REGISTRO DOI:10.69849/revistaft/th1024100116301
Weder Rogerio da Costa Vieira Dias
Adriana Souza de Oliveira
Áurea Célia Andrade de Almeida
Cláudia dos Santos Nogueira
Cristiane de Souza Oliveira
Cristiane Izilda Trindade Alcântara
Edisléia Batista dos Santos
Eledy de Souza
Jéssica Cristina Fernandes Amaral
Jeanne Karla de Luca Nascimento
Joyngle da Silva Lima
Maria Aparecida da Silva Gehlen
Sandra Maria Moraes Rangel Soares
Tissiana Carla de Almeida Gomes Machado
Valdirlene de Jesus Lopes
RESUMO
Este texto investiga o uso da construção de brinquedos como estratégia pedagógica na educação infantil, ressaltando as vantagens pedagógicas dessa estratégia. A ideia é unir o fazer e o brincar, incentivando o crescimento cognitivo, motor, social e emocional das crianças de maneira divertida e relevante. O artigo, fundamentado em teorias de desenvolvimento infantil como as de Vygotsky e Piaget, ilustra como a fabricação de brinquedos pode ser empregada de forma eficiente, promovendo o protagonismo e a criatividade das crianças. A prática é validada quanto aos efeitos no crescimento completo da criança e suas possibilidades de implementação.
PALAVRAS-CHAVE : Construção de brinquedos, educação infantil, desenvolvimento infantil, construção de brinquedos.
1. INTRODUÇÃO
A fase da educação infantil é vital para o desenvolvimento completo da criança uma vez que estabelece os alicerces para o aprendizado futuro. Nesse intervalo, as crianças se envolvem com o mundo ao seu redor através de experiências sensoriais, motoras e cognitivas. Neste cenário, o ato de brincar é amplamente reconhecido como uma atividade crucial para o crescimento, uma vez que permite a aquisição de competências de maneira espontânea e gratificante.
De acordo com Vygotsky (1987) e Piaget (1976), o ato de brincar favorecendo o crescimento social, emocional e cognitivo das crianças, incentivando a formação do saber através da interação ativa. A fabricação de brinquedos na educação de crianças pequenas se apresenta como uma estratégia pedagógica inovadora e eficiente, unindo a criatividade ao aprendizado participativo.
Ao produzir seus próprios brinquedos, as crianças se envolvem em um processo que inclui planejamento, transporte de materiais e solução de dificuldades. Esta metodologia permite que o ato de brincar vá além de uma atividade recreativa, convertendo-se em um recurso pedagógico que promove o crescimento cognitivo, motor e social.
Este texto tem como objetivo investigar as vantagens da construção de brinquedos como estratégia pedagógica na educação infantil, debatendo como essa abordagem pode ser inovadora de maneira eficaz no ambiente escolar e como auxiliar no crescimento completo da criança.
2. O BRINCAR E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento infantil. De acordo com Vygotsky (1987), a brincadeira permite à criança vivenciar experiências sociais e culturais de maneira estruturada, desenvolvendo a linguagem, o pensamento simbólico e a imaginação. Por meio do brincar, a criança aprende a interagir com o ambiente ao seu redor e com outras crianças, o que é essencial para o desenvolvimento de habilidades sociais.
Piaget (1976) também contribuiu para a compreensão da importância do brincar, argumentando que, ao manipular objetos e interagir com o ambiente, a criança constrói seu conhecimento. Brincadeiras e jogos são atividades que permitem à criança explorar o mundo, testar suas habilidades e aprender por meio da ação, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como raciocínio lógico.
3. CONSTRUINDO BRINQUEDOS: UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO
Criar brinquedos é uma atividade que incentiva o aprendizado ativo, possibilitando que as crianças se envolvam diretamente no processo de criação e experimentação. Ao criar brinquedos, as crianças não só se divertem, como também adquirem conhecimentos práticos e inovadores. Esta abordagem oferece oportunidades para o aprimoramento de várias competências fundamentais.
4. O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
Ao criar seus próprios brinquedos, as crianças participam de processos que incentivam a lógica e a resolução de problemas. Eles devem refletir sobre como os diversos materiais podem ser usados, organizar fases de edificação e ajustar suas concepções ao longo do processo. Esta metodologia promove o aprendizado ativo, possibilitando que as crianças entendam conceitos abstratos por meio da experimentação prática.
5. DESENVOLVIMENTO MOTOR
A fabricação de brinquedos também oferece possibilidades inovadoras para o progresso da cooperação motora fina. O assunto de materiais como tesouras, cola, papéis, fios e objetos de pequeno porte exige habilidades motoras fundamentais para o aprimoramento da escrita e outras tarefas manuais. Além disso, o processo de construção de brinquedos pode incluir atividades que promovam uma ampla dinâmica motora, dependendo do tipo de brinquedo fabricado.
6. DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL.
Ao criar brinquedos coletivamente, as crianças adquirem habilidades de colaboração, troca de ideias e resolução de conflitos. Durante essas atividades, o trabalho coletivo incentiva o aprimoramento de competências sociais, tais como a comunicação e a empatia. Além disso, o sucesso em criar algo por conta própria eleva a autoconfiança das crianças, promovendo uma postura positiva em relação ao aprendizado.
7. ESTÍMULO À CRIATIVIDADE
A criação de brinquedos estimula a imaginação das crianças, possibilitando que elas descubram novos conceitos e soluções. A criação proporciona uma liberdade que incentiva a originalidade e a inovação. Conforme as crianças têm a capacidade de selecionar materiais, decidir como utilizá-los e experimentar diversos métodos de construção. Esta liberdade para experimentar e inovar é crucial para o avanço do pensamento criativo.
8 Aplicações práticas de construção de brinquedos na sala de aula
A fabricação de brinquedos pode ser integrada de maneira simples ao programa de educação infantil, de maneira interdisciplinar e compreensível. Em seguida, são propostas algumas táticas para implementar essa prática no ambiente escolar.
9. INTEGRAÇÃO COM CONTEÚDOS CURRICULARES
A fabricação de brinquedos pode ser empregada para fortalecer conceitos de várias áreas do saber. Por exemplo, crie um brinquedo que contenha rodas ou engrenagens, pois as crianças podem adquirir conhecimentos sobre noções físicas, tais como movimento e equilíbrio. Simultaneamente, essa atividade pode ser incorporada às artes visuais, proporcionando às crianças a oportunidade de explorar formas, núcleos e texturas.
10. FOMENTO À COLABORAÇÃO
A criação de brinquedos coletivos é uma ótima chance de estimular o trabalho em equipe. Os professores podem estimular a partilha de tarefas e a troca de ideias entre os pequenos, fomentando um ambiente propício ao aprendizado. Além disso, o trabalho coletivo auxilia os pequenos a aprimorarem suas competências de comunicação e resolução de conflitos, elementos cruciais para a coexistência social.
11. RESULTADOS ESPERADOS E BENEFÍCIOS PEDAGÓGICOS
A atividade de construir brinquedos proporciona uma variedade de vantagens para o crescimento das crianças. Essa prática, além de promover o crescimento motor e cognitivo, auxilia no aprimoramento de competências sociais e emocionais. A fabricação de brinquedos promove um aprendizado mais relevante, já que as crianças participam do processo de criação e experimentação. Como a extensão:
- Aumento do envolvimento e atração pelo aprendizado;
- Aprimoramento da independência e habilidade para solucionar problemas;
- Incentivo à inovação e à criatividade;
- Aprimoramento das competências de comunicação e colaboração.
12. CONCLUSÃO
A construção de brinquedos é uma prática pedagógica eficaz e acessível que promove o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil. Ao integrar o brincar com o fazer, essa abordagem oferece oportunidades ricas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e sociais. Além disso, a construção de brinquedos permite que as crianças explorem sua criatividade, desenvolvam a autonomia e aprendam de maneira colaborativa.
A implementação dessa prática em sala de aula pode ser feita de forma simples, utilizando materiais recicláveis e relacionando a atividade aos conteúdos curriculares. Dessa forma, a construção de brinquedos não apenas enriquece o processo de aprendizagem, mas também contribui para a formação de crianças mais criativas, inteligentes e habilidades para enfrentar os desafios do futuro.
12. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O brincar e suas teorias . 2. ed. São Paulo: Editora Pioneira, 1998.
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VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores . Trad.
MALUF, Ana Cláudia S.; FERREIRA, Joana. “O brincar e o aprender na educação infantil.” Educação em Revista , vo