THE INFLUENCE OF INDOOR SOCCER ON CHILDREN’S MOTOR
DEVELOPMENTLA INFLUENCIA DEL FÚTBOL SALA EN EL DESARROLLO MOTOR INFANTIL
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cs10202505262042
João Pedro Martins de Lima1
Rogério Alves de Araújo2
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo geral investigar como a prática do futsal contribui para o desenvolvimento motor e social de crianças na educação infantil, considerando as abordagens pedagógicas e metodológicas adotadas pelos Profissionais de Educação Física. A pesquisa busca analisar de que maneira o futsal, enquanto atividade esportiva, pode influenciar a coordenação motora, a agilidade, o equilíbrio e outros aspectos físicos, além de promover habilidades sociais como trabalho em equipe, cooperação, respeito e comunicação entre as crianças. Para alcançar esse objetivo, foi realizado um levantamento sobre as práticas pedagógicas utilizadas pelos Profissionais de Educação Física no ensino do futsal, com foco na adequação das metodologias para a faixa etária infantil. A pesquisa também levou em consideração as percepções dos Profissionais e as observações do comportamento das crianças durante as atividades. Os resultados apontam que a prática regular do futsal contribui significativamente para o aprimoramento motor das crianças, além de proporcionar importantes ganhos sociais e emocionais, como a melhoria da autoestima e o fortalecimento dos vínculos sociais. Conclui-se que o futsal, quando bem aplicado no contexto educacional, favorece o desenvolvimento integral das crianças, tanto no aspecto físico quanto no social.
Palavras-chave: Futsal, desenvolvimento motor, desenvolvimento social, educação infantil.
ABSTRACT
The general objective of this study is to investigate how the practice of futsal contributes to the motor and social development of children in early childhood education, considering the pedagogical and methodological approaches adopted by physical education professionals. The research seeks to analyze how futsal, as a sporting activity, can influence motor coordination, agility, balance and other physical aspects, in addition to promoting social skills such as teamwork, cooperation, respect and communication among children. To achieve this objective, a survey was conducted on the pedagogical practices used by professionals in teaching futsal, focusing on the adequacy of methodologies for the children’s age group. The research also took into account the professionals’ perceptions and observations of children’s behavior during activities. The results indicate that regular practice of futsal contributes significantly to the motor development of children, in addition to providing important social and emotional gains, such as improved self-esteem and the strengthening of social bonds. It is concluded that futsal, when well applied in the educational context, favors the integral development of children, both in the physical and social aspects.
Keywords: Futsal, motor development, social development, early childhood education.
RESUMEN
El presente estudio tiene como objetivo general investigar cómo la práctica del fútbol sala contribuye al desarrollo motor y social de los niños de educación infantil, considerando los enfoques pedagógicos y metodológicos adoptados por los profesionales de la educación física. La investigación busca analizar cómo el fútbol sala, como actividad deportiva, puede influir en la coordinación motora, la agilidad, el equilibrio y otros aspectos físicos, además de promover habilidades sociales como el trabajo en equipo, la cooperación, el respeto y la comunicación entre los niños. Para lograr este objetivo, se realizó una encuesta sobre las prácticas pedagógicas utilizadas por los profesionales en la enseñanza del fútbol sala, con foco en la adaptación de las metodologías para el grupo de edad infantil. La investigación también tuvo en cuenta las percepciones y observaciones de los profesionales sobre el comportamiento de los niños durante las actividades. Los resultados indican que la práctica regular de fútbol sala contribuye significativamente al desarrollo de las habilidades motoras de los niños, además de proporcionar importantes ganancias sociales y emocionales, como la mejora de la autoestima y el fortalecimiento de los lazos sociales. Se concluye que el fútbol sala, cuando bien aplicado en el contexto educativo, favorece el desarrollo integral de los niños, tanto en el aspecto físico como social.
Palabras clave: Fútbol sala, desarrollo motor, desarrollo social, educación infantil.
1. INTRODUÇÃO
A infância é um período muito importante para o desenvolvimento integral da pessoa, em especial no que diz respeito às habilidades motoras, cognitivas e sociais. Neste contexto, o futsal, modalidade derivada do futebol e adaptada para ambientes internos com menor espaço e número menor de jogadores, se mostra como uma importante ferramenta pedagógica para potencializar o desenvolvimento motor infantil. O presente estudo aborda sobre a influência do futsal no desenvolvimento motor das crianças, reconhecendo o papel fundamental desse esporte na Educação Infantil.
A relevância desta pesquisa reside na necessidade de compreender melhor como o futsal pode contribuir não apenas para o aprimoramento das habilidades motoras fundamentais, como equilíbrio, coordenação, agilidade e força muscular, mas também para aspectos sociais e emocionais das crianças. Apesar da ampla disseminação do futsal em escolas e clubes esportivos, ainda há uma carência de estudos específicos que explorem de maneira aprofundada os benefícios dessa modalidade na primeira infância, particularmente em contextos educacionais.
Portanto, o objetivo principal deste artigo é investigar e analisar como a prática regular do futsal pode influenciar positivamente o desenvolvimento motor infantil, considerando aspectos como a aquisição e o aperfeiçoamento das habilidades motoras básicas e específicas. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa e exploratória, abordando perspectivas de autores renomados e revisando estudos recentes sobre o tema, contribuindo assim para uma compreensão mais abrangente dos benefícios da modalidade no contexto escolar.
Espera-se que os resultados desta investigação possam oferecer subsídios importantes para profissionais da educação física, gestores escolares e familiares, visando à adoção de práticas pedagógicas mais eficazes e integradas ao desenvolvimento saudável e equilibrado das crianças.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
2.1 DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Aqui pretende-se demonstrar que o desenvolvimento motor na educação infantil é um processo fundamental que envolve a aquisição e refinamento de habilidades motoras básicas, essenciais para a realização de atividades cotidianas e a participação em jogos e esportes. Durante a infância, as crianças passam por diferentes estágios de desenvolvimento motor, que incluem habilidades locomotoras, manipulatórias e de estabilização.
A importância do desenvolvimento motor na educação infantil está amplamente reconhecida na literatura especializada. Estudos indicam que a prática regular de atividades físicas desde a primeira infância contribui significativamente para a saúde geral das crianças, incluindo a melhoria da força muscular, da flexibilidade e da resistência cardiovascular. Além disso, o desenvolvimento de habilidades motoras finas e grossas durante essa fase está associado a um melhor desempenho acadêmico e social (Aguirre et al., 2019).
Em função disso, as atividades físicas estruturadas, como o futsal, desempenham um papel vital no desenvolvimento motor das crianças. A prática do futsal exige que as crianças usem uma variedade de habilidades motoras, como correr, pular, driblar e chutar, uma vez que esses movimentos não só ajudam a desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio, mas também promovem a conscientização corporal e o controle motor. Além disso, a natureza dinâmica do futsal incentiva as crianças a serem ágeis e rápidas em suas respostas, aprimorando suas habilidades motoras de maneira lúdica e divertida.
A intervenção pedagógica adequada é essencial para maximizar os benefícios do desenvolvimento motor na educação infantil. Os Profissionais devem planejar atividades que sejam desafiadoras, mas acessíveis, garantindo que todas as crianças possam participar e progredir em suas habilidades motoras. A utilização de jogos e brincadeiras que envolvam movimentos variados e a incorporação de atividades que estimulem a criatividade e a exploração são estratégias eficazes para promover o desenvolvimento motor de forma integrada e prazerosa (Vidmar; Moraes, 2016).
Dessa forma pode-se afirmar que a prática de atividades físicas, como o futsal, proporciona oportunidades para que as crianças aprendam a resolver problemas, a trabalhar em equipe e a desenvolver habilidades de liderança. Assim, ao promover o desenvolvimento motor, os Profissionais estão, simultaneamente, contribuindo para o crescimento integral das crianças, preparando-as para enfrentar os desafios futuros de maneira equilibrada e saudável.
2.2 INTRODUÇÃO AO FUTSAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O futsal, enquanto modalidade esportiva, tem ganhado crescente atenção nas escolas de educação infantil, não apenas como uma atividade física, mas como uma ferramenta pedagógica capaz de promover o desenvolvimento integral das crianças. Essa prática esportiva, além de incentivar a aptidão física, oferece uma plataforma rica para o desenvolvimento motor e social dos pequenos, aspectos essenciais para a formação de indivíduos saudáveis e bem adaptados socialmente.
Trata-se variante do futebol tradicional, tem se mostrado uma ferramenta pedagógica eficaz no contexto da educação infantil. Esse esporte, caracterizado por ser jogado em uma quadra menor e com menos jogadores, oferece inúmeras oportunidades para o desenvolvimento integral das crianças. Além de proporcionar uma atividade física prazerosa, o futsal pode ser utilizado para ensinar habilidades motoras e sociais de maneira lúdica e envolvente (Cunha; Giusti, 2015).
Sabe-se que a introdução do futsal na educação infantil vem ganhando espaço nas escolas devido aos seus múltiplos benefícios. Primeiramente, o futsal estimula o desenvolvimento motor das crianças, ajudando na coordenação motora, equilíbrio e agilidade. A prática regular do esporte permite que as crianças aprimorem suas habilidades motoras básicas, como correr, pular e chutar, de maneira divertida e interativa.
Além dos benefícios motores, o futsal também desempenha um papel crucial no desenvolvimento social das crianças. O esporte promove a interação entre os alunos, incentivando a cooperação, o trabalho em equipe e a comunicação. As crianças aprendem a lidar com vitórias e derrotas, a resolver conflitos e a seguir regras, habilidades que são transferidas para outras áreas de suas vidas. Dessa forma, o futsal contribui para a formação de indivíduos mais sociáveis e resilientes (Gachet et al., 2017).
Dessa forma é importante os professores utilizem metodologias apropriadas que considerem as necessidades e características das crianças pequenas. Abordagens lúdicas, jogos adaptados e atividades que promovam a participação ativa de todos os alunos são fundamentais para garantir que o aprendizado seja eficaz e prazeroso.
A implementação do futsal na educação infantil requer o envolvimento de toda a comunidade escolar, incluindo professores, pais e gestores. A colaboração entre esses atores é vital para criar um ambiente de apoio e incentivo à prática esportiva. Os pais desempenham um papel essencial ao motivar seus filhos e participar ativamente das atividades escolares. Já os gestores precisam garantir que a infraestrutura e os recursos necessários estejam disponíveis, promovendo assim um ambiente propício para o desenvolvimento integral das crianças (Fonseca; Stela, 2015).
Como demonstrado o futsal possui benefícios importantes no desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças, em função de todos estes fatores é importante que haja cada vez mais incentivo na prática desse esporte.
2.3 BENEFÍCIOS DO FUTSAL PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR
O futsal, como uma modalidade esportiva que envolve movimentos rápidos e dinâmicos, oferece inúmeros benefícios para o desenvolvimento motor das crianças na educação infantil. Um dos principais benefícios é a melhoria na coordenação motora. Durante o jogo, as crianças precisam coordenar movimentos de braços e pernas para driblar, passar e chutar a bola, o que aprimora a sua capacidade de realizar movimentos complexos com precisão e eficácia. Estudos indicam que a prática regular de futsal ajuda as crianças a desenvolverem habilidades motoras finas e grossas, essenciais para outras atividades físicas e para a vida diária (AGUIRRE et al., 2019).
Dessa forma, pode se afirmar que além da coordenação motora, o futsal também contribui significativamente para o desenvolvimento do equilíbrio e da agilidade. As constantes mudanças de direção e os movimentos rápidos exigidos pelo jogo ajudam as crianças a melhorar seu equilíbrio e a desenvolver reflexos mais rápidos. Isso é particularmente importante na fase da educação infantil, onde as crianças estão aperfeiçoando suas habilidades de controle corporal. A prática regular de futsal proporciona um ambiente ideal para que as crianças experimentem e ajustem seus movimentos, melhorando assim sua capacidade de se movimentar com confiança e segurança.
De acordo Vidmar e Moraes (2016), a força e a resistência muscular são outros benefícios importantes do futsal para o desenvolvimento motor. Jogar futsal exige que as crianças utilizem diferentes grupos musculares, especialmente os músculos das pernas, para correr, chutar e saltar. Essas atividades fortalecem os músculos e aumentam a resistência cardiovascular, promovendo a saúde física geral. Além disso, a prática regular de futsal pode ajudar a prevenir problemas de saúde relacionados ao sedentarismo, incentivando um estilo de vida ativo desde a infância. A melhoria na aptidão física obtida através do futsal tem um impacto positivo não apenas na saúde atual das crianças, mas também na sua saúde futura.
Por isso deve-se reforçar que o futsal requer que as crianças estejam constantemente cientes de suas posições e movimentos no espaço, tanto em relação à bola quanto aos outros jogadores. Essa consciência corporal é fundamental para o desenvolvimento de habilidades motoras refinadas e para a prevenção de lesões. De acordo Silva e Andrade (2018), ao aprender a controlar seus movimentos e a se deslocar de forma eficiente, as crianças desenvolvem uma maior confiança em suas habilidades motoras, o que pode se traduzir em uma melhor performance em outras atividades esportivas e recreativas.
A prática do futsal na educação infantil proporciona uma experiência lúdica e prazerosa, o que é crucial para a motivação e o engajamento das crianças. Ao se divertirem jogando futsal, as crianças estão mais propensas a continuar participando de atividades físicas ao longo de suas vidas. Segundo Gachet et al (2017), essa experiência positiva com o esporte desde cedo pode criar uma base sólida para a adoção de hábitos saudáveis e ativos, contribuindo para o seu desenvolvimento motor e para o bem-estar geral. Portanto, o futsal não só promove o desenvolvimento motor das crianças, mas também incentiva uma atitude positiva em relação à atividade física e à saúde.
2.4 BENEFÍCIOS DO FUTSAL PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL
O futsal, além de seus benefícios físicos, desempenha um papel crucial no desenvolvimento social das crianças na educação infantil. A prática desse esporte em um ambiente escolar proporciona oportunidades para as crianças interagirem com seus colegas, promovendo habilidades sociais essenciais como cooperação, comunicação e respeito mútuo. Segundo Gachet et. Al. (2017), ao jogar futsal, as crianças aprendem a importância de trabalhar em equipe para alcançar objetivos comuns, o que fortalece sua capacidade de colaborar e de entender a dinâmica de grupo.
A cooperação é uma das principais habilidades desenvolvidas através do futsal. No jogo, as crianças precisam trabalhar juntas para planejar estratégias, passar a bola e defender contra o time adversário. Essas atividades exigem que as crianças se comuniquem de maneira eficaz e ajudem umas às outras, promovendo um ambiente de apoio e colaboração. De acordo Ribeiro e Amaro (2018), essa prática de cooperação no esporte pode ser transferida para outros contextos, como o ambiente escolar e familiar, onde a capacidade de trabalhar em equipe é igualmente importante.
Além da cooperação, o futsal também ajuda as crianças a desenvolverem habilidades de resolução de conflitos. Durante os jogos, é comum que surjam desacordos sobre regras ou decisões, e as crianças têm a oportunidade de aprender a resolver esses conflitos de maneira pacífica e construtiva. A prática de resolver conflitos no esporte ensina às crianças a importância da empatia, da negociação e do respeito pelas perspectivas dos outros. Essas habilidades são fundamentais para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e para a construção de um ambiente escolar harmonioso (Fonseca; Stela, 2015).
Outro benefício é a construção da autoestima e da autoconfiança. Participar de atividades esportivas e superar desafios no jogo ajuda as crianças a reconhecerem suas próprias capacidades e a desenvolverem uma imagem positiva de si mesmas. Para Kozak e Gassparotto (2018), o reconhecimento dos pares e dos professores pelo desempenho e esforço das crianças contribui para o fortalecimento da sua autoconfiança. A prática regular do futsal, portanto, não só melhora a competência social das crianças, mas também reforça seu senso de valor e competência pessoal.
Em função de todos os aspectos demonstrados anteriormente percebe-se que o futsal oferece uma plataforma para a socialização, onde as crianças podem fazer novas amizades e fortalecer laços existentes. A interação constante com colegas durante os treinos e jogos cria um ambiente de camaradagem e apoio mútuo. Essas interações são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades sociais, como a construção de amizades, o respeito às diferenças e a compreensão das regras sociais. Assim, o futsal não só promove a saúde física, mas também contribui de maneira significativa para o desenvolvimento social das crianças na educação infantil, preparando-as para interações sociais positivas ao longo da vida.
2.5 METODOLOGIAS DE ENSINO DO FUTSAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Existem diversas metodologias que podem ser aplicadas no ensino do futsal, destacando-se os métodos parcial, global e de jogos condicionados. O método parcial foca no ensino de habilidades específicas, como chutes, passes e dribles, de maneira isolada. Esse método permite que as crianças pratiquem e dominem cada habilidade antes de aplicá-las em situações de jogo. Assim, de acordo Delevati et al. (2014), o método global integra todas as habilidades desde o início, utilizando jogos e situações reais para ensinar as crianças a aplicar diversas habilidades simultaneamente, promovendo uma compreensão holística do jogo. Por fim, o método de jogos condicionados adapta jogos tradicionais com regras específicas para desenvolver determinadas habilidades ou comportamentos, como cooperação ou defesa, em um contexto lúdico e significativo.
Para que o ensino do futsal seja eficaz na educação infantil, é essencial que as atividades sejam lúdicas e adaptadas à faixa etária das crianças. Jogos e brincadeiras que incorporam elementos do futsal devem ser planejados para manter o interesse e a motivação dos alunos. Para Cunha e Giusti (2015), às atividades como caça ao tesouro com bolas de futsal, circuitos de obstáculos que envolvem dribles e chutes, e jogos de cooperação que incentivam o trabalho em equipe são exemplos de estratégias que podem ser utilizadas. Essas atividades devem ser desenhadas para serem divertidas e engajantes, promovendo o aprendizado através do jogo.
A formação e capacitação dos professores são cruciais para a implementação bem-sucedida do futsal na educação infantil. Os Profissionais precisam estar preparados para adaptar suas metodologias de ensino às necessidades das crianças, utilizando abordagens pedagógicas que sejam eficazes e apropriadas para a faixa etária. Como afirma Fonseca e Stela (2015), cursos de capacitação e formação contínua em educação física infantil e métodos específicos de ensino do futsal podem proporcionar aos professores as ferramentas e conhecimentos necessários para conduzir aulas de maneira eficaz e segura. Além disso, o intercâmbio de experiências e boas práticas entre professores pode enriquecer o repertório pedagógico e contribuir para a melhoria constante das práticas educativas.
Para Kozak e Gasparotto (2018), o sucesso da implementação do futsal na educação infantil também depende do envolvimento ativo da família e da comunidade escolar. Os pais desempenham um papel fundamental ao incentivar e apoiar a participação das crianças nas atividades esportivas.
Dessa forma a comunicação aberta entre professores e pais pode ajudar a alinhar expectativas e garantir que os benefícios do futsal sejam plenamente aproveitados. Além disso, a criação de eventos e atividades que envolvam toda a comunidade escolar pode fortalecer o sentido de pertencimento e colaboração, promovendo um ambiente positivo e acolhedor para o desenvolvimento das crianças.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Para a construção deste estudo utilizou os procedimentos da pesquisa bibliográfica que segundo Gil (2018), é um método que busca integrar diversas informações presentes no campo científico a partir de uma abordagem qualitativa buscando integrar o estudo do tema com a análise das informações coletadas pela perspectiva de autores renomados na área estudada, aprofundando uma discussão de caráter exploratório acerca dos objetivos almejados através da percepção e entendimento dos padrões encontrados nas informações verificadas.
Para o alcance do objetivo proposto delimitou as seguintes etapas percorridas: (1) identificação do problema ou da temática; (2) seleção dos artigos); (3) categorização dos estudos; (4) definição das informações a serem extraídas dos trabalhos revisados; (5) análise e discussão; (6) síntese do conhecimento evidenciado nos artigos analisados ou apresentação da revisão integrativa.
A figura 1 compreende os principais passos para a construção do presente estudo, desde a elaboração da temática até a redação do trabalho.
Figura 1 – Esquema representativo segundo a construção do presente estudo

Os critérios de inclusão foram a publicação está disponível eletrônica e gratuitamente na íntegra, ser classificado como artigo original: está divulgado em inglês e português; com ano de publicação de 2018 a 2024 e publicações completas com resumos disponíveis e indexados na base de dados Sciello e Google acadêmico com os seguintes descritores: Futsal; infância; Desenvolvimento motor. Foram excluídos: estudos que possuem duplicatas ou que tivessem uma abordagem diferente do tema proposto.
A partir da análise criteriosa dos trabalhos relevantes do campo científico encontrados e suas informações, será possível abordar a relevância do tema e a sua importância para a sociedade e, após filtragem dos trabalhos pesquisados, fomentar uma discussão apropriada identificando seus pontos de vista e detalhamento da pesquisa.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Após a coleta de dados, foram selecionados 30 artigos que abordavam a temática do futsal, sendo excluídos 21 artigos após aplicação de filtros, obtendo 09 (nove) artigos para a amostra final que foram utilizados nos resultados deste estudo.
Quadro 1 – Artigos selecionados para compor a Revisão
TÍTULO | AUTOR | OBJETIVO | RESULTADO |
Investigação no uso do método analítico e global e sua contribuição para o ensino-aprendizagem do Futebol e Futsal. | Silva, S. C | Analisar a eficácia de dois métodos de ensino, o método analítico e método global, qual vem sendo mais utilizado e mostrando maiores benefícios dentro do esporte futebol e futsal | As metodologias adequadas para o ensino do futebol e futsal são vastas e próximos estudos sobre metodologia de ensino tendem a apontar o método global como ferramenta de ensino dos esportes coletivos em sentido geral. |
A influência dos aspectos cognitivos subjacentes à tomada de decisão na performance de atletas de Futsal | Rangel, G. de O. | Analisar a influência dos aspectos cognitivos subjacentes à tomada de decisão na performance de atletas de futsal. | Os resultados obtidos nos estudos revisados apresentaram aspectos cognitivos que influenciam diretamente no rendimento dos atletas de futsal, além de ressaltar as metodologias de ensino aprendizagem-treinamento que apresentem situações reais de jogo para obter benefícios nos aspectos cognitivos e motores. |
Pedagogia do esporte: indicativos para a prática de ensino do futsal | Santos Júnior, O. G. dos., Furtado, R. S., & Borges, | Busca sustentar algumas ideias e orientações para a prática de ensino do futsal com base em uma literatura especializada e nacionalmente reconhecida do campo da pedagogia do esporte | O estudo pode contribuir com o debate acerca da pedagogia do esporte e auxiliar professores de Educação Física com indicativos para a prática de ensino do futsal. |
Transformação didático pedagógica” do futsal: uma proposta para o ensino fundamental | OLIVEIRA, Otávio Wallaci de Almeida. | Apresentar uma proposta de ensino do Futsal a partir da abordagem pedagógica crítico-emancipatória, visando o processo de ensino-aprendizagem nas séries finais do Ensino Fundamental. | Apresentamos uma proposta de caráter crítico e reflexivo, de forma que possa se distanciar das aulas de Educação Física que tenham caráter meramente técnico e mecânico, e que possa agregar valores ao ensino do Futsal na escola, derrubando os paradigmas hegemônicos presentes no ensino dos esportes coletivos, ainda hoje praticados por muitos professores nas escolas |
Ensino, vivência e aprendizagem do futebol/futsal: emergência de uma prática pedagógica dialógica e consciente | Martins, M. Z., Souza Júnior | Abordar o futebol/futsal em três cenários, com foco na prática pedagógica | O compromisso com uma prática pedagógica consciente/intencional no ensino do futebol/futsal é uma pauta emergente e precisa ser abarcada por uma agenda programática. |
Análise do processo de ensino e aprendizagem da modalidade futsal no ambiente escolar. 2018 | ARANTES, João Vitor Martins | Analisar o Processo de Ensino e Aprendizagem da Modalidade Futsal no Ambiente Escolar. | Podemos observar que a conscientização dos professores de Educação Física Escolar sobre os conteúdos de aprendizagem vem mudando de acordo com o tempo, ultrapassando o modelo tecnicista e aprofundando as suas dimensões de conteúdos e métodos de ensino aprendizagem, assim, compreendendo o ser complexo e a importância do ensino na formação de um indivíduo. |
Os modelos de instrução pedagógica no futsal e a proposta do treino social. | MESQUITA, Harllen de Oliveira Ximenes | Propor contribuições para o ensino aprendizagem do futsal dentro e fora da escola. | A análise dos estudos reportou que os métodos apoiados na aquisição e aprimoramento da técnica (método, analítico, global ou misto), apesar de não favorecer a compreensão da lógica tática dos jogos esportivos coletivos, ainda são amplamente utilizados. |
O ensino do futsal através dos jogos na educação física escolar | Oliveira, U., Batista, G. S., & Santos, F. S. dos | Descrever e analisar os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento do futsal na escola quando o jogo é utilizado como abordagem. | As turmas evoluíram de um jogo anárquico a uma sensível melhora na inteligência tática. Ao analisar os procedimentos, foi possível compreender que os jogos podem ser utilizados no meio escolar como uma abordagem para o desenvolvimento do futsal |
A influência do futsal e do futebol de campo para o desenvolvimento motor na iniciação esportiva. | CRISTO, Matheus Filipe Fachetti | Analisar artigos que citam a importância do desenvolvimento motor para crianças de 07 e 08 anos, com um intuito de compreender essa fase, para que sejam planejadas com mais precisão as intervenções motoras feitas pelos profissionais de Educação Física | Pelas análises dos estudos que os artigos pesquisados vão ao encontro da literatura consolidada. Afirmam que o Profissional de Educação Física deve ter conhecimento a respeito do desenvolvimento motor infantil, para que desenvolva suas atividades de acordo com as necessidades e capacidades de cada indivíduo e o mesmo possa ter sucesso na iniciação esportiva, sem comprometer o processo de desenvolvimento motor harmônico e global da criança. |
Influência da utilização do futsal sobre o desenvolvimento motor e cognitivo no ensino fundamental | NOGUEIRA, DIONE HENRIQUE | Relacionar a utilização do futsal como ferramenta para desenvolvimento motor no Ensino Fundamental | Para as crianças e pré adolescentes brincadeiras e jogos trazem diversos benefícios seja no seu processo de ensino/aprendizagem ou na sua vida. A criança adora brincar, se divertir com seus colegas na escola e com seus amigos em sua casa. Isso para ela é viver feliz e realizada. |
A influência da prática regular de natação no desenvolvimento motor global na infância. | MOURA, Orilda M. et al. | E comparar o desenvolvimento motor global em crianças de diferentes idades praticantes e não praticantes de natação | Os resultados revelaram um melhor desenvolvimento motor global das crianças entre os 5 e os 10 anos de idade praticantes de natação, cujos valores brutos do somatório das habilidades e respectivo quociente global de desenvolvimento motor foram superiores. |
Importância do futsal no desenvolvimento motor de crianças do ensino fundamental | DE CASTRO, Lucas Paraíso | Baseia-se em como trabalhar atividades voltadas para a aprendizagem do futsal de forma lúdica. | A pesquisa mostrou que por meio da utilização do futsal como instrumento de ensino o profissional de educação física precisa entender o que é a criança, como se move, como aprende e como se manifestam social e afetivamente, trabalhando de acordo com o estágio de desenvolvimento do aluno, visando a melhor qualidade do controle do movimento infantil. |
Prática do futsal e desenvolvimento motor de crianças e adolescentes. 2022. | Oliveira (2022) | Realizar uma revisão de literatura narrativa de estudos que investigaram os efeitos da prática do futsal no desenvolvimento motor de crianças e adolescente | Apesar da variabilidade do tempo de prática de futsal e dos testes utilizados para avaliar o desenvolvimento motor, os resultados evidenciam que a prática de futsal promove benefícios no desenvolvimento motor de crianças e adolescentes. |
O IMPACTO DO FUTSAL NA COORDENAÇÃO ÓCULO PEDAL DE ESCOLARES DE 7 A 9 ANOS DA CIDADE DE CAMBARÁ-PR | Ferreira (2023) | Realizar uma avaliação na modalidade futsal em escolares que praticam e que não praticam essa modalidade. | O futsal com certeza é uma ferramenta para melhorar o desempenho motor das crianças na escola, por isso devemos ofertar essa modalidade na escola pois sua contribuição para o desenvolvimento motor da criança é gigantesca. |
Um estudo desenvolvido por Silva et al. (2018), mostra que seja em escolas, clubes ou comunidades, o futsal oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades físicas, técnicas e cognitivas. A interação constante entre os jogadores, a rápida tomada de decisões e a necessidade de coordenação motora são apenas algumas das características que tornam o futsal um meio ideal para promover a aprendizagem em diferentes idades e contextos.
Corroborando com esse resultado Rangel (2021), enfatiza que o futsal é um esporte acessível que pode ser praticado por pessoas de diferentes idades, gêneros e habilidades físicas. O ensino de futsal deve ser inclusivo, garantindo que todos os praticantes tenham a oportunidade de participar e se desenvolver no esporte, independentemente de suas características individuais. o ensino de futsal é importante não apenas para o desenvolvimento atlético dos praticantes, mas também para sua formação como cidadãos conscientes, responsáveis e socialmente integrados. Ao promover o desenvolvimento físico, técnico, cognitivo, emocional e social dos praticantes, o ensino de futsal contribui para uma sociedade mais saudável, inclusiva e solidária.
Para Santos (2023), o futsal é uma modalidade de oposição/cooperativa onde os companheiros, em cooperação, lutam para atingir os seus objetivos. objetivos ao mesmo tempo que os adversários, na oposição, tentam impedir a concretização desses objetivos. É também uma forma de invasão, já que suas ações ocorrem em área comum, com a participação simultânea dos atacantes e dos defensores em relação à bola, sem esperar a ação final do adversário.
Portanto, às vezes, os jogadores concentram-se em pequenas áreas, o que aliado ao facto do controlo da bola ser feito com os pés, ao contrário de outros desportos, exige deles, para além da capacidade de tomada de decisões, um elevado nível de perfeição técnica de bola. ao controle. com as pernas.
De acordo Oliveira (2019), no que diz respeito à compreensão da dinâmica do jogo por parte do aluno, é necessário que durante o processo de aprendizagem ele tenha a oportunidade de desenvolver seu raciocínio tático, conciliando táticas individuais e coletivas.
Segundo Martins (2022), o professor de Educação Física, em suas aulas, não deve intervir apenas no processo de ensino e aprendizagem do futsal apenas com o objetivo único de ensinar a técnica, mas deve se mostrar capacitado em trabalhar todos os aspectos que envolvem a prática do futsal no ambiente escolar e que serão de extrema importância para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, podendo desenvolver habilidades cognitivas, motoras, psicológicas e sociais.
Corroborando com esse resultado, Arantes (2018), afirma que O futsal é uma modalidade esportiva que permite aos alunos trabalhar diversos aspectos como o aspecto técnico-tático do jogo, raciocínio rápido, coordenação motora, cooperação, respeito, relações públicas e liderança Ele acredita que os alunos podem obter um excelente aprendizado por meio do futsal e de experiências diferenciadas. É por isso que o professor terá um papel formativo muito importante.
Para Oliveira (2022), promover práticas como o futsal, acabará por formar cidadãos capazes de introduzir a educação física no seu cotidiano, contínua, que o futsal escolar proporciona treinamento básico, desenvolvimento de habilidades físicas e mentais, como consciência corporal, flexibilidade, ritmo, agilidade, equilíbrio, etc.
Segundo Mesquita (2021), afirma que o ensino de futsal é uma atividade que envolve não apenas a transmissão de habilidades técnicas e táticas do esporte, mas também o desenvolvimento de valores, competências cognitivas e sociais nos praticantes.
Tanto Oliveira como também Mesquita compreenderam o futsal como importante instrumento no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças.
O futsal é uma prática esportiva altamente popular em diversos contextos, especialmente nas escolas e clubes esportivos, sendo uma modalidade que oferece uma série de benefícios para o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças. Quando se trata do desenvolvimento motor infantil, a prática do futsal se destaca por sua contribuição significativa no aprimoramento de habilidades motoras fundamentais, como o controle do corpo, a coordenação motora fina e grossa, o equilíbrio, a agilidade e a velocidade.
Reafirmando Cristo (2018), enfatiza que o desenvolvimento motor infantil refere-se ao processo pelo qual as crianças adquirem, refinam e coordenam suas habilidades motoras, permitindo-lhes realizar uma ampla gama de atividades físicas. Essas habilidades são divididas em duas categorias principais: habilidades motoras grossas, que envolvem o uso de grandes grupos musculares para atividades como correr, saltar e lançar; e habilidades motoras finas, que envolvem movimentos mais delicados e precisos, como o controle dos dedos e das mãos, importantes para atividades como escrever e desenhar.
No contexto do futsal, a atividade permite uma integração das habilidades motoras grossas e finas, uma vez que os jogadores precisam de agilidade para se mover rapidamente em campo, mas também de precisão para controlar a bola com os pés, utilizando movimentos coordenados e específicos. Exige que os jogadores trabalhem constantemente sua coordenação motora.
O controle da bola, os dribles e as finalizações exigem habilidades motoras finas e grossas bem desenvolvidas, aprimorando a coordenação entre membros inferiores e superiores. A criança aprende a realizar movimentos complexos de forma sincronizada e eficiente, o que reflete diretamente em seu desenvolvimento motor.
Durante o jogo, as crianças precisam manter o equilíbrio enquanto se movimentam rapidamente em diferentes direções, tanto em ações defensivas como ofensivas. O futsal, com sua dinâmica de mudanças de direção, aceleração e desaceleração, desafia e melhora o equilíbrio da criança, contribuindo para o fortalecimento da sua postura corporal (DE CASTRO, 2021).
O futsal é um jogo de ritmo acelerado, onde a agilidade e a velocidade são essenciais. As crianças são constantemente desafiadas a se mover-se rapidamente, o que acelera o processo de desenvolvimento da agilidade motora. Além disso, o futsal trabalha tanto o tempo de reação quanto a velocidade de execução dos movimentos, facilitando a adaptação das crianças a situações motoras mais complexas.
É particularmente benéfico para o desenvolvimento de habilidades específicas, como passes, dribles, chutes e recepção de bola. Estas ações envolvem coordenação motora fina, em que a precisão do movimento é essencial para o sucesso no jogo. Ao realizar essas atividades de forma repetitiva, a criança aprimora a habilidade de controlar o movimento do corpo em relação à bola, o que se reflete em ganhos significativos na sua coordenação motora (NOGUEIRA, 2024).
Embora o foco principal seja o desenvolvimento motor, o futsal também auxilia no aprimoramento de habilidades sociais e emocionais das crianças, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de conflitos. Essas competências são fundamentais para o desenvolvimento motor em um contexto mais amplo, pois as crianças aprendem a interagir fisicamente com outras crianças, respeitar limites e compartilhar responsabilidades dentro do jogo. Embora os benefícios do futsal para o desenvolvimento motor infantil sejam amplamente reconhecidos, é importante considerar também que o desenvolvimento motor não ocorre de maneira isolada.
O futsal é apenas uma parte de um processo multidimensional, que envolve outros fatores, como a nutrição, o ambiente familiar e escolar, e as características individuais de cada criança. Dessa forma, a prática esportiva deve ser entendida dentro de um contexto amplo, em que o apoio psicológico, emocional e social também desempenha um papel crucial no sucesso do desenvolvimento motor (MOURA, 2021).
Outro ponto importante é a necessidade de supervisão adequada por parte de profissionais capacitados, como professores de educação física, para que as atividades propostas estejam de acordo com a faixa etária e o estágio de desenvolvimento das crianças. O futsal, quando bem orientado, pode ser uma excelente ferramenta para a promoção do desenvolvimento motor saudável; no entanto, quando mal conduzido, pode ocasionar lesões ou frustrações que impactem negativamente o prazer da criança pela atividade física (OLIVEIRA, 2022)
Portanto, o futsal se configura como uma modalidade esportiva eficaz para o desenvolvimento motor infantil, proporcionando às crianças uma experiência rica e variada de movimentos que desafiam e aprimoram suas habilidades motoras. Além de proporcionar benefícios físicos, o futsal também exerce impacto positivo nas habilidades sociais, emocionais e psicológicas das crianças. Para que o futsal tenha um impacto positivo duradouro no desenvolvimento motor infantil, é essencial que a prática seja realizada de forma equilibrada e com o acompanhamento de profissionais qualificados. A integração do futsal com outras atividades de desenvolvimento físico e social contribui para o crescimento saudável e integral das crianças, promovendo não apenas o aprimoramento motor, mas também a formação de indivíduos mais ativos, saudáveis e sociáveis
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao término deste estudo ficou evidente que as atividades físicas como o futsal praticado por crianças, melhora o desenvolvimento motor, e proporciona um ambiente no qual elas podem aprender a lidar com desafios, superar limitações e experimentar as vitórias e derrotas de maneira construtiva.
O esporte também ajuda na inclusão social, ajudando a reduzir desigualdades, promovendo a cidadania e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Dessa forma conclui-se que o futsal não é apenas uma atividade física, mas uma poderosa ferramenta de educação integral, capaz de impactar positivamente o desenvolvimento motor, social e emocional das crianças.
Assim deve ser incentivado e incorporado de forma mais ampla nas práticas educacionais e recreativas, contribuindo para o crescimento saudável e equilibrado dos indivíduos.
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1Acadêmico do curso de bacharel em Educação Física. Email: jaopedim2000@gmail.com
2Professor Especialista adjunto do curso de bacharel em Educação Física pela Faculdade Cristo Rei.