REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7190746
Autoria de:
Patricia Cristina Del Mouro Garcia1
A rotina, principalmente no berçário, é de suma importância, pois é uma ferramenta que auxilia tanto os pais, como também os educadores no cotidiano das crianças, sendo essencial para o desenvolvimento infantil.
Com um cotidiano estável, o bebê sente-se mais seguro. Isso porque se adapta aos novos horários e entende a existência de um tempo determinado para a realização de cada atividade, como por exemplo, horário da mamadeira, do banho, do alimento (almoço), das brincadeiras e/ou atividades, do sono.
A rotina dos bebês vem sendo desenvolvida desde o início do ano letivo, observei que geralmente no início da semana, os bebês chegam mais agitados e apresentam dificuldades em relação principalmente ao sono.
No decorrer deste documento, irei aprofundar em objetivos, irei explicar um pouco sobre a minha metodologia, como também os recursos usados no intuito de adquirir experiências para um excelente atendimento.
O intuito do documento é buscar mais conhecimento para tornar um ambiente escolar mais harmônico e calmo, como também auxiliar no desenvolvimento das crianças. A educação infantil representa o primeiro momento em que a criança vai interagir com o mundo, com o outro, com o conhecimento e com diferentes adultos e a rotina, vai além da otimização do tempo, pois ela trata também de ações pedagógicas orientadas para o desenvolvimento do que se espera da criança quando ela se tornar um adulto.
No berçário, essa organização garante vários benefícios, dentre os quais destaco: autonomia, interação e segurança.
É de suma importância estabelecer com as famílias uma relação de parceria na busca de rotinas e hábitos saudáveis, reconhecer a necessidade e importância da aquisição de hábitos e rotinas, levar o aluno a entender e a praticar o hábito da rotina, organizar de forma eficiente a rotina, desenvolver a autonomia, administrar melhor o tempo agregando as atividades curriculares e extracurriculares; “A rotina deve envolver os cuidados, as brincadeiras e as situações de aprendizagens orientadas” (BRASIL, 1998, p. 54).
A base da minha metodologia de ensino é o planejamento, este deve ser preparado de modo que a rotina não deve ser rígida e inflexível, com atividades que devem a todo custo serem executadas, exigindo a adaptação da criança a ela, pelo contrário, a flexibilidade é fundamental, é a chave para alcançar o objetivo.
REFERÊNCIAS
Instituto SABERATIVO – Consultoria Educacional: ORGANIZAÇÃO DO TEMPO PEDAGÓGICO
1Graduada em pedagogia e pós-graduada em psicopedagogia – FAEL