REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102411091002
Ana Paula Konrad
Fabiana De Souza Oliveira Aquino
Jermanio Simão De Jesus
Jeanne Karla De Luca Nascimento
Jhiones De Arruda Mazeto
Jessyca Carolline Souza Da Silva
Leandra Rafaella França Mancuso
Luzia Ferreira Vaz
Luzimar Rego Da Silva
Maiza Vieira Dos Anjos
Maria Doralice Da Silva
Maria Rosemeire De Mello Cardoso
Rosenei De Freitas Nogueira
Rosanilda Meira Chaves Fernandes
Valdeci Castro Da Silva
Resumo:
A literatura é essencial para o desenvolvimento integral dos alunos, promovendo crescimento emocional, intelectual e social. Ao se engajar com diferentes narrativas, as crianças expandem seus horizontes e aprendem a lidar com sentimentos, dificuldades e frustrações, encontrando na literatura uma forma criativa de interação com a realidade. A prática da leitura, desde a infância, é crucial e deve ser incentivada em casa e na escola, onde o professor atua como mediador, apresentando uma diversidade de temas e gêneros literários. A literatura também desempenha um papel significativo na formação de empatia, criatividade, vocabulário e habilidades de pensamento crítico. Além disso, promove a construção da identidade e autoconhecimento, permitindo que os alunos reflitam sobre suas próprias experiências. Integrar a literatura em atividades interdisciplinares enriquece o aprendizado e mostra sua relevância em diversas áreas do conhecimento, reforçando a ideia de que a educação deve ser um processo dinâmico e crítico, conforme defendido por Paulo Freire. Em suma, a literatura não apenas enriquece o conhecimento acadêmico, mas também oferece ferramentas valiosas para a compreensão das complexidades sociais e emocionais da vida.
Palavra-chave: Literatura, educação
1.Introdução.
A literatura exerce um papel essencial no desenvolvimento holístico dos alunos, impactando não apenas seu crescimento emocional, mas também seu progresso intelectual e social. Ao entrarem em contato com diferentes narrativas, os estudantes têm a chance de ampliar suas perspectivas, entendendo o mundo de formas variadas. Essa interação com a literatura permite que as crianças ultrapassem os limites de suas realidades imediatas, aventurando-se em um universo de fantasia que as auxilia a lidar com suas emoções, incluindo desafios e frustrações. Nesse cenário, a literatura se revela como uma ferramenta criativa e emancipadora, oferecendo uma maneira singular de se relacionar com o mundo. A vivência literária, rica em beleza e originalidade, enriquece as experiências sensoriais e abre portas para um aprendizado profundo. Portanto, o hábito da leitura desde os primeiros anos, combinado com o apoio da família e da escola, é fundamental para formar leitores críticos e sensíveis, preparados para enfrentar os desafios da sociedade atual. Este texto analisa a relevância da literatura no contexto educacional, ressaltando seus benefícios e a importância de sua integração interdisciplinar no currículo escolar.
2. O desenvolvimento escolar através da Literatura.
A literatura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral dos alunos, contribuindo para o seu crescimento emocional, intelectual e social. Ao se depararem com diferentes narrativas, os estudantes têm a oportunidade de expandir seus horizontes, compreendendo o mundo a partir de diversas perspectivas.
A interação com a literatura oferece à criança a oportunidade de ultrapassar os limites impostos pela sua realidade imediata, permitindo que explore um universo de fantasia. Nesse espaço, ela pode encontrar elementos que a ajudam a lidar com seus sentimentos, incluindo dificuldades e frustrações. Assim, a literatura proporciona ao indivíduo uma maneira criativa, inventiva e libertadora de interagir com a realidade. Nos textos literários, a linguagem se manifesta de uma forma diferente daquela que assume no dia a dia: é revestida de beleza e originalidade. Portanto, a vivência com a literatura é, essencialmente, uma fonte interminável de sensações.
De acordo com Colomer (2007), a literatura atua como um “andaime” para as experiências infantis relacionadas à capacidade simbólica da linguagem. Para bebês e crianças pequenas, a prática da leitura literária envolve também uma dimensão corporal, onde gestos, entonações, olhares, sorrisos e carinhos são fundamentais durante os momentos em que alguém mais experiente lê ou conta uma história. Nesse contexto, a experiência literária ajuda as crianças a compreender as várias possibilidades da linguagem, mostrando que, além da linguagem prática utilizada para atender necessidades cotidianas, existe uma forma de linguagem que não tem utilidade imediata, que é mais lúdica e afetiva.
Sabe-se que, desde os primeiros anos de vida, é essencial que a criança seja incentivada a manusear livros, ter contato com a Literatura, ouvir histórias e observar adultos lendo. Essas primeiras experiências são fundamentais para sua formação como futuros leitores. Nesse contexto, a família desempenha um papel crucial no desenvolvimento desse hábito, proporcionando momentos agradáveis por meio da leitura de histórias, do ensino de músicas e rimas, entre outras formas de promover a arte. Além disso, mesmo durante a gestação, a criança já é capaz de ouvir histórias, músicas e parlendas, o que estimula sua percepção e ajuda no desenvolvimento da compreensão.
No ambiente escolar, observa-se que, mesmo antes de serem alfabetizadas, as crianças começam a desenvolver o gosto pela leitura por meio da manipulação de livros, da identificação de imagens e ilustrações que refletem a realidade e alimentam sua imaginação, da leitura feita pelos educadores e do ambiente que favorece essas atividades. Barbosa (1999) destaca a importância da contação de histórias, um momento que desperta a criatividade da criança.
O universo literário que é apresentado à criança contribui significativamente para a formação de um leitor crítico e sensível. Novas obras e autores têm enriquecido a imaginação infantil, e o professor, como mediador, desempenha um papel fundamental ao ampliar o contato da criança com temas e gêneros diversos. Isso visa promover uma diversidade de conhecimentos e emoções relacionadas à vida.
Nesse contexto, Paulo Freire observa que, enquanto na abordagem bancária a educação se resume a “encher” os alunos com informações, na educação crítica, o educador e o educando interagem com um mundo em constante transformação. Essa relação não é mais vista como algo estático, mas sim como um processo dinâmico. Assim, educador e educando têm a oportunidade de desenvolver um pensamento autêntico e uma ação conjunta, refletindo sobre si mesmos e o mundo de maneira integrada, sem separar essas duas dimensões. A educação problematizadora, portanto, torna-se um esforço contínuo que permite às pessoas reconhecerem criticamente seu lugar no mundo em que vivem (FREIRE, 1998).
Promover a literatura na escola traz uma série de benefícios para os educandos como:
1. Desenvolvimento da Empatia
Um dos aspectos mais valiosos da literatura é sua capacidade de promover a empatia. Ao ler histórias que retratam experiências e emoções de personagens distintos, os alunos são levados a se colocar no lugar do outro. Essa prática não apenas enriquece a compreensão emocional, mas também incentiva a tolerância e o respeito pelas diferenças.
2. Estímulo à Criatividade
A literatura estimula a imaginação e a criatividade dos alunos. Através da leitura, eles são expostos a mundos fictícios e ideias inovadoras, o que pode inspirá-los a pensar de forma criativa e a expressar suas próprias ideias. A escrita criativa, por exemplo, pode ser uma ferramenta poderosa para que os alunos desenvolvam suas habilidades de comunicação.
3. Ampliação do Vocabulário e da Linguagem
A leitura de obras literárias diversificadas enriquece o vocabulário dos alunos e melhora sua compreensão linguística. A exposição a diferentes estilos de escrita e gêneros literários ajuda os estudantes a aprimorar suas habilidades de leitura e escrita, elementos essenciais para o sucesso acadêmico.
4. Reflexão Crítica e Análise
A literatura também encoraja o pensamento crítico. Ao analisar personagens, enredos e temas, os alunos aprendem a questionar e a interpretar informações de maneira mais profunda. Essa habilidade é crucial não apenas no ambiente escolar, mas também na vida cotidiana, onde a capacidade de pensar criticamente é cada vez mais valorizada.
5. Construção da Identidade e Autoconhecimento
A leitura pode servir como um meio de autodescoberta. Os alunos frequentemente se identificam com personagens e situações, o que os ajuda a refletir sobre suas próprias experiências e emoções. Essa jornada de autoconhecimento é essencial para o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes.
6. Fomento ao Debate e à Discussão
As obras literárias muitas vezes abordam temas complexos e relevantes, proporcionando um espaço fértil para debates e discussões em sala de aula. Essas interações não apenas aprimoram as habilidades de argumentação dos alunos, mas também promovem um ambiente colaborativo onde diferentes opiniões podem ser respeitadas e discutidas.
3. Literatura e as atividades interdisciplinares
A literatura não deve se restringir apenas às aulas de Português; sua presença é crucial em toda a formação educacional. A equipe pedagógica deve elaborar planejamentos que integrem atividades interdisciplinares, utilizando diversas leituras para enriquecer o aprendizado dos alunos.
Dessa forma, os estudantes passam a reconhecer a importância da leitura em suas vidas e como cultivar esse hábito pode beneficiá-los em diferentes disciplinas.
A leitura é uma atividade que enriquece o conhecimento em todas as áreas de estudo. Assim, a combinação de literatura e interdisciplinaridade traz benefícios significativos para os alunos. Durante a leitura, os estudantes aprimoram suas habilidades cognitivas, emocionais e sociais, que são essenciais em todas as disciplinas. Ao ler, as crianças escutam e internalizam o discurso, discutem as imagens ou o conteúdo relacionado à matéria, o que estimula seu pensamento crítico e criatividade, favorecendo o desenvolvimento de competências complexas.
Paulo Freire, renomado educador e filósofo brasileiro, enfatizou a importância da literatura na formação crítica e emancipadora dos alunos. Para ele, a literatura não é apenas um conjunto de textos, mas uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do pensamento crítico e da consciência social. Freire acreditava que a leitura da realidade, assim como a leitura de textos literários, é fundamental para que os indivíduos se tornem agentes de mudança em suas comunidades.
Através da literatura, os alunos podem explorar diferentes perspectivas e vivências, desenvolvendo empatia e compreensão das complexidades da vida social. Freire defendia que a literatura deve ser integrada ao processo educativo de maneira interdisciplinar, promovendo um diálogo entre as diversas áreas do conhecimento e as experiências de vida dos alunos.
As atividades que incentivam a leitura e a escrita criam oportunidades para a compreensão e gestão das emoções, promovendo empatia e tomada de decisões responsáveis entre os alunos. Dessa forma, ao integrar a leitura e a escrita na educação socioemocional, o estudante reflete sobre como aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula na sua vida cotidiana, além de trabalhar o autoconhecimento ao considerar os efeitos de suas próprias emoções.
Por fim, a combinação de literatura e interdisciplinaridade enriquece o entendimento sobre questões sociais que impactam o desenvolvimento integral dos alunos, fornecendo ferramentas para explorar temas relevantes que permeiam a sociedade e o cotidiano.
4. Conclusão
Em conclusão, a literatura se revela como uma ferramenta indispensável no processo educativo, contribuindo significativamente para o desenvolvimento integral dos alunos. Ao facilitar a exploração de diferentes narrativas e perspectivas, a literatura não apenas amplia os horizontes dos estudantes, mas também enriquece suas experiências emocionais, intelectuais e sociais. A prática da leitura, incentivada desde os primeiros anos de vida, promove a empatia, a criatividade e o pensamento crítico, habilidades essenciais para a formação de cidadãos conscientes e atuantes. Além disso, a integração da literatura com outras disciplinas fortalece o aprendizado interdisciplinar, proporcionando um ambiente educacional dinâmico e envolvente. Ao fomentar debates, estimular a autodescoberta e promover o entendimento de questões sociais, a literatura prepara os alunos para navegar em um mundo complexo e em constante transformação. Portanto, investir na leitura e na literatura nas escolas é fundamental para cultivar não apenas futuros leitores, mas também indivíduos críticos e empáticos, prontos para contribuir de maneira significativa em suas comunidades.
A literatura é uma ferramenta poderosa na educação, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos em múltiplas dimensões. Ao integrar a leitura e a análise literária no currículo escolar, educadores têm a oportunidade de enriquecer a experiência de aprendizado, formando cidadãos mais críticos, empáticos e criativos. Portanto, valorizar a literatura nas escolas é essencial para preparar os alunos para os desafios do mundo contemporâneo.
Referencias Bibliográficas.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
BARBOSA, R.T.P. A Leitura em Dois Pontos: ler e contar histórias. Releitura (p. 12 e 22) Belo Horizonte, 1999.
COLOMER, Teresa. Andar entre livros: A leitura literária na escola. São Paulo: Global, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática docente. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1998.