REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202505311613
Darlene de Oliveira Pereira1; Eliene Rosa Dias2; Evaldete Batista Rege3; Florisbela Souza Alves Castro4; Ivana Azevedo Silva Magalhães5; Luciana Alves da Costa6; Luciana Divina da Silva7; Wilma Matias da Silva Santos8
RESUMO:
A importância da brincadeira na educação infantil, pois por meio da ludicidade leva a diversão e intercalo social. Contudo, o lúdico tem o potencial de despertar a imaginação, a criatividade, a curiosidade, entre outros, a ludicidade se tornou um importante recurso didático com o intuito de levar a criança a aprender de modo ativo e significativo. Dentro disso, o presente artigo elaborado a partir de pesquisas bibliográficas, tem como finalidade maior apresentar o lúdico sob a ótica da psicopedagogia. Esta por sua vez, uma área que estuda os problemas de aprendizagem, apresentando soluções viáveis junto ao educador e a própria família do educando, considera brinquedos, brincadeira e os jogos, importantes recursos no trabalho psicopedagógico. Se eles têm esse potencial de despertar o aluno para a aprendizagem, logo, devem ser considerados como elementos que liga aluno e conhecimento.
PALAVRAS-CHAVES: Lúdico; Aprendizagem; encantamento.
ABSTRACT:
The importance of play in early childhood education, because through playfulness it leads to fun and social interaction. However, playfulness has the potential to awaken imagination, creativity, curiosity, among others, playfulness has become an important teaching resource with the aim of leading children to learn in an active and meaningful way. Within this, this article, prepared based on bibliographical research, has as its main purpose to present playfulness from the perspective of psychopedagogy. This, in turn, is an area that studies learning problems, presenting viable solutions together with the educator and the student’s own family, considers toys, play and games as important resources in psychopedagogical work. If they have this potential to awaken the student to learning, then they should be considered as elements that connect student and knowledge.
KEYWORDS: Playful; learning; Enchantment.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho de pesquisa trata-se de uma pesquisa bibliográfica que aborda os aspectos fundamentais na estruturação da brincadeira na educação infantil, visando inclusive à superação das dificuldades de aprendizagem, tendo em vista a construção do conhecimento, e do saber por parte do educando. “Pode-se pensar as brincadeiras como momentos para o qual convergem diferentes áreas do conhecimento cujo campo de atuação seria identificado pelo processo ensino/aprendizagem.”. Sendo assim, a psicopedagogia é uma especialidade que é guiada para a mesma direção de outras áreas do conhecimento, do qual seria diferenciado pelo processo de ensino/aprendizagem de cada uma. (ANDRADE, 1998, p. 33.)
Com conjugação de linguagens de forma dinâmica de ensinar, organizando seu aprendizado com a valorização do brincar, do lúdico em sua aprendizagem com situações próximas do dia a dia das crianças. A aprendizagem do educando é compreendida por meio de momentos afetivos, cognitivos, motores, sociais, econômicos e políticos. Partindo desse pressuposto verifica-se que as brincadeiras podem ser utilizadas como processo de intervenção pedagógica, e diagnóstica na observação das dificuldades apresentadas pelas crianças em seu desenvolvimento cognitivo.
“As dificuldades de aprendizagem podem ser caracterizadas por uma série de incapacidades relacionadas ao insucesso escolar, e envolver questões fisiológicas individuais de cada criança e/ou questões relacionadas ao ambiente tanto escolar, quanto ao ambiente familiar.” (DUARTE, 2013, p. 3 e 4).
A atividade lúdica como instrumento de investigação permite ao educando expressar-se livre e prazerosamente. Nesse contexto, as atividades lúdicas são utilizadas, pois, fazem com que as crianças revelem aspectos que não aparecem em situações mais formais.
Educar significa propiciar situações de cuidados, as brincadeiras possibilitam aprendizagens quando orientadas de forma integrada contribuem para o desenvolvimento, as capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com o outro. E na atitude de aceitação, respeito e confiança, ao acesso das crianças, aos conhecimentos da realidade sócio cultural (RECNEI, 1998).
O problema destacado na pesquisa: Até que ponto o lúdico pode interferir no aprendizado da criança que apresenta dificuldade de aprendizagem?
O artigo científico justifica-se exclusivamente por uma curiosidade, a fim de conhecer a contribuição da intervenção por intermédio do lúdico para o processo educativo. O lúdico tem grande relevância no processo de ensino aprendizagem por possibilitar o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social do aluno. Desta forma vem-se mostrar como a criança pode aprender com o lúdico por meio da intervenção psicopedagógica em sala de recurso multifuncional, e sua importância na superação das dificuldades de aprendizagem e na construção do conhecimento.
Sendo assim, vale ressaltar que o objetivo geral a ser alcançado é apontar caminhos ligados ao processo lúdico na aprendizagem dos seus alunos. Contribuir com a aprendizagem do aluno por intermédio do lúdico e mostrar a importância do lúdico na intervenção pedagógica.
EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM O LÚDICO
Desde os tempos primordiais o lúdico faz parte da nossa base epistemológica. As pinturas rupestres, do período da pré-história encontradas nas paredes das cavernas, confirmam que já havia nessa cultura sinais do lúdico ligados à afetividade, à cultura e ao lazer. Ou seja, o homem, nesse período, já brincava e fabricava brinquedos infantis para sua geração. “Nas sociedades primitivas as atividades que buscavam satisfazer as necessidades vitais, as atividades de sobrevivência, como a caça, assumiam muitas vezes a forma lúdica” (HUIZINGA, 1971, p.104).
Na antiguidade, segundo Wajskop (1995), afirma que crianças e adultos compartilhavam dos mesmos rituais e brincadeiras, ou seja, a comunidade, sem discriminação de idade, estreitava seus laços e zelava por sua união. Na atualidade, a prática lúdica é um dos temas que tem conquistado espaço em diferentes segmentos de estudos educativos, apresentando-se, também, como uma necessidade para o contexto social.
- Luckesi (2000, p. 97) afirma que “a ludicidade é representada por atividades que propiciam experiência de plenitude e envolvimento por inteiro, dentro de padrões flexíveis e saudáveis”.
Alguns autores incorporam o jogo como uma das atividades lúdicas de maior contribuição para a expressão corporal, mental/cognitiva e comportamental das crianças.
Segundo, Brandes e Philips (1997), os jogos são significativos quando postos em prática com finalidade específica e com eficiência, servindo como suporte para o desenvolvimento de várias atividades.
Rizzi (1998) afirma que a criança, através do jogo, aprende a se integrar em grupo, seja em casa, na rua, na escola etc. O sentido da competição é importante para a integração dos diversos grupos.
Acrescenta-se ainda o que afirma Lucci (1999):
“o brincar é necessário para a vida humana. Esta recreação pelo brincar – e a afirmação de Tomás pode parecer surpreendente à primeira vista – é tanto mais necessária para o intelectual, que é por assim dizer, quem mais desgasta as forças da alma, arrancando-a do sensível. E sendo os bens sensíveis naturais ao ser humano, “as atividades racionais são as que mais querem o brincar”. Daí decorre importantes consequências para a filosofia da educação; o ensino não pode ser aborrecido e enfadonho: o fastidium é um grave obstáculo para a aprendizagem”. (LUCCI, 1999, p. 3).
Termina-se essa coletânea com as palavras de Piaget (1975) que afirma, por meio de jogos, a criança constrói conhecimento sobre o mundo físico e social, desde o período sensório-motor até o período operatório formal.
Como se percebe, de acordo com os autores apresentados, o lúdico está associados à alegria e ao prazer, com particularidades fundamentais que levam a criança (aluno) à valorização interpessoal, à liberdade de expressão, à flexibilidade e ao questionamento, assim, o aluno exercita o autoconhecimento, aprende a respeitar a si mesmo e ao outro, a relacionar-se bem por meio da astúcia do brincar consciente e da não violência. Além disso, a prática de atividades lúdicas na escola contribui para uma vivência integrada entre os colegas e o professor, motivando-os a aprender, e o trabalho psicopedagógico é fundamental para que esses desenvolvimentos sejam realizados com sucesso.
Por meio das brincadeiras que a criança cria oportunidade de interação com todos ao seu redor, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras, cognitivas e também da relação de afetividade entre os educandos, que estabelecem laços de amizade entre si e adquirem conhecimentos.
Assim afirma Almeida:
“A educação lúdica, além de contribuir e influenciar na formação da criança e do adolescente, possibilitando um crescimento sadio,um enriquecimento permanente,integra-se ao mais alto espírito de uma prática democrática enquanto investe em uma produção séria do conhecimento.Sua prática exige a participação franca,criativa,livre,crítica,promovendo a interação social e tendo em vista o forte compromisso de transformação e modificação do meio.(ALMEIDA, 2004:57)
A educação lúdica contribui para a formação na infância, possibilitando um enriquecimento pedagógico e de valores culturais, ensinando a respeitar as opiniões dos outros e ampliando o conhecimento.
Assim, vale ressaltar que os jogos na intervenção são importantes no desenvolvimento da criança, para Piaget, os jogos têm significado para a criança, quando ela começa a inventar, reconstruir objetos com sua própria criatividade, levando-a à um processo de assimilação e acomodação. O aluno assimila várias realidades formando assim novos conceitos e dando espaço à acomodação.
Portanto, os jogos devem oferecer um sentido para criança, pois cria oportunidade para que o aluno busque, verifique resultados e raciocine sobre o conteúdo, ele coloca a criança em um momento lúdico, preparando-a para solucionar problemas em situações presentes no seu cotidiano.
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO PARA A PRÁTICA DOCENTE
Acredita-se que um dos grandes aliados do professor para que haja uma mudança positiva no processo ensino-aprendizagem na educação infantil seja apostar em uma relação de afetividade com os alunos. Isso porque “a interação afetiva ajuda mais a compreender e modificar as pessoas do que um raciocínio frio, mecanicista”. Dentre as possibilidades de integração entre professor-aluno-ensino está o lúdico, sendo como uma metodologia que tem como princípio o “brincar”, o facilitar as coisas do aprender através do jogo, da brincadeira, da fantasia, do encantamento, permitindo que o outro construa seu conhecimento por meio da alegria e do prazer de querer aprender. É importante realizar atividades que chamem a atenção na hora da aprendizagem, pois, “as descobertas animistas das crianças estão sendo muito destacadas atualmente” (COLL, 2004, p.146).
Assim, a prática lúdica abre um grande espaço no contexto da Educação Infantil. Se o ato de brincar é sinônimo da infância e se através dele se pode desenvolver um bom trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, por que não fazer uso dessa metodologia nas aulas da Educação Infantil?
Conforme Arroyo (2000), a educação, nos últimos anos, é marcada por reflexões críticas sobre a constituição de uma educação democrática, voltado às práticas pedagógicas que considerem a heterogeneidade de cultura e de classes sociais, gerando o desenvolvimento das crianças na plenitude das suas múltiplas expressões lúdicas.
Conforme Luckesi (2000), as brincadeiras e o jogo na educação infantil só serão possíveis se, ao transportar para o campo do ensino – aprendizagem haja condições para maximizar a construção do conhecimento, introduzindo as propriedades do lúdico, do prazer, da capacidade de iniciação, ação ativa e motivadora.
Desta forma, a escola deve repensar seus objetivos, sua visão de mundo, buscando um ponto de equilíbrio entre futuro/ presente, trabalho/lazer, razão/emoção, priorizando também outras formas de saber (o tato, os sons, o corpo, a linguagem, o olhar, o pensamento humano, a dança, atenção, etc.).
Os professores precisam ter objetivos específicos para introduzir, por exemplo, um jogo dentro da sala de aula. Ele não pode fazer do lúdico apenas uma estratégia para entretenimento das crianças, mas para potencializar um aprendizado efetivo, significativo. A partir dessa aprendizagem a criança aperfeiçoa suas habilidades de coordenação motora, compreensão e companheirismo. As brincadeiras na Educação Lúdica devem ser planejadas para significar um momento mágico para o ensino-aprendizado.
Conforme Monti (1998):
“cabe ao profissional da área a responsabilidade de fazer atividades concretas envolvendo objetos e o próprio corpo da criança sendo atividades motoras que possibilitem expor a criança a atividade gráficas. Á medida que as atividades lúdicas da criança se diversificam, ela usa a linguagem não apenas para identificar objetos e atividades, como também para se empenhar em diversas transformações tipo “faz de conta”. Sua fantasia transporta-a para dentro de muitas situações e ela cria e resolve muitos problemas. O brincar não é só um facilitador, mas essencial para um bom desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo da criança”. (MONTI, 1998, P. 57).
Conforme o autor, é necessário que as crianças brinquem e enquanto brincam expressam suas fantasias, desejos e experiências, de acordo com suas realidades interiores. Concluímos afirmando que as atividades lúdicas podem facilitar a aprendizagem, desde que o professor reflita sobre sua forma de ensinar, sua prática, relacionando a utilização do lúdico como fator instigante para qualquer tipo de aula. Portanto, por meio das brincadeiras, particularmente do jogo, a criança se envolve e desenvolve, pois usa sua imaginação, isto é, dá asas às suas fantasias, sonhos, podendo representar diversos papeis etc.
BRINQUEDOTECA COMO ESPAÇO PEDAGÓGICO
A brinquedoteca é um importante forma terapêutica considerada uma das modalidades possíveis de espaço para atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem.
É importante entender a brinquedoteca como uma possibilidade de espaço para a realização de diagnóstico, assim pode se afirmar Weiss (1994)
“Entender o contexto do aprendente de forma ampla: escolas desestruturadas, carência de recursos e apoio pedagógico, profissionais desestimulados que não conseguem transmitir conhecimento de forma qualitativa, bem como as dificuldades da dinâmica familiar” (WEISS, 1994, p. 89).
Em razão disso, “é preciso que o professor competente e valorizado, encontre o prazer de ensinar para que possibilite o nascimento do prazer de aprender”.
Azevedo (2008) explica que, ao utilizar a brinquedoteca como um espaço de diagnóstico pedagógico, os profissionais devem respeitar seu comportamento e suas necessidades brincando junto com elas. Em parceria, pode ir questionando e analisando a maneira como a criança brinca e busca soluções de problemas através de suas ações.
É importante ressaltar que desde o primeiro contato da criança com a brinquedoteca e com os objetos nela dispostos, a importância de ser capaz de perceber seus comportamentos. Se realizada uma intervenção terapêutica neste espaço, aos poucos as condutas da criança vão se modificando. Condutas como a timidez, a seleção do brinquedo, a não participação em brincadeiras e a dificuldade de relacionamentos com o avaliador. As crianças acabam refletindo as suas dificuldades através de suas ações, aquilo que as mães e professores às vezes não relatam.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Por meio dessa pesquisa, percebe-se que é muito importante o conhecimento, por parte dos docentes em relação às atividades lúdicas, suas necessidades e benefícios, porém ainda se depara com algumas barreiras, principalmente no que diz respeito às orientações por parte da equipe diretiva e quanto ao espaço físico. Na Educação Infantil se busca muito mais que simples aplicação dos saberes, já que as crianças estão sendo preparadas para inúmeras situações da vida cotidiana, para viverem em sociedade. E a escola é, juntamente com a família, a grande formadora e responsável em ingressar cidadãos críticos, letrados na sociedade brasileira.
A educação lúdica contribui para o desenvolvimento da criança, na qual a participação educacional promove a criatividade e interação, valorizando a linguagem oral e escrita. Dessa forma, os jogos intelectuais como o quebra-cabeça, jogo da memória, amarelinha não podem ser descartados no âmbito escolar, pois esses jogos auxiliam no desenvolvimento e na alfabetização da criança.
A atividade lúdica auxilia no diagnóstico e tratamento nas dificuldades de aprendizagens, pois quando um paciente não desenvolve a habilidade de jogar, há a identificação de explicitar o quanto é difícil para esse indivíduo construir o conhecimento, necessitando de estímulos e tempo para se apropriar dessa prática saudável e importante à ampliação do conhecimento social, afetivo, cognitivo e emocional.
Portanto vale ressaltar que é muito importante que o educador respeite o processo de cada um, para que o jogo não se torne um momento obrigatório e sim que seja um momento prazeroso e com significado cognitivo para o aluno.
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1Graduada em Pedagogia Univar: Pos – Psicopedagogia clínica e institucional.
:Emei: darleneassis-bg@hotmail.com
2Graduada em Pedagogia Univar: Pos – Psicopedagogia clínica e institucional.
:Emei: darleneassis-bg@hotmail.com
3Graduada em Pedagogia Unidas do Vale do Araguaia- Univar E-mail.: deterege74@gmail.com
Graduada em Pedagogia; Faculdades Unidas do Vale do Araguaia(Univar): Pós Graduada em Educação infantil e alfabetização e graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Afirmativo. E-mail. ivana2012azevedo@hotmail.com ivana2012azevedo@hotmail.com
MT; Email. elzafernandes25@hotmail.com
4Licenciada em Pedagogia. Faculdades Unidas do Vale do Araguaia(Univar)
Pós Graduada em Educação infantil e alfabetização e graduada em Psicopedagogia pela Faculdade Afirmativo.
5Graduada em Pedagogia E-mail. ivana2012azevedo@hotmail.com
6Graduada em Pedagogia / Faculdade :Univar Especialização: A E E
7Graduada em Pedagogia /Faculdades Unidas do Vale do Araguaia Especialização Educação Infantil e Alfabetização Faculdade Afirmativo
Gmail Lucianadiva138@gmail.com! Luciana Divina Da Silva.
8Graduada em Pedagogia /Facilidade Invest de Ciências e Tecnologia, pós graduação História e Cultura Afro Brasileira Faculdade Afirmativa. E-mail. wilmarmatias042@gmail.com