CONTEXTOS E POLÍTICAS NO ENSINO SUPERIOR

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102410170928


Márcia Moreira de Souza


Atualmente o ensino superior, em escala internacional, encontra-se em profundas mudanças em ritmos e modelos que foram impulsionados pela globalização, pela evolução tecnológica e até mesmo pela pandemia de COVID 19 que refez o modo de viver em todo o mundo.

A disciplina contextos e políticas no Ensino Superior aborda a condição do ensino superior em todos os continentes e contextos políticos e sociais desde os países Ibero-Americanos, Anglo-Saxões, no espaço Europeu, na África e na Ásia, abordando seus modelos, seus avanços e possibilidades, bem como fazendo um levantamento de suas tendências e influências no mundo. Um levantamento do impacto que o superior reflete na economia dos países e impulsiona para o crescimento.

A declaração dos direitos humanos prevê que todo ser humano tem direito a instrução, que deve ser gratuita em seus graus elementares e fundamentais e nos níveis técnico e profissional será acessível e no nível superior será baseada no mérito. A partir daí todos os pais possuem sua legislação e seus critérios para promover o ensino em cada modalidade.

É possível compreender ao longo do texto as iniciativas de desenvolvimento do ensino superior no espaço Ibero-Americano como a criação da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação Ciência e Cultura, as políticas de desenvolvimento dos países Anglo-saxões, a criação do Espaço Europeu do Ensino Superior, o subdesenvolvimento dos países Africanos no que tange o ensino superior, os avanços do ensino superior na Ásia e o quanto o desenvolvimento econômico, político e social de um país está vinculado ao investimento no ensino superior.

Os avanços tecnológicos têm contribuído significativamente para o crescimento da educação, especialmente no ensino superior, os modelos ibero-americanos e Anglo-americanos em suas políticas de desenvolvimento, prevê a democratização e a massificação do acesso ao ensino superior, o espaço Europeu um pouco mais tradicional e elitizado, a Ásia possui um sistema de ensino mais privado e a África com poucos investimentos e um plano de crescimento bastante tímido.

O ensino remoto, a colaboração internacional, a globalização, a mobilidade estudantil, a sustentabilidade e a responsabilidade social são algumas das perspectivas observadas na evolução do ensino superior nas ultimas décadas que impactam suas transformações e dá novo formato a essa modalidade de ensino.   

            Referencias

https://www.scielo.br. A reconfiguração do ensino superior em tempos de globalizaçãohttps://doi.org/10.1590/ES.241544