A PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DE APOIO À CRIANÇA COM AUTISMO: ESTUDO DE CASO NA ESCOLA MUNICIPAL LIRIO DO VALE, MANAUS – AM, ANO DE 2020 

PARENTS’ PARTICIPATION IN THE CONSTRUCTION OF DIDACTIC-PEDAGOGICAL MATERIALS TO SUPPORT CHILDREN WITH AUTISM: CASE STUDY AT LIRIO DO VALE MUNICIPAL SCHOOL, MANAUS – AM, YEAR 2020

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cs10202407311440


Suzana Paula de Souza Frazão1


RESUMO 

A inclusão escolar de alunos com deficiência em escolas regulares, orientada a partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva apresenta a escola como espaço de acolhimento da diversidade humana, propondo oportunidades para o desenvolvimento de todos, independente de suas características. Neste contexto, os pais de crianças com autismo possuem um importante papel no desenvolvimento de seus filhos, desde o convívio familiar até situações mais complexas de relação e interação social. A Sala de Recursos Multifuncional está atrelada a família e escola beneficiando tanto os pais como os alunos com necessidades especiais, através de confecção de materiais de fácil acesso pelos próprios pais, desafiando-os para a construção do processo de ensino aprendizagem. O objetivo desta pesquisa se esmera em analisar a importância da participação dos pais no processo de construção de materiais didático-pedagógicos de apoio à criança com Autismo. Para a construção da metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico no acervo de dados da literatura pertinente em conjunto de pesquisa realizados na dissertação denominada A participação dos pais na construção de materiais didático – pedagógico de apoio a crianças com autismo: Estudo de caso na Escola Municipal Lírio do Vale, Manaus – AM, ano de 2020. Logo, é importante tornar evidente a necessidade de acessibilidade e permanência de crianças com autismo em escolas de ensino regular, embora não seja uma tarefa fácil, visto que tornar uma escola inclusiva, necessita necessário que governo, escola e família trabalhem juntos em prol da oferta de educação de qualidade, com as devidas condições e possibilidades para o desenvolvimento e aprendizagem. Não podemos falar sobre inclusão sem fazer referência ao processo de ensino- aprendizagem, já que a inclusão tem o intuito de prover as mesmas condições a todos os alunos, visando o desenvolvimento e aprendizagem dos mesmos. 

Palavras chaves: Participação dos pais. Materiais didático-pedagógicos. Criança com autismo. 

ABSTRACT 

The school inclusion of students with disabilities in regular schools, guided by the National Special Education Policy from the Perspective of Inclusive Education, presents the school as a space to welcome human diversity, proposing opportunities for the development of all, regardless of their characteristics. In this context, parents of children with autism have an important role in the development of their children, from family life to more complex situations of relationships and social interaction. The Multifunctional Resource Room is linked to the family and school, benefiting both parents and students with special needs, through the creation of materials that are easily accessible by the parents themselves, challenging them to build the teaching-learning process. The objective of this research is to analyze the importance of parental participation in the process of creating didactic-pedagogical materials to support children with Autism. To construct the methodology, qualitative research was carried out, of a bibliographic nature, in the collection of data from the relevant literature in a set of research carried out in the dissertation called Parents’ participation in the construction of didactic and pedagogical materials to support children with autism: Study of case at Escola Municipal Lírio do Vale, Manaus – Am, year 2020. Therefore, it is important to make evident the need for accessibility and permanence of children with autism in regular schools, although it is not an easy task, as making a school inclusive, it is necessary for the government, school and family to work together to offer quality education, with the appropriate conditions and possibilities for development and learning. We cannot talk about inclusion without referring to the teaching-learning process, as inclusion aims to provide the same conditions for all students, aiming for their development and learning.

Keywords: Parent participation. Didactic-pedagogical materials. Child with autism. 

1. INTRODUÇÃO 

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades de interação social, comunicação e comportamentos repetitivos e restritos. Os sintomas podem variar conforme cada caso, que podem ser percebidos antes dos três anos de vida; no entanto, muitas crianças ainda são diagnosticadas tardiamente, tanto por desinformação/resistência da família quanto pela especialidade dos médicos (APA,2013). 

A inclusão escolar de alunos com deficiência em escolas regulares, orientada a partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), apresenta a escola como espaço de acolhimento da diversidade humana, propondo oportunidades para o desenvolvimento de todos, independentemente de suas características. Para (BOER, 2012), a escola inclusiva atende a todos, promovendo a apropriação e construção de conhecimentos, respeitando o educando em suas diferenças individuais e suas potencialidades, de modo a favorecer o processo de ensino e aprendizagem, assim como o seu desenvolvimento global. 

Segundo (AIRELLO, 2005), a parceria entre família e escola, deve proporcionar maior apoio para que os pais de crianças com necessidades especiais em específico os portadores de Autismo, possam assumir seus papéis, oportunizando possibilidades de escolha sobre o tipo de provisão educacional que desejam para os filhos. 

Desta forma, foi definida a seguinte questão de pesquisa: Qual a importância da participação dos pais no processo de construção de materiais didático-pedagógico de apoio à criança com Autismo? 

E por conseguinte, este estudo possui sua justificativa diante da participação ativa dos pais na educação dos filhos, e é amplamente reconhecida como um fator crucial para o sucesso acadêmico e o desenvolvimento integral das crianças. Quando se trata de crianças com autismo, esta parceria entre escola e família torna-se ainda mais vital. Já que o presente estudo de caso realizado na Escola Municipal Lírio do Vale, em Manaus, no ano de 2020, visou explorar e justificar a importância da participação dos pais na construção de materiais didático-pedagógicos de apoio às crianças com autismo. 

A colaboração entre pais e educadores pode garantir que as estratégias de ensino sejam consistentes e adaptadas às particularidades de cada criança, promovendo um ambiente de aprendizagem mais inclusiva e eficaz. No entanto, as crianças com autismo frequentemente enfrentam desafios únicos que requerem abordagens específicas e personalizadas. A construção de materiais didático-pedagógicos que atendam a essas necessidades exige um conhecimento profundo das particularidades de cada aluno, conhecimento este que os pais estão em posição privilegiada para oferecer, uma vez que os pais conhecem profundamente as preferências, interesses e desafios de seus filhos, permitindo a criação de materiais que são mais engajadores e eficazes. 

A literatura educacional destaca a importância da colaboração entre escola e família para o sucesso das intervenções educativas. Estudos como os de (EPSTEIN, 2019) e (TURNBULL, 2021) enfatizam que a participação dos pais está associada a melhores resultados acadêmicos e comportamentais para as crianças com necessidades especiais. A construção de materiais didático-pedagógicos em parceria com os pais é uma aplicação prática desse princípio, permitindo uma abordagem educativa mais holística e centrada no aluno. 

A partir desta questão, foram definidas as seguintes questões específicas: Qual a importância dos materiais didático-pedagógico para o desenvolvimento da criança com Autismo? De que forma os pais de crianças com autismo podem contribuir para a construção de materiais didático-pedagógicos? O que a Escola Municipal Lírio do Vale, Manaus-AM, tem feito para incentivar a participação dos pais de crianças com autismo no processo de construção de materiais didático-pedagógicos? 

A pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância da participação dos pais no processo de construção de materiais didático-pedagógicos de apoio à criança com Autismo. Para o alcance deste objetivo, foram propostos os seguintes objetivos específicos: Investigar a importância dos materiais didático-pedagógico para o desenvolvimento da criança com Autismo; Evidenciar como os pais de crianças com autismo podem contribuir para a construção de materiais didático-pedagógicos; Apontar de que forma a Escola Municipal Lírio do Vale, Manaus-AM tem incentivado a participação dos pais de crianças com autismo no processo de construção de materiais didático-pedagógicos. 

No processo de desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos para crianças com autismo, nas atividades realizadas na sala de Recurso Multifuncional da Escola Municipal Lírio do Vale, que atualmente acompanha 12 crianças com autismo. A Sala de Recurso Multifuncional está atrelada a família e escola, em prol de facilitar e beneficiar tanto os pais como os alunos com necessidades especiais. 

A metodologia foi construída dentro de um estudo do tipo Revisão Bibliográfica, que, segundo (GIL, 2002), a pesquisa se dá com base em livros, artigos científicos, legislação e sites (seguros). Publicados no período de 1992 a 2022 que constam os objetivos propostos no estudo. Foram utilizados artigos científicos das bases de dados: Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS) e Google Acadêmico, utilizando os seguintes descritores: Participação dos pais. Materiais didático-pedagógicos. Criança com autismo. 

2. MARCO METODOLÓGICO 

Este estudo explorou a colaboração entre pais e educadores na criação de materiais didático-pedagógicos voltados para crianças com autismo na Escola Municipal Lírio do Vale, localizada em Manaus – AM, durante o ano de 2020, quando foi desenvolvida uma pesquisa para a construção de uma dissertação. Onde foi possível observar a participação ativa dos pais, o qual é essencial para desenvolver estratégias educacionais que atendam às necessidades específicas das crianças autistas, proporcionando um ambiente de aprendizado mais inclusivo e eficaz. 

A educação de crianças com autismo requer abordagens específicas que atendam às suas necessidades individuais. Estudos apontam que a inclusão de estratégias visuais, o uso de rotinas estruturadas e a personalização do material didático são essenciais para promover o aprendizado (SCHOPLER, 1995; MESIBOV, 2005). No contexto do autismo, a colaboração dos pais pode fornecer informações sobre as preferências e necessidades de seus filhos, facilitando a criação de materiais pedagógicos mais eficazes. 

Por esta razão “a elaboração de materiais didático-pedagógicos adaptados é um processo que beneficia significativamente crianças com autismo, proporcionando-lhes ferramentas que se alinham com suas formas de aprendizado” (BARKLEY, 2020, p. 98). A participação dos pais neste processo pode garantir que os materiais sejam relevantes e eficazes. 

Este estudo utilizou uma abordagem qualitativa, caracterizada pela coleta de dados descritivos e a interpretação das experiências dos participantes. A pesquisa qualitativa é apropriada para explorar fenômenos complexos em profundidade e entender os significados atribuídos pelos indivíduos. (DESLAURIERS; KÉRISIT, 2023, p. 29) “A pesquisa qualitativa é uma abordagem fundamental na investigação educacional, pois permite uma compreensão profunda e detalhada das experiências, percepções e contextos dos participantes”. 

Através de métodos como entrevistas, grupos focais e observações, a pesquisa qualitativa capta a riqueza das narrativas individuais e as nuances das interações sociais, oferecendo dados qualitativos. Esta abordagem é essencial para explorar fenômenos complexos, desenvolver teorias fundamentadas e informar práticas educacionais que são sensíveis às realidades e necessidades dos educandos. 

Os dados foram analisados utilizando a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 1977, p. 34). ‘A pesquisa com análise de conteúdo é uma metodologia essencial para interpretar dados qualitativos de maneira sistemática e objetiva”. Ao categorizar e examinar padrões, temas e significados nas comunicações, esta abordagem permite uma compreensão profunda das mensagens subjacentes e das intenções dos autores. Esta análise detalhada é particularmente valiosa em contextos educacionais e sociais, podem ser obtidos, contribuindo para o desenvolvimento de teorias fundamentadas e a implementação de práticas informadas por evidências. 

A metodologia qualitativa proposta permitiu uma compreensão aprofundada da participação dos pais na construção de materiais didático-pedagógicos para crianças com autismo. Ao valorizar as experiências e perspectivas dos pais, este estudo contribui para o desenvolvimento de práticas educativas mais inclusivas e eficazes na Escola Municipal Lírio do Vale, em Manaus – AM. 

2.1 RESULTADOS 

Os dados coletados para a obtenção de resultados, foram obtidos utilizando a análise de conteúdo qualitativo, a qual permitiu a identificação de padrões e temas relevantes. Espera-se que a participação dos pais na construção de materiais didático-pedagógicos resulte cada vez mais em: 

  • Materiais mais adequados e eficazes para atender às necessidades das crianças com autismo. 
  • Maior engajamento e satisfação dos pais no processo educacional. 
  • Melhorias no desempenho e bem-estar das crianças com autismo na escola. 

Já que este estudo pretendeu demonstrar a importância da colaboração entre pais e educadores na criação de um ambiente educacional inclusivo e adaptado às necessidades das crianças com autismo, por meio de uma metodologia, que propunha uma abordagem prática e participativa, promovendo um aprendizado mais significativo e eficaz para todos os envolvidos. “O envolvimento dos pais foi considerado um elemento chave para o sucesso do projeto, uma vez que eles possuem um conhecimento profundo sobre as preferências, dificuldades e modos de aprendizagem de seus filhos. (BARBOSA, 2019, p. 45). 

2.2 DISCUSSÕES 

A participação dos pais na construção de materiais didático-pedagógicos de apoio para crianças com autismo é uma abordagem inovadora e essencial para o sucesso educacional destes estudantes. Este texto discute um estudo de caso realizado na Escola Municipal Lírio do Vale, em Manaus, no ano de 2020, que destaca a colaboração entre pais e educadores na criação de recursos pedagógicos personalizados para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

A educação de crianças com autismo apresenta desafios únicos que exigem estratégias pedagógicas diferenciadas e adaptadas às necessidades específicas de cada aluno. A participação ativa dos pais na construção de materiais didáticos pode proporcionar uma compreensão mais profunda das particularidades de seus filhos, resultando em recursos mais eficazes e relevantes. No caso da Escola Municipal Lírio do Vale, a parceria entre pais e professores revelou-se essencial para o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem inclusivo e responsivo. 

Em 2020, a escola implementou um programa que envolvia os pais na criação de materiais pedagógicos adaptados. O objetivo era garantir que os recursos utilizados em sala de aula fossem não apenas pedagógicos, mas também culturalmente e contextualmente apropriados para cada criança. Os pais contribuíram com informações valiosas sobre as preferências, interesses e dificuldades de seus filhos, permitindo a criação de materiais que refletissem essas particularidades. 

Os resultados deste estudo de caso foram significativos. Primeiramente, a colaboração com os pais ajudou a fortalecer a relação entre escola e família, criando uma rede de suporte mais robusta para as crianças com autismo. Os pais sentiram-se mais incluídos no processo educativo e mais capacitados para apoiar o desenvolvimento de seus filhos em casa. Este sentimento de parceria promoveu uma comunicação mais aberta e eficaz entre os educadores e as famílias, essencial para a continuidade das intervenções pedagógicas. 

Além disso, os materiais didático-pedagógicos desenvolvidos com a participação dos pais mostraram-se mais eficazes na promoção do engajamento e da aprendizagem das crianças. 

Ao incorporar elementos familiares e relevantes, esses recursos tornaram-se mais atrativos e acessíveis para os alunos com TEA. Observou-se um aumento na participação ativa dos estudantes em atividades escolares e uma melhoria na sua capacidade de comunicação e interação social. No entanto, o estudo também destacou alguns desafios. A falta de formação específica dos pais em práticas pedagógicas e a diversidade de experiências e conhecimentos prévios entre as famílias exigiram um esforço adicional dos educadores para coordenar e orientar as contribuições. 

É pertinente falar que a participação dos pais na construção de materiais didático- pedagógicos para crianças com autismo, conforme evidenciado pelo estudo de caso na Escola Municipal Lírio do Vale, é uma estratégia que pode enriquecer o processo educativo e promover um ambiente de aprendizagem mais inclusivo. “Embora existam desafios a serem superados, os benefícios de uma abordagem colaborativa entre escola e família são claros”. (BARBOSA, 2019, p. 87). Ao integrar os pais de maneira ativa e significativa, é possível desenvolver recursos pedagógicos que realmente atendam às necessidades específicas dos alunos com TEA, promovendo seu desenvolvimento acadêmico e social de forma mais eficaz. 

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 

A aprendizagem da criança autista deve ser diferenciada, configurada em um ambiente estimulador, de interação com outros colegas, tornando-os todos participativos. Mas, para tornar acessível a entrada e permanência de crianças com autismo em escolas de ensino regular, é necessário que governo, escola e família trabalhem juntos em prol da oferta de educação de qualidade, com as devidas condições e possibilidades para o desenvolvimento e aprendizagem. Para atender a criança autista, são necessários métodos e técnicas adaptadas para que a inclusão aconteça, como um planejamento sistematizado em que ferramentas Didático-pedagógicas sejam aplicadas constantemente ajudando os alunos autistas a reconhecerem o mundo ao seu redor que favoreça a interação entre os pares. 

A utilização dos materiais didático-pedagógico constitui um elemento facilitador para o ensino/aprendizagem dos educandos em todas as áreas do conhecimento. Os materiais favorecem a interação professor/aluno, a construção do conhecimento e conscientizando do aluno. Verificou-se que a família é a primeira mediadora entre o indivíduo e os ambientes dos quais este, faz parte, servindo como mediador e transmissor dos significados culturais para os membros de seu grupo. O papel desempenhado pela família é considerado tanto impulsor como inibidor dos processos de desenvolvimento, portanto, é de vital importância para o aluno com autismo, que os pais e a família de uma forma geral, possa contribuir na construção de ferramentas pedagógicas que serão utilizadas por estas crianças no seu desenvolvimento e educação. 

A Escola Municipal Lírio do Vale, Manaus-AM tem incentivado a participação dos pais de crianças com autismo no processo de construção de materiais didático-pedagógico, pode-se constatar através de pesquisa de campo, referenciada por um arcabouço teórico a respeito do tema, que a instituição tem buscado incentivar a participação dos pais neste processo. A sala de recursos didáticos existente na escola, tem contribuído com a construção de diversos materiais e conta com a participação dos pais dos alunos na sua elaboração, envolvendo desta forma a família no processo de inclusão destes alunos. É possível perceber que a inclusão de um aluno autista na escola, é um desafio contínuo ao professor, à instituição e à família, pois são necessárias estratégias de intervenção e atividades singulares. 

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 

AIELLO, A. L. R. Instrumentos para avaliação do ambiente familiar visando à inclusão. CD de Resumos da 57a Reunião Anual da SBPC, Fortaleza, CE. (2005). 

APA. American Psychiatric Association. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (5thed). Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2013. 

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 

BARBOSA, Martha. A prática de ensino nas licenciaturas e a pesquisa em Ensino de Ciências: Questões atuais. São Paulo. 2019. 

BARKLEY, Russel A. TDAH, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. 1a Edição. Editora Autêntica. Belo Horizonte. 2020. 

BARROS, S. Saberes e conhecimento: Educação em foco. 1a Edição. Editora Oliver. Maceió. 2019. 

BOER, Wania Aparecida. Adequações curriculares na área da deficiência intelectual: análise de uma realidade. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos – SP. 

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2021: notas estatísticas. Brasília, DF: Inep, 2022. 

DESLAURIERS, J. P.; KÉRISIT, M. O delineamento de pesquisa qualitativa. In: A pesquisa qualitativa: enfoques metodológicos e metodológicos. Petrópolis: Editora Vozes. 2023. 

EPSTEIN, Franklyn. Range: How generalists triumph in a specialized word. Tradução: Maria Tereza Magalhães. London. 

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4a Edição. São Paulo: Atlas, 2002. 

SCHOPLER, E., Reichler, R. J., Bashford, A., Lansing, M. D. & Marcus, L. M. (1990). Individualized assessment and treatment for autistic and developmentally disabled children. Vol. 1. Psychoeducational profile-revised (PEP-R). Austin, Tx: PRO-ED. 

TURNBULL, Sara. Metoovertinsing: The institucional work of creative women who are. Tradução: Miguel Salameda. 2021.


1Professora da Secretaria de Educação de Manaus – Amazonas. Mestra em Educação pela Universidade Del Sol. E-mail: suzana.frazao@semed.manaus.am.gov.br