A GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO E OS DESAFIOS PARA AS ORGANIZAÇÕES FRENTE AO AUMENTO DA COMPETITIVIDADE

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102410131518


Francisco Carlos da Silva [1]


RESUMO

Este artigo tem como objetivo conceituar a gestão de cadeia de suprimento – SCM (Supply Chain Management). Trabalhar a diferença entre logística e Gestão da cadeia de suprimento, os desafios que as organizações enfrentam na implantação e operacionalização do SCM, e o papel fundamental da gestão da cadeia de suprimentos, também foi apresentado a necessidade da sustentabilidade ambiental de todos os processos que envolve a cadeia de suprimento e por último a gestão de cadeia de suprimento e o e-commerce.  Para isso, foi utilizado uma metodologia de abordagem exploratória e qualitativa na literatura, com o método de pesquisa e revisão bibliográfica de artigos científicos e mídias eletrônicas sobre o assunto. O trabalho apresenta como consideração final, a importância da gestão da cadeia de suprimentos para as organizações frente ao avanço competitivo e as novas necessidade de que o comercio eletrônico exige, porém sem deixar de lado a importância da sustentabilidade, tratando com seriedade a área ambiental no processo da gestão do suprimento.

Palavras-chave: Suprimento. Logística. Cadeia. Distribuição. Gestão. Sustentabilidade.

ABSTRACT

This article aims to conceptualize supply chain management – ​​SCM (Supply Chain Management). Working on the difference between logistics and supply chain management, the challenges that organizations face in implementing and operationalizing SCM, and the fundamental role of supply chain management, the need for environmental sustainability of all processes involved was also presented. the supply chain and finally supply chain management and e-commerce.  For this, an exploratory and qualitative approach methodology was used in the literature, with the method of research and bibliographic review of scientific articles and electronic media on the subject. The work presents as a final consideration, the importance of supply chain management for organizations in the face of competitive advancement and the new needs that electronic commerce requires, but without leaving aside the importance of sustainability, treating the environmental area seriously in the supply management process.

Keywords: Supply. Logistics. Chain. Distribution. Management. Sustainability.

1 Introdução

Este artigo tem como objetivo conceituar a Supply Chain Management SCM. Trabalhar a diferença entre logística e a gestão da cadeia de suprimento, os principais desafios que as organizações enfrentam na implantação e operacionalização do SCM, e o papel fundamental da gestão da cadeia de suprimentos, também foi apresentado a importância da sustentabilidade na gestão da cadeia de suprimentos em todos os processos, por último será apresentado o seu papel no comercio eletrônico.

 Para isso, este trabalho utiliza uma metodologia de abordagem exploratória e qualitativa na literatura, com um método de pesquisa e revisão bibliográfica de artigos científicos e mídias eletrônicas sobre o assunto.

O trabalho apresenta a importância da gestão da cadeia de suprimentos para as organizações frente ao avanço competitivo e as novas necessidade de que o comercio eletrônico exige, conforme Silva e Cardoso (2019), também segundo os autores, a ampliação do comercio eletrônico, da logística e da gestão da cadeia de suprimento gerou um cenário emergente economicamente. O trabalho também apresentara a necessidade de respeitar a sustentabilidade e a importância ambiental em todo o processo.

2 Gestão da Cadeia de Suprimento – Supply Chain Manengent – SCM

2. 1 Conceitos

            O artigo apresentara alguns conceitos dos principais autores que escreveram sobre o SCM, sigla em inglês, de Supply Chain Manengent, sua tradução é Gestão da cadeia de Suprimento, primeiro será apresentado a diferença do SCM, com relação a logística.

logística é definida como a colocação do produto ou serviço certo, na quantidade certa, no lugar certo, no prazo certo, na qualidade certa, com a documentação certa, ao custo certo, produzindo no menor custo, da melhor forma, deslocando mais rapidamente, agregando valor ao produto e dando resultados positivos aos acionistas e clientes. Segundo Rosa (2014) citado por Ramos, Jesus, Oliveira e Gonçalves (2021).

A gestão de cadeia de suprimento é definida como a administração e o planejamento das diversas áreas que integram a cadeia, como a matéria-prima, produção, logística, compras etc. sendo que a cadeia de uma organização é composta por diferentes fases, que variam de acordo com o produto ou serviço a ser entregue. Sendo o processo para adquirir produtos, agregando valor com a necessidade dos clientes e consumidores. Segundo Pozo, H. (2019) citado por Sousa, Sotero, Leite, Rodrigues e Junior (2023)

A gestão da cadeia de suprimento não leva em consideração apenas a movimentação de produtos ou serviços internamente ou para o seu fornecedor e seu cliente diretos, ela considera as relações do seu fornecedor com os seus clientes com os clientes dele, pensando inclusive em seu cliente final. Conforme Laugeni (2009) citado por Ramos, Jesus, Oliveira e Gonçalves (2021)

O avanço na forma de gerenciamento da cadeia de suprimentos trouxe inúmeras vantagens para o setor de logística, otimizando o trabalho, garantindo maior confiabilidade no processo e integração entre cliente e fornecedor, conforme Ballou (2006) citado por Ramos, Jesus, Oliveira e Gonçalves (2021). O autor continua dizendo que o gerenciamento da cadeia de suprimentos compreende a coordenação do fluxo de produtos ou serviços ao longo de todo o processo.

De acordo com Ballou (2006) citado por Ramos, Jesus, Oliveira e Gonçalves (2021), para o bom gerenciamento da cadeia de suprimento é necessário que o foco esteja em gerir os fluxos de produtos e serviços da maneira mais eficaz e eficiente. Com o surgimento do SCM trouxe novas ferramentas organizacionais necessárias no processo de implementação da cadeia de suprimento. Também ainda segundo o autor, a informatização traz uma redução nos custos para empresa. Segundo Souza, Carvalho e Liboreiro (2006), o processo da tecnologia da informação traz para o SCM rapidez em todo o processo. Conforme Lambert (1993) citado por Souza, Carvalho e Liboreiro (2006), o conceito de gerenciamento integrado de logística se refere à administração das várias atividades como um sistema interligados. Ainda segundo Souza, Carvalho e Liboreiro (2006), a SCM tem como foco é a integração de cada componente e consequentemente o aumento do market share.

Figura 1 – Fluxo simplificado de comercialização

Fonte: Souza, Carvalho e Liboreiro (2006),

2.2 Desafios do SCM

Os grandes desafios na gestão da cadeia de suprimento estão na integração dos diversos departamentos como o ponto chave da organização, que atendera as necessidades dos clientes de maneira eficaz e baixo custo, segundo Miguel e Brito (2009), citado por Sousa, Sotero, Leite Rodrigues e Junior (2023), diversas organizações adotam condutas de gestão integrada, com consequente aumento da vantagem competitiva, redução dos custos e maior satisfação dos clientes.

A literatura apresenta diversas barreiras para a implantação do SCM, podemos destacar: a mudança na cultura organizacional, falta de formação das equipes, pouca difusão entre os profissionais, bem como a falta de integração dos processos de maior complexidade da implantação para as organizações, pois trata-se da organização por completo, de forma global e integrada, conforme Araujo (2024)

Segundo Araujo (2024), a automação das rotinas da SCM possibilita que os funcionários trabalhem mais em atividades estratégicas do que operacionais, focando nas inovações, aprimoramento dos serviços, novas ideias e maior produtividade.

Também segundo Araujo (2024), o Supply Chain 4.0, uma derivação da indústria 4.0, logo após a transformação digital. O resultado é o aumento da competitividade e entrega de valor e satisfação dos consumidores finais.

A principal ferramenta do Supply Chain 4.0 é o monitoramento dos transportes, esta tecnologia permite o controle durante todo trajeto, a troca de mensagem instantânea monitora todo o processo.

Ainda de acordo com o Araujo (2024), apresentou três desafios no Supply Chain: primeiro a gestão de dados, o grande volume de informações trabalhadas; segundo Profissionais aptos a operar ferramentais digitais e por último a atualização tecnológico como: drones, veículos autônomos, depósitos automatizados, aplicativos de entregas, robôs, Blockchain etc.

2.3 Sustentabilidade e a Cadeia de Suprimento

Segundo Araujo (2024), a cadeia de suprimento sustentável é aquela que fornece produtos e serviços que satisfazem os clientes com menor impacto ambiental possível e operando de uma forma socialmente responsável.

Conforme Gupta e starr (2014) citado por Araujo (2024), a gestão sustentável da cadeia de suprimentos abrange a avaliação dos impactos ambientais de produtos e processos desde a extração da matéria prima até a disposição final.

Ainda segundo Araujo (2024), há 3 conceitos que objetivam a redução dos impactos ambientais no processo do SCM:

  1. Economia circular: visa a solução prática para o problema iminente de esgotamento de recursos do planeta.
  2. Green Supply Chain Management – Gestão de cadeia de suprimento verde: é a integração dos membros da cadeia de suprimentos e seus parceiros, com a finalidade de reduzir o desperdício e obter economia de custo.
  3. Sustainable Supply Chain Management – Gestão Sustentável da cadeia de suprimento: Ações das empresas em considerar o impacto ambiental e humano no processo do SCM, desde a obtenção de matéria-prima até a produção, armazenamento, entrega e todos os elos de transporte.

2. 4 Gestão da Cadeia de Suprimento e o E-commerce

Conforme Silva e Cardoso (2019), o e-commerce ocorre através da comercialização B2C (bussiness-to-consumer), o cliente potencial é impulsionado a comprar por meio de plataforma digital, consequentemente, a atenção aos fatores logísticos e sua infraestrutura são de grande importância para garantir a distribuição de forma eficaz de modo a maximizar os ganhos da organização.

Conforme Novaes (2007), citado por Silva e Cardoso (2019), a logística do comercio eletrônico tem a função de contribuir no processo organizacional como um todo. Ao focar na inovação, geram-se soluções de logística avançadas, ordenáveis e personalizadas para gerenciar os principais aspectos da cadeia de fornecimento do comercio eletrônico.

De acordo com Parente (2012), citado por Silva e Cardoso (2019), as transações eletrônicas e um método eficiente e competente. O custo de instalação é baixo, poucas licenças e autorizações, custo menor com funcionários em todo os processos da empresa.

Segundo Silva e Cardoso (2019), no e-commecer o cliente são mais exigentes, com relação a qualidade do produto.

Conforme Moreira (2018) citado por Silva e Cardoso (2019), “no e-commecer, o que aparenta ser simples, operacionalmente é desafiador. Primeiro, há o desafio de mover o estoque de vários fornecedores para perto dos consumidores, mantendo uma enorme variedade de itens em estoque e atendendo a uma expectativa de agilidade que vira a questão central da logística para o comercio eletrônico. Ao mesmo tempo, esta demanda pode ser bastante volátil, requerendo habilidade para gerenciar picos de recurso humanos e transportes.”

De acordo com Fleury, Wanke e Figueredo (2000) citado por Silva e Cardoso (2019), no e-commecer a logística passa a ser integrada e evidencia a maior complexidade na gestão de cadeias de suprimentos como mostra a figura

Figura 2 Modelo de logística integrada

Fonte: Fleury, Wanke e Figueredo (2000) citado por Silva e Cardoso (2019)

3 Considerações Finais

A Logística e a gestão da cadeia de suprimento não são a mesma coisa, é muito como esta confusão, a verdade é que a logística está contida na gestão da cadeia de suprimentos, o SCM é muito mais que somente logística, a função dela é agregar valor na relação de fornecedor e consumidor, cumprindo o papel de ligação entre os dois.

O SCM tem vários desafios, o maior deles, é fazer o produto certo, sair do produtor e chegar ao consumidor final, com o menor tempo e menor custo possível, gerando valor agregado ao produto ou serviço, outros desafios para a gestão da cadeia de suprimento é evoluir conforme a internet das coisas, é fazer acontecer no e-commerce, um mercado dinâmico e em constante mudança, cada vez mais as compras são realizadas em plataformas digitais, criando uma grande necessidade de gerir circulação dos produtos e serviços, no mundo onde cada vez mais o consumidor e o vendedor não estão no mesmo lugar, em alguns casos, nem no mesmo pais.

O artigo conclui com a necessidade de que, a gestão da cadeia de suprimento deve respeitar o ambiental, com utilização de novas tecnologias com menor consumo de combustível fosseis, e uma forma consciente de utilizar os recursos naturais, criando uma forma de reduzir o impacto ambiental das suas atividades, e gerando um consumo consciente.

4 Referências Bibliográficas

Araujo, P.B.L.P. (2024). Gestão da cadeia de suprimentos e seu impacto na competividade entre as organizações, Rio de Janeiro – Brasil. Publicado em 18/04/2024 https://revistatopicos.com.br/artigos/gestao-da-cadeia-de-suprimentos-e-seu-impacto-na-competividade-entre-as-organizacoes   acessado em 15/09/2024.

Ramos, L.F. Jesus, R, Oliveira W.A., Gonçalves I. (2021). Gestão da cadeia de suprimentos visando o sucesso do negócio, São Paulo – Brasil, publicado em junho de 2021 http://ric-cps.eastus2.cloudapp.azure.com/handle/123456789/5436  acessado em 17/09/2024.

Silva. D.J. Cardoso R.F. (2019). Perspectivas da Logística de E-commerce na gestão de cadeia de suprimentos, São Paulo – Brasil. Publicado em dezembro em 2019 http://repositorio.unitau.br/jspui/bitstream/20.500.11874/4551/1/Douglas%20Jose%20da%20Silva%20-%20Rafaela%20Fonseca%20Cardosos.pdf  acessado em 18/09/2024.

Souza, G.D., Carvalho, M.S.M.V., Liboreiro, M. A. M. (2006). Gestão da cadeia de suprimento integrada à tecnologia da informação, Rio de Janeiro – RJ publicado em Jul/Ago 2006 https://www.scielo.br/j/rap/a/dWqsbLdFRSyJ8r3wJctSDxN/ acessado em 15/09/2024.

Souza, C.A.M., Sotero, I.S., Leite, J.C., Rodrigues, K.S.M.M., Junior, T.A.F. (2023). A importância da gestão da cadeia de suprimentos para as organizações, Brasil, publicado em 27/10/2023 https://journal.editorametrics.com.br/index.php/amormundi/article/view/313 acessado em 13/09/2024.


[1] Bacharel em Ciências Econômica pela UFRN, MBA em Liderança e engajamento pela UNESC, MBA em Liderança e Coaching pela UNINASSAU, MBA em Administração estratégica pela Estácio.  Mestrando em Administração pela Must University. E-mail fcocarlossilva@outlook.com