A INFLUÊNCIA DO FUTSAL NO DESENVOLVIMENTO MOTOR INFANTIL

THE INFLUENCE OF INDOOR SOCCER ON CHILDREN’S MOTOR

DEVELOPMENTLA INFLUENCIA DEL FÚTBOL SALA EN EL DESARROLLO MOTOR INFANTIL

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cs10202505262042


João Pedro Martins de Lima1
Rogério Alves de Araújo2


RESUMO 

O presente estudo tem como objetivo geral investigar como a prática do futsal contribui  para o desenvolvimento motor e social de crianças na educação infantil, considerando  as abordagens pedagógicas e metodológicas adotadas pelos Profissionais de  Educação Física. A pesquisa busca analisar de que maneira o futsal, enquanto  atividade esportiva, pode influenciar a coordenação motora, a agilidade, o equilíbrio e  outros aspectos físicos, além de promover habilidades sociais como trabalho em  equipe, cooperação, respeito e comunicação entre as crianças. Para alcançar esse  objetivo, foi realizado um levantamento sobre as práticas pedagógicas utilizadas pelos  Profissionais de Educação Física no ensino do futsal, com foco na adequação das  metodologias para a faixa etária infantil. A pesquisa também levou em consideração  as percepções dos Profissionais e as observações do comportamento das crianças  durante as atividades. Os resultados apontam que a prática regular do futsal contribui  significativamente para o aprimoramento motor das crianças, além de proporcionar  importantes ganhos sociais e emocionais, como a melhoria da autoestima e o  fortalecimento dos vínculos sociais. Conclui-se que o futsal, quando bem aplicado no  contexto educacional, favorece o desenvolvimento integral das crianças, tanto no  aspecto físico quanto no social.

Palavras-chave: Futsal, desenvolvimento motor, desenvolvimento social, educação infantil. 

ABSTRACT

The general objective of this study is to investigate how the practice of futsal  contributes to the motor and social development of children in early childhood  education, considering the pedagogical and methodological approaches adopted by  physical education professionals. The research seeks to analyze how futsal, as a  sporting activity, can influence motor coordination, agility, balance and other physical  aspects, in addition to promoting social skills such as teamwork, cooperation, respect  and communication among children. To achieve this objective, a survey was  conducted on the pedagogical practices used by professionals in teaching futsal,  focusing on the adequacy of methodologies for the children’s age group. The research  also took into account the professionals’ perceptions and observations of children’s  behavior during activities. The results indicate that regular practice of futsal contributes  significantly to the motor development of children, in addition to providing important  social and emotional gains, such as improved self-esteem and the strengthening of  social bonds. It is concluded that futsal, when well applied in the educational context,  favors the integral development of children, both in the physical and social aspects. 

Keywords: Futsal, motor development, social development, early childhood  education. 

RESUMEN 

El presente estudio tiene como objetivo general investigar cómo la práctica del fútbol  sala contribuye al desarrollo motor y social de los niños de educación infantil,  considerando los enfoques pedagógicos y metodológicos adoptados por los  profesionales de la educación física. La investigación busca analizar cómo el fútbol  sala, como actividad deportiva, puede influir en la coordinación motora, la agilidad, el  equilibrio y otros aspectos físicos, además de promover habilidades sociales como el  trabajo en equipo, la cooperación, el respeto y la comunicación entre los niños. Para  lograr este objetivo, se realizó una encuesta sobre las prácticas pedagógicas  utilizadas por los profesionales en la enseñanza del fútbol sala, con foco en la  adaptación de las metodologías para el grupo de edad infantil. La investigación  también tuvo en cuenta las percepciones y observaciones de los profesionales sobre  el comportamiento de los niños durante las actividades. Los resultados indican que la  práctica regular de fútbol sala contribuye significativamente al desarrollo de las  habilidades motoras de los niños, además de proporcionar importantes ganancias  sociales y emocionales, como la mejora de la autoestima y el fortalecimiento de los  lazos sociales. Se concluye que el fútbol sala, cuando bien aplicado en el contexto  educativo, favorece el desarrollo integral de los niños, tanto en el aspecto físico como  social. 

Palabras clave: Fútbol sala, desarrollo motor, desarrollo social, educación infantil.

1. INTRODUÇÃO 

A infância é um período muito importante para o desenvolvimento integral da pessoa, em especial no que diz respeito às habilidades motoras, cognitivas e sociais.  Neste contexto, o futsal, modalidade derivada do futebol e adaptada para ambientes  internos com menor espaço e número menor de jogadores, se mostra como uma  importante ferramenta pedagógica para potencializar o desenvolvimento motor infantil.  O presente estudo aborda sobre a influência do futsal no desenvolvimento motor das  crianças, reconhecendo o papel fundamental desse esporte na Educação Infantil. 

A relevância desta pesquisa reside na necessidade de compreender melhor  como o futsal pode contribuir não apenas para o aprimoramento das habilidades  motoras fundamentais, como equilíbrio, coordenação, agilidade e força muscular, mas  também para aspectos sociais e emocionais das crianças. Apesar da ampla  disseminação do futsal em escolas e clubes esportivos, ainda há uma carência de  estudos específicos que explorem de maneira aprofundada os benefícios dessa  modalidade na primeira infância, particularmente em contextos educacionais. 

Portanto, o objetivo principal deste artigo é investigar e analisar como a prática  regular do futsal pode influenciar positivamente o desenvolvimento motor infantil,  considerando aspectos como a aquisição e o aperfeiçoamento das habilidades  motoras básicas e específicas. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa  bibliográfica qualitativa e exploratória, abordando perspectivas de autores renomados  e revisando estudos recentes sobre o tema, contribuindo assim para uma  compreensão mais abrangente dos benefícios da modalidade no contexto escolar.  

Espera-se que os resultados desta investigação possam oferecer subsídios  importantes para profissionais da educação física, gestores escolares e familiares,  visando à adoção de práticas pedagógicas mais eficazes e integradas ao  desenvolvimento saudável e equilibrado das crianças. 

2. REFERENCIAL TEÓRICO 

2.1 DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL 

Aqui pretende-se demonstrar que o desenvolvimento motor na educação infantil  é um processo fundamental que envolve a aquisição e refinamento de habilidades  motoras básicas, essenciais para a realização de atividades cotidianas e a  participação em jogos e esportes. Durante a infância, as crianças passam por diferentes estágios de desenvolvimento motor, que incluem habilidades locomotoras,  manipulatórias e de estabilização.  

A importância do desenvolvimento motor na educação infantil está amplamente  reconhecida na literatura especializada. Estudos indicam que a prática regular de  atividades físicas desde a primeira infância contribui significativamente para a saúde  geral das crianças, incluindo a melhoria da força muscular, da flexibilidade e da  resistência cardiovascular. Além disso, o desenvolvimento de habilidades motoras  finas e grossas durante essa fase está associado a um melhor desempenho  acadêmico e social (Aguirre et al., 2019). 

Em função disso, as atividades físicas estruturadas, como o futsal,  desempenham um papel vital no desenvolvimento motor das crianças. A prática do  futsal exige que as crianças usem uma variedade de habilidades motoras, como  correr, pular, driblar e chutar, uma vez que esses movimentos não só ajudam a  desenvolver a coordenação motora e o equilíbrio, mas também promovem a  conscientização corporal e o controle motor. Além disso, a natureza dinâmica do futsal  incentiva as crianças a serem ágeis e rápidas em suas respostas, aprimorando suas  habilidades motoras de maneira lúdica e divertida. 

A intervenção pedagógica adequada é essencial para maximizar os benefícios  do desenvolvimento motor na educação infantil. Os Profissionais devem planejar  atividades que sejam desafiadoras, mas acessíveis, garantindo que todas as crianças  possam participar e progredir em suas habilidades motoras. A utilização de jogos e  brincadeiras que envolvam movimentos variados e a incorporação de atividades que  estimulem a criatividade e a exploração são estratégias eficazes para promover o  desenvolvimento motor de forma integrada e prazerosa (Vidmar; Moraes, 2016). 

Dessa forma pode-se afirmar que a prática de atividades físicas, como o futsal,  proporciona oportunidades para que as crianças aprendam a resolver problemas, a  trabalhar em equipe e a desenvolver habilidades de liderança. Assim, ao promover o  desenvolvimento motor, os Profissionais estão, simultaneamente, contribuindo para o  crescimento integral das crianças, preparando-as para enfrentar os desafios futuros  de maneira equilibrada e saudável. 

2.2 INTRODUÇÃO AO FUTSAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O futsal, enquanto modalidade esportiva, tem ganhado crescente atenção nas  escolas de educação infantil, não apenas como uma atividade física, mas como uma  ferramenta pedagógica capaz de promover o desenvolvimento integral das crianças.  Essa prática esportiva, além de incentivar a aptidão física, oferece uma plataforma  rica para o desenvolvimento motor e social dos pequenos, aspectos essenciais para  a formação de indivíduos saudáveis e bem adaptados socialmente. 

Trata-se variante do futebol tradicional, tem se mostrado uma ferramenta  pedagógica eficaz no contexto da educação infantil. Esse esporte, caracterizado por  ser jogado em uma quadra menor e com menos jogadores, oferece inúmeras  oportunidades para o desenvolvimento integral das crianças. Além de proporcionar  uma atividade física prazerosa, o futsal pode ser utilizado para ensinar habilidades  motoras e sociais de maneira lúdica e envolvente (Cunha; Giusti, 2015). 

Sabe-se que a introdução do futsal na educação infantil vem ganhando espaço  nas escolas devido aos seus múltiplos benefícios. Primeiramente, o futsal estimula o  desenvolvimento motor das crianças, ajudando na coordenação motora, equilíbrio e  agilidade. A prática regular do esporte permite que as crianças aprimorem suas  habilidades motoras básicas, como correr, pular e chutar, de maneira divertida e  interativa.  

Além dos benefícios motores, o futsal também desempenha um papel crucial  no desenvolvimento social das crianças. O esporte promove a interação entre os  alunos, incentivando a cooperação, o trabalho em equipe e a comunicação. As  crianças aprendem a lidar com vitórias e derrotas, a resolver conflitos e a seguir  regras, habilidades que são transferidas para outras áreas de suas vidas. Dessa  forma, o futsal contribui para a formação de indivíduos mais sociáveis e resilientes  (Gachet et al., 2017). 

Dessa forma é importante os professores utilizem metodologias apropriadas  que considerem as necessidades e características das crianças pequenas.  Abordagens lúdicas, jogos adaptados e atividades que promovam a participação ativa  de todos os alunos são fundamentais para garantir que o aprendizado seja eficaz e  prazeroso.  

A implementação do futsal na educação infantil requer o envolvimento de toda  a comunidade escolar, incluindo professores, pais e gestores. A colaboração entre  esses atores é vital para criar um ambiente de apoio e incentivo à prática esportiva.  Os pais desempenham um papel essencial ao motivar seus filhos e participar ativamente das atividades escolares. Já os gestores precisam garantir que a  infraestrutura e os recursos necessários estejam disponíveis, promovendo assim um  ambiente propício para o desenvolvimento integral das crianças (Fonseca; Stela,  2015). 

Como demonstrado o futsal possui benefícios importantes no desenvolvimento  motor, cognitivo e social das crianças, em função de todos estes fatores é importante  que haja cada vez mais incentivo na prática desse esporte. 

2.3 BENEFÍCIOS DO FUTSAL PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR 

O futsal, como uma modalidade esportiva que envolve movimentos rápidos e  dinâmicos, oferece inúmeros benefícios para o desenvolvimento motor das crianças  na educação infantil. Um dos principais benefícios é a melhoria na coordenação  motora. Durante o jogo, as crianças precisam coordenar movimentos de braços e  pernas para driblar, passar e chutar a bola, o que aprimora a sua capacidade de  realizar movimentos complexos com precisão e eficácia. Estudos indicam que a  prática regular de futsal ajuda as crianças a desenvolverem habilidades motoras finas  e grossas, essenciais para outras atividades físicas e para a vida diária (AGUIRRE et  al., 2019). 

Dessa forma, pode se afirmar que além da coordenação motora, o futsal  também contribui significativamente para o desenvolvimento do equilíbrio e da  agilidade. As constantes mudanças de direção e os movimentos rápidos exigidos pelo  jogo ajudam as crianças a melhorar seu equilíbrio e a desenvolver reflexos mais  rápidos. Isso é particularmente importante na fase da educação infantil, onde as  crianças estão aperfeiçoando suas habilidades de controle corporal. A prática regular  de futsal proporciona um ambiente ideal para que as crianças experimentem e ajustem  seus movimentos, melhorando assim sua capacidade de se movimentar com  confiança e segurança. 

De acordo Vidmar e Moraes (2016), a força e a resistência muscular são outros  benefícios importantes do futsal para o desenvolvimento motor. Jogar futsal exige que  as crianças utilizem diferentes grupos musculares, especialmente os músculos das  pernas, para correr, chutar e saltar. Essas atividades fortalecem os músculos e  aumentam a resistência cardiovascular, promovendo a saúde física geral. Além disso, a prática regular de futsal pode ajudar a prevenir problemas de saúde relacionados ao  sedentarismo, incentivando um estilo de vida ativo desde a infância. A melhoria na  aptidão física obtida através do futsal tem um impacto positivo não apenas na saúde  atual das crianças, mas também na sua saúde futura. 

Por isso deve-se reforçar que o futsal requer que as crianças estejam  constantemente cientes de suas posições e movimentos no espaço, tanto em relação  à bola quanto aos outros jogadores. Essa consciência corporal é fundamental para o  desenvolvimento de habilidades motoras refinadas e para a prevenção de lesões. De  acordo Silva e Andrade (2018), ao aprender a controlar seus movimentos e a se  deslocar de forma eficiente, as crianças desenvolvem uma maior confiança em suas  habilidades motoras, o que pode se traduzir em uma melhor performance em outras  atividades esportivas e recreativas. 

A prática do futsal na educação infantil proporciona uma experiência lúdica e  prazerosa, o que é crucial para a motivação e o engajamento das crianças. Ao se  divertirem jogando futsal, as crianças estão mais propensas a continuar participando  de atividades físicas ao longo de suas vidas. Segundo Gachet et al (2017), essa  experiência positiva com o esporte desde cedo pode criar uma base sólida para a  adoção de hábitos saudáveis e ativos, contribuindo para o seu desenvolvimento motor  e para o bem-estar geral. Portanto, o futsal não só promove o desenvolvimento motor  das crianças, mas também incentiva uma atitude positiva em relação à atividade física  e à saúde. 

2.4 BENEFÍCIOS DO FUTSAL PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL 

O futsal, além de seus benefícios físicos, desempenha um papel crucial no  desenvolvimento social das crianças na educação infantil. A prática desse esporte em  um ambiente escolar proporciona oportunidades para as crianças interagirem com  seus colegas, promovendo habilidades sociais essenciais como cooperação,  comunicação e respeito mútuo. Segundo Gachet et. Al. (2017), ao jogar futsal, as  crianças aprendem a importância de trabalhar em equipe para alcançar objetivos  comuns, o que fortalece sua capacidade de colaborar e de entender a dinâmica de  grupo. 

A cooperação é uma das principais habilidades desenvolvidas através do futsal.  No jogo, as crianças precisam trabalhar juntas para planejar estratégias, passar a bola e defender contra o time adversário. Essas atividades exigem que as crianças se  comuniquem de maneira eficaz e ajudem umas às outras, promovendo um ambiente  de apoio e colaboração. De acordo Ribeiro e Amaro (2018), essa prática de  cooperação no esporte pode ser transferida para outros contextos, como o ambiente  escolar e familiar, onde a capacidade de trabalhar em equipe é igualmente importante. 

Além da cooperação, o futsal também ajuda as crianças a desenvolverem  habilidades de resolução de conflitos. Durante os jogos, é comum que surjam  desacordos sobre regras ou decisões, e as crianças têm a oportunidade de aprender  a resolver esses conflitos de maneira pacífica e construtiva. A prática de resolver  conflitos no esporte ensina às crianças a importância da empatia, da negociação e do  respeito pelas perspectivas dos outros. Essas habilidades são fundamentais para o  desenvolvimento de relacionamentos saudáveis e para a construção de um ambiente  escolar harmonioso (Fonseca; Stela, 2015). 

Outro benefício é a construção da autoestima e da autoconfiança. Participar de  atividades esportivas e superar desafios no jogo ajuda as crianças a reconhecerem  suas próprias capacidades e a desenvolverem uma imagem positiva de si mesmas. Para Kozak e Gassparotto (2018), o reconhecimento dos pares e dos professores pelo  desempenho e esforço das crianças contribui para o fortalecimento da sua  autoconfiança. A prática regular do futsal, portanto, não só melhora a competência  social das crianças, mas também reforça seu senso de valor e competência pessoal. 

Em função de todos os aspectos demonstrados anteriormente percebe-se que o futsal oferece uma plataforma para a socialização, onde as crianças podem fazer  novas amizades e fortalecer laços existentes. A interação constante com colegas  durante os treinos e jogos cria um ambiente de camaradagem e apoio mútuo. Essas  interações são fundamentais para o desenvolvimento de habilidades sociais, como a  construção de amizades, o respeito às diferenças e a compreensão das regras sociais.  Assim, o futsal não só promove a saúde física, mas também contribui de maneira  significativa para o desenvolvimento social das crianças na educação infantil,  preparando-as para interações sociais positivas ao longo da vida. 

2.5 METODOLOGIAS DE ENSINO DO FUTSAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Existem diversas metodologias que podem ser aplicadas no ensino do futsal,  destacando-se os métodos parcial, global e de jogos condicionados. O método parcial  foca no ensino de habilidades específicas, como chutes, passes e dribles, de maneira  isolada. Esse método permite que as crianças pratiquem e dominem cada habilidade  antes de aplicá-las em situações de jogo. Assim, de acordo Delevati et al. (2014), o  método global integra todas as habilidades desde o início, utilizando jogos e situações  reais para ensinar as crianças a aplicar diversas habilidades simultaneamente,  promovendo uma compreensão holística do jogo. Por fim, o método de jogos  condicionados adapta jogos tradicionais com regras específicas para desenvolver  determinadas habilidades ou comportamentos, como cooperação ou defesa, em um  contexto lúdico e significativo. 

Para que o ensino do futsal seja eficaz na educação infantil, é essencial que as  atividades sejam lúdicas e adaptadas à faixa etária das crianças. Jogos e brincadeiras  que incorporam elementos do futsal devem ser planejados para manter o interesse e  a motivação dos alunos. Para Cunha e Giusti (2015), às atividades como caça ao  tesouro com bolas de futsal, circuitos de obstáculos que envolvem dribles e chutes, e  jogos de cooperação que incentivam o trabalho em equipe são exemplos de  estratégias que podem ser utilizadas. Essas atividades devem ser desenhadas para  serem divertidas e engajantes, promovendo o aprendizado através do jogo. 

A formação e capacitação dos professores são cruciais para a implementação  bem-sucedida do futsal na educação infantil. Os Profissionais precisam estar  preparados para adaptar suas metodologias de ensino às necessidades das crianças,  utilizando abordagens pedagógicas que sejam eficazes e apropriadas para a faixa  etária. Como afirma Fonseca e Stela (2015), cursos de capacitação e formação  contínua em educação física infantil e métodos específicos de ensino do futsal podem  proporcionar aos professores as ferramentas e conhecimentos necessários para  conduzir aulas de maneira eficaz e segura. Além disso, o intercâmbio de experiências  e boas práticas entre professores pode enriquecer o repertório pedagógico e contribuir  para a melhoria constante das práticas educativas. 

Para Kozak e Gasparotto (2018), o sucesso da implementação do futsal na  educação infantil também depende do envolvimento ativo da família e da comunidade  escolar. Os pais desempenham um papel fundamental ao incentivar e apoiar a  participação das crianças nas atividades esportivas.

Dessa forma a comunicação aberta entre professores e pais pode ajudar a  alinhar expectativas e garantir que os benefícios do futsal sejam plenamente  aproveitados. Além disso, a criação de eventos e atividades que envolvam toda a  comunidade escolar pode fortalecer o sentido de pertencimento e colaboração,  promovendo um ambiente positivo e acolhedor para o desenvolvimento das crianças. 

3. MATERIAIS E MÉTODOS 

Para a construção deste estudo utilizou os procedimentos da pesquisa  bibliográfica que segundo Gil (2018), é um método que busca integrar diversas  informações presentes no campo científico a partir de uma abordagem qualitativa  buscando integrar o estudo do tema com a análise das informações coletadas pela  perspectiva de autores renomados na área estudada, aprofundando uma discussão  de caráter exploratório acerca dos objetivos almejados através da percepção e  entendimento dos padrões encontrados nas informações verificadas. 

Para o alcance do objetivo proposto delimitou as seguintes etapas percorridas:  (1) identificação do problema ou da temática; (2) seleção dos artigos); (3)  categorização dos estudos; (4) definição das informações a serem extraídas dos  trabalhos revisados; (5) análise e discussão; (6) síntese do conhecimento evidenciado  nos artigos analisados ou apresentação da revisão integrativa. 

A figura 1 compreende os principais passos para a construção do presente  estudo, desde a elaboração da temática até a redação do trabalho. 

Figura 1 – Esquema representativo segundo a construção do presente estudo

Fonte: Autor 2024.

Os critérios de inclusão foram a publicação está disponível eletrônica e  gratuitamente na íntegra, ser classificado como artigo original: está divulgado em  inglês e português; com ano de publicação de 2018 a 2024 e publicações completas  com resumos disponíveis e indexados na base de dados Sciello e Google acadêmico  com os seguintes descritores: Futsal; infância; Desenvolvimento motor. Foram  excluídos: estudos que possuem duplicatas ou que tivessem uma abordagem  diferente do tema proposto. 

A partir da análise criteriosa dos trabalhos relevantes do campo científico  encontrados e suas informações, será possível abordar a relevância do tema e a sua  importância para a sociedade e, após filtragem dos trabalhos pesquisados, fomentar  uma discussão apropriada identificando seus pontos de vista e detalhamento da  pesquisa. 

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO 

Após a coleta de dados, foram selecionados 30 artigos que abordavam a  temática do futsal, sendo excluídos 21 artigos após aplicação de filtros, obtendo 09  (nove) artigos para a amostra final que foram utilizados nos resultados deste estudo. 

Quadro 1 – Artigos selecionados para compor a Revisão

TÍTULO AUTOR OBJETIVO RESULTADO
Investigação no uso do método analítico e global e  sua contribuição para o ensino-aprendizagem do Futebol e Futsal.Silva, S. C Analisar a eficácia de  dois métodos de ensino,  o método analítico e método global, qual vem sendo mais utilizado e mostrando maiores benefícios dentro do esporte futebol e futsalAs metodologias adequadas  para o ensino do futebol e futsal  são vastas e próximos estudos sobre metodologia de ensino  tendem a apontar o método global  como ferramenta de ensino dos esportes coletivos em sentido  geral.
A influência dos aspectos cognitivos subjacentes à tomada de decisão na performance de atletas de  FutsalRangel, G. de O. Analisar a influência dos aspectos cognitivos subjacentes à tomada  de decisão na  performance de atletas  de futsal.Os resultados obtidos nos estudos revisados apresentaram  aspectos cognitivos que influenciam diretamente no  rendimento dos atletas de futsal,  além de ressaltar as  metodologias de ensino aprendizagem-treinamento que apresentem situações reais de  jogo para obter benefícios nos  aspectos cognitivos e motores.
Pedagogia do esporte: indicativos para a prática de  ensino do futsalSantos Júnior, O.  G. dos., Furtado,  R. S., & Borges,Busca sustentar  algumas ideias e  orientações para a  prática de ensino do futsal com base em uma literatura especializada  e nacionalmente reconhecida do campo da pedagogia do  esporteO estudo pode contribuir com o  debate acerca da pedagogia do  esporte e auxiliar professores de Educação Física com indicativos  para a prática de ensino do  futsal.
Transformação didático pedagógica” do futsal: uma  proposta para o ensino  fundamentalOLIVEIRA,  Otávio Wallaci de  Almeida.Apresentar uma  proposta de ensino do  Futsal a partir da  abordagem pedagógica  crítico-emancipatória,  visando o processo de  ensino-aprendizagem  nas séries finais do  Ensino Fundamental.Apresentamos uma proposta de  caráter crítico e reflexivo, de  forma que possa se distanciar  das aulas de Educação Física  que tenham caráter meramente  técnico e mecânico, e que possa agregar valores ao ensino do  Futsal na escola, derrubando os paradigmas hegemônicos  presentes no ensino dos  esportes coletivos, ainda hoje praticados por muitos professores nas escolas
Ensino, vivência e aprendizagem do futebol/futsal: emergência de  uma prática pedagógica dialógica e conscienteMartins, M. Z.,  Souza JúniorAbordar o futebol/futsal em três cenários, com foco na prática pedagógicaO compromisso com uma prática  pedagógica consciente/intencional no ensino  do futebol/futsal é uma pauta  emergente e precisa ser  abarcada por uma agenda  programática.
Análise do processo de  ensino e aprendizagem da  modalidade futsal no  ambiente escolar. 2018ARANTES, João  Vitor MartinsAnalisar o Processo de  Ensino e Aprendizagem  da Modalidade Futsal no  Ambiente Escolar.Podemos observar que a  conscientização dos professores  de Educação Física Escolar  sobre os conteúdos de  aprendizagem vem mudando de  acordo com o tempo,  ultrapassando o modelo  tecnicista e aprofundando as  suas dimensões de conteúdos e  métodos de ensino aprendizagem, assim, compreendendo o ser complexo  e a importância do ensino na  formação de um indivíduo.
Os modelos de instrução  pedagógica no futsal e a  proposta do treino social.MESQUITA,  Harllen de  Oliveira XimenesPropor contribuições para o ensino aprendizagem do futsal  dentro e fora da escola.A análise dos estudos reportou  que os métodos apoiados na  aquisição e aprimoramento da  técnica (método, analítico, global  ou misto), apesar de não  favorecer a compreensão da  lógica tática dos jogos esportivos  coletivos, ainda são amplamente  utilizados.
O ensino do futsal através dos jogos na educação física  escolarOliveira, U.,  Batista, G. S., &  Santos, F. S. dosDescrever e analisar os procedimentos metodológicos para o desenvolvimento do futsal na escola quando  o jogo é utilizado como abordagem.As turmas evoluíram de um jogo  anárquico a uma sensível  melhora na inteligência tática. Ao analisar os procedimentos, foi possível compreender que os  jogos podem ser utilizados no  meio escolar como uma  abordagem para o  desenvolvimento do futsal
A influência do futsal e do futebol de campo para o desenvolvimento motor na  iniciação esportiva.CRISTO,  Matheus Filipe  FachettiAnalisar artigos que  citam a importância do  desenvolvimento motor  para crianças de 07 e 08  anos, com um intuito de  compreender essa fase,  para que sejam  planejadas com mais  precisão as  intervenções motoras  feitas pelos profissionais  de Educação FísicaPelas análises dos estudos que  os artigos pesquisados vão ao  encontro da literatura  consolidada. Afirmam que o  Profissional de Educação Física  deve ter conhecimento a respeito  do desenvolvimento motor  infantil, para que desenvolva  suas atividades de acordo com  as necessidades e capacidades  de cada indivíduo e o mesmo  possa ter sucesso na iniciação  esportiva, sem comprometer o  processo de desenvolvimento  motor harmônico e global da  criança.
Influência da utilização do futsal sobre o desenvolvimento motor e cognitivo no ensino fundamentalNOGUEIRA,  DIONE  HENRIQUERelacionar a utilização  do futsal como  ferramenta para  desenvolvimento motor  no Ensino FundamentalPara as crianças e pré adolescentes brincadeiras e  jogos trazem diversos benefícios  seja no seu processo de  ensino/aprendizagem ou na sua  vida. A criança adora brincar, se  divertir com seus colegas na  escola e com seus amigos em  sua casa. Isso para ela é viver  feliz e realizada.
A influência da prática regular de natação no desenvolvimento motor global na infância.MOURA, Orilda  M. et al.E comparar o  desenvolvimento motor  global em crianças de  diferentes idades  praticantes e não  praticantes de nataçãoOs resultados revelaram um  melhor desenvolvimento motor  global das crianças entre os 5 e  os 10 anos de idade praticantes  de natação, cujos valores brutos  do somatório das habilidades e  respectivo quociente global de  desenvolvimento motor foram  superiores.
Importância do futsal no desenvolvimento motor de crianças do ensino fundamentalDE CASTRO,  Lucas ParaísoBaseia-se em como trabalhar atividades voltadas para a aprendizagem do futsal de forma lúdica.A pesquisa mostrou que por  meio da utilização do futsal  como instrumento de ensino o  profissional de educação física precisa entender o que é a criança, como se move, como  aprende e como se manifestam  social e afetivamente, trabalhando de acordo com o  estágio de desenvolvimento do aluno, visando a melhor qualidade do controle do movimento infantil.
Prática do futsal e desenvolvimento motor de  crianças e adolescentes.  2022.Oliveira (2022) Realizar uma revisão  de literatura narrativa  de estudos que  investigaram os efeitos  da prática do futsal no  desenvolvimento motor  de crianças e  adolescenteApesar da variabilidade do  tempo de prática de futsal e dos  testes utilizados para avaliar o desenvolvimento motor, os  resultados evidenciam que a  prática de futsal promove  benefícios no desenvolvimento  motor de crianças e adolescentes.
O IMPACTO DO FUTSAL NA  COORDENAÇÃO ÓCULO PEDAL DE ESCOLARES DE  7 A 9 ANOS DA CIDADE DE CAMBARÁ-PRFerreira (2023) Realizar uma avaliação na modalidade futsal  em escolares que  praticam e que não  praticam essa modalidade.O futsal com certeza é uma  ferramenta para melhorar o  desempenho motor das  crianças na escola, por isso  devemos ofertar essa  modalidade na escola pois sua contribuição para o desenvolvimento motor da  criança é gigantesca.
Fonte: Dados da pesquisa (2025). 

Um estudo desenvolvido por Silva et al. (2018), mostra que seja em escolas,  clubes ou comunidades, o futsal oferece um ambiente propício para o  desenvolvimento de habilidades físicas, técnicas e cognitivas. A interação constante  entre os jogadores, a rápida tomada de decisões e a necessidade de coordenação  motora são apenas algumas das características que tornam o futsal um meio ideal  para promover a aprendizagem em diferentes idades e contextos. 

Corroborando com esse resultado Rangel (2021), enfatiza que o futsal é um  esporte acessível que pode ser praticado por pessoas de diferentes idades, gêneros  e habilidades físicas. O ensino de futsal deve ser inclusivo, garantindo que todos os  praticantes tenham a oportunidade de participar e se desenvolver no esporte,  independentemente de suas características individuais. o ensino de futsal é  importante não apenas para o desenvolvimento atlético dos praticantes, mas também  para sua formação como cidadãos conscientes, responsáveis e socialmente  integrados. Ao promover o desenvolvimento físico, técnico, cognitivo, emocional e  social dos praticantes, o ensino de futsal contribui para uma sociedade mais saudável,  inclusiva e solidária. 

Para Santos (2023), o futsal é uma modalidade de oposição/cooperativa onde  os companheiros, em cooperação, lutam para atingir os seus objetivos. objetivos ao  mesmo tempo que os adversários, na oposição, tentam impedir a concretização  desses objetivos. É também uma forma de invasão, já que suas ações ocorrem em área comum, com a participação simultânea dos atacantes e dos defensores em  relação à bola, sem esperar a ação final do adversário.  

Portanto, às vezes, os jogadores concentram-se em pequenas áreas, o que  aliado ao facto do controlo da bola ser feito com os pés, ao contrário de outros  desportos, exige deles, para além da capacidade de tomada de decisões, um elevado  nível de perfeição técnica de bola. ao controle. com as pernas. 

De acordo Oliveira (2019), no que diz respeito à compreensão da dinâmica do  jogo por parte do aluno, é necessário que durante o processo de aprendizagem ele  tenha a oportunidade de desenvolver seu raciocínio tático, conciliando táticas  individuais e coletivas.  

Segundo Martins (2022), o professor de Educação Física, em suas aulas, não  deve intervir apenas no processo de ensino e aprendizagem do futsal apenas com o  objetivo único de ensinar a técnica, mas deve se mostrar capacitado em trabalhar  todos os aspectos que envolvem a prática do futsal no ambiente escolar e que serão  de extrema importância para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente,  podendo desenvolver habilidades cognitivas, motoras, psicológicas e sociais. 

Corroborando com esse resultado, Arantes (2018), afirma que O futsal é uma  modalidade esportiva que permite aos alunos trabalhar diversos aspectos como o  aspecto técnico-tático do jogo, raciocínio rápido, coordenação motora, cooperação,  respeito, relações públicas e liderança Ele acredita que os alunos podem obter um  excelente aprendizado por meio do futsal e de experiências diferenciadas. É por isso  que o professor terá um papel formativo muito importante. 

Para Oliveira (2022), promover práticas como o futsal, acabará por formar  cidadãos capazes de introduzir a educação física no seu cotidiano, contínua, que o  futsal escolar proporciona treinamento básico, desenvolvimento de habilidades físicas  e mentais, como consciência corporal, flexibilidade, ritmo, agilidade, equilíbrio, etc. 

Segundo Mesquita (2021), afirma que o ensino de futsal é uma atividade que  envolve não apenas a transmissão de habilidades técnicas e táticas do esporte, mas  também o desenvolvimento de valores, competências cognitivas e sociais nos  praticantes. 

Tanto Oliveira como também Mesquita compreenderam o futsal como importante  instrumento no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças. 

O futsal é uma prática esportiva altamente popular em diversos contextos,  especialmente nas escolas e clubes esportivos, sendo uma modalidade que oferece uma série de benefícios para o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças.  Quando se trata do desenvolvimento motor infantil, a prática do futsal se destaca por  sua contribuição significativa no aprimoramento de habilidades motoras fundamentais,  como o controle do corpo, a coordenação motora fina e grossa, o equilíbrio, a agilidade  e a velocidade. 

Reafirmando Cristo (2018), enfatiza que o desenvolvimento motor infantil  refere-se ao processo pelo qual as crianças adquirem, refinam e coordenam suas  habilidades motoras, permitindo-lhes realizar uma ampla gama de atividades físicas.  Essas habilidades são divididas em duas categorias principais: habilidades motoras  grossas, que envolvem o uso de grandes grupos musculares para atividades como  correr, saltar e lançar; e habilidades motoras finas, que envolvem movimentos mais  delicados e precisos, como o controle dos dedos e das mãos, importantes para  atividades como escrever e desenhar. 

No contexto do futsal, a atividade permite uma integração das habilidades  motoras grossas e finas, uma vez que os jogadores precisam de agilidade para se  mover rapidamente em campo, mas também de precisão para controlar a bola com  os pés, utilizando movimentos coordenados e específicos. Exige que os jogadores  trabalhem constantemente sua coordenação motora. 

O controle da bola, os dribles e as finalizações exigem habilidades motoras  finas e grossas bem desenvolvidas, aprimorando a coordenação entre membros  inferiores e superiores. A criança aprende a realizar movimentos complexos de forma  sincronizada e eficiente, o que reflete diretamente em seu desenvolvimento motor. 

Durante o jogo, as crianças precisam manter o equilíbrio enquanto se movimentam  rapidamente em diferentes direções, tanto em ações defensivas como ofensivas. O  futsal, com sua dinâmica de mudanças de direção, aceleração e desaceleração,  desafia e melhora o equilíbrio da criança, contribuindo para o fortalecimento da sua  postura corporal (DE CASTRO, 2021). 

O futsal é um jogo de ritmo acelerado, onde a agilidade e a velocidade são  essenciais. As crianças são constantemente desafiadas a se mover-se rapidamente, o  que acelera o processo de desenvolvimento da agilidade motora. Além disso, o futsal  trabalha tanto o tempo de reação quanto a velocidade de execução dos movimentos,  facilitando a adaptação das crianças a situações motoras mais complexas. 

É particularmente benéfico para o desenvolvimento de habilidades específicas,  como passes, dribles, chutes e recepção de bola. Estas ações envolvem coordenação motora fina, em que a precisão do movimento é essencial para o sucesso no jogo. Ao  realizar essas atividades de forma repetitiva, a criança aprimora a habilidade de  controlar o movimento do corpo em relação à bola, o que se reflete em ganhos  significativos na sua coordenação motora (NOGUEIRA, 2024). 

Embora o foco principal seja o desenvolvimento motor, o futsal também auxilia  no aprimoramento de habilidades sociais e emocionais das crianças, como trabalho  em equipe, comunicação e resolução de conflitos. Essas competências são  fundamentais para o desenvolvimento motor em um contexto mais amplo, pois as  crianças aprendem a interagir fisicamente com outras crianças, respeitar limites e  compartilhar responsabilidades dentro do jogo. Embora os benefícios do futsal para o  desenvolvimento motor infantil sejam amplamente reconhecidos, é importante  considerar também que o desenvolvimento motor não ocorre de maneira isolada.  

O futsal é apenas uma parte de um processo multidimensional, que envolve  outros fatores, como a nutrição, o ambiente familiar e escolar, e as características  individuais de cada criança. Dessa forma, a prática esportiva deve ser entendida  dentro de um contexto amplo, em que o apoio psicológico, emocional e social também  desempenha um papel crucial no sucesso do desenvolvimento motor (MOURA, 2021). 

Outro ponto importante é a necessidade de supervisão adequada por parte de  profissionais capacitados, como professores de educação física, para que as  atividades propostas estejam de acordo com a faixa etária e o estágio de  desenvolvimento das crianças. O futsal, quando bem orientado, pode ser uma  excelente ferramenta para a promoção do desenvolvimento motor saudável; no  entanto, quando mal conduzido, pode ocasionar lesões ou frustrações que impactem  negativamente o prazer da criança pela atividade física (OLIVEIRA, 2022) 

Portanto, o futsal se configura como uma modalidade esportiva eficaz para o  desenvolvimento motor infantil, proporcionando às crianças uma experiência rica e  variada de movimentos que desafiam e aprimoram suas habilidades motoras. Além  de proporcionar benefícios físicos, o futsal também exerce impacto positivo nas  habilidades sociais, emocionais e psicológicas das crianças. Para que o futsal tenha  um impacto positivo duradouro no desenvolvimento motor infantil, é essencial que a  prática seja realizada de forma equilibrada e com o acompanhamento de profissionais  qualificados. A integração do futsal com outras atividades de desenvolvimento físico  e social contribui para o crescimento saudável e integral das crianças, promovendo não apenas o aprimoramento motor, mas também a formação de indivíduos mais  ativos, saudáveis e sociáveis 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Ao término deste estudo ficou evidente que as atividades físicas como o futsal  praticado por crianças, melhora o desenvolvimento motor, e proporciona um ambiente  no qual elas podem aprender a lidar com desafios, superar limitações e experimentar  as vitórias e derrotas de maneira construtiva. 

O esporte também ajuda na inclusão social, ajudando a reduzir desigualdades,  promovendo a cidadania e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Dessa forma conclui-se que o futsal não é apenas uma atividade física, mas  uma poderosa ferramenta de educação integral, capaz de impactar positivamente o  desenvolvimento motor, social e emocional das crianças. 

Assim deve ser incentivado e incorporado de forma mais ampla nas práticas  educacionais e recreativas, contribuindo para o crescimento saudável e equilibrado  dos indivíduos. 

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1Acadêmico do curso de bacharel em Educação Física. Email: jaopedim2000@gmail.com
2Professor Especialista adjunto do curso de bacharel em Educação Física pela Faculdade Cristo Rei.