REGISTRO DOI: 10.69849/revistaft/ar10202502201027
Érica Cavalcante dos Santos¹; Fábio Keppe Macedo²; Gabriella Mariana Lima Silva³; Letícia Tchmola⁴; Nelson Siqueira Junior⁵.
RESUMO
O objetivo deste estudo foi avaliar a conscientização do consumidor sobre a importância do bem-estar animal na produção de ovos no Brasil. Foi realizada uma pesquisa com 50 consumidores de ovos no Brasil. Os participantes responderam a um questionário sobre suas atitudes e percepções em relação ao bem-estar animal na produção de ovos. Os resultados deste estudo mostram que a conscientização do consumidor sobre o bem- estar animal na produção de ovos está aumentando no Brasil. Isso sugere que a demanda por ovos produzidos em sistemas cage-free pode aumentar no futuro. O sistema cage- free é uma alternativa mais ética e sustentável para a produção de ovos. A crescente conscientização do consumidor sobre o bem-estar animal deve levar a um aumento da demanda por ovos produzidos nesse sistema.
Palavras-chave: bem-estar animal, produção de ovos, sistema cage-free, consumidor.
ABSTRACT
The aim of this study was to assess consumer awareness of the importance of animal welfare in egg production in Brazil. A survey was conducted with 50 egg consumers in Brazil. Participants answered a questionnaire about their attitudes and perceptions regarding animal welfare in egg production. The results of this study show that consumer awareness of animal welfare in egg production is increasing in Brazil. This suggests that the demand for eggs produced in cage-free systems may increase in the future. Cage-free systems are a more ethical and sustainable alternative for egg production. Increasing consumer awareness of animal welfare should lead to an increase in the demand for eggs produced in this system.
Keywords: animal welfare, egg production, cage-free system, consumer
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade agregar conhecimentos sobre o sistema Cage-free no Brasil, os obstáculos enfrentados na sua execução e sua aceitação na visão do consumidor final. Segundo diário agrícola, depois do leite materno o ovo é o alimento mais completo para o ser humano.
O Brasil hoje tem uma das maiores produções de ovos do mundo e, também é um dos maiores consumidores. Do total produzido em solo nacional, 99,63% e para o mercado interno e, 0,31% é exportado. (Reis, Silvio Rodrigues, pg. 19. 2022).
Há tempo, não havia uma grande preocupação com a procedência dos produtos de origem animal. Hoje temos uma outra realidade e muitos consumidores buscam conhecer a maneira de produção de ovos e derivados, demonstrando interesse sobre a origem do alimento que colocam a mesa, bem como, o tratamento e cuidado que as aves recebem ao longo de sua vida dentro das granjas.
O sistema de criação de galinhas poedeiras em gaiola convencionais foi desenvolvido na década de 30 do século XX e usados na produção tradicional de ovos desde a década de 50. Estes sistemas foram usados durante um longo tempo e seu único propósito era maximizar o lucro e a produtividade com mais aves sendo alocadas em uma pequena área para maior produtividade de ovos (Sosnowka-Czajka et al., 2010; Jones et al., 2014; Jones et al., 2018). Estudo realizado pela Embrapa, aponta que atualmente esse ainda é o sistema mais utilizado no Brasil.
O sistema Cage Free é um tipo de sistema alternativo na avicultura que permite às aves apresentarem comportamentos naturais, pois estas ficam soltas em galpões, com acesso a ninhos, poleiros, local para banho de areia, além de um maior espaço para se movimentar, conforme aponta Thimotheo (2016) (Castro et al. (2019).
Atualmente é predominante na Europa, na Austrália e em grande parte dos Estados Unidos, o sistema Cage Free representa uma verdadeira revolução da indústria de ovos. O bem-estar animal deixou de ser apenas uma tendência – é uma exigência do consumidor mundial.
O sistema de criação cage-free busca conciliar o bem-estar animal a um alimento de melhor qualidade e mais saudáveis.
O grande desafio para os produtores avícolas do Brasil é implantar sistemas alternativos que se preocupa o bem-estar das aves e ao mesmo tempo ser competitivo em relação aos custos do processo produtivo, isto é, adequar os processos produtivos alternativos para atingir os propósitos de bem-estar animal, sustentabilidade com produtividade e máximo retorno financeiro.
OBJETIVOS
A iniciativa desse trabalho tem como premissa conscientizar a população sobre a existência do sistema Cage Free, e a relevância de adquirir produtos que prezam pelo bem-estar animal.
Realizar uma pesquisa junto ao consumidor final, com a finalidade de coletar dados sobre o seu conhecimento sobre esse sistema de produção. E com os resultados obtidos, haverá a elaboração de panfletos e banner, com o objetivo de informar e conscientizar a população sobre a importância do consumo de ovos do sistema Cage Free.
MÉTODOS
O desenvolvimento desse estudo foi baseado através de pesquisas de artigos científicos, livros acadêmicos e pesquisa realizada junto ao consumidor final, por um questionário do google forms, a fim de colher dados sobre o nível de conhecimento do assunto em questão.
Após a realização da pesquisa e obtenção dos dados haverá a apresentação desse trabalho em forma de banner, contendo informações relevantes sobre o tema, bem como análise de dados em forma de gráfico, panfletagem sobre o tema Cage Free, trazendo o comparativo de ovos tradicionais e ovos Cage Free.
BEM-ESTAR E IMPLICAÇÕES NA PRODUÇÃO
Um dos assuntos mais importantes quando se fala de atividades que envolva os animais de produção ou os animais de companhia, é o fator bem-estar. Esse fator foi definido em 1990, por Fraser e Broom, como o “estado do animal em suas tentativas de se adaptar ao meio-ambiente”.
Em 1993 pelo Conselho de Bem-estar dos Animais de Fazenda (atualmente chamado de Comitê de Bem-estar Animal), criou as 5 liberdades, sendo elas, liberdade fisiológica, liberdade ambiental, liberdade sanitária, liberdade comportamental e liberdade psicológica, com estes pontos, podemos avaliar o bem-estar animal.
O sistema Cage Free é um método de criação de galinhas poedeiras que não utiliza gaiolas, onde as aves possam se movimentar livremente e exercer seus comportamentos naturais. Esse sistema é um novo conceito de criação ao método tradicional, que mantém as galinhas em gaiolas coletivas sem espaço para caminhar ou se alimentar livremente, trazendo estresse e menor qualidade na produção dos ovos, já no modelo Cage Free pode gerar ovos mais saudáveis, com maior teor de vitaminas e ômega 3, além de maior resistência à penetração da Salmonella .
No sistema Cage Free as aves são criadas com acesso aos ninhos, camas, poleiros, respeitando as normas de bem-estar em todas as fases da vida das galinhas, porém foram estabelecidas regras a mais na fase de recria das mesmas, como a densidade máxima, que é determinada de acordo com a idade e peso das aves, além disso os animais devem ter acesso a poleiros a partir da quarta semana de idade, com espaço mínimo de 7,5cm/ave. (AVICULTURA INDUSTRIAL, 2021).
No entanto, a instalação do sistema Cage Free também pode trazer desafios para os produtores, como a necessidade de adaptação das instalações e equipamentos para atender às necessidades das aves . Além disso, esse sistema pode exigir um maior investimento inicial em comparação com o método tradicional de criação.
CONSCIENTIZAÇÃO
Quando falamos em conscientização no bem-estar animal a primeira espécie que vem à cabeça são os bovinos, sendo que o bem-estar animal abrange todas as espécies de produção da cadeia alimentar. (Myilena, 2020)
A conscientização em relação aos ovos de galinhas criadas em sistema Cage Free refere-se a promover a compreensão e a adoção de práticas mais éticas e sustentáveis na produção de ovos. (Luane.2021). Nesse sistema, as galinhas não são mantidas em gaiolas pequenas e apertadas, como costuma acontecer na produção convencional, em vez disso, elas têm mais espaço para se movimentar e se expressar seu comportamento natural.
Além da qualidade dos ovos de galinhas criadas em sistemas Cage Free ser melhor, pois as aves têm uma dieta mais variada e um ambiente mais saudável, esse tipo de produção é visto como mais sustentável, uma vez que pode reduzir o gás carbônico da indústria de ovos e diminuir a quantidade de resíduos gerados.
Apesar da preocupação com o bem-estar animal estar sendo levado em conta por uma parte dos consumidores, ainda o fator econômico prevalece na hora da escolha do produto, mas a falta de uma campanha maciça sobre o tema também interfere na escolha do produto.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Conforme ABPA (Associação brasileira de Proteína Animal), o ovo e um alimento presente na mesa de quase todas as famílias brasileiras, independente da classe social. Com base nessa informação foi realizado um levantamento sobre o nível de conscientização da população sobre a produção de ovos, utilizando-se um questionário na plataforma google forms. Nesse questionário a população foi indagada sobre seus hábitos alimentares, na busca de poder diagramar o conhecimento da população sobre o sistema cage-free.
O gráfico abaixo (Figura 1), nos mostra que 60% dos entrevistados têm conhecimento sobre o sistema cage free, ou pelo menos já ouviram falar sobre o assunto.
Isso demostra que uma parcela de consumidores se preocupa com o bem-estar na produção de ovos.
Outro fato relevante que o gráfico (figura 2) nos mostra e que 84% dos entrevistados preferem um produto que tenha procedência.
Tal pesquisa nos mostra que os hábitos e a consciência da população vêm se moldando a cada dia. O consumidor está cada vez mais exigente com os produtos que chegam até a sua mesa. E com isso os selos que certificam o bem-estar animal vem ganhando destaque junto ao consumidor final.
Observamos por essa pesquisa que há a necessidade de maior divulgação, por parte dos órgãos públicos, sobre o tema bem-estar animal, principalmente no que se refere a produção de ovos.
Figura 1
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Figura 2
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Para a elaboração deste trabalho foi fundamental o conhecimento das disciplinas de clínica médica e cirurgia de ruminantes e não ruminantes, biotecnologia da reprodução e melhoramento genético e inspeção tecnologia.
CONCLUSÃO
Na pesquisa acima podemos evidenciar o processo de mudança do consumidor atual. Este está em constante evolução e mais preocupado com o fator bem-estar. O trabalho e pesquisa nos mostram índices consideráveis desses consumidores pensando no bem-estar como um fator decisivo no momento da compra, porém o fator principal ainda é o preço, principalmente pela realidade econômica do nosso país.
Grande parte da população está buscando agregar valores éticos aos produtos de consumo, principalmente os que provém de origem animal, dessa forma as empresas devem se moldar para atender as novas exigências do mercado.
A busca por selos de certificação de bem-estar vem crescendo a cada dia, e é um papel do médico veterinário disseminar o conhecimento sobre o assunto.
Esse tema deve ser pauta recorrente nos meios de comunicação, pois com informação a população não irá esquecer que o animal e um ser vivo, que vive em um ambiente complexo e que merece nosso respeito.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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CASTRO, Fabiana et al. Zootecnia e produção de ruminantes e não ruminantes. [S. l.]: Grupo A, 2019. 204 p. E-book.
CERTIFIED HUMANE BRASIL. “Cage-Free: produção respeita o bem-estar animal.” Disponível em: https://certifiedhumanebrasil.org/cage-free-producao-respeita-o-bem- estar- animal. Acesso em: 26 de outubro de 2023.
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EMBRAPA. “Avicultura Latino-Americana” Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1080002/1/final8633.pdf. Acesso em: 26 de outubro de 2023.
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G1. “Cage-Free: sistema permite que galinhas sejam criadas soltas no galpão.” Disponível em: https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2022/05/22/cage- free-sistema- permite-que-galinhas-sejam-criadas-soltas-no-galpao.ghtm. Acesso em: 26 de outubro de 2023.
¹RA: 00346040, PTA.N
²RA: 00346990, PTA.N
³RA: 00342501, PTA.N
⁴RA: 00341695, PTA.N
⁵RA: 00343329, PTA.N