A MÚSICA COMO RECURSO DIDÁTICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS/AS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202502281341


Marcelina Marlir Ferreira Palhano1


RESUMO 

A música tem sido considerada como um importante recurso didático no ambiente escolar, no intuito de favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos/as alunos/as. Este artigo tem como objetivo principal analisar a estrutura e o papel da música na realização da prática pedagógica dos/as docentes do ensino fundamental, sinalizando seus inúmeros benefícios e a possibilidade de aplicação neste cenário. A metodologia adotada neste percurso baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, fundamentada em autores/as da área da educação e da música, bem como em marco legal que orienta a educação brasileira. Os resultados obtidos apontam que a inserção da música no ambiente escolar contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e motor dos/as alunos/as. Conclui-se que a música deve ser utilizada neste processo de forma intencional e planejada a fim de potencializar a aprendizagem e o protagonismo estudantil. 

Palavras-chave: Música, Educação, Prática Pedagógica, Aprendizagem. 

RESUMEN 

La música ha sido considerada un recurso didáctico importante en el ámbito escolar, con el objetivo de promover el aprendizaje y el desarrollo integral de los estudiantes. El objetivo principal de este artículo es analizar la estructura y el papel de la música en la realización de la práctica pedagógica de los profesores de educación primaria, destacando sus numerosos beneficios y la posibilidad de aplicación en este escenario. La metodología adoptada en este camino se basa en la investigación bibliográfica, basada en autores del campo de la educación y la música, así como en el marco legal que orienta la educación brasileña. Los resultados obtenidos indican que la inclusión de la música en el ambiente escolar contribuye significativamente al desarrollo cognitivo, socioemocional y motor de los estudiantes. Se concluye que la música debe ser utilizada en este proceso de manera intencional y planificada con el fin de potenciar el aprendizaje y el protagonismo de los estudiantes. 

Palabras-clave: Música, Educación, Práctica Pedagógica, Aprendizaje. 

1. PONTO DE PARTIDA PARA UMA CONVERSAÇÃO EDUCACIONAL E MUSICAL      

Ao longo do tempo, a realização de pesquisas científicas na área da Educação e da Neurociência têm demonstrado inúmeros benefícios da musicalização no cotidiano escolar, evidenciando que a prática musical pode influenciar de forma positiva o desempenho dos/as estudantes. A inserção de elementos musicais no contexto educacional tem sido cada vez mais considerada como possibilidade no sentido de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.          

Neste panorama, baseado em diversos estudos apontam que o uso da música no ambiente escolar tem grande potencial de transformar as aulas em momentos mais dinâmicos e envolventes, além de contribuir diretamente para a melhoria da concentração, da criatividade e o desenvolvimento das habilidades comunicativas, interativas e sociais. A música possui um papel relevante na construção da identidade cultural e social dos/as alunos/as, promovendo a valorização da diversidade e o fortalecimento do senso de pertencimento e pode ser utilizada de variadas formas no ambiente pedagógico.  Ademais, o impacto significativo da música nas atividades cotidianas dos/as estudantes torna esse tema essencial a ser discutido na pauta do cenário educacional. É importante destacar, que essa trajetória rica em experiências têm possibilitado o desenvolvimento do pensamento artístico, tanto por meio de produções individuais quanto coletivas.      

A elaboração do presente artigo, tem o propósito de buscar resposta para a seguinte indagação: de que maneira a música pode ser utilizada como um recurso didático no ensino fundamental? Para tanto, elegeu-se como objetivo geral: contribuir para o aprimoramento da prática docente visando a inserção da música como instrumento colaborativo de ensino. 

Nesse sentido, busca-se compreender as principais contribuições da musicalidade no contexto educacional e discutir os métodos para sua aplicabilidade de forma significativa, considerando as diversas abordagens e processos metodológicos a serem adotados pelos educadores/as em suas práticas educativas.  

Desse modo, a metodologia adotada para a realização deste trabalho baseia-se em uma revisão bibliográfica, com base sistemática em estudos acadêmicos, obras de autores/as que contemplam o tema abordado e referência na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Dessa maneira, objetiva-se arquitetar um cenário teórico relacionado a relevância que a música traz em sua dinâmica ao ser utilizada no âmbito educacional contemporâneo.   

2. A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM MOVIMENTO ATRAVÉS DA MUSICALIZAÇÃO

A música tem presença marcante em praticamente todos os séculos e culturas da construção histórica da humanidade, nessa trajetória desenvolve uma tarefa primordial na efetivação da comunicação, na expressão artística e de modo especial nos processos educativos. Desse modo, a fim de garantir maior ênfase do processo de musicalização no ambiente escolar é fundamental compreender os três principais elementos da música: harmonia, melodia e ritmo.  

É oportuno enfatizar, a harmonia ocorre quando duas ou mais notas são tocadas de forma simultânea, criando os seus respectivos acordes.  

Dessa forma, a melodia pode ser trabalhada individual ou em grupo através de músicas populares e realização de atividades sonoras.  

Nesta sintonia, o ritmo é compreendido especificamente como o elemento responsável pela sistematização do tempo na música.  

Seguindo esse compasso, a combinação da tríade desses elementos é fundamental para garantir a aprendizagem e o enriquecimento da música trazendo emoção e conexão entre os sujeitos no ambiente escolar e no mundo. De acordo com Bréscia (2003, p. 10) 

A musicalização é um processo de construção do conhecimento que tem como objetivo despertar o gosto musical favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, autodisciplina, do respeito ao próximo, da socialização, e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. 

A inovação metodológica nas práticas educativas com base em recursos musicais é, sobretudo, rever conceitos, a fim de proporcionar aos estudantes condições necessárias de desenvolvimento de competências e habilidades no processo de ensino e aprendizagem. Desse modo, a ressignificação das práticas pedagógicas frente à necessidade educativa visa fomentar saberes no mundo contemporâneo, tornando-se necessária à adoção de novas metodologias que impactam a motivação e a aprendizagem dos sujeitos. Nessa lógica, busca-se o aprofundamento das potencialidades dos/as estudantes com intento de ampliar as habilidades e o desejo pelo aprender, engajando-os (as) no processo educativo.  

Segundo Oliveira (2010) enfatiza que: 

Conceber o ato de ensinar como ato de facilitar o aprendizado dos estudantes faz com que o professor os veja como seres ativos e responsáveis pela construção de seus conhecimentos, enquanto ele passa a ser visto pelos alunos como facilitador dessa construção, como mediador do processo de aprendizagem, e não como aquele que detém os conhecimentos a serem distribuídos (Oliveira, 2010, p. 29). 

Na realização da prática pedagógica, os/as educadores/as podem utilizar a música como um recurso didático de maneira estratégica objetivando o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. Desde a apreciação e estudos de obras musicais até a realização da prática de instrumentos ou atividade direcionada ao canto, há uma infinidade de possibilidades que permitem a incorporação da música às atividades pedagógicas. Além disso, a música pode funcionar como um instrumento eficaz para trabalhar temas transversais na sala de aula, as letras musicais propiciam uma abordagem das questões sociais, ambientais e éticas, incentivando reflexões e debates em sala de aula e tornando o aprendizado mais significativo e contextualizado. Por intermédio da música, os estudantes conseguem desenvolver sua capacidade de compreender as diferentes perspectivas que surgem no cotidiano. 

A música é o elo entre o som e o silêncio, entre o criar e o sentir, entre os movimentos vibratórios e as relações que se estabelecem com eles. Pensar na música como elemento que une de forma complementar o som e o silêncio fazem com que o indivíduo tenha uma relação intrínseca com a capacidade de perceber o mundo a sua volta, permitindo-lhe, a partir disso, construir e produzir sua própria história de diferentes maneiras (GONH; STAVRACAS, 2010, p. 6). 

A música como uma forma de expressão humana é capaz de despertar sentimentos e estabelecer uma conexão com o mundo. Dessa forma, a implementação de metodologias com enfoque musical no ambiente escolar cria essas possibilidades de novas experiências e aprendizagens. 

Neste cenário, a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desempenha um papel significativo voltado para os direitos de aprendizagem de todos os estudantes da Educação Básica no Brasil, a BNCC estabelece 10 

Competências Gerais, dentre elas define:” valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.” (Brasil, 2017: p. 9) 

NOTA CONCLUSIVA 

Nesta harmonia conclusiva, reforça-se a relevância da música como recurso pedagógico, capaz de enriquecer o aprendizado e promover novas formas de expressão. É fundamental ter uma visão harmônica sobre a musicalização no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que oferece inúmeras possibilidades de aprimoramento das práticas educativas.  

A música com sua riqueza melódica pode ser explorada em diversas áreas do conhecimento, visando o desenvolvimento integral dos/as alunos/as e contribuindo para um aprendizado mais dinâmico. Desse modo, a integração da música no processo educacional representa uma oportunidade ímpar para fortalecer os vínculos entre educadores/as e estudantes, tornando o ambiente escolar mais acolhedor e inspirador.  

Neste ritmo, o aprofundamento dos estudos fortalece a compreensão sobre os benefícios da música como recurso pedagógico no ambiente escolar. Sugere-se, portanto, que futuras pesquisas explorem de forma mais aprofundada as especificidades do uso da música no ambiente escolar, embasando ainda mais a sua relevância no processo de ensino e aprendizagem. Isso contribuirá para que educadores/as compreendam e desenvolvam estratégias metodológicas com a integração da música no contexto educacional. 

REFERÊNCIAS  

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.  

BRÉSCIA, Vera, Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003 

GOHN, Maria da Glória.; STAVRACAS, Isa. O papel da música na educação infantil. Ecos, São Paulo, v. 12, n. 2, 2010. 

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.


1Licenciada em Filosofia pela Faculdade Evangélica do Meio Norte – FAEME. Especialista em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar pela Faculdade Santa Fé – FSF. Pós-Graduada em Jornalismo pela Faculdade Famart. Pós-Graduada em Filosofia e Teoria Social pela Faculdade Famart. Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.