REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202408092250
Eduardo Barros Torres1,
Efraim da Silva Lagos2,
Orientadora: MSc, Ana Maria Ferreira de Gomes3
RESUMO
Educação ambiental é processo de formar e conscientizar indivíduos sobre questões ecológicas, incentivando práticas sustentáveis, busca por soluções, desafios ambientais e promover atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente; onde trabalhamos a implementação da Contabilidade Ambiental como ferramenta educacional na escola de ensino médio Pedro Aguirre em Manicoré, destacando sua relevância na formação de estudantes mais conscientes e preparados para lidar com questões ambientais. A pesquisa abordou a introdução de práticas sustentáveis como a coleta seletiva de resíduos que trabalha com um sistema de cores que identifica o tipo de material a ser reciclado evitando a disseminação de doenças e contribuindo para que os resíduos se encaminhem para seu destino correto, placas educativas relacionadas com o meio ambiente e a criação de uma horta comunitária que além de oferecer o contato com a natureza ao lidar com a terra, também ensina o funcionamento do processo de plantio e colheita dos alimentos. Tendo como objetivo geral, promover uma compreensão integrada dos impactos ambientais das atividades humanas, capacitando os alunos a adotarem comportamentos mais sustentáveis. A Contabilidade Ambiental foi explorada como meio para quantificar e avaliar custos e benefícios ambientais, contribuído para uma gestão mais consciente dos recursos na escola. A metodologia incluiu pesquisas exploratórias e descritivas, com análise quali-quantitativa do conhecimento em educação ambiental dos alunos e da eficácia das práticas implementadas. A partir da análise investigativa foi possível concluir que a implementação da Educação Ambiental e o conhecimento relacionados aos custos contábeis de inclusão das práticas ambientais seja de total relevância para a conscientização dos alunos na preservação de um meio ambiente de excelência.
Palavras-chave: Contabilidade Ambiental; Educação Ambiental; Sustentabilidade. Ensino Médio.
ABSTRACT
Environmental education is the process of training and raising awareness about ecological issues, encouraging sustainable practices, searching for solutions, environmental challenges and promoting responsible attitudes towards the environment; where we worked on the implementation of Environmental Accounting as an educational tool at the Pedro Aguirre high school in Manicoré, highlighting its relevance in training students who are more aware and prepared to deal with environmental issues. The research addressed the introduction of sustainable practices such as selective waste collection that works with a color system that identifies the type of material to be recycled, preventing the spread of diseases and contributing to waste being sent to its correct destination, educational signs related to the environment and the creation of a community garden that, in addition to offering contact with nature when dealing with the land, also teaches how the process of planting and harvesting food works. The general objective is to promote an integrated understanding of the environmental impacts of human activities, enabling students to adopt more sustainable behaviors. Environmental Accounting was explored as a means to quantify and evaluate environmental costs and benefits, contributing to a more conscious management of resources at school. The methodology included exploratory and descriptive research, with qualitative and quantitative analysis of students’ environmental education knowledge and the effectiveness of implemented practices. From the investigative analysis, it was possible to conclude that the implementation of Environmental Education and the knowledge related to the accounting costs of including environmental practices is of complete relevance for raising students’ awareness in preserving an excellent environment.
Keywords: Environmental Accounting; Environmental education;. Sustainability. High school.
1. INTRODUÇÃO
A contabilidade ambiental é uma área da contabilidade que foca em registrar, analisar e reportar os custos e benefícios associados ao uso e preservação dos recursos naturais de uma empresa. Ela entrega as informações ambientais aos demonstrativos financeiros, ajudando as organizações a gerenciar seus impactos ambientais de maneira mais eficaz.
Está pesquisa apresenta como problemática a relevância da contabilidade ambiental como instrumento de educação na escola de ensino médio Pedro Aguirre em Manicoré. Desta forma, almeja contribuir de maneira benéfica para um entendimento mais aprofundado sobre a importância da educação ambiental em ambiente escolar para formar alunos mais consciente sobre a preservação do meio ambiente.
Objetiva-se, de maneira geral, propor ensinamentos sobre a relevância da contabilidade ambiental como instrumento de educação na escola de ensino médio Pedro Aguirre. Tendo como objetivos específicos: apresentar a importância da contabilidade ambiental junto a escola de ensino médio Pedro Aguirre; investigar o grau de conhecimento em educação ambiental dos alunos da escola Pedro Aguirre e desenvolver métodos específicos que integre a contabilidade ambiental na escola Pedro Aguirre em Manicoré.
Nesse contexto a pesquisa justifica-se pela importância da contabilidade ambiental como instrumento de educação de ensino neste município, assegurando que os alunos aprendam através da educação ambiental a conscientização e a importância da preservação do meio ambiente que envolvem, tanto em ambiente escolar quanto em suas residências.
Sua fundamentação teórica está embasada em referências do campo da Contabilidade Ambiental e na sua importância para conscientização das organizações com destaque em Educação Ambiental nas instituições de ensino médio. Abordando conceitos importantes sobre a importância da preservação e a práticas de sustentabilidade nas escolas e nas comunidades.
A metodologia realizada neste estudo quanto a natureza classificou como aplicada. Em relação a abordagem, trata-se de maneira qualitativa e quantitativa. No que diz respeito ao objetivo trata-se de pesquisa de caráter exploratório e descritivo. Em relação aos procedimentos técnicos, o estudo aborda uma pesquisa de campo e bibliográfica, trabalhando uma amostra não probabilística. Sendo entrevistados: alunos, professores e o gestor da Escola.
A Análise dos Resultados foi trabalhado através de perguntas quali-quantitativa relacionadas ao tema Contabilidade Ambiental utilizando gráficos em suas análises correspondentes para o melhor entendimento da realidade da escola de ensino médio Pedro Aguirre em relação à preservação, conscientização e práticas voltadas para a Educação e práticas ambientais. Salientando a importância da contabilidade como instrumento para ajudar através do planejamento econômico e financeiro.
Concluímos que a pesquisa realizada na Escola Estadual de ensino médio Pedro Aguirre revelou percepções variadas sobre a importância da contabilidade e das práticas ambientais entre alunos e professores. Identificamos uma lacuna, significativa na integração de programas que abordem esses temas, refletindo a necessidade urgente de conscientização e formação nessa área. Os resultados indicaram que muitos respondentes não reconhecem totalmente o papel da contabilidade na educação ambiental, destacando a falta de iniciativas institucionais específicas. Apesar disso, houve um interesse substancial na implementação de práticas sustentáveis, como a criação de hortas escolares e a instalação de placas educativas sobre coleta seletiva de resíduos, evidenciando uma predisposição positiva para a adoção de medidas sustentáveis.
Recomenda-se, portanto, a implementação de iniciativas educacionais que integrem contabilidade e sustentabilidade, visando aumentar a conscientização sobre sua importância para o desenvolvimento sustentável. Isso inclui o desenvolvimento de programas específicos, melhorias na infraestrutura para práticas sustentáveis e colaborações estratégicas com organizações ambientais e contábeis. Ao implementar essa iniciativa a Escola Pedro Aguirre pode tornar-se um modelo em educação sustentável, preparando seus alunos para serem agentes de mudança em suas comunidades.
1.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
“A contabilidade ambiental é responsável por identificar, registrar e esclarecer ações econômicas e financeiras relacionadas com a proteção, preservação e recuperação ambiental. Ela auxilia na tomada de decisões mais assertivas, promove a transparência e melhora a imagem corporativa no mercado e na sociedade” (INVESTORCP, 2023).
“O meio ambiente é crucial para a manutenção da vida no planeta, fornecendo elementos essenciais como ar, água e recursos naturais necessários para a sobrevivência e desenvolvimento das sociedades humanas. Um ambiente equilibrado promove o crescimento saudável e sustentável das futuras gerações” (Mundo Educação, 2024).
“A educação ambiental proporciona aos alunos oportunidades importantes para se engajarem em questões do mundo real que transcendem as paredes da sala de aula. Eles podem ver a relevância de seus estudos em sala para as complexas questões ambientais que confrontam nosso planeta e adquirir as habilidades necessárias para serem solucionadores de problemas criativos e defensores poderosos” (CAMPBELL, 2010, apud Project Learning Tree).
“A implementação de hortas escolares e lixeiras educativas proporciona um aprendizado prático e interdisciplinar, promovendo habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais, além de incentivar práticas sustentáveis e a conscientização ambiental dos alunos e suas famílias” (Pensamento Verde, 2013).
“A inclusão da contabilidade ambiental no currículo escolar é fundamental para a formação de estudantes conscientes e preparados para os desafios ambientais contemporâneos. Essa abordagem promove a compreensão da responsabilidade ambiental e a importância da sustentabilidade, capacitando os alunos a tomarem decisões informadas e a atuarem como cidadãos responsáveis” (FERREIRA et al., 2020).
“As práticas pedagógicas de educação ambiental nas escolas devem ir além da simples instrução de conteúdos. Elas precisam incorporar uma abordagem reflexiva sobre as práticas sociais e buscar a construção de um ambiente sustentável. Essas práticas devem ser permanentes e contínuas, desenvolvidas de forma coletiva pela comunidade escolar, para promover a sustentabilidade socioambiental” (FRANCO, 2016, p. 542).
“A educação ambiental nas escolas deve envolver exemplos e métodos que incentivem uma compreensão sólida das questões ambientais. Isso inclui integrar questões ambientais nos currículos formais e informais, promovendo a consciência desde a infância até a idade adulta, e motivando ações individuais e coletivas que protejam os ecossistemas e promovam a sustentabilidade” (ECO DEBATE, 2021).
“A contabilidade ambiental é um segmento contábil que estuda o patrimônio ambiental das empresas e os impactos causados no meio ambiente através dos processos produtivos das organizações. Dessa forma, é possível mensurar os investimentos e as obrigações relacionadas à proteção ambiental, regulando as atividades e promovendo responsabilidade socioambiental” (Oliveira, 2021).
“Especialistas da área ambiental dialogam com a administração da instituição com o intuito de buscar estratégias que mitiguem os danos causados em longo prazo ao meio ambiente. As empresas são orientadas a concentrar seus esforços no gerenciamento ambiental, a divulgar relatórios contábeis e de sustentabilidade” (Redação Pensamento Verde, 2013).
“A Educação Ambiental nas escolas é regulamentada como uma metodologia educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades de ensino. O objetivo é proporcionar um processo de alfabetização mais ecológico que capte a atenção e o envolvimento de todos os estudantes para as questões do meio ambiente. Dessa forma, será possível desenvolver maior senso de responsabilidade nos pequenos, fazendo com que priorizem ações de cuidado ambiental, como separar o lixo e reduzir o consumo de água diário” (COLÉGIO ARNALDO, 2020).
2. METODOLOGIA
2.1 Classificação da pesquisa
Quanto à natureza, esta pesquisa foi classificada como aplicada. Em relação à abordagem, conduzida de ³maneira qualitativa e quantitativa. No que diz respeito ao objeto de pesquisa, esta possui caráter exploratório e descritivo. Segundo Gil (2010), a pesquisa exploratória visa “prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa em perspectiva”, enquanto a pesquisa descritiva busca “descrever as características de um fenômeno ou a relação entre variáveis”. No que se refere aos procedimentos técnicos adotados, o estudo baseou-se em pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica, a fim de aprofundar o entendimento sobre o tema e sustentar o referencial teórico da pesquisa
2.2 Definição do universo e seleção da amostra
O universo da pesquisa foi realizada na escola do ensino médio Pedro Aguirre em Manicoré. A amostra utilizada foi a “não probabilística” convencional. Segundo Prodanov (2013, p. 98), ela “consiste em selecionar um subgrupo da população”. Nesse sentido, foram entrevistados: 28 alunos do ensino médio, 01 professore e 01 gestor da Instituição de Ensino, onde foi entregue um questionário contendo questões qualitativas e quantitativas sobre o tema proposto com o objetivo de descobrir o grau de conhecimento sobre educação ambiental e contabilidade ambiental da respectiva Instituição de Ensino.
2.3 Instrumento de coleta dos dados
A coleta de dados foi efetuada por meio de um questionário aplicado aos estudantes, professores e ao gestor. Conforme Alyrio (2009) são perguntas estruturadas com o objetivo de alcançar informações específicas. O propósito central deste questionário é investigar e analisar aspectos fundamentais relacionados a educação ambiental e a contabilidade ambiental dentro do contexto da instituição de ensino médio X. Pretende-se também, realizar uma análise documental detalhada, através da revisão crítica e interpretação de documentos com o objetivo de propor idéias inovadoras e eficazes para promover a conscientização ambiental e a prática de comportamento sustentável entre os alunos da escola X.
2.4 Tratamento dos dados e análise dos resultados
No que concerne ao tratamento e análise dos dados este artigo foi realizado por meio de questionário, adotando a Análise Temática, inspirada em Minayo (2010), para decodificar e interpretar as respostas dos questionários. Esse método permite identificar padrões, temas recorrentes e nuances nas respostas dos participantes. Paralelamente, usamos a estatística descritiva para oferecer uma representação quantitativa simplificada dos dados coletados.
Como destaca Cresswell (2014, p.15), “a estatística descritiva tem por finalidade apresentar, organizar, resumir e caracterizar os dados de um conjunto mediante tabelas, gráficos e medidas resumo”.
2.5 Etapas da pesquisa
Primeiro Passo da Investigação sobre Educação Ambiental e Contabilidade Ambiental na escola do ensino médio Pedro Aguirre é reconhecer os Indicadores sendo essa a primeira fase que envolve um mapeamento para reconhecer os indicadores-chave associados à “Educação Ambiental e Contabilidade Ambiental” através de literatura especializada sobre o assunto, depois “avaliação dos indicadores” uma vez eleger, esses indicadores foram examinados para determinar qual é o mais compatível com as características e metas da escola do ensino médio Pedro Aguirre. Além da abordagem mencionada, foi dada especial atenção a implementação e gestão de uma horta na escola, bem como a introdução de lixeiras de reciclagem educativas para coleta seletiva de resíduos e Placas Educativas, voltadas para a Educação Ambiental. A implementação da horta na escola não apenas ofereceu uma oportunidade ímpar de aprendizado sobre a importância do meio ambiente e sustentabilidade ambiental, mas também promover a conscientização sobre a relevância de produzir alimentos saudável e do cuidado com o meio ambiente. Paralelamente, as lixeiras educativas e a seletiva de materiais, desempenharão um papel importante de reeducação ambiental aos alunos sobre a relevância da coleta e da reciclagem incentivando práticas ambientais, sustentáveis desde cedo.
Para a etapa final fizemos uso de livros, dissertações e artigos relacionados ao tema para construir a base teórica da investigação e propor idéias de reeducação ambiental aos alunos, um professor e um gestor da respectiva Instituição.
3. APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS
esta pesquisa foi aplicada na escola estadual de ensino médio Pedro Aguirre localizada na Praça Ruy Araújo, 432 centro de Manicoré através do Google formulário para os alunos do terceiro ano do ensino médio e seus professores. dos que responderam o questionário foram 13 alunos e oito professores a realização da pesquisa ocorreu no dia 11 a 12 de julho de 2024 por meio de grupos de WhatsApp da instituição de ensino. os resultados encontrados durante a pesquisa foram bastante relevantes para o objetivo da pesquisa.
3.1 Questões qualitativas:
A contabilidade ambiental desempenha um papel fundamental como instrumento de educação, você vê esse papel sendo desempenhado na escola de ensino médio Pedro Aguirre?
Cerca de 50% dos respondentes acreditam que a contabilidade não desempenha um papel significativo na promoção de práticas ambientais, citando a falta de programas específicos na escola. Essa percepção negativa pode ser causada pela falta de visibilidade e comunicação sobre a importância da contabilidade ambiental. Por outro lado, a outra metade dos respondentes, principalmente professores, vê a contabilidade como influente na educação ambiental, provavelmente devido a maior conhecimento e envolvimento com programas relacionados. Para melhorar a percepção geral, a escola deve adotar estratégias de comunicação mais eficazes e integrar a contabilidade ambiental no currículo através de projetos interdisciplinares e atividades práticas.
No que se refere a Contabilidade Ambiental como você conceituaria sua relevância no desenvolvimento de um futuro projeto em sua escola de educação ambiental?
A pesquisa sobre conhecimento ambiental revelou que 50% dos participantes atribuíram a nota 8 ao seu entendimento, 18,2% deram a nota máxima de 10, e 27,3% deram a nota 6. A maioria se sente confiante em seu conhecimento, com uma base sólida de entendimento, enquanto uma parte significativa vê espaço para melhorias. As notas variam devido à exposição individual à Educação Ambiental; aqueles com notas mais altas podem ter tido melhor acesso a programas e experiências práticas, enquanto os com notas intermediárias podem ter tido uma exposição mais limitada ou menos eficaz. Para melhorar o conhecimento ambiental, a escola pode implementar atividades extracurriculares focadas em questões ambientais, como clubes de ecologia e visitas a áreas naturais, além de integrar estudos de caso reais nas aulas.
Qual a sua opinião sobre a implementação de uma horta comunitária na escola de ensino médio Pedro Aguirre em Manicoré?
A maioria dos participantes da Escola de Ensino Médio Pedro Aguirre em Manicoré apóia a implementação de uma horta comunitária, com 86,4% reconhecendo sua importância. Metade vê a necessidade como urgente, enquanto 36,4% a consideram importante, mas sem urgência. Apenas 13,6% acham desnecessária. A criação da horta pode enriquecer a educação ambiental, promover a saúde, e fortalecer o senso de comunidade. Para garantir o sucesso, é essencial envolver alunos, professores, funcionários e pais, oferecer treinamentos e buscar parcerias com organizações locais. Além disso, a horta pode melhorar a qualidade da alimentação escolar e ter benefícios para a saúde mental dos alunos.
Como é tratado o assunto Meio Ambiente em sua escola?
Na Escola de Ensino Médio Pedro Aguirre, 71,4% dos participantes afirmam que o Meio Ambiente é abordado através das disciplinas regulares, indicando um bom esforço para integrar a educação ambiental no currículo. No entanto, apenas 14,3% mencionaram campanhas periódicas e 14,3% disseram que o tema é lembrado apenas no Dia do Meio Ambiente, sugerindo que essas iniciativas poderiam ser mais frequentes e visíveis. Para melhorar, a escola deve aumentar a frequência e a continuidade das ações ambientais, incorporando atividades como uma horta comunitária, programas de reciclagem, e parcerias com organizações ambientais locais. Além disso, a realização de excursões e palestras pode fortalecer o engajamento dos alunos e a consciência ambiental, consolidando a educação ambiental como uma parte integral e contínua da experiência escolar.
Como você descreveria o ambiente de sua escola em relação a limpeza e preservação do meio ambiente?
A maioria dos participantes (72,7%) considera que a escola é limpa e se preocupa com a preservação ambiental, indicando que as práticas e iniciativas ambientais estão sendo bem implementadas. No entanto, 18,2% acreditam que, apesar da limpeza, há um compromisso insuficiente com a preservação, sugerindo uma falta de visibilidade ou comunicação das ações ambientais. Para melhorar, a escola deve aumentar a visibilidade das iniciativas ambientais através de campanhas, boletins informativos e redes sociais, além de envolver mais a comunidade em projetos colaborativos, como hortas comunitárias e programas de reciclagem. Realizar workshops e criar comitês ambientais pode promover maior engajamento e responsabilidade compartilhada. Estabelecer metas claras e comunicar os resultados alcançados também é crucial para manter a comunidade informada e motivada.
Você gostaria de participar de atividades práticas em sua escola que ajudassem a proteger o meio ambiente?
A iniciativa de implementar placas e lixeiras educativas sobre o meio ambiente na Escola de Ensino Médio Pedro Aguirre é bem recebida por 72,8% dos participantes, com 36,4% considerando-a importante e 36,4% muito importante. No entanto, 22,7% a veem como pouco importante, possivelmente devido à falta de conscientização ou prioridades diferentes. Para garantir o sucesso, a escola deve complementar essas medidas com programas educativos sobre gestão de resíduos, oficinas de reciclagem e projetos de iniciativas ambientais. Coletar feedback contínuo e envolver os alunos na criação e manutenção das placas e lixeiras pode aumentar a eficácia. Integrar essas medidas em um plano mais amplo de sustentabilidade, comunicar eficazmente os benefícios e celebrar os sucessos ajudará a engajar a comunidade escolar e a promover uma cultura de responsabilidade ambiental.
Questões quantitativas:
A pesquisa sobre conhecimento ambiental revelou que 50% dos participantes avaliaram seu entendimento como 8, 18,2% deram nota 10, e 27,3% atribuírem nota 6. A maioria se sente confiante em seu conhecimento, mas há uma margem significativa que vê espaço para melhorias. As variações nas notas podem refletir diferentes níveis de exposição e eficácia no ensino da Educação Ambiental. Para aprimorar o conhecimento ambiental, a escola deve adotar uma abordagem mais integrada e interativa, promovendo projetos práticos, atividades extracurriculares, e melhorando a comunicação sobre iniciativas ambientais. Além disso, a formação contínua dos professores e a criação de comitês ambientais podem fortalecer o engajamento e a responsabilidade coletiva, cultivando uma cultura de conscientização e ação ambiental entre os alunos.
A maioria dos participantes (72,8%) apoiam a implementação de placas e lixeiras educativas na Escola de Ensino Médio Pedro Aguirre, com 36,4% considerando a iniciativa importante e 36,4% muito importante. No entanto, 22,7% a consideram pouco importante, possivelmente por falta de conscientização ou outras prioridades. Para garantir o sucesso, recomenda-se complementar a iniciativa com programas educativos sobre gestão de resíduos, realizar pesquisas e fóruns para coletar feedback, e envolver os alunos na criação e manutenção das placas e lixeiras. Integrar essas medidas em um plano de sustentabilidade mais amplo e comunicar eficazmente seus benefícios pode aumentar o engajamento e fortalecer a cultura de responsabilidade ambiental na escola. Destacar e celebrar os sucessos também pode motivar a comunidade a continuar participando ativamente.
CONCLUSÃO E RECOMENDAÇÕES
A pesquisa realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Aguirre revelou uma perspectiva diversa sobre a integração da contabilidade ambiental no contexto educacional. Metade dos respondentes, principalmente alunos, expressou ceticismo quanto ao papel significativo da contabilidade na promoção de práticas ambientais, citando a falta de programas específicos que integrem contabilidade e meio ambiente como a principal razão para essa visão. Em contraste, os professores mostraram uma percepção positiva, evidenciando um entendimento mais profundo e direto dos benefícios dessas práticas. Essa discrepância aponta para a necessidade de uma comunicação mais eficaz e visibilidade das iniciativas ambientais existentes.
Além disso, a análise dos dados sobre o conhecimento ambiental dos participantes destacou uma base sólida de entendimento, mas também um espaço considerável para melhorias. A maioria dos alunos se mostrou confiante em seu conhecimento, enquanto um grupo significativo apontou a necessidade de uma abordagem mais abrangente e interativa na educação ambiental. A implementação de projetos práticos, como hortas comunitárias, programas de reciclagem e atividades extracurriculares focadas em sustentabilidade, emerge como uma estratégia essencial para enriquecer a experiência educacional e aumentar o engajamento dos alunos. A aceitação majoritária da proposta de implementar placas e lixeiras educativas sublinha o reconhecimento da importância de ações visuais e práticas para a educação ambiental. No entanto, a pequena parcela que considera essa iniciativa pouco importante indica uma necessidade contínua de conscientização e educação sobre os impactos positivos dessas medidas. A implementação de uma horta comunitária, com apoio significativo da comunidade escolar, apresenta-se como uma oportunidade de ouro para integrar conceitos teóricos de educação ambiental com práticas sustentáveis. Este projeto pode não apenas enriquecer o currículo escolar, mas também fortalecer o senso de comunidade, promover habilidades práticas e contribuir para a saúde e bem-estar dos alunos.
Em resumo, a Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Aguirre possui uma base sólida e um potencial significativo para expandir e fortalecer suas iniciativas de contabilidade ambiental e educação sustentável. Através de uma comunicação mais eficaz, maior visibilidade das práticas existentes e a implementação de projetos práticos e interativos, a escola pode se tornar um modelo de integração de educação ambiental, preparando seus alunos para enfrentar os desafios ambientais futuros com uma abordagem informada e responsável
REFERÊNCIAS
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FRANCO, L. Práticas de educação ambiental na construção de escolas sustentáveis. Revista Educação Ambiental, vol. 5, p. 536-542, 2016. Disponível em: https://www.revistaea.org.
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PENSAMENTO VERDE. A importância da contabilidade ambiental nas empresas. Pensamento Verde, 9 out. 2013. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/meioambiente/a-importancia-da-contabilidade-ambiental-nas-empresas/.
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