A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA NO CONTEXTO ESCOLAR COM ALUNOS AUTISTAS

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202408081821


Maria Valdenora da Silva Sousa1;
Thaislane Oliveira Costa2;
Yloma Fernanda de Oliveira Rocha3.


RESUMO

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) tem se mostrado uma abordagem essencial para a inclusão e o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar. O objetivo deste trabalho é investigar as contribuições da ABA para a inclusão e o desenvolvimento de crianças com TEA no contexto educacional. A metodologia utilizada foi uma revisão sistemática, com abordagem descritiva, quantitativa e qualitativa, analisando estudos publicados entre 2019 e 2024 sobre a aplicação da ABA em escolas. Os resultados indicam que a aplicação da ABA melhora as habilidades sociais, comportamentais e acadêmicas das crianças com TEA, facilitando sua inclusão no ambiente escolar. A ABA é uma ferramenta eficaz para promover a inclusão educacional de crianças com autismo, destacando a importância de estratégias individualizadas e formação contínua dos profissionais de educação.

Palavras-chave: Análise do Comportamento Aplicada, Transtorno Do Espectro Autista, Inclusão Escolar, Desenvolvimento Infantil.

ABSTRACT

Applied Behavior Analysis (ABA) has proven to be an essential approach for the inclusion and development of children with autism spectrum disorder (ASD) in the school environment. The objective of this study is to investigate the contributions of ABA to the inclusion and development of children with ASD in the educational context. The methodology used was a systematic review, with a descriptive, quantitative and qualitative approach, analyzing studies published between 2019 and 2024 on the application of ABA in schools. The results indicate that the application of ABA improves the social, behavioral and academic skills of children with ASD, facilitating their inclusion in the school environment. ABA is an effective tool to promote the educational inclusion of children with autism, highlighting the importance of individualized strategies and continuous training of education professionals.

Keywords: Applied Behavior Analysis. Autism Spectrum Disorder. School Inclusion. Child Development.

1 INTRODUÇÃO

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é considerado um transtorno de neurodesenvolvimento. É, portanto, uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento infantil, interferindo na forma de se comunicar e interagir socialmente. Além disso, apresenta padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. Essas características precisam estar presentes desde período precoce do desenvolvimento mais precisamente antes dos 36 meses e provocarem prejuízo significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.

A inclusão de crianças com transtorno do espectro autista (TEA) no ambiente escolar é um desafio enfrentado por educadores e profissionais de saúde. O transtorno do espectro autista se caracteriza por dificuldades em comunicação social e comportamentos restritos e repetitivos, afetando a capacidade de aprendizagem e interação social das crianças. Dentro deste contexto, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) tem se destacado como uma abordagem eficaz para promover o desenvolvimento de habilidades e a inclusão escolar de crianças com autismo. A ABA é uma intervenção baseada em princípios comportamentais que visa modificar comportamentos por meio de técnicas específicas e reforço positivo, proporcionando melhorias em diversas áreas do desenvolvimento infantil.

No ambiente educacional, a aplicação da ABA tem mostrado resultados promissores, contribuindo para a inclusão efetiva de crianças com TEA. Estudos têm demonstrado que intervenções baseadas em ABA podem melhorar as habilidades acadêmicas, sociais e comunicativas dessas crianças, facilitando sua adaptação ao ambiente escolar. A adoção de técnicas ABA por professores e profissionais de apoio pode transformar a dinâmica escolar, criando um ambiente mais inclusivo e adaptado às necessidades específicas dos alunos com autismo. No entanto, a implementação dessas técnicas exige formação adequada e um entendimento profundo dos princípios comportamentais subjacentes.

O problema de pesquisa que orienta este estudo é: “Quais são as contribuições da ABA para a inclusão e o desenvolvimento de crianças com TEA no ambiente escolar?”. Este problema reflete a necessidade de compreender como as práticas ABA podem ser integradas de maneira eficaz nas escolas para apoiar o desenvolvimento das crianças com autismo e promover sua participação plena no contexto educacional.

Diante deste problema, várias hipóteses podem ser levantadas. Uma hipótese é que a aplicação sistemática da ABA no contexto escolar resulta em melhorias nas habilidades sociais e acadêmicas das crianças com TEA. Outra hipótese sugere que a formação contínua dos professores em técnicas ABA é essencial para a eficácia das intervenções. Pode-se postular que a ABA contribui para a redução de comportamentos desafiadores, facilitando a integração das crianças no ambiente escolar e promovendo um ambiente de aprendizado mais harmonioso.

A relevância deste trabalho acadêmico reside na sua potencial contribuição para a melhoria das práticas educacionais e para a inclusão de crianças com autismo no ambiente escolar. Ao fornecer uma análise detalhada e sistemática das intervenções ABA, este estudo pode orientar educadores, profissionais de saúde e formuladores de políticas na implementação de estratégias mais eficazes para apoiar alunos com TEA. A inclusão escolar é um direito fundamental e, ao promover práticas que facilitam esse processo, este trabalho contribui para uma educação mais justa e equitativa, beneficiando não apenas as crianças com autismo, mas toda a comunidade escolar.

O objetivo geral deste trabalho é analisar a importância da Análise do Comportamento Aplicada no contexto escolar para alunos autistas. Os objetivos específicos incluem: identificar as principais estratégias de ABA utilizadas no ambiente escolar, avaliar os resultados das intervenções ABA em crianças com TEA, investigar a percepção de professores e profissionais de apoio sobre a eficácia da ABA e propor recomendações para a implementação eficaz dessas práticas nas escolas. Esses objetivos são fundamentais para compreender a extensão e as formas pelas quais a ABA pode beneficiar a inclusão e o desenvolvimento de alunos com autismo.

2 METODOLOGIA

A metodologia utilizada para a realização desta revisão sistemática sobre a importância da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no contexto escolar com alunos autistas seguiu rigorosos critérios para garantir a qualidade e a relevância das informações coletadas. Inicialmente, a pesquisa bibliográfica foi conduzida em bases de dados eletrônicas reconhecidas, incluindo PubMed, Scielo, e Google Scholar. Foram utilizados termos de busca como “Análise do Comportamento Aplicada”, “ABA”, “transtorno do espectro autista”, “TEA”, “contexto escolar” e “inclusão escolar”, combinados e ajustados conforme a sintaxe específica de cada base de dados garantiu a abrangência dos resultados e a inclusão de estudos relevantes.

Os critérios de inclusão definidos para os estudos selecionados foram bastante específicos. Incluíram estudos publicados entre 2019 e 2024, artigos publicados em periódicos revisados por pares, pesquisas que abordassem a aplicação da ABA em contextos escolares com alunos autistas, e aqueles que incluíssem dados empíricos sobre os resultados da intervenção ABA. Foram considerados apenas trabalhos escritos em português, inglês ou espanhol. Por outro lado, foram excluídos estudos teóricos sem dados empíricos, artigos de opinião, editoriais ou resenhas de livros, estudos focados em intervenções ABA fora do contexto escolar e publicações sem informações claras sobre metodologia ou resultados.

A síntese dos dados foi realizada qualitativamente, agrupando as principais temáticas e conclusões. O foco foi identificar padrões nos resultados sobre a eficácia da ABA, estratégias específicas de intervenção, desafios enfrentados na implementação e impacto no desenvolvimento dos alunos autistas. A análise revelou a eficácia da ABA em promover a inclusão e o desenvolvimento de habilidades sociais e acadêmicas nas crianças com TEA, além de destacar a importância de estratégias individualizadas e formação contínua dos profissionais envolvidos.

A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada utilizando critérios adaptados do Joanna Briggs Institute (JBI) para revisões sistemáticas (Santos et al., 2016). Os critérios incluíram a clareza na descrição da metodologia, rigor na coleta e análise de dados, validade e confiabilidade dos instrumentos utilizados, e a transparência na apresentação dos resultados e conclusões. Essa avaliação rigorosa garantiu a inclusão de estudos de alta qualidade na revisão, proporcionando uma base para as conclusões.

Foi realizada uma análise crítica dos estudos selecionados para identificar lacunas na literatura e áreas para futuras pesquisas. A análise considerou aspectos como a variabilidade nas práticas de implementação da ABA, o papel dos professores e profissionais de apoio, e as condições contextuais que influenciam a eficácia da intervenção. Identificou-se a necessidade de mais pesquisas que explorem essas variáveis e que desenvolvam intervenções ABA adaptadas a diferentes contextos escolares.

3 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Este estudo de revisão sistemática utilizou uma abordagem descritiva, quantitativa e qualitativa para analisar os resultados relacionados à aplicação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) no contexto escolar com alunos autistas.

O procedimento de seleção envolveu várias etapas. Inicialmente, foram identificados 172 estudos potencialmente relevantes. Após a remoção de duplicatas, 46 artigos foram avaliados com base nos títulos e resumos. Destes, 25 foram selecionados para leitura completa, resultando na inclusão final de 17 estudos que atenderam a todos os critérios de inclusão estabelecidos. Esse processo rigoroso garantiu a seleção de estudos de alta relevância e qualidade para a revisão. A Figura 1 a seguir demonstra o fluxograma relativo às etapas de seleção dos artigos para análise sistemática.

Figura 1. Fluxograma do procedimento de seleção dos artigos para análise sistemática

Fonte: Autoria própria, 2024.

Para cada estudo incluído na revisão, foram extraídas informações detalhadas, incluindo autores e ano de publicação, objetivo do estudo, características dos participantes, descrição da intervenção ABA, resultados principais e conclusões dos autores. Os dados foram organizados em uma planilha para facilitar a análise comparativa e a síntese das informações. Essa abordagem sistemática permitiu uma avaliação abrangente dos estudos e a identificação de padrões nos resultados.

A análise dos estudos selecionados, incluindo objetivos, metodologias e principais resultados, está resumida no Quadro 1, proporcionando uma visão das evidências atuais sobre a eficácia da ABA na inclusão e desenvolvimento de crianças com autismo no ambiente escolar.

Quadro 1. Matriz de síntese dos artigos incluídos

AUTOR/ANOOBJETIVOPARTICIPANTESRESULTADOS
FELINTO et al, 2023Analisar a contribuição da ABA na inclusão de crianças com autismo no âmbito escolar.Crianças com transtorno do espectro autista.ABA contribui para a inclusão escolar.
ROSA, 2022Estudar a contribuição da ABA para a inclusão de crianças com autismo grau II e III no ensino fundamental I.Crianças com autismo grau II e III.ABA facilita a inclusão de crianças com autismo grau II e III.
MARTINS & CAMARGO, 2023Investigar estratégias de adaptação para crianças com autismo na pré-escola fundamentadas na ABA.Crianças com autismo na pré-escola.Estratégias baseadas em ABA são eficazes na adaptação escolar.
BENITEZ et al, 2022Descrever um programa de extensão em ABA para estudantes com autismo.Estudantes com autismo.O programa de extensão melhora o atendimento de estudantes com autismo.
BRITO, 2022Aplicar a terapia ABA na inclusão de crianças e adolescentes autistas em escolas regulares.Crianças e adolescentes autistas.ABA auxilia na inclusão de crianças e adolescentes autistas em escolas regulares.
OLIVEIRA & SILVA, 2021Propor a ciência ABA como intervenção na educação infantil para crianças com autismo.Crianças com autismo na educação infantil.ABA é uma intervenção eficaz na educação infantil para autismo.
FILHA et al, 2019Realizar uma revisão integrativa sobre a ABA aplicada ao autismo.Estudos e revisões sobre ABA e autismo.ABA apresenta benefícios terapêuticos para autismo.
MARTINS, 2020Contribuições da ABA para adaptação escolar de crianças pré-escolares com autismo.Crianças pré-escolares com autismo.ABA ajuda na adaptação escolar de crianças pré-escolares com autismo.
SOUSA et al, 2020Analisar a percepção de pais e profissionais sobre a ABA no tratamento de crianças com autismo.Pais e profissionais de crianças com autismo.Pais e profissionais percebem ABA como eficaz no tratamento de autismo.
MEDEIROS, 2021Revisar a literatura sobre as contribuições da ABA para a aprendizagem de pessoas com autismo.Estudos e revisões sobre ABA e autismo.ABA é eficaz na aprendizagem de pessoas com autismo.
CAVALCANTE et al, 2023Investigar os benefícios da ABA na intervenção precoce para autismo.Crianças com transtorno do espectro autista.ABA beneficia a intervenção precoce no autismo.
BENITEZ, DOMENICONI & BONDIOLI, 2019Discutir o uso do delineamento experimental em ABA para intervenções educacionais inclusivas.Estudos experimentais de ABA.Delineamento experimental em ABA é útil para intervenções inclusivas.
ROSA, 2022Contribuição da ABA para a inclusão de crianças com autismo grau II e III no ensino fundamental I.Crianças com autismo grau II e III.ABA facilita a inclusão de crianças com autismo grau II e III.
BOMFIM, 2020Desenvolvimento do potencial humano de estudantes autistas.Estudantes autistas.ABA promove o desenvolvimento do potencial humano em autistas.
BEZERRA, 2020Abordagem da ABA para ensino de pessoas com autismo.Pessoas com transtorno do espectro autismo.ABA é uma abordagem eficaz para o ensino de pessoas com autismo.
MELO et al, 2024Educação especial inclusiva através da ABA.Crianças com autismo.ABA é eficaz para educação especial inclusiva.
DIAS & SILVA, 2022Contribuições do ABA para crianças autistas.Crianças autistas.ABA contribui positivamente para o desenvolvimento de crianças autistas.
Fonte: Autoria própria, 2024.

O trabalho de Felinto et al. (2023) analisa a contribuição da ABA na inclusão de crianças com autismo no âmbito escolar, revelando que a metodologia ABA promove uma inclusão importante, permitindo um melhor desenvolvimento das habilidades sociais e acadêmicas. Este estudo enfatiza a importância de adaptar as técnicas ABA ao ambiente escolar para maximizar os benefícios para as crianças com TEA. Rosa (2022) foca na inclusão de crianças com autismo grau II e III no ensino fundamental I, concluindo que a ABA facilita esse processo. O estudo destaca a necessidade de estratégias individualizadas para atender às demandas específicas dessas crianças, proporcionando um ambiente mais inclusivo e eficaz para o aprendizado.

Martins e Camargo (2023) investigam estratégias de adaptação fundamentadas na ABA para crianças com autismo na pré-escola. Os resultados indicam que a implementação de técnicas ABA na rotina escolar melhora a adaptação e o comportamento das crianças, facilitando sua integração no ambiente educacional. Benitez et al. (2022) descrevem um programa de extensão em ABA destinado a estudantes com autismo, demonstrando melhorias no atendimento e na inclusão desses alunos. O programa enfatiza a formação continuada dos profissionais de educação para garantir a aplicação eficaz das técnicas ABA.

Brito (2022) aborda a aplicação da terapia ABA na inclusão de crianças e adolescentes autistas em escolas regulares, evidenciando que a ABA é uma ferramenta poderosa para promover a inclusão e o desenvolvimento desses indivíduos, reduzindo comportamentos desafiadores e aumentando habilidades sociais e acadêmicas. Oliveira e Silva (2021) propõem a ABA como intervenção na educação infantil para crianças com autismo, destacando que a aplicação precoce das técnicas ABA resulta em benefícios no desenvolvimento global das crianças, incluindo melhorias na comunicação e comportamento social. Filha et al. (2019) realizam uma revisão integrativa sobre a ABA aplicada ao autismo, concluindo que a abordagem apresenta benefícios terapêuticos importantes, contribuindo para a melhora de diversas habilidades das crianças com TEA. A revisão reforça a eficácia da ABA em diferentes contextos terapêuticos e educacionais.

Martins (2020) foca nas contribuições da ABA para a adaptação escolar de crianças pré-escolares com autismo, mostrando que a implementação de estratégias ABA facilita a integração dessas crianças no ambiente escolar, promovendo uma adaptação mais rápida e eficiente. Sousa et al. (2020) analisam a percepção de pais e profissionais sobre a ABA no tratamento de crianças com autismo, indicando que ambos os grupos percebem a ABA como uma abordagem eficaz para o tratamento e desenvolvimento das crianças, destacando a importância da colaboração entre pais e profissionais para o sucesso das intervenções.

Medeiros (2021) revisa a literatura sobre as contribuições da ABA para a aprendizagem de pessoas com autismo, concluindo que a ABA é eficaz para promover a aquisição de novas habilidades e comportamentos, evidenciando a importância de programas ABA bem estruturados e contínuos. Cavalcante et al. (2023) investigam os benefícios da ABA na intervenção precoce para autismo, demonstrando que a aplicação precoce das técnicas ABA resulta em melhorias no desenvolvimento das crianças, especialmente em áreas como comunicação e habilidades sociais.

Benitez, Domeniconi e Bondioli (2019) discutem o uso do delineamento experimental em ABA para intervenções educacionais inclusivas, concluindo que essa abordagem é útil para desenvolver programas educacionais que promovam a inclusão efetiva de estudantes com autismo. Rosa (2022) novamente destaca a contribuição da ABA para a inclusão de crianças com autismo grau II e III no ensino fundamental I, reforçando a necessidade de intervenções individualizadas e a importância da formação de profissionais para a aplicação eficaz das técnicas ABA.

Bomfim (2020) explora o desenvolvimento do potencial humano de estudantes autistas através da ABA, evidenciando que a abordagem promove um desenvolvimento em diversas áreas, incluindo habilidades sociais e acadêmicas. Bezerra (2020) aborda a ABA como uma abordagem de ensino para pessoas com transtorno do espectro autista, mostrando que a metodologia é eficaz para promover a aprendizagem e a inclusão desses indivíduos em ambientes educacionais.

Melo et al. (2024) discutem a educação especial inclusiva através da ABA, concluindo que a aplicação das técnicas ABA resulta em uma inclusão mais eficaz e no desenvolvimento de habilidades essenciais para a participação ativa das crianças com autismo no ambiente escolar. Dias e Silva (2022) revisam as contribuições da ABA para crianças autistas, mostrando que a abordagem é eficaz para promover o desenvolvimento de habilidades essenciais e a inclusão dessas crianças em diversos contextos educacionais.

A análise das contribuições da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para a inclusão e o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar revela uma gama de benefícios. Felinto et al. (2023) demonstram que a aplicação da ABA no ambiente escolar promove uma inclusão melhor, melhorando as habilidades sociais e acadêmicas das crianças com TEA. Rosa (2022) enfatiza a importância de estratégias individualizadas no uso da ABA para a inclusão de crianças com autismo grau II e III no ensino fundamental, facilitando o processo de inclusão e proporcionando um ambiente de aprendizado mais eficaz. Martins e Camargo (2023) corroboram esses achados ao mostrar que a implementação de técnicas ABA na pré-escola melhora a adaptação e o comportamento das crianças, facilitando sua integração no ambiente educacional.

Benitez et al. (2022) descrevem um programa de extensão em ABA destinado a estudantes com autismo, demonstrando melhorias no atendimento e na inclusão desses alunos, e enfatizam a importância da formação contínua dos profissionais de educação. Brito (2022) reforça essa perspectiva ao evidenciar que a terapia ABA é uma ferramenta poderosa para promover a inclusão e o desenvolvimento de habilidades sociais e acadêmicas, além de reduzir comportamentos desafiadores em crianças e adolescentes autistas em escolas regulares. Oliveira e Silva (2021) destacam que a aplicação precoce das técnicas ABA resulta em benefícios no desenvolvimento global das crianças, incluindo melhorias na comunicação e comportamento social.

Filha et al. (2019) realizam uma revisão integrativa sobre a ABA aplicada ao autismo e concluem que a abordagem apresenta benefícios terapêuticos importantes, contribuindo para a melhora de diversas habilidades em crianças com TEA em diferentes contextos terapêuticos e educacionais. Martins (2020) destaca as contribuições da ABA para a adaptação escolar de crianças pré-escolares com autismo, promovendo uma integração mais rápida e eficiente no ambiente escolar. Sousa et al. (2020) analisam a percepção de pais e profissionais sobre a ABA no tratamento de crianças com autismo, indicando que ambos os grupos percebem a ABA como uma abordagem eficaz para o tratamento e desenvolvimento das crianças, destacando a importância da colaboração entre pais e profissionais para o sucesso das intervenções.

Medeiros (2021) revisa a literatura sobre as contribuições da ABA para a aprendizagem de pessoas com autismo e conclui que programas ABA bem estruturados e contínuos são essenciais para a promoção de novas habilidades e comportamentos. Cavalcante et al. (2023) investigam os benefícios da ABA na intervenção precoce para autismo, demonstrando que a aplicação precoce das técnicas ABA resulta em melhorias no desenvolvimento das crianças, especialmente em áreas como comunicação e habilidades sociais. Benitez, Domeniconi e Bondioli (2019) discutem o uso do delineamento experimental em ABA para intervenções educacionais inclusivas e afirmam que essa abordagem é útil para desenvolver programas educacionais que promovam a inclusão efetiva de estudantes com autismo.

Bomfim (2020) e Bezerra (2020) reforçam a eficácia da ABA como uma abordagem de ensino, promovendo o desenvolvimento em diversas áreas, incluindo habilidades sociais e acadêmicas, e facilitando a aprendizagem e inclusão de indivíduos com TEA em ambientes educacionais. Melo et al. (2024) concluem que a aplicação das técnicas ABA resulta em uma inclusão mais eficaz e no desenvolvimento de habilidades essenciais para a participação ativa das crianças com autismo no ambiente escolar. Dias e Silva (2022) mostram que a ABA é eficaz para promover o desenvolvimento de habilidades essenciais e a inclusão dessas crianças em diversos contextos educacionais, corroborando a visão de que a ABA é uma intervenção para a inclusão e desenvolvimento de crianças com TEA no ambiente escolar.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Esta revisão reforça a importância da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) como uma abordagem eficaz para a inclusão e o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente escolar. Os estudos analisados demonstram consistentemente que a ABA promove melhorias em habilidades sociais, comportamentais e acadêmicas, facilitando a integração dessas crianças no contexto educacional. 

A prevalência do TEA, muitas vezes associada à deficiência intelectual (DI), destaca a necessidade contínua de pesquisa e intervenções eficazes para abordar os desafios enfrentados por crianças e suas famílias. O ABA surge como uma abordagem baseada em evidências, que se concentra na análise e modificação do comportamento, oferecendo resultados promissores na promoção do desenvolvimento e adaptação dessas crianças.

A eficácia do ABA na melhoria das habilidades sociais é evidenciada por estudos que demonstram ganhos significativos na capacidade das crianças de iniciar e manter interações sociais, interpretar sinais sociais e responder adequadamente a diferentes contextos sociais. Da mesma forma, o ABA tem um impacto positivo na comunicação, promovendo habilidades funcionais e expressivas e reduzindo comportamentos comunicativos inadequados.

A implementação prática do ABA no contexto clínico envolve uma abordagem individualizada, orientada por objetivos e colaborativa, que requer a participação ativa de uma equipe multidisciplinar e dos pais. O treinamento dos pais auxilia no sucesso do tratamento, permitindo que eles se tornem agentes ativos na promoção do desenvolvimento de seus filhos e facilitando a generalização das habilidades aprendidas para o ambiente doméstico.

A revisão destaca a necessidade de estratégias individualizadas para atender às demandas específicas de cada criança com TEA. A percepção positiva de pais e profissionais sobre a ABA, sublinha a importância da colaboração entre todos os envolvidos para o sucesso das intervenções. Estudos futuros devem continuar a explorar a aplicação da ABA em diversos contextos escolares, investigando novas técnicas e abordagens para aprimorar ainda mais a inclusão e o desenvolvimento das crianças com autismo, garantindo uma educação mais equitativa e inclusiva para todos os alunos.

REFERÊNCIAS

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BOMFIM DE ARAÚJO, Adélia Cristina. Desenvolvimento do Potencial Humano dos Estudantes Autistas. 2020. Tese de Doutorado.

BRITO, Raphael Martins de. Aplicação da terapia aba (Analise do Comportamento Aplicada) na inclusão de crianças e adolescentes autistas em escolas regulares. 2022.

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DIAS, Suzana Cazati; SILVA, Mirelli Caroline Oliveira da. AS CONTRIBUIÇÕES DO ABA À S CRIANÇAS AUTISTAS. 2022.

FELINTO, Jislayne Fidelis et al. A contribuição da análise do comportamento aplicada–ABA na inclusão de crianças com transtorno do espectro autista no âmbito escolar. Research, Society and Development, v. 12, n. 6, p. e8112641929-e8112641929, 2023.

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MELO, Maria Cleonice Santos et al. EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA ATRAVÉS DA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA–ABA. Revista Ilustração, v. 5, n. 5, p. 125-140, 2024.

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1Pedagoga pela Universidade Estadual do Piauí, pós-graduada em Psicopedagogia clínica, hospitalar e institucional
2Pedagoga pela Faculdade FAESPI, pós-graduada em Psicopedagogia clínica, hospitalar e institucional
3Psicóloga, Pedagoga, Psicopedagoga. Doutoranda em saúde, mestre em Saúde Mental e Transtornos Aditivos (UFRGS). Especialista em ABA, Neuropsicologia, Dificuldades de Aprendizagem e Docência do Ensino Superior.