A OCORRENCIA DE SINDROME DE BURNOUT ENTRE OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102411040837


                                                                         Ana Lorhanna Lima Nascimento [1]
Orientador(a) Geisa Gabriela Carneiro da Sila[2]


RESUMO: Este trabalho é uma Revisão Integrativa de Literatura com o título: “A ocorrência de Síndrome de Burnout entre os profissionais do magistério: Uma revisão integrativa de literatura. O estudo tem como objetivo investigar a ocorrência da Síndrome de Burnout entre os profissionais do magistério do ensino superior. Para isso, o critério utilizado no levantamento de dados levou em consideração os sintomas, características clinicas e fatores de risco, além de investigar o desencadeamento da doença de acordo com o ambiente de trabalho que o professor atua. A coleta do referencial foi realizada nas plataformas Scientific Electronic Library (SciELO), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILAC’S) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando os descritores: Síndrome de Burnout entre professores universitários, SB e os professores do ensino superior. O estudo comprovou que a dimensão exaustão emocional é citado em 80% dos artigos selecionados, seguidos de 70% na dimensão despersonalização e 40% na dimensão realização profissional. As medidas preventivas é uma estratégia para evitar o adoecimento, ações de acolhimento e intervenção quanto a necessidade de diminuir a carga horária, a pressão por resultados e a burocratização do trabalho docente. Conclui-se, portanto, que para diminuir o adoecimento dos professores universitários, é preciso investir em ações de prevenção que devem acontecer aos primeiros sintomas de SB.

Palavras-chave: Docência. Doença laboral. Síndrome de Burnout.

ABSTRACT

This work is an Integrative Literature Review titled: “The Occurrence of Burnout Syndrome among Teaching Professionals: An Integrative Literature Review.” The study aims to investigate the occurrence of Burnout Syndrome among higher education teaching professionals. To achieve this, the criteria used for data collection considered symptoms, clinical characteristics, and risk factors, as well as examining the triggers of the condition according to the work environment in which the teacher operates. The literature review was conducted using the Scientific Electronic Library (SciELO), Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS), and the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES), utilizing descriptors such as: Burnout Syndrome among university professors, BS, and higher education teachers. The study found that the dimension of emotional exhaustion is mentioned in 80% of the selected articles, followed by 70% in the dimension of depersonalization and 40% in the dimension of professional accomplishment. Preventive measures are a strategy to avoid illness, including welcoming actions and interventions aimed at reducing workload, pressure for results, and the bureaucratization of teaching work. It is concluded, therefore, that to reduce illness among university professors, it is essential to invest in preventive actions that should take place at the first signs of BS.

Keywords: Teaching. Occupational illness. Burnout syndrome.

 1 INTRODUÇÃO

O trabalho realizado pelos educadores é de suma importância não somente para a formação de um povo, como faz toda a diferença na vida daqueles que usufruem do conhecimento compartilhado por estes profissionais, no entanto, é cada vez maior o índice de profissionais que desenvolvem patologias associadas a prática docente. A constatação foi divulgada através de estudos realizados pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), órgão representante de todas as nações que avalia o grau de comprometimento de trabalhadores em diversos ramos de atividade em todo o planeta.

Este órgão é ligado a União das Nações Unidas, que representa 187 organizações de trabalhadores e empresas, com o objetivo de manter a dignidade, equidade e produtivo, em condições de liberdade e segurança tanto de trabalhadores quanto de organizações (OIT, 2024). Ainda de acordo com a (OIT), a atividade realizada no ambiente escolar, em especial as de professor, tem diversos aspectos estressores, sendo considerada uma atividade de risco desde o ano de 1981, ocupando a segunda colocação como profissão que mais acarretada em doenças ocupacionais no mundo.

 A recomendação, leva em consideração os aspectos como: carga horária de trabalho, condições físicas do ambiente e dentre outros, as primeiras recomendações são datadas de 1996, através da Recomendação Relativa à Situação do Pessoal Docente, aprovada em 5 de Outubro de 1996, pela Conferência Intergovernamental Especial sobre a situação do pessoal docente (OIT, 2012).

Ao desenvolver seu trabalho, o educador tem uma carga de estresse, ou seja, aqueles provocados pela pressão por resultados, carga horária de trabalho exaustiva que muitas vezes é complementada aos fins de semana, preocupação com o rendimento e aprendizagem dos alunos, necessidade de estudo constante, tempo de docência e dentre outros, o que ocasiona no aparecimento de várias doenças psicológicas, dentre elas, é a Síndrome de Burnout (SB) (Miguez, Braga, 2018, p. 707).

Apesar da sua gravidade a SB, não foi incluída no DSM-5, no entanto, ela possui características bem parecidas com aquelas descritas pelo DSM-5, como Transtornos relacionados a trauma e a estressores, que reúne basicamente, ‘[…] o transtorno de apego reativo, o transtorno de interação social desinibida, o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), o transtorno de estresse agudo e os transtornos de adaptação, […]” (DSM-V, 2014, p.309).  Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS), caracterizou-o como síndrome ocupacional crônica, ligada ao trabalho (Lachiner; Murilo, 2015).

Ainda de acordo com os autores, pessoas que desenvolvem SB, são acometidas por um sentimento de insatisfação, desinteresse e desmotivação para desenvolver-se no trabalho. Na docência ela surge de uma combinação de fatores, organizacionais, sociais e individuais (Araújo et al., 2017).

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional, é caracterizada por um estado de exaustão laboral extrema, onde o trabalhador é acarretado por níveis de estresse elevados, provocando esgotamento físico e emocional, no desenvolvimento de profissões que requer um nível elevado de competição e/ou responsabilidades, como policias e profissionais da saúde (BRASIL, 2023).

A ocorrência de SB entre professores ainda precisa ser investigada, visto que, seu diagnóstico é complexo, em especial pelo fato dos sintomas iniciais ser interpretados apenas como cansaço físico e mental. A investigação precisa de pesquisas mais aprofundadas quanto a sua ocorrência entre os profissionais do magistério, apesar de ser um tema discutido dentro da literatura, ainda existem poucos estudos que discutam os prejuízos econômicos e psicológicos no ambiente escolar (Diehl; Carlotto, 2014).

A literatura atual não apresenta um conceito acabado sobre o SB, no entanto, a definição mais aceita na comunidade internacional é definida por Maslach e Jackson (1981), que engloba a SB, a partir de três dimensões: “[…] (1) exaustão emocional, […]; (2) despersonalização, […]; e (3) baixa realização pessoal, […]” (Borba et al, 2015, p.272).

A exaustão emocional acontece quando a pessoa se sente esgotada física e emocional, com baixa reação afetiva, causada principalmente pelo contato diário com problemas recorrentes que surgem no ambiente de trabalho. A despersonalização, por outro lado, é quando esse esgotamento emocional provoca sentimentos negativos, ocasionando em atitudes insensíveis com relação aos outros (clientes/amigos), a terceira dimensão, ocorre quando, o desinteresse pelo trabalho atinge as habilidades sociais, tornando difícil a convivência com colegas de trabalho e com a organização do mesmo (Gontijo et al, 2021)

O tema foi escolhido levando em consideração um grande aumento de adoecimento de educadores, em especial, aqueles diagnosticados enquanto o professor desenvolve suas atividades laborais, que podem trazer problemas a médio e longo prazo na saúde física e emocional destes profissionais, inclusive provocando afastamento parcial, desvio de função e aposentadoria precoce. O ambiente escolar é considerado um dos mais propícios para o adoecimento psicológico, pois, diariamente o educador vive sob pressão, em suma pela necessidade de atingir resultados, administrando relacionamentos com os demais colegas, pais e estudantes diariamente.

            Portanto, a pesquisa tem como objetivo principal investigar a ocorrência da Síndrome de Burnout entre os profissionais do magistério do ensino superior. Dentro da literatura escolhida, foi definido os critérios para levantamento dos dados encontrados, levando em consideração os sintomas, características clinicas, fatores de risco apresentadas pelo paciente, além de investigar o desencadeamento da doença de acordo com o ambiente de trabalho na esfera pública e/ou privada que o educador leciona.

2 MATERIAIS E MÉTODOS

            Esta pesquisa é uma revisão integrativa de literatura, descritiva, que foi realizado através da seleção de obras já produzidas sobre o diagnóstico de Síndrome de Burnout entre educadores dos vários níveis de ensino, nas esferas públicas e privadas. Para compor o referencial teórico, foi necessário a busca em portais acadêmicos, Scientific Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILAC’S) e CAPES periódicos, no período entre os dias 10 a 15 de junho do ano de 2024, após as buscas, as obras foram selecionadas por ano de publicação, tema, contexto da pesquisa, nacionalidade, tipo de pesquisa, por fim, todas foram lidas e selecionadas para compor os resultados.

            A busca utilizou os descritores: Síndrome de Burnout entre professores; Síndrome de Burnout na Docência; SB entre os profissionais da educação. O problema da pesquisa foi elencado levando em consideração o seguinte acrônimo (PICO), portanto, os aspectos foram tabulados assim:

QUADRO 1 – Descrição dos Componentes da Estratégia Pico Utilizados na Pesquisa.

     PICO  PICO
População/ problema pacienteIntervenção ComparaçãoOutcome/desfecho
ProfessoresPrevenção da Síndrome de BurnoutEntre docentes do ensino superiorMelhora na Qualidade de Vida.

 Fonte: Adaptado de Santos (2017).

Diante destes aspectos, a investigação levou em consideração, seis (6) etapas de estruturação: 1- tema abordado na pesquisa; 2- etapas, ou seja, aplicação dos critérios de inclusão e exclusão; 3- Definição das informações extraídas; 4- Avaliação das obras inclusas; 5- Interpretação dos resultados; 6- Apresentação/ síntese dos conhecimentos levantados (Mendes; Silveira; Galvão, 2008).

A pesquisa buscou responder à pergunta norteadora da pesquisa, a saber: Qual a ocorrência de Síndrome de Burnout entre os profissionais do magistério que atuam o nível superior?  Inicialmente, as buscas foram realizadas com o intuito de levantar o arcabouço literário atual, a saber aquelas produzidas nos últimos cinco (5) anos de produção, ou seja, (2019-2023), ambas passaram por uma triagem de acordo com os critérios de inclusão: artigos originais, em Português e Inglês, dentro do tema e contexto (educação) da pesquisa, artigos completos, excluídos monografias, teses e dissertações.

            A amostra coletou apenas obras que realizadas dentro do tema proposto e universo da pesquisa, educadores da rede pública e privada, nos níveis de ensino compreendido entre educação básica e universidade, sem definição de faixa etária. Assim, a investigação foi realizada de acordo com os principais resultados encontrados, entre eles: idade, sexo, carga horária de trabalho, condições físicas, histórico patológico, rede de ensino, nível de ensino.

            Os procedimentos adotados para a escolha das obras seguiram etapas definidas anteriormente, levando em consideração, os locais de pesquisa (portais), tipos de estudos, a dispostos no quadro 1 (portal/autor/título/tipo de estudo), além de trazer os aspectos elencados anteriormente, descrito no quadro 2-resultados encontrados. Os achados foram lidos e interpretados de acordo com a realidade da população investigada, caracterizando-a, portanto, como uma pesquisa qualitativa.

            As tabulações dos dados foram selecionadas dentro da concepção de Prisma (2020), assim definidas: 1- coleta dos artigos, com a quantidade encontrado em cada portal; 2- Aplicação do processo de seleção dentro dos critérios (duplicação/data); 3- Avaliação de resumo levando em consideração título/tema; 4- Avaliação/leitura dos textos completos; 5- Aplicação dos critérios de inclusão/exclusão; 6- escolha das obras para compor os resultados. 

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

A seleção das obras realizada nos portais escolhidos identificou uma amostragem de 12 (doze) artigos disponíveis no portal SciELO, 14 (quatorze) no LILAC’S e 32 (trinta e dois) no portal CAPES, totalizando 58 (cinquenta e oito obras). Aplicados os critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados para a composição dos resultados e discussão da pesquisa: (3) artigos da SciELO, (5) LILAC’S e (7) artigos CAPES, totalizando (15) obras. Como discriminado no fluxograma.

Figura 1. Fluxograma de apresentação do processo de seleção dos artigos.

Referencias identificadas em:Bases de dados (n= 03)Número de registros (n=58)SciELO (n= 12)LILAC’S (n=14)CAPES (n=32)
Caixa de Texto: Identificação
Referencias removidas antes do processo de seleção:Duplicadas (n=05)Data de publicação (n=-23)
Referencias excluídas (n=11)Tema de abordagem e universo da pesquisa 
Referencias avaliadas por título e resumo (n= 30) 
Caixa de Texto: Triagem
Referencias cujo textos completos não foram identificados (n= 02)

Referencias incluídas para avaliação por textos completos (n= 19)

                      

Referencias excluídas (n= 07)Tipos de estudo Relevância da pesquisa
Referencias avaliadas por texto completo (n= 17)

Caixa de Texto: Inclusão
Estudos incluídos na revisão(n= 10)

                                                      

Fonte Adaptado de PRISMA (2020).

            Logo abaixo no Quadro 1 estão descritos os locais que as obras foram coletadas, contendo título, autor/ano de publicação dos artigos, além do tipo de estudo que irá compor os resultados da pesquisa. Nele estão as informações sobre os artigos catalogados e escolhidos para compor os resultados da pesquisa.

Quadro 1. Título, autor/ano e tipo de estudo.

Titulo          Autor/Ano    Tipo de estudo
Indícios de Síndrome de Burnout em professores do ensino superior e suas consequências na saúde do docente.Pereira, M. D. Silva, G.G.J.  Meneses, A.P. Costa, C.F.T (2019)  Pesquisa qualitativa
Prevalência e fatores associados da Síndrome de Burnout em docentes universitários.Leite, Tatiane Isabela de Araújo et al (2019)Estudo Transversal
Burnout, estresse, depressão e suporte laboral em professores universitários.Baptista, M. N., Soares, T. F. P., Raad, A. J., & Santos, L. M. (2019).Estudo transversal
Ocorrência da Síndrome de Burnout em um grupo de Professores universitários.Penachi, E. Teixeira, E.S. (2020)Estudo transversal
Síndrome de Burnout: um olhar para o esgotamento profissional do docente universitárioFerreira, E.C. Pezuk,  J.A. (2021) Pesquisa descritiva
Avaliação da qualidade de vida e Síndrome de Burnout em professores universitários.Miranda, Isabela Maria Melo et al, (2021)Estudo transversal
Esgotamento profissional na docência: Síndrome de Burnout em professores Universitários durante a pandemia da COVID-19.Silva-Barbosa, Carlos Eduardo da et al, (2022)Estudo exploratório
Síndrome de Burnout em docentes do ensino superior.Lucena, M.D.L.F (et al, 2022)Estudo transversal
Síndrome de Burnout: Incidência em docentes Universitários no interior do Estado do Tocantins.Jesus, C.R (et al, 2021) Estudo exploratório e descritivo
Síndrome de Burnout e qualidade de vida no trabalho em docentes do magistério superiorCosta, G.L.E.S; Gonçalves, S.G; Monte, E.D (2022) Estudo  exploratório e quantitativo

Fonte: dados da pesquisa (2024)

Através do Quadro 2, estão dispostos os descritores que foram utilizados para compor a Revisão Integrativa, portanto, é nessa etapa que são retiradas as características similares encontradas em cada artigo investigado. Dentro dessa concepção, foram elencados os pontos que serão discutidos, a saber: resultados, objetivos do estudo, sintomas recorrentes, medidas de prevenção e conclusão dos estudos.  

Quadro 2. Principais resultados encontrados. 

ResultadosObjetivos do estudoSintomas recorrentesMedidas de prevençãoConclusão
Existem forte relação entre a tendência de o discente como instituições universitárias sobrecarregar o docente com cobranças sob as Tarefas acadêmicas, onde está sobrecarga pode desencadear prejuízos a saúde mental e física ao professor.Investigar as principais manifestações da SB e de qual forma sua decorrência afeta a saúde mental do professor universitário.Ansiedade;Insônia;Estresse;Alteração de apetite e irritaçãoSuporte social;Identificar os fatores estressores;Apoio social dos colegas, amigos ou família;  Apoio social é um elemento importante no processo interventivo e preventivo da SB. É preciso refletir sobre a saúde e as exigências de trabalho na profissão de docente, reunindo assim caminhos para o estabelecimento de um ambiente produtivo e de bom relacionamento interpessoal entre todos que o compõe.
Observou-se que 61,6% dos docentes encontravam-se na fase inicial da síndrome. A presença de doenças de base e o elevado número de disciplinas foram as únicas variáveis associadas significativamente com a ocorrência de Burnout.Identificar a prevalência e os fatores associados da síndrome de Burnout em docentes de universidades públicas e privadasExaustão emocional;Despersonalização;  A detecção precoce de níveis sintomáticos de Burnout.  Diminuição de carga horária de trabalho;  Este estudo demonstrou que a prevalência da síndrome de Burnout nos professores universitários no município de Caicó, Rio Grande do Norte, é relativamente alta. A detecção precoce de níveis sintomáticos de Burnout pode ser um bom indicador de possíveis tratamentos precoces.
A amostra foi constituída por 99 professores universitários de instituições públicas e privadas do Estado de São Paulo. Os instrumentos aplicados avaliavam a SB, os eventos estressores no trabalho, a depressão e o suporte laboral.Investigar variáveis que se associam ao Burnout em professores universitários, possíveis preditores e diferenças de média nos níveis de Burnout entre docentes de universidades públicas e privadas.Eventos Estressantes; Sintomatologia depressiva; Sentimento de culpa;Exaustão psicológica e emocional;Despersonalização.  Menor demanda de atendimento a estudantes;Diminuição da carga horária de trabalho;Diminuição dos estressores laboral;os eventos estressores e a sintomatologia depressiva foram os preditores significativos da SB na amostra e professores de universidade pública demonstram maior nível de desgaste psicológico em comparação aos de universidades privadas.
Os resultados obtidos apontam que 26,09% da amostra não apresentaram alteração em qualquer das três dimensões avaliadas pelo MBI. Já  dentre os demais, 37,68% apresentaram alteração em uma das três dimensões do Burnout e 36,23% em duas ou nas três dimensões.Analisar a incidência da síndrome de Burnout em professores universitários de uma instituição pública federal, sediada no Estado do Paraná.Sentimentos de desapontamento  Tristeza;Exaustão emocional;Sentimentos e atitudes negativas em relação ao trabalho e às pessoas;Fadiga e o sentimento de insuficiência.Valorização profissional;Menor pressão por resultados;Menor carga de trabalho.Além dos casos já Identificados com diagnóstico positivo para a Síndrome de Burnout, a grande maioria dos participantes encontra-se em processo de adoecimento.
Os resultados evidenciaram a preocupação com o adoecimento silencioso do docente, buscando o entendimento clínico das repercussões do estresse a partir da aplicação de testes validados e da identificação dos potenciais causadores do desequilíbrio emocional que acomete a qualidade de vida a partir das atividades laborais.Compreender  esse tema no universo da docência de ensino superior a partir da produção científica dos últimos cinco anos.Depressão;Transtorno de ansiedade;Estresse;  Foco nas intervenções;Avaliação de desempenho;Reconhecimento do trabalho prestado;Promoção de cultura de bem-estar;Promover a resiliência e mitigar o desgaste;Estratégia para o gerenciamento de estresse e ansiedade;Rede de apoio e suporte familiar;Diminuição da carga de trabalho; Administração do tempo.As propostas de intervenção e controle ainda são subjetivas, o que é influenciado pelo fato de que a Síndrome ainda não é reconhecida como uma doença, e de que a maioria das pesquisas busca entender as proporções e características dessa condição.
Identificou-se uma correlação negativa entre exaustão e os domínios físico (p=0,005), psicológico (p=0,015) e geral (p=0,009), sugerindo redução da qualidade de vida; e uma correlação positiva entre a eficácia profissional e domínio psicológico (p=0,023), sugestivo de que a percepção positiva de eficácia profissional eleva a QV entre os professoresAvaliar a qualidade de vida de Professores Universitários assim como a presença de Síndrome de BurnoutExaustão emocional;DespersonalizaçãoFalta de satisfação pessoal.Rede de apoio social;Atividades físicas;Hábitos alimentares saudáveis;Menor carga horária de trabalho; Menor demanda de alunos para atender.  A prevalência da síndrome de Burnout entre os docentes universitários foi baixa, embora tenham sido identificados fatores que interferem na QV, tanto positiva quanto negativamente. Os achados podem auxiliar na compreensão das características desse público e na elaboração de estratégias preventivas dessas condições.
Os principais fatores relacionados a SB foram o excesso de atividades fora da sala de aula, aumento de reuniões, falta de treinamento, condições inadequadas relacionadas ao trabalho, excesso de cobrança, transformar o ambiente familiar em local de trabalho, dividir o computador com outros membros da família, entre outros.Investigar, por meio da literatura, quais são os fatores associados à Síndrome de Burnout em docentes durante a pandemia da COVID-19.Excesso de atividades fora da sala de aula; Aumento de reuniões; Falta de treinamento, condições inadequadas relacionadas ao trabalho; Excesso de cobrança.Olhar humanizado;Acompanhamento psicológico;Acolhimento;   É essencial que ações sejam desenvolvidas, a fim de garantir a Satisfação profissional dos professores, seja por meio de acompanhamento psicológico ou por intermédio de atividades que auxiliem a satisfação profissional nas instituições de ensino.
Os resultados mostram que os docentes apresentaram um grau grave no domínio despersonalização (4,1), seguido do domínio exaustão emocional (2,7), e o terceiro fator referiu-se a baixa realização profissional (2,5), evidenciando um grau moderado com relação ao Escore total da escala. O índice do escore total da escala encontrado no presente estudo indica que os docentes apresentam um grau de Burnout moderado.Verificar a prevalência da síndrome de Burnout em docentes do ensino superior.Falta de atividade física;Outra atividade laboral exercida;Exaustão emocional;Despersonalização. Baixa realização profissional.Atividades físicas regularmente; Diminuição da carga horária de trabalho; Valorização profissional;  Foi constatado que os docentes apresentam um grau elevado de despersonalização. Foi possível identificar que as dimensões exaustão emocional e baixa realização profissional foram às menos comprometidas. Por fim, o estudo indica que os docentes apresentam um grau de Burnout moderado.
  Amostra foi constituída por  66%  de professores do sexo feminino e 34% do sexo masculino, com idade variando entre 22 e 60  anos.  A  maior  parte  dos  participantes  que  correspondem  a  57%  (13),  obtiveram pontuação  entre  61  a  80  que  de  acordo  com  os  parâmetros  do  instrumento  utilizado para a pesquisa é o momento em que a SB começa a se instalar fazendo-se necessário a  busca  de  ajuda  profissional  para  prevenir  o  agravamento  dos  sintomas.Mensurar a incidência de casos da Síndrome de Burnout, de  uma Instituição de Ensino  Superior Privada no  interior  do  Estado  do Tocantins.Trabalha em outra atividade, além da docência; Desvalorização;Carga horária alta;Cobranças;Excesso de atividades burocráticas.Melhores condições de trabalho; Empatia; Ações preventivas; Diagnóstico precoce e olhar humanizado.  O estudo demonstrou que a prevalência da Síndrome de Burnout nos docentes é relativamente alta, sendo fundamental a execução de atividades preventivas e ações de intervenção e promoção da saúde.
Para a SB em suma, averiguou-se majoritariamente nos estudos que há altos scores para Exaustão Emocional e Despersonalização, como também, baixo score para a Realização Pessoal. Na QVT observou-se que os Domínios do WHOQOL-Bref e a Qualidade de Vida Global dos sujeitos evidenciam que as esferas físicas, psicológicas, sociais e ambientais do mundo do trabalho docente estão Prejudicadas, de modo leve a agravadoAnalisar as relações existentes entre a Síndrome de Burnout (SB) e a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) entre os docentes do magistério superior.Exaustão emocional;Despersonalização;Desequilíbrio nos aspectos sociais, biológicos e psicológicos.Ofertar um ambiente de trabalho salutífero e que potencialize a autonomia do trabalhador. Ambiente prazeroso e respeitador.Corroborou-se a existência de níveis expressivos do adoecimento do professor no magistério superior, em decorrência de fatores correlacionados com a Qualidade de Vida Trabalhista precária dessa classe.

Fonte: autora (2024).

            Como visto em todos os artigos escolhidos para compor a discussão desta pesquisa, a Síndrome de Burnout (SB), é patologia que é desenvolvida a medida que as atividades de trabalho provocam o adoecimento em três dimensões (exaustão emocional, despersonalização e falta de realização no trabalho), desencadeando uma sequência de sintomas emocionais, físicos e sociais, o que reflete diretamente nas relações de trabalho, levando o trabalhador a desenvolver outras patologias como depressão, ansiedade e dentre outros.

            Diante dos resultados dispostos nas pesquisas, é possível observar a presença de um ou diversos fatores que são considerados desencadeadores da Síndrome de Burnout, o que certa maneira deve ser uma preocupação, pois, o magistério é uma atividade indispensável na formação das demais profissões, no entanto, o risco de adquirir doenças psicológicas aumentam consideravelmente em relação as demais profissões.

            Em um estudo realizado por Almeida (2023), com 243 professores da Educação Básica na cidade de Aracaju e interior da Bahia, evidenciou que, à medida que estes passam a enxergar o futuro com menor perspectivas de melhorias na escola, em todos os aspectos, desde a diminuição de carga horária a valorização do trabalho, caracterizando como despersonalização, ou seja, a desconexão da realidade, como visto de fora do corpo, pessoas com esses sentimentos, tem mais possibilidade de desenvolver SB.

            Comparando os resultados encontrados nas obras selecionadas, é possível perceber que nos estudos de Miranda (et al, 2022) e Costa, Gonçalves, Monte (2022), cita a importância da Qualidade de Vida no trabalho, como uma medida preventiva para o não adoecimento laboral dos professores. Essas medidas podem ser identificadas através da qualidade do tempo que professor passa com a família ou ainda realizando atividades que trazem satisfação pessoal e a eficiência quanto ao desenvolvimento do seu trabalho.

            Entre professores universitários, a ocorrência desses sintomas está diretamente relacionada às condições de trabalho, como à trajetória profissional, aspectos emocionais e a carga horária, além de outras atividades, como desenvolvimento de pesquisas, aulas, atendimento aos alunos, trabalho burocrático e cobranças por resultados. Essa relação é observada nos estudos de Pereira, Silva e Meneses (2019) e Silva-Barbosa (et al, 2022).

            As obras evidenciam a ocorrência de SB em todos os artigos investigados, contemplando as três dimensões, ou pelo menos em uma dimensão, o que caracteriza como a presença da patologia em todas os artigos selecionados. A presença da SB entre profissionais do magistério já é uma realidade não somente entre professores universitários, mas, entre os profissionais de todos os níveis de ensino.

            Dentro do descritor sintomas recorrentes, foram levantados, os problemas que atingem os professores, portanto, foram caracterizados dentro das três dimensões citadas por Malash (2003): 1- Exaustão emocional; 2- Despersonalização; 3- Realização no trabalho. Dentro desses aspectos, o quadro abaixo seleciona em qual dimensão os sintomas se encaixam.

Quadro 1. Dimensões da Síndrome de Burnout.

Exaustão emocionalDespersonalizaçãoFalta de realização no trabalho
Ansiedade, insônia, depressão, sentimento de culpa e desapontamento, irritação, desiquilíbrio psicológico, social.      Esgotamento físico, desvalorização, fadiga e sentimento de insuficiência, estresse.Baixa realização profissional, carga horária alta, cobranças, excesso de atividades burocráticas, falta de treinamento, condições inadequadas relacionadas ao trabalho e sentimentos e atitudes negativas em relação ao trabalho e às pessoas,

Fonte: Autora (2024)

            A exaustão emocional é recorrente em quase todos artigos investigados, 08 deles relatam o sofrimento emocional provocado pelos sentimentos externados através da ansiedade, depressão, culpa, desapontamento, desiquilíbrio psicossocial, insônia e em casos mais graves a presença de comportamentos depressivos. Apesar da SB não constar no DSM-V, seus sintomas se assemelham aos descritos no manual, o Transtorno Depressivo e Transtorno de Ansiedade (DSM-V, 2014).

            De acordo com Pereira (et al, 2019) e Baptista (et al, 2019), o fator exaustão emocional pode interferir na Qualidade de Vida dos professores universitários, os autores mencionam um desgaste emocional acentuado nos professores investigados, provocando ou desencadeando sentimento de tristeza e desapontamento (Penachi e Teixeira, 2020).

            A depressão é citada em duas obras de maneira especifica, por justamente ser a consequência de todo o sofrimento e desgaste emocional, os fatores estressores que o professor está sujeito se acumulam, e, se ao longo do tempo não são tratados, culminam por provocar consequência maiores para o trabalhador, comprometendo as suas relações sociais e no trabalho. Para Ferreira (2021), o estresse e o transtorno de ansiedade é outro fator que está diretamente ligado à exaustão emocional descrita em pessoas com SB.

            De acordo com o estudo de Ferreira (et al, 2017), realizado em uma Universidade particular com 93 professores, ele constatou que 34,4% dos entrevistados a exaustão emocional foi o descritor com maior relevância, evidenciando o quanto esse aspecto pode ser prejudicial a longo prazo para a saúde mental dos professores. Da mesma forma, acontece com pacientes que são acometidos pela despersonalização.

            O termo está associado aos sentimentos de esgotamento físico, desvalorização, fadiga, sentimento de insuficiência, estresse, pessoas com essas características desenvolvem SB, em especial por não conseguir administrar os sentimentos de frustação diretamente ligada a falta melhorias na realização do seu trabalho, além disso, esse profissional conta com uma rotina recheada de trabalho burocrático, ocupando até mesmo os momentos de descanso (Miranda, et al, 2021).

Na dimensão falta de realização no trabalho, Ferreira (2021) e Penachi e Teixeira (2020), evidenciam que existe uma burocratização do ensino, no sentido de criar uma rotina cheia de fichas, formulários e trabalho extras, além daquele realizado em sala de aula. Além de tudo isso, o professor que desenvolve SB, executa outras atividades de renda de maneira concomitante.

No estudo de Soares, Mafra e Faria (2019), realizada 222 professores de uma Universidade Federal, o descritor que afetou estes profissionais, foram aqueles realizados fora da sala, como pesquisas, extensão e administração, sem que houvesse tempo para se dedicar a família, a prática de exercícios, lazer e vida social.  Para Jesus (2021) a carga horária excessiva, a desvalorização profissional do professor provoca adoecimento destes profissionais.

Quanto as medidas de prevenção, que pode auxiliar para o não adoecimento do professor universitário, Pereira (et al, 2019), Ferreira (2021) e Silva-Barbosa (et al, 2022) relatam a importância do apoio emocional, no sentido de contribuir no acolhimento que tanto deve ser feito no ambiente de trabalho pela equipe escolar, quanto no seio familiar. Na concepção de Leite (et al, 2019); Baptista (et al, 2019); Penachi e Teixeira (2020); Ferreira (2021); Miranda (et al, 2021) e Jesus (et al, 2021), a problemática que mais provoca doenças laborais no professor é a carga horária excessiva o que dificulta o descanso físico e psicológico.

Ademais ações preventivas que envolve a criação de ambiente de trabalho harmonioso, menor pressão por resultados, reconhecimento, valorização da formação continuada, identificação precoce dos primeiros sintomas de SB, empatia, olhar humanizado, menos atendimentos aos discentes, dentre outros, são mencionados como pedidas preventivas da doença.

No estudo de Silva e Oliveira (2019), realizada numa universidade particular, com 173 professores, todos investigados quanto a diagnostico de SB, comprovou que 24,3% destes, afirmam estar decepcionado com a docência (despersonalização), além da presença da dimensão exaustão emocional em 63% dos entrevistados.  

Como visto, as medidas de prevenção a SB, passa por uma gama de ações que devem ser realizadas desde a percepção dos primeiros sintomas, evitando assim, que a patologia atinja seu nível mais grave, que é a necessidade de intervenção médica com adoção de tratamento medicamentoso e terapêutico, além do afastamento de suas funções.  

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

            A Síndrome de Burnout (SB) é uma patologia grave, que pode provocar sintomas psicossociais e físicos, pois, além de favorecer o adoecimento mental do professor, provoca o afastamento deste profissional, necessitando de atuação medica psicológica para tratar os transtornos que podem ser desencadeados por ela. Como visto nessa pesquisa, ela acontece em três dimensões de maneira conjunta ou isolada, no entanto, pode interferir no desenvolvimento do trabalhador atingindo desde as esferas sociais, familiares e relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho e na sociedade.

            O estudo buscou dentro das obas escolhidas, fazer um levantamento sobre as três dimensões: Exaustão Emocional, Despersonalização e falta de realização no trabalho, dentro de cada uma, o estudo indicou os principais sentimentos, sintomas e comportamentos que o paciente pode desenvolver em cada, ou de maneira isolada, percebe-se que alguns artigos existe a presença das três dimensões, em outros apenas dois, porém, não menos que isso.

            O estudo também discutiu a importância de ser fazer um diagnóstico precoce, identificando os primeiros indícios da doença, além de elencar o papel dos colegas de trabalho e da família nessa descoberta e tratamento. Outro aspecto indispensável é a necessidade de rever a carga horária, a burocratização do trabalho docente, os assédios quanto a resultados, a valorização salarial e necessidade de criar uma rede de apoio e cuidados com a saúde do professor universitário.

            No entanto, cabe ressaltar que a pesquisa precisa ser aprofundada, no sentido de criar mecanismos de medição mais preciso quanto a relação trabalho e qualidade de vida, aspectos socioemocionais envolvidos nesse adoecimento, quanto a carga horária menos propensa ao aparecimento de doenças do trabalho.

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[1] Acadêmica do Curso de Bacharel em Psicologia pela Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão. E-mail: analimanas613@gmail.com

[2] Professor orientador. Geisa Gabriela Carneiro da Silva E-mail: geisapsicologa49@gmail.com