AS VANTAGENS E LIMITAÇÕES DA IMPLEMENTAÇÃO DO WMS (WAREHOUSE MANAGEBENT SYSTEM): UM ESTUDO DE CASO EM UMA DISTRIBUIDORA DE ALIMENTOS DO NORTE DE MINAS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202409061615


Jefeson Roger Alves de Sá1
Izadora Ferreira Santos2


RESUMO

O atacadista distribuidor busca sempre otimizar suas entregas para que não seja um entrave na sua evolução e faz com que suas vendas aumentem, e uma forma de melhorar seu desempenho e a eficiência e eficácia na gestão de seu estoque, uma vez que o distribuir detém em seu produto a necessidade de controle e logística padronizada. A Distribuidora de Alimentos com suas inovações tecnológicas implantadas, pretende se tornar cada vez mais competitiva no mercado, e uma das ferramentas utilizada é o WMS, que gerencia o estoque, e com isso a otimização da expedição de seus produtos o que torna um diferencial no negócio, trazendo lucratividade. O estudo demonstrou através da ferramenta SWOT (Strengths, Weaknesses,  Opportunities e Threats), ou seja, suas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças analisar a implementação da ferramenta WMS, que trouxe melhorias para a Distribuidora e fez com que seus serviços através da informação em tempo real sejam acompanhados e gerenciados de forma rápida e com baixo custo, e com informações precisas para tomada de decisão.

Palavras-chave: TI (Tecnologia da informação), Sistema de Informação, WMS (warehouse management system), Gestão de Estoque.

ABSTRACT

The wholesaler distributor always seeks to optimize its deliveries so that it is not an obstacle in its evolution and makes its sales increase, and a way to improve its performance and the efficiency and effectiveness in the management of its stock, since the distribution holds in its product the need for standardized control and logistics. Distribuidora de Alimentos, with its technological innovations implemented, intends to become increasingly competitive in the market, and one of the tools used is the WMS, which manages the inventory, and with this the optimization of the shipping of its products which makes a difference in the business, bringing profitability. The study demonstrated through the SWOT tool (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats), that is, its strengths, opportunities, weaknesses and threats analyze the implementation of the WMS tool, which brought improvements to the Distributor and made their services through real-time information are tracked and managed quickly and at low cost, and with accurate information for decision making.

Keywords: (TI) information technology, Information System, WMS  (warehouse managebent sytem), Inventory Management.

1 INTRODUÇÃO

O setor atacadista distribuidor detém uma participação de 53,6% no abastecimento do mercado varejista que corresponde a 261,8 bilhões de reais do consumo projetado conforme dados da Revista da ABAD – Associação Brasileira de Atacadista e Distribuidores de Produtos Industrializados, e faz com que a armazenagem e distribuição tenha uma grande importância e responsabilidade na busca da satisfação do cliente.

Gráfico 1: Evolução e Participação do setor atacadista

Fonte: RANKING ABAD/NIELSEN 2019 

Atualmente os negócios estão cada vez mais dinâmicos, e as grandes empresas, buscam padronizar suas operações, visando redução de custo e otimização do seu produto, e uma das ferramentas utilizadas é a busca por novas tecnologias que visam melhorar suas operações, e uma ferramenta conhecida no mercado de distribuição é o WMS, que gerencia o armazenamento do estoque e suas movimentações.

Os administradores dessas corporações, buscam mitigar os custos e tornar as operações e processos mais eficientes e eficazes, neste contexto, o WMS, surge como ferramenta de Gestão de Estoque que busca reduzir os riscos operacionais e maior controle do estoque, e otimização na expedição dos produtos, com isso as empresas poderão entregar seus produtos no menor tempo possível e com o menor custo. Dessa forma, terá mais longevidade empresarial, e empregará mais pessoas e trará melhoria nos resultados operacionais.

No meio acadêmico é escasso estudos com WMS em atacadistas distribuidores de alimentos, e devido alguns produtos possuírem shelf life curto, requer mecanismos que otimizam o tempo de entrega ao consumidor final, e os distribuidores detém na cadeia de suprimentos papel importante na rapidez da entrega.

Diante do exposto surge a questão, quais os impactos da implementação do WMS – (Warehouse Management System) na gestão de estoques de uma Distribuidora de Alimentos do Norte de Minas ?  

A proposta deste trabalho foi analisar os impactos do WMS – (Warehouse Management System)  na gestão de estoques de uma Distribuidora de Alimentos do Norte de Minas. Com os seguintes objetivos Específicos, Descrever as características  do WMS – (Warehouse Management System); Identificar as principais dificuldades para implantar o do WMS – (Warehouse Management System), na percepção dos colaboradores do CD e Gestores da Distribuidora; analisar as vantagens percebidas desta tecnologia, na percepção dos colaboradores do CD e Gestores da Distribuidora; verificar as principais limitações desta tecnologia na percepção dos colaboradores do CD e Gestores da Distribuidora; comparar os resultados da implentação do WMS na percepção dos colaboradores do CD e Gestores da Distribuidora.

2 CARACTERIZAÇÃO DO SETOR ATACADISTA DISTRIBUIDOR

As empresas estão cada vez mais competitivas, para tanto estão aprimorando seus processos e suas práticas organizacionais, visando melhor rentabilidade e eficiência e eficácias nos processos.

Segundo Machado-da-Silva(2002 ), sob a ótica de avaliar a competitividade levando em consideração indicadores econômicos tem se limitado a eficiência operacional o que leva a competitividade ser oriunda da excelência empresarial no desempenho de atividades mensuráveis, através de indicadores.

De acordo com Barbosa (1999) a competitividade se torna cada vez mais dinâmica à medida que há diversidade na análise, considerando variáveis de acordo com sua especificidade permitindo a compreensão de sua definição.

O elo entre a indústria e o comércio varejista é o atacadista distribuidor, que busca facilitar o atendimento por parte das indústrias aos pequenos varejos, e conforme Abad, vem aumentando por todo o Brasil.

O setor é de suma importância para levar diversos produtos ao varejo e posteriormente ao consumidor final o que torna a logística um dos seus maiores desafios, e para gerir o custo e torna-la lucrativa busca constantemente a otimização de seus processos visando maior rentabilidade para o negócio. 

3 LOGÍSTICA – GESTÃO DE ARMAZENAGEM

Para Arbache et al. (2004), a logística busca de forma integrada gerar valor ao cliente final, através de seus processos. Segundo Novaes (2007), na cadeia produtiva, atualmente agrega valor na cadeia produtiva trazendo a satisfação do cliente.

Segundo Bertaglia (2003), a compreensão de como está a organização da corporação é fundamental para posterior melhoramento da cadeia de abastecimento, para que estas informações demonstrem como é a movimentação, o manuseio, o armazenamento dos produtos e com isso verificar o fluxograma dos processos.

De acordo com Bowersox (2009), às atividades funcionais são fundamentais para que seja atingido a competência logística, e tenha consistência no transporte, armazenamento e expedição do estoque, e gerenciamento do custo. 

4 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 

De acordo com Christopher (2002) o gerenciamento da cadeia de suprimentos foi permitido devido a aliança com a tecnologia da informação, que busca otimizar o tempo e processos, e proporciona ganhos financeiros às empresas, e fazem com que o crescimento das corporações sejam acelerado.

O sucesso na cadeia de suprimentos é fundamental para que as empresas sejam competitivas, buscando baixar seus custos e níveis elevados na prestação de serviço, com tecnologias de ponta e gerindo seus processos de forma eficaz e eficiente, conforme Pires (2009).

A criação de novos produtos e serviços estão diretamente relacionados a novas tecnologias que contribui na gestão dos estoques e na cadeia produtiva fazendo com que sua logística seja realizada com qualidade, buscando sempre a satisfação do cliente.

5 WMS – WAREHOUSE MANAGEMENT SYSTEM

Segundo Barros (2005) o WMS (Warehouse Management Systems ou sistema de gestão de armazéns) é um sistema de gestão de armazéns que otimiza todas as atividades operacionais e administrativas dentro de gestão de armazenagem.

A revista Logística (2014 pag 26) e a IMAM Consultoria realizaram uma análise do mercado e dos usuários de WMS e outros softwares pra logística, o questionário utilizado foi realizado em empresas de diversos setores como de higiene e saúde, eletrônicos, automobilísticos e alimentícios. 

Apesar de estar em uso na maioria das empresas, ainda há uma grande porcentagem que não o utiliza: 32%, em comparação aos 68% que já tem a tecnologia. Mas entre os usuários, é considerável a quantidade dos que têm WMS há mais de 10 anos: 27,1%. A maioria desses usuários, 40,5%, o utiliza entre um e cinco anos. Além disso, a mesma porcentagem (16,2%) de empresas tem o software há menos de um ano ou há seis a dez anos. Segue figura 6, detalhando esses resultados:

Figura 1 – Utilização e tempo de WMS

Fonte: https://issuu.com/revista_logistica/docs/revista-logistica-nov289.

6 SWOT (STRENGTHS, WEAKNESSES,  OPPORTUNITIES E THREATS)

As empresas utilizam diversas ferramentas de gestão para melhorar seus processos e se tornarem mais competitivas, e a análise SWOT, é um mecanismo que busca situar a empresa em seu ambiente interno e externo e estrategicamente produz cenários para tomada de decisão.

A análise SWOT, é oriunda do acrônico, Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), criada por professores da Harvard Business School e aplicada posteriormente por diversos autores e acadêmicos, que faz uma associação de quatro variáveis com  ambiente interno e externo na qual a empresa está inserida. (Tonini, Spinola e Laurindo, 2007).

O ambiente externo possui variáveis ou acontecimentos que está fora do alcance da empresa, que podem representar ameaças e oportunidades, e quanto ao ambiente interno são variáveis que a empresa domina e pode agir diretamente, aplicando sua estratégia de negócios, traduzindo em suas forças e fraquezas, conforme ilustrado na figura abaixo:

Figura 2: Matriz Swot

Fonte: Adaptado SILVA (2009)

Dessa forma, a análise SWOT deve realizada constantemente, uma vez que as oportunidades e ameaças que estão no meio competitivo estão mudando cada vez mais rápido, e para que possam se manter no mercado devem ficar antenado a estas alterações constantes, e potencializar seus pontos fortes e buscar mitigar seus pontos fracos.

Conforme Tonini, Spinola e Laurindo (2007), a utilização da análise SWOT, busca criar um caminho prático para que se possa chegar nos seus objetivos, o que irá contribuir para este estudo, uma vez que irá demonstrar quais os procedimentos adotados pela empresa e o que é relevante para seu negócio para que se possa otimizar e ver a relação junto ao mercado que possa torna-la mais competitiva e assim viável no mercado.

7 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

7.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

A pesquisa foi delineada como um estudo de caso, procedimento metodológico bastante utilizado nas ciências sociais, pois propicia o estudo de uma organização ou comunidade. Não se trata, portanto, de uma pesquisa que tenha como objeto de estudo um indivíduo. O levantamento de dados para a análise deve ser realizado em um contexto espacial e temporal, a partir da realidade da instituição em estudo.

Como explicado por Yin (2001), o estudo de caso é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto da vida real, especialmente quando os limites entre o fenômeno e o contexto não estão claramente definidos.

Como visto na definição, feita por Yin, o estudo de caso consiste em uma investigação minuciosa que visa a prover uma análise do conjunto e dos processos envolvidos no fato analisado.

Para Chizzotti (2006, p. 102), o estudo de caso é uma caracterização abrangente para designar uma diversidade de pesquisas que coletam e registram dados de um caso particular ou de vários casos a fim de organizar um relatório ordenado e crítico de uma experiência, ou avaliá-la analiticamente, objetivando tomar decisões a seu respeito ou propor uma ação transformadora.

O estudo de caso pode ser aplicado em várias situações e sua utilização é abrangente. E, por juntar vantagens de vários métodos, acabou transformando-se na estratégia de pesquisa preferida dos investigadores dos fenômenos individuais, organizacionais, sociais, políticos e de grupo.

Yin (2005) descreve três situações nas quais o estudo de caso é indicado:

• a primeira ocorre quando o caso em pauta é crítico, para testar uma hipótese ou teoria previamente explicitada; 

• a segunda é o fato dele ser extremo ou único; 

• a terceira situação é o caso revelador, que ocorre quando o pesquisador tem acesso a uma situação ou fenômeno até então inacessível à investigação científica.

A utilização do estudo de caso é imensa, podendo ser feito em todos os tipos de pesquisa, mas, a falta de rigor metodológico exige que se redobrem os cuidados, no planejamento e também na coleta de dados, e a dificuldade de generalização na análise de um único, ou mesmo, de múltiplos casos fornece uma base muito frágil para a generalização.

As vantagens desta metodologia, segundo Bruyne et al (1994), levam a:

• criar um estímulo a novas oportunidades de descobertas do desenvolvimento da investigação;

• trabalhar com situações concretas, possibilitando, se necessário, mudanças favoráveis no caso em estudo; procurar relacionar a teoria (pesquisa bibliográfica) com a prática (pesquisa de campo);

• utilizar entrevistas, observações, relatórios e questionários, já que o método não requer do investigador um modo único de coleta de dados.

Uma das vantagens do método do estudo de caso está no fato de que se pode obter uma maior abrangência do estudo de todos os elementos que envolvam uma entidade completa, em vez do estudo de vários aspectos selecionados.

O estudo de caso tem uma riqueza em informações detalhadas que auxilia num maior conhecimento e numa possível resolução de problemas relacionados ao assunto estudado, e de maneira mais intensiva em decorrência do esforço dos pesquisadores concentrarem-se em determinado objeto de estudo (GIL, 1999).

7.2 UNIDADE DE ANÁLISE E UNIDADE DE OBSERVAÇÃO

A unidade de pesquisa definida é a Distrinorte, uma das maiores distribuidoras do no norte de Minas Gerais, presente em mais de 100 cidades com um raio de atuação de 600 km.

Fundada em Abril de 1991, desde então preza pela excelência de seus serviços, contando com uma equipe altamente qualificada e sempre atualizada, atenta as últimas tendências do mercado em treinamento e equipamentos.

8 ANÁLISE DOS RESULTADOS

Quadro 1 – Melhorias WMS (Recebimento)

Fonte Entrevistado de logística (2019).

Quadro 2 – Melhorias WMS Armazenamento

Fonte Entrevistado de logística (2019).

Quadro 3 – Melhorias WMS (Separação de Pedidos)

Fonte: Entrevistado de logística (2019).

Quadro 4 – Melhorias WMS (Relatórios Gerenciais)

Fonte: Entrevistado de logística (2019).

Nos Quadros acimas demonstra as vantagens abaixo:

  • Aumento da densidade de estocagem 
  • Otimização de espaços
  • Racionalização dos percursos dos operadores
  • Redução de papéis na operação
  • Facilidade na localização dos produtos considerando seus prazos de validade e entrada
  • Melhoria significativa da apuração de inventários
  • Reduções de custo propiciadas na geração de papéis
  • Excesso de pessoas na operação e na retaguarda em função da necessidade de controle não automatizado
  • Diminuição dos tempos
  • O controle de toda a produtividade dos recursos é exibido avaliando as políticas e processos definidos anteriormente
  • Informações em tempo real de toda a operação.

9 CONCLUSÃO

Com os estudos realizados foi possível observar que a distribuidora possui um cenário tecnológico e com ferramentas de sistemas que fazem parte do dia a dia de todos os colaboradores da empresa, além de ter uma equipe de Ti interna capacitada toda a estrutura necessária para que a empresas trabalhem de maneira otimizada, melhorando seus processos internos e externos, além de oferecer um ambiente seguro que garante a integridade dos dados.

Os processos decisórios requerem informações precisas e fidedignas para tomada de decisão, e a ferramenta WMS na distribuição é fundamental para que os gestores possam alinhar suas forças e suas fraquezas e com isso buscar mitigar as ameaças e melhorar sua lucratividade através das oportunidades.

Diante desse cenário, foi possível apurar que WMA trouxe grandes benefícios e tornou cada vez mais eficiente a gestão do estoque.

Durante todo o desenvolvimento do trabalho foi abordado muitos conceitos voltados à gestão de logística, gerenciamento de estoque, cadeia de processos de um pedido de envio ou de recebimento. Outro tema abordado foi a melhoria com a redução de perdas (ou por vencimento ou por deformar a embalagem) de produtos dentro do estoque.

Com o estudo de caso sobre o WMS, foi observado o quanto a empresa confia e centraliza seus dados, informações e decisões em seu sistema de gerenciamento de estoque.

As vantagens obtidas com a implementação da ferramenta de gestão de estoque, com o aumento no controle de produtividade, informações em tempo real, redução do tempo na cadeia de produção torna a empresa referência no norte de minas gerais, e busca sempre a satisfação dos seus clientes com entregas mais rápidas e com menor ruptura de produtos possíveis.

REFERÊNCIAS

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YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.


1 Bacharel em ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Montes Claros-MG (2010)
jefesondesa@hotmail.com
2 Bacharel em ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Montes Claros-MG (2023)
izadorafs1996@gmail.com