ABORDAGEM LÚDICA NO ENSINO DE BIOLOGIA

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202505291012


Wanderson Venicius dos Santos Montelo
Max Well  Dutra Costa Silva


RESUMO- O lúdico no ensino de biologia trata -se  de usar jogos, brincadeiras e brinquedos como formas de diversificar as aulas proporcionando metodologias prazerosas para os alunos em relação aos conteúdos tornando deste modo o ambiente escolar mais motivador, o presente trabalho teve como objetivo evidenciar a importância do lúdico no ensino de biologia, através de uma pesquisa bibliográfica, onde pode se constatar  a importância do lúdico no processo ensino aprendizagem  além de evidenciar várias vantagens em relação ao modo tradicional de ensino. Em fim a ludicidade aborda de forma atrativa, prazerosa e motivadora a grande diversidade de assuntos da disciplina biologia caracterizando se assim como uma importante ferramenta auxiliadora nas salas de aula.

Palavras-chaves: Aprendizagem. Biologia. Ensino. Jogos.  Lúdico.  

INTRODUÇÃO

A educação é uma área de grande relevância dentro de uma sociedade que constantemente procura meios para melhorar o ensino aprendizagem de seus alunos. Com relação ao ensino de biologia uma das formas encontradas para aprimorar e diversificar o ensino é a utilização de formas lúdicas como recurso auxiliar nas aulas de biologia, proporcionando maior amplitude no entendimento do assunto abordado em sala de aula, possibilitando experiências diferentes e tornando as aulas mais atrativas e menos tradicionais, despertando assim tanto a interação como o interesse do aluno e consequentemente finalizando em uma aprendizagem mais significativa (FREITAS et al., 2011).

No ensino de biologia a utilização de meios lúdicos que tornam as aulas mais atrativas vem sendo incorporado ao decorrer do tempo, fazendo com que as mesmas fujam daquela forma tradicional que foi muito utilizada em épocas anteriores, onde a memorização e transmissão de conhecimento acarretava uma maior dificuldade de aprendizagem em relação aos conteúdos por parte dos alunos (NERI et al., 2020).

A temática ludicidade no ensino é de grande importância para todos os profissionais que compõe o corpo docente escolar, tanto na biologia quanto nas demais disciplinas, pois o desenvolvimento seguido do aperfeiçoamento de competências para melhorar o desempenho docente tornará as aulas de biologia mais dinâmicas e interativas para construção de diversas habilidades e conhecimentos que os alunos precisam administrar (CUNHA; ALVES, 2015).

Diante disso, o presente artigo busca abordar e destacar a importância do ensino lúdico como forte ferramenta no processo de ensino de biologia, visto que jogos, brincadeiras e brinquedos tornam o ambiente escolar mais agradável, prazeroso, rico e motivador para o aluno. Nessa situação o aluno participa espontaneamente das atividades em sala havendo assim uma aprendizagem prazerosa e desenvolvimento de várias habilidades (CRUZ; ROXO, 2016).

O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância do lúdico no ensino de biologia, sendo os objetivos específicos: analisar o papel do lúdico na aprendizagem de biologia, refletir sobre praticidade do ensino de biologia por meios lúdicos e compreender como o lúdico desperta o interesse e motivação no ensino de biologia.

Portanto, justifica- se a abordagem do lúdico no ensino de biologia por ser uma forte ferramenta no processo de ensino aprendizagem e por possibilitar meios prazerosos e motivadores, permitindo uma melhor interação dos conteúdos com o cotidiano dos alunos, nesse contexto o trabalho procura destacar a importância da ludicidade em aulas de biologia como meio para melhorar o interesse e desenvolvimento do aluno.

DESENVOLVIMENTO

O lúdico é uma palavra de origem latina “ludus” que significa brincar, dentro desta modalidade inclui se jogos, brinquedos, brincadeiras e momentos de inteira descontração que pode ser atrativo para quem participa, destacando assim a facilidade que os envolvidos têm de aprender facilmente e ampliando campos de conhecimento do próprio ser humano e do mundo que o cerca, o lúdico como ferramenta de aprendizagem permite os alunos envolvidos se destacarem além de se auto conhecerem como pessoa, desenvolvendo suas características emocionais, como capacidades afetivas e de concentração (CADORIN; MORANDINI, 2014). Apaz et al. (2012) ressalta que:

O termo lúdico etimologicamente é derivado do Latim “ludus” que significa jogo, divertir-se e que se refere à função de brincar de forma livre e individual, de jogar utilizando regras referindo-se a uma conduta social, da recreação, sendo ainda maior a sua abrangência. Assim, pode-se dizer que o lúdico é como se fosse uma parte inerente do ser humano, utilizado como recurso pedagógico em várias áreas de estudo oportunizando a aprendizagem do indivíduo (APAZ et al., 2012, p. 7).

Além de facilitar o desenvolvimento de várias capacidades a ludicidade se torna uma necessidade, segundo Santos (2007):

A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita a aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento (SANTOS, 2007, p. 12).

IMPLEMENTAÇÃO DO LÚDICO

Com a evolução da tecnologia, mudanças nos meios e formas de informação, tornou se necessário que as ações educacionais sofressem mudanças para acompanhar a nova realidade onde os jogos didáticos puderam ganhar espaço na educação, por se tratar de uma forma divertida, de modo a estimular, motivar e despertar o interesse sobre assuntos de Biologia (SILVA et al., 2016). Araújo et al. (2017) destaca que:

Nesse sentido, as tecnologias podem ser um meio de promover formas mais lúdicas de ensino, tornando o processo mais dinâmico e atraente aos alunos, uma vez que vivemos em um mundo cada vez mais moderno e voltado para os meios tecnológicos, e na medida em que esses meios são inseridos na sociedade geram impactos diretos na educação (ARAUJO et al., 2017, p. 295).

Visto toda essa situação a capacitação de professores e demais agentes escolares envolvidos na aprendizagem tornou-se imprescindível, para lidar com novos desafios na busca de encontrar e criar meios que possam envolver e motivar o aluno. Melo et al. (2017) defende que:

A importância do professor na capacidade de auxiliar na criação de meios que possam ajudar no enfrentamento destes desafios, minimizando seus problemas correlacionados. Apresentar estratégias que envolvam, mobilizem e resgatem o aluno para o aprendizado, para o ambiente escolar e consequentemente para a sala de aula tornam-se fundamentais (MELO et al., 2017, p. 03).

Nesse contexto, há uma busca por novas estratégias didáticas que possam superar as dificuldades, a criação e utilização de maneiras criativas para o ensino, buscando novas metodologias capazes de atrair o aluno, fazendo com que o mesmo consiga compreender os diversos assuntos da disciplina de maneira mais simples onde acabou se destacando o lúdico como uma forma inovadora na educação. Nesse cenário, as ferramentas didáticas contribuem para estimular e sensibilizar o aluno fazendo com que o mesmo entenda haver várias formas de o conhecimento ser gerado além da forma tradicional, tornando o processo agradável e prazeroso possibilitando o aprimoramento por parte dos alunos em seu processo de desenvolvimento nesse sentido a busca de novas metodologias incentivam alunos e docentes no aspecto da educação (FELÍCIO; SOARES, 2018). Pois, como cita Lopes (1999):

É muito mais fácil e eficiente aprender por meio de jogos, e isso é válido para todas as idades, desde o maternal até a fase adulta. O jogo em si, possui componentes do cotidiano e o envolvimento desperta o interesse do aprendiz, que se torna sujeito ativo do processo, e a confecção dos próprios jogos é ainda mais emocionante do que apenas jogar (LOPES, 1999, p. 23).

Portanto, os professores de biologia ao se deparam com grandes barreiras ao ministrar os conteúdos em sala de aula, devido à complexidade de grande parte dos conteúdos, que por usarem várias linhas de raciocínios para explicar certos aspectos dos processos naturais acabam por deixar a aula monótona para os alunos, pois o professor vai estar todo o horário falando sem que os alunos realmente entendam esses processos. Uma solução simples para quebrar essas barreiras são as atividades lúdicas, utilizadas como agentes de integração dos alunos com o conteúdo, visto que ao colocarem os mesmos para recriarem esses processos usando jogos e modelos tornam o processo de ensino mais dinâmico. Jogos como atividades lúdicas são essenciais no desenvolvimento do processo de aprendizado, devido a sua capacidade de tornar o processo prazeroso e divertido para os alunos, e como ferramentas de ensino eles os instigam sobre os conteúdos ministrados pelo professor, assim o conhecimento se torna uma ação positiva (SILVA, 2018). De acordo com SOARES et al (2014): 

O lúdico pode ser utilizado como promotor da aprendizagem, nas práticas escolares, possibilitando a aproximação dos alunos com o conhecimento. Porém, devem ter sempre claros os objetivos que se pretende atingir com a atividade lúdica que vai ser utilizada, deve-se respeitar o nível de desenvolvimento em que o aluno se encontra e o tempo de duração da atividade (SOARES et al., 2014, p. 87).

Por isso, muito se discute sobre como se deve ocorrer a implementação do lúdico como ferramenta de ensino, Almeida et al. (2016) destaca haver várias formas de relacionar o processo de ensino aprendizagem com o lúdico, no entanto, ao executar uma atividade lúdica seja ela através de jogos ou outras categorias de ludicidade, é importante que o professor valorize e destaque o valor potencial da área pedagógica destacando e utilizando conceitos de Ciências, Através dessas discussões, muitas estratégias podem ser produzidas no escopo da disciplina de biologia, dado que inúmeras possibilidades de atividades lúdicas podem ser feitas com o conteúdo curricular proposto para cada nível escolar. Santos (2014) afirma que:

Uso de jogos e brincadeiras na escola pode facilitar o trabalho do profissional de educação, despertando o interesse da criança ou adolescente pelas atividades propostas. Podemos orientar um trabalho de maneira tal que os alunos possam utilizar esse espaço para algo que vai além dos momentos sem nada a fazer. Independente da faixa etária, sexo ou raça, os alunos adoram jogar, brincar e o fazem de maneira espontânea.  Por que não canalizar toda essa vontade para algo maior? […] temos nas atividades lúdicas com jogos mais possibilidades para organizar os conteúdos e contemplar objetivos que extrapolam o que está posto (SANTOS, 2014, p. 21).

Portanto, o uso de atividades lúdicas estimula a criatividade e curiosidade dos alunos, sua implementação requer uma atenção especial do professor, que deve fazê-la com recursos que façam os alunos pensarem e se questionarem de como isso ocorre, ou como isso funciona.

FUNÇÃO DO LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA

Em relação à função do lúdico no ensino de biologia é importante destacar que o mesmo possui a função de desenvolver capacidades intelectuais e comunicação significativas dos alunos, possibilitando aos mesmos se apropriarem de mais conhecimentos em uma relação mútua entre turma e professor. Diante disso, o lúdico no ensino de biologia, é de grande importância para o processo educativo visto que os docentes vêm enfrentando diversos problemas em tornar as aulas mais atrativas e motivadoras, nesse contexto o ensino biológico se torna uma disciplina de importante relevância, situando e formando cidadãos com conhecimento acerca dos fenômenos biológicos, tecnologia e ciência, além de proporcionar ao aluno tomar consciência e aptidão de si mesmo e de toda a sociedade (SILVA, 2017). Além de colaborar tanto para alunos e professores como meio de preparação para uma experiência através de brincadeiras e jogos relacionados ao seu dia a dia de uma forma prazerosa. Torres et al. (2014) afirma que:

A ludicidade enquanto atividade mediadora dos processos de ensinar e aprender apresentar-se-á como um elemento imprescindível para o desenvolvimento do estado interno do sujeito que sente e que vive a experiência de modo integrado, ou seja, este estado corresponde um estado de bem-estar e de prazer (TORRES et al., 2014, p. 17).

VANTAGENS DO LÚDICO NO ENSINO DE BIOLOGIA

Atividades lúdicas como jogos e brincadeiras no contexto escolar são ferramentas essenciais no desenvolvimento da aprendizagem humana, devido ao seu alto nível de praticidade que acaba tornando o momento escolar mais agradável, prazeroso, motivador, despertando criatividade, atenção e contribuindo para um melhor desenvolvimento de habilidades e aprimoramento de conhecimentos por parte dos alunos. Além do que foi citado anteriormente o lúdico ainda apresenta características que tornam o prazer e o esforço algo espontâneo no meio educacional, com todas essas vantagens o lúdico vem sendo cada dia mais utilizado e passando a está mais presente em salas de aula, pois propicia aos alunos um despertar de interesses que acaba elevando o nível de aprendizagem (SILVA, 2018). Teixeira (1995) reforça que:

O lúdico apresenta dois elementos que o caracterizam: o prazer e o esforço espontâneo. Ele é considerado prazeroso, devido a sua capacidade de absorver o indivíduo de forma intensa e total, criando um clima de entusiasmo. É este aspecto de envolvimento emocional que a torna uma atividade com forte teor motivacional, capaz de gerar um estado de vibração e euforia (TEIXEIRA, 1995, p. 23).

Desse modo são várias as vantagens de utilizar o lúdico como ferramenta de aprendizagem podendo optar por brincadeiras ou jogos como meio de estimular diversas capacidades do aluno conforme cita Kiya (2014):

“Jogo é uma atividade lúdica que estimula a curiosidade, a iniciativa e a autoconfiança. Proporciona aprendizagem, o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da atenção e concentração” (KIYA, 2014, p. 19).

LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM 

O uso da ludicidade apresenta se como um importante elemento no processo escolar, favorecendo o desenvolvimento do sujeito internamente devido a ampla interação que o lúdico propõe aos alunos a aprenderem sobre determinado tema por experiências inovadoras que estimulam os exercícios através de brincadeiras em sala de aula (FRITZ, 2013). Segundo KISHIMOTO (2003):

O jogo, como promotor da aprendizagem e do desenvolvimento, passa a ser considerado nas práticas escolares como importante aliado para o ensino, já que colocar o aluno diante de situações de jogo pode ser uma boa estratégia para aproximá-lo dos conteúdos culturais a serem veiculados na escola, além   de   poder, estar promovendo o desenvolvimento de novas estruturas   cognitivas (KISHIMOTO, 2003, p. 80).

Enfim, o lúdico no processo de ensino aprendizagem é visto atualmente como uma inovadora ferramenta por possibilitar um ambiente mais descontraído na abordagem de conteúdos complexos, principalmente na área de biologia que aborda o estudo de seres vivos e a grande diversidade de características de vida existente, o lúdico se concretizam como um novo modelo de abordagens bem aplaudidas por aqueles que preferem um contexto mais dinâmico que a ludicidade favorece frente ao modo tradicional, principalmente para as aulas de biologia utilizando jogos, brinquedos e brincadeiras (SANTOS et al., 2016).

CONCLUSÃO

O trabalho apresentado, sobre a abordagem lúdica no ensino de biologia, através de uma pesquisa bibliográfica buscou destacar os benefícios de ensinar utilizando o lúdico como ferramenta para promover o ensino aprendizagem em sala de aula.

Destacando a grande diversidade de formas de ensinar que o lúdico propõe pôde se observar que o lúdico facilita a abordagem de conteúdos, aumentando o nível de engajamento, interação e interesse por parte do público estudantil. Portanto, as aulas que utilizam de metodologias alternativas como a ludicidade a qual foi abordada no trabalho elevam o nível de absorção de conteúdos por parte dos alunos.

No ensino de biologia o lúdico vem apresentando se como uma opção bem eficaz, visto que a área aborda assuntos bem amplos e a ludicidade pode ser incorporada como uma ferramenta de modo a dar mais ânimo as aulas, facilitando a aprendizagem com metodologias prazerosas que fogem da forma tradicional de ensino, no decorrer do trabalho muito foi enfatizado como a ludicidade impacta positivamente no ensino de biologia, proporcionando mais interesse e participação dos alunos. Diante disso pode-se colocar o lúdico como importante ferramenta no ensino de biologia por facilitar a abordagem de conteúdos de forma atrativa, prazerosa, motivadora e consequentemente mais eficaz no processo de ensino aprendizagem.

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