A MÚSICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: SUAS CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ALUNO

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7924423


Jaene Cristina Portela Vaz
Janes Portela Vaz
Marcos Jean Portela Vaz
Mequias Ferreira Vaz
Méjane Cristina Portela Vaz


RESUMO

Este trabalho tem como objetivo apresentar a importância da música como ferramenta pedagógica e a sua contribuição para uma aprendizagem mais efetiva e prazerosa por parte dos alunos, partindo de pesquisas bibliográficas sobre o assunto em pauta bem como da observação da prática assistida em sala de aula enquanto aluna. A grande massa de pesquisas e documentação disponíveis graças às contribuições de antropólogos, historiadores da educação e musicólogos, deixa bem claro que a música faz parte da aprendizagem e do ensino desde tempos imemoriais. Baseado nessas pesquisas e no que vivenciamos em sala de aula, verificamos que a música tem uma função mais que especial no ensino-aprendizagem e que a educação geral do indivíduo estará incompleta se a música não constituir uma parte dela, pois a mesma possibilita uma visão diferenciada do mundo, auxiliando o educando a alargar o pensamento, a concretizar os sentimentos e ampliar as habilidades. Diante do exposto, concluímos que a música quando trabalhada desde cedo no contexto escolar é capaz de ajudar de maneira lúdica o aprendizado e o trabalho em equipe, pois a mesma tem o poder de estimular diversas áreas do conhecimento e atende a diferentes aspectos do desenvolvimento humano, tais como o físico, mental, social, emocional e espiritual, contribuindo como agente facilitador no processo educacional do aluno.

Palavras-chave: Música. Ferramenta pedagógica. Aprendizagem. Desenvolvimento humano. Educando.

INTRODUÇÃO

A presença da música na vida das pessoas é incontestável. Em muitas culturas elas vem acompanhando a história da humanidade e se fazendo presente em diferentes continentes. Ela é uma forma de expressão artística, tanto no campo popular como no erudito.

A música é um fenômeno universal, que está presente na história de todos os povos e civilizações, em todo globo, desde a pré-história e desde os primórdios ela faz parte do dia a dia das comunidades, se manifestando de diferentes maneiras, em ritos, festas e celebrações das mais diversas.

Quando estudamos a história da música de povos da antiguidade como Grécia, Roma e outros, notamos que ela está presente em rituais e festas de nascimento, mortes, casamentos e de louvor. Hoje sabemos que é praticamente impossível encontrar uma pessoa que não goste de ouvir música, de cantar e dançar. Desde a mais tenra idade vivenciamos muitas experiências ouvindo e cantando em casa e em tantos lugares, com os mais diversos fins. Assim, é patente em todas as esferas da sociedade que a música tem um papel primordial como forma de lazer e na socialização das pessoas, pois ela cria e reforça laços sociais e vínculos afetivos. Além disso, a música exerce um relevante papel na formação cultural das pessoas, por meio do repasse de ideias, informações e conceitos, servindo para o aprimoramento do aprendizado.

Trabalhar atividades pedagógicas fazendo uso da música é com certeza estimulante e, pedagogicamente, através da criatividade, a linguagem musical também oferece possibilidades interdisciplinares, sendo capaz de enriquecer o processo educativo.

Existem muitas possibilidades de buscar as contribuições da música no desenvolvimento dos alunos, uma vez que ela se faz presente em suas vidas antes mesmo de sua alfabetização. A relação com a música, às vezes, já se inicia no ventre materno e segue no decorrer de sua infância, adolescência e por toda a sua vida. Nas brincadeiras infantis, por exemplo, a música tem sido usada como forma de expressão e também para estabelecer regras, relações sociais, diversão, alegria e aprendizagem e esse exemplo dá um breve panorama da importância da música no processo educativo, seja ele na escola ou na família. 

Ciente de que a música em suas diferentes formas de expressão faz parte do dia a dia dos alunos e é vista por eles como uma atividade prazerosa, nos sentimos instigados a levantar questões que objetivam responder às seguintes perguntas: De que maneira a música pode auxiliar como ferramenta pedagógica o trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula? Quais funções a música pode desempenhar e de que forma isso pode ser aplicado no ambiente escolar a fim de contribuir para a formação e desenvolvimento social do aluno?

Entender mais sobre a importância da música e seus benefícios na educação é o objeto central deste estudo, pois o desejo de realizar uma investigação com este foco surgiu das diversas experiências que tive como estudante e filha de educadores, onde pude presenciar situações em que o uso da música se dava apenas para reproduzir práticas muitas vezes conhecidas mas sem nenhum significado compreensível.

Dessa forma, esse trabalho torna-se relevante para nós, uma vez que o nosso interesse pela educação como um todo e em particular pela utilização da música na educação, nos estimula a uma reflexão sobre o momento atual da prática musical nas escolas de educação básica.

REFERENCIAL TEÓRICO
“Primeiramente devemos educar a alma através da música e a seguir o corpo através da ginástica.”
(Platão)

A importância da música como disciplina é um assunto relevante desde a antiguidade, e a mesma ocupava uma posição de destaque antigamente sendo uma disciplina obrigatória nos currículos básicos. No entanto, o desaparecimento gradual da música na escola durante muitos anos refletiu, de alguma maneira, uma crescente desvalorização desse conhecimento pela sociedade. Por entendermos que a formação musical oferece auxílio ideal para o desenvolvimento psíquico e emocional de crianças e jovens, queremos aqui ressaltar o uso da mesma em sala de aula para o melhor aproveitamento dos conteúdos programáticos.

A música faz parte do nosso cotidiano, traduzindo sentimentos, situações, informações acerca dos seres vivos, dos processos científicos e dos espaços em que vivemos. Pode-se observar que o campo das formas musicais é verdadeiramente fértil e de fácil assimilação, portanto, útil para o trabalho do professor que deseja renovar, dinamizar e buscar maior eficiência de aprendizado em seu modo de explicar a matéria. (FERREIRA, 2008).

A aprendizagem é o processo pelo qual o indivíduo adquire informações, habilidades, atitudes, valores e etc, a partir de seu contato com a realidade, o meio ambiente e as pessoas. (OLIVEIRA, 1997).

Na BNCC (Brasil, 2017, p. 196), “a Música é uma expressão artística que se materializa por meio de sons, que ganham forma, sentido e significado no âmbito tanto da sensibilidade subjetiva quanto das interações sociais, como resultado de saberes e valores diversos estabelecidos no domínio da cultura.”

A música pode ser uma atividade divertida e que ajuda na construção do caráter, da consciência e da inteligência emocional do indivíduo, pois desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem estar, facilita a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, sendo também um agente cultural efetivo na construção da identidade do cidadão.

A música como ferramenta de aprendizagem, tende no meio educacional, formar indivíduo questionador e explorador de seus valores e costumes e para que isso ocorra é necessário começar esse trabalho desde bem cedo, pois a criança necessita de uma aprendizagem diferenciada e alegre. O professor é mediador nesse processo de aprendizagem e cabe a ele saber trabalhar e desenvolver atividades com música.

“Por isso que, na formação permanente dos professores, o momento fundamental é da reflexão crítica sobre a prática. É pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem que se pode melhorar a próxima prática.” (FREIRE, 2002, p.39)

A música é um instrumento facilitador no processo de aprendizagem, pois o aluno aprende a ouvir de maneira ativa e refletida, já que quanto maior for o exercício de sensibilidade para os sons, maior será a capacidade para o aluno desenvolver sua atenção e memória.

Quando se opta por uma metodologia que introduz a música, a chance do aluno aprender é muito maior. Tanto que Barreto e Chiarelli (2011, p.1) assim expressam:

“A musicalização pode contribuir com a aprendizagem, evoluindo o desenvolvimento social, afetivo, cognitivo, linguístico e psicomotor(…). A música não só fornece uma experiência estética, mas também facilita o processo de aprendizagem, como instrumento para tornar a escola um lugar mais alegre e receptivo, até mesmo porque a música é um bem cultural e faz com que o aluno se torne mais crítico.” 

Dessa forma, é imperativo que as escolas desenvolvam um planejamento que envolva os conteúdos da música, de acordo com o nível escolar do aluno, na intenção de facilitar o entendimento dos conteúdos, porque, segundo Lima (2011 p.3), “cantando a gente brinca, brincando eles aprendem”. Assim, pode-se aferir que a música torna-se valiosa, desde que seja utilizada de forma certa para o conteúdo certo, a fim de gerar uma aprendizagem divertida para o aluno.

Segundo Snyders (1994), a experiência mais familiar aos jovens é a música, a qual toma conta deles. Os alunos mal chegam a refrear os gestos e a controlar os movimentos aos quais a música os incita.

Através da música o educador tem uma forma privilegiada de alcançar seus objetivos, podendo explorar e desenvolver características no aluno. O indivíduo com a educação musical cresce emocionalmente, afetivamente e cognitivamente, desenvolve a coordenação motora, acuidade visual e auditiva, bem como memória e atenção, e ainda criatividade e capacidade de comunicação. (LIMA apud GARCIA; SANTOS, 2012).

Dessa forma, cabe ao docente integrar a música aos conteúdos de forma agradável, em acordo comum com os alunos, porém não se esquecendo de trabalhar com vários estilos musicais.

METODOLOGIA

Num primeiro momento, o procedimento metodológico adotado nesta pesquisa foi o da revisão bibliográfica de autores e suas obras para a obtenção de informações capazes de ajudar no seu desenvolvimento; em seguida, optamos por ir a uma escola em busca de obter informações sobre as práticas adotadas por professores que envolvam a música como recurso pedagógico em suas aulas.

Essa pesquisa teve como base a experiência de professores de uma escola pública estadual situada na Zona Rural de Abaetetuba. Embora trabalhando de forma remota, tivemos acesso a alguns professores desta escola, os quais se disponibilizaram a nos auxiliar nesta pesquisa. Foi então realizado um estudo com determinados professores que trabalham variadas disciplinas nos anos finais do ensino fundamental com a finalidade de obter generalizações tendo sido entregue um questionário aos mesmos com o intuito de averiguar se utilizam a música como instrumento de apoio no processo de ensino aprendizagem e qual a sua relevância como recurso didático-pedagógico na educação.

A pesquisa envolveu dez professores, com faixa etária de 20 e 50 anos, pertencentes à escola em estudo. O questionário contempla dez questões fechadas e foi entregue aos pesquisados, contendo em anexo uma carta de apresentação com as informações sobre a pesquisa e o resguardo da identificação do pesquisado. Também foi entregue aos professores o termo de consentimento livre esclarecendo quais seriam os objetivos da pesquisa e da possibilidade de responder ou não o questionário. Dessa forma procuramos atender aos requisitos éticos de uma pesquisa. Foi-lhes dado também um tempo para que a respondessem e nos enviassem suas respostas, tomando como base as suas práticas pedagógicas atuais bem como as anteriores ao momento atual em que vivemos.

As perguntas do questionário foram as seguintes:

1. Qual é o seu sexo? 

( ) masculino ( ) feminino 

2. Quantos anos você tem? 

( ) de 15-20 anos   ( ) de 20-25 anos   ( ) de 25-30 anos 
( ) de 30-40 anos   ( ) de 40-45 anos   ( ) mais de 45 anos 

3. Há quanto tempo trabalha na área da educação? 

( ) de 1-5 anos ( ) de 5-10 anos ( ) de 10-15 anos ( ) mais de 15 anos 

4. Qual a sua formação? 

( ) Ensino médio completo ( ) Superior cursando ( ) Superior completo ( ) Especialização
( ) Cursando Especialização ( ) Pós-graduação ( ) Mestrado ( ) Doutorado 

5. Você já participou de algum curso de capacitação que o ajudou no trabalho com os alunos na área da musicalidade? 

( ) sim ( ) não 

6. Você tem (tinha) o hábito de usar música em sala de aula? 

( ) sim ( ) não 

7. Em caso de resposta negativa à questão anterior, explique o porquê de você não utilizar? 

( ) Não acredito na contribuição da música em sala de aula.
( ) Não tenho tempo para preparar aula com música.
( ) Não me sinto capacitada para trabalhar com música. 

8. Em sua opinião, a música facilita a transmissão dos conteúdos? 

( ) sim ( ) não 

9. Assinale uma ou mais alternativas sobre a contribuição da música em sala de aula.

( ) Melhora atenção, participação e interesse.
( ) Contribui com o desenvolvimento da expressividade, afetividade e raciocínio. 
( ) Facilita a assimilação dos conteúdos.
( ) Não contribui em nada. 

10. A escola oferece (ia) materiais para trabalhar a música?  

( ) sim ( ) não

RESULTADOS E DISCUSSÕES

No início do século XX, aparecem os métodos ativos de Decroly, Montessori, Dalton e Pakhurst formando a nova escola. Esses pensadores trataram a música como um dos principais recursos didáticos para o sistema educacional, reconhecendo o ritmo como um elemento ativo da música, favorecendo as atividades de expressão e criação.

Infelizmente, temos percebido muitas vezes que o Brasil tem apresentado graves problemas quando se trata de aproveitamento e rendimento escolar e por que não fazermos uso da música com mais frequência como um instrumento didático é uma ferramenta pedagógica para favorecer o ensino-aprendizagem nas nossas escolas?

Na pesquisa acima feita com esses 10 professores pudemos perceber algumas especificidades e situações que nos dão uma ideia de como se encontram os nossos professores e suas práticas.

As questões de número 1 a 5 tratam do perfil dos professores entrevistados. Tais questões foram colocadas para identificar a idade, o tempo de magistério e a formação dos mesmos. Pretendeu-se assim caracterizar os professores e identificar sua formação para sabermos se algum deles tinha formação específica em música. As suas respostas nos revelaram que 65% são do sexo feminino, 45% tem idade entre 30 e 40 anos, 65% estão na área da educação a mais de 15 anos, 65% tem especialização como grau de formação e 85% não participaram de curso de capacitação musical. Com relação à formação, ficou claramente exposta a consciência da necessidade de formação, pois a capacitação tem como finalidade aperfeiçoar os conhecimentos dos professores até para que os mesmos possam trabalhar com mais segurança utilizando-se da música como recurso em suas aulas.

Caroline Cao Ponso (2008, p.14) diz que “a música é um saber específico, não com caráter fechado em si, mas que auxilia, interage, enriquece e é apreendida em conjunto com as demais áreas do conhecimento, seja matemática, literatura, ou a história,” portanto, as atividades musicais realizadas na escola não visam à formação de músicos, mas sim o contato, a vivência e a compreensão da linguagem musical.

A questão 6 buscou informações sobre o uso da música em sala de aula e 47% dos professores possuem o hábito de trabalhar a música em sala de aula.

O uso da música em sala de aula possibilita um ensino dinâmico. Mateus (apud RAMIN, 2012) destaca que a música é elemento facilitador para a compreensão e aprendizagem do ser humano. Segundo Figueiredo (2004, p. 60), “aproximar música e pedagogia pode representar uma alternativa para que a educação seja compreendida, solicitada e aplicada sistematicamente”.

A utilização da música com o um recurso pedagógico na escola pode ocorrer de forma tradicional, com um professor de música e um conhecimento mais específico sobre o assunto como também pode ser aplicado por outros professores de outras áreas de ensino, com o uso de equipamentos de áudio como aparelhos de som e outros, letras com interpretação ou ainda pode também ser trabalhada com o uso de tecnologia digital. O uso de softwares para ensino de música já é uma realidade no mundo e pode ser aplicada na construção de conhecimento aliando prazer à tecnologia. A principal vantagem que se verifica quando se utiliza a música no ensino de uma determinada disciplina é a abertura que se tem, e ela sendo trabalhada de maneira correta, gera um grande resultado como recurso didático.

A questão 7 tratou do porquê, da razão de o professor utilizar ou não a música em suas aulas e em caso de resposta negativa na questão anterior, explicar o porquê de não a utilizar?

As respostas revelaram o reconhecimento da necessidade de usar a música, mas também alertaram para um problema: a falta de tempo para o preparo das aulas e a falta de conhecimentos para lidar com  esse instrumento. Muitos professores afirmaram utilizar a música em suas aulas mas também confessaram sentir dificuldades de planejar essas aulas de uma forma sistemática e eficaz, lamentando a falta de tempo para um melhor preparo.

A questão 8 refere-se à música como objeto facilitador na transmissão de conteúdos e a 9 trata sobre de que forma a música pode contribuir nessa transmissão de conhecimento. Em ambas as questões os professores em sua grande maioria reconheceram a importância da música no processo de ensino-aprendizagem e admitem que a utilização da mesma é de grande valia para a fixação dos conteúdos ministrados aos alunos, não só ajudando a desenvolver os conteúdos trabalhados em sala de aula, como também proporciona um desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, entre outros nos alunos que têm a oportunidade de vivenciarem essa experiência com a música, o que vem ratificar o que FARIA (2001) afirma que na aprendizagem a música é muito importante, pois o aluno convive com ela desde muito pequeno. A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional dentro das salas de aula.

A questão 10 perguntava se a escola oferece materiais para trabalhar a música e sua resposta para a grande maioria dos entrevistados foi que não, a escola não dispõem de muitos recursos próprios para uso pelos professores/alunos para incentivar a utilização da música como recurso, mas independentemente disso, os professores afirmaram estarem esforçando-se para ainda assim fazer uso de todos os recursos disponíveis a seu alcance para que possam contar com a ajuda desta ferramenta em suas aulas, sejam elas de quais disciplinas forem.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta pesquisa possibilitou a reflexão sobre o papel da música no Ensino Fundamental e a análise da mesma como um elemento de relevante importância para o desenvolvimento/aprendizado do aluno. Conforme resultados da pesquisa, nem mesmo a metade dos professores pesquisados utiliza a música como instrumento de apoio no processo de ensino aprendizagem e a maioria sente-se com dificuldades para trabalhar com música em suas aulas, embora reconhecem o poder que ela exerce sobre o ser humano e o destaque que ela deve ter como instrumento pedagógico.

A música pode e deve ser utilizada pelo professor objetivando a sistematização do processo ensino e aprendizagem, e para que isso ocorra ela deve estar contextualizada aos conteúdos abordados em sala de aula.

A utilização da música para ensinar resgata a função e o verdadeiro valor da mesma como elemento auxiliar na formação do indivíduo. Sendo assim, o seu uso deverá ser um recurso para chegar ao conteúdo de uma disciplina, pois ela valoriza a expressão do aluno em sala de aula e o desperta para outras habilidades contribuindo para a sua formação como um cidadão pleno.

REFERÊNCIAS

AMATO, Rita Fucci. Escola e Educação Musical. (Des)caminhos Históricos e Horizontes. Campinas, SP:Papirus,2015.

BARRETO, Sidirley de Jesus; CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti. A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental: a música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Disponível em: http:/www.iacat.com./revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm. Acesso em: 02 de março de 2021.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 04 março de 2021. 

_______, Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

FARIA, Márcia Nunes. A música, fator importante na aprendizagem. Assis chateaubriand – Pr, 2001. 40f.

FERREIRA, Martins. Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2012.8ª ed.

ILARI, Beatriz. Música na infância e na adolescência um livro para os pais, professores e aficionados. Curitiba:Intersaberes,2013.

LIMA, Sandra Vaz de. A importância da música no desenvolvimento infantil. Disponível em:http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-importancia-da-musica-no-desenvolvimento-infantil-1863813. Html. Acesso em 02 de março de 2021.

MATEIRO, T; ILARI, B.(org). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Ibpex, 2011.

RAMIN, Célia Souza de A. (et al). A música como elemento facilitador na interação docente-aluno. Docentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, 2002. Disponível em: www.proceedings.scielo.br. Acessado em 01 março de 2021.

SNYDERS, Georges. A escola pode ensinar as alegrias da música? Trad. Maria José do A. Ferreira. São Paulo: 2 ed. Cortez, 1994.

TAVARES, Isis Moura; CIT, Simone. Metodologia do Ensino de Artes. Linguagem da Música. Curitiba: Intersaberes,2013.