, 2005), Ciavatta (2005), Kuenzer (2005), tiene como objetivo superar la fragmentación entre la formación general y profesional, promoviendo una educación omnilateral y emancipadora. El análisis consideró cinco estudios seleccionados sobre bases académicas, utilizando el análisis de contenido temático para identificar conceptos, desafíos y contribuciones relacionados con el currículo integrado en EJA. Los resultados demuestran avances teóricos impulsados por la institucionalización del Programa de Integración de la Formación Profesional a la Educación Secundaria en la Modalidad de Educación de Personas Jóvenes y Adultas (PROEJA), pero también apuntan desafíos persistentes, como la formación docente y la articulación efectiva entre áreas de conocimiento. El estudio reafirma la relevancia de la integración curricular para la cualificación de la formación de trabajadores que históricamente tuvieron negado el derecho a la escolarización, contribuyendo a la profundización teórica y cualificación de las prácticas pedagógicas en EJA.
Palabras-clave: educación de jóvenes y adultos; plan de estudios integrado; educación profesional; PROEJA; revisión integradora.
INTRODUÇÃO
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) configura-se como uma modalidade fundamental para a garantia do direito à educação e à promoção da justiça social, especialmente em países marcados por profundas desigualdades como o Brasil. Nesta perspectiva, a proposta de currículo integrado tem se destacado como uma estratégia pedagógica que visa superar a fragmentação entre a formação geral e a formação profissional, buscando proporcionar uma formação humana omnilateral, conforme preconizado por Ramos (2005), (Frigotto, 2005), Ciavatta (2005), Kuenzer (2005). No contexto da EJA, essa concepção ganha contornos ainda mais significativos, uma vez que os sujeitos que a compõem são, em sua maioria, trabalhadores que não tiveram acesso à escolarização em tempo regular.
O currículo integrado, tal como concebido por Ramos (2005), pressupõe a articulação entre diferentes campos do conhecimento, promovendo a superação da lógica disciplinar fragmentada que historicamente orientou a organização dos sistemas educacionais brasileiro. Essa proposta dialoga com a defesa da politecnia e com a compreensão do trabalho como princípio educativo, elementos centrais na concepção de uma educação emancipadora e crítica.
No âmbito das políticas públicas brasileiras, a criação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), em 2005, representou um marco na institucionalização da proposta de currículo integrado na EJA. A política do PROEJA busca responder aos desafios históricos da educação profissional no país, propondo a integração entre educação básica e formação técnica como estratégia para a elevação da escolaridade e qualificação profissional da população trabalhadora.
Entretanto, apesar dos avanços normativos e conceituais, a implementação do currículo integrado na EJA tem sido permeada por inúmeros desafios, que vão desde questões estruturais e organizacionais das instituições educacionais até dificuldades pedagógicas relativas à formação dos docentes e à construção de práticas efetivamente integradas (Frigotto 2005; Ciavatta, 2005; Ramos, 2005). Neste cenário, a produção acadêmica nacional tem se dedicado a pesquisar as múltiplas dimensões do currículo integrado na EJA, evidenciando tanto suas potencialidades quanto seus limites.
Diante desse contexto, o presente artigo tem como objetivo realizar uma revisão integrativa da produção científica acerca do currículo integrado na Educação de Jovens e Adultos, no recorte temporal de 2021 a 2025. A escolha pela revisão integrativa justifica-se pela possibilidade de sistematizar conhecimentos produzidos em diferentes abordagens metodológicas, proporcionando uma visão abrangente e crítica sobre o tema (Botelho; Cunha; Macedo, 2011).
Assim, busca-se, a partir da análise dos estudos selecionados, identificar as principais concepções, desafios e contribuições sobre o currículo integrado na EJA, contribuindo para o aprofundamento teórico e a qualificação das práticas pedagógicas nesse campo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A concepção de currículo integrado na EJA emerge de uma crítica ao modelo tradicional de organização curricular fragmentado e disciplinar, que historicamente predominou nas escolas brasileiras. No contexto da EJA, esse debate adquire contornos específicos, na medida em que visa responder às necessidades formativas de sujeitos com trajetórias escolares interrompidas, que buscam, simultaneamente, a elevação da escolaridade e a qualificação profissional.
De acordo com Arroyo (2017), a EJA representa um espaço de construção de identidades e de ressignificação das experiências vividas pelos sujeitos trabalhadores, sendo imprescindível que o currículo se organize a partir das especificidades desses estudantes. Nessa perspectiva, o currículo não deve ser concebido apenas como um conjunto de conteúdos a serem transmitidos, mas como um processo social e cultural, que articula saberes, valores e práticas, promovendo a formação integral dos sujeitos.
O debate sobre o currículo integrado ganhou centralidade com a criação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), instituído pelo Decreto nº 5.840/2006. Esse programa propõe a articulação entre a formação geral e a formação profissional, tendo como princípios fundantes a formação humana integral, a indissociabilidade entre teoria e prática, o trabalho como princípio educativo e a pesquisa como princípio pedagógico (Brasil, 2006).
De acordo com Ramos (2005), a proposta do currículo integrado, especialmente no âmbito do PROEJA, visa romper com a dicotomia entre educação básica e educação profissional, tradicionalmente organizada de forma estanque, e possibilitar aos trabalhadores-estudantes uma formação omnilateral, que contemple o desenvolvimento das dimensões intelectual, ética, estética e política. Nesse sentido, o currículo integrado é entendido como uma construção coletiva e dinâmica, que busca estabelecer relações de sentido entre os diferentes componentes curriculares, superando a simples justaposição de conteúdo.
Saviani (2007), ao tratar da pedagogia histórico-crítica, destaca que a educação escolar deve possibilitar a apropriação dos conhecimentos historicamente produzidos pela humanidade, orientando-se pela perspectiva da formação integral. Esse princípio converge com a proposta do currículo integrado, que visa a formação de sujeitos críticos e reflexivos, capazes de compreender e transformar a realidade social em que estão inseridos.
No entanto, como adverte Frigotto (2005), a lógica neoliberal, que orienta as políticas educacionais contemporâneas, tende a instrumentalizar a educação profissional, subordinando-a às demandas imediatas do mercado de trabalho, em detrimento de uma formação emancipatória.
Nesse cenário, a implementação do currículo integrado na EJA requer não apenas mudanças estruturais e organizacionais, mas, sobretudo, uma redefinição do papel social da escola e do educador. Como afirma Freire (1996), a prática educativa deve ser um ato político, ético e estético, pautado no diálogo, no respeito à autonomia dos sujeitos e na problematização crítica da realidade.
Em síntese, a proposta de currículo integrado na EJA representa uma aposta na construção de uma educação que articule trabalho, ciência, cultura e tecnologia, visando à formação plena dos sujeitos trabalhadores, historicamente excluídos dos processos educativos formais. Trata-se, portanto, de um projeto político-pedagógico que se fundamenta na defesa dos direitos humanos, na valorização dos saberes populares e na promoção da justiça social.
METODOLOGIA
Este estudo caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura, abordagem que permite reunir, analisar e sintetizar resultados de pesquisas já realizadas, proporcionando uma compreensão ampla e aprofundada sobre o objeto de estudo (Botelho; Cunha; Macedo, 2011). A escolha dessa metodologia justifica-se pela sua pertinência na identificação das principais tendências, lacunas e perspectivas teóricas e metodológicas relacionadas ao currículo integrado na modalidade da EJA.
O percurso metodológico da revisão seguiu as seguintes etapas: (a) formulação da pergunta norteadora; (b) definição dos critérios de inclusão e exclusão; (c) seleção dos estudos; (d) categorização dos dados; (e) análise e interpretação dos resultados; e (f) apresentação da síntese do conhecimento (Whittemore; Knalf, 2005). A pergunta que orientou esta revisão foi: Quais são as concepções, desafios e contribuições apontadas pela produção científica recente sobre o currículo integrado na EJA?
Foram incluídos na revisão artigos científicos publicados em periódicos da área da Educação, dissertações e teses defendidas entre os anos de 2021 e 2025, que abordam diretamente a temática do currículo integrado no contexto da EJA na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Foram excluídos estudos que tratam do currículo integrado em outros níveis e modalidades de ensino, bem como publicações que não disponibilizavam o texto completo.
A busca dos materiais foi realizada em bases de dados acadêmicas reconhecidas, tais como a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e o Google Acadêmico, utilizando-se os seguintes descritores combinados com operadores booleanos: “currículo integrado”, na “modalidade EJA”. Na BDTD foram encontrados 28 trabalhos e selecionado nenhum, no Google Acadêmico foram encontrados 232 e selecionados 05.
Após a identificação dos estudos, procedeu-se à leitura exploratória dos títulos, resumos e palavras-chave, seguida da leitura analítica e interpretativa dos textos selecionados, visando à extração das informações pertinentes. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo temática, conforme proposta por Minayo (2007), permitindo a identificação das temáticas: concepções de currículo integrado, desafios na implementação e contribuições.
O corpus final da revisão foi composto por cinco estudos relevantes: Abreu e Alcoforado (2021), Nascimento (2023), Silva (2023), Pereira e Sant’Anna (2024) e Silva, Tavares e Nascimento (2025). Esses trabalhos foram selecionados por apresentarem discussões sobre o currículo integrado na EJA, com enfoques variados que contribuíram para uma análise abrangente do fenômeno.
Assim, esta revisão integrativa buscou garantir rigor metodológico e validade na seleção, análise e síntese dos dados, proporcionando uma visão sistematizada da produção científica recente sobre o currículo integrado na EJA.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
A presente revisão integrativa objetivou sistematizar e analisar a produção científica acerca do currículo integrado na modalidade da EJA. Foram examinados cinco estudos, Quadro 1, que, embora com enfoques diversos, convergem para a problematização dos princípios, concepções e práticas que permeiam a implementação do currículo integrado nesse contexto. Os trabalhos selecionados analisados abordaram o currículo integrado na EJA com foco na EPT.
Quadro 1 – Trabalho selecionados
Autores | Título | Ano | Tipo de documento |
Abreu; Alcoforado | O currículo na Educação de Jovens e Adultos: um estado do conhecimento nos periódicos da Educação | 2021 | Artigo |
Nascimento, J. M. | Desenho curricular da educação profissional e tecnológica no instituto federal de educação, ciência e tecnológica do Rio Grande do Norte | 2023 | Artigo |
Silva, G. da C. | Concepções de currículo integrado nas práticas curriculares do PROEJA | 2023 | Dissertação |
Pereira e Sant’Anna | Desenho curricular da educação profissional e tecnológica no instituto federal de educação, ciência e tecnológica do Rio Grande do Norte | 2024 | Dissertação |
Silva, F. F. da F. Silva; Tavares, A. M. B. do Nascimento; Nascimento, José Mateus do. | princípios e fundamentos do Currículo do ensino médio integrado à Educação de Jovens e Adultos – EJA | 2025 | Artigo |
Fonte: Elaborado pela autora, 2025.
A seguir destacamos objetivos, metodologias e resultados dos trabalhos selecionados.
Abreu e Alcoforado (2021) teve como objetivo discutir o currículo na EJA a partir da análise de artigos científicos publicados entre 2007 e 2017. Utilizou revisão bibliográfica de periódicos da área de Educação e apresentou o currículo como um sistema de relações sociais que define conteúdos, concepções de sujeito, escola e aprendizagem. Como resultado, evidenciou que o currículo pode tanto garantir o acesso e a permanência dos estudantes quanto ser causa de exclusão.
Nascimento (2023) busca refletir sobre os princípios do currículo integrado no contexto do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Utilizou metodologia qualitativa e exploratória, com análise bibliográfica e documental, incluindo o Projeto Político Pedagógico. Como resultado, destacou a formação humana integral, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa pedagógica e a unidade entre teoria e prática como fundamentos essenciais do currículo integrado na Educação Profissional e Tecnológica.
Silva (2023) teve a finalidade de compreender as concepções e práticas do currículo integrado no Curso Técnico em Refrigeração e Climatização do IFPE – Campus Recife. A pesquisa qualitativa combinou análise documental, questionário misto aplicado a 21 professores e entrevistas semiestruturadas com coordenador e pedagoga. A análise de conteúdo e estatística descritiva indicaram que, embora os documentos normativos defendam a formação humana integral, as práticas docentes tendem a enfatizar a formação instrumental e a justaposição de componentes curriculares, sem efetiva integração.
Pereira e Sant’Anna (2024) investigaram as concepções docentes sobre metodologias, práticas pedagógicas e avaliação no PROEJA, especificamente em um curso Técnico em Cuidados de Idosos Integrado ao Ensino Médio. A pesquisa qualitativa exploratória usou entrevistas e análise documental, com Análise de Conteúdo como dispositivo analítico. Os resultados mostraram diversidade de ações pedagógicas que vão além da sala de aula, coexistindo abordagens da Educação Popular e métodos objetivos de avaliação.
Silva, Tavares e Nascimento (2025) analisam os princípios e fundamentos do currículo integrado na EJA a partir de uma revisão bibliográfica, visando compreender sua evolução e contribuição para a formação de sujeitos críticos. Como resultado, enfatizam a necessidade de aprofundar o debate e a construção de currículos que atendam às especificidades da EJA, ressaltando o papel do currículo integrado para a formação reflexiva.
Em síntese, esses estudos, por meio de metodologias qualitativas, análises documentais e entrevistas, revelam desafios na efetivação do currículo integrado, sobretudo na superação da fragmentação entre formação técnica e geral, e indicam que, apesar dos fundamentos teóricos presentes nos documentos, as práticas pedagógicas ainda enfrentam dificuldades para concretizar a formação humana integral na EJA.
Concepções dos pesquisadores sobre o currículo integrado na EJA:
Os pesquisadores convergem na ideia de que o currículo integrado na Educação de Jovens e Adultos deve ir além da simples junção de conteúdos técnicos e gerais, configurando-se como um sistema complexo de relações sociais que impacta diretamente a formação do sujeito, a escola e o processo de aprendizagem.
Abreu Alcoforado (2021) concebe o currículo como um sistema que define não apenas os conteúdos, mas também as concepções de sujeito e aprendizagem, podendo ser instrumento tanto de inclusão quanto de exclusão dos estudantes na EJA. Para ela, o currículo tem um papel social profundo, que precisa ser pensado para garantir o direito à educação de forma ampla.
Nascimento (2023) entende o currículo integrado como um espaço de formação humana integral, em que o trabalho, a pesquisa e a unidade entre teoria e prática são princípios pedagógicos fundamentais. A visão adotada enfatiza a interdisciplinaridade e a articulação entre conteúdo para formar sujeitos críticos e preparados para o mundo do trabalho, especialmente na Educação Profissional e Tecnológica.
Pereira e Sant’Anna (2024) destacam uma pluralidade de concepções pedagógicas presentes na prática docente do PROEJA, que variam entre abordagens inspiradas na Educação Popular — focadas na participação e no protagonismo do estudante — e métodos mais tradicionais de avaliação, que privilegiam resultados objetivos. Para eles, o currículo integrado deve dialogar com essas múltiplas perspectivas, atendendo às especificidades da EJA.
Silva (2023) apresenta uma concepção crítica que evidencia a distância entre os princípios teóricos do currículo integrado — voltados para a formação humana integral — e as práticas pedagógicas efetivamente implementadas, que tendem a uma formação instrumental e segmentada. O currículo, portanto, ainda não alcança uma real integração entre formação geral e técnica, o que compromete a proposta educativa da EJA.
Silva, Tavares e Nascimento (2025) reforçam a necessidade de um currículo que forme sujeitos críticos e reflexivos, capaz de responder às especificidades da Educação de Jovens e Adultos. Para eles, o currículo integrado deve ser repensado continuamente para aprofundar sua base conceitual e garantir sua efetividade pedagógica.
Em suma, os pesquisadores veem o currículo integrado na EJA como um instrumento potencial para a formação integral e crítica do estudante, mas reconhecem que há desafios significativos na sua implementação, especialmente na articulação efetiva entre teoria, prática, formação técnica e geral, e na superação de práticas pedagógicas fragmentadas ou meramente instrumentais.
Desafios apontados pelos pesquisadores sobre o currículo integrado na EJA
Os pesquisadores identificam diversos desafios relacionados à implementação do currículo integrado na Educação de Jovens e Adultos.
Quadro 1 – Desafios apontados pelos pesquisadores sobre o currículo integrado na EJA
Desafios | Pesquisadores |
Distanciamento entre teoria e prática curricular | Silva (2023) |
Fragilidade na efetivação do currículo como instrumento de inclusão | Abreu Alcoforado (2021) |
Dificuldade em promover a interdisciplinaridade e a articulação entre conteúdos | Nascimento (2023) |
Diversidade e conflito de perspectivas pedagógicas | Pereira e Sant’Anna (2024) |
Necessidade de aprofundamento conceitual e adaptação curricular para a EJA | Silva, Tavares e Nascimento (2025) |
Elaborado pela autora, 2025
Silva (2023) destaca o distanciamento entre a teoria e a prática curricular, onde os princípios de formação humana integral, presentes nos documentos normativos, não se refletem efetivamente nas práticas pedagógicas, que continuam fragmentadas e voltadas principalmente para a formação instrumental focada no mercado de trabalho.
Abreu Alcoforado (2021) aponta que o currículo pode tanto garantir o acesso e a permanência dos estudantes quanto ser uma fonte de exclusão, caso não considere as especificidades desse público.
Nascimento (2023) ressalta a dificuldade de promover a interdisciplinaridade e a articulação entre conteúdos no currículo integrado, enfrentando resistências que dificultam a unidade entre teoria e prática, essencial para a formação humana integral.
Pereira e Sant’Anna (2024) identificam a coexistência de perspectivas pedagógicas diversas e, por vezes, conflitantes no contexto do PROEJA, que vão desde abordagens da Educação Popular até métodos avaliativos baseados em resultados objetivos, o que compromete a construção de um currículo coeso e integrado.
Além disso, Silva, Tavares e Nascimento (2025) apontam a necessidade de aprofundar a discussão e repensar o currículo integrado para atender às especificidades da EJA, formando sujeitos críticos e reflexivos, o que ainda representa um desafio institucional e pedagógico.
Esses desafios refletem a complexidade de transformar o currículo integrado em uma prática efetiva e inclusiva, capaz de promover a permanência, a aprendizagem significativa e a formação integral dos estudantes da EJA. De modo geral, os pesquisadores apontam que o principal desafio está na efetivação prática do currículo integrado — superando a fragmentação, promovendo a interdisciplinaridade e alinhando as práticas pedagógicas aos princípios de formação humana integral — para que o currículo deixe de ser apenas um documento teórico e se torne uma ferramenta eficaz para inclusão, permanência e formação crítica dos estudantes da EJA;
Contribuições dos pesquisadores para a discussão do currículo integrado na EJA
Os pesquisadores oferecem contribuições relevantes, Quadro 2, para a compreensão e desenvolvimento do currículo integrado na Educação de Jovens e Adultos.
Quadro 2 – Contribuições dos pesquisadores para a discussão do currículo integrado na EJA
Contribuições | Pesquisadores |
Ampliação da compreensão do currículo como sistema social e educativo | Abreu Alcoforado (2021) |
Enfatização dos princípios pedagógicos fundamentais do currículo integrado | Nascimento (2023) |
Identificação das discrepâncias entre documentos e práticas curriculares | Silva (2023) |
Análise das práticas pedagógicas e avaliação no contexto do PROEJA | Pereira e Sant’Anna (2024) |
Reflexão sobre a evolução e os fundamentos do currículo integrado para a EJA | Silva, Tavares e Nascimento (2025) |
Fonte: Elaborado pela autora, 2025.
Abreu Alcoforado (2021) amplia a visão sobre o currículo ao apresentá-lo como um sistema complexo de relações sociais que vai além da simples definição de conteúdos, envolvendo concepções de sujeito, escola e aprendizagem, destacando seu papel tanto na inclusão quanto na exclusão dos estudantes.
Nascimento (2023) enfatiza princípios pedagógicos fundamentais para o currículo integrado, como a formação humana integral, o trabalho como princípio educativo, a pesquisa pedagógica e a unidade entre teoria e prática, reforçando a necessidade de interdisciplinaridade e articulação entre saberes na Educação Profissional e Tecnológica.
Silva (2023) contribui ao identificar a distância entre os princípios teóricos presentes nos documentos normativos e as práticas pedagógicas efetivamente desenvolvidas, alertando para a necessidade de superar a simples justaposição da formação técnica e geral para alcançar uma real integração curricular.
Pereira e Sant’Anna (2024) aprofundam a discussão ao analisar as concepções docentes sobre metodologias e avaliação no contexto do PROEJA, evidenciando a diversidade e complexidade das práticas pedagógicas que impactam a formação dos estudantes e apontando caminhos para aprimorar a implementação do currículo.
Por fim, Silva, Tavares e Nascimento (2025) fortalecem o debate ao analisar a evolução e os fundamentos do currículo integrado na EJA, ressaltando a importância de construir currículos que atendam às especificidades desse público e promovam a formação de sujeitos críticos e reflexivos. Essas contribuições fornecem uma base sólida para enfrentar os desafios do currículo integrado, promovendo uma educação mais inclusiva, interdisciplinar e comprometida com a formação integral dos estudantes da EJA.
Essas contribuições coletivas oferecem uma base sólida para compreender as múltiplas dimensões do currículo integrado na EJA, apontando caminhos para superar desafios práticos e teóricos, e promovendo uma educação mais inclusiva, interdisciplinar e formadora de sujeitos críticos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A presente revisão integrativa da produção científica sobre o currículo integrado na EJA permitiu evidenciar a centralidade dessa proposta para a efetivação de uma formação que articule de maneira indissociável a educação básica e a qualificação profissional, na perspectiva da formação humana integral.
Os estudos analisados reiteram que a concepção de currículo integrado representa um avanço teórico e político em relação aos modelos tradicionais de organização curricular, ainda marcados pela fragmentação disciplinar e pela dissociação entre teoria e prática.
Entretanto, os resultados também indicam que a efetivação do currículo integrado na EJA enfrenta inúmeros desafios de ordem política, pedagógica e estrutural. A resistência de parte dos profissionais da educação, a falta de formação continuada orientada para as especificidades da integração curricular e as limitações materiais das instituições são obstáculos recorrentes.
Assim, reafirma-se a necessidade de consolidar políticas públicas que garantam as condições objetivas e subjetivas para a implementação do currículo integrado na EJA, assegurando que essa proposta não se restrinja ao campo normativo, mas se traduza em práticas pedagógicas concretas que respeitem e valorizem as trajetórias e os saberes dos sujeitos trabalhadores.
Por fim, compreende-se que o currículo integrado na EJA se configura como uma estratégia fundamental para a promoção da justiça social e para a garantia do direito à educação como um bem público e um instrumento de emancipação humana. Nessa perspectiva, é imprescindível que educadores, gestores e pesquisadores continuem a refletir criticamente sobre seus fundamentos, desafios e possibilidades, fortalecendo o compromisso com uma educação democrática, inclusiva e transformadora que favorecem ou dificultam a consolidação dessa proposta pedagógica.
REFERÊNCIAS
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1Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IFTM Uberaba – Minas Gerais, Brasil E-mail: magda.silva@estudante.iftm.edu.br