POSSIBILIDADES DE APRIMORAMENTO NO PROCESSO DE TREINAMENTO E APRENDIZAGEM DE PROFISSIONAIS E ATLETAS DE TÊNIS – PERSPECTIVAS E DIFICULDADES

POSSIBILITIES FOR IMPROVEMENT IN THE TRAINING AND LEARNING PROCESS OF TENNIS PROFESSIONALS AND ATHLETES – PERSPECTIVES AND CHALLENGESREGISTRO

REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ra10202505181150


Célia Regina Alves de Araújo Sandrini1
Zita Ana Lago Rodrigues2


RESUMO

A investigação objetivou contemplar indagações da pesquisadora que, a partir das experiências vividas ao longo de sua formação e em atividades profissionais como atleta tardia no tênis, realiza estudos e pesquisas sobre o desenvolvimento do movimento em atletas de tênis e seus desdobramentos, possibilidades e limitações. A investigação teórico-metodológica e quanti-qualitativa, traz questões complementares para atingir objetivos e pesquisar se as atividades desenvolvidas nos treinos permitem apreender melhor os exercícios de movimento e seus desdobramentos no respectivo processo de ensino/aprendizagem do esporte do tênis. A questão chave busca entender como ocorre a construção do conhecimento para esses profissionais e atletas, através dos exercícios propostos pelos profissionais formadores, em Valencia, Espanha, devidamente entrevistados em questionários e entrevistas.  Objetiva propor atividades profissionais, para qualificar a atuação de profissionais e atletas de tênis para a prevenção de lesões que se acentuam devido à inúmeras dificuldades nas atividades de treinamentos, destacando possibilidades de garantir qualidade àqueles que pratiquem o esporte do tênis e que podem se tornar profissionais de alta performance. 

Palavras-chave: Movimento humano. Escopos conceituais.    Cinesiologia. Biomecânica. Atletas e Exercícios de movimentos. Experiências de atletas. Processos de Aprendizagem. Novas tecnologias de exercícios para atletas de tênis.

ABSTRACT

The investigation aimed to address questions from the researcher who, based on experiences lived throughout her education and professional activities as a late tennis athlete, conducts studies and research on the development of movement in tennis athletes and its outcomes, possibilities, and limitations. The theoretical-methodological and quantitative-qualitative investigation brings complementary issues to achieve objectives and research whether the activities developed during training allow a better understanding of movement exercises and their outcomes in the respective teaching/learning process of tennis. The key question seeks to understand how the construction of knowledge occurs for these professionals and athletes, through the exercises proposed by the trainers in Valencia, Spain, who were interviewed through questionnaires and interviews. The aim is to propose professional activities to qualify the performance of tennis professionals and athletes in the prevention of injuries that are accentuated due to numerous difficulties in training activities, highlighting possibilities to ensure quality for those who practice tennis and who may become high-performance professionals.

Keywords: Human movement. Conceptual scopes. Kinesiology. Biomechanics. Athletes and movement exercises. Athlete experiences. Learning processes. New exercise technologies for tennis athletes.

1.INTRODUÇÃO

A proposta de investigação acadêmico-científica aqui descrita, objetivou contemplar as indagações que perseguem a pesquisadora que, a partir das experiências vividas ao longo de sua formação e em atividades profissionais como atleta tardia no tênis, vem realizando estudos e pesquisas empíricas sobre o desenvolvimento do movimento em atletas de tênis e seus desdobramentos, possibilidades e limitações.

As indagações são mais especificamente relacionadas ao processo de prevenção de lesões em profissionais e ensino atletas de tênis, bem como sobre os mais frequentes déficits no processo de aprendizagem dos exercícios necessários à formação de atletas em tênis que, não raro se acentuam devido à dificuldades em promover e estimular esse desenvolvimento dos aprendizados nas atividades do dia a dia de treinos. 

O relato da investigação que surge das inquietações pessoais da pesquisadora, relaciona-se aos estudos e a busca de subsídios para desvelar possíveis s alternativas para superar obstáculos da ação cotidiana de treinamentos e, com isto, acentuar as possibilidades de garantir treinamentos de qualidade àqueles que pratiquem o referido esporte, inclusive atletas que, devido as suas especificidades sensoriais, podem se tornar profissionais de alta performance.  

Intenciona-se questionar fatos constatados no cotidiano de grande número de atletas de tênis que não apresentam uma rotina de atividades e de treinamentos, pela ausência de foco na disciplina regrada que acaba limitando seu desenvolvimento consciente. Surge daí a importância da realização de análises conceituais e práticas necessárias sobre os problemas que podem ocorrer no corpo do atleta, tais como lesões leves ou mais graves, uma vez que essa dificuldade pode comprometer a indicação de um treinamento adequado para cada caso, pois conforme Belgich (2007):  

Valorizar o que cada um pode é um ato de justiça, que mostra aquele que aprende que ele é valorizado em suas habilidades. Por outro lado, se as qualificações se referem a critérios quantitativos, em um quadro de classificação bem-sucedido, apenas o que está próximo da normatização do que é devido, o ideal do que pode ser feito, é valorizado ao mesmo tempo que o que falta é sancionado, e isso é mais importante na qualificação do que o que poderia ser alcançado. (Belgich, 2007, p.  86)

Objetivando atender as inquietações da pesquisadora, bem como analisar as dificuldades de realizar exercícios na prevenção de lesões por profissionais e atletas de tênis, definiu-se como  locus da investigação em campo, a cidade de Valência, Espanha, pela facilidade de acesso, inclusive observacional, que permitiu à pesquisadora, além de estudar as possibilidades metodológicas adotadas na prática desse conceituado esporte, desenvolver estudos  para um possível enfrentamento dos obstáculos que, não raro, acabam impedindo o desenvolvimento de atletas com potencial para se tornarem profissionais competentes no esporte do tênis.

Portanto, mediante as dificuldades detectadas, de forma observacional, para realizar exercícios na prevenção de lesão por profissionais e atletas de tênis, a pesquisadora define como questão chave para a pesquisa, buscar entendimentos sobre como ocorre a construção do conhecimento processado nos exercícios propostos e realizados pelos professores para profissionais e atletas de tênis em Valência, Espanha. E complementa-se a investigação, teórico metodológica, de bases quanti-qualitativas, com outros questionamentos, pois a questão chave de pesquisa desvela questões complementares que revelam à pesquisadora melhores possibilidades para atingir os objetivos propostos na fase de planificação da investigação.

Ao analisar o desenvolvimento desses profissionais e  atletas, durante treinos, nos quais foi trabalhado o conhecimento questionando-se a qualidade desses exercícios e quais são as novas tecnologias de ensino voltadas ao aprendizado dos exercícios de prevenção de lesões em profissionais e atletas de tênis, avançando para pesquisar se as atividades desenvolvidas nos treinos permitem apreender melhor os exercícios de movimento e seus desdobramentos no respectivo processo de ensino/aprendizagem do esporte do tênis. 

Esta clareza é deveras relevante aos treinadores de atletas de tênis, profissionais ou iniciantes, que através de conhecimentos em Biomecânica, Cinesiologia e Treinamento Físico, possibilita interpretar fatos e oportunizar aprimoramentos das aptidões para manipular forças produzidas no movimento humano objetivando prevenir o surgimento de lesões e melhorar o rendimento destes profissionais.

A investigação foi realizada, como procedimento obrigatório para a conclusão do processo de Pós-doutoramento, realizado pela pesquisadora, objetivando atingir a melhoria na prevenção de lesões, reabilitando e melhorando o rendimento físico/esportivo dos praticantes do esporte do tênis, em franco e admirável crescimento, com a possibilidade de que profissionais treinadores e atletas de tênis se aprimorem através de conhecimentos em Cinesiologia, Biomecânica, Treinamento Físico, além de um foco especializado nos aspectos de força, mobilidade e agilidade, áreas essenciais para o desempenho competente no esporte e no mercado de trabalho relacionado à saúde esportiva. 

Como um esporte global hoje o Tênis enfrenta desafios únicos, incluindo uma alta taxa de lesões, que destacam a necessidade urgente de abordagens de treinamento adequadas aos desafios do cotidiano profissional de treinadores e atletas de tênis, devidamente embasadas em evidências científicas.

A integração entre Cinesiologia e Biomecânica permite uma análise detalhada dos movimentos articulares e das respostas do corpo às cargas mecânicas, essenciais para o entendimento sobre como otimizar o movimento humano e prevenir lesões, muito frequentes frente aos desafios desse esporte de alto desempenho. 

As referências acadêmicas e teórico-bibliográficas estudadas e citadas destacam que os elementos força, mobilidade e agilidade são indispensáveis para a promoção da estabilidade articular, para o aumento da eficiência dos movimentos e redução do risco de lesões, contribuindo significativamente para o aprimoramento da performance dos profissionais e atletas de tênis. Entretanto, a aplicação prática desses conhecimentos, incluindo o desenvolvimento de força, mobilidade e agilidade, no treinamento de tênis ainda é subutilizada, constituindo-se em uma lacuna que este estudo visa preencher. 

Além da melhoria no desempenho esportivo e na prevenção de lesões, o conhecimento sobre Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico e o enfoque nos aspectos de força, mobilidade e agilidade têm o potencial de aprimorar o bem-estar dos praticantes do esporte do tênis, desde atletas profissionais até aqueles que praticam o esporte recreativamente. Sendo assim, considera a pesquisadora, atleta de tênis, que este estudo propõe avaliar e desenvolver métodos de treinamento que integrem essas disciplinas, promovendo uma prática esportiva segura, eficiente, agradável e focada no desenvolvimento integral dos profissionais de treinamento e dos atletas de tênis. 

Inserindo a importância das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação – NTICs – a pesquisa visa a disseminação ampla do conhecimento obtido através da busca cientificamente situada e de levantamento de dados em campo, com profissionais de treinamento e atletas de tênis da região alvo da pesquisa, que participaram com opiniões contribuindo para análises sobre as evidências na área em tela, objetivando sempre maximizar desempenho e rendimento, salvaguardando a saúde dos profissionais e atletas de tênis, permitindo que os conhecimentos gerados pela pesquisa sejam aplicados de forma prática e acessível, contribuindo para a melhoria contínua das práticas de treinamento e prevenção de lesões nas práticas do esporte do tênis. 

Portanto, a investigação em campo e em bases teóricas objetiva não só justificar a importância de expandir conhecimentos em Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico no contexto da prática do tênis, mas destaca seu potencial impacto na melhoria das práticas de treinamento e prevenção, bem como de possíveis reabilitações e enfatiza a importância das NTICs na disseminação desses conhecimentos. Adicionalmente, reforça como o foco nos aspectos de força, mobilidade e agilidade atende às necessidades dos profissionais e atletas de tênis, contribuindo significativamente para o campo do treinamento esportivo, com cuidados na preservação da saúde e no aprimoramento do desempenho no esporte do tênis.

2.DESENVOLVIMENTO

2.1 O contexto do estudo e alguns escopos conceituais

 O presente estudo e pesquisa foi idealizado para buscar atender à carência que os profissionais e atletas de tênis apresentam em relação a Cinesiologia, Biomecânica e de Treinamento Físico de forma mais aprofundada, considerando-se que tais conhecimentos são de fundamental importância para que profissionais da área da saúde possam atuar de forma competente no mercado de trabalho, pois se constituem em campos das ciências do movimento que buscam entender de que forma as estruturas do corpo respondem à aplicação de cargas mecânicas e como tais forças atuam e modificam o movimento humano. 

O Treinamento Físico, por sua vez, quando alinhado com essas disciplinas, permite estruturar e organizar os exercícios físicos que serão aplicados durante um período com um referido sujeito e poderá ser estruturado de maneira a promover, não apenas o aprimoramento do desempenho esportivo, mas voltar-se às buscas de conhecimentos aprofundados sobre prevenção de lesões e tratamento de condições degenerativas.

Ambas, a Cinesiologia e a Biomecânica se complementam e quando associadas promovem a melhora do desempenho dos profissionais e atletas de tênis, desde o rendimento esportivo até o tratamento de doenças degenerativas e assim possibilitam prevenir o surgimento de lesões no aparelho locomotor. Estas se inserem no âmbito da Educação Física, sendo relevante que ao propor uma atividade de movimento aos sujeitos professores e treinadores de qualquer esporte e que tais movimentos apresentam forças internas e externas atuando, o que exige entendimiento sobre quais são seus limites e possibilidades, levando à prática desses movimentos com segurança e pertinência, minimizando os riscos de lesões. 

Ao serem buscadas conceituações sobre as Ciências do Movimento Humano, encontra-se sua origem nos termos gregos kínesis = movimento + logos = tratado, conhecimento, saber, onde a Cinesiologia é definida como a ciência cujo enfoque específico trata e estuda em análises dos movimentos do corpo humano (Dobler, 2003). 

Por sua vez, Neumann (2011) a define como uma ciência voltada para estudos sobre o movimento humano, especificamente no contexto do esporte, arte ou medicina, cuja finalidade é contribuir para melhorar o desempenho humano, inclusive na prevenção de lesões, por meio da compreensão das forças que atuam sobre um objeto ou o corpo humano.

Esta ciência permite análises sobre os mais variados tipos de distúrbios dos estados de energia e de órgãos do corpo por meio do teste muscular, apesar de responder, aproximadamente, por 10% de todo o seu campo de atuação e atuar nas mais diversas áreas profissionais de saúde e do desenvolvimento físico do corpo humano.

Na conceituação da outra importante área de estudos sobre os movimentos do corpo humano, surge a Biomecânica que, conforme propõem os autores Amadio e Serrão (2004; 2015), se configura como uma disciplina multidisciplinar, cujo objetivo é analisar os parâmetros físicos dos movimentos dos seres vivos, em especial os seres humanos, em função das características anatômicas e fisiológicas de seus corpos. E, afirmam ainda os autores em cita, mais do que simplesmente aplicar as leis da física, a Biomecânica leva ainda em consideração as características do aparelho locomotor humano.

Sendo assim, destaca-se a afirmação de Vilas Boas (2001) ao considerar que a Biomecânica busca entendimentos sobre a modelagem, mensuração, organização e catalogação de padrões do movimento em seres vivos, em especial embasando-se na física do movimento humano, dividindo sua categorização em Biomecânica Desportiva, Biomecânica Ocupacional e Biomecânica de Reabilitação.

Ao destacar as diferenças e possíveis aproximações entre a Cinesiologia e a Biomecânica, encontram-se outras conceituações e cada autor a define de acordo com diferentes perspectivas quanto ao seu papel no domínio da investigação na área da atividade física do corpo humano, destacando-se conceituações sobre Biomecânica, como a de Donskoy; Zatsiorsky (1988, p. 34) considerando que esta seja a “Ciência que aplica as leis da mecânica no movimento dos organismos vivos.” Por sua vez, Nigg; Herzog (1995, p. 99) a definem como a “Ciência que examina o efeito produzido pelas forças que atuam externa e internamente no organismo humano.” E concluímos com conceitos de Teixeira e Mota (2007) ao considerar que a Biomecânica é um dos vieses teóricos do conhecimento sobre o movimento dos seres vivos cuja influência está presente em saberes da medicina, ergonomia, fabricação de equipamentos esportivos, entre outros amplos contextos dos saberes sobre a vida humana e seu desenvolvimento enquanto um ser com corpo e movimentos. 

Apesar disso, esta forma de treinamento continua pouco compreendida, sendo urgente buscar entender o quanto a Biomecânica aplicada ao treinamento de força permite que profissionais que com ela trabalham possam adequar os diferentes exercícios às suas necessidades profissionais, bem como escolher os exercícios que melhor atendam o praticante do esporte do tênis.

Por outro lado, o Treinamento Físico Funcional surgiu com o intuito de desenvolver a funcionalidade do aparelho locomotor às atividades cotidianas e, atualmente tornou-se amplamente usado por praticantes de atividades físicas que buscam melhorar a qualidade de vida e por atletas que buscam melhorar seu rendimento. 

Para que os objetivos elencados sejam alcançados, é necessário entender as características e limitações destas relações, pois a teoria do treinamento é importante para toda e qualquer prática sistematizada de atividade física, seja ela de atletas de alto rendimento ou de pessoas que praticam atividade física por lazer e saúde. O entendimento da organização nas práticas do treinamento permite otimizar seu rendimento na aplicação em diferentes modalidades esportivas coletivas e individuais de atletas de qualquer modalidade esportiva, em especial em atletas do tênis, para obtenção de maiores níveis de performances, através da identificação dos parâmetros associados ao rendimento e à sobrecarga mecânica, permitindo adaptações do tecido biológico ao cumprimento do treinamento esportivo e, inclusive a avaliação biomecânica dos movimentos esportivos, com aplicações nas modalidades esportivas individuais e coletivas.

A aplicação da Biomecânica e do Treinamento Físico na formulação e melhoria das diferentes modalidades de atividade física realizadas no ambiente das academias, poderá promover entendimento dos mecanismos de interação do aparelho locomotor com o meio, reconhecendo os pontos de vulnerabilidade visando aumentar o rendimento e controlar a sobrecarga nos movimentos do atleta do tênis. 

Importante relacionar que o Treinamento Físico, para grupos especiais, necessita ser ajustado às diferentes características desta população e aos diferentes grupos de sujeitos com condições especiais, tais como idosos, gestantes, hipertensos, entre outros.

2.2 O Movimento humano e suas especificidades

Em inquietações profissionais e na busca por referenciais de base para atender às crescentes demandas por saberes e conhecimentos mais aprofundados sobre Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico entre profissionais de treinamento e atletas de tênis, com o reconhecimento da importância dessas disciplinas na formação de profissionais e aprimoramento de suas atuações no mercado de trabalho, a presente pesquisa foi elaborada e enfoca a questão dos movimentos articulares, na resposta do corpo às cargas mecânicas e organização de exercícios físicos adaptados às necessidades individuais em processos de formação de profissionais de treinamento e de atletas de tênis. 

Além disso, através dos estudos e pesquisas realizados, intencionou-se entender alguns dos mecanismos de interação do aparelho locomotor com espaços e ambientes disponíveis, identificando pontos de vulnerabilidade para otimizar o rendimento e controlar a sobrecarga de atividades, proporcionando reflexões para se ajustar o Treinamento Físico considerando características e condições de pessoas e grupos específicos em fase de desenvolvimento, como idosos, gestantes e hipertensos, é deveras relevante no contexto de valorização do treinamento esportivo e desportivo, de modo intensivo do esporte do tênis, sendo crucial entendê-la como uma área complexa e multifacetária, de cunho multidisciplinar, que possibilitou chegar aos seguintes resultados:  

●            Teoria do Treinamento & Treinamento Físico e Esportivo no Tênis: a discussão sobre terminologia e métodos básicos do treinamento foi direcionada especificamente para as práticas mais eficazes no tênis, abordando como as capacidades motoras se aplicam diretamente ao aprimoramento do desempenho neste esporte. 

●            Aplicação de Capacidades Motoras no Tênis: as capacidades condicionantes e coordenativas são examinadas no contexto do treinamento de tênis, incluindo a importância dos aspectos relacionados à força, mobilidade e agilidade e como a quantificação e progressão da carga de treinamento são adaptadas para profissionais de treinamento e para atletas de tênis. 

●            Modalidades de Treinamento nas Academias de Tênis e Ginástica: são feitas diferenciações entre os tipos de treino com vistas a aumentar a força, a mobilidade e a agilidade relacionando-as à resistência muscular, aeróbio, anaeróbio e flexibilidade e sua relevância no contexto do tênis.

●            Treinamento Físico para Grupos Especiais no Tênis: a importância do treinamento funcional e pliométrico, bem como o impacto do Ciclo Alongamento-Encurtamento – CAE – e da taxa de desenvolvimento de força, mobilidade e agilidade são discutidos com ênfase em sua aplicação no treinamento de tênis. 

●            Integração de Tecnologias Emergentes e Abordagens Holísticas: a incorporação de tecnologias emergentes como análise de movimento 3D e wearables no treinamento de tênis será explorada, juntamente com a influência da nutrição e psicologia esportiva no desempenho dos profissionais de treinamento e dos atletas de tênis. Esta discussão realçará a natureza intermultidisciplinar do treinamento contemporâneo de tênis e como abordagens personalizadas moldam o futuro do esporte. 

●            Feedback dos Atletas e Evolução das Metodologias de Treinamento: a importância do feedback dos profissionais de treinamento e dos atletas de tênis na adaptação e melhoria contínua das metodologias de treinamento é discutida, evidenciando como as percepções dos sujeitos alvo da investigação contribuem para a evolução das práticas de treinamento no tênis. 

Ao abordar estes tópicos com uma perspectiva focada no esporte do tênis e pesquisando recentes bases teóricas e tecnologias, buscou-se apontar para novas direções e possibilidades inexploradas na preparação de profissionais de treinamento e de atletas de tênis. 

A fundamentação teórica que deu bases epistemológicas e de conhecimentos para a realização da presente investigação de cunho teórico-prático e em campo foi e poderá ser enriquecida pela inclusão das NTICs, hoje consideradas fundamentais na disseminação do conhecimento, uma vez que permitem acesso e ampliação das informações atualizadas, técnicas de treinamento avançadas e estratégias eficazes de prevenção de lesões, oferecendo aos profissionais e atletas de tênis recursos para aprimorar a prática esportiva para ganharem vantagens competitivas. 

Assim, a inclusão de estudos na área com a utilização de NTICs reforça a natureza intermultidisciplinar deste estudo, uma vez que permite estruturar e organizar os exercícios físicos a serem aplicados ao longo de um período sobre um referido sujeito, e possibilita melhor compreensão aos exercícios físicos que serão aplicados ao longo de um período. Portanto, Cinesiologia, Biomecânica, Treinamento Físico e Tecnologia da Informação são fundamentais quando se destacam aspectos relevantes como: a) Integração de tecnologias emergentes e abordagens holísticas: explorando como análises de movimento 3D, wearables, plataformas digitais e aplicativos móveis podem enriquecer os programas de treinamento de tênis e poderão  oferecer novas formas de avaliar a performance, monitorar o progresso e implementar intervenções personalizadas, embasadas em estudos e evidências científicas já realizadas e atualizadas. b) Feedback dos profissionais de treinamento e de atletas de tênis sobre a evolução das metodologias de treinamento, enfatizando a importância do feedback em tempo real e da análise de dados para ajustar as estratégias de treinamento, ou seja, a importância do treinamento de aspectos relacionados à força, mobilidade e agilidade no contexto do tênis. 

A pesquisa buscou aprofundar esses três aspectos, aqui apresentados de forma sucinta: 

●            Força: o treinamento de força é fundamental para os jogadores de tênis, visando o aumento da produção de força e potência máximas, o que é crucial para melhorar o desempenho no serviço, nas batidas e nos movimentos explosivos característicos deste esporte. O treinamento de força pode reduzir a incidência de lesões e contribuir para tempos de recuperação mais rápidos, minimizando o número de sessões de prática e competições perdidas. Além disso, a pesquisa de Lauersen, Andersen e Andersen (2018) reforça que o treinamento de força serve como prevenção dose-dependente e segura de lesões agudas e por uso excessivo nos esportes, evidenciando uma relação direta entre aumento no volume de treinamento de força e a redução do risco de lesão. 

●            Mobilidade: a mobilidade é essencial para permitir que os jogadores de tênis realizem um amplo espectro de movimentos com eficiência e sem restrições, pois uma mobilidade adequada contribui para a aquisição de técnicas aprimoradas, possibilitando movimentos mais eficientes e reduzindo o risco de lesões decorrentes de compensações ou restrições de movimento. Embora estudos específicos sobre mobilidade no tênis sejam menos prevalentes, o princípio da mobilidade funcional é aplicável para otimizar o desempenho e prevenir lesões em todos os esportes. 

●            Agilidade: a agilidade é crucial no tênis devido à necessidade de movimentos rápidos e precisos em resposta às ações do oponente. Pesquisas demonstram que um programa de treinamento focado em melhorar a velocidade, agilidade, equilíbrio dinâmico e resistência do núcleo resultou em melhorias significativas nessas áreas para jogadores juvenis de tênis, indicando a importância da inclusão de treinamento neuromuscular e de performance para desenvolver a agilidade. 

Com embasamento nos estudos já realizados e no exposto até aqui, o treinamento com embasamento nos aspectos de força, mobilidade e agilidade constitui-se em componentes cruciais para aqueles profissionais envolvidos com o esporte do tênis que buscam melhorar seu desempenho, prevenir lesões e aprimorar performances. 

A integração desses elementos em programas de treinamento específicos para o tênis pode resultar em melhorias significativas na força, eficiência dos movimentos, capacidade de realizar ações explosivas e na habilidade de responder rapidamente às demandas do jogo. Portanto, profissionais treinadores e atletas de tênis devem priorizar esses aspectos em seus regimes de treinamento para alcançar sucesso, pleno rendimento e longevidade na prática esportiva. 

Ao abordar estes aspectos com uma perspectiva focada no tênis e integrando resultados das mais recentes pesquisas e as NTCIs, a intenção primordial da realização do estudo e da investigação teórico prática, de cunho quanti-qualitativo3, intencionou abrir caminhos para direções e possibilidades inexploradas no treinamento de adeptos do esporte do tênis. 

Portanto, definidos os objetivos da pesquisa, tornou-se fundamental apresentar os dados coletados com seus respectivos resultados e suas análises. A garantia de que a pesquisa foi conduzida de forma eficiente, se revela  pelas formas como foram definidos e contemplados os objetivos propostos, em sua relevância e aplicabilidade, para que se corroborassem as afirmações de Gil (2008), de que estes deverão expressar de forma clara e precisa o que se pretende alcançar com a pesquisa, contribuindo para o avanço do conhecimento e para a melhoria dos enfoques sobre a área em estudo, ou seja o aprimoramento dos aspectos metodológicos do aprendizado e do aproveitamento dos profissionais  e de atletas de tênis. 

2.3 Procedimentos Metodológicos

A Metodologia da Pesquisa caracteriza-se pela proposição, discussão e avaliação das características essenciais da ciência e de outras formas de conhecimento, ao buscar entender as abordagens metodológicas, enfocando planejamento, apresentação de projetos e execução dos mesmos, bem como a elaboração de relatórios e divulgação dos trabalhos embasados na ética profissional. 

Portanto, conceituar e caracterizar a Cinesiologia, e Biomecânica o Treinamento Físico funcional, bem como analisar características e aplicações práticas destas ciências do desenvolvimento do movimento humano, em especial no ensino e aprendizagem das práticas do esporte do tênis, permite entendimentos sobre o conhecimento científico e como se pode obtê-lo, integrando estudos de cunho metodológico com aspectos de coleta de dados e métodos diversos quanti-qualitativos de análise de resultados da pesquisa, assim como as formas de desenvolvimento do trabalho científico mediante a utilização dos recursos das NTICs como facilitadoras do processo de produção científica.

A síntese dos dados das entrevistas e suas análises 

O locus da pesquisa em campo foi em clubes de tênis de Valência, Espanha, utilizando-se o formulário do google com uma amostra de 86 ‘treinadores nacionais’, profissional que está preparado para dar treinamento em tênis avançado, sendo que 53 participantes responderam à pesquisa. Além disso, 217 atletas responderam através de questionário, utilizando uma abordagem quanti-qualitativa para coletar dados sendo utilizados questionários e entrevistas no período de julho a setembro de 2024 e analisados no Google Forms. 

Embasadas na classificação da Real Federação Espanhola de Tênis[4], realizou-se a pesquisa em campo e aqui apresentam-se em síntese, os resultados obtidos nas respostas da pesquisa, a partir dos dados coletados em campo, que revelam importantes insights sobre as práticas e condições de trabalho. 

Pesquisa com profissionais de treinamento

1.           Perfil e Formação dos Treinadores: observou-se uma diversidade de idades e níveis de experiência entre os treinadores, o que sugere que a área é composta por profissionais com diferentes trajetórias e tempos de atuação e indica uma base de conhecimento distinta, contribuindo para abordagens variadas no treinamento.

2.           Carga Horária de Trabalho e Treinamento dos Atletas: a pesquisa aponta que os treinadores dedicam várias horas diárias ao acompanhamento de seus atletas, com um volume expressivo de treinamento por parte dos tenistas, tanto em prática de quadra quanto em preparação física semanal. Esse dado é indicativo do comprometimento intenso esperado dos atletas e da carga de trabalho considerável dos treinadores para atender às demandas. 

3.           Prevenção de Lesões e Aquecimento: ponto relevante levantado é que, embora a prevenção de lesões seja uma prática comum, há diferenças significativas na implementação dos métodos de aquecimento e exercícios de mobilidade, força e agilidade antes dos treinos. Isso indica uma possível lacuna na uniformidade das práticas preventivas, que poderia ser abordada com orientações mais padronizadas e focadas em práticas comprovadas para a mitigação de lesões. 

4.           Recursos e Equipe de Suporte: em relação aos recursos de suporte, como massagistas e fisioterapeutas, a pesquisa evidencia uma presença limitada desses profissionais na equipe, o que pode impactar a qualidade do atendimento preventivo e de recuperação dos atletas. A disponibilidade desses profissionais é essencial para a manutenção da saúde física dos atletas, especialmente considerando as demandas intensas do esporte. 

5.           Planejamento e Gestão Física: o profissional responsável pelo planejamento físico varia, refletindo diferentes 44 abordagens e recursos entre clubes e academias. 

Essa variação pode indicar uma oportunidade de melhoria na uniformização e especialização dos planos de condicionamento físico, tornando-os mais eficazes e alinhados às necessidades específicas do tênis competitivo. Em síntese, os dados sugerem a importância de uma abordagem mais estruturada e uniforme em relação às práticas de aquecimento, prevenção de lesões e recursos de apoio ao atleta e que, embora os treinadores estejam comprometidos com a performance e bem-estar dos tenistas, há espaço para aprimoramentos que assegurem melhores condições físicas e preventivas. 

Para endereçar essas questões, seria recomendável o desenvolvimento de programas de capacitação contínua para treinadores, focados em estratégias de prevenção de lesões, práticas de aquecimento e planejamento físico, além de incentivos para a inclusão de profissionais especializados na equipe de suporte aos atletas.

Pesquisa com atletas

 Apresentam-se aqui, de modo sucinto, os dados qualitativos que surgem a partir dos percentuais quantitativos e dos gráficos apresentados no relatório final de investigação da pesquisadora, como parte das exigências de seu curso de pós-doutoramento (vide nota explicativa)5, sobre as respostas obtidas nas entrevistas com os atletas, devidamente entrevistados em campo, conforme o previsto na fase de planificação do projeto da pesquisa, a pesquisa foi realizada com atletas que atuam e treinam nos 49 (quarenta e nove) clubes de tênis da cidade de Valência-Espanha, devidamente elencados no relatório citado[6]

Como complementação aos resultados obtidos e contributo aos saberes e conhecimentos na área estudada, com a intenção de apresentar dados relevantes obtidos durante a realização da investigação teórico-bibliográfica das pesquisas em campo. Complementadas pelos estudos teóricos, a análises sobre os7 dados, revelam os resultados, em síntese, conforme determinam as normas oficiais para investigação e surveys desta natureza.

A pesquisa buscou aprofundar, durante a parte teórica, os três aspectos do treinamento: força, mobilidade e agilidade, constituindo-se em componentes cruciais para a formação de profissionais treinadores e atletas de tênis que buscam melhorar seu desempenho e performances e assim prevenir lesões. 

A integração desses elementos em programas de treinamento específicos para o aprendizado e desenvolvimento do esporte do tênis poderá resultar em melhorias significativas na força, eficiência dos movimentos, capacidade de realizar ações explosivas e nas habilidades para responder rapidamente às demandas necessárias ao bom desempenho no esporte de tênis, pois ao priorizar tais aspectos em seus regimes de treinamento, certamente alcançarão o sucesso, o pleno rendimento e a longevidade na prática do referido esporte, com efetivos ganhos de rendimento e resultados, conforme se definiu durante a realização do estudo piloto e da efetiva realização dos exercícios sugeridos e que são apresentados no Relatório Final da pesquisa de pós-doutoramento. 

Síntese dos Resultados obtidos: como decorrência das análises dos aspectos listados durante a fase da planificação de pesquisa, foram elencados os seguintes e possíveis resultados esperados, entre eles: 

●            Desenvolvimento de Metodologias Inovadoras: os resultados obtidos e demonstrados pelos descritivos dos exercícios e jogos aplicados durante a realização da pesquisa, de forma eficaz resultou no aprimoramento e proposição de metodologias de treinamento inovadoras que passaram a integrar os conhecimentos de Cinesiologia, Biomecânica e Treinamento Físico, descritas na fase de estudos teóricos, focadas na prevenção de lesões e melhoria do desempenho de profissionais e de atletas de tênis em Valência, Espanha. Essas metodologias poderão e deverão ser aplicadas e ser adaptáveis aos diferentes perfis atletas do tênis e, certamente, poderá promover melhorias significativas nos treinamentos, enfocando a necessidade de personalizações que atendam às necessidades específicas de cada um dos praticantes do esporte do tênis. 

●            Eficácia na Prevenção de Lesões: a partir das diferentes etapas e do desvelamento das ações da investigação e estudo em campo, conforme os objetivos apresentados no projeto da pesquisa, revelou-se que as estratégias desenvolvidas demonstraram uma redução significativa no número de lesões entre profissionais de treinamento e atletas do tênis, corroborando as hipóteses elencadas e a eficácia das abordagens metodológicas e instrumentais adotadas pelos profissionais e atletas do tênis. Isto tudo, aliado aos ganhos do estudo efetivado, não apenas convalida a importância da integração entre as disciplinas mencionadas no treinamento, mas ressalta o papel crítico e necessidade premente de tratar com aspectos relacionados à prevenção de lesões no esporte do tênis. 

●            Capacitação de Profissionais Professores e Treinadores e Atletas: os resultados obtidos nas diferentes fases da pesquisa, de modo mensurável e quantificável sobre as possibilidades e necessidade de ampliar as performance dos profissionais e atletas de tênis, deverão ser efetivados, conforme revelam os resultados da investigação, na ampliação e aprimoramento dos testes de força, dos exercícios de mobilidade e no aprimoramento dos testes de agilidade, demonstrando a eficácia do programa de treinamento a partir dos resultados obtidos na pesquisa. 

●            Uso de recursos das NTICs: um dos resultados obtidos refere-se à relevância da necessária e atual utilização dos meios virtuais para a oferta de podcasts rápidos com conceitos que auxiliem no entendimento e precauções necessárias ao bom desempenho de profissionais e de atletas de tênis na cidade de Valência, Espanha. Com base nos conteúdos apresentados nos futuros podcasts, e com os conceitos chave suficientemente explicados, será programado e ofertado um curso de especialização sobre o tema, utilizando-se da modalidade EaD, com disciplinas pertinentes ao caso em tela, que sirvam como uma ferramenta de disseminação do conhecimento e de apoio aos profissionais do treinamento e atletas de tênis. 

Importante ressaltar que estes recursos tecnológicos com o uso das NTCIs, serão utilizados para gerar aplicativos complementares que ofereçam recursos como tutoriais de exercícios, dicas de prevenção de lesões, planos de treinamento personalizados e um fórum para discussão e troca de experiências entre profissionais e atletas de tênis, já definidos e apresentados no Relatório Final da Pesquisa. O aplicativo revela a necessidade de se desenvolver uma plataforma inovadora para promover o aprendizado contínuo e a interação entre os envolvidos, sejam eles profissionais de treinamento ou atletas de tênis em formação[8]

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como contribuições para o Campo do Treinamento Esportivo, a apresentação das considerações finais e de sugestões sobre a parte técnica da pesquisa, tem-se a expectativa de que esta contribua significativamente para o campo do treinamento esportivo, fornecendo insights valiosos sobre a interseção entre teoria e prática na ação dos treinadores e na formação de atletas de tênis. 

Os resultados quanti-qualitativos obtidos em experiências práticas desenvolvidas que, ao consolidar a investigação teórico-prática e apresentar sua viabilidade como fundamento para a formação de profissionais e atletas de tênis, possa ser inspirador para outras iniciativas semelhantes, estimulando-se assim maior adoção de abordagens interdisciplinares no treinamento esportivo, em especial em esportes que requerem alto nível de técnica e preparação física. 

Os resultados obtidos, não apenas atenderam às inquietações iniciais da pesquisadora, como adepta e estudiosa do esporte do tênis e aos objetivos propostos na fase da planificação da pesquisa, mas por outro lado, revelaram um forte potencial de modificar a forma como o treinamento e a formação de treinadores, professores e atletas de tênis venham a ser conduzidos junto a este universo de profissionais e atletas, em Valência, Espanha e, a partir da divulgação dos resultados obtidos e aqui descritos de forma sucinta, que seja possível disseminar descobertas em novos insigths para estabelecer interdiálogos necessários sobre conhecimentos e ações efetivadas nesta busca por resultados adequados, servindo como modelo para outras disciplinas esportivas e para muitos profissionais que atuam no esporte do tênis.

Ao longo do trabalho, foi possível explorar saberes sobre os três pilares centrais — força, mobilidade e agilidade — do desempenho em tênis, de forma efetiva e os resultados obtidos, bem como as sugestões apresentadas, demonstram que o trato com esses pilares, além de contribuir para a redução de lesões, proporciona melhorias significativas no desempenho esportivo e, a inserção das NTICs no treinamento destaca-se como uma ferramenta inovadora que amplia o alcance e a eficácia dos programas educacionais e de prática esportiva.

Da mesma forma, o uso das NTICs foi confirmado como meio relevante para ampliar o alcance educacional e facilitar a assimilação de práticas preventivas, sendo que a oferta de cursos e materiais educativos complementares, mostram-se como necessários para disseminar conhecimentos, melhorar a rotina de treinamento e fomentar um ambiente mais profissionalizado. Com isso, os saberes e as possíveis práticas comprovariam assim à eficácia das NTICs e à importância da criação de materiais complementares surgem como adendo à pesquisa, contribuindo para atingir os objetivos e fornecer respostas claras às questões propostas.

Os resultados da pesquisa, além de contribuir para o campo acadêmico com dados robustos, apresenta sugestões para soluções práticas aos desafios enfrentados no cotidiano do treinamento do tênis. A integração entre teoria, prática e novas tecnologias mostra-se como essencial e viável para transformar o treinamento esportivo em uma prática mais eficiente, segura e orientada à alta performance. Esses resultados oferecem base sólida para futuras investigações e consolidam modelo interdisciplinar de formação de profissionais e atletas no esporte do tênis, abrindo indagações para outras investigações no campo acadêmico.


4 Com relação à pesquisa com os profissionais de treinamento a Real Federação Espanhola de Tênis qualifica os profissionais em níveis de formação de técnicos ministrados pela Área de Ensino e Investigação, sendo eles: ● Instrutor Nacional: qualificação que permite ensinar aos mais novos (4-8 anos) os primeiros passos para começar a jogar ténis. Além disso, forma o técnico para Auxiliar Escolar, devendo atuar sob supervisão e direção de grau superior (Monitor Nacional, Treinador Nacional ou Professor). ● Monitor Nacional: qualificado Nível 1 (Monitor Nacional) é um professor habilitado para ensinar e treinar jogadores nos níveis básicos de iniciação ao tênis. ● Treinador Nacional: qualificado Nível 2 (Treinador Nacional) é um professor treinado para preparar jogadores em nível avançado. ● Professor Nacional: Qualificado Nível 3 (Professor Nacional) é um professor formado para a gestão de Escolas e Clubes de Ténis, bem como para a formação de jogadores competitivos e de alta competição. (Real Federación Española de Tenis Dados do contato: https://www.rfet.es/es)

5 O Relatório de investigação teórico-bibliográfica e em campo, deu origem aos resultados apresentados na Defesa Final no Curso de Pós-doutoramento em Ciência do Desporto, realizado na UNIVERSIDADE DE BEIRA INTERIOR, de Portugal, pela Doutora Celia Regina Alves de Araujo Sandrini, como Relatório Final de Pesquisa, com a Orientação da Professora Doutora Kelly O’Hara, tendo como Co-orientadora a Professora Doutora Zita Ana Lago Rodrigues,

6 Ressalta-se a apresentação apenas dos dados obtidos junto a atletas de alguns dos Clubes de Tênis, pois nestes o acesso aos atletas foi mais seguro e colaborativo. Quanto às análises, não apresentados aqui os dados quantitativos, pela extensão dos dados colhidos, tendo a pesquisadora optado por apresentar a síntese mais destacada sobre os mesmos.[3] Como já referenciado, temos a destacar que esta plataforma já está em fase conclusiva de elaboração e, em breve, será disponibilizada em espaços virtuais para consultas e aproveitamento por parte dos interessados. Para tanto recomendamos seguir as redes sociais da pesquisadora.

8 Como já referenciado, temos a destacar que esta plataforma já está em fase conclusiva de elaboração e, em breve será disponibilizada em espaços virtuais para consultas e aproveitamento por parte dos interessados. Para tanto recomendamos seguir as redes sociais da pesquisadora.

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1Célia Regina Alves de Araújo Sandrini é professora do IFPR-Curitiba-Pr, mestre e doutora em Ciências da Educação e Pós-doutorado em Ciências do Movimento Humano. Professora do IFPR-Camous Central-Curitiba-Pr.
2Zita Ana Lago Rodrigues – Licenciada em Filosofia – FAFI-Palmas/Pr (1988), Especialista em Ética e Filosofia Política e em Metodologias para a EaD – UFPR, Mestrado em Educação – FURB/SC (1994) e Doutorado em Educação–WIU/USA-UFRJ (1999). Pesquisadora e Consultora em Sistemas de Ensino – Gestão e Políticas Públicas Educacionais, BNCC/LDBEN, Formação de Professores. Filosofia da Educação, Ética e Educação. Políticas educacionais.
Gestão da educação. Avaliação institucional. Educação superior e Paradigmas Educacionais. Autora de 18 livros na área educacional e filosófica e de capítulos de livros e artigos científicos. Membro da ALB-Academia de Letras do Brasil-Seccional Paraná e da APAL-Academia de Letras de Palmas-Pr. zitalago@yahoo.com.br