A INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS, NA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE LÁBREA-AM: INTENCIONALIDADE E REALIDADE

INCLUSIÓN DE LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN (TIC) COMO RECURSO PEDAGÓGICO EN LA EDUCACIÓN PRIMARIA, EN LA ESCUELA PÚBLICA MUNICIPAL DE LÁBREA-AM: INTENCIONALIDAD Y REALIDAD.

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/fa10202409141148


Ivângela Lopes da Silva
Zaira Gomes Lima Fuzzo
José Amauri Siqueira da Silva


RESUMO

Durante a pandemia de Covid-19, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) se tornaram essenciais para manter a continuidade do ensino, exigindo uma adaptação rápida por parte dos professores. Este estudo investiga a inclusão das TICs como recurso pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Lábrea-AM. Os objetivos principais incluem compreender a frequência de uso das TICs, identificar os recursos tecnológicos mais utilizados, e analisar os desafios enfrentados por professores e alunos na sua implementação. A justificativa do estudo está centrada na necessidade de adaptar o ensino às exigências tecnológicas contemporâneas, promovendo um ensino mais dinâmico e inclusivo.
A metodologia adotada foi quantitativa descritiva, utilizando questionários aplicados a 6 professores e 51 alunos para coletar dados sobre o uso das TICs, a infraestrutura escolar, e a integração das tecnologias no planejamento pedagógico e no Projeto Político Pedagógico (PPP). Os resultados revelam um uso esporádico das TICs, subutilização dos laboratórios de informática e limitações significativas relacionadas à infraestrutura escolar e ao suporte técnico. As conclusões apontam para a necessidade de políticas públicas mais eficazes, capacitações contínuas para os docentes, e um planejamento escolar direcionado para a integração sistemática das TICs, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e o engajamento dos alunos.

Palavras-chaves: educação; tecnologias da informação e comunicação; realidade.

RESUMEN

Durante la pandemia de Covid-19, las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TICs) se volvieron esenciales para mantener la continuidad de la enseñanza, exigiendo una rápida adaptación por parte de los profesores. Este estudio investiga la inclusión de las TICs como recurso pedagógico en los Años Iniciales de la Educación Primaria en las escuelas públicas del municipio de Lábrea-AM. Los objetivos principales incluyen comprender la frecuencia de uso de las TICs, identificar los recursos tecnológicos más utilizados y analizar los desafíos que enfrentan profesores y alumnos en su implementación. La justificación del estudio se centra en la necesidad de adaptar la enseñanza a las exigencias tecnológicas contemporáneas, promoviendo una educación más dinámica e inclusiva.
La metodología adoptada fue cuantitativa descriptiva, utilizando cuestionarios aplicados a 6 profesores y 51 alumnos para recopilar datos sobre el uso de las TICs, la infraestructura escolar y la integración de las tecnologías en la planificación pedagógica y en el Proyecto Político Pedagógico (PPP). Los resultados revelan un uso esporádico de las TICs, la subutilización de los laboratorios de informática y limitaciones significativas relacionadas con la infraestructura escolar y el soporte técnico. Las conclusiones apuntan a la necesidad de políticas públicas más eficaces, capacitaciones continuas para los docentes y una planificación escolar orientada a la integración sistemática de las TICs, con el objetivo de mejorar la calidad de la enseñanza y el compromiso de los alumnos.

Palabras clave: educación; tecnologías de la información y las comunicaciones; realidad.

1 INTRODUÇÃO

A introdução explora a crescente importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente educacional, destacando seu papel em mediar processos informacionais e comunicativos. Definidas como ferramentas projetadas para facilitar e enriquecer a comunicação e o acesso à informação, as TICs têm o potencial de transformar significativamente a educação. A UNESCO (2008) enfatiza que, em um mundo saturado de informações, é essencial que educadores e estudantes usem a tecnologia de forma eficaz, capacitando os alunos a serem usuários qualificados, solucionadores de problemas e cidadãos informados.

A pandemia global acelerou a adoção de tecnologias no ensino, demonstrando que é possível estudar e se comunicar remotamente com eficiência. Segundo Barros (2022), a tecnologia no processo de aprendizagem pode aumentar o interesse dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas. O objetivo principal da tecnologia na educação é promover uma aprendizagem ativa e engajada, onde o professor e a tecnologia se tornam parceiros indispensáveis.

Paiva e Costa (2015) reforçam que a prática docente é crucial para a transmissão efetiva de conhecimentos, e a adaptação dos professores às novas metodologias tecnológicas é essencial para maximizar a compreensão dos alunos. Ferreira (2019) argumenta que os educadores precisam estar cientes das necessidades de uma geração conectada e dependente da tecnologia.

Chagas (2010) observa que, embora os métodos tradicionais de ensino ainda sejam válidos, a integração das tecnologias trouxe novas perspectivas para a prática pedagógica. Este estudo investiga a inclusão das TICs como ferramentas pedagógicas no Ensino Fundamental Anos Iniciais em uma escola pública de Lábrea/AM, analisando a intencionalidade e a realidade da sua aplicação. A pesquisa envolveu professores e alunos do 5º ano, utilizando questionários impressos e digitais via Google Forms para coletar dados.

1.1 Abordagem do problema

O problema abordado no texto refere-se à integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no processo de ensino-aprendizagem, particularmente no Ensino Fundamental Anos Iniciais de uma escola pública em Lábrea-AM. Embora as TICs ofereçam grandes oportunidades para enriquecer a prática pedagógica, muitos professores ainda resistem a adotar essas ferramentas, preferindo métodos tradicionais. Essa resistência pode limitar o potencial de transformação da educação e dificultar o engajamento dos alunos. O estudo busca investigar como está ocorrendo essa inserção das TICs, analisar as práticas pedagógicas atuais, e identificar caminhos para melhorar a utilização dessas tecnologias, fortalecendo o vínculo entre professores, tecnologia e alunos.

1.2 Pergunta central

Como tem sido o processo de inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como recurso pedagógico nos 5º Anos do Ensino Fundamental na escola pública do Município de Lábrea-AM?

1.3 Objetivo geral

Compreender o processo de inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como recurso pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na escola pública do Município de Lábrea-Am.

1.4 Justificativa

Este estudo explora a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação, destacando que muitas escolas públicas ainda não estão totalmente equipadas para usá-las de forma consistente. A pandemia de Covid-19 revelou essa deficiência, com professores despreparados para o ensino remoto, o que agravou os desafios educacionais. A pesquisa foca na frequência de uso das TICs pelos professores do 5º ano na Escola Municipal Maria do Socorro Brito Lima, identificando os recursos mais utilizados, os fatores limitantes e as condições de trabalho que afetam o uso dessas tecnologias, enfatizando a necessidade de integrar as TICs de forma planejada e eficiente no processo educacional.

1.5 Definição operacional das variáveis

Quadro 01 – Variáveis

VariáveisDimensãoIndicadoresInstrumentos
Tecnologias da Informação e Comunicação        Referências        AutoresArtigos;
Gráficos;
Livros;
Revistas;
Questionários;
Sites.
Plataformas de ensino
Ferramenta Pedagógica      Referências      AutoresArtigos;
Gráficos;
Livros;
Revistas;
Questionários;
Sites.
Plataformas de ensino.
Aprendizagem SignificativaReferênciasAutoresLivros;
Artigos;
Análise;
Questionários;
Sites.

Fonte: Própria autora, 2023.

2 METODOLÓGIA

A metodologia desta pesquisa foi desenvolvida para analisar a realidade educacional da Escola Maria do Socorro Brito Lima, focando em duas turmas de 5º Ano do turno matutino, escolhidas por serem os anos finais do 1º Ciclo e participantes da Prova Brasil. A pesquisa, realizada de 06 a 13 de junho de 2023, adotou uma abordagem quantitativa descritiva e utilizou questionários fechados: um digital, aplicado a seis professores via Google Forms, e outro impresso, aplicado a 51 alunos. Os dados foram analisados estatística e qualitativamente, com base em teorias contemporâneas e na análise fenomenológica, que busca entender as experiências vividas e contextuais, sem chegar a conclusões definitivas.

2.1 Alcance da pesquisa

O estudo, conduzido como pesquisa descritiva, teve o objetivo de entender a inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como recurso pedagógico na Escola Municipal Maria do Socorro Brito Lima. Baseado em questionários estruturados com perguntas fechadas, o estudo permitiu uma análise quantitativa dos resultados. Segundo Triviños (1987), apoiado por Cervo, Bervian e Silva (2007), a pesquisa descritiva envolve observar, indagar, coletar, analisar e interpretar dados de uma realidade em constante mudança. Com base em Gil (1999) e Malhotra (2006), os questionários foram aplicados via links enviados por WhatsApp e Google Forms, facilitando a coleta e análise dos dados. Os resultados, analisados estatística e qualitativamente, forneceram insights sobre o processo de inclusão das TICs na escola, identificando áreas para melhorias no uso de tecnologias educacionais.

2.2 População e amostra

A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Maria do Socorro Brito, em Lábrea-AM, com 6 professores e 51 alunos do 5º ano, totalizando 57 participantes. As turmas tiveram altas taxas de participação: 93% na turma 1 e 96,5% na turma 2. Os professores participantes eram das áreas de Matemática, Educação Física e Ciências, Língua Portuguesa, e História, Geografia, Artes e Ensino Religioso. A pesquisa foi autorizada pela direção e todos os participantes assinaram termos de consentimento, garantindo uma amostra representativa para analisar a inclusão das TICs como recurso pedagógico na escola.

2.3 Procedimentos de coleta de dados

O estudo explorou a inclusão tecnológica na Escola Municipal Maria do Socorro Brito Lima, destacando o impacto do uso obrigatório de tecnologias durante a pandemia de Covid-19. A escola foi escolhida por sua localização periférica e diversidade socioeconômica, refletindo a realidade de muitas escolas municipais. Após visitas iniciais para conhecer as instalações e obter autorizações, o estudo começou com explicações sobre os objetivos e metodologia para professores e alunos. Pré-testes dos questionários foram realizados para ajustes. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: questionários online para professores via Google Forms e impressos para alunos, garantindo uma análise estruturada da inclusão tecnológica na escola.

3 MARCO ANALÍTICO
3.1 Apresentação dos dados coletados

O estudo na Escola Municipal Maria do Socorro Brito Lima analisou o uso das TICs como recursos pedagógicos. Foram aplicados questionários entre 6 e 13 de junho de 2023 a 6 professores, via Google Forms, e a 51 alunos, em formato impresso. Os questionários abordaram o uso das TICs dentro e fora da sala de aula, buscando identificar se essas tecnologias são amplamente utilizadas ou ainda representam um desafio na escola.

3.2 Resultados integrais da investigação

Os resultados foram obtidos por meio de questionários fechados aplicados a professores e alunos da Escola Municipal Maria do Socorro Brito Lima. O questionário dos professores, com 13 perguntas via Google Forms, investigou o uso das TICs no planejamento didático e a frequência com que essas tecnologias são utilizadas como ferramentas de aprendizagem. A análise revelou percepções sobre o papel das TICs no planejamento e execução das aulas, destacando a importância de um planejamento reflexivo. Os dados foram discutidos com base em referências teóricas para fundamentar as conclusões sobre a integração das TICs na escola.

Os dados indicam que 67% dos professores raramente utilizam ferramentas tecnológicas nos seus planejamentos didáticos, sugerindo uma baixa integração das TICs na prática pedagógica. Estudos de Oliveira (2016) e Conceição (2021) apontam para o potencial das TICs em ampliar a relação professor-aluno e potencializar o ensino, mas também evidenciam a pouca utilização dessas tecnologias em escolas públicas, reforçando os achados da pesquisa.

Este gráfico mostra que os notebooks e projetores são os recursos tecnológicos mais usados (67%), enquanto o uso de smartphones é menor (16%), e 17% dos professores não utilizam nenhum recurso tecnológico. Apesar de a escola dispor de alguns projetores e dos notebooks pessoais dos professores, o uso de smartphones para fins educacionais é raro. Kenski (2001) destaca que, para tornar o ensino mais dinâmico e criativo, é necessário um uso planejado e sistemático das tecnologias com apoio pedagógico.

Os resultados indicam que 50% dos professores utilizam as TICs ocasionalmente, 33% com frequência, e 17% não as utilizam nas aulas. A literatura reforça que a integração das TICs pode melhorar a qualidade do ensino e trazer inovações pedagógicas (Almeida; Cantuária; Goulart, 2021).

O gráfico mostra que 50% dos professores afirmam que as TICs estão incluídas no PPP, enquanto os outros 50% não têm certeza sobre isso. A análise sugere que a inclusão das TICs no PPP é superficial e precisa ser atualizada para estar alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com as demandas contemporâneas. A participação dos professores na elaboração do PPP é fundamental, conforme enfatiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e Veiga (1995).

Os resultados indicam que 67% dos professores têm um nível médio de conhecimento em TICs, refletindo um progresso na adaptação ao ensino digital. No entanto, 33% ainda têm conhecimento limitado, o que pode dificultar a utilização das TICs. A capacitação continuada dos professores é, portanto, uma necessidade crucial.

O gráfico revela que 100% dos professores reconhecem a presença de um laboratório de informática funcional e conectado na escola, equipado pelo Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) e pelo Programa Educação Conectada. Moran (2000, 2013) observa que o uso adequado da internet pode expandir as oportunidades de pesquisa e aprendizado, mas destaca a importância de um planejamento estruturado para o uso dos recursos disponíveis.

Os dados indicam que, embora o laboratório de informática esteja presente, com apenas nove computadores, ele não atende à demanda das turmas, que possuem pelo menos 25 alunos. Andrade (2011) destaca que a falta de recursos adequados é um desafio significativo, e que a ampliação da infraestrutura poderia melhorar as estratégias pedagógicas.

Este gráfico mostra que 67% dos professores não utilizam o laboratório de informática para ministrar aulas, apesar da possibilidade de trabalhar com pequenos grupos. A utilização limitada dos recursos tecnológicos reforça a necessidade de estratégias pedagógicas mais eficazes que incorporem o uso de TICs.

O gráfico revela que 83% dos professores observam que apenas uma minoria dos alunos possui equipamentos tecnológicos, como notebooks, smartphones ou tablets, refletindo a baixa condição socioeconômica de muitos estudantes. Pretto (1999) argumenta que as escolas têm um papel importante em reduzir as desigualdades sociais ao facilitar o acesso às tecnologias, especialmente para alunos de baixa renda.

Entre os professores que utilizam TICs, 67% consideram a aprendizagem dos alunos como parcialmente satisfatória, enquanto 16% a veem como insatisfatória, e 17% não utilizam as TICs. Isso sugere uma necessidade de reavaliar e fortalecer a implementação das TICs para melhorar os resultados educacionais.

Os aplicativos são o recurso digital preferido por 50% dos professores, seguidos por sites (17%) e redes sociais (16%), com alguns não utilizando nenhuma dessas ferramentas. A falta de equipamentos fixos nas salas de aula é apontada como um obstáculo para uma adoção mais ampla das TICs.

De acordo com o Gráfico 13, 57% dos professores identificaram a falta de um espaço adequado e bem equipado com tecnologias como o principal obstáculo para o uso das TICs nas aulas. A escola dispunha de poucos equipamentos tecnológicos, e tanto as salas de aula quanto a biblioteca estavam desprovidas de recursos, limitando a integração das TICs. Além disso, muitos alunos, oriundos de famílias de baixa renda, não possuíam dispositivos tecnológicos, agravando a situação. No entanto, a formação dos professores em tecnologias não foi vista como um problema significativo, indicando que os educadores estavam empenhados em aperfeiçoar suas habilidades.

O Gráfico 14 mostrou que 47% dos alunos não possuíam dispositivos tecnológicos, como notebooks, smartphones ou tablets, enquanto 37% possuíam smartphones, contrastando com a percepção dos professores, que indicavam uma minoria de alunos com acesso a esses dispositivos. Garofalo (2022) destacou a necessidade de políticas públicas para ampliar o acesso à tecnologia na educação e reduzir desigualdades sociais.

Conforme o Gráfico 15, 73% dos alunos percebiam que seus professores utilizavam recursos tecnológicos nas aulas, o que indicava um esforço para integrar as TICs, embora 27% dos professores ainda não as utilizassem. Moran (2013) e Oliveira (2016) reforçaram a importância das TICs para melhorar o ensino e adaptar as metodologias às necessidades dos alunos.

O Gráfico 16 analisou a frequência com que os professores utilizavam TICs em suas aulas, mostrando uma variação significativa: alguns faziam uso regular dessas ferramentas, enquanto outros ainda não as incorporavam de forma consistente. Isso evidenciou a necessidade de um uso mais sistemático e frequente das TICs para garantir uma experiência educacional mais enriquecedora. No Gráfico 17, a participação dos alunos em oficinas tecnológicas pedagógicas foi investigada, revelando uma oportunidade significativa para expandir essas atividades. Embora alguns alunos participassem ativamente, muitos ainda não tinham acesso ou conhecimento sobre essas oportunidades, sugerindo que a escola poderia melhorar a oferta e a comunicação sobre essas oficinas para aumentar o engajamento com as TICs.

O Gráfico 18 avaliou o uso de videoaulas e aplicativos educativos, mostrando que esses recursos eram bem recebidos pelos alunos quando utilizados pelos professores. Contudo, a implementação ainda era desigual, com parte dos professores adotando essas ferramentas regularmente, enquanto outros enfrentavam dificuldades na adaptação. Isso sublinhou a necessidade de treinamento adicional para os professores, para que pudessem incorporar videoaulas e aplicativos de forma mais eficaz.

De acordo com o Gráfico 19, 63% dos alunos avaliavam suas aprendizagens como satisfatórias com o uso adequado de TICs, enquanto 18% consideravam a aprendizagem parcialmente satisfatória e 19% não a consideravam satisfatória, frequentemente devido à falta de experiência com as ferramentas tecnológicas. O Gráfico 20 indicou que 69% dos alunos se sentiam motivados quando os professores utilizavam tecnologias, enquanto 19% não se sentiam motivados, e 12% não podiam opinar por falta de experiência com essas ferramentas. Isso sugeriu que a tecnologia, quando bem utilizada, poderia aumentar a motivação dos alunos, mas seu sucesso dependia de uma aplicação eficaz e da capacitação dos professores.

Segundo o Gráfico 21, 88% dos alunos confirmaram a presença de um laboratório de informática na escola, equipado com nove computadores conectados em rede pelo Programa Educação Conectada, embora o espaço fosse pequeno. Moran (2013) ressaltou a importância desses laboratórios na transformação tecnológica das escolas, mas reconheceu que sua quantidade ainda era insuficiente para atender à demanda educacional. O Gráfico 22 mostrou que 59% dos alunos não utilizavam o laboratório de informática para atividades acadêmicas, 33% o utilizavam, e 8% não sabiam sobre sua existência, apontando para uma subutilização dos recursos disponíveis. Libâneo (2007) e Moran (2000) enfatizaram a importância de uma organização escolar eficiente e da integração de novas mídias para melhorar a qualidade do ensino.

Por fim, o Gráfico 23 revelou que, embora 59% dos alunos afirmassem que os professores incentivavam o uso da tecnologia, a integração das TICs nas práticas pedagógicas ainda era limitada, com 41% dos alunos não recebendo esse incentivo. A pandemia de Covid-19 evidenciou a falta de preparo tecnológico das escolas, exacerbando desigualdades e destacando a necessidade urgente de capacitação de professores e melhorias na infraestrutura tecnológica para garantir um ensino mais moderno e acessível.

Os dados apresentados no estudo destacaram a necessidade de melhorias significativas na infraestrutura tecnológica e na formação dos professores para que as TICs pudessem realmente transformar a educação na Escola Municipal Maria do Socorro Brito Lima, contribuindo para um ensino mais dinâmico, inclusivo e eficaz.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa focou na inclusão das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como recurso pedagógico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas do Município de Lábrea-Am. Dada a rápida evolução tecnológica e os desafios que ela apresenta para a educação, a pesquisa visou compreender como essas tecnologias estão sendo integradas nas práticas pedagógicas. Os resultados mostram que, apesar do potencial das TICs para melhorar o ensino, sua implementação ainda é limitada e acontece de forma isolada.

O objetivo geral da pesquisa foi alcançado, revelando que as TICs são utilizadas de maneira esporádica e com baixa importância nas práticas pedagógicas. Existe uma necessidade de maior integração e familiarização com essas tecnologias por parte de professores e alunos, para que possam se adaptar às mudanças rápidas no contexto educacional. Embora os objetivos específicos tenham sido atendidos, evidenciando uma utilização irregular das TICs pelos professores e uma falta de planejamento e infraestrutura adequados, a necessidade de expansão no uso das TICs é clara.

No entanto, apesar da confirmação de que os alunos se sentem mais motivados, os professores relataram que a aprendizagem com TICs é apenas parcialmente satisfatória, indicando uma área para investigação futura sobre as limitações do uso das tecnologias. 

O estudo também revelou que a inclusão das TICs no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas é insuficiente, com apenas metade dos professores confirmando sua presença no documento. Fatores como a falta de equipamentos adequados e espaço limitado foram identificados como obstáculos significativos para a integração das TICs. Além disso, os recursos tecnológicos mais utilizados são os notebooks e projetores de imagens, com o laboratório de informática subutilizado devido à falta de solicitação dos professores.

As contribuições da pesquisa são variadas. Teoricamente, trouxe novos insights sobre a realidade do uso das TICs nas escolas públicas de Lábrea, que ainda não havia sido amplamente explorada. Praticamente, serve como um ponto de partida para estudos futuros e para sensibilizar autoridades e a comunidade escolar sobre a importância de integrar as TICs de maneira mais efetiva. Socialmente, destaca a necessidade de capacitação e melhorias na infraestrutura escolar e pode auxiliar na inclusão da escola em projetos tecnológicos e na formulação de políticas públicas mais eficazes. A pesquisa também sugere a necessidade de ações práticas, como oficinas e projetos educacionais, para estimular o uso das TICs e melhorar a qualidade do ensino.

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