AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA DESTINAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS E LÍQUIDOS PRODUZIDOS NO SEU COTIDIANO

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7945224


Cecília Cristina da Silva de Menezes1
Monalise Pinto da Cruz2


Resumo

O trabalho aqui apresentado teve por objetivo entender se os alunos do 3º ano do Ensino Médio do período noturno tinham noções de Educação Ambiental, através da separação, reutilização e descarte consciente de materiais recicláveis (sólidos e líquidos), presentes em seu cotidiano. A pesquisa em questão foi desenvolvida em uma escola pública de Ensino Médio, localizada na zona norte da cidade do Rio de Janeiro e utilizou 3 etapas para o levantamento dos dados. O trabalho concluiu que os alunos perceberam que os resíduos podem ser reutilizados e que muitos podem ter valor agregado e que os processos de reciclagem e reutilização são importantes, pois deixam de poluir o meio ambiente e, principalmente impedem a degradação dos rios.

Palavras-chave: materiais recicláveis; Educação ambiental; separação e destinação de resíduos.

Abstract

The work presented here aimed to understand whether the students of the 3rd year of High School in the evening period had notions of Environmental Education, through the separation, reuse and conscious disposal of recyclable materials (solid and liquid), present in their daily lives. The research in question was developed in a public high school, located in the northern part of the city of Rio de Janeiro and used 3 stages for data collection. The work concluded that the students realized that waste can be reused and that many can have added value and that recycling and reuse processes are important, as they stop polluting the environment and, mainly, prevent the degradation of rivers.

Keywords: recyclable materials; Environmental Education; waste separation and disposal.

Introdução

A Política Nacional de Educação Ambiental foi instituída no final dos anos 90, do século passado. De acordo com ela, a educação ambiental deve ser entendida como: “processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade” (BRASIL, 1999). Esta Política norteia até hoje todas as ações relacionadas a prática da educação ambiental em âmbito nacional.

Segundo Loureiro & Cassio (2007) foram observados avanços na educação ambiental escolar, principalmente quanto à sua universalização. Mas, consideraram que existe a necessidade de constante aprimoramento do que é feito.

Segundo Guimarães (2007) é necessário trazer a realidade de fora da escola para dentro. Isso se torna propício para o desenvolvimento de uma educação ambiental em seu caráter crítico, que se inicia na escola, mas se realiza para além de seus muros.

Corroborando a constatação de Guimarães (2007) o objetivo deste trabalho é entender como a educação ambiental ultrapassa ou não os muros da escola e se reflete na vida dos alunos.

Desenvolvimento do trabalho

O trabalho foi desenvolvido no com alunos do 3º ano do Ensino Médio noturno, Colégio Estadual Deputado Pedro Fernandes, uma escola pública de ensino médio localizada na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, no bairro Jardim América. Esta pesquisa foi realizada em 3 etapas, sendo: a primeira etapa a aplicação de um questionário controle (teste), a segunda etapa composta por uma palestra, na qual foram apresentados 3 vídeos e na última etapa foi aplicado mais um questionário, para os alunos do 3º ano do Ensino Médio do período noturno.

O primeiro questionário foi aplicado como controle. Os alunos responderam apenas utilizando seus conhecimentos prévios, sem a utilização de nenhuma fonte de pesquisa e nem de retirada de dúvidas.

Após a análise dos dados do primeiro questionário observou-se a necessidade de realização de uma palestra com auxílio de mídia digital (vídeos), para que fossem esclarecidos alguns temas como: reciclagem, reutilização, desperdício e consumo consciente. Ao final da palestra foi aplicado um novo questionário para coleta de novos dados.

Resultados

A pesquisa contou com 115 participantes e todos eram alunos do 3º ano do Ensino Médio do período noturno. Nesta primeira etapa foi utilizado um questionário com perguntas objetivas fechadas e as respostas foram as seguintes: quanto a raça perguntada aos participantes: 16 se declararam brancos, 57 pardos, 35 pretos, 03 amarelos, 03 indígenas e 1 não se autodeclarou.

Os participantes também declararam o bairro que residiam, sendo que: 83 moravam no Jardim América, 27 em Vigário Geral, 02 na Pavuna, 01 em Cordovil, 01 em Duque de Caxias e 01 não respondeu.

A respeito de sua renda familiar, disposta no gráfico 1 abaixo, a maioria dos participantes respondeu que recebe entre 500,00 e 2.000,00 de renda por mês.

Gráfico 1 – Renda familiar dos participantes da pesquisa.

A maioria dos participantes (83) respondeu que a família nunca trabalhou recolhendo ou vendendo materiais reciclados.

Dos 115 participantes, 113 afirmaram saberem o que é a reciclagem. Todos os alunos também foram perguntados sobre o costume de reutilizar materiais e apenas 43 responderam que possuem este costume. Os materiais mais reutilizados foram alumínio, plástico e papelão. Apenas 50 participantes responderam possuírem algum familiar ou conhecido que realiza a reutilização de materiais recicláveis.

Entre os entrevistados 79 tinham a consciência de que deixar comida no prato era um tipo de desperdício.

Os participantes também foram perguntados a respeito do destino dado ao óleo de fritura usado, em suas residências e as respostas encontram-se representadas no gráfico 2 abaixo:

Gráfico 2 – Como os participantes descartam o óleo usado em frituras.

A partir dos resultados apresentados na 1ª etapa observou-se a necessidade de esclarecimentos sobre reciclagem, reutilização e descarte correto de materiais recicláveis e substâncias poluentes. Para isso realizou-se uma palestra, na qual foram retiradas as dúvidas.

Na segunda etapa foi realizada uma palestra com o auxílio de mídia digital, com apresentação de três vídeos: Expedição Vida (2021); Mais Ciências – Profa Rafaela Lima (2021); Institutoakatu (2019). O objetivo da palestra era trazer uma reflexão para os alunos das maneiras de reduzir, reciclar e reutilizar os materiais recicláveis e como descartar da melhor forma substâncias poluentes (óleo usado).

Ao final da palestra foi aplicado um novo questionário, com o intuito de entender se os participantes adquiriram novas informações sobre os temas em questão. Este questionário apresentava perguntas objetivas e discursivas.

Nesta última etapa, a maioria dos participantes demostrou que entendeu que a reciclagem se refere ao retorno do material reciclável ao ciclo produtivo industrial. Também expressaram que a partir da explanação entenderam que o que realizavam em suas casas na verdade era a reutilização de materiais e não reciclagem.

A maioria dos alunos também relatou que a partir do entendimento da importância da separação dos resíduos realizaria a separação e correta destinação em suas residências. Estes alunos também disseram que doariam aos catadores, realizariam artesanato ou destinariam à coleta pública os resíduos separados, para minimizar a poluição ambiental.

Conclusão

O trabalho desenvolvido demonstrou que os alunos entenderam que a separação dos resíduos é importante para o meio ambiente e que nem sempre a destinação final é o lixo. Esses resíduos podem ser tratados, separados, vendidos, doados e reutilizados.

Os alunos perceberam que os resíduos podem ser reutilizados e que muitos podem ter valor agregado e que os processos de reciclagem e reutilização são importantes, pois deixam de poluir o meio ambiente e, principalmente impedem a degradação dos rios.

Também se observou que foi despertada a sensibilidade ao se perceber que todos fazem parte do meio ambiente e que é necessário mantê-lo bem, para que haja a melhoria na qualidade de vida e bem estar coletivos e não apenas no âmbito individual.

Corroborando a observação realizada por Ossak & Defani (2014) também se conclui que a maioria dos alunos compreenderam a dimensão da problemática do resíduo gerado, mas, há algumas atitudes do dia a dia que precisam ser alteradas em família. Ainda segundo Ossak & Defani (2014) a abordagem de assuntos como: relação aos hábitos de consumos, coleta seletiva e desperdícios e a importância de reutilizar, reciclar e reaproveitar não se esgota com um projeto.

Por isso, os participantes da pesquisa aqui apresentada foram orientados a manterem os novos conhecimentos adquiridos, através da manutenção da prática cotidiana da separação, venda, doação e reutilização dos materiais recicláveis e resíduos líquidos (óleo usado). Essa orientação foi necessária, pois, o bairro de Jardim América, assim como todo o subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, não possui coleta seletiva, que é uma grande falha do poder público.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL, 1999.  LEI n.º  9.795, de 27 de abril de 1999.  Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrar integra;jsessionid=50EE32BD99AF52EB7D5DB8E7E03AE765.node1?codteor=63406 8&filename=LegislacaoCitada+-PL+4692/2009. Acessado em nov. 2022.

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LIMA, R. 2021. CANAL MAIS CIÊNCIAS – Prof.ª Rafaela Lima. Reciclagem o que você precisa saber. Youtube, 5 fev. 2021. Disponível em: https://youtu.be/Jr36f2wK4pk. Acessado em nov. 2022.

LOUREIRO, C.F.B. & CASSIO, M.F.B. 2007. Um olhar sobre a educação ambiental nas escolas: considerações iniciais sobre os resultados do projeto “O que fazem as escolas que dizem que fazem educação ambiental?”. In: Vamos cuidar do Brasil: conceitos e práticas em educação ambiental na escola. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao3.pdf. Acessado em fev. 2023.

OSSAK, C. A., & DEFANI, M. A. 2014. Separação e utilização de materiais recicláveis. In: Os desafios da Escola Pública Paranaense na perspectiva do Professor PDE: Artigos. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/ producoes_pde/2014/2014_uem_cien_artigo_cecilia_alice_ossak.pdf. Acessado em jan. 2023.


¹Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (modalidade EAD) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Pólo Universitário de Duque de Caxias.
²Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ.