A IMPORTÂNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE  EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL I.

THE IMPORTANCE OF NEW TECHNOLOGIES IN THE EDUCATION AND  LEARNING PROCESS IN ELEMENTARY EDUCATION I. 

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cs10202410312108


Wallas Faustino da Silva1
Maria do Perpetuo Socorro Bandeira Morais2


RESUMO – O presente estudo aborda a importância do uso das novas  tecnologias no ambiente educacional voltado para o ensino fundamental anos  iniciais, buscando desvendar quais os benefícios e os desafios que abrange  uma das etapas mais importantes na vida escolar dos alunos. Por essa razão,  alguns professores de uma escola pública do ensino fundamental da cidade de  Manaus foram alvo desta pesquisa, que visou analisar a utilização das novas  tecnologias para o processo de ensino e aprendizagem, os benefícios e  desafios que contribuem tanto no ambiente escolar como em qualquer outro  espaço. Para obtenção de dados, foi realizada uma revisão de literatura, assim  como, a aplicação de um questionário e um esquema de palavras com o intuito  de avaliar o desempenho dos professores com as novas tecnologias, os  métodos utilizados para implementar a tecnologia como ferramenta de ensino aprendizagem, e o impacto referente a pandemia do covid-19. 

Analisando isso, foi possível perceber que um bom engajamento com a turma,  aulas diferenciadas, dinâmicas e estratégias são pontos cruciais para que os alunos sejam protagonistas de sua própria aprendizagem. Com isso, é importante a instituição colocar em prática o papel das didáticas de ensino e  aplicações pedagógicas, como também investir na preparação dos educadores,  que devem estar preparados para lidar com o avanço das novas tecnologias. 

Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Aprendizagem. Ensino Fundamental.  Conhecimento.

ABSTRACT – This study addresses the importance of using new technologies  in the educational environment aimed at primary education, seeking to uncover  the benefits and challenges that encompass one of the most important stages in  students’ school lives. For this reason, some teachers from a public elementary  school in the city of Manaus were the target of this research, which aimed to  analyze the use of new technologies for the teaching and learning process, the  benefits and challenges they contribute both in the school environment and in  any other space. To obtain data, a literature review was carried out, as well as  the application of a questionnaire and a word scheme with the aim of evaluating  teachers’ performance with new technologies, the methods used to implement  technology as a teaching tool learning, and the impact related to the covid-19  pandemic.  

Analyzing this, it was possible to see that good engagement with the class,  differentiated classes, dynamics and strategies are crucial points for students to  be protagonists of their own learning. Therefore, it is important for the institution  to put into practice the role of teaching didactics and pedagogical applications,  as well as investing in the preparation of educators, who must be prepared to  deal with the advancement of new technologies. 

Keywords: Technology. Education. Learning. Elementary School. Knowledge.

1. Introdução 

As novas tecnologias no ensino fundamental, como os aplicativos  interativos, jogos digitais, plataformas e softwares são de fato possibilidades  vantajosas para todos os envolvidos neste processo de construção de  conhecimento. Para isso se faz necessário, o uso de recursos que possam  fazer com que a escola mantenha o seu aluno atualizado nas propostas  pedagógicas atuais. 

Pontes (2021) declara que o professor, mediador do conhecimento, busca em todos os momentos estratégias que possam diminuir as dificuldades  de seus aprendizes. E essas estratégias podem ser trabalhadas pelo  pressuposto teórico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no qual o  documento retrata o quanto é importante o uso da tecnologia na vida dos  alunos, pois a partir do seu uso podemos colocar esses indivíduos em uma  posição de protagonismo e deixá-los com as rédeas do próprio conhecimento.  Desta maneira, podem se tornar mais participativos, melhorando os resultados  com o aprendizado que irão adquirindo e tornando-se assim os protagonistas  de sua própria história. Cabe destacarmos o quanto o engajamento é benéfico  também para os professores, que atuam como um guia na busca pelo  conhecimento e passam a ter um contato mais presente com o meio  tecnológico. 

O ambiente escolar deve priorizar a importância do uso das novas tecnologias, para que a criatividade, a autonomia e a atitude colaborativa e  participativa dos indivíduos estimulem o seu pleno desenvolvimento, como  afirma Silva (2012) que o uso do computador e da internet na sala de aula nas  mãos de professores capacitados é um instrumento valioso de ensino. Os  objetos e informações envolvidos no processo de ensino redefinem toda a  dinâmica da aula e criam novos vínculos entre os participantes. 

Assim, esse estudo justifica-se pela importância de compreender o papel  das novas tecnologias no processo de educação e aprendizado no ensino  fundamental I. Tendo como proposta, conhecer melhor quais são essas novas  tecnologias, entender a importância do uso delas como estratégias  metodológicas e as vantagens e desvantagens que elas proporcionam para  os alunos e docentes no ensino fundamental anos iniciais.

2. Revisão de Literatura 

A presença inegável da tecnologia em nossa sociedade constitui a  primeira base para que haja necessidade de sua presença na escola. A  introdução das tecnologias na Educação, estar associada à mudança e  transformação na forma como se aprende, a sua utilização ganhou o mundo e  acontece também de acordo com as necessidades e desejos dos aprendizes,  colaborando nas formas de interação entre quem aprende e quem ensina (TEODORO, 2008). 

Acredita-se que, ao trabalhar com os princípios da Tecnologia  Educacional (TE), o professor estará criando condições para que o aluno, em  contato crítico com as tecnologias na escola, consiga lidar com as tecnologias  da sociedade apropriando-se delas como sujeito. Ferreira (2019, p. 44) enfatiza  que a Tecnologia Educacional pode ser entendida como a utilização  sistemática de conhecimentos científicos e tecnológicos que visam formas de  solucionar os problemas voltados ao ensino, ou seja, o processo passa a ser mais agradável e motivacional para os alunos e professores. 

Para Demo (2009, p.63) as novas tecnologias fazem parte das novas  alfabetizações, das habilidades do século XXI, tornando-se parte fundamental  de estratégias de aprender melhor. Ressaltando que não basta ocorrer  mudanças de ordem tecnológicas, as tecnologias modernas devem ser  incorporadas ao ambiente escolar. 

Com o avanço das tecnologias de ensino, os educadores tiveram maior  conexão com os discentes. A utilização de jogos, aplicativos e outras  plataformas interativas trouxeram experiências mais modernas para a sala de  aula virtual, como fontes de informações e de exemplos que ajudam na  compreensão de conteúdos e aprendizagem. Lemos (2016) complementa que  o uso dos jogos educativos se tornou fundamental e um ótimo aliado para o  desenvolvimento das habilidades sociais dos alunos, que tem a chance de  socializar, interagir, compartilhar informações e experiências, solucionar problemas relativos aos jogos e ajudar uns aos outros, resultando em um contexto de aprendizagem distribuída. 

Percebemos que a tecnologia é algo benéfico e importante no  desenvolvimento social das nossas crianças, para isso é importante trabalhar requisitos pedagógicos como brincadeiras interativas que sejam proveitosos no  processo de aprendizagem. Quanto às vantagens sobre o uso das tecnologias  na educação, a escola ainda é a base do processo de ensino e aprendizado,  pois com a mediação do professor, o indivíduo pode fazer uso desses recursos.  Com isso, Pereira (2012) ressalta que a família e a escola precisam se unir  para auxiliar o aluno que será lançado na sociedade, ambas devem cuidar de  sua preparação, acolhimento e cuidados, principalmente se tratando dessa nova  realidade envolvendo a pandemia da covid-19. 

Nesse período foi necessário unir forças e esforços. A família e a escola  precisavam estar na mesma sintonia e com a mesma vontade de fazer dar  certo. No processo do ensino em casa, muitos pais ficam em dúvida de como  ensinar ou não entendiam o que foi proposto pela escola. Por isso, a SEDUC (2020) estabeleceu uma parceria entre o Centro de Mídias de Educação do  Amazonas e a TV Encontro das Águas, onde manteve alguns canais de TV  aberta com transmissões de conteúdos educacionais. Para os anos iniciais do  ensino fundamental (1º aos 3º anos) foram utilizadas atividades impressas e  indicações de portais educacionais de acesso gratuito para ampliar o contato  dos estudantes com os conteúdos escolares. Dessa forma, apesar de muitas  dificuldades e dúvidas que ainda foram surgindo ao longo do processo, as  escolas estiveram de braços abertos para sanar as dúvidas e ajudar os  responsáveis. 

Para Ferreira (2014) às novas tecnologias trouxeram um grande impacto  para Educação, se tornando uma grande aliada e permitindo que os alunos  estejam em contato com novas ferramentas cada vez mais requisitadas,  oferecendo um processo de ensino-aprendizagem mais flexível e dinâmico e  criando novas relações entre professor e aluno. Existe hoje uma grande  preocupação com a melhoria da escola e nos resultados de aprendizagem dos  seus alunos, por isso se manter informado é um dos fatores primordiais desse  contexto para as escolas não permanecerem alheias ao processo de  desenvolvimento tecnológico. 

Os aplicativos e softwares educacionais contribuem para novas  aprendizagens, estímulos, expressividade e mediação das comunicações, onde  a partir do seu uso o professor pode introduzir um conteúdo de um jeito  diferente na sua prática em sala de aula. Amado e Carreira (2015, p. 13) colaboram afirmando que o professor e o seu conhecimento é o mais  importante, na medida em que é ele quem avalia e escolhe os recursos, os  transforma e reinventa na sua prática de ensino. A partir desses métodos, o  professor gerencia o desenrolar da sua aula, criando oportunidades  significativas de aprendizagem para seus alunos. 

Mesmo a tecnologia sendo vista como uma aliada à aprendizagem, é  importante lembrar que é preciso manter um cuidado na ideia do uso no  contexto educacional, pois elas nem sempre resolvem todos os problemas de  aprendizagem (OLIVEIRA, 2017, p. 265). Desta forma, na sala de aula, o  professor pode direcionar o uso da tecnologia com a realidade dos seus  alunos, visando como a informação é consumida no dia a dia de cada um nos  canais do Youtube, Portais de Notícias, se eles assistem televisão ou que tipo  de conteúdo eles consomem. É através desse conhecimento prévio e desse  tipo de comportamento que podemos ajudar a trazer a tecnologia para a sala  de aula como uma solução e, melhor ainda, aproximar a disciplina do formato  pelo qual o aluno realmente se interessa. 

Segundo Couto (2013), as tecnologias digitais (TD) são vistas pelas  crianças como brinquedos, e por ver esses equipamentos como brinquedos, ela também pode ver como algo lúdico. Sabe-se que o lúdico é fundamental  para o desenvolvimento do ser humano e que, por isso, deve fazer parte do  cotidiano das crianças em todos os ambientes, inclusive nas escolas. Por isso,  a exploração do lúdico pode trazer viés para a sala de aula, proporcionando  experiências de melhoria em relação ao conteúdo e aproximar o professor do  aluno, tudo isso em prol do processo de ensino e aprendizado, melhorando todo  o caminho entre o que o aluno deve aprender e aplicar. 

Kenski (2015, p.43 e 67), afirma que “[…] educação e tecnologias são  indissociáveis[…]” e, para ela, o grande desafio “[…] é o de inventar e descobrir  usos criativos da tecnologia educacional que inspirem professores e alunos a  gostar de aprender […]”. Assim, podemos reforçar o papel que as TD são  fundamentais para o impulsionamento de uma educação diferenciada e de  qualidade. Com isso, introduzir a tecnologia na criação de uma aula diferente  pode ser benéfico para inovar sua metodologia, usando de recursos de áudio e  imagem com smartphones, internet, redes sociais, ambiente virtual de  aprendizagem, games e aplicativos, tudo com um auxiliar e mediação para trazer uma qualidade na educação e proporcionar novos caminhos para o  ensino com objetivos de formar educadores e ajudar a descobrir estratégias  inovadoras para o aperfeiçoamento do processo educacional. 

Paulo Freire (2001) declara que a introdução das tecnologias foi  favorável para o ajudar da didática de ensino do docente na sua rotina diária.  Assim, é importante que o professor exiba um teor de informação, e seja  realmente habilitado, para executar e trabalhar com as inovações tecnológicas  em sala de aula, especialmente pelo fato de que as novas gerações chegarem  com verdadeiros estímulos por estas técnicas, dando qualidade ao método de  ensino educacional. Podemos perceber no contexto escolar que muitos  profissionais que atuam com a educação básica, não tem acesso ou  conhecimento do uso das ferramentas tecnológicas, por falta de conhecimento  ou até medo e insegurança. A escola tem um compromisso social e  pedagógico com a formação do educando nesse processo, cabendo à  responsabilidade de mediar o conhecimento dos alunos. 

Para Silva et al. (2011), se antes a questão era como ter acesso às tecnologias, hoje o principal desafio que se abre no contexto educacional é o  que fazer com ela e como usá-la de maneira correta e consciente, desafiando o  professor a como agir diante das inovações tecnológicas. O professor deve  buscar qualificação, entender das inovações e utilizar os recursos disponíveis  ao seu favor, consciente do seu compromisso com o educando e com a  sociedade. O acesso ao conhecimento tornou-se algo muito fácil, pois os  recursos e as ferramentas disponíveis contribuem de forma significativa para o  desenvolvimento de novas habilidades possibilitando avanços, mas, ao mesmo  tempo, exige mudanças que o ser humano precisa estar disposto a fazer para  se adaptar aos novos desafios em diversos setores da sociedade, inclusive, no  setor educacional como base de sustentação de uma sociedade e, de forma  geral, é a grande expectativa da transformação social. 

Vale ressaltar que devemos ficar atentos ao que essa geração está  aprendendo através dos meios digitais no seu contexto diário, para isso é  necessário um conjunto de ferramentas que possa auxiliar cada um. Leite  (2012, p.1), enfatiza que o uso excessivo do computador expõe esses  indivíduos a conteúdos no qual eles não estão preparados, podendo interferir  no seu desenvolvimento, pois isso pode acabar trazendo influências negativas. 

Nesse sentido, como propõe Giraffa et al. (2012), é importante não  esquecermos que a internet é uma rede expansiva de informações, com conteúdos não regulamentados que muitas vezes se misturam, como  verdades, meias verdades e mentiras. Além de informações realmente  verdadeiras e valiosas, também existem materiais tendenciosos e politicamente  questionáveis, que surgem ao indivíduo, em momentos inesperados e sem aviso  prévio. 

O fato é que precisamos refletir sobre as nossas práticas diárias na sala  de aula, o que é necessário fazer para estimular os alunos a uma leitura,  despertar neles a curiosidade e a busca pelo novo, que só poderá ser  compreendido e decifrado por meio das pesquisas e na elaboração intelectual  própria. (GIRAFFA, et al., 2012). Por isso, é de extrema importância ressaltar a  figura primordial do professor na era digital, e o papel indispensável que ele  tem nesse processo. 

Com o impacto decorrente do covid-19, as tecnologias educativas  passaram a personalizar suas formas de aprendizado, melhorando o acesso a  informações com aulas remotas, como também a dinamização das rotinas de  alunos e professores no estímulo de colaboração e criatividade através das  plataformas digitais. 

No período que antecedeu a pandemia, as tecnologias digitais era um  recurso visto com temor pelos docentes, por muitos não conseguirem ter um  domínio das ferramentas no âmbito escolar. Portanto, a partir da suspensão  das aulas presenciais, a sua aplicabilidade passou a ser relevante e essencial,  tanto nas práticas pedagógicas como no desenvolvimento das atividades. Com  isso, o processo de ensino e aprendizagem guiada por tecnologia digital evoluiu para uma forma de interação que produziu, coletividade, sentidos,  significados e aprendizagem de forma mais interativa e didática por meio das  mais diversas plataformas digitais que foram utilizadas e aprimoradas  (REVILLA-CUESTA, 2021; MILLER, 2021). 

Durante o período de pandemia, o ensino foi remoto e fez com que  disciplinas presenciais tivessem sua aplicação de forma remota, e nesse  processo surgiram benefícios e desafios. Os planejamentos dos professores  tiveram que sofrer adaptações para assim desenvolver estratégias para  oferecer atividades dinâmicas que pudessem chamar atenção dos alunos, usando a dinâmica de vídeo conferência, mensagens, áudios, imagens e sons,  tudo junto e misturado, criando um tempo recorde de formação de aprendizado. Durante o ensino remoto dificuldades foram apontadas por parte dos docentes  do que por parte dos discentes, como afirma Valente (2020) que por outro lado,  a grande maioria dos alunos conseguem dominar com facilidade o uso de  tecnologias digitais enquanto, para muitos docentes, tem sido um exercício  árduo nessa fase de adaptação. 

Mais do que transmitir conhecimentos, foi necessário que os professores assumissem novos papéis nesse cenário da pandemia, como comunicar-se de  formas que não estavam acostumados, por em práticas métodos diferentes e  adaptados e também compreender as especificidades da educação síncrona e  assíncrona (MOREIRA; HENRIQUES; BARROS, 2020). De acordo com os  autores, entra como base para a definição de políticas de formação e  capacitação para todos os agentes educativos, a fim de que a transição do presencial para o ensino remoto emergencial não seja visto mais como algo  árduo e complicado para o docente, para que assim tenha um direcionamento  a uma educação digital de qualidade. 

Hoekman et al. (2010) enfatiza que, contudo, um aspecto positivo que  pode ser notado na área da pesquisa científica após esse impacto é o avanço  das tecnologias de educação no aumento da colaboração a longa distância, já  que essas situações que antes eram somente possíveis de serem realizadas  presencialmente, agora estão sendo repensadas e acontecendo de forma  online. Sendo assim, o futuro das tecnologias educacionais é promissor,  sinalizando abordagens pedagógicas humanistas com foco na acessibilidade,  personalização e eficiência. 

3. Procedimentos Metodológicos 

A pesquisa realizada foi de cunho qualitativo e de caráter exploratório, na qual foram utilizados: artigos, livros, sites e a aplicação de um questionário,  que é um conjunto de perguntas que se faz para obter informações com algum  objetivo concreto. 

O questionário foi desenvolvido no Microsoft Word pelos alunos do curso  de Licenciatura em Pedagogia, da Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), e contou com a elaboração de 05 perguntas discursivas e com a  colaboração de 03 professores do ensino fundamental I para respondê-las.  Além do questionário, foi realizado com os professores um esquema  conhecido como nuvem de palavras, para ter uma reflexão dinâmica do papel  das novas tecnologias no processo de educação e aprendizagem no cenário  educacional. Cada um dos professores respondeu uma pergunta definindo em três palavras, e logo depois explicaram a escolha de cada uma delas. Assim, foi realizado um levantamento por meio das respostas dos  professores, que se prontificaram em contribuir respondendo o questionário e  participando do esquema, que foi aplicado no mês de dezembro de 2023. A aplicação da pesquisa de campo foi em uma escola pública do ensino  fundamental, localizada na cidade de Manaus. Os professores responderam o questionário e o esquema conforme suas possibilidades e conhecimentos  sobre o tema abordado. 

4. Resultados e Discussões 

No questionário apresentado durante a pesquisa de campo, teve como  um dos questionamentos “Como a escola pode trabalhar o acesso da internet e  das novas tecnologias com os alunos?” os professores destacaram que não se  pode negar que a internet é um recurso presente em toda a nossa geração e  que a escola pode utilizá-la para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas para os alunos. 

Quando questionados sobre as dificuldades relacionadas às tecnologias  com o impacto da pandemia, os professores relataram que vivemos em um  país desigual, e essa desigualdade foi escancarada com a chegada do  coronavírus, principalmente quando pensamos no ambiente escolar, onde as  aulas passaram a serem transmitidas através de programas de internet que a  maioria dos estudantes não tinham acesso, então a falta da internet e do  computador que muitos não tinham dificultou muito.

Ainda de acordo com as informações coletadas, foi questionado como  essas tecnologias podem oferecer resultados favoráveis à educação. Os professores alegaram que as ferramentas digitais podem despertar desde cedo  no indivíduo o caráter pesquisador, além de levar a educação a maiores níveis,  já que podem ser utilizadas como auxílio em trabalhos, pesquisas e no desenvolvimento de atividades práticas para o professor aplicar na sala de  aula. 

Em relação às ferramentas pedagógicas, foi perguntado como o espaço  escolar poderia utilizar de modo prático o uso das tecnologias como ferramenta  de aprendizado. Os professores responderam que é importante que tenha um  espaço reservado dentro da escola que deixe os alunos à vontade para  manusear os aparelhos e suas ferramentas, como também o professor  desenvolver ações que possam trabalhá-las de forma eficaz no processo de  aprendizado do aluno. 

Em relação às consequências geradas pelo mau uso das tecnologias, os professores declararam que assim como tudo na vida, as tecnologias também devem ter um certo controle quando executada, pois se for utilizada de forma  incorreta acabamos nos tornando dependentes dela. 

Conforme mencionado anteriormente, também foi aplicado na  pesquisa de campo um esquema chamado “nuvem de palavras”, onde cada  professor ficou com uma determinada pergunta sobre o tema e tiveram que  definir cada uma delas em três. As palavras apontadas foram justificadas por  eles, para assim nos ajudar a ter uma noção de como os professores analisam cada uma delas baseado no tema, e assim nos permitir ter um feedback acerca da utilidade da tecnologia na sala de aula, as vantagens na área da educação e  os métodos dos professores durante a pandemia, conforme podemos observar  a seguir: 

 Imagem 1: Palavras apontadas pela Professora A 

Conforme podemos observar na imagem 1, as três palavras apontadas pela professora A para responder a pergunta em destaque foram “Orientação”, “Criatividade” e “Interação”. Segundo a análise da professora A, a escolha das  palavras foi pelo fato de que, a criatividade no uso das ferramentas  tecnológicas oferecem recursos que podem beneficiar o professor no  desenvolvimento de uma aula dinâmica e diversa. Já em relação à orientação, ela pontuou sobre as dificuldades geradas pelas ferramentas tecnológicas, já  que muitos professores e alunos tiveram que ser orientados para se familiarizar  com o mundo digital. Por último, ela discorreu sobre a interação, mencionando  as trocas que ocorrem entre o professor e os alunos, como no compartilhamento  de arquivos, o feedback, as trocas no acesso de alguns aplicativos que ajuda  até mesmo na socialização entre eles. 

Imagem 2: Palavras apontadas pela Professora B 

Analisando a imagem 2, podemos observar que as três palavras  apontadas pela professora B foram “AVA”, “Jogos” e “Computadores”. De  acordo com a análise feita pela professora B, a escolha das palavras partiu do  princípio de que, os jogos virtuais favorecem os indivíduos no desenvolvimento  de habilidades como atenção, concentração, agilidade e criatividade. Já acerca do AVA (Ambientes virtuais de aprendizagem) ela alegou que o ambiente de  aprendizagem pode disponibilizar atividades que são postadas e os alunos com  a ajuda dos pais podem fazer o upload desses trabalhos. Por último, ela  discorreu sobre a importância dos computadores, que com a orientação dos  professores ou pais, os alunos podem assistir um filme ou uma história infantil  relacionado à temática da aula para aprimorar o conhecimento deles.

Imagem 3: Palavras apontadas pelo Professor C 

A concepção dos professores em relação a esse momento é diferente,  visto que foi uma realidade mais complexa e inovadora para todos, principalmente se tratando das metodologias. Diante disso, na imagem 3 as palavras apontadas pelo professor foram “Desafiador”, “Prático” e “Novo”. Analisando essas palavras o professor C avaliou que as ações e estratégias  implementadas, e a elaboração das metodologias ativas adotadas durante a  pandemia foi desafiador para todos. Baseado nisso, o professor mencionou  que lidar com o novo foi assustador pela defasagem explicita que muitos docentes tiveram em relação ao domínio das tecnologias. 

 Imagem 4: Acesso ao Aplicativo

Na imagem 4 é destacado o acesso ao aplicativo AhaSlides, que é onde  foi criado a nuvem de palavras. Como podemos ver, a pergunta em destaque  acima e abaixo são os espaços onde adicionamos as palavras para entrar na  nuvem (se quiser pode adicionar mais opções de palavras). Logo mais abaixo  tem o botão de confirmação para gerar o slide com a pergunta e a nuvem de  palavras, e também alguns emojis para reagir às palavras sugeridas. 

5. Considerações Finais 

Foi possível observar que o uso das novas tecnologias já é parte das  nossas vidas muito antes de frequentarmos uma sala de aula, e é importante ter sabedoria para integrar os novos métodos que engloba: planejar, ensinar e  aprender, onde é necessário o aprimoramento junto a educação,  proporcionando diferentes formas para o ensino e aprendizado. Durante o  desenvolvimento do artigo foi possível observar os desafios e benefícios que os  professores de uma escola pública do ensino fundamental na cidade de  Manaus tiveram com a utilização das novas tecnologias, o quanto ela tem um  papel fundamental no processo de educação e aprendizagem. 

Como podemos analisar através do questionário e do esquema aplicado,  às escolas ainda precisam se apropriar da tecnologia como ferramenta de  aprendizado, já que na maioria das ocasiões essas ferramentas são usadas de  maneira incorreta e ocasionando a consequências futuras. Foi possível analisar também as dificuldades em relação a pandemia do covid-19, onde muitos  docentes tiveram que se desafiar a colocar em prática o novo, ou seja,  aprender a lidar com as adversidades, com as ausências de recursos, a  sobrecarga de trabalho e as dificuldades no uso das plataformas digitais. As análises apontam a importância de maior atuação de professores com  conhecimentos pedagógicos sólidos no trabalho referente o uso da internet e como as escolas precisam estar atentas à reformulação dos currículos  escolares a favor do ensino. 

Assim, é importante as instituições de ensino preparar seus ambientes  educacionais para a implantação das novas tecnologias voltadas à educação,  incluindo o uso delas nos currículos de seus cursos, procurando investir na  infraestrutura adequada e capacitando os professores, buscando sempre uma  evolução constante sobre os novos métodos pedagógicos e fazendo a união entre tecnologia e educação a outras metodologias de ensino, que é uma forma  de juntar o “on” (online) e o “off” (offline). 

6. Referências 

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1Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Fametro E-mail: wollace.silva01@gmail.com ORCID: https://orcid.org/0009-0001-6600-4579
2Orientadora: Professora do Centro Universitário Fametro e Mestre E-mail: Maria.morais@fametro.edu.com.br