USO DO INSTAGRAM COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7775517


Wagner Santos Araujo
Silas Dos Santos Marques
Marcos Pólvora Ribeiro
João Paulo Alves Do Couto
Rodrigo Gonçalves Dos Santos
Priscila Sila Fadini


RESUMO

INTRODUÇÃO: O Instagram é uma das mídias sociais com maior número de usuários ativos no mundo, inclusive entre profissionais da saúde. Com o advento da COVID-19, o Ministério da Saúde brasileiro declarou a comunicação em saúde como um dos principais eixos para o combate da pandemia. Logo, é extremamente importante entender qual papel o Instagram pode desempenhar na disseminação de conhecimento sobre saúde. OBJETIVO: Examinar a forma como o Instagram é usado como estratégia de educação em saúde. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados da Web of Science, PubMed e Medical Literature Analyses and Retrieval System Online (MEDLINE via BVS). Após o processo de busca foram selecionados 20 artigos, publicados entre 2017 e 2022. RESULTADOS: O Instagram está sendo utilizado em diversas áreas e contextos da saúde, como na promoção de saúde, nutrição, saúde pública, radiologia, odontologia e na prática de exercícios físicos. CONCLUSÃO: Evidenciou-se que o Instagram é uma ferramenta de fácil utilização e que pode melhorar o engajamento tanto de pacientes quanto de quem presta cuidados de saúde tornando eficazes as intervenções de promoção de saúde.

PALAVRAS-CHAVE: Instagram. Saúde. Educação em Saúde. Comunicação em Saúde

ABSTRACT

INTRODUCTION: Instagram is one of the social media with the highest number of active users in the world, including among health professionals. With the advent of COVID-19, the Brazilian Ministry of Health declared health communication as one of the main axes for combating the pandemic. Therefore, it is extremely important to understand what role Instagram can play in disseminating health knowledge. OBJECTIVE: To examine how Instagram is used as a health education strategy. METHODOLOGY: This is an integrative literature review carried out in the Web of Science, PubMed and Medical Literature Analyzes and Retrieval System Online (MEDLINE via VHL) databases. After the search process, 20 articles were selected, published between 2017 and 2022. RESULTS: Instagram is being used in several areas and contexts of health, such as in health promotion, nutrition, public health, radiology, dentistry and in the practice of exercises physicists. CONCLUSION: It was evidenced that Instagram is an easy-to-use tool that can improve the engagement of both patients and health care providers, making health promotion interventions effective.

KEYWORDS: Instagram. Health. Health education. Health Communication

1 INTRODUÇÃO

Embora tenha sido originalmente criado com a pretensão de ser apenas um aplicativo de compartilhamento de fotos, a rede social Instagram, nos últimos 10 anos transformou-se de tal modo, que chamou a atenção de grandes marcas globais pela forma como nele é possível não apenas partilhar fotos, mas, sobretudo, mediar experiências. Essa mudança ocorreu principalmente após sua venda para o Facebook em 2012, alcançando a marca de 1 bilhão de usuários ativos no mundo em 2018. (PINTO; ANTUNES; ALMEIDA, 2020).

Estar conectado às redes sociais tornou-se uma tarefa comum até mesmo entre profissionais da saúde. (PIZZUTI; PATEL; MCCREARY, 2020). Isso se explica, em parte, porque as mídias sociais são úteis para esses profissionais e podem ser usadas para diversos fins, como desenvolvimento profissional, procura de emprego e educação em saúde. (ALANZI; AL-HABIB, 2020)

Para SEABRA e colaboradores (2019), a educação em saúde constitui-se da produção paulatina de um saber que tem o objetivo de instruir a população de modo a levá-la, tanto individual quanto coletivamente, a obter autonomia, melhor qualidade de vida e saúde.

Diferente das mídias tradicionais em que a comunicação flui unidirecionalmente, do interlocutor para o receptor, as mídias sociais promovem a interação bidirecional fazendo com que a informação se espalhe dentro de uma comunidade online. (COLLINS; SHIFFMAN; ROCK, 2016).

Mais recentemente, a COVID-19 fez com que a comunicação em saúde se tornasse ainda mais importante, a ponto do Ministério da Saúde brasileiro a definir, em seu plano de ação emergencial de 2020, com um dos eixos fundamentais no combate da pandemia. (SANTOS; PEIXINHO; CAVALCANTI et al., 2021).

Logo, é inevitável não se pensar no papel que o Instagram – por meio de informações, programas e políticas – pode exercer na promoção de saúde pública, uma vez que ele é a plataforma de compartilhamento de imagens mais usada na internet e se constitui como sendo um recurso simples, objetivo, intuitivo e de fácil manuseio para difundir ideias. (MARTININO et al., 2021).

Dessa maneira, o objetivo deste estudo é examinar a forma como o Instagram é usado como estratégia de educação em saúde.

2 METODOLOGIA

2.1 Desenho de estudo

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, que se propôs a construir um panorama consistente, sintetizado e crítico das evidências científicas buscando responder à pergunta norteadora: Como o Instagram, em cooperação com outras mídias sociais, pode ser utilizado como estratégia de disseminação do conhecimento científico sobre saúde? 

 Para tanto, a revisão foi elaborada a partir de seis etapas principais: definição do tema e escolha da questão norteadora; definição da estratégia de busca; delineamento dos critérios de elegibilidade e exclusão das pesquisas; extração e análise das informações dos estudos; interpretação dos resultados e síntese dos resultados (MENDES; SILVEIRA; GALVÃO, 2008).

2.2 Estratégia de busca

As buscas ocorreram entres os meses de setembro e outubro de 2022 através das bases de dados da Web of Science, PubMed e Medical Literature Analyses and Retrieval System Online (MEDLINE via BVS).

Com a questão norteadora definida, foi designada a estratégia de utilização de três descritores de pesquisa com o direcionamento do operador booleano AND: “instagram AND health education”, “Instagram AND health comunication” e “Instagram AND health”, por meio do mecanismo de busca avançada a partir da categorização título, resumo e texto completo.

Como critérios de elegibilidade foram escolhidos: trabalhos publicados em todos os idiomas e pesquisado em qualquer país, cuja temática tenha relação com o Instagram e Saúde, disponível na íntegra, com ano de publicação entre 2012 e 2022. Justifica-se este recorte temporal por ter sido no ano de 2012 que o Instagram teve sua versão lançada para dispositivos android, alcançando muito mais usuários, e foi vendido para o Facebook. Já como critérios de exclusão elegeram-se: estudos cujo título não tivesse utilização do termo Instagram.

2.3 Seleção de estudos

A seleção dos estudos incluídos nesta Revisão, foi composta por quatro fases (Figura 1), Identificação dos estudos, nas bases de dados citadas anteriormente através das estratégias de busca já sinalizadas, onde foram identificados 39 estudos; A segunda fase foi a seleção, onde foram identificados 30 estudos de acordo com os títulos dos estudos, mas 6 foram excluídos por duplicidade restando 24 estudos; A terceira fase, a Elegibilidade, foi executada a partir da análise dos resumos dos 24 estudos, onde 4 foram excluídos por não se enquadrarem no escopo desta revisão; Na quarta fase a de Inclusão, foram definidos os estudos a serem lidos na íntegra e ter os dados extraídos, sendo assim, 20  estudos foram incluídos nessa pesquisa.

Figura 1 : Fluxograma da seleção dos estudos adaptado do Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA 2015). Eunápolis (BA), Brasil, 2022

Fonte: Dados do Próprio autor

2.4 Extração e síntese dos dados

Após a leitura na íntegra dos 20 estudos selecionados para compor a presente Revisão, foi realizada a extração de dados, onde foi construído um quadro (Quadro 1), com o intuito de sintetizar as informações contidas nos estudos selecionados. Para tal, foram extraídas as seguintes informações: Autor, ano, objetivo, desenho do estudo, público alvo, área temática, resultados e conclusões.

3 RESULTADOS

Os artigos selecionados estão nas bases PubMed (15), BVS (2) e Web of Science (3); quinze estudos na PubMed, dois na MEDLINE e três na Web of Science, totalizando 20 artigos dos quais seis estão presentes tanto na PubMed quanto na Web of Science e dois se encontram, concomitantemente, na PubMed e na Medline VIA BVS.

Quadro 1 : Síntese dos artigos selecionados quanto aos autores, ano, desenho de estudo, público alvo, área temática, principais resultados e conclusões

Fonte: Dados do Próprio autor, 2022.

Foi observado que dentre os estudos que compuseram a amostra para a presente pesquisa, três em 2017; dois em 2018; um no ano de 2019; seis em 2020; cinco em 2021 e três no ano de 2022, não havendo publicações selecionadas dos anos de 2012 a 2016. Fazendo com que as publicações se concentrem nos últimos 6 anos. E os mesmos versavam sobre promoção de saúde, nutrição, saúde pública, tabagismo e radiologia.

No que diz respeito aos objetivos adotados, todos os estudos tinham em comum o desejo de investigar a eficácia do Instagram, individualmente ou em cooperação com outras redes sociais, como ferramenta de promoção em saúde. Os principais resultados mostraram que o Instagram é uma ferramenta fácil de usar e que pode aumentar o engajamento tanto de pacientes quanto de quem presta cuidados para que as intervenções de promoção de saúde sejam eficazes.

4 DISCUSSÃO

Ao analisar os estudos, evidencia-se que o Instagram e outras mídias sociais são utilizadas como estratégia de disseminação do conhecimento científico em diversos ambientes e contextos diferentes da saúde, como: promoção de saúde; comunicação em saúde; educação em saúde; desenvolvimento de carreira por meio de um perfil profissional; consulta da opinião pública para criação de promoção de saúde e influência de hábito e comportamento social.

Gabarron et al. (2018), apontam no estudo sobre as mídias sociais para promoção da saúde em diabetes que os canais de mídia social oferecem plataformas onipresentes e simples de serem usadas para estimular a adesão e interação tanto em pacientes quanto em cuidadores de modo a tornarem bem-sucedidas as intervenções de promoção de saúde. Corroborando com Sanchez-Nunez et al. (2020) que constatou que, de uma amostra de 52 residentes de urologia, fazem uso do Facebook (78,8%) e Instagram (51,9%) como ferramenta de comunicação social entre eles. Além disso, notou também que 49 (94,2% dos entrevistados) residentes usam as redes sociais profissionalmente como meio de obterem informação, sobretudo a fim de manterem-se atualizados quanto a especialidade em urologia.

Erdogan et al. (2022), por meio de uma pesquisa de levantamento transversal, evidenciaram que a maior parte dos pacientes com doenças reumáticas necessitavam se comunicar com seus cuidadores fora do hospital e que o uso de mídias sociais e aplicativos de comunicação móvel são instrumentos importantes para uma educação e comunicação eficazes. Em consonância com essa pesquisa, no que tange a importância das mídias sociais na comunicação em saúde, Almeida et al. (2021) relatam que o Instagram e WhatsApp Business foram as ferramentas mais sugeridas para a criação de uma ferramenta tecnológica que viabilizasse a comunicação entre pacientes com a equipe do setor de oncologia e trouxesse informação científica sobre tumores colorretais.

A mídia social é um instrumento útil para oferecer informações relevantes sobre o vírus Zika. As mulheres jovens podem usar o Facebook, Instagram, Twitter e Youtube para se informar sobre o Zika vírus. (CHANDRASEKARAN et al., 2017). Este estudo está diretamente relacionado ao trabalho desenvolvido por PEYSER, A., GOLDSTEIN, L.; GOLDMAN, R. H. et al. (2021), que analisaram 1000 postagens das principais hashtags sobre fertilidade  no Instagram e concluíram que essa mídia social oferece uma ferramenta poderosa para instruir e se comunicar com a sociedade e os médicos têm a chance de se conectar e educar pacientes que procuram apoio por meio de postagens baseadas em evidências.

Em um estudo observacional descritivo, SOUZA; LOPES; FILHO (2017) descobriram que os estudantes de uma universidade brasileira se revelaram muito receptivos à inserção das redes sociais na aprendizagem de Odontologia descrevendo-as como vantajosas nesse processo. Além disso, avaliaram que a principal utilidade do Instagram está na possibilidade de se visualizar informações novas com textos de fácil leitura. Essas evidências são ratificadas em outro estudo, com alunos chilenos da Universidade de Talca, em 2020 (em plena pandemia), que usaram o Instagram como ferramenta para abordagem de conteúdo de Histologia e Embriologia e constaram que essa mídia social é uma boa estratégia para auxiliar outras metodologias de entrega de material didático através de canais institucionais, permitindo aos estudantes acesso fácil, rápido e de baixo custo. (ROA, 2021)

O Instagram pode ser um poderoso recurso para radiologistas construírem sua presença digital e mostrar o seu trabalho para outras pessoas. No entanto, isso pode ser uma vantagem ou desvantagem, em virtude da possibilidade de não se projetar de uma maneira não profissional. (SPIELER; BALLARD; MAZAHERI et al., 2021). Ainda que não haja consenso sobre o que seja comportamento não profissional na internet, (RUKAVINA; VISKIĆ; POPLAŠEN et al., 2021) os associam com postagens relacionadas à intoxicação alcoólica, uso de drogas ilegais, nudez e sexualidade, assim também como conteúdo degradante sobre pacientes, conteúdo discriminatório ou agressivo com colegas de trabalho.

Em um estudo transversal com jovens adultos fumantes de narguilé, JOHNSON e MAYS (2020) observaram que a exposição a postagens de risco para narguilé no Instagram gerou resposta emocional negativa e as mensagens gráficas gerou motivação para parar. Percebe-se a importância de resultado como esse, ao constatar que o Instagram é dominado por conteúdo pró-vaping (cigarro eletrônico) e que postagens e contas de usuários nesse seguimento parecem demonstrar mais engajamento dos usuários em relação aos perfis com mensagens de risco do uso do cigarro eletrônico conforme apontam GAO; XIE; XU et. al (2020).

A fim de verificar a percepção de jovens adultos sobre a autenticidade e confiabilidade das postagens sobre nutrição no Instagram, JENKINS; ILICIC; MOLENAAR et al. (2020) notaram que, por meio de um estudo piloto transversal, as postagens dos profissionais de nutrição eram percebidas como significativamente mais autênticas e confiáveis do que os posts de influenciadores de mídia social quando continham um apelo de mensagem heroica (positivo, corajoso e bem sucedido). Corroborando com a pesquisa de ZIELIŃSKA-TOMCZAK; PRZYMUSZAŁA; TOMCZAK ET AL. (2021), que avaliaram 10 perfis profissionais de Nutricionistas no Instagram e observaram que a educação nutricional é percebida pelos seguidores como satisfatória, relevante e que pode contribuir para melhorar o seu conhecimento, atitude e confiança na mudança do estilo de vida.

5 CONCLUSÃO

O presente estudo possibilitou observar os vários usos do Instagram com foco na promoção de saúde, como por exemplo: possibilidade de se alcançar muitas pessoas em um curto período de tempo; instrumento importante para uma educação e comunicação (paciente e profissional de saúde) eficazes, e ainda como divulgação de opções de intervenções de auto cuidado para que o público consumidor dessas informações possam administrar a própria saúde. Sugere-se ainda, que sejam feitos mais estudos sobre a correlação entre o comportamento baseado na web e a mudança de comportamento de saúde.

O potencial de orientar comportamento do Instagram é importante para atentar-se sobre a veiculação de postagens sobre alimentos e bebidas não saudáveis que se apresenta como risco para a saúde pública de jovens em virtude da falta de uma rigorosa vigilância da política de publicidade, inclusive, também sobre conteúdos de cigarros eletrônicos postados no Instagram.

REFERÊNCIAS

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