REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202505151139
Auristelo Pereira Alves1
RESUMO
A Inteligência Artificial é um suporte aliado no progresso da humanidade. Transformando, assim, os avanços significativos de ferramentas tecnológicas no processo de ensinar e aprender. Nesse sentido, procuraremos responder ao questionamento norteador desse trabalho: Quais as contribuições da Inteligência Artificial no ensino a distância? É interessante destacar que a sociedade exige da educação de ensino a distância uma ruptura da rigidez pedagógica tradicional e, para que essa ruptura aconteça, atribui-se a IA o papel de consolidar essa função. Para tanto, temos como objetivo promover uma reflexão sobre as contribuições da IA no processo de aprendizagem no ensino a distância.O presente trabalho teve como metodologia a pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa para buscar responder sobre as contribuições das vantagens, desvantagens e desafios da Inteligência Artificial no ensino a distância. Percebemos que a Inteligência Artificial tem como foco uma aprendizagem autônoma. E sua principal vantagem é a personalização centrada nas necessidades dos estudantes. Assim, a IA vem transformando a realidade dos estudantes em consumidores responsáveis pelo acesso e transmissão de informações.
Palavras-chave: Inteligência Artificial. Ensino a distância. Aprendizagem. Estudantes.
ABSTRACT
Artificial Intelligence is an allied support in the progress of humanity. Thus transforming the significant advances of technological tools in the process of teaching and learning. In this sense, we will seek to answer the guiding question of this work: What are the contributions of Artificial Intelligence in distance learning? It is interesting to highlight that society demands from distance learning education a break from traditional pedagogical rigidity and, for this break to happen, AI is assigned the role of consolidating this function. To this end, we aim to promote a reflection on the contributions of AI in the learning process in distance learning. The methodology of the present work was bibliographic research with a qualitative approach to seek to answer the contributions of the advantages, disadvantages and challenges of Artificial Intelligence in distance learning. We realized that Artificial Intelligence focuses on autonomous learning. And its main advantage is customization centered on the needs of students. Thus, AI has been transforming the reality of students into consumers responsible for accessing and transmitting information.
Keywords: Artificial intelligence. Distance learning. Apprenticeship. Students.
1. Introdução
Estamos imbuídos na era digital, isto é, em uma revolução de mídias que nos influenciam a atuar em redes e interagir usando ferramentas variadas no processo comunicativo. Dentre essas ferramentas destacamos a Inteligência Artificial (IA). Aprendemos, por meio desse aparato tecnológico, a produzir novas relações sociais. As transformações tecnológicas acompanharam a organização social e contribuíram na forma de aprender do século XXI.
A Inteligência Artificial é um suporte aliado no progresso da humanidade. Transformando, assim, os avanços significativos de ferramentas tecnológicas no processo de ensinar e aprender. Nesse sentido, procuraremos responder ao questionamento norteador desse trabalho: Quais as contribuições da Inteligência Artificial no ensino a distância?
Nosso trabalho está dividido em cinco seções, a saber: uma breve introdução sobre o tema que segue logo para a segunda seção que é a concepção de Inteligência Artificial no ensino a distância. Temos logo depois na terceira seção as vantagens da Inteligência Artificial inseridas no ensino a distância. A quarta seção versará sobre as desvantagens da Inteligência Artificial e, por fim, a quinta seção que trará uma abordagem sobre os desafios enfrentados pela Inteligência Artificial no ensino a distância.
Para tanto, temos como objetivo promover uma reflexão sobre as contribuições da IA no processo de aprendizagem no ensino a distância.
O presente trabalho teve como metodologia a pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa para buscar responder sobre as contribuições das vantagens, desvantagens e desafios da Inteligência Artificial no ensino a distância.
2. Inteligência Artificial e sua contribuição no ensino a distância
Nas últimas décadas do século XX aprendemos a conviver com novas tecnologias de informação: a TV a cabo, a telefonia móvel, os computadores, a internet e suas redes sociais. Aprendemos, por meio desse aparato tecnológico, a produzir novas relações sociais. As transformações tecnológicas acompanharam a organização social e contribuíram na forma de aprender do século XXI.
Estamos imbuídos na era digital, isto é, em uma revolução de mídias que nos influenciam a atuar em redes e interagir usando ferramentas variadas no processo comunicativo. Dentre essas ferramentas destacamos a Inteligência Artificial (IA). Segundo Pscheidt (2024, p. 9), “a Inteligência Artificial (IA) é uma área da ciência da computação que cria programas e sistemas capazes de processar grandes quantidades de dados, possibilitando a criação de informações, algo como tentar imitar a inteligência humana”. Trata-se, pois, de um recurso oriundo dos avanços tecnológicos.
Sendo assim, a educação de ensino a distância, em busca de proporcionar dinamicidade no ensino, vem cada vez mais utilizando a Inteligência Artificial em seus cursos para enriquecer o processo educacional. Transformando, assim, os avanços significativos de ferramentas tecnológicas no processo de ensinar e aprender.
É interessante destacar que a sociedade exige da educação de ensino a distância uma ruptura da rigidez pedagógica tradicional e, para que essa ruptura aconteça, atribui-se a IA o papel de consolidar essa função. Desse modo, Costa et al., (2019, p.61), afirmam que “a IA pode proporcionar a constituição de ambientes de ensino livres da rigidez pedagógica tradicional, adaptáveis às exigências sociais, educacionais e tecnológicas emergentes”.
Um fator relevante na IA em relação ao ensino a distância é que ela é um suporte aliado no progresso da humanidade, pois transforma o processo de aprendizagem a partir da resolução dos mais diversos problemas. Nesse sentido, concebemos a IA, conforme o pensamento de Azambuja e Silva (2024), que tratam a IA como um resultado das forças produtivas, técnicas e intelectuais que a desenvolvem a cada dia.
Note-se que a educação vem sofrendo mudanças, principalmente, nas metodologias de ensino, pois com o auxílio da Inteligência Artificial revolucionamos o propósito e as estratégias do ensino e aprendizagem. Salvaguardamos que a IA é uma área de pesquisa multi e interdisciplinar, por isso, “é essencial usá-la como uma fonte complementar de informação e realizar verificações adicionais, quando necessário” (Pscheidt, 2024, p. 14).
A importância que a Inteligência Artificial vem adquirindo na educação a distância se dá na assistência enquanto tutor virtual. Segundo Pscheidt (2024, p.17), “esses tutores virtuais adaptam sua instrução com base nas necessidades do aluno, fornecendo explicações, materiais complementares e problemas de prática, quando necessário”. Assim, essa abordagem é ratificada nos recursos direcionados as tarefas individualizadas, por isso, para Xavier et al., (2024) a Inteligência Artificial analisa dados em tempo real e é isso que a torna eficaz na educação à distância. Assim, as dificuldades e o progresso dos alunos são identificados e ajustados aos métodos de ensino em conformidade.
Diante desse novo contexto em que precisamos aprender a aprender, a Inteligência Artificial desperta as habilidades subjetivas, isto é, segundo Azambuja e Silva (2024, p. 5), “parece-nos que a formação acadêmica deverá voltar-se prioritariamente para o desenvolvimento de habilidades subjetivas – de criatividade, de pensamento crítico e reflexivo – e competências éticas, do que propriamente técnicas”.
A Inteligência Artificial, enquanto ferramenta didática no ensino a distância, influencia a forma de agir, uma vez que, maximiza o potencial do aluno. Segundo Pscheidt (2024, p. 16), “o incentivo ao pensamento crítico desenvolve habilidades fundamentais para a vida, capacitando os estudantes a analisar, questionar e avaliar as informações que encontram”.
Sabemos que o ensino a distância está revolucionando a educação, pois ela se apropria de tecnologias que estão transformando a realidade estudantil em consumidores responsáveis pelo acesso e transmissão de informações. Destaca-se nessa realidade como tomamos posse da Inteligência Artificial, “pois o que realmente importa é como podemos nos apropriar dessas tecnologias e entender como elas estão transformando o mundo e como elas podem transformar o mundo” (Azambuja & Silva, 2024, p. 4).
No ensino a distância o foco está numa aprendizagem autônoma. Desse modo, a IA trabalha “a interação entre alunos e professores, facilitando a aprendizagem autônoma e estimulando a participação ativa dos estudantes” (Pscheidt, 2024, p. 79). Diante dessa participação ativa, resta-nos discorrer um pouco mais sobre as vantagens do uso da inteligência artificial no ensino a distância.
2.1 As vantagens da Inteligência Artificial no ensino a distância
Observa-se que, no uso de Inteligência Artificial no ensino a distância, a vantagem se encontra na personalização centrada nas necessidades dos estudantes, ou seja, a “IA ajudam no desenvolvimento de percursos de aprendizado personalizado consoante as necessidades individuais dos alunos. Cada estudante tem um ritmo de aprendizagem e um estilo de compreensão únicos” (Pscheidt, 2024, p. 17). Nesse aspecto, a individualidade coopera com o todo, isto é, as necessidades facilitam a comunicação síncrona e assíncrona, propondo melhorias na aprendizagem.
Cabe destacar que o uso de tecnologias pode diagnosticar e recolher dados complexos, por isso, é vantajoso para o ensino reconhecer as fragilidades dos estudantes e redefinir estratégias, uma vez que, “a Inteligência Artificial pode ser usada para reconhecer padrões de aprendizagem e diagnosticar problemas que os alunos enfrentam na aprendizagem” (Xavier et al., 2024, p. 49).
A democratização da educação por meio da Inteligência Artificial, para Pscheidt (2024), é bastante positiva, pois, as oportunidades de aprendizado são limitadas por barreiras geográficas, assim, independente de sua localização com o ensino a distância a IA consegue oferecer uma educação de qualidade.
Salvaguardamos que a IA não é um substituto para a interação humana e, muito menos, um substituto de professores. Segundo Xavier et al., (2024, p. 48), “a Inteligência Artificial na educação não se trata de substituir os professores, mas sim melhorar as competências, proporcionando apoio individual e ajuda aos alunos”.
2.2 A Inteligência Artificial: desvantagens
Um problema a ser elencado em relação à Inteligência Artificial está vinculado à veracidade da informação, pois a IA “sendo uma ferramenta, cabe ao usuário verificar se as informações inseridas e obtidas são verdadeiras, da mesma forma que o usuário de uma calculadora precisa ter algum conhecimento prévio em cálculos matemáticos para compreender a ‘a mágica’ por trás da ferramenta” (Pscheidt, 2024, p. 13). Em outras palavras, ela é uma ferramenta poderosa, porém não é infalível.
Há, ainda, a necessidade de destacar regras de conduta, conforme nos diz Pscheidt (2024), enfatizando a importância do respeito mútuo, da forma como interagir com a ferramenta, isto é, utilizando-se da ética e da responsabilidade.
Por fim, é interessante frisar que uma desvantagem atrelada à Inteligência Artificial está na reprodução presentes nos dados de treinamento. Com isso, “se tais dados contiverem preconceitos, o modelo os reproduz. A monitoração e a avaliação constantes são essenciais para garantir a confiabilidade da IA nas salas de aula” (Pscheidt, 2024, p. 137). Precisamos de transparência no processo para que a aprendizagem seja de fato eficaz.
2.3 A Inteligência Artificial: desafios
Pensar os desafios da IA no ensino a distância é pensar no sucesso de sua implementação e, para isso, há “a necessidade de se adaptar às necessidades e circunstâncias dos alunos, bem como preocupações éticas sobre o uso de dados para análise e tomada de decisões” (Xavier et al., 2024, p. 49).
Há no bojo educacional uma “variedade de sistemas educacionais em todo o mundo, o que diminui a eficácia dos modelos de IA em todos os países” (Pscheidt, 2024, p. 89). Trata-se de diferenças culturais e institucionais que fogem de modelos padronizados.
Por fim, Xavier et. al., (2024, p. 49), nos diz que “é importante que os dados dos alunos sejam protegidos e que os sistemas de IA tomem decisões claras e precisas”. Esses desafios precisam ser enfrentados para que, no futuro próximo, a IA desempenhe de fato um papel transformador num ensino a distância alicerçado no sucesso.
3. Considerações Finais
Vimos no decorrer do trabalho que a Inteligência Artificial é uma verdadeira revolução tecnológica, pois ela é um suporte aliado no progresso da humanidade. Transformando, assim, os avanços significativos de ferramentas tecnológicas no processo de ensinar e aprender. Nesse sentido, buscamos responder ao questionamento norteador desse trabalho: Quais as contribuições da Inteligência Artificial no ensino a distância? A Inteligência Artificial, enquanto ferramenta didática no ensino a distância, influencia a forma de agir, uma vez que, maximiza o potencial do aluno.
Portanto, percebemos que a Inteligência Artificial tem como foco uma aprendizagem autônoma. E sua principal vantagem é a personalização centrada nas necessidades dos estudantes. Assim, a IA vem transformando a realidade dos estudantes em consumidores responsáveis pelo acesso e transmissão de informações.
4. Referências Bibliográficas
Azambuja, C. C. & Silva, G. F. (2024). Novos desafios para a educação na era da Inteligência Artificial. Disponível em SciELO Brasil – Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. Acessado em 22 de março de 2025.
Costa, M. J. M. et al., (2019). Inteligência artificial, blended learning e educação a distância. Disponível em. https://uemanet.uema.br/revista/index.php/ticseadfoco/article/view/428. Acessado em 22 de março de 2025.
Pscheidt, A. C. (2024). Inteligência Artificial na sala de aula: como a tecnologia está revolucionando a educação. São Paulo, SP: Matrix.
Xavier, C. C. P. et al., (2024). Inteligência Artificial aplicada à educação: contribuição nas avaliações formativas de aprendizagem. Disponível em https://www.fatecpg.edu.br/revista/index.php/ps/article/view/336. Acessado em 22 de março de 2025.
1Licenciado em Letras (Português) pela UNIÍTALO-SP. Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela FJN – CE e Semiótica e Análise do Discurso pela Faculdade Metropolitana-SP. Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela Must University. E-mail. auristeloalves@gmail.com