BEM-ESTAR DE RUMINANTES NA PRODUÇÃO LEITEIRA: ENSINO APRENDIZAGEM AO PÚBLICO INFANTO JUVENIL

WELL-BEING OF RUMINANTS IN DAIRY PRODUCTION: TEACHING AND LEARNING FOR THE YOUTH

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202409211946


Juliane Gabilan Medina Custódio1, Isabella Simões de Jesus1, Mell Trubat Faustino1, Laura de Medeiros Leal1, Leonardo Ribeiro dos Santos1,  Henrique Carnielo Figueiredo1, Kennedy da Silva Marques1,Alda Letícia da Silva Santos Resende2


RESUMO

A garantia do bem-estar é essencial à saúde dos animais e muito importante para maximização da produção, visto que animais em situação de conforto produzem mais e melhor. No entanto, muitas notícias falsas circulam por redes sociais, difundindo desinformação e prejudicando as cadeias produtivas. Este projeto teve como objetivo educar crianças sobre o manejo adequado, o bem-estar e a produção leiteira de animais de fazenda, promovendo valores de compaixão, responsabilidade e respeito pelos animais. Realizado em uma fazenda recreativa, em Vargem Grande, Rio de Janeiro, o projeto contou com a participação de aproximadamente 50 crianças. Este estudo aborda a carência de conteúdo educativo sobre bem-estar animal e busca conscientizar o público sobre a importância do manejo correto. Os resultados demonstraram uma melhora significativa no conhecimento das crianças sobre o bem-estar animal e o manejo adequado, com um aumento de 30% para 85% na compreensão do tema. Além disso, 90% das crianças relataram ter gostado das atividades práticas e dos jogos interativos, e 80% indicaram que as palestras foram interessantes e informativas. Esses dados destacam a eficácia das atividades práticas para transmitir conceitos complexos de maneira acessível e envolvente.

Palavras-chave: manejo animal. educação infantil. fazenda recreativa. conscientização. produção animal.

ABSTRACT

Ensuring animal welfare is essential for the health of animals and crucial for maximizing production, as animals in comfortable conditions produce more and better. However, much misinformation circulates on social media, spreading false information and harming production chains. This project aimed to educate children about proper management, welfare, and dairy production of farm animals, promoting values of compassion, responsibility, and respect for animals. Conducted on a recreational farm in Vargem Grande, Rio de Janeiro, the project involved approximately 50 children. This study addresses the lack of educational content on animal welfare and seeks to raise public awareness about the importance of proper management. The results demonstrated a significant improvement in children’s knowledge about animal welfare and proper management, with an increase from 30% to 85% in understanding the topic. Additionally, 90% of the children reported enjoying the practical activities and interactive games, and 80% indicated that the lectures were interesting and informative. These data highlight the effectiveness of practical activities in conveying complex concepts in an accessible and engaging manner.

Keywords: animal management. childhood education. recreational farm. awareness. animal production.

1 INTRODUÇÃO

O bem-estar animal tem se tornado um tema cada vez mais relevante nas discussões sobre práticas sustentáveis e humanitárias na produção agropecuária. A conscientização sobre a importância do manejo adequado dos animais de produção é crucial para garantir a saúde e a qualidade de vida desses seres, além de influenciar positivamente a qualidade dos produtos derivados (Broom; Molento; Dutra, 2018; Webster, 2005). Neste contexto, a educação sobre o bem-estar de ruminantes na produção leiteira é fundamental para promover práticas sustentáveis e humanitárias desde cedo (Féveron; Von Keyserlingk, 2021).

Apesar do aumento na conscientização sobre o bem-estar animal, ainda há uma lacuna significativa na educação das gerações futuras sobre este tema. Este projeto extensionista visa preencher essa lacuna, oferecendo às crianças uma compreensão prática e teórica do manejo adequado dos animais.

O problema que deu origem a esta pesquisa é a falta de conhecimento sobre o manejo e o bem-estar dos ruminantes entre as crianças, o que pode levar a práticas inadequadas tanto no presente quanto no futuro. O objetivo do estudo é educar as crianças sobre o manejo e bem- estar dos ruminantes, promover valores de compaixão e responsabilidade, integrar a comunidade local e a equipe da fazenda em atividades educativas, e avaliar o impacto dessas atividades no conhecimento e atitudes das crianças.

Este projeto se justifica na formação de uma geração consciente e responsável em relação ao bem-estar animal. Estudos anteriores já destacaram a importância de práticas de manejo que garantam a saúde física e emocional dos animais (Webster; Mench, 2008; Marques; Paranhos da Costa, 2019). Este projeto visa não só aumentar o conhecimento das crianças, mas também promover valores essenciais para uma sociedade mais ética e sustentável (Bennete, Costa; Marques, 2019; Turner; Hocking; Chenoweth, 2022).

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A fundamentação teórica deste projeto é alicerçada em estudos que evidenciam a importância do bem-estar animal e da educação precoce em práticas sustentáveis de manejo. O conhecimento das necessidades básicas de saúde e bem-estar dos animais é fundamental para evitar  cuidados  inadequados  ou  negligência  (Broom;  Molento;  Dutra,  2018).  Esse conhecimento é crucial para promover práticas que garantam a saúde física e emocional dos animais, como apontado por Webster (2005), que argumenta que o bem-estar animal é essencial tanto para a saúde dos animais quanto para a qualidade dos produtos derivados (Webster, 2005). Ou seja, práticas inadequadas de manejo podem levar ao estresse dos animais, afetando negativamente a produção (Mench, 2008; Tadich; Gallardo; Schutte, 2020).

A interação segura entre crianças e animais pode criar um ambiente educativo enriquecedor (Grandin, 2008). Estudos indicam que essa interação pode influenciar positivamente as percepções e práticas da comunidade em relação aos produtos de origem animal, promovendo uma conscientização sobre os benefícios da produção leiteira ética e sustentável (Rollin, 1995; Carvalho; Costa, 2018).

Estudos enfatizam a conexão vital entre crianças, animais e fazendas, destacando como a interação precoce com práticas sustentáveis pode moldar atitudes positivas (Neumann, 2006; Santos; Silva, 2022). Assim, a literatura científica sustenta que a educação sobre bem-estar animal não só melhora o tratamento dos animais, mas também pode transformar a percepção e as práticas da comunidade, aumentando a aceitação de produtos de origem animal produzidos de maneira ética e sustentável (Fahim; Brscic; Costa, 2021; Silva; Mendonça, 2020). Este projeto busca integrar esses conceitos na formação de crianças, promovendo valores de compaixão, responsabilidade e respeito pelos animais, através de uma abordagem prática e educativa (Marques; Paranhos da Costa, 2019).

3 METODOLOGIA
3.1 Contextualização e Objetivos do Projeto

Este projeto teve como objetivo principal promover a conscientização sobre o bem-estar animal e o manejo adequado de ruminantes entre crianças de 5 a 13 anos, utilizando um ambiente educativo e lúdico. Com a crescente ênfase em práticas sustentáveis e éticas na produção animal, buscamos apresentar esses temas de maneira acessível e interativa para o público infantil.

A escolha da fazenda recreativa em Vargem Grande, Rio de Janeiro, como local para o evento foi estratégica, oferecendo uma experiência prática e imersiva. Essa abordagem permitiu que as crianças não apenas compreendessem conceitos teóricos, mas também vivenciassem a prática em um ambiente real, facilitando a absorção e retenção do conhecimento.

Os estudantes de medicina veterinária desempenharam um papel fundamental na organização e execução das atividades, trabalhando em colaboração com a administração da fazenda e a médica veterinária responsável. A interação direta com os animais e a realização de atividades práticas foram planejadas para maximizar o engajamento e a aprendizagem das crianças, promovendo uma educação abrangente que combina conhecimento técnico e valores éticos.

3.2 Organização das Etapas do Projeto

I. Diagnóstico: Identificação das problemáticas e das necessidades educacionais relacionadas ao manejo e bem-estar de ruminantes.

II. Planejamento: Desenvolvimento de um cronograma de atividades, elaboração de materiais educativos e treinamento dos estudantes de medicina veterinária envolvidos no projeto.

III. Execução:

1 Atividades Práticas:

  • Introdução ao Bem-Estar Animal: Os participantes assistiram a uma palestra introdutória onde foram apresentados quem são os ruminantes, os conceitos básicos de bem- estar animal, o manejo correto dos ruminantes, quais suas funções na sociedade, o que eles produzem, a importância da qualidade do leite e seus derivados, a identificação de sinais de maus-tratos e a importância do médico veterinário nas fazendas. As palestras foram adaptadas para as faixas etárias das crianças, utilizando linguagem acessível e elementos visuais que facilitassem a compreensão
  • Visita Guiada e Observação dos Animais: As crianças foram conduzidas em uma visita guiada pela fazenda, onde puderam observar de perto o comportamento natural dos animais. Durante a visita, foi enfatizada a importância de ambientes que permitam expressões naturais de comportamento, bem como o respeito às necessidades individuais de cada um.
  • Atividades Interativas de Manejo: Neste módulo, os participantes tiveram a oportunidade de praticar atividades de manejo animal sob a supervisão dos instrutores. As atividades incluíram a alimentação dos animais e o manejo gentil para verificação do bem-estar. Estas atividades foram cuidadosamente planejadas para garantir a segurança dos participantes e dos animais, além de ensinar boas práticas de cuidado.

2 Jogos Interativos:

  • Memória Animal: As crianças participaram de um jogo da memória onde precisavam encontrar pares de imagens de animais ruminantes e seus derivados, como leite, queijo, iogurte, couro e lã. Esse jogo ajudou a reforçar a identificação dos animais e os produtos que derivam deles, além de estimular a atenção e a memória das crianças.
  • Classificação de Bem-Estar: Em uma atividade que combinava ludicidade e aprendizado, as crianças receberam imagens de animais em diferentes condições de bem-estar. Elas precisavam separar as imagens em dois grupos: animais que estavam bem e os que não estavam, e, em seguida, discutir o que poderia ser feito para melhorar as condições daqueles em situação de risco. Esta atividade promoveu a empatia e o pensamento crítico, ao mesmo tempo que as crianças reforçavam o aprendizado sobre os fatores que influenciam o bem-estar animal.
  • Distribuição de Brindes Após as Brincadeiras: Ao final das atividades, cada criança participante recebeu uma sacolinha de brindes preparada pelos estudantes. Esses brindes incluíam desenhos de animais da fazenda para colorir, giz de cera, balas e pirulitos, miniaturas de diferentes ruminantes e estalinhos. Foi explicado que, embora os estalinhos fossem divertidos, seu uso dentro da fazenda não era apropriado devido ao potencial de causar estresse nos animais, reforçando assim a importância do bem-estar animal.
IV. Avaliação:
  • Reflexão e Discussão: Após as atividades práticas, foi realizado um momento de reflexão em grupo, onde os participantes compartilharam suas experiências e aprenderam com as observações dos colegas. A discussão foi facilitada por pais e educadores, que reforçaram os conceitos aprendidos e incentivaram a reflexão crítica sobre o tratamento dos animais.
  • Coleta de Informações: Para uma melhor compreensão do aprendizado obtido, todo o evento foi documentado por escrito. Como a reação das crianças durante a palestra, as atividades interativas com os animais, as brincadeiras e também as respostas dadas pelas crianças às perguntas antes e após a palestra.
3.3 Instrumentos de Coleta de Dados e Materiais Educativos

Neste projeto, foram utilizados materiais confeccionados especificamente para envolver e educar as crianças sobre o bem-estar de ruminantes na produção leiteira, tais como: cartilhas, cartazes, e materiais didáticos interativos, que foram utilizados durante as palestras e atividades práticas. Esses materiais foram projetados para serem visualmente atraentes e acessíveis, facilitando o entendimento das crianças sobre os conceitos de bem-estar animal e manejo adequado (Apêndice A, figuras 1, 2 e 3).

As fotos do evento ilustram as atividades realizadas, como as palestras, os jogos interativos, e as interações diretas com os animais, assim como os brindes oferecidos ao final do evento. Essas imagens não apenas documentam o engajamento das crianças, mas também servem como evidência visual do impacto positivo das abordagens educacionais empregadas. O uso dessas imagens foram autorizadas pelos pais das crianças participantes. (Apêndice B, figuras 1, 2, 3 e 4).

No apêndice do artigo, estão incluídas amostras do evento propriamente dito e fotos dos materiais educativos utilizados, proporcionando uma visão detalhada dos recursos que apoiaram a execução e o sucesso do projeto.

4 RESULTADOS E ANÁLISE DE DADOS
4.1 Resultados das Atividades Educativas

Os resultados do projeto evidenciaram uma alta aceitação e envolvimento das crianças nas atividades propostas. Observou-se um aumento significativo no conhecimento das crianças sobre o bem-estar animal e as práticas de manejo adequado. A interação direta com os animais na fazenda recreativa proporcionou uma experiência prática que reforçou os conceitos teóricos apresentados. A parceria com a equipe veterinária e a administração da fazenda foi essencial para o sucesso das atividades.

Antes das atividades, apenas 30% das crianças afirmaram ter conhecimento sobre o bem-estar animal e o manejo adequado de ruminantes. Após a participação no projeto, essa porcentagem aumentou para 85%, indicando uma melhora substancial no entendimento do tema.

4.2 Avaliação da Experiência das Crianças

Neste segmento, avaliamos a experiência das crianças com base nas anotações e observações diretas registradas ao longo do evento. A análise focou em aspectos principais, como a aceitação e o envolvimento das crianças nas atividades, bem como a compreensão e percepção dos conceitos apresentados.

4.2.1 Aceitação e Envolvimento

Uma alta taxa de aceitação e envolvimento foi observada nas atividades realizadas. Cerca de 90% das crianças relataram ter gostado das atividades práticas e dos jogos interativos. Esse elevado índice sugere que as abordagens práticas e lúdicas foram bem recebidas e eficazes na captura do interesse dos jovens participantes. Além disso, 80% das crianças indicaram que acharam as palestras interessantes e informativas, o que demonstra um bom nível de engajamento e apreço pelas apresentações teóricas.

4.2.2 Compreensão e Percepção

Em termos de compreensão e percepção, os resultados foram igualmente positivos. 95% das crianças afirmaram que agora compreendem melhor a importância do cuidado com os animais na produção leiteira. Este dado indica uma significativa melhoria no entendimento dos conceitos abordados, refletindo a eficácia das estratégias educativas empregadas.

A interação direta com os animais e a participação ativa nas atividades práticas foram destacadas como elementos-chave para o sucesso do projeto. Esses aspectos foram fundamentais para promover uma experiência de aprendizado mais rica e envolvente. Estes achados corroboram estudos anteriores que evidenciam a eficácia da educação prática na compreensão e retenção de conceitos complexos.

4.2.3 Análise dos Dados Coletados

A análise dos dados coletados durante todo o trabalho revelou uma percepção positiva do impacto do projeto na conscientização das crianças sobre o bem-estar animal.

Os resultados da avaliação do projeto indicam uma significativa melhoria no conhecimento e na percepção das crianças sobre o bem-estar animal e o manejo de ruminantes. A combinação de atividades práticas, palestras e jogos interativos contribuiu para um aprendizado mais efetivo e envolvente.

A seguir, essas informações serão ilustradas por meio de gráficos e tabelas. Esses recursos visuais facilitarão a visualização e a interpretação dos dados coletados, proporcionando uma análise mais detalhada e intuitiva dos resultados obtidos.

Tabela 1: Conscientização/Conhecimento Sobre Bem-estar Animal e Manejo Adequado Antes e Depois do Evento

Gráfico 1: Conscientização/Conhecimento Sobre Bem-estar Animal e Manejo Adequado Antes e Depois do Evento

A Tabela 1 e o Gráfico 1 mostram uma notável elevação no conhecimento das crianças sobre bem-estar animal e manejo adequado após a participação no evento. Antes do projeto, apenas 30% das crianças possuíam algum entendimento sobre o tema. Após as atividades, esse percentual aumentou para 85%. Essa melhoria substancial demonstra a eficácia das estratégias educativas adotadas, especialmente as atividades práticas que proporcionaram um aprendizado mais concreto e significativo.

— Satisfação das Crianças com as Atividades

Gráfico 2: Porcentagens de Crianças que Disseram Gostar ou não da Atividades Práticas

Os dados do Gráfico 2 revelam uma alta taxa de satisfação das crianças com as atividades práticas realizadas. 90% das crianças relataram ter gostado das atividades, enquanto apenas 10% não expressaram esse sentimento. Esse elevado índice de satisfação confirma que as atividades práticas e lúdicas foram bem-sucedidas em capturar o interesse e o entusiasmo das crianças, tornando o aprendizado mais envolvente.

Gráfico 3: Porcentagem de Crianças que Acharam as Palestras Interessantes e/ou Informativas

O Gráfico 3 indica que 80% das crianças acharam as palestras interessantes e informativas. Esse resultado reflete um bom nível de engajamento com o conteúdo teórico apresentado, demonstrando que as palestras foram capazes de complementar efetivamente as atividades práticas, proporcionando uma compreensão mais abrangente dos conceitos abordados.

Gráfico 4: Porcentagem de Crianças que Entenderam Melhor a Importância do Cuidado com os Animais na Produção Leiteira

De acordo com o Gráfico 4, 95% das crianças relataram um melhor entendimento sobre a importância do cuidado com os animais na produção leiteira após o evento. Este dado destaca a relevância da interação direta com os animais e da participação ativa nas atividades práticas, elementos-chave para a assimilação de conceitos complexos.

Gráfico 5: Resumo da Percepção das Crianças após o Evento

O Gráfico 5 sintetiza a percepção geral das crianças após a participação no projeto. Uma expressiva maioria, 90%, relatou ter gostado das atividades práticas e dos jogos interativos. Além disso, 80% acharam as palestras interessantes e informativas, e 95% entenderam melhor a importância do cuidado com os animais. Esses resultados corroboram a literatura que enfatiza a eficácia da educação prática em ambientes recreativos para o aprendizado e a retenção de conceitos (Broom, 2007; Grandin, 2008).

A análise dos dados coletados através das anotações e observações diretas, indica que o projeto foi bem-sucedido em aumentar o conhecimento das crianças sobre bem-estar animal e manejo adequado de ruminantes. A combinação de palestras, atividades práticas e jogos interativos provou ser uma abordagem eficaz para engajar os jovens participantes e promover uma aprendizagem significativa. Os altos índices de satisfação e de compreensão reforçam a importância de métodos educativos práticos e interativos para a transmissão de conhecimentos complexos de forma acessível e envolvente.

4.3 Discussão dos Resultados

A predominância do aumento de conhecimento (de 30% para 85%) sugere que as atividades práticas são altamente eficazes para transmitir conceitos complexos de maneira acessível para as crianças. Além disso, os achados deste estudo corroboram a teoria de aprendizado experiencial, que argumenta que as experiências práticas e diretas facilitam uma compreensão mais profunda e duradoura dos conteúdos (Neumann, 2006; Rollin, 1995).

A comparação com outros estudos na área mostra que a conscientização e a educação podem influenciar positivamente as práticas da comunidade, aumentando a aceitação de produtos de origem animal produzidos de forma ética e sustentável (Webster, 2005; Mench, 2008).

4.4 Limitações do Estudo

É importante reconhecer que este estudo possui algumas limitações. Por exemplo, a amostra foi restrita a crianças que visitaram a fazenda recreativa, o que pode limitar a generalização dos resultados para outras populações. Além disso, a duração relativamente curta das atividades pode influenciar a retenção a longo prazo do conhecimento adquirido.

4.5 Sugestões para Futuras Pesquisas

Para avançar no entendimento da educação infantil sobre bem-estar animal, recomenda- se explorar diferentes formatos de atividades educativas, bem como investigar o impacto de intervenções de maior duração. Além disso, seria interessante investigar a eficácia dessas abordagens em diferentes contextos culturais e socioeconômicos para avaliar a sua aplicabilidade em uma variedade mais ampla de populações.

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto atingiu seus objetivos de educar e conscientizar crianças sobre o bem-estar de ruminantes e a produção leiteira, conforme proposto. A iniciativa demonstrou a importância de integrar a comunidade e utilizar ambientes recreativos para promover a educação sobre práticas sustentáveis e humanitárias. As atividades proporcionaram uma experiência enriquecedora tanto para as crianças quanto para os envolvidos na organização do projeto.

Os resultados evidenciaram uma significativa melhoria no conhecimento das crianças sobre os temas abordados, o que valida a eficácia das atividades práticas e interativas utilizadas. A predominância do aumento de conhecimento das crianças sugere que a metodologia adotada é uma abordagem eficaz para transmitir conceitos complexos de forma acessível e envolvente.

Apesar dos resultados positivos, é importante reconhecer as limitações do estudo, como a amostra restrita e a duração relativamente curta das atividades, que podem influenciar a generalização e a retenção do conhecimento a longo prazo.

Futuras iniciativas podem ampliar o alcance do projeto e incluir outros temas relevantes para a educação infantil em bem-estar animal. Recomenda-se explorar diferentes formatos de atividades educativas e investigar o impacto de intervenções de maior duração, além de avaliar a eficácia dessas abordagens em diversos contextos culturais e socioeconômicos.

A interação direta com os animais e a participação ativa nas atividades práticas comprovam-se eficazes para transmitir conceitos de maneira acessível e envolvente. A aceitação e o envolvimento das crianças nas atividades propostas ressaltam a importância da educação prática em ambientes recreativos.

Os resultados indicam uma melhora substancial no entendimento das crianças sobre o tema, com um aumento significativo no conhecimento pré e pós-intervenção, onde as crianças demonstram maior compreensão sobre a importância do cuidado com os animais na produção leiteira e a relevância de práticas sustentáveis de manejo.

APÊNDICES

Apêndice A – Fotos Do Evento

Figura A1: Foto da palestra sobre manejo de ruminantes, ministrada pelos estudantes de medicina veterinária responsáveis pelo projeto.

Figura A2: Crianças participando de uma atividade prática de interação com os animais na fazenda.

Figura A3: Jogos interativos para ensinar as crianças a identificar sinais de bem-estar e maus- tratos em ruminantes.

Apêndice B – Materiais Confeccionados Durante O Projeto

Figura B1: Jogos de memória e gincana confeccionados para ensinar sobre o bem-estar e manejo adequado de animais ruminantes, quem são eles e seus derivados.

Figura B2: Cartilhas educativas sobre bem-estar animal distribuídas às crianças

Figura B3: Pôsteres ilustrativos utilizados durante as palestras.

Figura B4: Brindes montados e distribuídos para as crianças que participaram da gincana.

7 AGRADECIMENTOS

Agradecemos à Fazendinha Rio por proporcionar o espaço e apoio necessário para a realização do evento. Nosso agradecimento também às responsáveis pela Fazendinha, Dra. Patrícia Lins e a proprietária Leila Heidtmann, e sua dedicada equipe pelo suporte técnico ao longo de todo o processo.

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1Discentes do Curso Superior de Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá, Campus Rio de Janeiro Barra III. e-mails: jugmc.vet@gmail.com; isabellasjmedvet@gmail.com; m.trubatf@gmail.com; lauramedeiros6@gmail.com; leorib.job@gmail.com; hcarnielo@hotmail.com; vetmarques55@hotmail.com

2Docente do Curso Superior de Medicina Veterinária da Universidade Estácio de Sá, Campus Rio de Janeiro Barra III. Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos (UFRRJ). e-mail: alda.resende@estacio.br