REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.11462864
Michele da Silva Eufrásio1,
Harine Matos Maciel2,
Maria Antunizia Gomes3,
Wlisses Matos Maciel4
RESUMO
A preservação dos ambientes naturais tem sido um tema recorrente nas últimas décadas, já que degradar o meio ambiente influencia negativamente o bem-estar social. Na busca por formar cidadãos e consequentemente profissionais ambientalmente responsáveis, mostra-se a importância de se implementar em todos os níveis de ensino a Educação Ambiental. O objetivo desta pesquisa foi analisar a presença de disciplinas de Educação Ambiental no Projeto Pedagógico dos cursos dos Institutos Federais nas capitais nordestinas no Brasil, entre os anos de 2021 e 2022. Conclui-se que a maioria dos cursos não contemplam o ensino da Educação Ambiental, até mesmo os cursos ligados diretamente ao estudo do Meio Ambiente. Mostrando assim a fundamental importância da implementação imediata da disciplina de Educação Ambiental para esta ser utilizada como uma ferramenta para o desenvolvimento de cidadãos críticos, conscientes e comprometidos com a preservação dos recursos naturais.
Palavras chaves: Educação Ambiental. Projeto Pedagógico. Instituto Federal.
1 INTRODUÇÃO
A conscientização da sociedade acerca da degradação dos ambientes naturais necessita ser feita desde a primeira infância, visto que se vive em uma sociedade no qual o ser humano possui necessidades ilimitadas, enquanto os recursos produtivos são limitados.
Diante desta preocupação os governos buscaram desenvolver ações que estimulassem a proteção da natureza. Assim, através da disseminação de ideias na área ambiental, no ano de 1977 foi realizada a Conferência Intergovernamental de Educação Ambiental, em Tbilisi na Geórgia, no qual se estimulou a propagação da Educação Ambiental em todos os níveis e em todos os países, contribuindo assim para uma sociedade mais consciente e responsável.
As ideias do conservadorismo ambiental chegaram no Brasil de forma mais intensa no final dos anos de 1970. A Constituição Federal Brasileira estabelece como competência do poder público promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino. Segundo Oliveira et al. (2017) a Educação Ambiental contribui para a execução da responsabilidade do poder público, à medida que se configura como forma de sensibilizar as pessoas para a necessidade de um meio ambiente equilibrado e saudável para todos.
No final dos anos 90, com o objetivo de expandir o ensino ambiental em todo o território nacional, criou-se a Política Nacional de Educação Ambiental. O projeto definiu a Educação Ambiental como um processo de construção coletiva, através de conhecimentos, valores culturais e sociais, com o propósito de conservar o meio ambiente e garantir a sua sustentabilidade para as gerações futuras.
A Educação Ambiental deve se tornar uma preocupação constante em todos os âmbitos educacionais, estimulando assim uma consciência ecológica desde o início da vida escolar da população. Jacobi (2003) afirma que a educação para a cidadania representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participação em potenciais caminhos de dinamização da sociedade e de concretização de uma proposta de sociabilidade baseada na educação para a participação.
O principal eixo de atuação da Educação Ambiental deve buscar, acima de tudo, a solidariedade, a igualdade e o respeito à diferença através de formas democráticas de atuação baseadas em práticas interativas e dialógicas. Isto se consubstancia no objetivo de criar novas atitudes e comportamentos diante do consumo na nossa sociedade e de estimular a mudança de valores individuais e coletivos (JACOBI, 1999).
No entanto, as instituições de ensino têm a difícil tarefa de fazer com que os estudantes de todos os níveis compreendam a importância de se preservar os ambientes naturais. Além dos diversos desafios na formulação de um consenso nacional para o ensino da Educação Ambiental. Segundo Sorrentino (1998) os grandes desafios para os educadores ambientais são, de um lado, o resgate e o desenvolvimento de valores e comportamentos (confiança, respeito mútuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa) e de outro, o estímulo a uma visão global e crítica das questões ambientais e a promoção de um enfoque interdisciplinar que resgate e construa saberes.
Desenvolver a sensibilidade nos alunos a respeito dos problemas ambientais é fundamental. Nesse sentido, é necessário incluir ações sustentáveis no cotidiano dos estudantes, proporcionando assim a disseminação dessas ações em todos os ambientes onde se convive como no trabalho, escola, universidade e bairro em que mora. É urgente que os estudantes se sintam responsáveis em construir, através da Educação Ambiental, uma sociedade sustentável.
O objetivo desta pesquisa foi analisar a presença do ensino da Educação Ambiental através da análise documental do Projeto Pedagógico dos cursos dos Institutos Federais nas capitais nordestinas do Brasil, entre os anos de 2021 e 2022, buscando verificar quais cursos contemplam disciplinas na área ambiental, e assim investigar a abrangência do tema na comunidade acadêmica.
2 A IMPORTÂNCIA DO ENSINO AMBIENTAL
A implantação governamental de políticas ambientais foi primordial no estímulo a proteção dos ambientes naturais. Litle (2003) afirma que é necessário desenvolver na população em geral a consciência social e planetária, que considere os diferentes modos de entender a ameaça à vida no planeta cobrando a mitigação dos problemas socioambientais.
A Educação Ambiental se configura crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de atores do universo educativo e tem como foco a busca de uma perspectiva holística que relaciona homem, a natureza e o universo tomando como referência que os recursos se esgotam e que o principal responsável é o homem (TRISTAO, 2008).
O Conselho Nacional do Meio Ambiente, criado no ano de 1981, definiu a Educação Ambiental como um processo de formação e informação, orientado para o desenvolvimento da consciência crítica sobre as questões ambientais e de atividades que levem a participação das comunidades na preservação do equilíbrio ambiental.
A Constituição Brasileira trata da promoção da Educação Ambiental em seu capítulo VI, do Meio Ambiente, no artigo 225, determinando a promoção da Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização publica para a preservação do meio ambiente. Além disso, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental no Brasil determinam no artigo 8 que esta deve ser desenvolvida como uma prática educativa integrada e interdisciplinar.
No ano de 1990 foi criado o Programa Nacional de Educação Ambiental com o objetivo de capacitar os docentes nos diversos níveis e modalidades, dando início a disseminação das ideias de conservadorismo ambiental no meio acadêmico. Para Oliveira et al. (2017) fica claro que a presença da Educação Ambiental nas escolas não se restringe à existência de uma mera disciplina, sendo algo bem mais amplo, pois trata-se de questão ideológica que deve estar arraigada em todas as práticas da escola, inclusive em todas as disciplinas. Para tanto, faz-se necessário que os professores em atividade recebam formação complementar em suas áreas de atuação, com o propósito de atenderem, de forma pertinente, ao cumprimento dos princípios e objetivos da Educação Ambiental.
Outra importante contribuição surgiu no ano de 1999, a Política Nacional de Educação Ambiental. Conforme Brasil (1999) a política determina o envolvimento dos órgãos que integram o Sistema Nacional de Meio Ambiente, instituições educacionais públicas e privadas, órgãos públicos da União, Estados, Munícipios e do Distrito Federal na Educação Ambiental. Além de exigir cursos de formação e especialização dos profissionais, para que o conteúdo que trate da ética ambiental seja incorporado nas atividades desenvolvidas no dia a dia.
Expandir o estudo ambiental é fundamental para se desenvolver uma sociedade mais consciente dos seus atos de consumo, sendo essencial explicar desde o início escolar a importância de se preservar os ambientes naturais. Conforme Cuba (2011) a escola é um espaço privilegiado para estabelecer conexões e informações, como uma das possibilidades para criar condições e alternativas que estimulem os alunos a terem concepções e posturas cidadãs, cientes de suas responsabilidades e, principalmente, perceberem-se como integrantes do meio ambiente.
Abordar a Educação Ambiental em sala de aula não é uma tarefa simples, pois é preciso mostrar aos alunos a importância de se compreender o ambiente em que estão inseridos, e que não vivem isolados, precisando assim pensar e agir coletivamente e conscientemente. Segundo Berna (2004) o educador ambiental deve procurar colocar os alunos em situações que sejam formadoras, como agressão ambiental ou conservação ambiental, apresentando os meios de compreensão do meio ambiente.
Leff (2002), ao analisar a problemática ambiental, reconhece que a Educação Ambiental exige uma integração de conhecimentos e aproximações sistêmicas, holísticas e interdisciplinares que, se limitadas à reorganização do saber disponível, são insuficientes para satisfazer essa demanda de conhecimentos.
Para Oliveira (2007) a questão ambiental também encara o problema da transversalidade dos conteúdos, precisando buscar campos com determinadas características em comum e um conhecimento adquirido por meio da experiência com repercussão direta na vida cotidiana, envolvendo fundamentalmente procedimentos e atitudes, cuja assimilação deve ser observada a longo prazo.
A Educação Ambiental é primordial em todos os níveis de ensino, porém muitas vezes é mais estudada em níveis de educação superior, em detrimento das escolas e do ensino técnico profissionalizante. De acordo com Guimarães e Inforsato (2012) para superar a crise ambiental é necessária a qualificação dos profissionais do ensino em relação às questões ambientais. Portanto, é fundamental que as universidades estejam preparadas para formar seus profissionais, já que diversos cursos não abordam a área ambiental nos seus currículos.
O educador ambiental deve estimular os alunos a pensar de forma global na busca por mudanças na realidade ambiental do planeta. Ademais, a disciplina de Educação Ambiental pode ampliar conhecimentos em uma diversidade de dimensões como a coleta de lixo seletiva, preservação de espécies, contaminação dos rios e mares, consumo consciente e reaproveitamento, e o uso de energias renováveis.
3 METODOLOGIA
3.1 Área de Estudo e Fonte de Dados
O estudo foi realizado nas capitais nordestinas (Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife, Salvador, São Luís e Teresina), entre os anos de 2021 e 2022. Os dados utilizados foram de origem secundária obtidos através da análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) técnicos e superiores disponíveis nos sites dos Institutos Federais, uma vez que estes projetos são as principais orientações aos docentes e discentes em relação as atividades e conhecimentos que os cursos oferecem.
3.2 Métodos de Análise
Esta pesquisa descreveu a presença/ausência de disciplinas de Educação Ambiental nos cursos dos Institutos Federais. Segundo Gil (1999) as pesquisas descritivas têm como objetivo primordial a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. As técnicas descritivas utilizadas serão tabelas, gráficos e medidas de tendência central.
4 RESULTADOS E DISCUSSÃO
A descrição acerca da presença/ausência de disciplinas na área de Educação Ambiental nos cursos técnicos (integrados, subsequentes e concomitantes) e superiores (bacharelados, tecnólogos e licenciaturas) dos Institutos Federais das capitais nordestinas, foram realizadas com base na análise dos PPC (Projeto Pedagógico dos Cursos) entre os anos de 2021 e 2022.
Analisou-se todos os cursos ofertados nos campus localizados nas capitais nordestinas e também as disciplinas correlatas com o Ensino Ambiental para dimensionar como o estudo sobre o Meio Ambiente tem sido proposto pelas instituições pesquisadas.
4.1 Instituto Federal de Sergipe (IFS)
O IFS (Campus Aracaju) possui no total 17 cursos ofertados no campus da capital sergipana, sendo 11 cursos de nível técnico e 06 superiores. Os cursos técnicos estão listados na tabela 1 e separados por presença/ausência de disciplinas de Educação Ambiental em sua grade curricular.
Dos 11 cursos técnicos analisados, apenas 02 cursos contemplam a disciplina de Educação Ambiental. O curso em Segurança no Trabalho que desenvolve ações educativas na área de segurança, além de buscar medidas para controlar os riscos ambientais, possui a disciplina chamada Tópicos em Educação Ambiental com a carga horaria de 30h. Estudam também Gestão ambiental (30h).
Já o curso de Turismo que trabalha informando sobre aspectos sociais, culturais, históricos e ambientais de localidades do interesse do turista, também contempla o estudo da Educação Ambiental em sua formação com uma carga horaria de 30h.
Tabela 1: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Técnicos no Campus Aracaju
Cursos Técnicos | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Alimentos | X | |
Construção Civil | X | |
Edificações | X | |
Eletrônica | X | |
Eletrotécnica | X | |
Hospedagem | X | |
Informática | X | |
Petróleo e Gás | X | |
Química | X | |
Segurança do Trabalho | X | |
Turismo | X |
Os outros cursos ofertados também deveriam conter uma disciplina sobre a Educação Ambiental, conhecimento este necessário não só para o profissional, mas para o cidadão. Por exemplo, o técnico em edificações trabalha com instalações elétricas e hidrossanitárias. O profissional de Eletrotécnica busca aplicar medidas de uso eficiente de energia, estimulando o uso de energias renováveis, e por isso o curso contempla uma disciplina na área ambiental: Saúde, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho (30h).
O curso de Alimentos que atua no desenvolvimento de novos produtos e processos, estuda as questões ambientais apenas em uma disciplina chamada Química Ambiental e Meio Ambiente (30h). Em Petróleo e Gás que auxilia no controle dos efeitos ambientais das operações efetuadas, existem 02 disciplinas ofertadas: Saúde, Meio Ambiente e Segurança no Trabalho (45h) e Gestão Ambiental (45h). E no curso de Química que atua no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos, as disciplinas ofertadas são: Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho (30h) e Química Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (30h).
Tabela 2: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Superiores no Campus Aracaju
Cursos Superiores | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Análise e Desenvolvimento de Sistemas | X | |
Engenharia Civil | X | |
Gestão em Turismo | X | |
Matemática | X | |
Química | X | |
Saneamento Ambiental | X |
Dos 06 cursos superiores ofertados pelo campus, 03 estudam a Educação Ambiental (Tabela 02). Gestão em turismo que atua no desenvolvimento socioeconômico, ambiental e político das regiões analisadas. Química que buscar criar condições para que os futuros professores se apropriem da produção da pesquisa e Saneamento Ambiental que serão aptos a monitorarem a infraestrutura sanitária para conservar os recursos geoambientais e melhorar as condições sanitárias e socioambientais. No curso de Saneamento Ambiental, além da disciplina de Educação Ambiental (40h), também estudam
Direito Ambiental (40h), Licenciamento Ambiental (40h) e Gestão Ambiental (40h).
O curso de Engenharia civil estuda algumas disciplinas nas áreas ambientais como Gestão Ambiental (40h) e Saneamento Ambiental (40h), porém somente duas disciplinas não são suficientes para que o estudante entenda a importância do Meio Ambiente em sua atuação profissional.
Nos outros cursos percebe-se muitas disciplinas nas áreas de Sociologia, Filosofia e Psicologia. Estudar essas disciplinas são essenciais para uma boa formação em qualquer curso superior, no entanto a Educação Ambiental também deveria estar presente neste eixo comum de estudo, completando assim uma boa formação para todos os estudantes, independente da área.
4.2 Instituto Federal da Paraíba (IFPB)
O IFPB (Campus João Pessoa) possui 12 cursos técnicos e 17 cursos superiores. Como mostra a tabela 03, apenas o curso de Controle Ambiental estuda a disciplina de Educação Ambiental (33h) e também Saúde Ambiental (67h), esse profissional trabalhará propondo medidas para minimizar os impactos em regiões degradas, além de buscar recuperar ambientes e identificar as causas da poluição.
Tabela 3: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Técnicos no Campus João Pessoa
Cursos Técnicos | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Contabilidade | X | |
Cuidado de Idosos | X | |
Controle Ambiental | X | |
Edificações | X | |
Eletrônica | X | |
Eletrotécnica | X | |
Eventos | X | |
Equipamentos Biomédicos | X | |
Guia de Turismo | X | |
Informática | X | |
Mecânica | X | |
Secretariado | X |
Nos cursos superiores, apenas o curso de Gestão Ambiental contempla a disciplina de Estratégias de Educação Ambiental (33h), além da disciplina de Fundamentos da Gestão Ambiental (50H). O curso de Administração possui disciplinas nas áreas ambientais como Gestão Ambiental (50h) e Gestão Ambiental e Sustentabilidade (60h).
Tabela 4: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Superiores no Campus João Pessoa
Cursos Superiores | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Administração | X | |
Administração Pública | X | |
Automação Industrial | X | |
Construção de Edifícios | X | |
Design de Interiores | X | |
Engenharia Civil | X | |
Engenharia Elétrica | X | |
Engenharia Mecânica | X | |
Gestão Ambiental | X | |
Geoprocessamento | X | |
Letras Português | X | |
Matemática | X | |
Negócios Imobiliários | X | |
Química | X | |
Rede de Computadores | X | |
Sistemas de Telecomunicações | X | |
Sistemas para Internet | X |
4.3 Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)
O IFPE (Campus Recife) possui 09 cursos técnicos e 07 cursos superiores. Na tabela 05 percebe-se que nenhum curso leciona a disciplina de Educação Ambiental, mesmo aqueles que são da área como química e saneamento. No curso de Química estuda-se Segurança, Meio Ambiente e Saúde (36h) e em Saneamento a Poluição e Gestão Ambiental (36h). Quantidade de disciplinas insuficientes para formar um profissional ambientalmente responsável.
Outros cursos também estudam disciplinas na área ambiental como Eletrônica que possui em sua grade curricular a disciplina de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (36h) e Segurança do Trabalho com Elementos de Gestão Ambiental (60h). Nota-se, em geral, quando há a presença de disciplinas na área ambiental a carga horaria é baixa quando comparada com outras áreas como sociologia, filosofia e psicologia.
Tabela 5: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Técnicos no Campus Recife
Cursos Técnicos | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Edificações | X | |
Eletrônica | X | |
Eletrotécnica | X | |
Mecânica | X | |
Química | X | |
Refrigeração e Climatização | X | |
Saneamento | X | |
Segurança do Trabalho | X | |
Telecomunicações | X |
Nos cursos superiores (tabela 06) apenas o curso de Gestão Ambiental possui a disciplina de Estratégias de Educação Ambiental (60H). O curso de Geografia deveria contemplar disciplinas na área ambiental para uma formação mais completa do profissional.
Tabela 6: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Superiores no Campus Recife
Cursos Superiores | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Análise e Desenvolvimento de Sistemas | X | |
Design Gráfico | X | |
Engenharia Civil | X | |
Engenharia Mecânica | X | |
Gestão Ambiental | X | |
Geografia | X | |
Radiologia | X |
4.4 Instituto Federal da Bahia (IFBA)
O IFBA (Campus Salvador) possui 10 cursos técnicos e 11 cursos superiores. Nenhum curso técnico possui a disciplina de Educação Ambiental, até mesmo cursos como Geologia, Química e Saneamento. O técnico em Hospedagem possui disciplinas na área ambiental como Meio Ambiente e Saúde (60h).
Tabela 7: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Técnicos no Campus Salvador
Cursos Técnicos | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Automação Industrial | X | |
Edificações | X | |
Eletrônica | X | |
Eletrotécnica | X | |
Geologia | X | |
Hospedagem | X | |
Mecânica | X | |
Química | X | |
Refrigeração e Climatização | X | |
Saneamento | X |
Nos cursos superiores também é inexistente o ensino de Educação Ambiental. No curso de Gestão Ambiental há a disciplina Gestão Socioambiental e Sustentabilidade (60h), em Geografia o estudo do Ambiente e Desenvolvimento (60h) e por fim no curso de Eventos estuda-se a Gestão de Segurança no Meio Ambiente (60h).
Tabela 8: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Superiores no Campus Salvador
Cursos Superiores | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Administração | X | |
Análise e Desenvolvimento de Sistemas | X | |
Educação Profissional e Tecnológica. | X | |
Engenharia Elétrica | X | |
Engenharia Mecânica | X | |
Engenharia Química | X | |
Eventos | X | |
Física | X | |
Matemática | X | |
Química | X | |
Radiologia | X |
4.5 Instituto Federal do Ceará (IFCE)
O IFCE (Campus Fortaleza) possui 13 cursos técnicos e 17 cursos superiores. Nenhum curso técnico possui em sua grade curricular a disciplina de Educação Ambiental, mesmo cursos como Alimentos, Guia de Turismo e Química. Apenas o curso de Química possui uma disciplina na área ambiental que é Gestão Ambiental (40h).
Tabela 9: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Técnicos no Campus de Fortaleza
Cursos Técnicos | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Alimentos | X | |
Edificações | X | |
Eletrônica | X | |
Eletrotécnica | X | |
Eventos | X | |
Guia de Turismo | X | |
Instrumentação Musical | X | |
Informática | X | |
Manutenção Automotiva | X | |
Mecânica Industrial | X | |
Mecânica | X | |
Química | X | |
Segurança do Trabalho | X | |
Telecomunicações | X |
Nos cursos superiores (tabela 10), apenas Gestão Ambiental e Processos Químicos estudam a Educação Ambiental em seu currículo, em ambos a disciplina é de 40h. Outros cursos possuem disciplinas na área ambiental como Estradas (Legislação Ambiental -40h), Hotelaria (Gestão Ambiental – 40h), Saneamento Ambiental (Legislação Ambiental – 40h, Análise e Gestão Ambiental – 60h, Saúde Ambiental – 40h) e Turismo (Turismo, Sustentabilidade e Meio Ambiente – 40h)
Tabela 10: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Superiores no Campus Fortaleza
Cursos Superiores | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Artes Visuais | X | |
Engenharia Civil | X | |
Engenharia de Computação | X | |
Engenharia de Mecatrônica | X | |
Engenharia de Telecomunicações | X | |
Estradas | X | |
Física | X | |
Gestão Ambiental | X | |
Gestão Desportiva e Lazer | X | |
Hotelaria | X | |
Matemática | X | |
Mecatrônica Industrial | X | |
Processos Químicos | X | |
Saneamento Ambiental | X | |
Telemática | X | |
Turismo | X | |
Teatro | X |
4.6 Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)
O IFRN (Campus Natal) possui 12 cursos técnicos e 16 cursos superiores. De todos os cursos técnicos analisados (tabela 11) nenhum contempla a disciplina de Educação Ambiental. O curso de Controle Ambiental possui disciplinas como Impactos Ambientais (60h), Poluição e Controle Ambiental (120h), Direito Ambiental (40h) e Gestão Ambiental (80h).
Cursos como Administração, Controle Ambiental, Estradas, Geologia e Petróleo e Gás deveriam urgentemente serem contemplados com disciplinas na área de Educação Ambiental, contribuindo assim para uma formação mais completa destes profissionais.
Tabela 11: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Técnicos no Campus Natal
Cursos Técnicos | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Administração | X | |
Controle Ambiental | X | |
Edificações | X | |
Eletrotécnica | X | |
Estradas | X | |
Geologia | X | |
Informática | X | |
Manutenção e Suporte de Informática | X | |
Mecânica | X | |
Petróleo e Gás | X | |
Rede de Computadores | X | |
Segurança do Trabalho | X |
Nos cursos superiores também não há disciplinas de Educação Ambiental. Na Engenharia de Energia existe a disciplina de Meio Ambiente e Recurso Energético (40h) e Fontes de Energias Renováveis (80h). Na Engenharia Sanitária e Ambiental estuda-se Introdução a Engenharia Ambiental e Sanitária (40h), Ecologia e Ciências Ambientais (60h), Poluição Ambiental 1 e 2 (80h), Sistemas de Gestão Ambiental (80h), Estudos de Impacto Ambiental (80h), Direito Ambiental (80h) e Economia Ambiental (40h).
Tabela 12: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Superiores no Campus Natal
Cursos Superiores | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Administração | X | |
Análise e Desenvolvimento de Sistemas | X | |
Comercio Exterior | X | |
Construção de Edifícios | X | |
Engenharia Civil | X | |
Engenharia de Energias | X | |
Engenharia Sanitária e Ambiental | X | |
Física | X | |
Gestão Ambiental | X | |
Gestão Publica | X | |
Gestão Desportiva e de Lazer | X | |
Geografia | X | |
Letras Espanhol | X | |
Letras Português | X | |
Matemática | X | |
Produção Cultural | X |
Muitas vezes, pode ser de senso comum que apenas cursos na área ambiental deveriam estudar a Educação Ambiental, mas este tema é transversal, multidisciplinar, sendo necessário o estudo por todas as áreas, desde os bacharelados, tecnólogos e até as licenciaturas.
4.7 Instituto Federal do Maranhão (IFMA)
O IFMA (Campus São Luís) possui 20 cursos técnicos e 06 cursos superiores. Apenas o curso de Meio Ambiente contém em sua grade curricular a disciplina de Educação Ambiental (80h), além de disciplinas como Direito Ambiental (80h) e Gestão Ambiental (80h). Cursos como Aquicultura, Agropecuária, Agroindústria, Cozinha, Eventos, Guia de Turismo, Hospedagem e Química, deveriam ter obrigatoriamente esta disciplina.
No curso técnico de Guia de Turismo há a disciplina de Educação Patrimonial e Responsabilidade Socioambiental (60h) e no técnico em Hospedagem a Educação Patrimonial e Gestão Ambiental em meios de Hospedagem (80h). No entanto, apenas uma disciplina na área ambiental não é suficiente para que o futuro profissional se depare e questione sobre o que acontece com o meio ambiente nos dias atuais e como terá impacto no futuro.
Tabela 13: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Técnicos no Campus São Luís
Cursos Técnicos | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Artes Visuais | X | |
Aquicultura | X | |
Agropecuária | X | |
Agroindústria | X | |
Automação Industrial | X | |
Comunicação Visual | X | |
Cozinha | X | |
Design Gráfico | X | |
Design de Moveis | X | |
Eletrônica | X | |
Eletrotécnica | X | |
Edificações | X | |
Eventos | X | |
Guia de Turismo | X | |
Hospedagem | X | |
Manutenção de Máquinas | X | |
Mecânica | X | |
Metalurgia | X | |
Meio Ambiente | X | |
Química | X | |
Segurança do Trabalho | X |
Nos cursos superiores no campus São Luís não há disciplinas ofertadas de Educação Ambiental (tabela 14). Cursos como Agronomia, Alimentos, Aquicultura, Ciências Agrarias e Zootecnia deveriam contemplar essa área de estudo.
Tabela 14: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Superiores no Campus São Luís
Cursos Superiores | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Artes Visuais | X | |
Agronomia | X | |
Alimentos | X | |
Aquicultura | X | |
Ciências Agrarias | X | |
Zootecnia | X |
4.8 Instituto Federal de Alagoas (IFAL)
O IFAL (Campus Maceió) possui 08 cursos técnicos e 11 cursos superiores. Com base na tabela 15, nenhum curso técnico possui a disciplina de Educação Ambiental. O curso de Estradas possui a disciplina de Gestão Ambiental de Rodovias (40h), em Segurança do Trabalho há a Gestão Ambiental (40h) e no curso de Química ensina-se a Educação e o Desenvolvimento Sustentável (40h).
Cursos como Edificações, Estradas e Química deveriam ter mais disciplinas na área ambiental para a formação destes profissionais. Já que a Educação Ambiental não é lecionada nas escolas e os cursos superiores mantem essa lacuna no desenvolvimento dos alunos, é impossível formarem-se cidadãos completos, que consigam entender a magnitude do estudo do meio ambiente.
Tabela 15: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Técnicos no Campus São Luís
Cursos Técnicos | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Desenvolvimento de Sistemas | X | |
Edificações | X | |
Eletrônica | X | |
Eletrotécnica | X | |
Estradas | X | |
Mecânica | X | |
Química | X | |
Segurança do Trabalho | X |
Na tabela 16, percebe-se que nenhum curso superior possui a disciplina de Educação Ambiental. Na Engenharia Civil estuda-se a Engenharia Ambiental (54h), em Alimentos a Educação, Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos Industriais (80h), Na Gestão de Turismo o Ecoturismo e o Turismo Sustentável (40 h) e na Hotelaria a Gestão Ambiental na Hotelaria (40h).
Tabela 16: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Superiores no Campus São Luís
Cursos Superiores | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Alimentos | X | |
Ciências Biológicas | X | |
Design de Interiores | X | |
Engenharia Civil | X | |
Física | X | |
Gestão de Turismo | X | |
Hotelaria | X | |
Letras Português | X | |
Matemática | X | |
Química | X | |
Sistemas de Informática | X |
4.9 Instituto Federal do Piaui (IFPI)
O IFPI (Campus Teresina) possui 25 cursos técnicos e 16 cursos superiores. Ao analisar a tabela 17, conclui-se que nenhum curso técnico de Teresina contempla o estudo da Educação Ambiental. Cursos como Administração, Agroindústria, Edificações, Estradas, Guia de Turismo, Gastronomia, Logística, Meio Ambiente, Química, Saneamento e Sistemas de Energias Renováveis deveriam obrigatoriamente estudarem sobre a importância da Educação Ambiental não somente como cidadão, mas como profissional qualificado.
Tabela 17: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Técnicos no Campus Teresina
Cursos Técnicos | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Administração | X | |
Agroindústria | X | |
Análises Clínicas | X | |
Contabilidade | X | |
Cuidado de Idosos | X | |
Desenvolvimento de Sistemas | X | |
Edificações | X | |
Eletrônica | X | |
Eletrotécnica | X | |
Estradas | X | |
Guia de Turismo | X | |
Gastronomia | X | |
Informática | X | |
Logística | X | |
Mecânica | X | |
Meio Ambiente | X | |
Nutrição e Dietética | X | |
Panificação | X | |
Química | X | |
Refrigeração e Climatização | X | |
Saneamento | X | |
Sistemas de Energias Renováveis | X | |
Serviços Jurídicos | X | |
Segurança do Trabalho | X | |
Vestuário | X |
O mesmo acontece com os cursos superiores, nenhum dos cursos lecionam a disciplina de Educação Ambiental, mesmo tendo um curso da área ambiental que é Gestão Ambiental. Além disso outros cursos deveriam contemplar a temática ambiental como Engenharia Civil, Alimentos, Química e Ciências Biológicas.
Tabela 18: Presença ou Ausência no PPC da Disciplina de Educação Ambiental nos Cursos Superiores no Campus Teresina
Cursos Superiores | Presença de Disciplina de Educação Ambiental | Ausência de Disciplina de Educação Ambiental |
Análise e Desenvolvimento de Sistemas | X | |
Alimentos | X | |
Ciências Biológicas | X | |
Computação | X | |
Design de Moda | X | |
Engenharia Civil | X | |
Engenharia Mecânica | X | |
Física | X | |
Gastronomia | X | |
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Gestão de Recursos Humanos | X | |
Matemática | X | |
Química | X | |
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Secretariado | X |
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS
A Educação Ambiental é uma prática que deveria ser cada vez mais incentivada, principalmente no ambiente acadêmico. Buscando assim uma maior conscientização e reflexão sobre a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
Na pesquisa realizada em 09 campus dos Institutos Federais das capitais nordestinas, foram contabilizados 120 cursos técnicos (integrado, subsequente e concomitante) e 107 cursos superiores (bacharelado, tecnólogo e licenciatura). Destes cursos analisados, apenas 3,33% dos cursos técnicos possuem a disciplina de Educação Ambiental no currículo acadêmico. Já na análise dos cursos superiores, essa porcentagem foi um pouco maior, 6,54%.
Ao analisar as porcentagens de presença da disciplina de Educação Ambiental em todos os cursos dos Institutos Federais das capitais nordestinas, conclui-se que não é dada a devida importância ao ensino acadêmico nessa área, dificultando assim a construção de cidadãos conscientes quanto às questões socioambientais locais, regionais e mundiais.
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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1graduanda em Tecnologia da Hotelaria, IFCE, campus Baturité, e-mail: eufrasio3707@gmail.com
2Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente, professora do IFCE, campus Baturité, e-mail: harine@ifce.edu.br
3Doutoranda em Administração, Professora do IFCE, campus Iguatu, e-mail: antunizia.gomes@ifce,edu,br
4Doutor em Irrigação e Drenagem, Professor do IFCE, campus Umirim, e-mail: wlisses@ifce.edu.br