A REINVENÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102502111745


Silveria Maria Santos da Silva
Ebenezer Santos da Silva
Ana Maura Lago dos Santos
Chirlene Rodovalho de Lima Viana
Erika Vanessa Melo Barroso
Ester Alves Durans
Maria Aparecida de Souza Lima
Suenir Araujo Aguiar
Tailson Chaves de Oliveira
Vanda Conceição da Silva Pontes


RESUMO

O presente trabalho tem como tema “A Reinvenção Docente em Tempos de Isolamento Social”, nesta pesquisa abordaremos quais estratégias forram criadas durante o período de isolamento,  para diminuir a evasão escolar e manter o maior numero de alunos presente durante as aulas on-line. Esta pesquisa caracteriza-se por ser de caráter bibliográfico e de campo, considerando as vivencias durante o período pandêmico. Sabemos que em meios destas mudanças educacionais empostas pela pandemia, professores e alunos descobriram novas propostas e metodologias para continuar o processo de ensino. Esta pesquisa esta fundamentada através de revisão bibliográficas de Vergara (2002), Bianchini (2005), Kaloustian (1998), López, (1999) entre outros, que contribuíram para a estruturação de argumentos envolvendo a temática estudada).

Palavras-chave: Reinvenção, Docente, Pandemia, Professores·.

1 INTRODUÇÃO

Este estudo tem como temática, A reinvenção docente em tempos de isolamento social, a área de concentração escolhida foi formação e profissionalização docente, pois sabemos que o atual momento em que o país está vivendo exige uma qualificação dos professores voltada para as metodologias digitais, com a chegada da pandemia e de um novo vírus, os setores educacionais foram um dos mais afetados, abordaremos neste trabalho de pesquisa algumas estratégias que foram utilizadas pelos professores durante a pandemia do Covid 19,em suas aulas remotas. Os objetivos a qual esperamos alcançar ao longo deste trabalho serão abordados, através das estratégias elaboradas pelos professores durante o isolamento social.

Este artigo retrata a realidade da educação no Brasil durante a pandemia e como os professores encaram esse novo formato de educação, que veio para ficar dentro do novo contexto educacional que o isolamento social trouxe.

Diante do contexto pandêmico vivenciado desde março de 2020, muitas mudanças ocorreram em todas as áreas que envolvem o ser humano; inclusive a área educacional a que será tratado neste trabalho acadêmico; através das metodologias de ensino, que envolvem o processo de ensino e aprendizagem: planejamento, docência e avaliação.

Tudo era novidade, o vírus, o contágio, as alterações nos organismos; a quarentena, enfim, as aulas suspensas. Até que os cientistas, estudiosos, infectologistas avançaram com as respostas à população, e as escolas criaram metodologias para dar continuidade ao processo educacional. Então deparamo-nos com as aulas online, ou híbridas, ou remotas. As salas de estar, tanto do público docente e discente, transformaram-se em sala de aula, as lousas, em telas de computadores, celulares, notebooks. Uma nova rotina acadêmica surgindo, adaptando-se a cada momento; desafiando na busca de melhorias nas estratégias de ensino. 

E quanto ao professor? Era necessário avançar, e aprofundar nos conhecimentostecnológicos, ir além! Então, as escolas iniciaram as formações que envolviam o aprimoramento das tecnologias digitais, que eram necessárias e pertinentes a partir de agora em suas metodologias de ensino.

    A escolha do tema do proposto trabalho ressalta os protagonistas deste cenário acadêmico: gestores, professores, alunos, toda equipe escolar; propondo-nos a tais objetivos:

⦁  Identificar e observar os métodos a serem aplicados pelos gestores durante o período de isolamento social;

⦁  Observar o papel da gestão escolar em tempos de pandemia, o novo estilo de educação à distância;

⦁  Verificar a relação entre professores e gestores na elaboração as aulas virtuais;

⦁  Registrar ações desenvolvidas pelos gestores durante o isolamento social.

    É perceptível que toda a área educacional recebeu influências tecnológicas; assim durante todo este trabalho será apresentado mecanismos, estratégias que os docentes, gestão e professores utilizaram para colocar em prática o exercício do seu papel como também as dificuldades encontradas neste novo modelo educacional, como a evasão escolar, no segmento da Educação Infantil. E todos estes destaques foram imprescindíveis para que elaboração deste artigo, foram resultados de pesquisa de campo e bibliográfica usando como ferramenta principal entrevista com o gestor educacional, através de questionários elaborados e anexados neste projeto.

Assim também, na construção deste, foi feito uso do produto virtual vídeo aula, de acordo com o tema proposto: “O planejamento de aula para plataformas de educação online’ ’com o objetivo principal, identificar e observar os métodos a serem aplicados pelos gestores e professores durante o período de isolamento social.

2 FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

O que se entende por isolamento social, é um comportamento ao qual o indivíduo deixa de participar de atividades voluntariamente ou não que podem ser em grupos ou individual, como: trabalho ou entretenimento. Podemos defini-lo também isolamento por fatores de doença físicos, ou ideologia de preservação de doenças, muitas vezes psicológicas que podem influenciar o isolamento social.

Durante toda a pandemia ouvimos muito esta palavra, principalmente no ambiente escolar, onde muitos professores e alunos deixaram as salas de aula para fazerem uso de salas e metodologias virtuais. Segundo Wilson define o isolamento social como “a falta de contato e interação sustentada com indivíduos ou instituições que representam a sociedade predominante”.. Podemos definir que a reinvenção docente foi muito significativa durante todo o período pandêmico, se se caracterizou pela postura tomada dos educadores neste momento em que a educação passou por várias modificações pedagógica, com uso contínuo de metodologias digitais, quando fazemos uma pesquisa até mesmo este artigo foi necessários estudos e pesquisas para que entendêssemos o conteúdo proposto para este estudo. Aprendemos que tanto os professores quanto os alunos  se sentem desafiados para novas descobertas, que vai além de uma página ou texto de livros ou até mesmo da internet.

De acordo com o site “Pensar a Educação”, o professor tem sido cada vez mais cobrado, por produtividades em como irão ministrar suas aulas de forma que os alunos consigam aprender os conteúdos em suas aulas online, criando assim uma nova forma de ensinar e para os alunos uma nova forma de aprender. É notório que em meio à pandemia as escolas passaram a ter outras exigências no currículo do professor, exigindo atualmente domínio de multimeios em educação e que tenha aparelhos digitais próprios, que anterior a pandemia, pouco se ouvia falar nessas questões tecnológicas.

      Charlie Gere, em seu livro Digital Culture (Gere, 2008). Afirma  que:

O digital não se refere apenas aos efeitos e possibilidades de uma determinada tecnologia, mas define e abrange as formas de pensar e de fazer que são incorporadas dentro dessa tecnologia, e que tornam possível o seu desenvolvimento. (Gere, 2008, p. 17).

É possível observar o quanto os professores brasileiros estavam despreparados tecnologicamente, para este momento de isolamento  social e educacional, sabemos também as desigualdades educacionais que as instituições públicas enfrentam com escassez de materiais didáticos e  falta de equipamentos tecnológicos. De acordo com o sociólogo espanhol Manuel Castells (2011) o mesmo define a cultura digital por meio de seis tópicos: habilidade para comunicar ou mesclar qualquer produto baseado em uma linguagem comum digital; habilidade para comunicar desde o local até o global em tempo real e, vice-versa, para poder diluir o processo de interação; múltiplas modalidades de comunicação; interconexão de todas as redes digitalizadas de bases de dados.

No entanto, sabemos que a escola e a grande maioria das instituições de ensino no Brasil ainda não estão inseridas na cultura digital. Buckingham (2010) faz uso desta expressão para se referir ao abismo que existe entre o mundo da criança fora do ambiente escolar e as práticas dos ambientes educacionais […] Infelizmente  a pandemia só veio confirmar  as desigualdades educacionais existentes em nosso  país, ainda falta muito investimento em  educação tecnológica  para  alunos e professores. 

Podemos dizer, então, que os professores são a peça essencial nesse processo de educação, sua importância tem grande relevância em todo o processo de ensino e desenvolvimento educacional. Referindo-se ao desempenho dos alunos o professor pode fazer  uso de diagnóstico, sobre quais atividades  pedagógicas poderá  ser utilizada, podendo tomar  três  direções  diferentes: A  aprendizagem diferenciada, na qual  a instituição pode ser    adaptada    para entender  as  necessidades dos alunos; individualizada, os objetivos acadêmicos permaneceram  os mesmos para um determinado grupo de estudantes, podendo cada um progredir  através  do  currículo com  velocidades diferentes.

Segundo Fullan  2009, p.1:

Criar experiências de aprendizagem que engajam todos e cada aluno em aprendizagem significativa que se conectam às suas necessidades específicas no contexto do que eles precisam para serem cidadãos eficazes em um mundo diverso e desafiador. (FULLAN, 2009, p.1)

Desse modo, o autor afirma que cabe ao professor despertar interesse nos alunos, criando assim estratégias e chamando atenção para que o momento pedagógico torna-se prazeroso e interessante para o aluno, pois estas experiências consistem em envolver os alunos nas atividades de aprendizagem, gerando interesses pessoais curiosidade de cada aluno. Em 17 de março de 2020, foi publicada no Diário Oficial da União, por meio da portaria nº 343 a substituição de aulas presenciais no período de 30 ou enquanto ocorrer à pandemia.

De acordo com o Art 1º, o MEC resolve:

Autorizar, em caráter excepcional, a substituição das disciplinas
presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, nos limites estabelecidos pela legislação.

Cada professor tem grande responsabilidade nos conteúdos transmitidos aos seus  aluno é preciso  saber o que ensinar  e  como  ensinar, pois    este processo    requer   bastante   atenção e estudo  dos docentes […] 

Os materiais encontrados para a construção para essa pesquisa foram as pesquisas realizadas em sites, artigos, blogs,e livros eletrônicos, entre outros. O foi o Ensino Fundamental I, tudo sendo de grande relevância, colaborando assim, para os profissionais de educação em sua busca por atividades que demonstram o desenvolvimento dos professores neste momento tão difícil, que as escolas enfrentaram com a pandemia e o isolamento social.

Os aspectos que mais me chamaram  atenção foi as  aulas  virtuais no  “App google classeroom”, pois manter  a atenção  dos  alunos  durante as aulas não foram   fáceis por  se   tratarem  de   crianças em   processo  de aprendizagem o  professor  teve  que criar uma pequena encenação fazendo uso de App  de animação para  que os  alunos    compreendessem  o conteúdo da  aula. As instituições de ensino precisam estar  conscientes  da  importância das tecnologias digitais, pois a cada dia que passa  o  processo de  ensino  e   aprendizagem  se modifica.

A relação entre tecnologia e cultura foi inicialmente tratada por Pierre Lévy em seu livro Cibercultura (Lévy, 1999), no qual discute os impactos culturais que as mídias e as tecnologias de informação e comunicação (TIC) provocam nas artes, no entretenimento, na educação e na cidade. De acordo com  Pierre Lévy   em  seu  livro  Cibercultura (Lévy,1999), a relação entre tecnologia e cultura discute os impactos culturais que as mídias e tecnologias de informação (TIC)provocam  nas  artes, na educação, no entretenimento e nas cidades

3 METODOLOGIA

Este trabalho se baseia em um referencial teórico, desenvolvido através de livros, artigos e sites habilitado na educação, referente a reinvenção docente no período de isolamento para o bom  desempenho entre professor, aluno e ensino-aprendizagem.

A importância do professor se reinventar possibilita um melhor aprendizado ao aluno, na medida em que, assume uma responsabilidade de mediar o andamento dos conteúdos aplicados.

Quanto ao enfoque teórico-metodológico, este estudo se dá a partir dos autores como: Fullan (2009), Manuel Castells (2011) Buckingham (2010)) entre outros que contribuíram para a elaboração deste trabalho através dos seus fundamentos científicos levaram a solução da investigação, servindo para fundamentar a importância das ações realizadas pelo professor, contribuindo assim no processo de ensino – aprendizagem de maneira significativa para a vida do discente das instituições de ensino. As estratégias para o alcance dos objetivos serão por meio de uma pesquisa de bibliográfica.

Este estudo á uma interpretação crítica e significativa dos resultados, versando sobre a relevância pedagógica, histórica e social da articulação entre o conteúdo pedagógico e de ensino na formação e prática docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Este trabalho apresenta uma abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfica. De acordo com Minayo (2001), consideramos que a abordagem qualitativa na pesquisa trabalha com um universo de significados, motivações, aspirações, crenças, atitudes e valores, e esses fatores não podem ser mensurados por meio de operacionalização de variáveis. Assim, a pesquisa qualitativa permitirá analisar os dados de forma indutiva e sem que os resultados sejam generalizados. Ao inserir a abordagem qualitativa podemos interagir com os sujeitos da pesquisa, considerando a sua subjetividade e os múltiplos aspectos do campo pesquisado (Moreira; Caleffe, 2006).

Dessa forma todas as informações, nos levarão a uma reflexão sobre a necessidade e importância da reinvenção docente, sendo estas analisadas cuidadosamente para que se possa chegar a uma compreensão acerca dessa mediação.

4 RESULTADOS E DISCURSSÃO

Considera-se que a prática docente foi um dos principais problemas existentes no contexto escolar durante o período pandêmico, especificamente na sala de aula, o que vem acarretando inquietações nos professores e nas instituições de complexidade a respeito do que fazer para se reinventar.

Sabe-se que a conquista pelo bom desempenho do aluno  em sala de aula e na “escola” torna-se um desafio para os gestores, professores e ao ensino aprendizagem, como também, para os alunos que foram prejudicados com a suspensão das aulas durante o COVID-19.

Nesse contexto, sabe-se que os estudiosos ainda buscam soluções para encontrar resultados que venham ajudar solucionar o problema que ocorre no cotidiano escolar, dificultando assim todo o processo educativo do ensino aprendizagem.

Sendo que o aluno acaba refletindo as dificuldades adquiridas em seu cotidiano escolar, levando o docente a intimar a família para conhecer o problema que se passa e assim venham trabalhar a fim de obter uma resposta positiva diante dos problemas encontrados.

A escola contribuir para a formação da personalidade do indivíduo através do processo de ensino aprendizagem, sendo que este se desenvolve de acordo com a realidade vivida e incorpora ações e exemplos que lhe são mais importantes. É necessário que os pais se façam presentes na rotina de seus filhos criando um ambiente propício para a aprendizagem escolar, incluindo acompanhamento sistemático e orientações contínuas em relação aos hábitos de estudos e às tarefas escolares.

5 CONCLUSÃO

A reinvenção docente como pôde observar ao longo desta pesquisa fez  necessário durante  toda a pandemia foi possível acompanhar os recursos pedagógicos utilizados para facilitar este processo de aprendizagem, e como as crianças são encorajadas, a pensar, discutir e o principal o raciocínio suas dificuldades neste  processo de ensino, que está  sendo  muito  difícil para  todos.

Entenderr como os professores criaram suas técnicas para aprimorarem as aulas remotas, principalmente  diante de grandes dificuldades educacionais, por motivos de saúde pública, referente a pandemia do Covid 19.

O assunto abordado é de grande importância para que  toda  a  comunidade  escolar possa  entender o quanto os professores são importantes nesse  processo educacional, pois  a cada desafio imposto pela pandemia, eles se mantiveram firmes durante todas as mudanças que a pandemia trouxe.

Concluímos que a pandemia do Covide 19 trouxe para o mundo grande  desafios que abalaram todas as esferas  sociais, principalmente na educação, este trabalho de pesquisa  trouxe  uma  grande reflexão  acerca  dos   desafios   educacionais que  os   docentes  enfrentam,  criou-se várias estratégias para  minimizar  este  momento  tão  difícil que   a comunidade  escolar   enfrentam.Com a  disseminação  do   vírus muitos   alunos  e professores  se   viram sem  outra   alternativa, para   que os alunos  não  fossem  prejudicados a implementação  de  aulas  e encontros   digitais e tecnológicos, que  auxiliam bastante  durante o isolamento social. 

REFERÊNCIAS

Minayo, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis:Vozes, 2001.

MOREIRA, H.; CALEFFE L.G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. RJ:DP&A, 2006.

Nascimento, Raquel Barreto, Os Desafios Professorais em Tempo de Isolamento Social. Pensar a Educação em Pauta, 19 Jun 2020. Disponível em:<https://pensaraeducacao.com.br/pensaraeducacaoempauta/os-desafios-professorais-em-tempos-de-isolamento-social/>Acesso em 9 agosto 2022.

Silva, Ellery Henrique Barros da, Pedagogia da Pandemia: Reflexões sobre a Educação em Tempos de Isolamento Social, Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, Espírito Santo:[s.n.],2020.49p. Disponível em: https://www.periodicos.ufes.br/ipa Acesso em 10 de agosto de  2022.

Valente, José Armando, etal. Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas. SP: NIED/UNICAMP, 2018. 406p. Disponível em:<https://www.nied.unicamp.br/wp-content/uploads/2018/11/Livro-NIED-2018-final.pdf.> Acesso em 12 agost 2022.