A CONEXÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE: UMA ANÁLISE PONDERADA SOBRE A FUNÇÃO DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA EDUCAÇÃO

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/th102502121363


Barbara Ferreira
Ereni Radeck
Leticia Irene Padilha Meurer


Resumo: O especialista em Orientação Educacional (OE) estabelece oportunidades para que os alunos de uma instituição de ensino possam se desenvolver adequadamente durante o processo de ensino e aprendizado. São profissionais que trabalham em campos pedagógicos, possuindo uma formação adicional específica na área setor de OE. Adicionalmente, este profissional incentiva, por meio de atividades programadas, a interação desses alunos com a sociedade em geral. Para entender a atuação desse profissional, este estudo buscou descrever a conexão entre a instituição educacional e a comunidade e examinar a função do especialista em orientação educacional na intermediação deste vínculo. A análise bibliográfica de trabalhos disponíveis no Google Acadêmico revelou que este profissional pode ajudar os alunos a promover uma compreensão realista da sociedade, superar os desafios de aprendizado e o desinteresse de outros educadores, aproximar a família da escola, entender melhor seu público-alvo e direcionar suas ações alunos de acordo com suas competências e outras tarefas. Portanto, conclui-se que os especialistas em OE são essenciais para o alcance dos objetivos institucionais e para assegurar um bom relacionamento entre a escola, a família e a comunidade externa.

Palavras-chave: Desenvolvimento; Direcionamento; Educação; Orientação.

INTRODUÇÃO

Como o próprio nome indica, o profissional que trabalha como orientador educacional possui como principal função a orientação educacional o principal objetivo é proporcionar oportunidades para o crescimento dos alunos por meio de um processo de intermediação entre a escola e o seu contexto social (SANTIAGO et al., 2021).

Os propósitos ligados à função da orientação educacional no ambiente escolar incluem: Facilitar o progresso acadêmico dos alunos; intermediar a interação entre a escola, a família e a comunidade em relação aos aspectos educacionais; auxiliar no direcionamento profissional dos alunos; fomentar uma educação apropriada para a continuidade dos estudos superiores e incentivar o ingresso no ensino superior adaptação dos alunos ao contexto educacional (SILVA et al., 2019).

A preocupação com a orientação educacional originou o processo de orientação educacional, adequada para as comunidades. Este tipo de orientação se tornou conhecido nos Estados Unidos, surgiu no começo do século XX, com o objetivo de guiar os alunos na escolha de uma carreira compatível com suas competências. Neste contexto, os orientadores educacionais passaram a ser vistos como um recurso crucial para reconhecer as dificuldades e competências dos alunos. Portanto, entidades especializadas iniciaram a criação de programas de capacitação para orientadores educacionais (SOUZA et al., 2019).

Dentro das escolas, os orientadores educacionais atuam em parceria com os docentes, coordenadores, administradores e outros profissionais que compõem a equipe de ensino. A função dele como orientador para a carreira foi alterada para uma orientação mais abrangente, voltada para o crescimento social, emocional e acadêmico dos alunos (PASCOAL et al., 2008).

No Brasil, o decreto no 72.846/73 estabelece que somente profissionais com a formação apropriada para o cargo de orientador educacional podem exercê-lo, isto é, aqueles que fizeram um curso de graduação ou pós-graduação em Orientação Educacional. Ademais, suas responsabilidades incluem:

Participar no processo de identificação das características básicas da comunidade; Participar no processo de caracterização da clientela escolar; Participar no processo de elaboração do currículo pleno da escola; Participar na composição caracterização e acompanhamento de turmas e grupos; Participar do processo de avaliação e recuperação dos alunos; Participar do processo de encaminhamento dos alunos estagiários; Participar no processo de integração escola-família-comunidade; Realizar estudos e pesquisas na área

da Orientação Educacional. (BRASIL, 1973)

Compreendendo que a função do orientador educacional ultrapassa os “muros da escola”, buscando manter um equilíbrio entre a escola e a comunidade circundante, com o objetivo de melhorar a interação dos alunos com o ambiente social, nota-se a necessidade de aprimorar as estratégias que este profissional pode utilizar para promover essa relação harmoniosa entre os alunos e as sociedades que impactam diretamente no seu processo de aprendizagem. Este estudo visa descrever a estrutura de uma empresa a conexão entre a escola e a comunidade, bem como examinar a função do profissional de orientação educacional na intermediação deste vínculo.

METODOLOGIA

Este estudo sugere uma revisão bibliográfica reflexiva acerca da concepção de outros, estudiosos sobre a função da orientação educacional e sua conexão com a comunidade. Os estudos aqui examinados foram localizados no Google Acadêmico por meio das seguintes palavras-chave: Ensino, Comunidade, Orientação Educacional, Trabalho. As publicações selecionadas datam de 2019. O objetivo dessa seleção foi obter um debate mais atual sobre o assunto e apresentar ideias mais recentes sobre a função da orientação educacional.

RESULTADO

Este estudo foi realizado por meio de uma revisão de literatura, procurando outros artigos que abordassem o papel dos orientadores educacionais no ambiente escolar e as mais variadas maneiras de atuar nesse campo. Analisamos dez trabalhos (Quadro 1) publicados a partir de 2019, com a finalidade de fornecer resultados mais recentes sobre o tema discutido. Este manuscrito apresentou esses resultados por meio de citações diretas extraídas dos artigos citados.

Quadro 1: Trabalhos utilizados como resultado desta pesquisa

TITULOS DOS TRABALHOSANO
A orientação educacional no Brasil e o contexto da rede municipal de ensino de Santa Maria, RS2019  
Narrativas de vida: um instrumento semiótico favorável ao trabalho de orientação educacional no ensino básico2020  
Orientação Educacional: perspectivas teóricas2021
A orientação educacional frente à função social da escola no contexto das políticas educacionais do “novo milênio”2022  
A contribuição do orientador educacional no ambiente escolar2023

Neste artigo, os autores Wouters et al. (2019) procuraram apresentar o contexto histórico da Orientação Educacional no Brasil, destacando a realidade do município de Santa Maria, RS, durante esse período. Este estudo permitiu observar e concluir a relevância da função desses profissionais na equipe de gestão escolar:

Neste contexto, ressalta-se a relevância de uma gestão democrática, com uma liderança compartilhada, que auxilie a comunidade escolar a adotar estratégias para superar os obstáculos encontrados no processo de ensino e aprendizado. Portanto, é possível alcançar melhores resultados na educação com a implementação de políticas públicas que declarem explicitamente a necessidade da presença de orientadores educacionais nas instituições de ensino. (WOUTERS et al., 2019)

No artigo de Mota et al. (2020), elas apresentam relatos orais da orientadora sobre sua motivação para conduzir as atividades relacionadas a narrativas escritas por estudantes do Ensino Fundamental. Esta intervenção foi realizada utilizando ferramentas de fácil acesso e propícias para entender o estilo de vida dos alunos, considerando que:

A utilização de narrativas no contexto escolar auxilia na compreensão dos alunos por parte de gestores educacionais e docentes sobre suas percepções sobre suas vivências (escolares, familiares, etc.). Supõe-se para pesquisas futuras que tal entendimento pode tornar as interações de ensino mais relevantes para todos. Além disso, ao relatar suas vivências, alunos e professores podem refletir sobre elas e, a partir disso, atribuir novos significados a essas experiências (MOTA et al., 2020).

O presente artigo analisou as perspectivas teóricas sobre o trabalho da Orientação Educacional, realizada pelos autores Silva et al. (2021). Abordou-se a conexão entre a Orientação Educacional e a Base Nacional Comum Curricular, visando a formação dos alunos e uma educação de alto padrão. Portanto:

Para alcançar esse objetivo, é crucial que o OE entenda a importância de sua capacidade de articular e mobilizar os agentes sociais da escola para elaborar, decidir e implementar um projeto curricular que forme oportunidades para o desenvolvimento completo e a realização humana. (SILVA et al., 2021)

O estudo realizado por Mól et al. (2022) investigou as responsabilidades dos orientadores educacionais e seu papel social na escola, considerando o contexto político educacional atual e a sua relevância, processo educacional. Este estudo conclui que a presença de profissionais dessa área não é uma exigência legal, mesmo considerando a relevância dos orientadores educacionais no processo de educação dos alunos. O artigo argumenta que:

Este contexto pode estar relacionado à ausência de clareza sobre o papel do orientador educacional ou até mesmo à sua expansão devido ao grande volume de demandas e à escassez de profissionais em diversas redes. Essa informação não nos causa preocupação, se levarmos em conta a falta de investimentos na educação pública no âmbito das políticas neoliberais (Mól et al., 2022).

O estudo de Nascimento et al. (2023) destaca que o orientador educacional não deve atuar apenas como mediador, mas também desenvolver uma boa relação interpessoal e criar estratégias preventivas para evitar conflitos dentro da escola. É fundamental que esse profissional interaja constantemente com a comunidade, busque parcerias e implemente novas metodologias adequadas ao contexto em que a escola está inserida.

Entre as responsabilidades do orientador educacional estão: direcionar o estudante em seu crescimento pessoal, auxiliar no aprimoramento de competências comportamentais, mediar conflitos no contexto escolar, estabelecer locais seguros para diálogos, apoiar os docentes, tornar a escola um ambiente receptivo e ajudar na orientação vocacional. Essas práticas de ensino têm um impacto significativo no processo de ensino-aprendizagem dos alunos (Nascimento et al., 2023).

CONCLUSÃO

Por meio desta revisão bibliográfica, podemos entender a relevância do papel dos orientadores educacionais dentro de uma equipe diretiva nas instituições de ensino. Eles exercem funções que proporcionam maior suporte aos alunos, fornecendo os recursos indispensáveis para a excelência no aprendizado.

É crucial que a lei assegure a continuidade desses profissionais nas instituições de ensino, independentemente do nível, já que eles estabelecem uma ligação entre a família e a escola, permitindo que o corpo docente tenha um maior contato com a realidade dos estudantes e da comunidade escolar.

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