LITERACY AS A CONSTRUCTIVE PROCESS THAT FACILITATES THE ACQUISITION OF READING AND WRITING
REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/cl10202301151022
Elilde Ferreira Pereira1
Maria Carlos Ferreira 2
Sabrina Soares de Moraes3
RESUMO
Neste artigo científico, foi realizada uma revisão bibliográfica com o objetivo de analisar o papel do letramento como facilitador no processo de aquisição da leitura e da escrita. Dessa forma, o letramento se apresenta como uma ferramenta fundamental no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita, promovendo a autonomia e a capacidade crítica dos sujeitos. A metodologia utilizada na realização deste estudo inicialmente foi realizada em um levantamento de revisão bibliográfica. A revisão bibliográfica realizada destaca a importância do letramento como um processo contínuo e colaborativo, que vai além da simples decodificação de letras e palavras, englobando também aspectos socioculturais e cognitivos. Os resultados apontam que o letramento vai muito além do domínio de habilidades básicas de leitura e escrita, sendo essencial para o desenvolvimento de capacidades críticas e reflexivas dos sujeitos.
Palavras-chave: Alfabetização. Letramento. Leitura. Escrita.
1. INTRODUÇÃO
Diante da teoria apresentada por vários estudiosos da Educação sobre o letramento a leitura e escrita, visualizou-se de forma clara e designa que a leitura e a escrita consistem em um fundamento para o bom desempenho das crianças em todas as atividades escolares, bem como, a construção das diversas aprendizagens indispensáveis para o crescimento social, cultural e intelectual das mesmas na sociedade letrada.
Neste artigo de revisão integrativa, analisaremos a importância do letramento no contexto educacional e investigaremos como ele influencia positivamente o aprendizado dos alunos em relação à linguagem escrita. Vamos explorar as diferentes abordagens e estratégias de letramento que podem ser adotadas para promover a alfabetização e favorecer o desenvolvimento de competências leitoras e escritoras dos estudantes.
Além disso, discutiremos a relação entre letramento e práticas pedagógicas inovadoras, buscando identificar o papel do letramento como um processo construtivo e facilitador para a aquisição da leitura e da escrita. Para isso, será realizada uma revisão integrativa da literatura, a fim de analisar as contribuições de diferentes abordagens teóricas e práticas educacionais no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos indivíduos. Serão considerados estudos que abordam experiências bem-sucedidas de letramento em diferentes contextos socioeconômicos e culturais, com o intuito de ampliar o entendimento sobre o impacto do letramento na formação de sujeitos críticos e autônomos. Dessa forma, espera-se contribuir para a reflexão sobre a importância do letramento no contexto educacional e para a elaboração de estratégias pedagógicas mais eficazes e inclusivas.
Foi utilizando métodos de pesquisa que incluem revisão bibliográfica, do ponto de vista metodológico, a elaboração deste artigo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica, buscando construir um referencial teórico que sustentasse as análises realizadas. Esse tipo de estudo permite estabelecer um diálogo entre o pesquisador e os teóricos, bem como outras fontes de pesquisa, que corroboram positivamente os resultados em relação à questão abordada.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OU REVISÃO DA LITERATURA
2.1 Definição do letramento e sua importância
O letramento é um conceito que vai além da simples alfabetização, envolvendo a capacidade de compreender e produzir textos de forma crítica e reflexiva. Ele engloba não apenas a habilidade de ler e escrever, mas também de interpretar e contextualizar as informações apresentadas, desenvolvendo um pensamento crítico e uma visão mais ampla sobre o mundo.
Letramento pode ser definido como a capacidade de ler, escrever e compreender textos de forma crítica e reflexiva, utilizando essas habilidades para participar ativamente na sociedade. Além da alfabetização, o letramento engloba a interpretação e produção de diferentes tipos de textos, tanto no papel quanto nas tecnologias digitais.
De acordo com Mortatti (2000), a alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo. A importância do letramento vai além da simples capacidade de decodificar palavras e frases. Ele é essencial para o desenvolvimento intelectual, social e emocional dos indivíduos. Por meio do letramento, as pessoas podem acessar e produzir conhecimento, interagir de forma mais eficaz com o mundo ao seu redor e participar plenamente da vida em sociedade.
Pode-se definir alfabetização como o processo específico e indispensável de apropriação do sistema de escrita, a conquista dos princípios alfabéticos e ortográficos que possibilitem ao aluno ler e escrever com autonomia. Noutras palavras, a alfabetização diz respeito à compreensão e ao domínio do chamado “código” escrito, que se organiza em torno de relações entre a pauta sonora da fala e as letras (e outras convenções) usadas para representá-la, a pauta, na escrita (VAL, 2006, p. 19).
A importância do letramento está diretamente ligada à capacidade do indivíduo de se comunicar de forma eficaz, seja no ambiente acadêmico, profissional ou pessoal. Além disso, por meio do letramento, as pessoas são capazes de exercer sua cidadania de forma mais plena, compreendendo e participando ativamente da sociedade em que estão inseridas.
O letramento é essencial para o pleno exercício da cidadania, pois permite que as pessoas sejam capazes de participar ativamente da sociedade, serem críticas em relação ao que é transmitido pelos meios de comunicação e tomarem decisões embasadas em conhecimento.
No contexto atual, onde a informação está em constante expansão e as tecnologias digitais desempenham um papel fundamental em nosso cotidiano, o letramento se torna cada vez mais essencial. O termo “letramento” vai além da simples capacidade de ler e escrever, abrangendo também a compreensão e a capacidade de interpretar textos de diferentes naturezas, sejam eles impressos ou digitais.
Sabe se que a vivência em sala de aula é algo fundamental para que aconteça a alfabetização e o letramento dos alunos de forma eficaz. Para isso é necessária a parceria entre os atores que fazem parte do processo, algo que só é possível se estes comprometerem-se de fato, na tentativa de construir uma visão ampla e crítica com base na realidade individual e coletiva.
Quando articuladas as diferentes facetas no processo de alfabetização, fica evidente que os objetivos, funções e a utilização da leitura e da escrita são diferentes entre as classes populares e as classes favorecidas.
Este processo de alfabetização precisa ser contextualizado, porque, qualquer sistema de comunicação escrita é profundamente marcado por atitudes e valores culturais, pelo contexto social e econômico em que é usado. A alfabetização é um processo de natureza não só psicológica e psicolinguística, como também de natureza sociolinguística. Do outro lado se tem o alfabetismo, incluindo a perspectiva histórica, antropológica, sociológica, discursiva, textual, literária, pedagógica e política; tornando-se impossível formular um conceito universal de alfabetismo sem levar a diversidade de suas relações com a sociedade (SOARES, 2001, p.128) Dessa forma, a capacidade de leitura e escrita é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento pessoal e social dos indivíduos. Neste contexto, o letramento se destaca como um processo construtivo e facilitador da aquisição dessas habilidades, promovendo a inserção dos sujeitos na cultura letrada e no mundo da escrita. Através do letramento, os indivíduos são capazes de compreender e interpretar textos, bem como de produzir seus próprios discursos escritos, ampliando suas possibilidades de comunicação e expressão. Assim, torna-se essencial investir em práticas de letramento desde os primeiros anos de vida, a fim de garantir uma formação mais ampla e crítica, preparando os sujeitos para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.
2.2 Relação entre letramento e aquisição da leitura e da escrita
O letramento está diretamente relacionado à aquisição da leitura e da escrita, pois é por meio da compreensão do sistema de escrita e da capacidade de interpretar textos que o indivíduo se torna alfabetizado. Por muito tempo, o alfabetizado no Brasil era considerado aquele que declarava saber ler e escrever, isso era interpretado como a simples capacidade de escrever o próprio nome.
A leitura e a escrita estão em toda parte, as crianças começam a entrar em contato com o mundo letrado muito cedo, haja vista a maioria dos objetos que estão a sua volta (embalagens, adesivos, jogos, brinquedos, televisores, placas comerciais, histórias infantis, dentre outras) tornarem-se fontes inesgotáveis de estímulos direcionados à alfabetização. Sendo assim, a alfabetização se tornará uma aventura experienciada pelo próprio educando, quando bem conduzida pelo professor.
Como afirma Soares (2004):
Letramento é o que as pessoas fazem com as habilidades de leitura e escrita, em um contexto específico, e como essas habilidades se relacionam com as necessidades, valores e práticas sociais. Em outras palavras, letramento não é pura e simplesmente um conjunto de habilidades individuais; é o conjunto de práticas sociais ligadas à leitura e a escrita em que os indivíduos se envolvem em seu contexto social (SOARES, 2004, p. 72).
O processo de letramento vai além da simples decodificação de letras e palavras, envolvendo também a compreensão dos diferentes gêneros textuais, a capacidade de se expressar por escrito e a habilidade de analisar criticamente as informações presentes nos textos. Assim, a relação entre letramento e aquisição da leitura e da escrita é fundamental para o desenvolvimento pleno das habilidades de comunicação e interpretação de um indivíduo. O letramento é fundamental para o desenvolvimento pleno das habilidades de comunicação e interpretação de um indivíduo. Trata-se de um processo construtivo e facilitador da aquisição da leitura e da escrita, colaborando para a formação de cidadãos críticos e participativos na sociedade.
A relação entre letramento e a aquisição da leitura e da escrita é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social dos indivíduos. O letramento envolve não apenas a capacidade de ler e escrever, mas também o entendimento e uso eficaz da linguagem escrita em diversos contextos.
A partir do momento em que uma pessoa se torna letrada, ela passa a ter acesso a um universo de informações, conhecimentos e possibilidades de comunicação que antes lhe eram inacessíveis. Além disso, o letramento está intrinsecamente ligado ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita, uma vez que a prática constante dessas habilidades contribui para a ampliação do repertório linguístico do sujeito.
3. Benefícios do letramento da leitura e a escrita na vida da criança
O letramento é um conceito amplo que engloba não apenas a capacidade de ler e escrever, mas também de compreender, analisar e interpretar textos de diversas naturezas. A leitura e a escrita com finalidades sociais motivam o aluno na busca de conhecimento para dominar cada vez mais habilidades que permitem o acesso e participação no mundo social. Compreende-se então, que a criança aprende a ler a partir de situações reais em que a atividade é usada para obter diversão, informação e questionamentos sobre o que é e como se lê.
Há muito tempo que o Brasil tenta alfabetizar os alunos e os professores travam essa luta para alfabetizá-los dentro das suas potencialidades e conhecimentos. Sempre procurando mostrar que o caminho mais desejável é o alunado saber ler, de uma simples mensagem a um texto narrativo, por exemplo. Existe também um universo amplo para a realização da escrita, que determina um perfil determinado de leitor, capaz de produzir alguns textos, inicialmente, em sala de aula. Atualmente, há várias práticas pedagógicas que buscam uma adequação teórica e metodológica para incorporar-se no mundo da escrita. Mas a atual conjuntura mostra o contrário, pois nem sempre essa realização tem sido alcançada na educação básica da rede pública de ensino.
Há inúmeros benefícios do letramento da leitura e da escrita na vida da criança. O desenvolvimento da habilidade de ler e escrever desde cedo contribui significativamente para a formação da personalidade, do pensamento crítico, da criatividade e do aprendizado contínuo. Além disso, o letramento ajuda a ampliar o vocabulário, aperfeiçoar a comunicação verbal e escrita, estimular a imaginação, promover a compreensão de mundo e ampliar o conhecimento sobre diferentes assuntos.
A criança que tem contato com livros e diferentes tipos de textos desde cedo tende a se tornar um adulto mais crítico, reflexivo e capaz de compreender e interpretar situações de forma mais profunda. Além disso, a prática da leitura estimula a empatia, ajudando a criança a compreender diferentes perspectivas e sentimentos, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades sociais. A escrita, por sua vez, permite que a criança expresse suas ideias e emoções de forma clara e organizada, desenvolvendo sua capacidade de comunicação. Ambos os processos, leitura e escrita, são essenciais para o desenvolvimento cognitivo e emocional da criança, proporcionando inúmeros benefícios ao longo de sua vida. É fundamental incentivar o letramento desde cedo, criando um ambiente propício para que a criança se torne um adulto crítico, criativo e capaz de se comunicar de forma eficaz com o mundo ao seu redor. O educador Freire (2006), diz:
A leitura de mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto. (FREIRE, 2006, p. 11).
No contexto educacional, o domínio da leitura e escrita permite aos indivíduos absorver conhecimento, interpretar informações, analisar textos e comunicar ideias de forma clara e coerente. A leitura amplia o vocabulário, estimula a criatividade, promove o pensamento crítico e contribui para a formação de uma cidadania mais ativa e consciente. Além disso, o letramento da leitura e escrita na vida educacional e profissional dos indivíduos possibilita uma comunicação mais eficaz, amplia o repertório vocabular e aprimora a capacidade de interpretação e argumentação. Dessa forma, os benefícios são inúmeros, permitindo que os indivíduos desenvolvam habilidades essenciais para enfrentar os desafios presentes no meio acadêmico e no mercado de trabalho, tornando-se profissionais mais qualificados e cidadãos mais engajados em sua comunidade.
4. METODOLOGIA
Tratou-se de uma revisão de literatura de caráter bibliográfica descritiva. Gil (2004, p.137) descreve a revisão de literatura como sendo uma ação sobre material já produzido. O estudo é fundamentado por uma revisão bibliográfica compreensiva que explora conceitos-chave, modelos teóricos e estudos anteriores relacionados ao tema.
A metodologia adotada é, predominantemente, hipotético-dedutiva, visando testar e refinar hipóteses formuladas a partir do embasamento teórico. Quanto à abordagem, optou-se por uma análise teórica, sob a temática abrangendo três obras de autores consagrados nacionalmente cujos estudos abordam a leitura e a escrita.
5. RESULTADOS E DISCUSSÕES OU ANÁLISE DOS DADOS
Esta pesquisa surgiu da necessidade de refletir sobre o letramento como um processo construtivo e facilitador na aquisição da leitura e da escrita, com foco em Alfabetização e Letramento e na compreensão dos processos envolvidos na construção da leitura e da escrita. Por isso, é importante analisar como os professores percebem as atividades de leitura e escrita em suas práticas de ensino, uma vez que muitos alunos não sabem ler adequadamente (analfabetos funcionais), destacando assim a importância crucial do papel do professor em transformar essa realidade. De acordo com Mey (2010), historicamente as discussões sobre alfabetização se concentraram na eficácia dos processos (analítico, sintético, analítico-sintético) e dos métodos (silábico, fônico, global). Posteriormente, com a divulgação dos estudos sobre letramento na alfabetização da língua escrita, houve um afastamento da discussão sobre eficácia.
Atualmente, como se descreve o panorama da discussão sobre letramento como um processo construtivo e facilitador da aquisição da leitura e escrita. Observa-se que o indivíduo não deve apenas dominar a leitura e a escrita, mas sim integrar essas habilidades ao seu ambiente social cotidiano. A sociedade tem cada vez mais a responsabilidade de promover a prática da leitura e da escrita, não apenas por seu papel cultural, mas também para contribuir na construção de um novo entendimento sobre Letramento e Alfabetização. Portanto, torna-se fundamental que as pessoas sejam capazes de interpretar não apenas frases simples, mas sim textos extensos e obras literárias, sendo verdadeiramente alfabetizadas e não apenas letradas.
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Neste artigo, o letramento é destacado como um processo construtivo e facilitador para o aprendizado da leitura e escrita. Concorda-se que as práticas escolares devem ser enfatizadas nos métodos de ensino, partindo da compreensão de seu funcionamento em diferentes contextos sociais. Para isso, é fundamental promover ações que encorajem a prática da leitura e escrita na escola, com a participação ativa de professores e de toda a comunidade escolar, a fim de despertar o interesse dos alunos por esse processo.
Assim, fica evidente que o desenvolvimento da alfabetização e letramento está intrinsecamente ligado à qualidade da aprendizagem, especialmente no estímulo ao hábito da leitura e escrita. Todas as reflexões feitas sobre alfabetização, letramento, leitura e escrita buscam evidenciar que é na construção de significados na produção e/ou recepção de textos que a língua se destaca.
Portanto, deve-se somar aos argumentos apresentados, enfatizando a necessidade de repensar o ensino-aprendizagem da leitura e escrita e sua concepção para torná-lo significativo enquanto prática social. Servindo de base para outros pesquisadores que tenham interesse pelo tema. Devido à sua importância por vivificar uma reflexão sobre o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, tema que tem permeado discussões nas escolas.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 48ª ed. São Paulo: Cortez, 2006
GIL. Antônio. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas. 2004.
MEY, Jacob. As vozes da sociedade: seminários de pragmática. Campinas: Mercado de Letras, 2010.
MORTATTI, Maria do Rosário Longo. Os sentidos da alfabetização. São Paulo: UNESP, CONPED, 2000.
SOARES, M. A necessidade de ler. TV Escola, Brasília, n. 2 –Ag. –set., 2001.
SOARES, Magda. Letramento e Alfabetização as muitas facetas. Revista brasileira de Educação, São Paulo, 2004.
VAL, Maria G. C. O que é ser alfabetizado e letrado? In: Carvalho, Maria A.& Mendonça, Rosa H. (org.). Práticas de leitura e escrita. Brasília: Ministério da Educação, 2006
1Docente do Curso Superior de Pedagogia – UFPA e Discente do Curso Superior de Pós – Graduação da Faculdad Interamericana de Ciências Sociales – FICS e-mail: elildefp@gmail.com
2Docente do Curso Superior em Letras/Espanhol pela PUC Goiás e Superior em Pedagogia pela Faculdade Alfa América e Discente do Curso Superior de Pós – Graduação da Faculdad Interamericana de Ciências Sociales – FICS e-mail: marhaya.f@gmail.com
3Docente do Curso Superior de Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA e Discente do Curso Superior de Pós – Graduação da Faculdad Interamericana de Ciências Sociales – FICS e-mail: sabrinasoaresm@hotmail.com