CORPOS EM MOVIMENTO, MENTES EM CRESCIMENTO: MOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202408171848


Carla Andressa Santos Muniz1; Elaine Cristiane de Siqueira2; Gardênia de Castro Farias3; Jusenir Batista Montalvão4; Lidiane da Silva Rocha de Souza5; Lidiane da Silva Xavier6; Raquel Rocha Drews Valadares7; Raquel Santos Silva8; Vanessa Dias Palamoni9; Welita Alves Araújo Rodrigues10;


RESUMO: “Corpos em Movimento, Mentes em Crescimento: Motricidade na Educação Infantil”, é um artigo em que destaca a importância do desenvolvimento motor na formação integral das crianças em idade pré-escolar. Este tema aborda a interconexão entre o movimento corporal e o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, destacando como experiências motoras adequadas podem enriquecer seu aprendizado e promover um desenvolvimento saudável. Desse modo, explora como a motricidade na educação infantil não se limita apenas à prática de atividades físicas, mas também engloba a manipulação de objetos, o equilíbrio, a coordenação motora fina e grossa, entre outras habilidades motoras fundamentais. Essas habilidades são essenciais para o desenvolvimento da autonomia, autoconfiança e habilidades socioemocionais das crianças. Além disso, discute-se a importância de um ambiente educacional que promova o movimento livre e espontâneo, incentivando as crianças a explorarem seus corpos e o ambiente ao seu redor de maneira segura e estimulante. Também o papel do educador na observação e no suporte ao desenvolvimento motor das crianças, oferecendo atividades adequadas e oportunidades para a prática e aprimoramento das habilidades motoras. Em suma, “Corpos em Movimento, Mentes em Crescimento: Motricidade na Educação Infantil”, ressalta como o investimento na motricidade na primeira infância é crucial para o desenvolvimento integral das crianças, preparando-as para enfrentar os desafios futuros com confiança e habilidade.

PALAVRAS – CHAVE: MOTRICIDADE. DESENVOLVIMENTO MOTOR. FORMAÇÃO INTEGRAL.

Introdução

A motricidade é uma dimensão essencial no desenvolvimento integral das crianças na educação infantil. Desde os primeiros anos de vida, o movimento desempenha um papel crucial na exploração do ambiente, na aprendizagem e na formação da identidade da criança. 

Desse modo, neste artigo, “Corpos em Movimento, Mentes em Crescimento: Motricidade na Educação Infantil”, explora-se a relevância da motricidade na formação das habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais das crianças, destacando como práticas pedagógicas adequadas podem potencializar seu desenvolvimento e prepará-las para um futuro saudável e bem-sucedido. Desde os primeiros anos de vida, as crianças estão naturalmente inclinadas a explorar o mundo ao seu redor através do movimento, e é através dessas experiências motoras que elas desenvolvem habilidades essenciais para a vida. 

Desenvolvimento

Na educação infantil, a motricidade desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral das crianças. Através do movimento, as crianças exploram o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades físicas e cognitivas essenciais e constroem as bases para um aprendizado significativo e duradouro. O tema “Corpos em Movimento, Mentes em Crescimento” destaca a importância de compreender e valorizar a motricidade na primeira infância como um componente essencial do processo educacional.

Desde os primeiros meses de vida, as crianças estão naturalmente inclinadas a se movimentar. Elas balbuciam, rolam, engatinham, andam e correm, explorando seu ambiente e interagindo com ele de maneira ativa e curiosa. Essas experiências motoras não são apenas formas de exercício físico, mas também oportunidades cruciais para o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso, além de habilidades como coordenação, equilíbrio e propriocepção. Dessa forma, BETTELHEIM (1988), esclarece:

Brincar é muito importante porque, enquanto estimula o desenvolvimento intelectual da criança, também ensina, sem que ela perceba, os hábitos mais necessários a esse crescimento, como a persistência, tão importante em todo o aprendizado. A perseverança é facilmente adquirida com atividades agradáveis, como uma brincadeira livremente escolhida. Mas, se não se tornou um hábito através de atividades divertidas, fica difícil consegui-la a partir de esforços mais árduos, como os deveres de escola. É melhor aprender de pequeno quando os hábitos são formados e a lição pode ser assimilada sem dor que raramente conseguimos coisas tão fácil ou rapidamente quanto desejaríamos. (BETTELHEIM, 1988, p.145).

É importante entender que a motricidade vai muito além da simples movimentação física. Ela está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Por exemplo, quando uma criança empilha blocos, está não apenas desenvolvendo habilidades motoras finas, mas também praticando conceitos matemáticos como forma, tamanho e equilíbrio. Quando participa de jogos de equipe, está não apenas aprimorando suas habilidades motoras grossas, mas também aprendendo sobre cooperação, comunicação e empatia. (SILVA, 2013)

Na educação infantil, os educadores desempenham um papel fundamental na promoção da motricidade saudável e no apoio ao desenvolvimento motor das crianças. Eles criam ambientes de aprendizagem ricos em oportunidades para o movimento e proporcionam experiências variadas que desafiam e estimulam as habilidades motoras das crianças. Além disso, os educadores observam atentamente o desenvolvimento motor de cada criança, identificando quaisquer áreas de necessidade e fornecendo suporte individualizado, quando necessário.

É importante reconhecer que cada criança é única e se desenvolve em seu próprio ritmo. Algumas podem atingir marcos motores mais cedo do que outras, e isso é perfeitamente normal. O papel dos educadores é fornecer um ambiente seguro e encorajador onde todas as crianças possam explorar e desenvolver suas habilidades motoras de acordo com seu próprio tempo e capacidades. Desse modo, Ribeiro, 2014, esclarece:

Através da motricidade relacional, por meio do jogo espontâneo, é possível identificar as dificuldades e as facilidades de cada criança a qual se mostra na sua inteira relação que estabelece com os outros, assim percebê-la e valorizá-la como única. (RIBEIRO, 2014)

Além disso, é essencial envolver os pais e responsáveis no processo de desenvolvimento motor das crianças. Eles são os primeiros educadores de seus filhos e desempenham um papel crucial no apoio ao desenvolvimento de habilidades motoras em casa. Os pais podem incorporar atividades físicas e lúdicas à rotina diária, como brincadeiras ao ar livre, dança, jogos de construção e atividades esportivas, que promovam o movimento e o desenvolvimento motor das crianças. “É exatamente neste período que as potencialidades devem ser afloradas pelos estímulos que as aulas de Educação Física trazem, para que haja o desenvolvimento dos aspectos psicomotores.” (MAIA, 2012).

Em resumo, “Corpos em Movimento, Mentes em Crescimento: Motricidade na Educação Infantil” destaca a importância de compreender e valorizar a motricidade como um aspecto fundamental do desenvolvimento infantil. Ao reconhecer o papel central do movimento no aprendizado e no crescimento das crianças, educadores e pais podem colaborar para criar ambientes de aprendizagem ricos em oportunidades para o desenvolvimento motor e promover o bem-estar integral das crianças na primeira infância.

Conclusão

Em conclusão, fica claro que a motricidade desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças na educação infantil. Através do movimento, as crianças exploram, aprendem e constroem as bases para um crescimento saudável e bem-sucedido. O tema “Corpos em Movimento, Mentes em Crescimento” destaca a interconexão entre a motricidade e o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, enfatizando a importância de valorizar e promover o movimento em todas as suas formas.

Ao longo deste artigo, explorou-se como o movimento não é apenas uma atividade física, mas sim uma maneira essencial pela qual as crianças interagem com o mundo ao seu redor, constroem habilidades motoras e fortalecem sua autoconfiança e autoestima. Vimos como os educadores desempenham um papel fundamental na promoção da motricidade saudável, criando ambientes de aprendizagem ricos em oportunidades para o movimento e oferecendo suporte individualizado às necessidades motoras de cada criança.

Além disso, destacamos a importância do envolvimento dos pais e responsáveis no processo de desenvolvimento motor das crianças, incentivando atividades físicas e lúdicas em casa e promovendo um estilo de vida ativo desde a infância. Reconhecemos também a importância de respeitar o ritmo individual de desenvolvimento de cada criança e de proporcionar um ambiente seguro e encorajador onde elas possam explorar e crescer livremente.

Em última análise, “Corpos em Movimento, Mentes em Crescimento: Motricidade na Educação Infantil” reforça a ideia de que o movimento é essencial para o aprendizado e o desenvolvimento das crianças. Ao valorizar e promover a motricidade desde os primeiros anos de vida, educadores, pais e sociedade em geral podem contribuir para o crescimento saudável e o bem-estar integral das crianças, preparando-as para um futuro cheio de possibilidades e realizações.

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO

BETTELHEIM, B. Uma vida para seu filho. Rio de Janeiro. RJ. Ed. Campos, 16a edição 1988.

MAIA, S. T. M. A PSICOMOTRICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO. FIEP BULLETIN. V. 82, Special Edition, 31 ARTICLE II, 2012. MOYLES, Janet R. Só Brincar? O papel do brincar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RIBEIRO, Elizabeth B. Alfabetização de corpo inteiro: motricidade relacional e aprendizagem significativa nas aulas de educação física. 2014. 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física) -Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Barra do Bugres-MT, 2014. Disponível em http://bdm.unb.br/bitstream/10483/9559/1/2014_ElizabethRibeiroBermet.pdf. Acesso em 14 de set. 2017

SILVA, Daniele Araújo. A importância da psicomotricidade na educação infantil. Brasília 2013. Disponível em: http://repositorio.uniceub.br/handle/235/5857. Acesso em: 04 de maio de 2017.


1Graduação em: Pedagogia.  Especialização em: Psicopedagogia. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso.

2Graduação: pedagogia. Especialização em: Psicopedagogia e Educação Infantil/ Atendimento Educacional Especializado e Sala de Recursos Multifuncionais. Assistente de Desenvolvimento Educacional na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis, Mato Grosso.

3Graduação: Pedagogia, Especialista em: Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso. 

4Graduação: Pedagogia; Especialização em: Educação infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso. 

5Graduação em: Pedagogia.  Especialização em:  Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso.

6Graduação em: Pedagogia. Especialização em: Educação Infantil. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso.

7Graduação em: Pedagogia; Especialista em: Psicopedagogia Clínica e Institucional/ Neurociência Aplicada a Aprendizagem/ABA e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso. 

 8Graduação em: Letras / Literatura. Especialização em: Educação Infantil. Professora na Rede Municipal de Ensino Público e Privado na cidade Rondonópolis, Mato Grosso.

9Graduação em: Pedagogia. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso.

10Graduação em: Pedagogia. Professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade Rondonópolis, Mato Grosso.