REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202505091943
Mestranda: Josiane Pompeu Damasceno
Orientadora Profª Doutora: Jaqueline Mendes Bastos
RESUMO
Este artigo destaca: “As novas tecnologias digitais no processo de Formação Docente”. Seu objetivo é refletir sobre a utilização das Novas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TICs) nas práticas de ensino dos docentes, assim como, enfatizar a formação docente para o uso das novas tecnologias como finalidade significativa ao uso das TICs no contexto da educação. Desse modo, discute-se o conceito de tecnologia e de que forma ela vem sendo trabalhada e modificada nas práticas de ensino ao longo da história. Em suma, como também ressaltar a tecnologia enquanto inovação da mediação pedagógica a fim de utilizá-la como meio de produção do conhecimento e não como fim do processo de ensino e de aprendizagem.
Palavras-chave: Tecnologias; Avanços tecnológicos; Formação docente.
ABSTRACT
This article emphasizes: “The Teacher Training Process through new technologies”. Its objective is to reflect on the use of Information and Communication Technologies (ICTs) in teachers’ teaching practices, as well as to emphasize teacher training for the use of new technologies as a significant purpose for the use of ICTs in the context of education. In this way, the concept of technology is discussed and how it has been worked on and modified in teaching practices throughout history. In short, it also highlights technology as an innovation in pedagogical mediation in order to use it as a means of producing knowledge and not as an end in the teaching and learning process.
Keywords: Technologies; Technological advances; Teacher training.
1 INTRODUÇÃO
As tecnologias digitais estão presentes em todos os lugares, inclusive no ambiente escolar.
Desse modo, processo de formação docente através das novas tecnologias, é essencial para que o professor seja promovido de conhecimentos teóricos que, unidos às suas experiências cotidianas, o façam vencer as dificuldades e os problemas da profissão, obtendo assim, a sua realização profissional e pessoal, uma vez que o curso de Formação de Docentes tem o objetivo de orientar os professores sobre as técnicas, metodologias e habilidades necessárias para vivenciar nas suas aulas, além de preparar os docentes para lidar com desafios educacionais, em destaque a diversidade de alunos e a interação com a comunidade.
Desse modo, quando se trata de formação de professores, tão importante quanto inserir o uso das TICs na prática de ensino dos mesmos, se faz necessário refletir sobre a metodologia utilizada e o seu papel social. Segundo Kenski, (2002) o uso das TICs na formação docente deve proporcionar o “ uso consciente das novas tecnologias”, bem como, provocar a promoção de conhecimento em benefício do bem estar social coletivo, pois esses desafios não serão possíveis se não houver inovação na prática do professor, assumindo o papel de mediador/ problematizador na construção do conhecimento.
Em suma, no contexto escolar, a tecnologia transforma a realidade numa velocidade surpreendente do processo de ensino e aprendizagem. Os alunos estão a cada dia vivenciando a tecnologia mais cedo em suas vidas. Assim, a escola tende a acompanhar essa evolução tecnológica. Para isso, faz-se necessário que os professores atualizem as suas metodologias e tornem suas aulas mais atrativas e prazerosas.
2 METODOLOGIA
A metodologia deste trabalho foi desenvolvida por intermédio de uma abordagem de caráter qualitativa, segundo Teixeira, (2013) é aquela que não pode mensurar apenas com números e dados obtidos por meio de um questionário; o objetivo é familiarizar-se com o problema e, por se tratar que as relações e experiências humanas contribuem com informações seguras e necessárias para a realização de análises dos processos de formação docente; por meio das novas tecnologias, permite interpretar, articular com as teorias, descrever e chegar-se a possível conclusão relativa de conhecimentos.
Como procedimentos metodológicos utilizou-se a técnica de análise de conteúdos, segundo Severino, (2007) dá “base para interpretar as informações coletadas”, ou seja, perceber o que está explícito ou oculto, dentro de uma lógica compreensiva da mensagem, bem como, as articulações das interpretações com pressupostos teóricos para aprofundar os estudos a reconstrução dos conhecimentos.
O estudo foi conduzido por informações abstraídas de experiências de docentes, que atuam em sala de aula e utilizam os instrumentos tecnológicos, para atuarem na escola, pois dinamizam o saber, estimulam o aprendizado, atualizam e renovam as práticas pedagógicas no contexto escolar, possibilitando as transformações do nível de aprendizagem.
3 RESULTADOS
As tecnologias na educação começaram a ser implementada de maneira mais ampla nas últimas décadas, à medida que dispositivos digitais se tornaram mais acessíveis (KENSKY, 2002, p.19) seu uso é apropriado em diferentes níveis educacionais, desde a “Educação Infantil até o Ensino Superior com grande utilidade pelos professores”.
Nesse aspecto para Libâneo, (2004), a formação continuada dos docentes é um crescimento posterior à formação inicial, buscando a qualificação teórica e prática do profissional para além do seu trabalho, objetivando também uma evolução cultural, pois entendemos que na formação do educador necessita-se contemplar o conhecer e refletir o uso das tecnologias no ambiente educacional, na luta pelas possibilidades emancipadoras e democratizantes das tecnologias, e não os meios de tecnológicos para fins apenas mercantis.
De acordo com alguns estudiosos como Mansur, (2011), Kensky, (2002), Santaella, (2011) a geração mais recente faz parte dos nativos digitais, sujeitos que nasceram e vivem em um mundo que aprendem por meio de cliques, toques, telas, sons e com inúmeras possibilidades de interação e comunicação virtual.
Segundo Libâneo, (2004) um grande desafio para o contexto educacional é “compreender o que esta nova geração deseja e qual a melhor forma de interação durante o processo de ensino e aprendizagem”, entender a mente humana é uma tarefa desafiadora e entender a mente dos jovens que estão em constante mudança biológica é muito mais complicado. Mas é importante que os educadores busquem atribuir em suas aulas aspectos que os alunos considerem atrativos e prazerosos atualizando seus conhecimentos para efeitos de resultados positivos na educação.
Verifica-se que pesquisas realizadas no ambiente educacional, segundo Pinto, (2005), Moretto, (2018) apontam que cada vez mais há necessidade do uso de “tecnologias é primordial para o processo de formação docente, tanto como a valorização do professor como intelectual e produtor de conhecimento”, assim como também sujeito ativo e reflexivo em relação à sua prática (ROSA, 2013), pois o professor precisa estar atualizado para as novas práticas pedagógicas que são exigidas no momento, sendo necessário repensar o papel do educador, na complexidade de suas ações, exige assim, uma formação inicial e conhecimentos atualizados.
Para Moretto e Dametto, (2018) aprimorar os conhecimentos dos professores, analisar a sua prática em relação ao uso das ferramentas tecnológicas, reavaliando as brechas deixadas nos cursos de formação atual para poder recompor novos conhecimentos, com uma formação sólida e atual para o exercício da cidadania.
No âmbito da formação continuada, Girlene Feitosa, (2009, p. 50-51) “acreditamos que a formação do professor para se adaptar às novas tecnologias é fator decisivo para possibilitar inovações no ensinar”. Para tanto é necessário a construção de cursos de formação continuada que atendam a extensão das múltiplas necessidades que se apresentam no contexto escolar e os decentes sejam coautores nas produções e projetos que possam atender as dificuldades dos alunos no processo de ensino e aprendizagem
Dessa forma, docentes buscam alternativas educacionais para a sua formação. Dentre essas alternativas estão as chamadas de formação continuada e têm como finalidade complementar todo o processo educacional que o professor adquiriu até aquele momento. O termo “formação continuada” passou a ser propagado entre educadores e gestores educacionais, tendo em vista ser um direito de todos os professores de todos os níveis educacionais se atualizar e aperfeiçoar seus conhecimentos, para possíveis efeitos de resultados de aprendizado.
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerando as reflexões trazidas neste trabalho, fica perceptível que no atual contexto o ensinar e o aprender exige mudanças significativas em razão das transformações que ocorrem constantemente no cenário desafiador. Faz-se necessário que as instituições de ensino, sejam elas particulares ou públicas, estejam atentas aos avanços pelos quais a sociedade atravessa, pois precisam se pluralizar e mostrar a sua visão de vida, bem como as diferentes formas de se viver, voltando-se sempre para os discentes.
Neste sentido, as tecnologias atuam como facilitadoras para uma aprendizagem significativa, por considerar as mais diversas possibilidades, tanto de acessos quanto de trocas de experiências e ideias, mas para que isso ocorra, a formação dos professores é essencial que tenhamos políticas de incentivo a atualização dos conhecimentos docentes.
A partir das leituras realizadas, ficou evidente que as mudanças podem acontecer desde que todos os envolvidos no processo educativo façam suas partes; onde as instituições investem nas formações, os docentes participam de tais formações e ainda aplicam em sala de aula, e os alunos passam a experimentar as situações de aprendizagens, fazendo com que elas tenham significado para o contexto da comunidade em que estão inseridas, pois desafios enfrentados pelas instituições está na capacitação dos profissionais docentes para que engajem os alunos e torne-os mais ativos no processo de ensino.
O professor precisa ser criativo, flexível, sendo um mediador e também um articulador para estimular o aluno a ser criativo ativo e participante. Também deve valorizar seu aluno permitindo que o mesmo avance no aprender, onde ele construa e reconstrua seu conhecimento de acordo com suas habilidades.
REFERÊNCIAS
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