CRESCENDO EM NOTAS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICALIDADE NA EDUCAÇÃO DOS PEQUENOS

REGISTRO DOI:10.69849/revistaft/ra202408142017


Ana Dionízia de Souza Aquino1
Elaine Dalbem2
Elaine Cristiane de Siqueira3
Grasielle Batista de Carvalho4
Gislaine Schon5
Lidiane da Silva Rocha de Souza6
Luciana Castro Martins7
Maria Aparecida Alves de Jesus8
Maria Cecília Generoso da Silva9
Raquel Rocha Drews Valadares10


Resumo: O desenvolvimento da musicalidade na educação infantil desempenha um papel crucial no crescimento holístico das crianças. Este artigo: “Crescendo em Notas: A Importância da Musicalidade na Educação dos Pequenos”, destaca a importância dessa abordagem educacional. A exposição à música desde tenra idade estimula não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também emocional, social e físico das crianças. Através da música, os pequenos aprendem a expressar emoções, desenvolvem habilidades motoras finas e grossas, melhoram a cooperação e a memória, além de fortalecerem a autoconfiança. Além disso, a musicalidade na educação infantil promove a criatividade e a imaginação, estimulando o pensamento divergente e a resolução de problemas de forma não convencional. A participação em atividades musicais em grupo também fomenta habilidades sociais, como trabalho em equipe, cooperação e empatia. É importante que os educadores incorporem uma musicalidade de maneira integrada ao currículo, oferecendo uma variedade de experiências musicais que atendem às diferentes preferências e habilidades das crianças. Isso pode incluir cantar, dançar, tocar instrumentos musicais simples, explorar sons e ritmos, bem como apreciar diferentes estilos musicais e culturas. Em suma, a musicalidade na educação infantil não apenas enriquece a experiência educacional das crianças, mas também prepara o terreno para um desenvolvimento global saudável, capacitando os pequenos a crescer em notas, tanto literalmente quanto figurativamente, ao longo de suas jornadas educacionais e além.

Palavras chave: MUSICALIDADE. EDUCAÇÃO INFANTIL. DESENVOLVIMENTO HOLÍSTICO, COGNITIVO, EMOCIONAL, SOCIAL E FÍSICO.

Introdução

Na educação dos pequenos, cada nota musical ecológica além do simples som, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças. A musicalidade na educação infantil transcende a mera avaliação estética, sendo reconhecida como uma ferramenta poderosa para nutrir mentes curiosas e corações criativos. Desde os primeiros acordes até as batidas de uma canção, a música envolve os sentidos das crianças, despertando sua imaginação e inspirando-as a explorar um mundo repleto de possibilidades. Nesta era de constante evolução educacional, compreender a importância de cultivar a musicalidade desde a tenra idade torna-se essencial para fornecer uma base sólida e enriquecedora para o crescimento das novas gerações.

A musicalidade vai muito além de apenas aprender a tocar um instrumento ou cantar uma canção; ela permeia todas as facetas do desenvolvimento infantil. Do berçário à pré-escola, as experiências musicais moldam a maneira como as crianças percebem o mundo ao seu redor e influenciam seu progresso em diversas áreas de aprendizado. Estudos científicos destacam os benefícios significativos que a exposição à música oferece às crianças, desde o fortalecimento das habilidades cognitivas até o estímulo da expressão emocional e social.

Nesta era de constante evolução educacional, compreender a importância de cultivar a musicalidade desde a tenra idade torna-se essencial para fornecer uma base sólida e enriquecedora para o crescimento das novas gerações. Este artigo explora a significância da musicalidade na educação dos pequenos, destacando seus benefícios cognitivos, emocionais, sociais e motores, e como ela se torna uma trilha sonora essencial para a jornada de aprendizado e descoberta das crianças. Desde os aspectos neurocientíficos que sustentam sua influência no cérebro em desenvolvimento até as práticas pedagógicas que incorporam uma musicalidade de maneira eficaz no ambiente educacional, serão examinados como a música se torna uma trilha sonora essencial para a jornada de aprendizado e descoberta das crianças. Ao longo deste estudo, será evidenciado como a musicalidade não só enriquece as experiências educacionais das crianças, mas também desempenha um papel vital na formação de indivíduos criativos, confiantes e socialmente conscientes.

Desenvolvimento

Na educação dos pequenos, cada nota musical ecológica além do simples som, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças. A musicalidade na educação infantil transcende a mera avaliação estética, sendo reconhecida como uma ferramenta poderosa para nutrir mentes curiosas e corações criativos. Desde os primeiros acordes até as batidas de uma canção, a música envolve os sentidos das crianças, despertando sua imaginação e inspirando-as a explorar um mundo repleto de possibilidades. Neste artigo, exploraremos profundamente a significância da musicalidade na educação dos pequenos, destacando seus benefícios cognitivos, emocionais, sociais e motores, e como ela se torna uma trilha sonora essencial para a jornada de aprendizado e descoberta das crianças. Assim no RCNEI é esclarecido que: 

O ambiente sonoro, assim como presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que os bebês, e crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. (Brasil, 1998. p.51)

Estudos científicos demonstraram que a exposição à música desde a tenra idade pode ter um impacto significativo no desenvolvimento cognitivo das crianças. A aprendizagem de conceitos musicais, como ritmo, melodia e harmonia, estimula áreas do cérebro relacionadas à memória, atenção e resolução de problemas. Além disso, a prática musical requer habilidades de pensamento crítico, como a análise e a síntese, que são transferíveis para outras áreas de aprendizagem, como matemática e linguagem. Dessa forma, a musicalidade na educação infantil não apenas enriquece o entendimento das crianças sobre o mundo ao seu redor, mas também fortalece suas habilidades cognitivas fundamentais, preparando o terreno para um aprendizado mais profundo.  A música é uma experiência que estará presente em toda vida dos seres humanos, assim se torna uma das mais importantes formas de comunicação. (Nogueira, 2003) 

Desde porque, a música tem o poder de evocar uma ampla gama de emoções nas crianças, desde a alegria até a tristeza, passando pela calma e pela emoção. Participar de atividades musicais, como cantar em coro ou improvisar melodias, oferece às crianças uma saída criativa para expressar seus sentimentos e experiências pessoais. Além disso, a música pode ajudar um papel terapêutico, ajudando as crianças a lidar com o estresse, a ansiedade e outras questões emocionais. Ao integrar a musicalidade na educação dos pequenos, os educadores têm a oportunidade de cultivar um ambiente emocionalmente seguro e estimulante, onde as crianças podem explorar e compreender melhor suas próprias emoções, bem como as dos outros.

A música tem o poder de unir as pessoas, criando um senso de comunidade e pertencimento. Ao participar de atividades musicais em grupo, como bandas escolares ou grupos de coral, as crianças aprendem a colaborar, a cooperar e a se comunicar de forma eficaz com os outros. Eles aprendem a ouvir e a respeitar as contribuições dos colegas, desenvolvendo habilidades essenciais para o trabalho em equipe e a liderança. Além disso, a música oferece às crianças a oportunidade de aprender sobre diferentes culturas e tradições, promovendo a diversidade e a inclusão em um mundo cada vez mais globalizado. Assim, Brito, 2003, explica: 

Ensinar música, a partir dessa óptica, significa ensinar a reproduzir e a interpretar músicas, desconsiderando as possibilidades de experimentar, improvisar, inventar como ferramenta pedagógica de fundamental importância no processo de construção do conhecimento musical (BRITO 2003, p. 52).

A prática musical envolve uma variedade de habilidades motoras, desde os movimentos finos necessários para tocar um instrumento até os movimentos grossos envolvidos na dança. Participar de atividades musicais ajuda as crianças a desenvolverem eficiência, equilíbrio, destreza e controle motor. Além disso, a música estimula o desenvolvimento do sistema vestibular, que é relacionado ao equilíbrio e à orientação espacial. Essas habilidades motoras fundamentais são essenciais para o desenvolvimento físico das crianças e para o seu sucesso em diversas atividades cotidianas. Dessa forma, Joly, 2003, por sua vez, afirma:

 A inserção das artes, incluindo a música, no processo de formação do indivíduo, está sendo muito valorizada por algumas sociedades atualmente. Na grande maioria dos países […], como os Estados Unidos, Canadá, Áustria, Alemanha, Holanda, Finlândia, entre outros, há um reconhecimento de que a educação musical, seja ela formal ou informal, ensina às crianças requisitos importantes para a vida adulta. (JOLY, 2003, p.113)

Em suma, a musicalidade na educação dos pequenos é muito mais do que apenas uma atividade extracurricular; é uma parte essencial do processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Através da música, as crianças exploram e compreendem melhor o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades cognitivas, emocionais, sociais e motoras fundamentais, e cultivam uma apreciação pela arte e pela expressão criativa. Portanto, é crucial que os educadores incorporem uma musicalidade de forma integrada ao currículo escolar, oferecendo uma variedade de experiências musicais que atendam às diferentes preferências e habilidades das crianças. Ao isso, estaremos capacitando as crianças a crescerem em fazer notas, tanto literalmente quanto figurativamente, ao longo de suas jornadas educacionais e além.

Conclusão

Em meio aos desafios e demandas da educação infantil, a presença da musicalidade surge como uma fonte inestimável de crescimento e enriquecimento para os pequenos. Ao longo deste artigo, exploramos profundamente os diversos benefícios que a música oferece às crianças em sua jornada educacional.

Através da musicalidade, as crianças não apenas desenvolvem habilidades cognitivas essenciais, como memória, atenção e pensamento crítico, mas também encontram uma plataforma para expressar suas emoções e explorar sua criatividade de forma livre e imaginativa. Além disso, a prática musical em grupo promove habilidades sociais fundamentais, como trabalho em equipe, comunicação e respeito mútuo, formando as crianças para uma participação ativa e colaborativa na sociedade.

Não devemos subestimar o poder transformador da música na vida das crianças. Desde os movimentos suaves de dança até os acordes vibrantes de um instrumento, uma musicalidade envolve os sentidos das crianças, alimentando sua curiosidade e inspirando seu aprendizado. Portanto, é imperativo que os educadores reconheçam e valorizem a importância da musicalidade na educação dos pequenos, integrando-a de forma holística e abrangente no ambiente escolar.

Ao isso, não apenas enriquecendo a experiência educacional das crianças, mas também preparando o terreno para que elas cresçam em notas, explorando todo o potencial de seu ser e florescendo em indivíduos criativos, confiantes e socialmente conscientes. Que a música continua a ser uma parte intrínseca e vibrante da jornada educacional das crianças, guiando-as rumo a um futuro repleto de harmonia, expressão e descoberta.

Referencial Bibliográfico

BRITO, T. A. Música na educação infantil – propostas para a formação integral da criança. São Paulo: Editora Petrópolis, 2003.

JOLY, Ilza Zenker Leme. Educação e Educação Musical: Conhecimentos para compreender a criança e as suas relações com a música. In: HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana (org.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003. p.113-125.

NOGUEIRA, M.A. A música e o desenvolvimento da criança. Revista da UFG, Vol. 5, No. 2, dez 2003. Disponível em: acesso em: 10 de setembro, 2011.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, v. 3. Conhecimento de Mundo. MEC/SEF, 1998.


1Graduada em: Pedagogia. Especialista em: Alfabetização e Letramento, e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso. 

 2Graduada em Pedagogia. Especialização em: Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso.

3Graduação: pedagogia. Especialização em: Psicopedagogia e Educação Infantil/ Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos multifuncionais. Assistente de Desenvolvimento Educacional na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis, Mato Grosso.

4Graduada em Pedagogia. Especialização em: Educação Infantil/Alfabetização e Letramento e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso.

5Graduada em Pedagogia. Especialização em: Docência da Educação Infantil e anos Iniciais/ Alfabetização e Letramento e professora na Rede Municipal/Estadual de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso.

6Graduação em: Pedagogia.  Especialização em:  Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso

7Graduação em: Pedagogia. Especialização em: Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso.

8Graduação: Pedagogia; Especialização em: Apoio Educacional Especializado e professora/coordenadora pedagógica na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso. 

9Graduação em: Pedagogia. Especialização em: Educação Infantil com Ênfase em Alfabetização. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso.

10Graduação em: Pedagogia; Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional/ Neurociência Aplicada a Aprendizagem/ABA e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato grosso.