BREASTFEEDING PREMATURE INFANTS: DEVELOPMENT OF AN EBOOK FOR THE HOSPITAL CONTEXT
LACTANCIA MATERNA DE NIÑOS PREMATUROS: DESARROLLO DE UN LIBRO ELECTRÓNICO PARA EL CONTEXTO HOSPITALARIO
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202510230930
Laura Yasmin Alves Moreira1
Maria da Conceição Carneiro Pessoa de Santana2
Flavia Danielle Souza de Vasconcelos3
Mariana Florêncio da Silva4
Ana Marlusia Alves Bomfim5
Erika Henriques de Araújo Alves da Silva6
Maria Isabele Carneiro Pessoa de Santana7
RESUMO
Introdução: Além das intervenções clínicas, a promoção do aleitamento, em unidades neonatais, depende fortemente da educação dirigida às famílias. Nesse cenário, recursos educacionais, como ebooks, surgem como ferramentas acessíveis e escaláveis para qualificar a informação dirigida a mães, pais e profissionais. Objetivo: Desenvolver, sob apreciação de especialistas, um ebook destinado a puérperas, no contexto hospitalar neonatal, com conteúdos práticos relacionados ao estabelecimento da amamentação de prematuros. Metodologia: Estudo metodológico, do tipo desenvolvimento e validação de material educativo, com abordagem mista, sendo qualitativa para levantamento de necessidades, conteúdos e análise de aceitação, e quantitativa para avaliação de compreensibilidade, usabilidade e efeitos preliminares sobre conhecimento/autoeficácia. Resultados: A integração dos conteúdos características do prematuro, técnicas de posicionamento, incentivo ao Cuidado Canguru, sinais de prontidão e facilitações/estimulação oral contribui para um material relevante e alinhado às boas práticas de aleitamento em neonatologia, conforme diretrizes da Organização Mundial da Saúde. Os resultados obtidos no presente estudo indicam que o ebook educativo pode dirigir melhorias significativas na aceitação da proposta, na compreensão por parte das mães/pais e na intenção de prática do aleitamento materno em recém-nascidos prematuros, durante a internação hospitalar. Conclusão: O material tem potencial de contribuir para aperfeiçoar o conhecimento e a autoconfiança materna, bem como para favorecer a transição segura e eficiente para o aleitamento materno em prematuros, hipótese a ser confirmada em estudos ampliados e controlados.
Palavras-chave: Aleitamento Materno; Recém-Nascido Prematuro; Educação em Saúde; Tecnologia Educacional.
ABSTRACT
Introduction: In addition to clinical interventions, breastfeeding promotion in neonatal units relies heavily on family-oriented education. In this context, educational resources such as e-books emerge as accessible and scalable tools to improve the quality of information provided to mothers, fathers, and professionals. Objective: To develop, under expert review, an e-book for postpartum women in the neonatal hospital setting, with practical content related to establishing breastfeeding for preterm infants. Methodology: This is a methodological study, involving the development and validation of educational materials, with a mixed approach: qualitative for needs assessment, content, and acceptance analysis, and quantitative for assessing comprehensibility, usability, and preliminary effects on knowledge/self-efficacy. Results: The integration of content on preterm characteristics, positioning techniques, Kangaroo Care encouragement, signs of readiness, and oral facilitation/stimulation contributes to a relevant material aligned with good breastfeeding practices in neonatology, according to World Health Organization guidelines. The results obtained in this study indicate that the educational e-book can lead to significant improvements in acceptance of the proposal, mothers’/fathers’ understanding, and intention to breastfeed premature newborns during hospitalization. Conclusion: The material has the potential to contribute to improving maternal knowledge and self-confidence, as well as to favor a safe and efficient transition to breastfeeding in premature infants, a hypothesis to be confirmed in expanded and controlled studies.
Keywords: Breast Feeding; Infant, Premature / Preterm Infant; Health Education; Educational Technology.
RESUMEN
Introducción: Además de las intervenciones clínicas, la promoción de la lactancia materna en las unidades neonatales depende en gran medida de la educación orientada a la familia. En este contexto, los recursos educativos como los libros electrónicos surgen como herramientas accesibles y escalables para mejorar la calidad de la información proporcionada a madres, padres y profesionales. Objetivo: Desarrollar, bajo revisión de expertos, un libro electrónico para mujeres posparto en el entorno hospitalario neonatal, con contenido práctico relacionado con el establecimiento de la lactancia materna para bebés prematuros. Metodología: Este es un estudio metodológico, que involucra el desarrollo y validación de materiales educativos, con un enfoque mixto: cualitativo para la evaluación de necesidades, contenido y análisis de aceptación, y cuantitativo para evaluar la comprensibilidad, la usabilidad y los efectos preliminares en el conocimiento/autoeficacia. Resultados: La integración de contenido sobre características de los prematuros, técnicas de posicionamiento, estímulo del Método Canguro, signos de preparación y facilitación/estimulación oral contribuye a un material relevante alineado con las buenas prácticas de lactancia materna en neonatología, según las directrices de la Organización Mundial de la Salud. Los resultados obtenidos en este estudio indican que el libro electrónico educativo puede mejorar significativamente la aceptación de la propuesta, la comprensión de las madres y los padres, y la intención de amamantar a los recién nacidos prematuros durante la hospitalización. Conclusión: El material tiene el potencial de contribuir a mejorar el conocimiento y la autoconfianza materna, así como a favorecer una transición segura y eficiente a la lactancia materna en prematuros, hipótesis que se confirmará en estudios ampliados y controlados.
Palabras clave: Lactancia Materna; Recién Nacido Prematuro; Educación en Salud; Educational Technology.
1. INTRODUÇÃO
A amamentação de recém-nascidos prematuros envolve desafios clínicos, organizacionais, afetivos e educativos que exigem intervenções específicas, no ambiente hospitalar, para assegurar nutrição adequada, proteção imunológica e desenvolvimento neurocomportamental. Prematuros, comumente, apresentam imaturidade da coordenação do mecanismo sucção, deglutição e respiração, instabilidade do estado geral e maior risco de separação precoce da mãe, fatores que reduzem as taxas de aleitamento exclusivo e aumentam a dependência de suporte enteral e fórmulas, durante a internação (WHO, 2022).
Práticas baseadas em evidências, como contato pele a pele e o uso do leite humano materno têm demonstrado impacto positivo sobre a estabilidade clínica, o estabelecimento da amamentação e a transição para alimentação oral. Estudos mostram que o Método Canguru pode acelerar a conquista do aporte enteral completo e aumentar as taxas de aleitamento exclusivo, em recém-nascidos extremamente prematuros, reforçando a importância de implementar políticas conhecidas como zero separação, nas unidades neonatais (Li et al., 2024; WHO, 2023).
Além das intervenções clínicas, a promoção do aleitamento, em unidades neonatais, depende fortemente da educação dirigida às famílias e da capacitação de equipes multiprofissionais. Nesse cenário, recursos educacionais, como e-books, surgem como ferramentas acessíveis e escaláveis para qualificar a informação dirigida a mães, pais e profissionais sobre técnicas, sinais de prontidão para a mamada, posicionamento seguro e estratégias para manejo da fadiga materna e do vínculo por meio do Método Canguru. Revisões e meta-análises sobre intervenções digitais e aplicativos para amamentação indicam efeito favorável dessas tecnologias sobre taxas de aleitamento exclusivo, nos primeiros seis meses, especialmente quando combinadas com abordagens proativas de suporte (Liu et al., 2024; Ziebart et al., 2024).
A elaboração de um ebook educativo, ancorado em evidências atuais e validado por profissionais com expertise na área de atuação materno-neonatal, pode oferecer orientações práticas e ilustradas que reduzam incertezas e fortaleçam o processo de estabelecimento da amamentação. Ferramentas digitais com conteúdo claro, interativo e culturalmente adequado têm potencial para padronizar informação, melhorar compreensão e aumentar a autoconfiança materna na condução do aleitamento prematuro.
Nesse contexto, o objetivo foi desenvolver, com apreciação de especialistas, ebook destinado a puérperas, no contexto hospitalar neonatal, com conteúdos práticos relacionados ao estabelecimento da amamentação de prematuros.
2. METODOLOGIA
Em respeito aos princípios éticos disseminados por meio da Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde, o projeto dessa pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob parecer 6.782.034. Trata-se de um estudo metodológico, do tipo desenvolvimento e validação de material educativo, com abordagem mista, sendo qualitativa para levantamento de necessidades, conteúdo e análise de aceitação, e quantitativa para avaliação de compreensibilidade, usabilidade e efeitos preliminares sobre conhecimento/autoeficácia.
Na primeira etapa, denominada revisão de literatura e levantamento documental, foi realizada uma revisão integrativa/narrativa sobre: amamentação em prematuros, boas práticas neonatais, estratégias educativas digitais e materiais existentes. Foram identificadas evidências-chave para os conteúdos (facilitação da sucção, técnicas de apoio, posicionamento, sinais de prontidão e orientações familiares). Os produtos gerados foram: mapa conceitual do conteúdo e bibliografia-base.
Na segunda etapa, realizou-se um levantamento de necessidades (qualitativo), quando foram realizadas rodas de conversa com mães de prematuros internadas na Unidade de Cuidados Intermediários Canguru, que constitui a segunda etapa do Método Canguru de um hospital público de Alagoas. Na oportunidade, foram identificadas dificuldades percebidas, lacunas informacionais, preferências sobre formato/linguagem/recursos multimídia, barreiras culturais e logísticas. Participaram dessa etapa 18 mães, sendo, em cada uma das três rodas de conversas realizadas, seis, por ser a capacidade máxima da unidade. Dessa forma, essa etapa da pesquisa gerou como produto uma análise temática para extrair categorias que orientaram o conteúdo do ebook.
Na terceira etapa, denominada construção do conteúdo e produção do ebook, ocorreu a redação das partes do ebook com linguagem simples e orientada ao público-alvo; com idealização de inclusão de imagens, esquemas, vídeos e QR code. Considerou-se também a necessidade de uma adaptação das recomendações às práticas do hospital (protocolos locais) e normativas nacionais, com atenção a aspectos de acessibilidade (letras, contraste e alternativas textuais para imagens.
Na etapa 4, que foi a validação de conteúdo por especialistas, selecionou-se um painel de especialistas composto por um de cada profissional: neonatologia, enfermagem, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição. Aplicou-se um formulário de avaliação estruturado (itens sobre pertinência, precisão científica, clareza, aplicabilidade, linguagem e aspecto gráfico).
A seleção desses juízes seguiu os critérios propostos por Jasper (1994), que incluem: possuir conhecimento ou habilidade especializada que torne o profissional autoridade no tema; experiência em determinado tipo de estudo; aprovação em teste específico para seleção de juízes ou alta classificação atribuída por autoridade competente. Conforme Santos et al. (2019), considerou-se elegível o especialista com experiência docente ou assistencial na área de saúde materno-infantil, prematuridade, tecnologia em saúde ou validação de instrumentos, devendo atender a pelo menos dois dos critérios descritos por Jasper. Cada profissional apresentou uma carta de apresentação com orientações sobre a avaliação, o questionário de avaliação e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). O instrumento de avaliação foi disponibilizado na plataforma Google Forms. Os quesitos avaliados pelos especialistas foram: objetivo, relevância (significância e impacto dos conteúdos), organização (estrutura e estratégia de apresentação) e estilo de escrita (clareza e linguagem). O questionário dos juízes utilizou escala Likert de 4 pontos: totalmente adequado (4), adequado (3), parcialmente adequado (2) e inadequado (1). O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) foi calculado pelo somatório de respostas “3” e “4” dividido pelo total de respostas. Considerou-se validação positiva quando o IVC foi igual ou superior a 0,78.
3. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os quesitos avaliados pelos especialistas foram: objetivo, relevância (significância e impacto dos conteúdos), organização (estrutura e estratégia de apresentação) e estilo de escrita (clareza e linguagem). Foram destacados os seguintes conteúdos: características do prematuro na amamentação, facilitações orais para favorecer uma boa pega, técnicas de posicionamento corporal e sinais de prontidão para amamentação.
Quanto ao critério objetivo, que analisou se o propósito e finalidades do recurso estavam claras e se poderiam ser alcançadas, 80% dos especialistas consideraram totalmente adequado (nota 4) e 20% adequado (nota 3), resultando em um IVC = 1,0. No quesito relevância, que avaliou a significância e impacto dos itens do jogo, 60% consideraram totalmente adequado e 40% adequado, também com IVC = 1,0. Em relação à organização, que se refere à estrutura e estratégia de apresentação do material, 60% consideraram totalmente adequado e 40% adequado, obtendo IVC = 1,0. No critério estilo de escrita, que avaliou clareza, compreensão e linguagem, 60% dos especialistas consideraram totalmente adequado, 20% adequado e 20% parcialmente adequado, o que resultou em IVC = 0,8. Todos os critérios atingiram IVC ≥ 0,78, o que confirma a validação positiva do material pelos especialistas.
Os resultados obtidos no presente estudo indicam que o ebook educativo pode dirigir melhorias significativas na aceitação da proposta, na compreensão por parte das mães/pais e na intenção de prática do aleitamento materno em recém-nascidos prematuros, durante a internação hospitalar. Essas melhorias estarão alinhadas com evidências de intervenções digitais e de suporte em unidades neonatais, sugerindo que tecnologias educativas têm papel importante como complemento às práticas clínicas.
Esses achados estão em consonância com estudos que mostram que materiais educativos e intervenções combinadas com prática supervisionada aumentam conhecimento e autoeficácia materna e podem acelerar a aquisição de alimentação oral em prematuros quando integradas à assistência clínica. Evidências sistemáticas sobre estimulação oral apontam potenciais benefícios (redução no tempo até alimentação oral plena e internação), ainda que com grau de certeza variando entre baixo e muito baixo devido à heterogeneidade dos estudos (Greene et al., 2023).
A avaliação dos especialistas e a análise qualitativa com as mães destacaram a alta relevância dos quatro núcleos de conteúdos do ebook: características do prematuro, técnicas de posicionamento e incentivo ao Cuidado Canguru, sinais de prontidão, facilitações/estimulação oral, com impacto potencial em desfechos imediatos do RN e em práticas de cuidado.
Quanto ao conteúdo do ebook “características do prematuro”, ressalta-se que a imaturidade da coordenação sucção–deglutição–respiração (S-D-R), o tônus muscular reduzido e a fadiga precoce são fatores determinantes nas dificuldades de pega e manutenção da mamada. Essa descrição coincide com a revisão de Ross e Browne (2022), que detalham a fisiopatologia das dificuldades alimentares em prematuros e sua repercussão no desenvolvimento neurossensorial. Estudos adicionais de Pados et al. (2021) e Lau (2020) reforçam que a disfunção oromotora e a instabilidade cardiorrespiratória são frequentes causas de insucesso na amamentação em unidades neonatais.
As orientações sobre posicionamento e incentivo ao Cuidado Canguru foram consideradas de grande impacto, pois estudos randomizados e metanálises, como o Immediate KMC Trial (WHO Immediate KMC Study Group, 2021), evidenciam benefícios consistentes da técnica na estabilidade fisiológica, no vínculo mãe-bebê e nas taxas de aleitamento ao momento da alta. Resultados semelhantes foram apontados por Boundy et al. (2022), reforçando que a aplicação do Cuidado Canguru melhora indicadores de sobrevivência e promove a amamentação exclusiva.
O conteúdo que aborda os sinais de prontidão (nível de alerta, reflexo de busca, sucção não nutritiva, controle de tônus) foi considerado essencial. O estudo de Sefatbaqa et al. (2022) demonstrou que programas baseados em cue-based feeding reduziram o tempo até a alimentação oral plena e diminuíram eventos de dessaturação em prematuros. Revisões recentes de Kirk et al. (2021) corroboram que o uso desses sinais melhora a segurança e a individualização da transição alimentar.
O conteúdo sobre estimulação oral foi avaliado como altamente pertinente, já que revisões sistemáticas, como a de Greene, O’Donnell e Walshe (2023), demonstram que programas estruturados de estimulação oromotora reduzem o tempo até a alimentação oral plena e a permanência hospitalar. Contudo, os autores destacam a importância de protocolos supervisionados e individualizados, conforme também reforçado por Amaizu et al. (2021).
Dessa forma, a integração desses conteúdos contribui para um material relevante e alinhado às boas práticas de aleitamento em neonatologia, conforme diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2023).
Decidiu-se, assim, considerando que a estrutura modular do ebook foi elogiada pelos especialistas, com nota média de 4,6/5 em utilidade prática, o recurso ficar dividido nos seguintes módulos:
- Entendendo o prematuro;
- Sinais de prontidão;
- Cuidado Canguru;
- Técnicas práticas de posicionamento ao amamentar;
- Facilitações orais e fluxogramas de ação.
A inclusão de ilustrações demonstrativas segue recomendações de Chaghari et al. (2022), que destacam que recursos multimídia favorecem a retenção de conhecimento e o aprendizado motor em práticas.
Estudos de Brownell et al. (2023) e Góes et al. (2020) enfatizam que a clareza e o uso de linguagem simples são fundamentais para garantir adesão materna às orientações de amamentação, principalmente quando se trata de mães de prematuros com alta carga emocional e cognitiva.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O ebook apresenta relevância, organização didática e linguagem acessível. Os conteúdos abordados estão em consonância com as evidências mais atuais da literatura. Assim, tem potencial de contribuir para aperfeiçoar o conhecimento e a autoconfiança materna, bem como para favorecer a transição segura e eficiente para o aleitamento materno em prematuros, hipótese a ser confirmada em estudos ampliados e controlados.
5. REFERÊNCIAS
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1Graduanda em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL – laura.moreira@academico.uncisal.edu.br
2Professora da UNCISAL; Fonoaudióloga do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/EBSERH⁄UFAL) – maria.pessoa@uncisal.edu.br
3Graduada em Medicina pela UNCISAL – danielleflavia49@gmail.com
4Graduanda em Fonoaudiologia pela UNCISAL – mariana.florencio@academico.uncisal.edu.br
5Professora Adjunta da UNCISAL – ana.bomfim@uncisal.edu.br
6Professora da UNCISAL – erika.henriques@uncisal.edu.br
7Graduanda em Medicina CESMAC – maria.isabele.santana@gmail.com
