CREATING AND REUSING RESOURCES: PROMOTING LEARNING AND EXPANDING INCLUSION WITH RECYCLED RESOURCES
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202512111642
Maria Creuziomar Batista Cardoso1
RESUMO
O projeto “Os 3 Rs: Reciclar, Reutilizar e Reduzir” é uma iniciativa importante que visa promover a redução da quantidade de lixo nos igarapés de Manaus e fomentar a reutilização de materiais considerados lixo, possibilitando a inclusão de crianças com múltiplas deficiências e promovendo o desenvolvimento das habilidades das crianças. O projeto demonstra a importância de conscientizar e educar as crianças e seus familiares sobre a problemática do descarte incorreto dos lixos domésticos e oferecer alternativas criativas e pedagógicas para a reutilização de materiais considerados lixos.
Palavras-chave: Educação Especial, Inclusão, Sustentabilidade e 3 Rs.
ABSTRACT
The “3 Rs: Recycle, Reuse, and Reduce” project is an important initiative that aims to reduce the amount of waste in Manaus’ streams and encourage the reuse of materials considered waste, enabling the inclusion of children with multiple disabilities and fostering the development of their skills. The project demonstrates the importance of raising awareness and educating children and their families about the problem of improper household waste disposal and offering creative and educational alternatives for reusing materials considered waste.
Keywords: Special Education, Inclusion, Sustainability, and the 3 Rs.
1. INTRODUÇÃO
O presente projeto irá abordar o tema “os 3 Rs, reciclar, reutilizar e reduzir”. Tem como objetivo central reduzir a quantidade de lixo nos igarapés de Manaus e evidenciar o papel dos recursos recicláveis como facilitador no processo ensino-aprendizagem na educação infantil.
Possibilitar a reutilização de resíduos em recursos pedagógicos para a inclusão, dedicando-se e oportunizando-se o aprendizado de qualidade, para todas as crianças de maneira apropriada, levando em conta, as necessidades de crianças dentro da normalidade e com as de necessidades especiais. Promover a inclusão e a participação empregando como recursos pedagógicos, para conscientizar as crianças e seus familiares, sobre a importância de materiais descartados e apresentar contribuições para a redução do impacto ambiental: A reutilização de materiais pode reduzir o impacto ambiental, associado à produção e descarte de resíduos indevidos. Possibilitando a reutilização de diversas variedades de resíduos como para uso doméstico, jardinagem, parque sensorial e principalmente a riqueza de variações de recursos pedagógicos. Além de economia de recursos: A reutilização de resíduos pode economizar recursos financeiros e naturais, possibilitando criar um ambiente de aprendizado e criatividade, onde as crianças possam desenvolver suas habilidades afetivo e social, aspectos cognitivos, coordenação motora fina e ampla e desenvolvimento da linguagem oral e artísticas manuseando materiais recicláveis.
Esta pesquisa estrutura-se nas seguintes problemáticasː utilizar materiais recicláveis para produzir recursos pedagógicos para a inclusão.
O objetivo dessa pesquisa é promover a inclusão de todas as crianças, incluindo as com múltiplas deficiências.
Apresentar às crianças o descarte incorreto dos lixos domésticos e seus impactos negativos nos igarapés e no meio ambiente, contudo apresentar alternativas criativas e pedagógicas. Sensibilizar a família sobre a reutilização de materiais considerados lixos, possibilitando o aprendizado e a inclusão de crianças com limitações, promovendo diversão e outros fins.
2. METODOLOGIA
As atividades propostas estão relacionadas à confecção de materiais reciclados, para reutilização de recursos pedagógicos que tem por finalidade incluir crianças com limitações.
1º Etapa – Roda de conversa com apresentação de slide direcionada: sobre a importância do descarte irregular de lixo nas ruas, que tem como consequência o destino dos lixos nos igarapés.
2º Etapa – Visita e observação do igarapé do Novo Reino;
3º Etapa –Relatos e escuta das crianças de como o lixo é descartado em seus lares.
4º Etapa – A arrecadação de materiais para a produção dos recursos pedagógicos.
5º Etapa – Início do processo de confecção dos recursos pedagógicos.
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES OU ANÁLISE DOS DADOS
O artigo destaca que serão realizadas diversas práticas pedagógicas, como coleta de informações, investigação e contextualização, com o objetivo de promover maior compreensão do tema abordado. Essas ações buscam favorecer a conscientização e a avaliação do aprendizado.
O envolvimento ativo na coleta de lixo, favoreceu a conscientização e o interesse das crianças sobre a importância da reciclagem e seu uso como recurso pedagógico adaptado para todas e principalmente para aquelas com múltiplas deficiências.
4. CONCLUSÃO/CONSIDERAÇÕES FINAIS
O projeto, concluído, alcançou resultados significativos, como o aumento da conscientização ambiental entre as crianças e seus familiares, desenvolvimento de habilidades criativas, práticas e sociais através da reutilização de materiais e promoção da inclusão de crianças com múltiplas deficiências, proporcionando oportunidades iguais de aprendizado.
REFERÊNCIAS
- BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018, Brasília.
- BRASIL. Guia do Aprende +.
- BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Guia de Educação Ambiental para Crianças. Brasília: MMA, 2019.
- https://br.pinterest.com
- SILVA, João Pedro. A História dos Igarapés de Manaus. Manaus: Fundação Amazonas Sustentável, 2020.
1Professora da SEMED, graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Fametro.
