A IMPORTÂNCIA DO MARKETING DIGITAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO.

THE IMPORTANCE OF DIGITAL MARKETING FOR THE  DEVELOPMENT OF COMMERCE.

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.11100302


Claudinei Pereira Lopes1
Gleison Guardia2
José Roberto Dos Reis3
Magna Ferreira Costa4


Resumo 

O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica que tem como objetivo identificar e descrever a  importância do marketing digital para o comércio. A velocidade das mudanças econômicas e as oportunidades  geradas pelas atuais tecnologias de informação e comunicação exigem que as empresas repensem  continuamente seus negócios, analisando novos conceitos de marketing fazendo com que a discussão do caso  se torna pertinente, pois o número de pessoas conectadas cresce cada vez mais, seja por computadores, tablets,  celulares e outros meios. O uso dos meios digitais está cada vez mais vinculado ao nosso cotidiano, sendo  assim, o marketing digital traz muitas vantagens para as empresas, principalmente em aspectos como  crescimento, alcance e visibilidade. 

Palavras-chave: Marketing. Digital. Comércio. Negócios. Tecnologia. 

Abstract 

This article presents a bibliographical review that aims to identify and describe the importance of digital  marketing for commerce. The speed of economic changes and the opportunities generated by current  information and communication technologies require companies to continually rethink their businesses,  analyzing new marketing concepts, making the discussion of the case relevant, as the number of connected  people grows each time. increasingly, whether through computers, tablets, cell phones and other means. The  use of digital media is increasingly linked to our daily lives, therefore, digital marketing brings many  advantages to companies, especially in aspects such as growth, reach and visibility.  

Keywords: Marketing. Digital. Commerce. Business. Technology.

INTRODUÇÃO 

O marketing digital tem sido relevante para o desenvolvimento do comércio, tendo em vista a  quantidade de propagandas que estão disponíveis na internet, sem falar também na quantidade de  pessoas que preferem comprar ou até mesmo adquirir informações sobre determinado produto pelo  celular, notebook, tablet, entre outros. 

Diante destas informações, esta investigação bibliográfica justifica-se pela necessidade de  levar aos comerciantes e as empresas em geral que os mesmos devem se habituar aos novos meios de  comunicações da nossa atualidade, visando por meio da internet, ou seja por meio do marketing digital atrair potenciais clientes, agregando assim valor a sua marca, produto ou serviço, e ampliando cada  vez mais o comércio. 

Segundo Kotler (2013), os benefícios que as empresas recebem pelos serviços online são  grandes, entre esses benefícios estão os menores gastos, aproximação com o cliente, a expansão de  público e a facilidade de comunicação que o marketing digital propõe. 

Uma empresa que utiliza do marketing digital para elaborar e implementar estratégias para se  diferenciar da sua concorrência torna-se uma empresa competitiva no mercado de atuação, e dessa  forma consegue manter e atrair clientes, pois estamos em um ambiente cada vez mais competitivo,  onde o consumidor tem cada vez mais opções de compras. 

Apresentar as questões buscando descrever teorias de marketing digital, analisar, conhecer e  traçar a importância do marketing digital para o desenvolvimento do comércio faz com que as empresas se desenvolvam e alcancem os objetivos de vendas. Pois a internet e as novas tecnologias são  ferramentas pelas quais os consumidores podem manifestar suas opiniões publicamente, dando  depoimentos e avaliações dos produtos adquiridos e experiências de consumo, o que permite ao  consumidor a possibilidade de influenciar a imagem da empresa, portanto a produção de conteúdo,  divulgação em redes sociais é fundamental, pois as mesmas trazem engajamento, visibilidade e  segmentação, quem divulga mais, vende mais e cresce mais. 

REFERENCIAL TEÓRICO 

O marketing digital é um conjunto de estratégias de marketing e publicidade, aplicadas na  Internet. Não se trata de uma ou outra ação, mas de um conjunto coerente e eficaz de ações que criam  um contato permanente do comércio ou empresa com seus clientes, utilizando a internet como meio  de comunicação, propaganda, publicidade entres outras estratégias de marketing digital. 

O surgimento do marketing ocorreu em torno da década de 40, de acordo com Cobra (2009)  em sua primeira visão o marketing era uma ação no mercado de troca e consumo, por meio das  atividades comerciais. Com a necessidade de inovação das relações comerciais percebe-se que a  definição de marketing vem evoluindo, mudando seu contexto ao longo dos tempos. Ainda segundo  o autor, o marketing tem como objetivo essência a satisfação das necessidades dos consumidores e  das organizações nesse processo de trocas de produtos ou serviços, pelo qual duas ou mais pessoas  ofertam algo de valor, com o intuito de atingir seus objetivos. Ressaltando a complexidade da  definição de marketing, onde cada autor observa o marketing por um ângulo, não discordando, contudo, quando menciona que o conceito do marketing tem como uma das suas essências satisfazer  as necessidades e desejos do cliente. 

Com o surgimento da tecnológica apareceram novos desafios para a área de marketing, entre  esses desafios dando origem ao marketing digital, que utiliza a internet como meio de comunicação,  propaganda, publicidade entres outras estratégias de marketing. O meio de comunicação oferecido  pela internet liga pessoas e empresas de forma global. Finkelstein (2011), em sua definição de internet o traduz como um conjunto de incontáveis redes de computadores que servem a milhões de pessoas  em todo o mundo. 

Com o avanço tecnológico o marketing digital teve cada vez mais facilidade para divulgação,  pois através da internet as pessoas estão cada vez mais conectadas. 

De acordo com Tavares (2013), marketing digital é uma ferramenta que faz com que os  consumidores conheçam seus negócios, trazendo um relacionamento de confiança entre eles, e tomem  a decisão de compra a seu favor. 

A definição de marketing digital ou e-marketing trazida por Limeira (2010) é descrita como sendo o conjunto de ações de marketing oferecidas por canais eletrônicos, através da internet em que  o cliente interage através do controle da quantidade e do tipo de informação recebida. 

As redes sociais são canais importantes no marketing digital, assim sendo, é interessante  conhecer as mais populares para identificar em quais sua audiência está, qual têm maior número de  usuários e fazer bom uso delas para atingir seu público-alvo.  

Redes sociais mais usadas no Brasil em 2023  

Rede Social Acessos
WhatsApp 169 milhões
YouTube 142 milhões
Instagram 113 milhões
Facebook 109 milhões
TikTok 82 milhões
LinkedIn 63 milhões
Messenger 62 milhões
Kwai 48 milhões
Pinterest 28 milhões
Twitter 24 milhões

Dados RD Station. (Adaptada) 

Pode-se destacar de acordo com Volpato (2023), as principais plataformas colaborativas das  mídias sociais, citando WhatsApp, YouTube e Instagram, dentre outros, onde por meio delas as  empresas podem procurar meios de divulgar seus produtos ou serviços utilizando a técnica do marketing que mais combine ao seu público-alvo, mantendo relacionamento próximo com seus  clientes. O mesmo ainda ressalta que a influência maior acontece através de amigos em comuns que  utilizam a mesma para postar ou comunicar sua satisfação após uma compra, passando assim uma  imagem e lembrança positiva da empresa ou marca. 

O marketing digital tem sido um grande aliado das empresas, onde a internet é utilizada como  uma ferramenta de diálogo entre organizações e consumidores, tornando-se assim um diferencial  competitivo. Esta é uma forma das empresas se fazerem presentes nos negócios focando a utilização  das mídias sociais para estabelecer um contato direto e transparente com os clientes, com o intuito de  conhecer e se aproximar do seu público-alvo, mantendo-se à frente das concorrentes, tornando assim  um diferencial competitivo. 

Dessa forma podemos perceber o quanto o marketing digital tem sido significativo para o  desenvolvimento dos comércios, assim como proporciona uma nova visão para a economia , oferece  uma forma dos comerciantes se fazerem presentes nos negócios, tornando um meio de  comunicação extremamente eficaz, focando na utilização das mídias sociais para estabelecer um  contato direto e transparente com os clientes, com o intuito de conhecer e se aproximar do seu público alvo, mantendo-se a frente dos concorrentes, tornando assim um diferencial competitivo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

A elaboração do presente artigo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica, onde foram  realizadas leituras seletivas em artigos científicos, dissertações, teses e buscas realizadas na internet.  Tendo como objetivo buscar conhecer e explorar mais a respeito do marketing digital e assim  descrever como o marketing digital é importante para o desenvolvimento do comércio. 

Portanto, conclui-se que o marketing digital tem poder de influência na tomada de decisão de  compra, onde os consumidores utilizam os recursos oferecidos para auxiliar no seu processo  decisório. 

A utilização das redes sociais com o auxílio das ferramentas do marketing permite que as  empresas além de influenciar na decisão de compra, se tornem cada vez mais uma ferramenta eficaz  e um diferencial competitivo das demais. É importante frisar que por meio dessas estratégias do  marketing as empresas utilizam a seu favor a tecnologia da comunicação como forma de  conquistar, reter e fidelizar seus clientes. 

Recomenda-se ainda que as empresas verifiquem as formas como o feedback é obtido, para  que os pontos negativos sejam melhorados e que o objetivo do marketing que é atender as necessidades e desejos dos clientes sejam sempre alcançados. Recomendam-se novos estudos  abrangendo as relações de marketing, internet e redes sociais onde as empresas utilizam seus sistemas  de informação para acompanhar as motivações dos consumidores e posteriormente oferecerem os  produtos certos para o público correto. 

REFERÊNCIAS 

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2009.  

FINKELSTEIN, Maria Eugênia Reis. Direito do comércio eletrônico. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier,  2011. 

KOTLER, Philip. Marketing Essencial: conceitos, estratégias e casos. 5. ed. São Paulo: Peason  Education do Brasil,2013. 

LIMEIRA, Tania M. Vidigal. E-marketing. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. 

TAVARES, Cristiano Viana Cavalcante Castellão. Marketing na região do cariri: melhores marcas,  merchandising, satisfação e comportamento do consumidor. 1. ed. Curitiba: CRV, 2013. 

VOLPATO, Bruno. Ranking: as redes sociais mais usadas no Brasil e no mundo em 2023, com  insights, ferramentas e materiais. Disponível em: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil.com.br. Acesso em  28 de Outubro 2023.1 Discente do Curso Superior de Tecnolo


1Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Rondônia Campus Porto Velho e-mail:  claudinei.parceriapl@gmail.com 
2Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Rondônia Campus Porto Velho e-mail:  joserobertonbo@gmail.com 
3Docente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Rondônia Campus Porto Velho. Mestre em EDUCAÇÃO  em 2016-Universidade Federal de Rondônia, UNIR. e-mail: orientacaotcc1.pvhzonanorte@ifro.edu.br 
4Discente do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Rondônia Campus Porto Velho e-mail: magnacosta12@gmail.com