REGISTRO DOI: 10.5281/zenodo.7226776
Autoria de:
Luanna Raquel Ferreira Costa1
Paulo Roberto Mourão do Nascimento2
RESUMO
Com o surgimento das TCIs (Tecnologias da Informação e Comunicação) o ensino ganhou uma importante ferramenta, pois tanto o aluno, quanto o professor, podem explorar várias informações ao mesmo tempo. Nessa perspectiva, a inserção da tecnologia na sociedade contemporânea, deve ser compreendida também no ambiente educacional, pois acredita-se ser viável aproveitá-la a fim de melhor estimular a aprendizagem dos alunos, uma vez que as diferentes tecnologias têm modificado as formas de se produzir conhecimento dentro da sala de aula. Dessa forma, o presente artigo tem o objetivo de descrever as práticas docentes da Língua Portuguesa e analisar o uso da internet no ensino da língua portuguesa.
Palavras-chave: Internet, educação, língua portuguesa.
1. INTRODUÇÃO
É inegável que o avanço tecnológico está cada dia ganhando mais espaço. Uma ferramenta atrelada a essa tecnologia está a internet, criada no século XX, tendo como principal objetivo interligar os laboratórios de pesquisas, porém, a internet também foi bem recebida no meio de comunicação e atualmente é o instrumento mais utilizado.
O advento das tecnologias na sociedade contemporânea está inserido em vários âmbitos: saúde, esporte e até na culinária, com a educação não poderia ser diferente. Estamos na era dos smartphones no qual, todos estão conectados o tempo todo. Nesse sentido, o uso da tecnologia torna-se necessário, uma vez que nem todos têm acesso a livros, apostilas, materiais ou outras fontes de pesquisa, mas os celulares estão à palma da mão.
Compreender a linguagem tecnológica é de suma importância para a aplicabilidade da internet em sala de aula como meio facilitador do ensino. A participação em atividades digitais é uma forma de aprender de diferente, porém com o mesmo valor de aprendizagem.
O tradicionalismo de outrora, no ensino-aprendizagem, já ficou escasso, a era digital na educação já está firmada, novas práticas no ensino estão sendo utilizadas, principalmente no que se refere a Língua Portuguesa, pois trata-se de uma disciplina temida por muitos discentes. Dessa forma, Barton (2009) relata:
Ao examinar a mudança do papel desempenhado pelos textos, revelamos as tensões centrais das mudanças contemporâneas: novas práticas de letramento oferecem possibilidades empolgantes em termos de acesso ao conhecimento, criatividade e poder pessoal; ao mesmo tempo, o mundo social textualmente mediado fornece uma tecnologia de poder e controle, bem como de vigilância. BARTON (2009 apud BARTON e LEE 2015, P.27).
Para Wellman (2001: 18), a internet fornece facilidade e flexibilidade para quem se comunica. Além de ser muito usada na comunicação no geral, a internet ganhou um espaço relevante nas salas de aulas e o professor, mediador do conhecimento, está cada vez mais usando a internet para o ensino-aprendizagem dos discentes.
Pouco a pouco, as pessoas veem como absolutamente normal a transformação digital das atividades cotidianas. Isso é muitas vezes referido como domesticação da tecnologia (como em Berker et al.,2005), conceito que captura o processo pelo qual as tecnologias são integradas à vida das pessoas e as medeiam; e, ao mesmo tempo, os usuários de tecnologia se reapropriam de tecnologias para facilitar suas atividades cotidianas. Isso tudo tem acontecido num período relativamente curto e se tornou rotineiro e despercebido na vida das pessoas. Sem dúvida, ainda há muitos problemas de acesso e diferenças entre pessoas e grupos. Mas as mudanças tecnológicas estão afetando as pessoas em todos os lugares e transformando todos os domínios da vida. BARTON e LEE (2015, P.12).
Dessa forma, a internet não pode ser considerada uma vilã, pois não substitui os livros, tão pouco os professores, na verdade, ela deve ser associada ao ensino-aprendizado de várias áreas. O interesse por esse tema surgiu da necessidade de trabalhar os aplicativos disponíveis pela internet como meio facilitador da Língua Portuguesa.
2. O USO DA INTERNET COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA.
A utilização da internet, como instrumento facilitador do ensino-aprendizagem, é muito questionada, principalmente no que se refere ao ensino da Língua Portuguesa.
Essa discussão acerca do uso da internet, na aplicabilidade do português, é gerada devido a linguagem utilizada nos meios virtuais, na qual a ortografia estilizada e os vícios de linguagens são frequentes nas falas e escritas dos usuários virtuais. Nesse contexto, Thurlow (2007) diz:
Um conjunto de pânicos morais acompanha a discussão das novas mídias, incluindo preocupações com “jovens”. Esses tecnopânicos giram em torno da incerteza e dos receios diante da novidade e da mudança constante, junto aos temores com a decadência dos padrões de linguagem e letramento. THURLOW (2007 apud BARTON E LEE, 2015).
É evidente que a linguagem utilizada na internet é estilizada, e que a cada dia os jovens e adolescentes estão mais inseridos nesse mundo virtual. Dessa forma, o professor, enquanto mediador e propagador do conhecimento, deve associar essa tecnologia as aulas, despertando de maneira lúdica o interesse dos discentes pelo aprendizado. É necessário que a internet esteja inserida na escola para ajudar na construção do saber.
É importante deixar claro que as tecnologias, por si sós, não introduzem automaticamente as mudanças em nossa vida. Em outras palavras, novas atividades na vida não são tecnologicamente determinadas; o fato é que a própria tecnologia também é parte de mudanças sociais mais amplos. E diferentes pessoas fariam usos diferentes das tecnologias para alcançar seus próprios propósitos em diferentes contextos. Barton (2015, P.13).
As tecnologias têm conquistado o seu espaço na atualidade escolar. Na contemporaneidade está cada dia mais comum o uso de jogos, aplicativos, webquest, dentre outros. Essas ferramentas têm proporcionado uma maior interação entre professor e aluno. E que, sem dúvida, alcança patamares bem maiores, auxiliando e complementando o que é ministrado em sala de aula como também favorece o trabalho em equipe que é de fundamental importância para o desenvolvimento dos aprendizes.
Historicamente, os estudos de letramento identificaram diferentes letramentos associados a diversos domínios da vida, tais como educação e trabalho. São lugares diferentes em que as pessoas agem diferentemente e usam a linguagem de maneira diferente em sua vida. No entanto, a realidade é mais fluida, especialmente quando se considera a vida online. E as pessoas podem se mover facilmente para dentro e fora de diferentes domínios de atividade. BARTON e LEE (2015, P.26).
No que tange a aplicabilidade da internet, o webquest é uma ferramenta importante para o professor em sala de aula, pois através dela, o docente pode orientar os discentes para uma pesquisa na internet de maneira mais educativa.
3. A APLICABILIDADE DE APPS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA.
Nichele e Schlemmer (2014), falam que os Apps originam alterações significativas quando o objetivo é transmitir informação e gerar conhecimento de maneira descomplicada. Logo, torna-se interessante a inserção desses instrumentos como uma extensão da sala de aula, garantindo uma melhor dinamização na metodologia de estudo dos discentes. Como Cardoso e Burnham (2007) citam: “os recursos tecnológicos somados aos métodos tradicionais complementam e amplificam o modo de como transcorre a formação do conhecimento”.
Esses estudos têm sido usados para desafiar teorias diferentes e mitos sobre o letramento. Ao mesmo tempo, a abordagem oferece um conjunto de conceitos, tais como redes, mediadores e patrocinadores, úteis na compreensão da dinâmica linguística da interação. A abordagem dos estudos de letramento se assemelha a dados, mas ao mesmo tempo teoriza por fornecer conceitos e se vincular a teorias mais amplas.
O letramento pode ser uma poderosa lente para examinar a mudança das práticas sociais. Isto inclui o impacto das novas tecnologias, uma vez que o envolvimento com textos de vários tipos e central na vida online. BARTON e LEE (2015, P.27).
Nesse ponto de vista, é inegável a importância da tecnologia para o professor, pois este ganha um atrativo a mais para ministrar suas aulas, tornando-a mais dinâmica e de fácil entendimento e com certeza bem mais divertida, e utilizando ferramentas que boa parte dos discentes, tanto de escola púbica, quanto de escola particular, possuem.
A ideia de que os jovens são particularmente hábeis no uso de novas tecnologias e de que podem ser considerados “nativos digitais” já existe há algum tempo (Prensky, 2001). A ideia é que eles cresceram cercados pelas mídias digitais e podem ser diferenciados dos “imigrantes digitais”, pessoas mais velhas, que cresceram com a mídia impressa e tiveram de passar- ou migrar- para as novas tecnologias. Prensky, (2001 apud, BARTON e LEE 2015).
Através da tecnologia de informação, os alunos têm acesso a mais conhecimentos, e cabe a escola e os professores orientar em relação ao bom uso da internet, tornando assim as aulas mais contextualizadas e criativas. Barton diz que:
Vemos a mudança tecnológica como parte central da globalização, mas é importante perceber que ela é um fator dentre um conjunto de fatores interligados que está transformando muitos aspectos da vida contemporânea.
Há mudanças políticas e econômicas interagindo com a mudança tecnológica e contribuindo para processos gerais da globalização. Todas essas mudanças têm impacto na linguagem e nas práticas comunicativas. BARTON e LEE (2015, p.53).
A internet não irá substituir o professor, mas o mesmo, deve ser flexível e usá-la ao seu favor em sala de aula.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS.
A presente pesquisa busca analisar atividades digitais na sala de aula e como esse novo método de ensino está influenciando a disciplina de português.
Apesar de ser muito questionada quanto a eficácia no ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, observou-se, através de pesquisas bibliográficas, que a internet é uma aliada do professor no processo de ensino-aprendizagem. Com a utilização de webquest, aplicativos e jogos, a aula de português fica muito mais atrativa, dessa forma, facilita o aprendizado do discentes.
Muitos alunos não gostam da disciplina Língua Portuguesa e muitas vezes essa falta de interesse pela matéria é justamente porque os procedimentos metodológicos utilizados em sala de aula não são atrativos, o que gera uma dispersão dos discentes. O professor que usa a internet no ensino-aprendizagem torna as aulas mais interativas, não só entre os discentes, mais a interação professor e aluno também ganha um grande salto.
REFERÊNCIAS
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1, 2Ambos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)