A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7951273


Marilda Aparecida Apolinário


RESUMO 

Esta pesquisa é um estudo de caso que busca investigar a importância da música  no processo de alfabetização, a partir de uma entrevista realizada com a servidora  responsável pela Assessoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de  Santa Bárbara e professores de Música e de demais conteúdos, atuantes no Colégio  Municipal Afonso Pena. O estudo foi construído a partir da apresentação da  legislação que obrigou a inclusão da disciplina de Música na grade curricular das  escolas brasileiras, prosseguiu com entrevista à servidora, abordando as ações do  poder público em relação ao tema e em seguida foi feita pesquisa com os  professores da escola foco. O estudo revelou que o município incluiu de forma efetiva  a Música no Programa de Ensino, realizou captação de professores com habilitação  para ministrar Música nas escolas e capacitou demais professores para atuação de  forma interdisciplinar. Revelou ainda, que há consenso entre os profissionais  envolvidos, quanto à importância da Música no processo de alfabetização das  crianças e que sua aplicação ocorre superando as orientações legais estabelecidas. 

Palavras-chave: Aprendizagem pela musicalização. Educação musical. Letramento  Musical. 

ABSTRACT 

This research is a case study that seeks to investigate the importance of music in the  literacy process, based on an interview with the employee responsible for the  Pedagogical Advice of the Municipal Secretary of Education of Santa Bárbara and  teachers of Music and other content, active at College Municipal Afonso Pena. The  study was built from the presentation of the legislation that forced the inclusion of the  subject of Music in the curriculum of Brazilian schools, continued with an interview with  the servant, addressing the actions of the public power in relation to the subject and  then a survey was carried out with the teachers of the focus school. The study revealed  that the municipality effectively included Music in the Teaching program, recruited  teachers qualified to teach Music in schools and trained other teachers to act in an  interdisciplinary way. It also revealed that there is a consensus among the professionals involved, regarding the importance of Music in the children’s literacy  process and that its application goes beyond established legal guidelines. 

Keywords: Learning through musicalization. Music education. Musical Literacy.

1. INTRODUÇÃO – TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO 

Entre as várias estratégias que favorecem a aprendizagem, a utilização da música é uma das que possibilita, com eficiência, a instalação de um ambiente alfabetizador descontraído e envolvente. A musicalidade favorece além do  desenvolvimento do senso rítmico e do movimento corporal, a linguagem e a  socialização que se dá pelo prazer de cantar e ouvir, construindo conhecimento por  meio da sensibilidade. Assim, a aprendizagem é promovida pelas variadas  situações e possibilidades de estratégias a serem apresentadas às crianças, de  forma lúdica, desde a concentração, à interpretação e memorização. 

A abordagem deste projeto tem intenção de reunir informações por meio  de entrevistas com profissionais da educação ligados ao Colégio Municipal Afonso  Pena, apontamentos documentais como a Constituição da República Federativa do  Brasil (1988), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2018), o Decreto-Lei  nº13.278 (2016), o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI)  (1998), a Revista Nova Escola (2019), além da literatura oferecida por Bréscia  (2003), Piaget (1973), Rosa (1990) e Tourinho (1986). 

O interesse pela presente proposta partiu do entendimento pessoal de  que, ao ensinar através da música nas séries iniciais, seja pelas canções populares,  poéticas ou cantigas de roda, o professor conduz a sala de aula para o diálogo, troca  de experiências, interpretação e entendimento do mundo, estendendo pela música,  o processo de alfabetização para o campo das diversas áreas de conhecimento e  inovações do mundo moderno. Assim, ao considerar que a música como estratégia  para a alfabetização, além de valorizar a cultura individual e coletiva amplia os  conhecimentos do aluno, pergunta-se: Qual a importância da música no processo  de alfabetização e construção de conhecimento?

2. JUSTIFICATIVA 

Não obstante sua cultura ou grupo social, o ser humano em condições  razoáveis de saúde, interage com o som, o ritmo e o movimento de forma  espontânea em todas as etapas da sua vida, depreendendo-se daí, que o  conhecimento se relaciona de forma natural a tais recursos, o que valida  substancialmente a utilização da música como estratégia para a alfabetização desde  os primeiros anos de escolaridade. O estabelecimento de relações cognitivas,  implicam uma série de estruturas construídas progressivamente através da contínua  interação entre o sujeito e o mundo externo. (PIAGET, 1973, p.76). 

Infere-se pois, que é incontestável a interação do sujeito e o meio na  construção do conhecimento e a música como facilitadora tanto da socialização,  quanto da linguagem, favorece o processo de alfabetização de forma lúdica,  implantando o protagonismo infantil, que transforma a criança em principal agente  do próprio aprendizado, independente das suas limitações e ritmo individuais. Na  figura do professor como mediador do conhecimento, a música oferece à criança, a  possibilidade de exploração do mundo de uma forma mais autônoma, sem que retire  dela sua oportunidade de viver as brincadeiras e o lazer, também indispensáveis  para a construção da inteligência.  

Também a BNCC, aponta a ludicidade ao destacar a abertura de espaço  no ensino para  

novos gêneros com (chats, tweets, posts, ezines etc) e a textos multissemióticos e multimidiáticos, que consideram, além do escrito, imagens estáticas como (fotos, pinturas, ilustrações, infográficos, desenho) ou em movimento (vídeo, filmes) e som (áudios, música) componentes que também atribuem significado à mensagem (NOVA ESCOLA, 2019,p.8). 

Cabe destacar que na cultura humana, a música sempre esteve presente nas mais diversas situações; festas e comemorações, rituais religiosos,  manifestações cívicas, políticas […] (BRASIL, 1998, p.43). Também, segundo Bréscia (2003),  

Os poderes da música estão calcados, sem dúvida, na sua abrangência. Ela é acessível a todos, independentemente de idade, religião, raça, sexo ou nível econômico. Está disponível a qualquer momento, sendo inclusive, grátis. Podem ser produzidas naturalmente com a voz, as mãos, os pés ou com ajuda de um instrumento musical […] (BRESCIA, 2003, P. 38)

E ainda, que o ensino de música nas escolas faz parte de uma política  pública que foi regulamentada pela lei nº 13. 278 (BRASIL, 2016) e, embora nem  todas as escolas tenham profissionais da música em seu quadro de pessoal, muitos  professores já trazem como parte de suas ações, a ousadia de utilização de  instrumentos musicais como forma de enriquecimento das aulas, assumindo a  música como linguagem acessível no processo de alfabetização, validando a fala de Tourinho(1996), segundo o qual, a educação tem como meta desenvolver em cada  indivíduo, toda a perfeição de que é capaz […]. 

As funções psiconeurológicas, segundo Rosa (1990),  

envolvem aspectos psicológicos e cognitivos, que constituem as diversas maneiras de adquirir conhecimentos, ou seja, são as operações mentais que usamos para aprender, para raciocinar. A simples atividade de cantar uma música proporciona à criança o treinamento de uma série de aptidões importantes (ROSA, 1990, P. 21). 

Assim, este estudo se justifica pelo caráter integrador da música, na  medida em que procura apresentar a relevância da sua utilização como estratégia no processo de alfabetização e construção de conhecimento infantil.

3. OBJETIVOS 

3.1 Geral 

• Analisar a notabilidade da música como ferramenta no processo de  alfabetização e letramento de crianças. 

3.2 Específicos 

• Citar a música como estratégia apropriada para a construção do  conhecimento. 

• Apontar as contribuições da música quanto ao ensino-aprendizagem na  aquisição de leitura e escrita. 

• Reconhecer a importância e a eficiência das diferentes formas de utilização  da música no processo de alfabetização. 

• Verificar a efetividade no desenvolvimento e desempenho dos alunos das  séries iniciais do Ensino Fundamental, pela adoção da música como estratégia de  ensino.

4. METODOLOGIA DA PESQUISA 

Visando alcançar os objetivos deste trabalho acerca da importância da  música no processo de alfabetização infantil, apresenta-se como ele foi norteado ao  sustentar-se na exploração da literatura sobre o tema e nas considerações dos  profissionais da educação da unidade de ensino em foco. A partir dos descritores  Aprendizagem pela musicalização, Educação musical e Letramento Musical, a busca  literária alcançou além dos anteriormente citados, os trabalhos de Correia (2010), Uriarte (2014), e Said e Abramides (2020), que em conjunto, se fizeram suficientes para o embasamento deste projeto, cujo arranjo prioriza os efeitos da música como  estratégia de ensino, para extrair os dados necessários ao fim a que se destina. Said  e Abramides (2020) defendem a utilização da música como estratégia para o  desenvolvimento emocional, sensitivo, cognitivo, perceptivo, motor, social e de  linguagem, corroborando Correia (2010), ao defender que a música  

resgata outras facetas do processo educacional, como amemoção e a criatividade, as quais estão envolvidas pelo conteúdo interdisciplinar, subjetivo e estético dessa linguagem artística. Por conseguinte, o texto coloca algumas categorias constantes de teorias que abordam Inteligências  Múltiplas e Inteligência Emocional (CORREIA, 2010,P. 128). 

Finalmente, Uriart (2014), afirma que: 

Cabe ao professor propor uma metodologia para o ensino da música e das artes em geral, que utilize a realidade de cada um como ponte para a ampliação do conhecimento dos outros alunos e professores, com vistas a encontrar o acesso para uma reflexão/construção ética e estética, acerca das diferentes formas de produção cultural e sua utilização como objeto para a educação (URIART, 2014, P.245). 

Considerando Pádua, Carlos e Ferriani (2017), que expõem o  desenvolvimento dos Estudos de Caso como estratégia metodológica qualitativa  para se compreender a realidade em seu contexto, quer seja no âmbito das Ciências  Humanas e Sociais, quer no das Ciências Biológicas e da Saúde, temos na definição  de Goode e Hatte (1972), que o Estudo de Caso é  

uma abordagem que considera qualquer unidade social como um todo. Quase sempre, esta abordagem inclui o desenvolvimento dessa unidade, que pode ser uma pessoa, uma família ou um grupo social, um conjunto de relações ou processos (como crises familiares, ajustamento à doença,  formação de amizade, invasão étnica de uma vizinhança etc.) ou mesmo toda uma cultura (GOODE & HATT, 1972, P. 422). 

Este projeto foi aplicado no Colégio Municipal Afonso Pena, situado à rua Francisco Arcanjo de Melo sem nº, que compõe a Rede Municipal de Ensino de  Santa Bárbara, MG e atende nas turmas regidas direta e indiretamente por 22  profissionais, 409 crianças com idade entre 4 e 9 anos. 

Neste contexto, cabe a apresentação de Gil (2009): 

Nos Estudos de Caso não existe – nem poderia existir – a preocupação em garantir a seleção de uma amostra com um tamanho adequado para representar com pequena margem de erro o universo estudado. Mas é preciso garantir que os participantes da pesquisa sejam apropriados para proporcionar informações relevantes. (GIL, 2009, P.112). 

Para atingir os objetivos propostos, o Estudo de Caso se mostrou compatível, à medida que se busca a compreensão da maneira pela qual os  professores da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, a partir da  consideração da ludicidade como fator indispensável para a aprendizagem e  desenvolvimento infantil, utilizam a música como estratégia para possibilitar ao aluno, a descoberta das relações entre a fala e a escrita. Este é um estudo, com abordagem qualitativa-quantitativa, que buscou seus resultados a partir de ideias e conceitos específicos, para que as informações finais alcançadas fossem reais. Pretendeu-se  apresentar gráficos gerados a partir da tabulação das informações colhidas da  amostra e também inferências apoiadas em estudiosos sobre o tema. 

Isto posto, apresenta-se este projeto implementado por aplicação de  questionários estruturados e desenhados como uma pesquisa descritiva, qualitativa  e quantitativa, para analisar a adoção da música como ferramenta para promover a  alfabetização e o letramento da criança. Buscou-se conhecer as práticas adotadas,  apontar seu efeito e também o papel do professor na condução das atividades  propostas.  

A população alvo deste projeto é formada pelo grupo de professores  regentes de turma e professores de música que atuam na Educação Infantil e séries  iniciais do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Afonso Pena, além de profissionais da Assessoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação que  orientam e apoiam as unidades educativas. A relevância deste trabalho foi apresentada por mensagem de texto. Foi realizada entrevista com uma servidora  da Equipe de Assessoria Pedagógica da Secretaria de Educação, que oferece apoio  ao trabalho dos professores para a elaboração e condução dos seus planejamentos.  As perguntas, conforme Apêndice 1 constante no final deste trabalho, foram enviadas previamente para melhor agilidade no registro das respostas. A elaboração das perguntas seguiu as etapas apresentadas no Quadro 1, a seguir. 

Quadro 1 – Etapas de perguntas para a entrevista.

Fonte: Elaborado pela autora do trabalho/2022.

Tendo em vista que um dos principais objetivos deste trabalho é analisar a notabilidade da música como ferramenta no processo de alfabetização e  letramento de crianças, novas perguntas foram formuladas a partir de algumas respostas oferecidas. 

A pesquisa com os professores aconteceu a partir da ferramenta  oferecida gratuitamente para a geração on-line de pesquisas, o Google forms e foi enviada via rede social, visando alcançar maior número de respostas. Foi adotado  questionário misto, ou seja, com perguntas fechadas e abertas, para melhor traçar o  perfil e caracterização do respondente e suas considerações sobre a utilização da  música como ferramenta de alfabetização, seguindo as seguintes etapas,  apresentadas no Quadro 2: 

Quadro 2 – Etapas da pesquisa com os professores.

Fonte: Elaborado pela autora do trabalho/2022.

O detalhamento da pesquisa acima consta no Apêndice 2 deste trabalho. Conforme Rampazzo (2005), a metodologia ou método, se efetiva com  muitas etapas que acontecem para esclarecer dados e resolver um determinado  problema. Este estudo é uma proposta para análise da eficiência da música como  ferramenta de ensino e mensuração de dados coletados; visou apresentar gráficos  demonstrativos dos resultados, apoiando-se em estudos dos autores supracitados, que se dedicaram ao tema e esta metodologia se apresenta ideal para conduzir, direcionar e alcançar o propósito esperado, possibilitando a finalização do estudo  em questão sobre a música como ferramenta no processo de alfabetização e  letramento de crianças nos anos iniciais no Ensino Fundamental.

5. RESULTADOS OBTIDOS 

Em 2008, foi sancionada a lei nº 11.769, que alterou a LDB (1996),  tornando obrigatório nas escolas do país, o ensino de música, não exclusivo no  ensino de Arte e conduzindo-o considerando a cultura, localidade e os saberes dos  alunos. Também de acordo com o Referencial Curricular Nacional Para a Educação  Infantil, RCNEI (1998), a música é uma das formas importantes de expressão  humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação, de um  modo geral, e na Educação Infantil, particularmente (BRASIL, 1998). 

5.1 Dos Funcionários da Secretaria de Educação. 

A lei, deu um prazo de três anos para adequação das escolas, mas  conforme relato da funcionária da Secretaria de Educação, a prefeitura de Santa  Bárbara se adiantou e já em 2005, introduziu a musicalização como disciplina, assim  como oficinas de flauta e a criação da “Estação da Música”, que surgiu como forma  de ampliar o currículo e oferecer a ampliação da carga horária dos estudantes. A  servidora relata que esta ação, em conjunto com outras, fez parte da proposta de  melhoria da qualidade da educação pública municipal e projetou a cidade no cenário  nacional, como precursora na inserção da Educação Musical no currículo. 

Segundo a funcionária, inicialmente as escolas identificavam talentos  nas aulas de musicalização e enviavam esses estudantes para as oficinas de flauta e  para a estação da Música, que funcionava em turno reverso e assim, apontava-se  novos caminhos e oportunidades para aqueles em situação de vulnerabilidade, pois  os tirava do ciclo vicioso do grupo familiar e social ao qual pertenciam. Nessa época,  apenas os alunos da rede municipal participaram desse projeto. Com o tempo, isso  foi modificado e a Estação da Música passou a atender alunos tanto da rede pública  quanto particular. Quanto às aulas de musicalização nas escolas municipais,  inicialmente foi oferecido um curso preparatório para que os professores da própria  rede trabalhassem com a disciplina no Fundamental 1 e no Fundamental 2, foram  contratados professores graduados em Música. Atualmente, há na rede, 19  professores de Música, todos graduados com formação específica que permite dar  aulas (Licenciatura). A servidora destacou que que há uma coordenadora, também  com formação específica, que orienta o trabalho desses professores através de encontros nos quais são elaborados planejamento anual, projetos e atividades  relacionadas ao conteúdo a ser trabalhado com as crianças, com o objetivo de manter  o mesmo padrão em todas as escolas da rede municipal. Os demais regentes de  turma, que ministram as demais disciplinas do currículo, trabalham em parceria com  os professores músicos, de forma interdisciplinar. 

5.2 Do grupo de Professores, Diretora e Coordenadores de Educação infantil e  Séries Iniciais do Ensino Fundamental. 

O Colégio Municipal Afonso Pena tem atualmente 15 turmas de Educação  Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, somando nessas, 330 alunos atendidos por uma equipe de 26 profissionais ligados diretamente à área pedagógica é composta  por 19 docentes, sendo que dentre esses, 3 são professores de Educação Musical,  2s de Educação Física, 1 de Inglês, 4 são monitores ou auxiliares de educação e os  demais, regentes de turma dos demais conteúdos da Grade Curricular. Completam a  equipe, 2 coordenadoras e a diretora da unidade de ensino. Nos gráficos 1, 2, 3 e 4, da etapa A desta pesquisa, temos o perfil desses profissionais:

Fonte: Google Forms 2023.

O questionário disponibilizado para 26 profissionais da escola que atendem  as crianças foco deste estudo e respondido por 22 pessoas, indicam pelos gráficos de  perfil acima, que a maior parte dos servidores são do sexo feminino (81,8 %), tem  acima de 45 anos (50,1%), possuem licenciatura (63,6%) e atendem tanto à Educação  Infantil quanto o Ensino Fundamental 1 (40,9%). Ainda percebe-se, considerando a  informação da funcionária da SME e as respostas apresentadas pelo gráfico 4, que  há profissionais que acumulam mais de uma graduação ou capacitação relacionada à  Música. Percebe-se que uma grande parte dos respondentes (40,9%) atua tanto na  Educação Infantil quanto no Ensino Fundamental, condição em que se encontram os  professores de Música e Educação Física, que, não sendo regentes de turma,  ministram aulas em várias séries, completando assim sua carga horária. Finalmente,  é possível verificar que uma grande parcela dos docentes das demais disciplinas (27,3%), tem algum curso de pós-graduação ou capacitação em Música.

Os resultados referentes ao letramento musical compõem a etapa B e geraram os gráficos 5, 6 e 7, apresentados abaixo.

Fonte: Google Forms 2023.

As afirmativas propostas na etapa acima, foram respectivamente: Naquilo  que se refere à alfabetização e letramento, a Educação Musical promove evolução  conceitual em relação à leitura e escrita; O letramento musical se constrói por meio  do uso das letras das canções populares brasileiras e alfabetização musical visa o  enriquecimento da vida de maneira criativa e humanizada, por intermédio da música. 

Menos de 1% dos respondentes discordou da terceira afirmativa e a totalidade deles concordou parcialmente ou totalmente com as demais.  

Na etapa C, pesquisou-se o uso e funções da música, através das  afirmativas: Sempre, ou quase sempre, elaboro atividades de musicalização que  permitam que a criança conheça melhor a si mesma, desenvolvendo sua noção de  esquema corporal e a comunicação com o outro; a musicalização desperta o lado  lúdico, a alfabetização, inteligência, capacidade de expressão, a coordenação motora,  percepção sonora e espacial e é um recurso no aprendizado de diversas disciplinas; as atividades musicais realizadas na escola facilitam a expressão de emoções,  ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral do ser e o trabalho  com musicalização desenvolve, além da sensibilidade à música, a concentração,  memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina. Temos:

Fonte: Google Forms 2023.

O gráfico 8 acima, indica que as atividades de Música elaboradas por  72,7% dos professores levam em conta a possibilidade dessas atividades  proporcionarem às crianças o conhecimento de si mesma, desenvolvendo sua noção  de esquema corporal e a comunicação com o outro. O gráfico 9, apresenta que na  opinião de 99,9% dos respondentes, a musicalização desperta o lado lúdico, a  alfabetização, inteligência, capacidade de expressão, a coordenação motora,  percepção sonora e espacial e é um recurso no aprendizado de diversas disciplinas. As atividades musicais realizadas na escola, na opinião de 90,9% dos respondentes (Gráfico 10), favorecem a expressão de emoções, ampliam a cultura geral e contribuem para a formação integral do ser. Ainda apurou -se que na opinião de 95,5% das  pessoas que responderam o questionário, o trabalho com musicalização desenvolve,  além da sensibilidade à música, a concentração, memória, coordenação motora,  socialização, acuidade auditiva e disciplina. 

A etapa D, abordou os motivos para a ocorrência da Educação Musical na  escola, através das afirmativas: Conhecer música é importante, pois ela transmite  nossa herança cultural; a música é uma aptidão inerente a todas as pessoas e merece ser desenvolvida; a música ensina os alunos sobre seus relacionamentos com os  outros, tanto em sua própria cultura, quanto em culturas estrangeiras; a música  oferece aos alunos rotas de sucesso que eles podem não encontrar em parte alguma  do currículo e a música ajuda os alunos a aprenderem que nem tudo na vida é  quantificável. A seguir, temos: 

Fonte: Google Forms 2023.

Vemos acima pelo Gráfico 12, que 100% dos respondes consideram ser  importante conhecer música, pela sua possibilidade de transmissão da nossa herança  cultural e pelo Gráfico 13, que na opinião de 90,9% a música merece ser desenvolvida  por ser uma aptidão inerente a todas as pessoas. Para 100% dos pesquisados, a música ensina sobre os relacionamentos com os outros, tanto na própria cultura, quanto em culturas estrangeiras. Praticamente a totalidade dos pesquisados (90,9%) concorda que a música oferece aos alunos rotas de sucesso que eles podem não  encontrar em parte alguma do currículo, contra 9,1% que discordam dessa afirmativa,  como pode ser visualizado no Gráfico 15. Finalmente, temos também 90,9% de  pessoas no Gráfico 16, para as quais, a música ajuda os alunos a aprenderem que  nem tudo na vida é quantificável, contra 9,1% que não concordam com essa  afirmativa.

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS 

Foi compreendido diante da pesquisa elaborada, que a disciplina Educação  Musical, foi inserida nas escolas municipais de Santa Bárbara, de forma pioneira,  antes do prazo determinado legalmente para a sua ocorrência. O avanço do município  com as políticas públicas voltadas para a Educação Musical, alcançou maior  democratização do ensino. Dentre estas políticas, há destaque para a presença de  profissionais músicos com licenciatura para lecionar a disciplina e a capacitação musical dos professores regentes das demais disciplinas da Grade Curricular, o que  viabiliza a interdisciplinaridade e garante o uso eficiente da música como estratégia  de ensino. 

Foi possível verificar que a Educação Musical ministrada nas turmas de  Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, é utilizada no Colégio  Municipal Afonso Pena, como estratégia para a construção do conhecimento. Verificou-se que a eficiência na utilização da música na alfabetização das crianças, se dá por conta do preparo dos profissionais em relação às diversas formas de  utilização que ela oferece tanto na Educação Infantil, quanto nas séries iniciais do  Ensino Fundamental. 

O estudo concluiu que há notabilidade da música como ferramenta de  ensino no processo de alfabetização e letramento das crianças. A sugestão é que  todas as instituições de ensino superior na área de Educação, revejam suas grades  curriculares e insiram nelas, conteúdos relacionados à área musical especificamente,  para que os professores de todos os conteúdos estejam melhor preparados para  promover aos alunos de todas as escolas públicas, mais oportunidades de  aprendizagem.

REFERÊNCIAS 

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