USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA FORMAÇÃO DE MESTRANDOS EM ENSINO NA SAÚDE

USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY IN THE TAINING OF MASTER´S STUDENTS IN HEALTH EDUCATION

USO DE LAS TECNOLOGÍAS DE LA INFORMACIÓN Y LA COMUNICACIÓN EN LA FORMACIÓN DE ESTUDIANTES DE MÁSTER EN EDUCACIÓN SALUD

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.8048766


Karla Carolline Barbosa Dote1
Ediney Linhares da Silva2
Eduardo Cipriano Carneiro3
Emanuelly Mota Silva Rodrigues4
Heraldo Simões Ferreira5


Resumo 

O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) é cada vez mais presente em diversos espaços societários e as transformações provenientes desse manuseio se refletem também no processo formativo de profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. A formação de mestrandos em Ensino na Saúde de uma universidade estadual cearense tem realizado abordagens específicas à utilização de TICs – principalmente no período pandêmico crítico de Covid-19 – de modo a contribuir com a práxis, além da academia, nos espaços sócio-ocupacionais dos discentes. Este recorte apresenta um relato de cunho descritivo e teor qualitativo que objetivou analisar o uso das TICs no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com os desafios contemporâneos do Ensino na Saúde a partir das reflexões dos mestrandos, já os principais resultados apontam contribuições no aprimoramento profissional em virtude do percurso acadêmico experienciado.

Palavras-chave: Tecnologias da Informação e Comunicação; Pós-graduação; Ensino na Saúde; Covid-19.

Abstract

The use of Information and Communication Technologies (ICTs) is increasingly present in various societal spaces and the transformations resulting from this handling are reflected also in the training process of professionals in various areas of knowledge. To wit, the training of master’s students in Teaching in Health of a state university in Ceará has carried out specific approaches to the use of ICTs – especially in the critical pandemic period of Covid-19 – in order to contribute to the praxis, beyond the academy, in the socio-occupational spaces of the students. This section presents a descriptive and qualitative report that aims to analyze the use of ICTs in the teaching-learning process and its relationship with the contemporary challenges of Teaching in Health from the reflections of master’s students, since the main results point to contributions in professional improvement due to the academic path experienced.

Keywords: Information and Communication Technologies; Postgraduate studies; Health Education; Covid-19.

Resumen

El uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) está cada vez más presente en diversos espacios de la sociedad y las transformaciones derivadas de este manejo se reflejan en el proceso de formación de profesionales en diversas áreas del conocimiento. A saber, la formación de estudiantes de maestría en Enseñanza en Salud de una universidad estatal de Ceará ha llevado a cabo enfoques específicos para el uso de las TIC – especialmente en el período crítico de la pandemia de Covid-19 – con el fin de contribuir a la praxis, más allá de la academia, en los espacios socio-ocupacionales de los estudiantes. Este informe presenta un contenido descriptivo y cualitativo que pretende analizar el uso de las TIC en el proceso de enseñanza-aprendizaje y su relación con los retos contemporáneos de la Docencia en Salud desde las reflexiones de los estudiantes de maestría, ya que los principales resultados apuntan a aportes en la mejora profesional debido a la trayectoria académica experimentada.

Palabras clave: Tecnologías de la Información y la Comunicación; Postgrado; Educación para la Salud; Covid-19.

1. Introdução

O constante avanço tecnológico tem contribuído com a propagação da informação em tempo real, tornando cada vez mais comum encontrarmos indivíduos com acesso a dispositivos digitais, tais como tablets, smartphones e computadores com acesso à internet, muito embora haja realidades em que nem mesmo o básico está harmonicamente disposto.

Se voltarmos nossa atenção à reflexão sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), podemos identificar facilmente que sua inserção na sociedade e sua evolução ao longo das décadas promoveram transformações consideráveis nas relações de trabalho, na saúde, na educação e em outros espaços da sociedade (SALES; PINTO, 2019) e, se considerarmos o ensino como palco dessa reflexão, teremos as TICs como ferramenta capaz de realizar a aplicação, a inclusão e o fortalecimento das ações de fim pedagógico (MONTEIRO et al., 2019).

Gonçalves, Furtado e Gonçalves (2019) apreendem que a difusão e o fácil acesso dos dispositivos e tecnologias digitais têm contribuído para que as pessoas se tornem cada vez mais aptas a interagir com informações num fluxo quase instantâneo, e mais, essas tecnologias viabilizam o compartilhamento do conhecimento, através da promoção de transformações no contexto cognitivo e nos aspectos sociais (RODRIGUES; MORI; FIGUEIREDO, 2021).]

No cenário da Educação, essa alteração em potencial tem criado uma cultura digital que, se bem administrada pelo docente, pode favorecer o alcance dos objetivos de ensino-aprendizagem, mas em caso contrário, pode tirar o foco desse planejamento (SANTOS, 2022).

Para um curso de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, por exemplo, administrar vivências tecnológicas e digitais que corroborem com a formação discente não é só um desafio, mas uma oportunidade para incrementar a formação profissional, que também se encontra em constante construção. Isto posto, apreende-se a importância de haver um conhecimento integrado, voltado ao uso das TICs no Ensino em Saúde, justificando a necessidade de treinamento e de estímulo para professores e alunos (SILVA; KUBRUSLY; AUGUSTO, 2022).

Partindo do exposto, o presente trabalho tem como objeto de estudo a utilização de TICs no processo ensino-aprendizagem voltado à formação de mestrandos em Ensino na Saúde, cuja justificativa assume o propósito de suscitar e evidenciar reflexões sobre a temática no meio acadêmico, com projeções que atingem desdobramentos teóricos e um aporte social em face da contextualização das contribuições das TICs para a sociedade, através da Educação/Ensino.

Com isso, o relato descrito neste estudo foi delineado a partir do objetivo geral, o qual se deteve em destacar a experiência do uso das TICs no processo ensino-aprendizagem e sua relação com os desafios contemporâneos do Ensino na Saúde a partir das reflexões e vivências dos mestrandos.

Através desse percurso, estima-se alcançar o objetivo proposto e, numa visão ampla, gerar valor à discussão teórica, haja vista a visão empírica da resistência ou não adequação profissional às demandas tecnológicas levantadas no manuseio de instrumentos, ferramentas, métodos e técnicas associadas ao fator digital. 

2. Método

Trata-se de um relato de experiência, tido por Mussi, Flores e Almeida (2021), como expressão escrita de vivências, capaz de contribuir na produção de conhecimentos nas mais variadas temáticas. Além do relato, fez-se uso da pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, conduzida por discentes do Mestrado Profissional Ensino na Saúde (CMEPES) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Vale destacar que a experiência se deu durante a realização da disciplina Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino na Saúde, ministrada, de forma presencial, por dois docentes doutores e seus convidados, durante o mês de maio de 2022.

Partindo de Gil (2017), entende-se que os estudos do tipo descritivos têm por objetivo pormenorizar os atributos de uma determinada população ou fenômeno, podendo ser elaborados então para se verificarem possíveis analogias entre as variáveis. Por sua vez, a pesquisa do tipo exploratória tem como objetivo proporcionar uma maior proximidade com o problema, permitindo o estudo do assunto sob diferentes concepções. Pode envolver levantamento bibliográfico e entrevistas.

A abordagem qualitativa, apresentada aqui como um suporte ao objeto do estudo, é um método aplicado visando o estudo das crenças, opiniões e percepções, das relações e interpretações que os seres humanos fazem a respeito de como vivem, constroem seus conhecimentos, pensamentos e sentimentos. Com isso, propiciam a constituição de novas abordagens e criação de conceitos (MINAYO, 2014). 

Para a construção desse manuscrito, foram utilizadas pesquisas indexadas relacionadas ao diálogo entre TICs e sua interrelação com o ensino-aprendizagem. Tais indicações encontram-se presentes nas bases de dados SciELO, LILACS e em literatura cinzenta como o Google Scholar. 

Sobre a disciplina ofertada pelo mestrado mencionado, infere-se que essa foi estruturada com atividades distribuídas em quatro encontros presenciais, e ainda, através de atividades disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) utilizado pela Universidade (moodle) sendo mediadas pelas TICs, caracterizando-se por atividades de dispersão, perfazendo a carga horária total de 45 horas/aula (ver quadro 1). 

Quadro 1 – Especificações da disciplina.

Período13, 14, 27 e 28 de maio de 2022.
EmentaTecnologias da Informação e Comunicação: tipologias; evolução histórica e modalidades de EaD; utilização das redes sociais, e das funções das ferramentas Google e Gmail como recursos de ensino na saúde; TICs na saúde e no processo ensino e aprendizagem; taxonomia das tecnologias digitais educacionais e, telessaúde e telemedicina no Brasil.
ObjetivoFomentar a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação, como recursos que favorecem a construção de ambientes de ensino-aprendizagem virtuais e inovadores, nos quais os alunos se tornam protagonistas do processo de aprendizagem, requerendo a materialização de dimensões centrais como interação, cooperação e autonomia na utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem.
MetodologiaExposição dialogada, trabalhos em pequenos grupos, miniexposições e oficinas de trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem.
ResponsáveisProfessores doutores (02) e Professores doutores convidados (02)
RecursosAmbiente Virtual de Aprendizagem, Datashow e Tela de Projeção, Ferramentas Google, Instagram, Moodle.

Fonte: Elaboração dos autores (2023).

Em relação à condução das aulas presenciais foram utilizadas estratégias educacionais como exposição dialogada, trabalhos em pequenos grupos, mini exposições e oficinas práticas de trabalho em ambientes virtuais de aprendizagem, ministradas por professores doutores convidados. Já nas atividades do processo avaliativo, os mestrandos foram instigados a realizarem: a criação de um questionário eletrônico no Google Forms, a criação de sala de aula virtual no Google Classroom, a criação de um perfil na rede social Instagram e a apresentação de um seminário a partir de 12 textos previamente enviados, tendo a turma, se dividido em doze duplas, para a leitura e apresentação das reflexões e contribuições de cada estudo.

A última atividade proposta pelos docentes consistiu na construção de um perfil na rede social Instagram (mídia que permite a postagem e compartilhamento de conteúdo, além de dispor de funcionalidades outras para interação entre usuários da plataforma), tendo sua abordagem temática voltada ao Ensino na Saúde.

Em reflexão à tarefa, identificamos que o implemento de metodologias com a inserção de redes sociais na área da educação foi um ganho possível com a evolução tecnológica advinda da internet (TONATO, 2015), o que permite agregar pessoas com interesses em comum, levando-as a produzir publicações, compartilhamentos e questões de interesse mútuo, favorecendo a sociabilidade desses mesmos usuários (SANTOS; RUDNIK, 2022).

No caso do Instagram, foram utilizados todos os recursos que lhe são associados para a promoção da atividade, tais como postagens no feed, stories, reels e realização de live, pois, a exemplo de outras redes sociais, o Instagram representa um meio prático e acessível de divulgação (SOUZA et al., 2021).

Partindo do esclarecimento acerca do meio pelo qual se deu o trabalho proposto no mestrado, as duplas formadas tiveram a autonomia para criar o perfil em modo público e postar sobre o conteúdo escolhido. As exigências consistiram em postagens diárias (no feed e stories) durante o período de realização da disciplina, utilização de texto/imagem, vídeos, charges, enquetes (quiz), utilização de links na bio, execução de uma live, retenção mínima de 100 seguidores e devolutivas a todos os questionamentos ou comentários destes.

Como encerramento da disciplina, cada dupla realizou a apresentação do seminário a partir do diálogo embasado em textos definidos previamente, e ainda houve a exibição e contextualização do perfil criado na rede social, utilizando-se, para isso, o limite de tempo de 15 minutos, em média. 

Na apresentação, além da exposição do perfil, os autores destacaram suas vivências na construção deste, as dificuldades e potencialidades da atividade proposta e os resultados alcançados até o dado momento, com base nas métricas que o aplicativo expõe.

3. Resultados e Discussão 

Esse relato surgiu a partir das reflexões oriundas da interação entre os docentes da disciplina TICs aplicadas ao Ensino na Saúde, os professores convidados e os discentes, sobretudo os autores deste trabalho. As leituras concretizadas ao longo da disciplina, voltadas à importância e à inter relação entre TICs e Ensino na Saúde trouxeram reflexões sobre o próprio fazer acadêmico e profissional acerca do potencial da contribuição na promoção de mudanças tecnológicas dentro dos espaços sócio-ocupacionais e educativos enquanto futuros mestres em Ensino na Saúde.  

É nítido que o destaque dado às TICs foi maior a partir da pandemia de SARS-CoV-2 (COVID-19), tendo a origem de seu vírus atribuída à cidade de Wuhan (China), com identificação realizada no mês de dezembro de 2019, estimadamente. Com isso, o mundo todo passou por adaptações e desafios entendendo que, mesmo frente às limitações no Ensino em virtude da pandemia, houve desenvolvimento de meios para a aprendizagem e avanços a partir do uso da tecnologia, afirmando-se com isso, a existência de uma adaptação rápida e emergencial frente às circunstâncias (HODGES et al., 2020).

Passado o período de isolamento social rígido e com a retomada das atividades econômicas e educacionais, os discentes do Mestrado Ensino na Saúde da UECE tiveram suas aulas presenciais retomadas, tendo como ganho a maior incidência das TICs, que foram inseridas nos programas das disciplinas.

Sobre o relato em questão, os mestrandos foram divididos em duplas para a execução de todas as atividades propostas durante a unidade curricular. A princípio, parte da turma apresentou insegurança para relacionar a proposta educativa com a vivência prática exigida. 

 Alguns discentes não tinham proximidade com as redes sociais; outros não gostaram da ideia de se expor na internet, contudo, na Educação, fatores motivacionais associam-se ao envolvimento dos alunos no que tange ao enfrentamento de desafios, variedade de estratégias e, também, no desenvolvimento de tarefas que contribuem positivamente para a aprendizagem (GUIMARÃES; BORUCHOVITCH, 2004).

Na ocasião, os diálogos presentes na unidade curricular foco deste recorte propiciaram maior conhecimento sobre o G-Suíte, que representa um conjunto de ferramentas na plataforma Google cujo objetivo é atingir a eficiência na experiência do manuseio a partir da necessidade do usuário deste serviço (UFA, 2020).

Figura 1 – Ferramentas Google.

Fonte: Google (2022).

Nesse sentido, dever-se ao uso do Google Classroom permitiu a manipulação de teste e experimento para que o alunado pudesse entender como funcionam suas especificidades e como fazer uso deste em seu cotidiano profissional, quando necessário.

Além disso, durante o auge da pandemia, momento em que as pessoas não podiam sair de casa (CNS, 2020), essas ferramentas foram essenciais para a comunicação, mantendo a educação viva mesmo sem a presença habitual. Outro recurso oportunizado foi o Google Forms, manuseado por cada mestrando, com intuito de realizar o experimento da praticidade da elaboração de formulários/questionários virtuais, sendo um momento enriquecedor, principalmente para os que ainda não o conheciam.

Acrescenta-se à pauta que, embora o Ensino na Saúde tenha assumido as demandas trazidas pela pandemia, por exemplo, não se extingue que a utilização das TICs seja algo complementar a todas as outras estratégias pedagógicas e implementação didática que compõem o fazer docente, tampouco não tenham sua importância identificada na formação de nível superior (CODE; RALPH; FORDE, 2020), pois o conjunto tecnológico, virtual e educativo aqui destacado se atém às propostas colaborativas aplicáveis a realidade acadêmico-profissional, uma vez que apreendidas em seu objetivo pelo aluno-profissional.

Para além das TICs apontadas, outras ferramentas e plataformas também foram conhecidas, ou revisitadas, de modo que os mestrandos pudessem conhecer novas aplicabilidades e funções que se somam ao seu processo formativo, mas que compõem o conjunto de métodos e técnicas que podem ampliar os níveis de rendimento e resultado no cenário profissional. 

Para melhor ilustrar, sintetizar a vivência dos autores e a compreensão entre objetivo e resultado do uso das TICs nas atividades na disciplina “Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino na Saúde” foi construído o quadro 2, exposto logo abaixo:

Quadro 2 – TICs nas atividades acadêmicas, seus objetivos e resultados sob a ótica dos autores.

(Continua)

TICOBJETIVORESULTADO
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)Familiarizar os discentes aos diferentes tipos de TIC’s.Promoveu dentre os mestrandos que já possuíam habilidades com a ferramenta apresentada o aperfeiçoamento de técnicas e suscitou nos alunos com pouca afinidade com a TIC a necessidade de aprimoramento prático.
Google FormsElaborar questionário eletrônico.Promoveu dentre os mestrandos que já possuíam habilidades com a ferramenta apresentada o aperfeiçoamento de técnicas e suscitou nos alunos com pouca afinidade com a TIC a necessidade de aprimoramento prático.
Google ClassroomCriar uma sala de aula virtual.Promoveu dentre os mestrandos que já possuíam habilidades com a ferramenta apresentada o aperfeiçoamento de técnicas e suscitou nos alunos com pouca afinidade com a TIC a necessidade de aprimoramento prático.
InstagramCriar e administrar perfil voltados à discussão temática Ensino na Saúde.Ofereceu a possibilidade de reflexão sobre o incremento e promoção do ensino na saúde por meio da TIC.
WhatsAppFerramenta de diálogo para contato direto, possibilitando o contato entre alunos.Promoveu comunicação rápida e eficaz, haja vista sua presença no cotidiano da maioria das pessoas.
Trilha de AprendizagemOportunizar a interação com o conteúdo acadêmico.Apresentou a oportunidade de desenvolvimento de conteúdo de forma comprimida, interativa e dinâmica.
MemesEstimular a interação com o conteúdo acadêmico de forma lúdica.Estimulou a criatividade associada ao conteúdo acadêmico, facilitando a fixação de informações.
LiveEnriquecer o processo ensino-aprendizagem.Alcançou a interação dos seguidores do perfil com os conteúdos discutidos e apresentados.

Fonte: Os autores (2023).

Vale ressaltar, a partir do quadro 1 que, o esclarecimento das funcionalidades das ferramentas virtuais e sua inserção nos processos de trabalho e ensino na saúde promoveram nos discentes do mestrado a oportunidade de se debruçaram em estudos acerca das TICs incrementando a relação teoria-prática nos espaços acadêmico e profissional.

Não obstante, a reflexão sobre este universo em que muitos ainda não se veem instrumentalizados teve contribuições trazidas do Seminário norteado por 12 artigos, descritos no quadro 3, que dialogam com o objeto levantado no debate, com seus desfechos em cada realidade estudada.

Quadro 3 – Lista dos textos enviados para a atividade do seminário.

(Continua)

Artigo Nº 1As tecnologias da informação e comunicação e a educação física escolar: a realidade de professores da rede pública municipal de Fortaleza
Artigo Nº 2A visão dos alunos sobre o uso do Facebook como ferramenta de aprendizagem na educação física 
Artigo Nº 3Educação e saúde na escola com o uso de TICs: uma experiência de integração e autoavaliação antropométrica com o ensino de ciências, matemática e língua portuguesa
Artigo Nº 4Uso de TICs na educação em saúde de adolescentes: revisão integrativa
Artigo Nº 5Limites e possibilidades do ensino à distância (EAD) na educação permanente em saúde: revisão integrativa
Artigo Nº 6O uso de TIC em experiência de pós-graduação sobre promoção da saúde no Brasil e na Costa Rica
Artigo Nº 7TIC para a educação na saúde: duas revisões e uma proposta
Artigo Nº 8Educação em saúde através das novas TICs: uma análise da (re)orientação dos nativos digitais no ciberespaço 
Artigo Nº 9Uso de aplicativos de saúde para aplicativos móveis como fontes de informação e educação em saúde
Artigo Nº 10Webquest e blog como estratégias educativas em saúde escolar
Artigo Nº 11Análise do uso de blogs no ensino de saúde: valorizando a narrativa dos sujeitos educandos em ambiente virtual de aprendizagem  
Artigo Nº 12O uso das TICs em saúde nas orientações de enfermagem ao paciente pós angioplastia: revisão integrativa

Fonte: Os autores (2023)

A partir das propostas pedagógicas de ensino executadas com a utilização das TICs os autores puderam experimentar resultados que transitaram entre o aperfeiçoamento das práticas já dominadas e o desbravamento de oportunidades de aprendizado. Nesse aspecto, Moran (2019) indica que o manuseio dos ambientes virtuais e ferramentas tecnológicas evolui de acordo com a disponibilidade do aluno, mas também dependem do seu comprometimento, organização para o estudo, maturidade intelectual e autoconhecimento de necessidades e limites próprios.

A fala acima vai ao encontro do que os autores deste trabalho expõem, quando se identificam como sujeitos em condição ativa-passiva do processo ensino-aprendizagem. Numa perspectiva passiva, vislumbram as oportunidades oferecidas pelas TICs no campo acadêmico-profissional. Já sob a ótica prática, são os autores, os responsáveis por dar sentido e significado à ação fundamentada pelo uso das tecnologias e que se ilustra na figura 2:

Figura 2 – Diálogo sobre uso de TICs no Ensino na Saúde no CMEPES

Fonte: Os autores (2022).

A partir do conteúdo discutido, destacamos outra atividade integrante desta vivência, a qual refere-se à criação dos perfis dos autores no Instagram (Figura 3), cujo objetivo se deteve à divulgação de cursos, palestras, eventos, exposição de diálogos científicos e diversas outras informações relevantes e pertinentes à área proposta pela unidade curricular mencionada neste relato.  

Figura 3 – Perfis criados no Instagram.

Fonte: Os autores (2022).

Com o cadastro e ativação dessas várias contas no Instagram foi possível realizar uma troca de experiências não apenas como os mestrandos do curso de mestrado, mas com todos os indivíduos vinculados à rede social e que tiveram algum contato com o perfil dos autores. Destaca-se que as contas tiveram um enfoque diferenciado, sem perder, no entanto, o envolvimento da tríade: educação, saúde e tecnologia.

Diante do exposto, reforça-se o quão relevante foi a atividade para a formação acadêmica, afinal, a turma pôde vivenciar outras formas de divulgação da ciência, indo além dos métodos tradicionais. Isto abre caminho para reflexões sobre a educação e o ensino na saúde, e como o processo ensino-aprendizagem precisa seguir as tendências globais para ressignificar seus objetivos.

4. Considerações Finais 

A partir dos pressupostos elencados anteriormente, o presente trabalho contribui para reflexões e ações que a formação em TICs traz para o cotidiano do mestrando, auxiliando este na construção de um saber ampliado e no manuseio de ferramentas tecnológicas cada vez mais solicitadas pelo mercado de trabalho.

Doravante, o uso das tecnologias no cotidiano, em especial durante um processo formativo, com uma disciplina de curso de mestrado, mostra-se imprescindível tornar o percurso interativo, motivante e desafiador, pois é preciso ao acadêmico adaptar-se constantemente às novas possibilidades, materiais e métodos disponíveis.

É válido ressaltar que, durante a unidade curricular, fruto desse estudo, foram oportunizadas vivências teóricas e práticas do conteúdo, contribuindo para um melhor entendimento das nuances que envolvem o uso das TICs na Educação, com evidência para o propósito do Mestrado em Ensino na Saúde, o qual é formar mestres capazes de utilizar as ferramentas tecnológicas em seu cotidiano profissional.

Dessa forma, considera-se que o caminho acadêmico percorrido durante a disciplina “Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas ao Ensino na Saúde”, ressignificou positivamente a formação dos mestrandos, aumentando as percepções e indicando estratégias palpáveis (dentro de uma realidade aplicável e sem utopia) para o uso de tecnologia digital em sala de aula ou em outros espaços sócio-ocupacionais, a depender dos objetivos propostos.

Frente ao exposto, considera-se também, que a experiência suscitou nos autores o interesse em aperfeiçoar as técnicas e métodos de estudo para o avanço da pesquisa acadêmica e difusão de conteúdo útil à ciência por meio de redes sociais, ficando como herança os perfis criados no Instagram, que permanecem em atividade e compartilham as vivências e trajetórias dos administradores no cenário educacional, acadêmico e científico.

Diante disso, é importante indicar como perspectiva futura, que novos estudos sejam realizados sobre a temática nesta obra destacada, que se mostra impar e abrangente para o meio acadêmico, revelando outros aspectos aqui não desenvolvidos, como o impacto das tecnologias na educação em saúde em outras esferas profissionais, como por exemplo, postos de saúde, clínicas, unidades hospitalares, etc.

É relevante ainda, enfatizar a importância de um debate constante e interdisciplinar sobre as TICs, apontando novas visões sobre seu uso e contribuições ampliadas, como objetivou-se neste estudo.

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1Mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará – UECE
E-mail: karlacllf@gmail.com
ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3249-8670
2Mestrando em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará – UECE
E-mail: edineylinhares@gmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7976-3016
3Mestrando em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará – UECE
e-mail: eduardo.carneiro@uece.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7389-1399
4Mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará – UECE
E-mail: manumotapali@hotmail.com
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6400-7063
5Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Professor Adjunto da
Universidade Estadual do Ceará-UECE
E-mail: heraldo.simoes@uece.br
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1999-7982