REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th10241111742
Aline Araújo Ferreira Fernandes
Aline Martins De Souza
Augusto Henrique Mendes De Carvalho
Beatriz Paula De Oliveira
Bruna Kathlen Farias Gomes
Camille Barreto Brandão
Larissa Londe Porto
Mariana Ferreira De Souza Leandro
Stefane Ferreira Da Silva
Thaynara Moreira Alencar
Lorrane Rafaela De Souza Brasileiro
INTRODUÇÃO
Em 2015, a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), constatou que a enfermagem é uma área em crescimento, com a grande maioria dos profissionais (91,8%) entrando no mercado de trabalho. De acordo com Martins e Gomes (2015), na enfermagem, a dificuldade de conseguir emprego tem aumentado devido ao grande número de profissionais disponíveis, o que resulta em um mercado de trabalho mais competitivo e exigente, buscando por profissionais com novas habilidades e competências pessoais, com foco em perfis profissionais baseados no desenvolvimento de competências e habilidades. (Aprigio, 2013; Oliveira et al.,2018).
A Liga Acadêmica de Enfermagem Estética e Empreendedorismo (LAEE) do Distrito Federal foi fundada no primeiro semestre de 2023 no Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (UNICEPLAC) com o objetivo de expandir os conhecimentos e habilidades dos estudantes na área da estética. A LAEE oferece uma oportunidade única para explorar desde procedimentos tradicionais até as últimas tendências e inovações em estética, além de promover projetos de pesquisa e estudos de caso. Com a orientação de professores e profissionais experientes, a liga organiza palestras, seminários e eventos que mantêm os estudantes atualizados sobre os avanços na área, ajudando-os a desenvolver habilidades práticas, construir uma rede profissional e se envolver em atividades de pesquisa e desenvolvimento na estética.
Os principais músculos faciais envolvidos na formação de rugas, essenciais tanto para os tratamentos com toxina botulínica em procedimentos estéticos. Compreender o funcionamento desses músculos, como o occipitofrontal, corrugador do supercílio, prócero, orbicular dos olhos, levantador do lábio superior, zigomáticos e outros, é fundamental para garantir resultados satisfatórios e duradouros (TAMURA, 2010). A toxina botulínica relaxa temporariamente os músculos faciais hiperativos, suavizando as rugas dinâmicas, proporcionando uma aparência mais natural, desde que aplicada corretamente (Small R et al., 2012).
No Brasil, a Terapia Botulinica tornou-se um procedimento amplamente popular devido à sua natureza não cirúrgica e à sua eficácia comprovada em correções e prevenção facial. Raramente desencadeia respostas imunológicas (Ribeiro, 2014), e oferece a vantagem de uma recuperação rápida, permitindo que os pacientes mantenham suas atividades cotidianas (Silva, 2009).
A busca pela beleza e o rejuvenescimento têm sido tópicos com cada vez mais destaque, tanto para os homens como para mulheres (Ribeiro, 2014). O tratamento utilizando a Toxina Botulínica (TB) está ganhando forte presença pela grande aplicabilidade e raros efeitos colaterais (Silva, 2009).
RELATO DE EXPERIÊNCIA
O presente relato de experiência trata-se de uma narração descritiva da vivência de 20 alunos participantes da Liga Acadêmica de Enfermagem Estética e Empreendedorismo do Curso de Enfermagem de um Centro Universitário do Distrito Federal, a aula foi organizada durante o semestre letivo, seguindo os princípios e objetivos do Estatuto da Liga Acadêmica e da Universidade com o consentimento da professora Enfermeira responsável pela liga. Trata-se de um evento ofertado com o tema: Anatomia Facial Aplicada à Estética. A ação foi conduzida no dia 10/04/2024 e dividida em três tópicos principais.
Iniciou-se com a recepção da professora convidada, apresentação dos membros diretores e organizadores do evento, recepção dos alunos ligantes e cada membro da liga ficou responsável por suas respectivas atividades desenvolvidas. Ao chegar no laboratório de anatomia, as alunas se depararam com um local preparado, com presença de equipamentos necessários para que a professora realizasse a apresentação. No primeiro momento, foi realizada uma introdução e agradecimentos pela vice-diretora da Liga Acadêmica e posterior apresentação do currículo da palestrante convidada, que iniciou sua apresentação por meio de datashow e a utilização de modelos sintéticos e cadáveres anatômicos no laboratório ofereceu uma experiência tangível e interativa, além dos recursos visuais. Os participantes puderam observar e manipular estruturas anatômicas reais graças a esses modelos. Essas habilidades são essenciais para a compreensão da anatomia em um quadro tridimensional. A palestra foi dividida em quatro tópicos principais, iniciando com a explanação detalhada das estruturas ósseas do crânio e face, abordado toda estrutura muscular facial, vascularização e toda inervação facial, foi explicado sobre a Toxina Botulínica e seus locais de aplicação e posteriormente houve uma demonstração prática dos locais de aplicação da Toxina Botulínica para fins estéticos.
Na introdução foi mostrado conceitos e funções do crânio, suas divisões, as vistas anterior, lateral e mandíbula. Sobre os músculos da expressão facial foi falado sobre as características, os agrupamentos de acordo com a disposição do couro cabeludo, ao redor dos olhos, ao redor do nariz, ao redor da boca e pescoço. Vimos sobre as rugas dinâmicas e rugas estáticas. Em cada músculo da mímica facial foi mostrado a origem, a inserção, a ação, onde aplicar a Toxina Botulínica e os possíveis riscos. No segundo momento, os acadêmicos se dividiram em duplas e realizaram a marcação dos pontos de aplicação da Toxina Botulínica de acordo com a queixa individual de cada participante. A anatomia facial é um tema de grande complexidade para memorizar a localização exata dos pontos de aplicação e os cuidados necessários para evitar riscos, como lesões nervosas. Essa experiência teve um impacto significativo no desenvolvimento profissional, pois ampliou o conhecimento teórico e prático dos alunos sobre a aplicação da Toxina Botulínica na estética. A aula reforçou a importância de uma base sólida em anatomia facial para realizar procedimentos estéticos com segurança e eficácia.
Durante o processo de marcação dos pontos de aplicação, os acadêmicos foram orientados a considerar as queixas estéticas individuais de cada participante, o que exigiu uma análise detalhada das estruturas faciais envolvidas. Sob a supervisão da professora palestrante e a professora convidada, as duplas foram orientadas a avaliar a musculatura facial, identificando áreas recomendadas e áreas de risco para a aplicação da Toxina Botulínica.
A atividade iniciou com a identificação dos principais músculos da mímica facial, como o corrugador do supercílio, o orbicular dos olhos e o orbicular da boca. Cada dupla utilizou os conhecimentos da aula teórica, o que foi essencial para compreender a vascularização e a inervação da face. Em seguida, com o auxílio de um lápis de olho branco, os alunos delinearam os pontos de aplicação diretamente no rosto, sempre considerando a segurança e eficácia do procedimento.
Os acadêmicos aprenderam a evitar áreas próximas a nervos faciais importantes, como o nervo facial, para minimizar o risco de paralisia ou outros danos. A professora convidada reforçou a necessidade de uma técnica precisa e detalhada, explicando que uma aplicação incorreta poderia resultar em complicações estéticas e funcionais.
Ao finalizar, as alunas da diretoria, fizeram uma roda de conversa e discorreram sobre a importância da temática para o futuro profissional dos alunos, ouvimos a opinião dos participantes não ligantes sobre o evento e contemplamos a importância da combinação da teoria detalhada e prática supervisionada que contribuiu significativamente para um desenvolvimento profissional robusto e consciente. As acadêmicas finalizaram com agradecimento aos professores e alunos da Instituição pela participação.
DISCUSSÃO
Iniciativas como a Liga Acadêmica de Enfermagem Estética e Empreendedorismo (LAEE) é transformador na formação de futuros profissionais de enfermagem. Através de atividades práticas e teóricas focadas em anatomia facial e estética, os estudantes adquirem conhecimentos essenciais que não são oferecidos na grade curricular tradicional. A experiência com a aplicação de toxina botulínica proporciona uma compreensão aprofundada da musculatura facial, inervação e vascularização, elementos cruciais para a prática segura e eficaz de procedimentos estéticos. A abordagem prática e a supervisão detalhada garantiram que os alunos não apenas absorvessem conhecimento teórico, mas também desenvolvessem habilidades práticas vitais.
O significado dessas descobertas está na evidência de que a educação suplementar em áreas especializadas pode preparar melhor os alunos para um mercado de trabalho competitivo e exigente. Essa integração de atividades práticas com suporte teórico robusto aumenta significativamente a confiança e a competência dos estudantes. Aplicar teorias em um ambiente controlado promove um aprendizado mais profundo e duradouro, preparando os alunos para desafios reais na prática clínica.
Essas descobertas se alinham com pesquisas anteriores que enfatizam a importância de uma formação prática intensiva na educação em saúde. Estudos realizados por Oliveira et al. (2018) e Aprigio (2013) também apontam que a capacitação contínua e o desenvolvimento de novas habilidades são fundamentais para se destacar no mercado de trabalho. A LAEE exemplifica como as ligas acadêmicas podem preencher lacunas educacionais e oferecer experiências enriquecedoras que complementam a formação tradicional. A experiência prática relatada confirma a necessidade de um ensino mais dinâmico e interativo, corroborando com a literatura existente sobre metodologias educacionais eficazes na área da saúde.
Apesar dos resultados positivos, algumas limitações devem ser consideradas. O estudo foi realizado com um grupo relativamente pequeno de 20 alunos, o que pode limitar a generalização dos resultados. Além disso, a experiência foi conduzida em um ambiente controlado, o que pode não refletir totalmente as condições encontradas na prática clínica diária. A falta de um acompanhamento longitudinal para avaliar o impacto a longo prazo dessas atividades no desempenho profissional dos estudantes também representa uma limitação significativa. A pesquisa contínua nessa área pode fornecer insights valiosos para aprimorar a educação em enfermagem e preparar melhor os profissionais para os desafios do mercado de trabalho
A elaboração do evento trouxe resultados positivos tanto para a formação acadêmica dos integrantes de enfermagem quanto para o crescimento da Liga acadêmica de estética e empreendedorismo (LAEE) na instituição. Uma vez que exigiu dos diretores da liga a organização do evento, de modo que todos os membros ligantes e não ligantes participassem de funções importantes do evento.
A referida experiência colaborou na compreensão de fatores importantes para conhecimentos maiores da Anatomia cabeça e pescoço. Este fato também contribuiu na construção de equipes para uma prática voltada aos pontos de aplicação da toxina botulínica.
Além do trabalho em equipe ter influenciado positivamente para o conhecimento e importância da enfermagem estética. Observou-se que os participantes estavam muito satisfeitos com o resultado e organização do evento proposto.
Todos os dados positivos contribuíram na busca de sempre convidar profissionais como enfermeiros, dentistas, esteticista especializados em estética trazendo conhecimentos que colaboraram na melhora de conhecimentos gerais, empreendedorismo e comunicação entre uma Liga Acadêmica e seus integrantes, pois a LAEE tem proporcionado maiores proximidades entre a enfermagem e outros cursos, percebendo-se o aumento do interesse dos integrantes em participar das reuniões quinzenais da Liga.
CONCLUSÃO
Por meio desse relato de experiência, pode-se observar a importância do conhecimento sobre anatomia dos músculos da face, pontos de aplicação da toxina botulínica e métodos de aplicação para obter resultados esperados. Entender como a toxina atua no organismo e suas limitações torna-se fundamental para obter êxito na aplicação, para alcançar o nível necessário de proficiência na área o profissional de enfermagem deve sempre buscar aprimorar suas técnicas de aplicação e
conhecimentos sobre anatomia humana, com intuito de minimizar erros, aplicações indevidas e superdosagem desnecessária da toxina botulínica. Esses conhecimentos podem ser usados na prática para evitar complicações e controlar eventos adversos, assim podendo promover melhora no atendimento e garantindo mais segurança ao paciente.
REFERÊNCIAS
V.6, N.2, 201584SILVA, J. F. N. A aplicação da toxina botulínica e suas complicações: revisão bibliográfica. 2009. 134f. [dissertação] Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto,2009
Aprigio, B. T. (2013). Gerações no mercado de trabalho: geração Y.Revista de Administração do UNISAL,3(3).
Small R, Hoang D. A Practical Guide to Botulinum Toxin Procedures. Philadelphia, Pa.: Lippincott Williams & Wilkins; 2012.
MADEIRA, M. Anatomia Facial com fundamentos de anatomia sistêmica geral, 1a edição, 2004.
TAMURA, Bhertha M. Anatomia da face aplicada aos preenchedores e à toxina botulínica – Parte II Surgical & Cosmetic Dermatology, vol. 2, núm. 3, julio-septiembre, 2010, pp. 195-202 Sociedade Brasileira de Dermatologia.